aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
12-12-2013, 8h22

Aécio faz discurso certo sobre corrupção

'Se tucano recebeu propina, deve ir para cadeia', diz senador
51

Na semana em que o PT pretende promover um desagravo a condenados por corrupção ativa, o senador Aécio Neves (MG), potencial candidato do PSDB à Presidência da República, fez o discurso certo.

“Se tiver alguém do PSDB que cometeu irregularidade, que recebeu propina, se isso ficar provado, tem que ir para a cadeia também”, afirmou, em jantar em Brasília nesta quarta ao comentar eventual efeito do caso do cartel no metrô de São Paulo na sua campanha ao Palácio do Planalto.

Esse tom é completamente diferente do usado por petistas, que agora desejam reescrever a história do mensalão, como se o episódio fosse menos grave. Aécio marcou um gol político com a declaração. Mostrou diferença em relação ao PT no tratamento de casos de corrupção.

A história recente de nossas eleições tem provado que a corrupção não é um tema que pode favorecer ou prejudicar enormemente um candidato numa disputa.

Luiz Inácio Lula da Silva se reelegeu em 2006, um ano após o mensalão vir a público. Apesar de o PSDB ter levado à TV propaganda a respeito do escândalo, Dilma Rousseff ganhou a Presidência em 2010. Fernando Haddad conquistou a Prefeitura de São Paulo em 2012, o principal ano do julgamento.

Portanto, deve valer para o PSDB também o efeito limitado da exploração eleitoral do caso do cartel no metrô paulista. Esse escândalo ajuda o PT a tentar colocar o PSDB no mesmo nível no quesito corrupção. Mas o discurso assertivo de Aécio cria uma vacina política para o senador.

A eleição será decidida por propostas que possam melhorar a vida do cidadão. Esse é o principal desafio de Aécio. Encontrar razões que levem o eleitor a optar por ele em vez de Dilma ou do ameaçador governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Foto: AE

Foto: AE

Comentários
51
  1. Véio Zuza disse:

    Será mesmo o discurso certo?! Pode ser um tiro no pé…TRENSALÃO, “Helipóptero”…

  2. Cláudia Stefani disse:

    Mostrou diferença? A diferença é que os petistas estão presos de fato enquanto o mensalão tucano, também conhecido por MINEIRO, caminha a passos largos em direção à prescrição. Hummmm… será que essa historinha de cartel não veio a calhar porque enquanto os olhos se voltam para um esquecem o outro? Além do que, vamos aguardar os tucanos serem presos, né, antes de constatar diferenças. Na minha modesta opinião, acho que iremos aguardar para sempre.

  3. Joel Neto disse:

    Concordo. O discurso está certo. O que está errado é a prática. O mundo animal, mineral e vegetal sabe que a oposição – principalmente – o PSDB só faz campanha as custas de caixa 2. Só quem não sabe são os oposicionistas aliados de toga.

  4. Como assim reescrever a história do Mensalão?
    Você, Kennedy, parece que não acompanhou a AP470.
    Parece-me que se alia àqueles que agem na ilegalidade.
    Sinceramente, dizer que buscar os esclarecimentos é uma postura equivocada do PT é aliar-se ao reacionarismo. Só lamento!

  5. antonio aguiar disse:

    ontem mesmo li posts que adiantavam a tendencia do psdb em jogar bois às piranhas para tentar livrar a cara do partido e parece que assim é; dada a dificuldade que a grande mídia tem em reconhecer as mazelas desse partido e seus políticos e ainda que a “justiça”
    também encontra dificuldades em processar fatos e coisas referentes à estes ;desde fhc e
    e a sua reeleição , o envolvimento do azeredo no mensalão mineiro está quase caducando e provávelmente vai dar em nada; agora o propinoduto e máfia dos fiscais .E o aécio ? bonzinho não é ?

  6. Aecio neves e o homem certo para ser nosso presidente …teve a coragem de assumir que não importa quem sendo corrupto seu lugar e na cadeia …diferente do governo que esta no poder ..manipulou a troca dos ministros do STF ate aliviar para os mensaleiros e ainda defende o chefão de ir para a cadeia

  7. jose mauricio de almeida disse:

    Psdb de são paulo da curso via rapida com propaganda enganosa,

  8. mpp disse:

    O PSDB é 1 milhão de vezes mais corrupto que o PT, ou não? As falcatruas eram jogadas para debaixo do tapete, ou não? E, ainda, uma determinada mídia (e parece que você está no rol) “esconde o jogo”, ou não? Aécio pregando discurso de moralista? Lembrei da história do “aborto”: o cara prega uma de moralista e… “o tiro sai pela culatra”… foi assim com José serra, ou não? E a história dos dossiês serra-aécio e aécio-serra; foi isso que li, ou não? Ah, Kennedy, como eu gostava de vc fazendo o ÉNOTÍCIA… decepção!!!

  9. Jaqueline Teodora disse:

    É óbvio que o discurso de Aécio Neves seria este de que os possíveis corrutos do PSDB têm de ser punidos. Como pré-candidato, o tucano precisa passar credibilidade para a população brasileira que está totalmente descrente tando nos políticos, quanto nos partidos. Portanto, prezado Kennedy Alencar, com todo respeito, dizer que Aécio marcou um gol político por ter proferido esta frase “Se tiver alguém do PSDB que cometeu irregularidade, que recebeu propina, se isso ficar provado, tem que ir para a cadeia também” é forçar demais um elogio a quem não fez nada além de tentar construir, por meio da enunciação, uma imagem pautada na justiça. Digo mais, o eleitor que decidir se “aliar” a um candidato em detrimento de outro, baseando-se naquilo que ele fala, está fadado à frustração.

  10. sebastiao fernandes dasilva disse:

    É preciso que os politicos assumam a etica e a moral para exercerem a politica-politicos que se fazem de moralistas e etícos em epócas de leições sãoa a maioria, precisamos de leis eleitorais mais precisa e que possam instaurar açao penal sem foro previlegiado.

  11. Jose Humberto disse:

    Ora sr. Kennedy qual discurso é certo?
    O Azeredo foi expulso do partido?
    Ha qto tempo sabemos das propinas do psdbista que está no tribunal de contas de São Paulo?
    Voces não publicam nada.
    Voces são parciais.
    A pior coisa de um jornalista é dizer que é imparcial e subliniarmente destacar coisas positivas e realçar coisas iguais de partidos que não gosta.
    Que feio!

  12. O que está precisando, com urgência, urgentíssimo, é alguém, poderia até ser o próprio senador tucano, levantar a participação de cada petista no vergonhoso processo do mensalão, com a indicação dos fatos, de forma minuciosa, inclusive dos valores envolvidos, data do acontecimento, dos corruptos ativos e passivos, as situações, os momentos e tudo o mais sobre os horrores dos acontecimentos irregulares e desabonadores dos bons princípios e das boas condutas inerentes ao ser humano, de modo que fiquem evidenciados os atos e fatos delituosos praticados por cada “herói” petista, mostrando o quanto eles foram perniciosos ou não quanto ao seu envolvimento nas falcatruas do mensalão. Enquanto não forem mostrados, de forma minuciosa, com os mínimos detalhes os bastidores da compra de votos de parlamentares, a forma escandalosa como os recursos foram conseguidos para alimentar o indigno caixa para o pagamento das propinas e tudo o mais que resultaram no maior esquema de corrupção da história republicana, arquitetado no âmbito do palácio mais importante da República, os petistas vão continuar se sentido injustiçados e penalizados indevidamente por meras bobagens que apenas repetiram o que outros políticos faziam normalmente com recursos públicos, como se isso não representasse a forma vil de mostrar que administrar verbas públicas não precisa observar os padrões de dignidade e de moralidade, desde que os recursos envolvidos sejam apenas cuidados por empresas públicas, que não têm a obrigação de prestar contas sobre a sua boa e regular aplicação. A ganância dos homens públicos pelo poder vem demonstrando o quanto isso tem sido prejudicial aos interesses do país e do seu povo, porque os meios utilizados para a conquista dele não se adere ao apego à verdade e à dignidade, quando os princípios fundamentais da honradez são desprezados e as instituições públicas são ultrajadas e desmoralizadas, mesmo tendo procurado cumprir com fidelidade a sua competência constitucional, que constitui honra para a nação poder sentir o resultado do trabalho para cujas finalidades elas foram instituídas. Há, na verdade, permanente tentativa de transpor para a sociedade menos instruída e evoluída culturalmente a ideia de que a classe dominante é onipotente, não erra nem comete irregularidade contra o Estado ou o povo, e ainda que o erro provem, principalmente, da burguesia, que não aceita a ascensão do operariado ao poder, tudo isso arquitetado maquiavelicamente por políticos sem projeto ou programa capaz de contribuir para beneficiar o país. A única solução é mostrar os fatos como eles realmente aconteceram e os estragos materiais e morais que eles causaram ao povo, para que possa prevalecer a verdade, que os falsos políticos tentam disseminar como inexistente e de versão inverossímil. O povo brasileiro deveria ter dignidade para exigir somente a verdade dos homens públicos, sob pena do descrédito se institucionalizar para sempre na vida pública. Acorda, Brasil!

  13. gilberto de andrade disse:

    Aécio é honesto, apesar de petistas mineiros tentarem descaracterizar o seu governo em Minas Gerais, ainda não está na hora de fazer campanha, mas os petistas já colocaram os fascistas do PT O Novededos e a Guerrilheira Dilma para falar e aparecer no vídeo, Lula vem falar do bolsa família como se fosse dele, aliás vendo a historia desse facínora tem a impressão que o Brasil só começou a existir após os seus desgovernos corruptos, Dilma falou que a saúde do Brasil melhorou, melhorou em que D. Dilma ?, vocês quando ficam doentes se tratam no sírio e libanês, por que não procuram o SUS para tratar dos canceres que vocês tem, pimenta no r…o dos outros é refresco. Não tenho candidato ainda, mas uma coisa é certa, nunca votei em petistas, votar em candidatos petistas é incorrer no mesmo erro três vezes, e quem erra três vezes não tem direito de reclamar de nada, tem que sofrer em silencio.
    POR TUDO QUE O PT FEZ DE MAL A ESTE PAÍS, SÓ EXISTE UM CAMINHO, E ESTE CAMINHO E COLOCÁ-LOS PARA FORA DO GOVERNO. PT NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Hélio disse:

      Concordo com tudo que você falou Gilberto de Andrade, e digo mais, onde o PT governou, deixaram para trás um rastro de destruição.
      Falo isso com toda convicção, pois trabalhei em 2 governos municipais dirigidos pelo PT e eles deixaram essas 2 cidades arrasadas, com funcionário público sem receber salário, lixo nas ruas, fornecedores sem receber, licitações direcionadas, etc.
      Se a população brasileira tomar consciência, nunca mais vai votar em candidato do PT, pois eles são iguais aos furações, que quando passam em algum lugar deixam tudo destruído e arrasado.

    • José Raimundo disse:

      Voce tem razão. Aécio realmente é um homem sério e por homem sério deve liderar a campanha de limpeza do PSDB, cobrado de STF o julgamento imediato do mensalão do PSDB de MG e máfia dos trens de SP e a prisão do governador de Goiais.
      Chega de blá blá como ele mesmo diz.

    • Alexandre Salomé disse:

      Estamos bem bem servidos: se de um lado os fascistas do outro os ditadores, chefiados pelo suposto candidato à presidência supracitado. Vai em Minas e veja o que realmente o povo conta; claro que nas entrelinhas…

    • João Mota disse:

      Estou com o Sr. Gilberto de Andrade e com Aécio Neves.

    • helvio disse:

      Ele só disse isto porque sabe que nenhum tucano vai ser condenado, pois este partido, desde a época do FHC, é sempre protegido pela justiça e pela imprensa, desde aquela época todas as CPIs envolvendo o PSDB e DEM eram barradas no congresso pelos mesmos deputados e senadores que receberam mensalidade para aprovar a possibilidade de reeleição do FHC. Se o Aécio tivesse caráter e ética teria soprado o bafômetro quando foi abordado em uma blitz da polícia no Rio de Janeiro recentemente.

    • Jorge Ayeta disse:

      Educação ao se expressar, e condição necessária para ter credito. Quem não respeita, não pode ser tido por equilibrado!
      Jorge Ayeta

  14. Umberto Costa disse:

    O sr. Aécio poderia vir a S. Paulo dar uma palestra contra corrupção aqui em São Paulo ? podemos pegar um periodo bem curto, de 2003 a 2010 – nas gestões Covas, Alckin, Serra, Kassab ? podemos começar na prefeitura de São Paulo – na máfia do iss… pode ser ?

    • Augusto disse:

      Caro Umberto !

      Você acredita mesmo nessa história de corrupção plantada na mídia através de um documento anonimo enviado ao Ministro da Justiça?
      Um dos mentores do III reich dizia: ” Cria-se uma notícia e em cima dela a apuração, nos fazemos “.

  15. Volnei disse:

    Do modo como você interpreta, meu caro, o Aécio fica parecendo aquele cara que bebia, fumava, batia na mulher, chutava o cachorro, e depois virou “um homem de Deus” porque começou a frequentar a igreja quadrangular…

    Fala sério que tu acredita que o Aécio tá sendo honesto e não está fazendo jogo politico???

    Tu é inocente hein???

  16. ivan disse:

    acho que cada cidadão deveria votar apenas no seu local de origem,caso esteja impossibilitado de o faze-lo,justifica-lo,nunca jamais transferir titulo,e votar em outro domicilio,mesmo pq a opinião deste póde não ser a mesma dos locais onde este venha a fixar residencia……veja caso Tiririca,creio ser desnecessario dizer quem os colocou lá.

  17. Francisco Livino de Noronha Neto disse:

    Discurso certo, no momento errado

    Quantas oportunidades não teve o senador Aécio Neves de falar de eventuais casos de corrupção envolvendo políticos de seu partido, o PSDB? Porque só agora, quando, se sabe por a mais b que há muito denúncias de corrupção eram feitas envolvendo silitações de obras no METRO e na CPTM?
    Isto para não mencionarmos os casos de corrupção em Minas Gerais. Aliás, é que se diga: os valores e a quantidade de pessoas envolvidas dá de dez a zero em quais quer outros cosos de corrupção no Brasil. Pois, como se sabe, Marcos Valério (condenado no chamado mensalão era o suposto operador de tal escândulo), e, até onde sabemos, em momento algum o senador falou do caso, ocorrido em 1998. E de se perguntar se, também neste caso o senador e outros políticos do PSDB, não deveriam ter se manifestado com forte contundência o que não ocorreu.
    Será que isto está ocorrendo agora por já ser possível protelar tal caso? Que, não apenas veio à publico por conta de denúncia de um ex-diretor da multinacional SIEMENS(em troca da chamada delação premiada), mas também porque o CADE começou a investigar a suposta formação de CARTEL, nos contratos de realização das obras do METRO e da CPTM, conforme já mencionei acima.
    Também não podemos deixar de registrar o seguinte: é curioso que somente no caso do mensalão se tenha agido com tanto (não que no caso de nonotária comprovação de corrupção o rigor da lei não deva prevalecer), mas, não esqueçamos: a igualdade perante lei é, e deve ser um princípio fundamental numa sociedade democrática (aliás, um princípio que remonta aos teóricos da Revolução Francesa, e posto em prática logo no início da vbitória sob os “restos feudais” existentes na sociedade francesa), como da mesma maneira não podemos esquecer de forma nenhuma que o princípio exposto acima lamentavelmente, pouca validade (pelo fato de pouco ser pouco em prática quando falamos da totalidade dos cidadãos brasileiros), o que, evidente pela sua importância, é também fundamental não somente para que tenhamos uma política democrática, mas também uma sociedade democrática. Pois, a luz de tal princípio, não se entende como no caso de Minas Gerais apenas dois políticos, com mandato, seus processos serem enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto, no caso do chamado mensalão do PT, todos os envolvidos independente de terem mandato ou não, seus processos serem enviados ao à Suprema Corte.
    E isto com certeza é uma questão que alegra corruptos e corruptores de todos os matizes nesta seara em que a mídia vem pautando o discurso da oposição o tempo todo.

  18. Laerson disse:

    O problema da corrupção no nosso país não tem solução, pois ele esta no sistema de governo. Se um candidato gasta 23milhões para se eleger como governador, se este ganhar a eleição, ele vai ter que repor o caixa. Depois vai ter que fazer caixa para se reeleger. Adivinha onde ele vai pegar o dinheiro????????????? acho que esta na hora de rever o nosso sistema de governo!!!!!!!!!!!!!

  19. Javan disse:

    Nossa!!!!!!!!!Vai faltar cadeia.Foram 20 anos de corrupção no metro.Tá explicado porque só tem 70Km e a passagem mais cara do mundo.

  20. helvio dias disse:

    Ele só disse isto porque sabe que nenhum tucano vai ser condenado, pois este partido, desde a época do FHC, é sempre protegido pela justiça e pela imprensa, desde aquela época todas as CPIs envolvendo o PSDB e DEM eram barradas no congresso pelos mesmos deputados e senadores que receberam mensalidade para aprovar a possibilidade de reeleição do FHC. Se o Aécio tivesse caráter e ética teria soprado o bafômetro quando foi abordado em uma blitz da polícia no Rio de Janeiro recentemente.

  21. E.Silva disse:

    Ditado antigo: Falar é fôlego, cumprir é que é!

  22. José g sena disse:

    Gostei muito de sua materia, e sempre acompanho seus comentarios ,muito bem colocados, parabens um abraço
    diga para o PT mentir menos, e fazer mais

  23. Adalberto disse:

    Grande parte da população do Brasil é de pessoas desonestas. Desonesto vota em desonesto, taí o governo do Pt que não me deixa mentir.

  24. Francisco Livino de Noronha Neto disse:

    Meu comentário não ser o primeiro? Afinal, o mesmo foi escrito antes dos dois que constam como os primeiros após a matéria do autor do Blog.

  25. terceira via disse:

    Sr. Hunberto, poderiamos tambem convidar o LULA para falar da ROSE, do LULINHA, do EIKE, da PETROBRAS, DA ABREU DE LIMA, DAQUELA DA BOLIVIA, daquela do TEXAS, Dos contratos que a siemens tambem tem com a ITAIPU, CBTU …………………vai ser legal.

  26. Rogério disse:

    Olá Kennedy.
    O Aécio faz discurso certo?
    E por que ele ficou irritado com o ministro Zé Cardoso, quando pediu para a PF investigar os tucanos?
    Isto é mais um jogo de cena do Aécio.

  27. Alexandre Salomé disse:

    Nuh! Os representantes mineiros do PSDB estão com a corda no nariz…

  28. Marcio disse:

    Quanto ganha um Senador da República? Esses anos como Senador! Sua presença! Seu ponto! isso é honestidade? Desonestidade? Corrupção? Claro que não! É PSDB! É Aécio Neves! Reeleição FHC! Corrupção? Claro que não! Minas, Azeredo, mensalão! Claro que não! Temos mesmo que prender? A corrupção no Brasil é endêmica (Falaram isso um dia aí)! Não representa o Brasil! Não sabe trocar uma simples lâmpada! Muito frágil politicamente!Deve muito! Um erro do PSDB em lançá-lo candidato! Deve muito! O PSDB ficará em situação difícil quando, nas eleições! tudo vir a tona! Vida pessoal frágil! Administração … que valha o STF! Todos devem mesmo ser preso?

  29. silas disse:

    Achava que todos que escrevem algum artigo, fosse isentos, sem manifestar a tendencias politicas, a favor ou contra, mas o artigo, é bem visível e tendencioso. Olha que sempre gostava de ler esta coluna.

  30. Todos os tucanos são honestos, inclusive o Aécio, até que se faça alguma investigação. No caso do FHC e do Alckmin quantas CPI foram sepultadas?
    O escândalo de meio bilhão do trensalão tucano paulista está ficando esquecido, ninguém fala mais nada da “Cachoeira do governador de Goiás”. E o mensalão tucano mineiro que aconteceu quatro ou cinco anos antes do mensalão do PT, embora só dois tenham sido denunciados,ainda não foi julgado e eu não acredito que será julgado.
    É muito fácil para o blindado “garoto do bafômetro carioca”, o Aécio, falar.
    Será que a compra da reeleição de FHC aguentaria uma CPI? E o engavetador geral da república?
    Segundo o MPF o trensalão paulista tem 20 anos, de Covas a Alckmin passando por Serra.
    Queremos que todos os casos de corrupção sejam julgados, sem cauismos jurídicos(Teoria do domínio do fato – Klaus Roxin), com base no ordenamento jurídico brasileiro e na tradição do STF: CONDENAR MEDIANTE PROVAS.

    Saúde e paz!

    Tenório.

  31. gerson luciano pereira disse:

    Será que ele também não tinha conhecimento do mensalão mineiro? Ai vem você falar que ele marcou um gol contra a corrupção, KKKKKK que piada boa, essa foi boa mesmo.

  32. Leonardo Goncalves disse:

    Muito bom o discurso do senador. Quem é corrupto tem de ser punido, não importando a origem nem o seu partido. Esse compromisso de Aecio com a justiça e a verdade demonstra o seu comprometimento para com o Brasil.

  33. Enquanto Aecio trabalha para condenar todos os corruptos, o PT tenta defender os condenados pelo mensalão, e esconder que isso aconteceu. E aí, qual ideologia queremos para nosso país ?

  34. Karine disse:

    Esse discurso do Aécio, não deveria nem ser notícia, pois é claro que ele está falando o obvio que todo cidadão de bem e compromissado com a justiça deveria falar. Caso o discurso dele fosse idêntico ao dos petistas que defendem os mensaleiros, meu voto seria nulo. O Senador parece um dos poucos sensatos ainda na política.

  35. Gigi Costa disse:

    O que estamos buscando para nosso país, políticos que defendem corruptos ou renovação? Gostei de ver o discurso do senador Aécio, compromisso com a verdade e a justiça.

  36. Pauline disse:

    Aécio Neves me representa! Isso sim é o discurso de um homem, de um líder! bandidos tem que estar na cadeia!

  37. Eda Costa disse:

    Os politicos nao devem defender o partido quando se tem algum escandalo envolvido, o PT denfendia os mensaleiros pois achava que todos iriam sair impunes, o que nao aconteceu. Por isso acho importante o senador ter esse discurso e acabar com esse sentimento de impunidade que permeia por nosso pais.

  38. Rodrigues disse:

    Este é o discurso de quem está do lado da lei, sabe que ela deve ser aplicada igualmente a todos cidadãos. diferente do Pt q até hoje insiste em dizer q o julgamento dos corruPTos foi político. Corrupção é crime e deve ser punido

  39. Jairo disse:

    Lula dizia q nao sabia de nada e os cabeças do PT foram condenados, faltou o Lula lá. Aécio tem uma postura diferente pois sabe que a justiça está acima de tudo. Por isso tem uma fala sensata

  40. Daniela disse:

    Por isso Aécio Neves terá meu voto. Esse sentimento de impunidade no Brasil tem que acabar e os politicos são os primeiros que tem de dar esse exemplo.

  41. johny disse:

    Discurso certo Sr. Alencar???? Quando o Aécio foi pego dirigindo embriagado se recusou a fazer o teste do bafômetro, porque ele não foi pra delegacia como manda a lei???? Porque não foi condenando???? Ele usou o cargo pra se defender. O Aécio não tem moral pra falar de ninguém.

  42. johny disse:

    Discurso certo Sr. Alencar???? Quando o Aécio foi pego dirigindo embriagado se recusou a fazer o teste do bafômetro, porque ele não foi pra delegacia como manda a lei???? Porque não foi condenando???? Ele usou o cargo pra se defender. O Aécio não tem moral pra falar de ninguém!

  43. Maria Helena disse:

    Diferente do PT, que defende mensaleiros zombando da justiça, Aécio não vai acobertar criminosos, independente de partido político. Aécio tem compromisso com a verdade e a justiça. Vai falar de ética não da boca pra fora e sim por um homem honrado, honesto, ético e muito trabalhador. É do Aécio que o Brasil precisa e vai ter!

  44. Maria Helena disse:

    Quem anda dentro da lei não tem o que temer! Fora PT! Aécio é sério e tem meu voto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-25 05:16:42