aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
15-09-2014, 10h05

Aécio já deveria fazer campanha para 2018

89

Postado por: Daniela Martins

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, previu faz 20 dias que teria ultrapassado Marina Silva, do PSB, neste momento da campanha. A três semanas da eleição, isso não aconteceu. Haverá uma nova rodada de pesquisas nesta semana, mas dificilmente o tucano conseguirá reagir.

Mais do que tentar chegar ao segundo turno com um discurso agressivo em relação aos demais candidatos, Aécio já deveria estar pensando em como perder ganhando politicamente, plantando sementes para 2018.

Na “Entrevista da Semana” ao SBT, Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, disse que Aécio errou na estratégia ao se vender como um político tradicional desde o início da campanha. Paulino acha difícil Aécio chegar ao segundo turno. Avalia que ele “terá outras eleições pela frente”.

A movimentação do tucano de priorizar a eleição estadual em Minas Gerais é correta. Ele tenta não perder o Palácio da Liberdade para o PT e ainda ser o mais votado para presidente em seu Estado natal. Caso Geraldo Alckmin seja reeleito governador de São Paulo, como tudo indica que vá acontecer no primeiro turno, Aécio enfrentará forte concorrência interna no PSDB para disputar a Presidência em 2018.

Em sabatina à Rede TV! e ao IG na semana passada, Aécio afirmou que o PSDB irá para a oposição mesmo que Marina seja eleita. Foi uma declaração importante. Ele precisa manter sua campanha viva. E marcou posição como presidente do partido, reagindo aos tucanos que querem apoiar Marina no segundo turno e que até cogitam entrar em seu governo.

O diretor-geral do Datafolha disse ainda que a probabilidade é que, no segundo turno, o eleitor faça uma escolha entre uma mudança com mais segurança, representada pela presidente Dilma Rousseff, e uma mudança com mais ousadia, representada por Marina Silva.

Paulino observou que os comerciais do PT atacando Marina surtiram efeito justamente porque lembraram que as conquistas dos últimos anos poderiam ser perdidas e que mudanças exigiriam segurança. Na sua avaliação, as eleições deste ano começaram em 2013, com as grandes manifestações de junho e julho. Daí todos os candidatos falarem em mudança em seus slogans de campanha.

Marina reagiu à propaganda petista dizendo-se vítima de ataques baixos. O PT afirmou, por sua vez, que são ataques políticos, não pessoais. A campanha deverá ser bem quente na reta final. Segundo o diretor-geral do Datafolha, não dá para dizer quem é a favorita, se Marina ou Dilma.

Ouça o comentário de hoje no “Jornal da CBN”:

Comentários
89
  1. Pasquale disse:

    Estava com a faca e o queijo na mão,mas não soube explorar os vários calcanhares de aquiles que ofereceram como em um banquete.É fraco na oratória,caso contrário já teria exterminado a sua concorrente.
    São vários escandalos que politicamente acaba com o partido atual que governa.
    Carlos Lacerda…ganharia a eleição com um pé nas costas.

    • Antonio Carlos disse:

      Sinceramente Pastor, eu acho que ele deve se preparar para 2026, porque até lá não terá a mínima chance, para o bem do Brasil.

    • hugo disse:

      Eu prefiro acreditar no que eu vejo, e nas tendências de quem noticia. Eleitores não tem acesso a causas e consequências de escândalos midiáticos. Já passou da hora do povo parar de outorgar seus argumentos e decisões à mídia.

    • Renata Sousa disse:

      Tenho certeza que o que se divulga nessas pesquisas não é o real, a amostragem é pequena demais pro tanto de gente que tem no país! eu não conheço ninguém que tenha sido abordado pelas pesquisas e só conheço gente que não quer saber do PT nem da Dilma nem pintado de ouro!!! O Aécio tem sim muitas chances e mais que isso, ele é a esperança!

  2. gilmar disse:

    o problema do pais é que a inprensa esta amordaçada e tem medo do pt quando é um coitado que rouba e faz quadrilha a inprensa faz um oba oba mas com essas roubalheiras desses politicos sujos e vendidos é dado como uma noticia normal eu acho que a inprensa deveria ser totalmente livre e poder elogiar as coisas certa e criticar com veemesia essa roubalheira para tentar coibir esses roubos, vamos ver aonde o nosso pais vai parar e a inprensa tera culpa disso tanbem por nao alertar os caminhos que o brasil seguira

    • Antonio n disse:

      Quem amordaça a mídia em MG é o Aécio

    • LUCILTON LIMA DA SILVA disse:

      Gilmar, você está totalmente errado, a imprensa tem tido um papel importante ao denunciar todo tipo de corrupção.Sem a imprensa investigando a coisa estaria muito pior. É claro que existe jornalistas e meios de comunicação sem credibilidade, como em qualquer setor e profissão, mas a maioria é isenta e competente.

    • Antonio Carlos disse:

      NOSSA, mais um escândalo do PSBD em SP:
      Cooperativa ligada a servidor ganha R$ 732 mil de Alckmin, Aécio, Serra e Kassab.
      Não há dúvida nenhuma, o PSDB é o Partido mais corrupto do Brasil

  3. charles cezar disse:

    Acontece, que, o PSDB só é forte em São paulo porque tem o apoio do PCC nas favelas, e isso explica os anos de governo no estado,porque eles governam para classe dominante do país,tanto é que eles excluem as ações sociais,veja os piores salários de funcionários públicos são em são paulo,ex:professor ganha mal e tem seu quadro reduzido porque existe mais professores contratados do que concursados, sem contar na segurança os policiais são maus renumerados e isso facilita muito para a corrupção, ou seja esse partido não presta1

    • Kowalsky disse:

      É muita abobrinha num único post. Primeiro vale lembrar que o salário mínimo de São Paulo ($ 810) é maior que o salário mínimo federal ($ 724). Logo, a imensa maioria da população daquele estado, que NÃO é de servidores públicos, recebe, no mínimo, 11%. Em estados como AP, RR, RO, PA, AM, AC, MA e DF, aí sim há uma grande massa de manobra pois há poucas indústrias e uma imensa maioria de funcionários públicos que dependem do salário do estado.

  4. Nelson Fragoso disse:

    Creio que o governo de Aécio em Minas Gerais não foi tão bom assim,pois o candidato dele está perdendo naquele estado.com isso o discurso de bom administrador cai por terra,logo não existe possibilidade de segundo turno para ele, que de fato tem que se preocupar se será ocandiadto em 2018,coisa que parece pouco provável.

  5. Hudson disse:

    “O diretor-geral do Datafolha disse ainda que a probabilidade é que, no segundo turno, o eleitor faça uma escolha entre uma mudança com mais segurança, representada pela presidente Dilma Rousseff”

    Se ele realmente disse isso, então o datafolha está aparelhado.

    A “mudança” é tão insegura que o mercado está comemorando cada indício de saída do PT do poder.

    Dilma é a manutenção do analfabetismo econômico do PT e da Unicamp, não a mudança conservadora. Isto é muito claro. Inclusive, nestes dias ela afirmou “o meu programa é o que tenho feito há 4 anos”. Afirmativa mais indicativa de que nada mudará não existe.

    • Anafabetismo politico é você dizer que o mercado ta retraido pelo governo atual. O mercado tem medo do famoso curralito e calote como na argentina, coisa que se constata peos futuros assessores de marina. Todos eles têm como meta primordial o superavit que ainda não demosntrou nenhuma eficacia na economia externa. Sonhar com investimento estrangeiro sem extrativismo é coisas dos indios quando Cabral veio saquea-los

    • Claudio disse:

      OK,a Dilma vi continuar a trabalhar seriamente como tem trabalhado até agora. Basta assistir ao horário politico para ver. Mas, como diz vc, se nada vai mudar com a eleição da Dilma, o que mudará com Marina?? Talvez um incentivo aos produtores de lenços de papel???

  6. gesiel disse:

    O Aecio ja deveria estar pensando “”EM SE EXPLICAR sobre o caso do aeroporto que ele construiu com o dinheiro do estado de Minas nas terras do tio dele, PORQUE FOI ISSO QUE ACABOU COM A CAMPANHA, e É ISSO QUE PODE ACABAR DE VEZ COM A CARREIRA POLITICA DELE””. O Aécio estava TRANQUILO: Sendo senador de Minas e dividindo o seu tempo entre Brasilia e Rio de Janeiro; sem ninguém incomoda-lo. Porém “”A AMBIÇÃO DO AECIO””, fez com que ele CONHECESSE A IMPRENSA DO BRASIL, que é MUITO MAIOR DO QUE A MIDIA CONSERVADORA DO PAÍS, e MUITO MENOS TOLERANTE DO QUE A MIDIA MINEIRA. Resumindo: Nessa campanha a presidencia, o Aecio Neves conheceu A MIDIA BRASILEIRA e os mineiros PUDERAM CONHECER MELHOR O AECIO, ja que a midia mineira sempre foi bajuladora.

  7. Cláudio Aguiar disse:

    ALÉM DO SEU DISCURSO NÃO CONVENCER NINGUÉM, AÉCIO QUER CALAR QUEM DISCORDA DELE. POR QUE ELE NÃO CALA A VEJA, LIXO EDITORIAL QUE SE TRANSFORMOU EM SEU FOLHETIM DE CAMPANHA? LEIAM A RESPOSTA DO TWITTER À AÉCIO NEVES, que entrou com uma ação judicial contra o Twitter pedindo que a empresa fornecesse os dados cadastrais e eletrônicos de 66 perfis que, de acordo com o tucano, articulavam uma rede virtual de disseminação de mentiras e ofensas com o objetivo de atingir a sua honra: “Com a devida vênia, são meras elucubrações do autor, absolutamente desprovidas de qualquer indício de veracidade. Quanto à conduta de usuários cuja ilicitude em nenhum momento restou demonstrada, não podem servir de fundamento para a eventual quebra do seu sigilo de dados. Admitir esse tipo de medida corresponde a transformar o Poder Judiciário em instrumento de perseguição de cidadãos, dando margem ao surgimento de um Estado policialesco, que desconsidera as garantias fundamentais dos cidadãos de forma injustificável.”
    Nada que nós, mineiros, já não soubéssemos sobre o perfil policialesco de Aécio Neves. Demissões de repórteres contrários às suas idéias ocorriam até durante a madrugada. Por isso a mídia mineira, sempre míope e vulgar, funciona a seu favor.

  8. Albrencius Incitatus disse:

    Aécio foi balão de ensaio do PSDB, sem um nome viável pra essa eleição, jogou ele como boi de piranha, o tucanato paulista (redundante isso) não poderia se arriscar tirar Alckmim do Bandeirantes e deixar caminho aberto pro PT em SP. A intenção mesmo era reeleger Alckmim agora e chegar com ele fortalecido em 2018, Aécio deve começar a campanha pra 2018, pro senado ou quem sabe pro governo de Minas (Deus nos livre). Com a possível redução de tamanho que PSDB está em vias de encarar, tendendo a se tornar um partido médio, Aécio levará essa culpa… Jamais deveria ter saído de sua zona de conforto em MG… Agora paga o pato…

  9. Paulada disse:

    De que adianta o Aécio se projetar para 2018 enquanto José Serra quiser sabotá-lo e vice versa?
    Sinceramente, acho que a política do PSDB está morta e velha. Às vezes me pergunto como partidos como o PSDB e o PT conseguem se manter tanto tempo no poder, mas o fato é que São Paulo é uma dinastia que parece ser o último feudo e o PT no Brasil terá sua contribuição considerada até uma aprovação de uma reforma política decente e dos meios de comunicação. Depois disso acho que o PT não será mais o único a dar as cartas no país, pois haverá espaço para mentes mais maduras apareçam.

  10. André Luiz Duque Estrada disse:

    Volto a sugerir que os candidatos sem chance deveriam renunciar para que a eleição pudesse ser decidida,logo, no primeiro turno entre as Sras Dilma e Marina. Esta atitude traria uma enorme economia para o País e contribuiria para que a população não se desgastasse tanto com a realização de um segundo turno.
    Acredito ser uma atitude coerente.

  11. JOSE CARLOS MOTA disse:

    Tu achas que vai ter eleições em 2018? Não esta vendo o que vai acontecer se o PT ou Marina ganharem? O decreto 8.243 de Dilma, acaba com a democracia, é um poder paralelo que poderá mudar a constituição e as eleições. Isso aconteceu na Venezuela. Será que vcs. são cegos ou finge não perceber. Que tipo de analista político são que não enxergam o que esta pra acontecer nesse país.

    • Antonio Carlos disse:

      JOSEZÃO CARLÃO MOTÃO, sinceramente, tenho que me curvar diante das suas previsões. Eu concordo integralmente com você que não se deixa enganar por este governo comunista, socialista, individualista, exorcista e porque não dizer saramandista.

      • edson ferreira disse:

        Antônio Carlos,

        Devo dizer que Odorico Paraguaçu não morreu. Ele está vivo dentro de cada um desses alucinados, como o JOSEZÃO CARLÃO MOTÃO, que fazem aqui e em outros lugares comentários e previsões dos mais estapafúrdios, “talqualmente” o personagem principal da novela O BEM AMADO.

    • Roger disse:

      Tucanos e seu terrorismo barato,por isso acumulam derrotas,sinceramente,parecem amadores.

    • Antonio Carlos disse:

      JOSEZÃO CARLÃO MOTÃO,
      Vou te contar um acontecido, de pé do ouvido, não fala pra ninguém:
      Um dia, num terreno baldio perto da minha casa, em Curumundú da Serra, na parte sul do Piauí, que é a área nobre, eu vi dois caras comendo uma criancinha viva e chutando a cara de um velho de 98 anos. Eu pensei logo: são russos ou cubanos. Fiquei naquela dúvida e liguei pro Sarney que explicou que os cubanos são morenos e os russos são louros. Conclusão, eram cubanos e depois fiquei sabendo que eram médicos.

  12. Edson Gomes disse:

    Minas NÃO É O ESTADO NATAL de Aécio. Ele nasceu, cresceu, viveu,vive e viverá na sua cidade natal: RIO DE JANEIRO. Minas, para ele, é nada mais nada menos do que o seu “curral eleitoral”, já que ele se espelha, politicamente, nos antigos “coronéis”, mineiros ou não. Assim, para “lavar a honra” dos MINEIROS efetivamente MINEIROS, nativos ou não, por favor, refiram-se ao Aécio como “um mero aventureiro-playboy carioca que se utiliza de Minas e dos mineiros para obter seus objetivos – apoiado pela irmã Andréa – políticos. Minas e os mineiros darão o “troco” para ele, neste ano.

  13. Edvaldo Guaraci disse:

    Aécio Neves errou feio a presumir que os mineiros se deixariam enganar pela propagando maciça em torno de seus dois mandatos como governador. Professores, policiais, profissionais de saúde, impuseram-lhe um humilhante terceiro lugar, deixando claro que não engoliram o tal choque de gestão. Some se a isso a animosidade entre ele e um dos caciques do PSDB, José Serra, que quer vê-lo “em chamas e com os bombeiros em greve”. O fato é que os tucanos mantiveram a estratégia de denúncias e factóides de última hora, e se deram mal, pois Nível de politização da população cresceu , espera se hoje outro tido de oposição, propositiva e pragmática, que vá muito além de denúncias vazias em véspera de eleições.

  14. Daniel tocantinense disse:

    É realmente muitos defensores do Aécio e cia não percbem o que o grande número de brasileiros perceberam a mudança em suas vida depois do presidente Lula. Os governantes anteriormente só tinham olhos para os EUA, Europa, e etc. Mas quem sentiu o gosto de poder comer bem, poder coprar o que quer, ter crédito disponivel, poder estudar e vir a ser doutor mesmo sendo da classe baixa e muito mais, fazem a diferença.Então por mais que falem mal do PT o povo sabe que eles (Aécio) sempre estiveram lá e sempre negaram isto a classe pobre. Então como querem que o povo os elejam.

    • Lana disse:

      Quero parabeniza- lo pelo seu comentário, Daniel. Realmente, tudo isso que está acontecendo, é simplesmente pelo fato de que os ricos estão muito incomodados ao verem os pobres dividindo os aeroportos, a juventude da classe baixa podendo frequentar as universidades, o Brasil não mais escravo do FMI etc, por isso enquanto não apresentarem um candidato com planos de governo melhores que o do PT, estou com Dilma.

    • Ailton Porto disse:

      Caro Daniel, o problema todo é que os mestres e doutores donos da política brasileira desde sempre nunca vão aceitar que um operário fez pelo Brasil e pelos brasileiros em 08 anos mais do eles fizeram desde a “descoberta do Brasil”. Assim, ainda hoje vemos esses mesmos políticos ainda atacando o “Presidente Lula” e tentando ligá-lo a corrupção e falcatruas, e falam tanto de mensalão e se esquecem da Privataria Tucana e de outros escândalos tão pouco lembrados pela midia nacional.

  15. Repik disse:

    Um candidato de oposição, que figurou durante 6 meses como o mais bem cotado a fazer frente a Dilma, e durante todo esse período não apresentou um projeto sequer, não teve uma idéia que inovasse ou desse alguma alternativa para o país, embasou sua candidatura apenas no antipetismo não fidelizando assim programaticamente o seu eleitor, dançou na primeira oportunidade que surgiu uma outra alternativa antipetista. Quem vota somente no contra é o eleitor mais fugaz que existe, pois esses votariam no pastor Everaldo se esse pudesse tirar o PT do governo, e gente sem ideologia, ou melhor, sim a ideologia deles está pautada no antipetismo, não passam de marionetes na mão da mídia!!!

    • Pasquale disse:

      Marionetes? vc nem sabe o que fala e pior, para quem fala.Eu por exemplo:Vc quer que eu vote no Partido que roubou tudo e o molusco até hoje não sabe??????? E agora a sra tambem não sabe? Quem eles pensam que eu sou? Algum idiota.
      Claro que tenho que tirar primeiro o ladrão de dentro de casa,para depois pensar no que fazer.
      Se o zé povinho deixar o PT acaba com o País.
      Ainda não fui e nem serei vítima de lavagem cerebral.

      • Antonio Carlos disse:

        Pastor, olha o desespero, cuidado com o coração!!!!
        Relaxa, pode ser que o PSDB tenha alguma chance em 2026, depois dos próximos 2 mandatos do Lula.

      • Repik disse:

        Caro Pasquale, apenas pelo teu vocabulário se percebe que você já é vítima da lavagem cerebral da mídia e pior, ainda nem se deu conta!!! Normalmente é assim ….

      • Em comum acordo com o Srº Pasquale, deixo meu apoio, e ainda que o Srº Aecio Neves venha a perder esta eleição continuo votando nele, trabalho em uma áerea que volta para toda infraestrutura necessária a um estado, e nosso estado esta estagnado nestes últimos 8 anos, nos dois mandatos do então governador do estado de MG Srº Aecio Neves obtivemos trabalho, crescimento e melhorias para nossa região em um todo, haja visto o interior do estado que foi beneficiado com obras de pavimentação, escolas e mais tantas, sem contar no choque de gestão que pôs em dia todos os salários dos funcionários públicos do estado, sou mineiro e estou cansado de ver pirraças por parte do governo federal perante meu estado, fecharão todas as verbas que nosso esta precisava em 8 anos, vejo que isto ocorreu por medo. pois deixando nosso estado sem investimentos nossos políticos não teriam força diante das proximas eleições, fica aqui meu pensamento diante de tudo isto que ocorre no momento, ABÇS a todos!!!!

  16. Juvencio disse:

    Aécio foi vitima da própria ambição e por não pensar no país antes de si mesmo. Se tivesse aceitado ser vice de José Serra poderia hoje estar em melhor situação. Nenhum projeto político pode excluir São Paulo !

  17. Ancelmo Mineiro de BH/MG disse:

    “Em sabatina à Rede TV! e ao IG na semana passada, Aécio afirmou que o PSDB irá para a oposição mesmo que Marina seja eleita.” Isso foi piada? ou pensa que somos trouxas? PSDB e PSB já estão coligados oficialmente no estado de SP e Belo Horizonte. É brincadeira viu, como querem nos enganar.

  18. ari busanello disse:

    O PAPEL ACEITA TUDO, MAIS NÃO DEVEMOS PENSAR QUE O POVO BRASILEIRO, QUER MAIS 4 ANOS AO PT,
    NO DIA 05 DE OUTUBRO, AS PESQUISAS VÃO SER DESMORALIZADA.

  19. Pasquale disse:

    Não existe antipetismo, o que existe é vergonha na cara.

    • Antonio Carlos disse:

      OLHA SÓ QUE COISA HORRÍVEL
      O Mapa da Fome 2013, apresentado na manhã desta terça-feira, 16, em Roma pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), mostra que o Brasil conseguiu reduzir a pobreza extrema – classificada com o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1 ao dia – em 75% entre 2001 e 2012. No mesmo período, a pobreza foi reduzida em 65%. Apresentado como um dos casos mundiais de sucesso na redução da fome, o Brasil, no entanto, ainda tem mais de 16 milhões vivendo na pobreza: 8,4% da população brasileira vive com menos de US$ 2 por dia.

      O relatório da FAO mostra que o Brasil segue sendo um dos países com maior progresso no combate à fome e cita a criação do programa Fome Zero, em 2003, como uma das razões para o progresso do País nessa área. Não por acaso, criado pelo então ministro do governo Lula, José Graziano, hoje diretor-geral da FAO.

      De acordo com o documento, a prioridade dada pelo governo Lula ao combate à fome – citando a fala do ex-presidente de que esperava fazer com que todos os brasileiros fizessem três refeições por dia – no Fome Zero é a responsável pelos avanços.

  20. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    Aécio Neves conseguiu redefinir o conceito de ZUMBI POLÍTICO. Ha, ha,ha… Ele começou a eleição como um “morto vivo” nas pesquisas, evoluiu para “morto-morto” e terminou as pesquisas tentando inutilmente devorar o cérebro de Marina Silva perdeu no Itaú.

  21. Orlando Cardoso disse:

    Aécio é o mais preparado e está no partido que possui os melhores nomes para desenvolver o país. Os brasileiros tem de pensar agora nos seus votos e a possibilidade de tirar a maior quadrilha e sanguessugas do dinheiro público. Hoje vemos CUT, sindicato dos petroleiros fazendo movimento pró Dilma no Rio de Janeiro. Isso é um verdadeiro escárnio com os verdadeiros trabalhadores e pessoas que investem e trabalham neste país. na realidade estão tentando manter sua boconas e continuar arrebentando com a outrora maior empresa do Brasil.
    Marina vem do mesmo núcleo petista, se fez no PT, admira Lulla, o maior bandido da política brasileira.
    Por isso e muito mais Voto Aécio 45.

  22. Roger disse:

    Calou a imprensa em Minas,mas não conseguiu esconder a sujeira do povo,como já disseram,esse humilhante terceiro lugar em Minas enterra o candidato tucano. 2018 Lula deve voltar e acabar com qualquer possibilidade dos tucanos retomarem o poder.

  23. Paulo Pinheiro disse:

    O Aécio se candidatou sabendo que as chances dele eram muito reduzidas. Os tucanos de SP não perdoam a traição que ele fez com o Serra em 2010. É tucano bicando tucano. A Marina é uma farsa inventada pela mídia, vai cair como um balão que se apaga.

  24. Renato de Castro disse:

    Caros, o problema é que o partido erra muito. Não sabe fazer marketing das suas boas ações, é fraco demais ao fazer oposição e no meu ponto de vista erra ao lançar um novo candidato à Presidência a cada eleição. Alckmin passou a ficar conhecido e para satisfazer ao ego do Serra não insistiram em seu nome. O mesmo ocorre agora em 2014. Se continuar assim, de nada adianta o Aécio se firmar politicamente pois o partido irá apresentar um outro nome.

  25. ruoger disse:

    Sou AÉCIO.Esse Brasil não tem jeito mesmo.12 anos não serviram de lição.Trocar dilma por marina é a mesma @#$%¨.Serão mais 4 anos do mesmo inferno.Ohhh povo besta.O único lado bom é que o PSDB não será responsável pela herança podre que será deixada pelo pt.Cada nação tem o governo que merece.Ohhh povo burro…

    • Antonio Carlos disse:

      PERTO DO QUE ERA, FORAM 12 ANOS MARAVILHOSOS.
      Lamentavelmente, as pessoas que falam mal do PT só repetem o que escutam, copiam e colam, fazem parte de uma Manada conduzida pela Mídia, são completamente despolitizados, incapazes de buscar informações que não partam da Mídia tradicional, sem perceber que esta sempre esteve ligada aos interesses do capitalismo, onde o povo tem muito pouca importância, a não ser quando consome.
      Por outro lado, falar mal do PT valoriza o indivíduo, quanto mais mensagens colocam no “face” mais importantes se sentem, é uma verdadeira competição, afinal ser contra um Partido onde a estrela maior foi um operário, dá status. O pensamento tem sentido, já que sempre que criticamos, nos colocamos numa posição de superioridade, estamos acima do criticado. É mais ou menos assim, compro um carro melhor do que o do meu vizinho e todos vão achar que eu sou melhor que ele, mesmo que a minha geladeira esteja vazia e eu tenha a maior dificuldade de pagar as prestações. Mas, quando eu passo, cheio de pose, todo mundo me admira. É triste, mas é assim que funciona.
      Vou no site do Banco Mundial (que eles vão dizer que é do Lula) e vejo que o Ranking de 2014 das maiores economias do Mundo é a seguinte: 1º Estados Unidos; 2º China (quase passando o 1º) (*); 3º Índia; 4º Japão; 5º Alemanha; 6º Rússia; 7º Brasil; 8º França; 9º Inglaterra.
      Convém observar que no Brasil existe uma economia informal absurdamente grande, não contabilizada, é o marceneiro, a manicure, o pedreiro, o taxista, etc., que se fossem declaradas entrariam no calculo do PIB e o mesmo seria significativamente mais alto. Na Holanda, até o faturamento da Red Light, que é a área de prostituição de Amsterdan, é contabilizado.

      Segundo os críticos a inflação esta altíssima, embora esteja dentro da meta. Vejam os valores reais dos últimos anos: 1999 = 9,52% (Teto da meta de 10%); 2000 = 6,59% (Teto da meta de 8%); 2001 = 8,23% (Teto da meta de 6%); 2002 = 12,53% (Teto da meta de 5,5%); 2003 = 9,3% (Teto da meta de 5,25%); 2004 = 7,6% (Teto da meta de 8%); 2005 = 5,69% (Teto da meta de 7%); 2006 = 3,14% (Teto da meta de 6,5%); 2007 = 4,46% (Teto da meta de 6,5%); 2008 = 5,90% (Teto da meta de 6,5%); 2009 = 4,31% (Teto da meta de 6,5%); 2010 = 5,91% (Teto da meta de 6,5%); 2011 = 6,50% (Teto da meta de 6,5%); 2012 = 5,84% (Teto da meta de 6,5%); 2013 = 5,91% (Teto da meta de 6,5%); nos últimos 12 meses = 6,5%.
      Depois vem outro e diz que a Mobilidade Urbana, Segurança e a Educação estão muito ruins e atribuem 100% de culpa ao Governo Federal, se esquecendo, ou mais provavelmente não sabem, que os maiores culpados são os Municípios e os Estados, que são diretamente responsáveis por elas. Com relação à Saúde, a mesma coisa, 95% dos hospitais são Municipais e Estaduais, e não cabe ao Governo Federal interferir neles, mas ainda assim o governo lançou o programa “Mais Médicos”, oferecido aos médicos brasileiros em primeiro lugar, extremamente criticado, eu não consigo entender porque, que tem uma abrangência de atendimento de 50 milhões de pessoas, ¼ da população do Brasil.
      Foi criado o programa “Bolsa Família”, que tirou 30 milhões de pessoas da miséria absoluta, e o programa “Minha Casa Minha Vida”, permitindo a quem nunca teve condições de morar com dignidade no que é seu.
      Falando de classe média, nunca se viajou e se gastou tanto no exterior. O shoppings lotados, assim como os seus restaurantes. Os preços subiram em função do aumento do consumo.
      Com o Mundo vivendo uma crise desde 2008, numa situação onde mais de 60 milhões perderam o emprego, o Brasil criou 20 milhões de empregos, reduzindo a taxa de 13,5% em 2001, para 4,9% em 2014.
      A Receita Federal tem um crédito de Dívida Ativa de 1,5 TRILHÃO, por ano a sonegação no Brasil chega a 500 BILHÕES. Isto somado pagaria o total da Dívida Pública que é de 2,17 TRILHÕES.
      Ainda assim, comparem o Percentual da DÍVIDA PÚBLICA em relação PIB em 2014 em alguns Países que não têm crédito de Dívida Ativa e nem da Sonegação que o Brasil tem. É por isso que o mundo nos vê como uma POTÊNCIA ECONÔMICA. Somente a MANADA conduzida pela Mídia Golpista se deixa levar e não quer enxergar isto. Vejam abaixo:
      Percentual da DÍVIDA PÚBLICA em relação PIB em 2014: (quanto maior, pior)
      Brasil= 56.80%; Canadá= 89.10%; China= 22.40%; Zona Euro= 92.60%; França= 91.80%; Alemanha= 78.40%; Índia= 67.72%; Itália= 132.60%; Japão= 227.20 %; Rússia= 13.41%; Espanha= 93.90%; Reino Unido= 90.60%; USA= 101.53%
      Assisto ao Programa Eleitoral e vejo obras monumentais que não são divulgadas pela Mídia e, consequentemente, o povo não toma conhecimento.
      O Brasil vai muito bem, melhorou em tudo, mas é claro que ainda existem muitas coisas a serem feitas, e a melhor maneira de chegar é dar continuidade a um Governo voltado para o bem do Povo.

      • CONCORDO COM VOCÊ. ESSES PSEUDO INTELECTUAIS. PODEMOS QUALIFICAR COMO MARIA VAI COM AS OUTRAS. A IMPRENSA NO BRASIL É LIVRE, ACHO ATÉ QUE SE METEM DEMAIS, É O CASO TAMBÉM DA OAB, QUE NINGUÉM SABE O TRABALHO DESSA INSTITUIÇÃO. TANTOS ADVOGADOS SEM ESCRÚPULO , ROUBANDO OS CLIENTES DESCARADAMENTE E ELES NÃO FAZEM NADA.

      • geninho disse:

        Mãos à palmatória! É isso mesmo…Brasil segue em frente…devagar…devagarinho no meio de uma crise mundial perigosa.Go ahead Brazil!!!!!

  26. Pasquale disse:

    Na minha opinião o Aécio,com a equipe que irá trabalhar com ele, é a melhor opção.Acontece que não faz a campanha que deveria,então se não for para o segundo,só me resta votar contra Dilma.

    • Antonio Carlos disse:

      CARACA PASQUALE, ATÉ QUE ENFIM!!!!!!
      O BOM SENSO PREVALECEU!!!!!!

    • Antonio Carlos disse:

      Prezados, eu tenho colocado seguidamente o comentário abaixo e ninguém se manifesta. Por favor, percebam a importância dele, já que é fundamental eu haja uma melhora no nosso Legislativo Federal e Estadual, pois é lá que está toda a BASE DE CORRUPÇÃO do nosso País.
      A internet tem muita força pela sua capacidade de multiplicação e se as pessoas se engajarem com determinação, o número de eleitores sensibilizados pode chegar a milhões.
      A sugestão é totalmente apartidária e, portanto, não gera nenhuma polêmica.
      Vamos lá Nuno, JK, José Carlos, ….. e até você Pasquale, ajudem para o bem do Brasil.
      Seria um PACTO: “NÃO VOTAR NO FILHO, NA FILHA, NA MÃE, NO PAI, EM NENHUM PARENTE DE POLÍTICO”.
      O Legislativo não é uma Monarquia, onde o poder é passado de pai para filho. Os cargos não são hereditários. Tenham a certeza de uma coisa, o filho de um homem bom tem tudo para ser melhor do que o seu pai, mas o filho de um canalha, com certeza, também será muito mais canalha que seu pai. Como é difícil descobrir a minoria de homens bons proponho que o PACTO seja adotado como regra geral.
      O BRASIL SAIRÁ GANHANDO. QUEM CONCORDAR, POR FAVOR, DIVULGUE, AINDA DÁ TEMPO, FALTAM 19 DIAS.

      • É PRECISO ACABAR COM A REELEIÇÃO... COM O POLÍTICO CORRUPTO PROFISSIONAL! disse:

        MAS O QUE ADIANTA NÃO VOTAR NO FILHO, NA FILHA, NA MÃE, NO PAI… E CONTINUAR VOTANDO NO POLÍTICO CORRUPTO EMPOLEIRADO NO CONGRESSO NACIONAL E NAS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS NO PAÍS INTEIRO?
        A SUA PREOCUPAÇÃO TEM SENTIDO, MAS ANTES DE NÃO VOTARMOS NOS FILHOS, FILHAS, MÃES, PAIS, IRMÃOS, NÃO DEVERÍAMOS VOTAR NA REELEIÇÃO NOS BANDIDOS QUE LÁ ESTÃO!
        COMO É MUITO DIFÍCIL ELABORAR UMA LISTA COM OS, CREIO, 90% DE BANDIDOS E CORRUPTOS DO CONGRESSO NACIONAL E ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS (NÃO PODEMOS ESQUECER DAS CÂMARAS MUNICIPAIS, PREFEITURAS, GOVERNOS ESTADUAIS E, CLARO, TAMBÉM O EXECUTIVO FEDERAL), NÃO SERIA O IDEAL NÃO CONTRIBUIRMOS PARA QUE OS BANDIDOS E CORRUPTOS NÃO SE “REELEGESSEM”?
        E NO FUTURO, LUTARMOS PARA QUE O CONGRESSO EXTINGA DE VEZ A “REELEIÇÃO” EM TODOS OS CARGOS!
        QUER DIZER, O CARA PODERIA EXERCER VÁRIOS MANDATOS, “EM CARGOS DIFERENTES”: VEREADOR, DEPUTADO ESTADUAL, DEPUTADO FEDERAL, SENADOR, PREFEITO, GOVERNADOR, PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
        UM BOM MANDATO AJUDARIA NUMA NOVA CANDIDATURA EM NOVO CARGO, E CONTRIBUIRIA PARA QUE O “PARTIDO” REELEGESSE NOVO MEMBRO – REFORÇANDO COM ISSO O PARTIDO POLÍTICO!

        • Antonio Carlos disse:

          Tá bom “Institucional”, então vota no filho, na filha, no pai, na mãe, em quem você quiser.
          Quanto à honestidade, espera ela ter poder(ainda bem que isso jamais acontecerá). Se fosse certinha como quer fazer parecer, explicava o AVIÃO PIRATA e devolvia o dinheiro transferido para ela pelo Eduardo, DEPOIS DE MORTO.
          FOI UMA DOAÇÃO PARANORMAL INTERMEDIADA PELO BISPO SILAS MALAFAIA, PESSOA DA MAIOR CREDIBILIDADE.

        • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Sousa disse:

          EU JÁ VI QUE VOCÊ TAMBÉM É CRISTÃO. Nós estamos juntos com a Marina, que é pessoa de Deus, o Brasil vai ser o maior País evangélico do mundo e ela vai poder contar com a ajuda dos bispos que se unirão em torno dela. Com a força do Bispo Macedo, Bispo Silas Malafaia, Bispo RR Soares e o Bispo Waldomiro, HOMENS DE DEUS, o Brasil vai passar a ser um País honesto, sem roubalheira.
          Vejam que obra maravilhosa é o Templo de Salomão, construído sem roubo, através de pessoas honestas. Esperamos e temos fé que Marina vai ajudar a fazer centenas de Templos iguais a este em todo o Brasil.

    • geninho disse:

      Vc há de concordar que já é uma opção, certa ou errada ela equivale um sufrágio.Assim é na vida, o caminho mais fácil nem sempre é o mais acertado pois ele é estreito.

  27. José Alves disse:

    O problema do Brasil se chama PT e sua roubalheira… os demais são suportáveis. Escolhi Marina

  28. EDSON RIBEIRO disse:

    O ERRO DO PSDB É ALTERNAR CANDIDATOS E NÃO APROVEITAR O RECALL DA ELEIÇÃO ANTERIOR, TALVEZ SE O SERRA FOSSE O CANDIDATO, O CENARIO ESTIVESSE MELHOR. A BAIXA INTENÇÃO EM SEU PROPRIO ESTADO, ACHO QUE SE DEVE AO FATO DE O AÉCIO SER SENADOR EM EXERCICIO, AS PESSOAS NÃO VEEM COM BONS OLHOS ALGUEM TENDO UM MANDATO ESTAR NA DISPUTA POR OUTRO OU ATÉ MESMO O VEEM COMO BOM GOVERNADOR, QUEREM VER COMO SENADOR E NO FUTURO TALVEZ LHE DEVOLVAM O GOVERNO DE MINAS OU ALGO MAIOR, ISSO OCORREU COM O ALKMIN, QUE PERDEU A PREFEITURA DE SP MAS FOI ELEITO GOVERNADOR COM EXCELENTE VOTAÇÃO NA CAPITAL.

  29. Robson Mothé disse:

    Antes com Aécio Neves, 45 do que com Dilma&Marina. Agora Kennedy as pesquisas são discutíveis, veja o caso recente da prefeitura de SP, onde Russomano estava na frente e foi ultrapassado pelo Haddad. Aécio Neves, 45 é o melhor candidato para o Brasil, reverter esse quadro de aproximação a ditaduras, como: Venezuela, Cuba, Bolívia, etc. E vamos firme até o fim com 45.

  30. Elizeu Thomé disse:

    Aécio tem que esperar 2026 … Este ano vai dar DILMA, 2018 e 2022 Lula lá …

  31. Claidua disse:

    Pelo jeito vai acabar tudo em pizza………de novo…..

  32. Eu como brasileiro militante do que é bom para o país nunca apoiei o PT desde seu início inclusive Sorocaba não é Petista.
    Confesso que nunca pensei em votar na Marina mais diante do quadro atual sou obrigado, preciso lutar pelos meu netos nós precisamos, pelo amor de Deus Marina descubra algo mais relevante dos que já foram apresentados e vamos derrotar Dilma é um apelo de um brasileiro desesperado, o Brasil esta perto do fim.

  33. JOAO RAMOS disse:

    PARA O BRASIL A DILMA É MELHORde todos.
    Sabe administrar dura com as adversidades, seja a difícil e interesseira base aliada ($$$ porteira fechada dos órgãos/ministérios) , etc., etc…., Seja pela falta de chuva: seca (alimentos) seca (energia das hidroelétricas), Recessão mundial: Chica / Europa e EUA ..
    O desempenho do Aécio na campanha é muito fraco e se perde nas críticas. Só sabe agredir… Em nenhum momento me convence. Perguntei para diversas pessoas se em algum momento a fala do Aécio durante a campanha em algum momento os conveceu. A RESPOSTA FOI “N Ã O”.
    O que esse cara tem que fazer – igual boi na linha do trem – é sair paa não ser desmoralizado numa campanha medíocre. E nem adianta pensar em 2018. É melhor pensar em cargo de Vereador de do Mun. de CLAUIO, ou quando muito Prefeito, com os votos dos empregados da fazeenda da família (Neves) – que se beneficiaram do Aeroporto dessa cidade !!!
    As pulgas e os carrapatos que ficaram embaixo do tapete durante o governo de Minas ainda não apareceram. Quando aparecer saia de baixo …Acho que a Dilma e a Marina estão sendo COMPLACENTES !!?? !! …
    Esta é a opinião dos Cariocas. Rio, 15.09.2014. Boa tarde !! João.

  34. Tatiana disse:

    Aécio é o mais preparado de todos, tem uma boa equipe trabalhando com ele e as melhores propostas! O povo tem que acordar, o melhor para o Brasil é o Aécio, nele eu acredito, tem o meu voto e da minha família!

    • Nuno disse:

      Tatiana, então você acredita mesmo que OS ELEITORES MINEIROS, “NÃO CONHECEM O AECIO” ja que ATÉ LÁ ele está perdendo pra Dilma e pra Marina? Que equipe boa é está que até agora não conseguiu fazer um plano de governo, e SEQUER consegue arrumar um DESCULPA para o Aecio explicar o AECIOPORTO? E tem também o Arminio Fraga que junto com o Pedro Malan, elevaram a inflação de 1,5% para 12%.

  35. JOAO RAMOS disse:

    PARA O BRASIL A DILMA É A MELHOR de todos.
    Tem o DOM para administrar adversidades, seja a difícil e problemática base , etc., etc, etc …., Seja pela falta de chuva: seca ( encarecimento de alimentos / Reservatorios baixos (hidroelétricas), Recessão mundial: Redução das compras pela China / Europa e EUA .., etc…
    O desempenho do Aécio na campanha é muito fraco e se perde nas críticas. Só sabe agredir… Em nenhum momento me convence. De forma neutra perguntei para diversas pessoas amigas, se em algum momento a fala do Aécio durante a campanha os conveceu. A RESPOSTA FOI “N Ã O”.
    O que esse cara tem que fazer – igual boi na linha do trem – é sair para não ser atropelado desmoralizado numa campanha medíocre (acabou com o PSDB…). E nem adianta pensar em 2018. É melhor pensar em cargo de Vereador no do Mun. de CLAUIO, ou quando muito Prefeito, contando com os votos dos empregados da Fazenda da família que se beneficiou do Aeroporto dessa cidade !!!
    As pulgas e os carrapatos que ficaram embaixo do tapete durante o governo dele em Minas ainda não apareceram. Quando aparecer saia de baixo …Acho que a Dilma e a Marina estão sendo COMPLACENTES !!?? !! …
    Esta é a opinião dos Cariocas. Rio, 15.09.2014. Boa tarde !! João.

  36. mizael m nascimento disse:

    2018 ???Kennedy.. Tu tá sendo muito generoso com ele..se em 2014 ele tá levando uma lavada da Dilma e Marina.. imagine encarar o LULA em 2018 e 2022 ??scho que vai ter que se preparar pra 2026…

    • Sereno disse:

      “seu” Nilson,

      1. Me informe quais ministérios dos governos Lula e Dilma não estão envolvidos em corrupção?
      2. Me informe por que o Lula enriqueceu, assim como seus familiares?
      3. Me informe por que Lula (no caso do mensalão e escândalo da Petrobrás) e Dilma (escândalo da Petrobrás, escândalo da Casa Civil – Erenice), dentre outros, sempre dizem a mesma coisa (não sabem de nada)?
      4. Me informe por que Lula em seu governo disse que quitou a dívida externa do Brasil (fazendo maquiagem contábil: fez empréstimos internos – aumentou a dívida interna -, alardeando que fez um bem para o Brasil, quando na verdade aumentou a dívida pública)?
      5. Me informe por que a dívida atual do Brasil (interna e externa) é de 1,7 trilhões?
      6. Me informe por que a inflação, o desemprego, as dívidas dos trabalhadores, os juros, os impostos, as contas de energia – dentre outras) estão aumentando?
      7. Me informe por que a educação no Brasil piorou, especialmente no norte e no nordeste?
      Teria muitas mais questionamentos a fazer: até agora o governo não enfrenta estas questões: não admite erros e práticas criminosas (denominadas suavemente como malfeitos pela denominada “presidenta” – ao invés de presidente?

  37. Amando Santos disse:

    Ele pode até se candidatar de novo em 2018, só que vai ter mais um problema pra ele e esse problema chama-se Lula. Caso não ocorra nenhum imprevisto vai ser Lula de novo.

  38. JOSE WILSON disse:

    Tanto o horário político quando os espaços cedidos para comentários por blogueiros nos fornecem verdadeiras pérolas. Este País é lindo! Maravilhoso! O humor dos brasileiros é nativo. Ninguém tem que se esforçar para ser engraçado. Agora, quando o assunto fica sério, ódio, o destempero e nossa completa ignorância se sobressaem com a mesma facilidade. Para quem tem dificuldade de lidar com as palavras, sugiro comparar os NÚMEROS!!! AÍ, NÃO RESTARÁ NENHUMA DÚVIDA!

  39. NILSON disse:

    DILMA 2014 UE QUERO UM BRASIL MELHOR COMO NESTES 12 ANOS QUERO O PT + 12 ANOS

    • geninho disse:

      Entendido o recado…mas assim igual aquele dito popular, de grão em grão a galinha enche o pago, e matematicamente falando, de 12 em 12 vira uma Raiz Quadrada….quando a raiz de 12 é 144…não vai sobrar para o concorrente, nué! Será que Freud explicva isso??? E conjugando…eu posso, tu podes, ele pode….sem chance…pt saudações…Rss

  40. francisca Trajano disse:

    tem pessoas que não sei em mundo vive, ainda não enxergaram que o AÉCIO e MARINA são do mesmo time: time do desemprego, time do Estado minimo, time do Estado sem EDUCAÇÃO para a classe trabalhadora, e tudo para os que pertencem a eles e vai por ai…

  41. Orlando Cardoso disse:

    O partido que tem a sua cúpula presa e com acusação gigantesca e incontestável sobre os desvios na Petrobrás não pode merecer o voto dos brasileiros. Além do mais vai deixar um país praticamente ingovernável, e aí somente patriotas como os do PSDB para dar um rumo novamente no país.
    A diferença de competência e ética entre o PSDB e os quadrilheiros do PT é enorme, pois essa turma que está no poder a 12 anos prometiam apurar todas as corrupções inventadas e ampliadas pelos mesmos quando eram oposição, e somente aparecem roubos da turma ligada ao PT e aliados. Caso tivessem algo do governo FHC alguém imagina que o PT iria silenciar. Isso é prova da ética dos tucanos. Marína fez parte desse partido por quase 30 anos, e seu marido participava do governo petista do Acre até um mês atrás.
    Portanto, o único que representa um compromisso com a ética, estabilidade e avanço para o Brasil é Aécio Neves 45.

  42. Leleo disse:

    Graças a Deus em São Paulo o pt não põe as maõs

  43. Carlos Guedes disse:

    Continuo convicto do meu voto no candidato Aécio Neves e não me deixarei influenciar por pesquisas manipuladas! Por uma gestão séria e competente, Aécio Neves presidente, 45 na cabeça!!!

  44. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    Em política não duvide de nada. Você pode olhar para o céu e ver um boi voando, e não será alucinação, é coisa da política no nosso B-R-A-S-I-L. Em 2015 o B-R-A-S-I-L começa a se livrar da Petezada. Quanto ao Aécio Neves ainda acredito em sua recuperação pois a Primavera(início em 23/09)nos trará muitas surpresas. O negócio é livrar o B-R-A-S-I-L dos aloprados do Luiz Inácio Lula da Silva Frankenstein(criador) em outubro. PT NUNCA MAIS!!!

  45. Luiz Menezes disse:

    Gostaria de dizer ao Kennedy que existem coisas na vida que de uma hora para outra muda tudo, sendo que algumas coisas são incompreensões, outras péssimas decisões e outras pura fatalidade. O hoje o Brasil poderia estar muito melhor do que as maiores potências do mundo, senão vejamos:1-a incompreensão do termo “marmiteiros” do Eduardo Gomes. 2- a precipitada renúncia do Jânio Quadros. 3- a fatalidade na morte do Eduardo Campos. Portanto, o Brasil teve três chances de mudar de rumo, desperdiçadas lamentavelmente ou por fatalidade ou momento de total incompreensão do seu povo. Infelizmente estamos como estamos. Em cada das fases acima citadas teríamos rumos melhores, pois Eduardo Gomes mudaria o Brasil, depois de Jânio viria Carlos Lacerda, o melhor administrador que este país teve e se Eduardo Campos não morresse iria apoiar o Aécio no segundo turno contra a Dilma, dando um novo rumo ao Brasil com a vitória de Aécio. São coisas que só Deus agora para salvar. Gostaria que o Kennedy analisasse e publicasse o nosso comentário, pois é racional.

  46. antonio barbosa disse:

    Marina já é presidente assim como Alkmin já é governador reeleito. O aparelhamento do Estado está por um fio e vai desmoronar como um castelo de cartas. Sujeitos desesperados com cargos públicos publicam todo tipo de bobagens para disfarçar o medo, mas não adianta porque em suas palavras fica estampado o pavor que os petistas estão de perder as eleições. Pudera, porque terão de prestar contas ao Foro São Paulo pela incompetência. O PSDB vai se juntar a Marina no segundo turno quer o Aécio goste ou não. Aliás ele não decide nada no partido. E juntos vamos dar uma surra eleitoral em Dilma e seus asseclas. Imaginam quantos cargos estão em jogo? MILHARES e não é carguinho mixo não, é grana alta. Por isso o desespero. Felizmente novos ventos se aproximam e de fato Aécio deve fazer campanha para 2018, mas não para presidente, talvez para governador de Minas. Em 2018 MEU PRESIDENTE SERÁ JAIR BOLSONARO.

  47. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    É evidente que o texto em referência tem por objetivo suscitar discussões sobre as qualidades e os defeitos dos candidatos à Presidência da República, em especial sobre o candidato tucano, nominal e injustamente descartado pelo autor da matéria. Na realidade, muitos comentários são infundados e agressivos em defesas muito mais partidárias, o que distancia do foco do debate pretendido, como forma de trazer luzes que possam contribuir ao aprimoramento e ao aperfeiçoamento democrático. Pois bem, os brasileiros pagam uma montanha de dinheiro para os candidatos apresentarem seus programas de governo, de modo que eles sejam devidamente esclarecidos, esmiuçados, debatidos e melhorados durante a campanha eleitoral, mas, à toda evidência, somente um candidato apresentou seu programa de governo, que foi objeto de críticas pelos adversários, ainda não tiveram capacidade de mostrar o que realmente pretende realizar no seu governo. Até então, as críticas são aos adversários almejam desconstruir, como forma de desqualificá-los, de forma depreciativa, insinuando até mesmo pela falta de capacidade de governar o país. Não parece que essa forma de debate no rádio e na televisão se compatibilize com os propósitos pretendidos pelos programas eleitores, porque o eleitor fica cada vez mais sem conhecer as ideias e os objetivos de cada candidato. Na verdade, deveria haver tempo de televisão igualmente para os candidatos, como forma de democratizar o horário para todos, tendo em vista que quem for eleito vai governar, atento ao princípio republicano, igualmente para todos os brasileiros e não de forma proporcional para os partidos que cederam seus horários eleitorais em troca de cargos em ministérios e empresas públicas, em inadmissível toma lá, dá cá, que já deveria ter sido acabado há séculos, porque se trata da manutenção do condenável fisiologismo praticado na arcaica politicagem. Nas discussões desta coluna, poucos se atrevem a abordar o tema pertinente à moralização da administração pública, por haver enorme interesse de significativa parcela de brasileiros que gostariam que o país fosse governado sob a indispensável observância dos princípios da moralidade, legalidade, honorabilidade e dignidade, de modo que as irregularidades e as corrupções fossem combatidas com severidade e de modo disciplinarmente exemplar, para os corruptos e corruptores pagassem não somente o dinheiro roubado, mas fossem obrigados à reclusão, não aquela pena aplicada aos mensaleiros que não serviram de nada, visto que o rombo da Petrobras seria capaz de derrubar toda administração do governo, caso o Brasil fosse um país sério e houvesse legislação compatível com a gravidade da irregularidade praticada contra os cofres públicos. Também não houve discussão sobre a capacidade de se administrar o país com quase quarenta ministérios, muitos dos quais não têm a menor utilidade, mas seus titulares sabem perfeitamente quais são as suas funções desempenhadas neles. Os países desenvolvidos político, econômico e democraticamente têm ministérios o mínimo necessário para o funcionamento racional e científico da administração pública, em cujos países o fisiologismo ideológico já foi abolido há séculos, enquanto essa horrenda prática ainda é chancelada pelos bestas dos contribuintes, que querem mais doze anos de governo. Seria interessante que as discussões abordassem a eficiência da distribuição de renda patrocinada pelo governo, quem tem demonstrado enorme dificuldade de controle dos beneficiários, conforme relatório da Corregedoria Geral da União, onde foi demonstradas terríveis falhas de cadastramento, por haver inclusão de políticos, familiares de políticos, empresários, comerciantes e outras pessoas com rendas incompatíveis com o perfil exigido para beneficiário do programa. Dada a suma importância do Bolsa Família, não seria conveniente que houvesse eficientes controle e fiscalização sobre a sua execução, inclusive com a capacitação profissional dos titulares, como forma de possibilitar a procura de emprego, dentro de determinado prazo, sem necessidade de que eles permaneçam por até quinze cadastrados sem produzir absolutamente nada à custa dos otários dos contribuintes, que são obrigados a trabalhar e pagar seus tributos? Os defensores da boa administração do país não se manifestaram sobre as ajudas do governo aos países governados por ditadores que não respeitam os direitos humanos e os princípios democráticos, a exemplo do financiamento do porto em Cuba, além do perdão das dívidas de vários países africanos, quando aqui no Brasil os portos, as estradas, a infraestruturas estão sucateados e carentes de melhorias. Portanto, esta coluna propiciou a oportunidade para os entendidos se manifestarem, de preferência, sem paixão partidária ou pessoal, mas sob o prisma da realidade do país, analisando os pontos positivos e negativos que precisam ser inseridos e esquecidos nos programas dos governos, sem necessidade de cometer a infeliz injustiça de descartar, desde logo, a participação do candidato tucano, que até poderia ser a opção de estadista que falte para mostrar competência que tanto o Brasil precisa para melhor a economia, mergulhada em crise, com o terrível desempenho do Produto Interno Bruto, que não tem condições de melhorar enquanto não houver a conscientização dos homens públicos sobre as urgentes reformulações das estruturas do Estado, notadamente no que diz respeito à racionalização da pesada carga tributária e de outros importantes sistemas nacionais, como forma de aperfeiçoamento e modernização dos mecanismos capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, com embargo das apaixonadas defesas de governos que estão comprovadamente interessados na sua perenidade no poder, em detrimento das causas nacionais e da sociedade, com demonstração de total conformismo apenas com os programas assistencialistas, que são importantes, mas o Estado não pode descurar dos demais programas pertinentes ao crescimento econômico, que será alcançado somente se houver maciças vontade e participação do povo nessa empreitada cívica e patriótica, para dizer em boa e alta voz que o Brasil precisa, com urgência, de mudanças e reformas sérias, efetivas, abrangentes e profundas. Acorda, Brasil!

  48. JOSE NAZARENO DA SILVA disse:

    O que os doutos ignoram é que o fator morte de Eduardo campos é que representou o fator determinante nessa eleição. O eleitor é movido por emoção e o acidente do Eduardo Campos é que proporcionou a viabilidade da candidata MARINA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 14:46:34