aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-10-2014, 9h27

Aécio se sai melhor que Dilma e Marina, mas Luciana é destaque

Candidatos do PSOL e do PV fazem bem ao cobrar retratação do PRTB
121

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A disputa acirrada entre o senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) pelo segundo lugar contribuiu para esquentar o último debate do primeiro turno. As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta apimentaram ainda mais o duelo.

Aécio aproveitou o bom momento para atacar as duas principais adversárias, Marina e Dilma Rousseff (PT). No balanço geral das trocas de acusações entre Dilma, Aécio e Marina, o tucano foi o que se saiu melhor no debate da TV Globo.

Marina estava mais animada do que no debate da Record, no domingo passado. E Dilma não tropeçou. Apesar de ser a que tem mais dificuldade de falar de modo conciso, o que é importante num debate cronometrado, Dilma rebateu ataques sobre acusações de corrupção na Petrobras, Exemplo: a versão de Aécio de que a presidente não demitiu Paulo Roberto Costa, mas deu ao ex-diretor de Abastecimento da estatal “uma demissão premiada”, porque ele recebeu uma carta com elogios.

Nos bastidores, os jornalistas sabem que foi Dilma quem derrubou Costa da Petrobras, porque já suspeitava dele. Na versão oficial, ele pediu demissão. Fato: ele recebeu um recado do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para dar o fora, mas a carta com elogios traz dano político a Dilma.

Houve uma mudança de estratégia de Dilma em relação a debates passados. Priorizou perguntas para o tucano. Já há no PT quem prefira enfrentar Marina a Aécio na segunda etapa, porque a candidata do PSB se enfraqueceu. Ao perguntar para o senador tucano, Dilma demonstrou maior preocupação com Aécio do que com Marina.

Num debate à parte, os bons destaques foram Luciana Genro, do PSOL, e Eduardo Jorge, do PV. Luciana e Jorge fizeram bem ao cobrar de Levy Fidelix uma retratação em relação ao discurso homofóbico e de incitação ao ódio usado no debate da Record. Luciana, em particular, foi a que demonstrou a melhor oratória no debate e fez perguntas duras para Dilma, Aécio e Marina. Já o Pastor Everaldo, que mostrou despreparo em alguns temas, como no da Previdência, fez dobradinha com Aécio para desgastar Dilma.

Outro tema do comentário no “Jornal da CBN” foram as duas pesquisas mais recentes do Datafolha e do Ibope. Há um movimento contínuo de perda de força de Marina e de crescimento de Aécio. Se a eleição fosse uma pouco mais longa, Aécio ultrapassaria Marina. Mas o pleito é no domingo, daqui a dois dias. A questão é saber se dará tempo de Aécio chegar à frente de Marina até lá.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
121
  1. Daniel disse:

    As simulações de segundo turno realizadas pelo Datafolha (se estiverem corretas) confirmam o que eu tenho falado a algumas semanas:

    1- Aécio Neves será um adversário muito mais difícil para Dilma do que Marina. Ele tem um partido mais forte, mais organizado, presente em estados importantes como São Paulo, Minas e Paraná. Além do que, o vetor dele é de alta, o da Marina é de queda. Talvez os colegas petistas tenham se preocupado demais com Marina Silva (que foi facilmente desconstruída) porque ela representa muito mais uma abstração do que um projeto. E por suas próprias contradições, desmontou-se. E esqueceram-se do Aécio, por considerá-lo fora do páreo. E o mineiro já vinha demonstrando reação, enquanto Marina já começava a se mostrar um balão de gás, e os colegas petistas continuavam com a mesma coisa: bate em marina, bate em marina, bate em marina. Isso pode ser o maior tiro no pé que a sigla já deu.

    • fernando disse:

      calma, cada batalha na sua hora….o que noto é que todos veiculos não consideram que esta mais facil a dilma ganhar no primeiro do que ter um segundo turno, deve estar proibido pelas redaçoes, falar a palavra PRIMEIRO TURNO

      • Maria de lourdes r.s pateo disse:

        Eu acho que quem ganhou o debate foi a Luciana porem o mais preparado para governar um país com tanta desigualdade como o Brasil Foi A Presidente Dilma . os outros candidatos nanicos tem boas idéias que se o futuro presidente ou presidenta .prestar a tenção pode implantar para melhorar o Brasil.

      • maria disse:

        DISSE TUDO. rsrsrs

    • Eduardo disse:

      A questão é que em MG o candidato do PT vai ganhar a eleição no 1° turno, e isso via ser uma paulada p/ o Aécinho no segundo turno. Fora que o Aécio rebateu o que? Rebateu nada! Suas teses são o NADA! Puras mentiras e enrolações, tanto qto. da Marina, os dois, descaradamente, mentem, enrolam …, é isso!

    • Carlos Pereira disse:

      Mais uma perola da Dilma foi dizer que Aécio não seria capaz de melhorar seus programas de governo, que a propósito foram melhorados do PSDB. Bastava Aécio dizer que só com o Dinheiro economizado da corrupção já seria o suficiente pra melhorar todos os programas do Pt, além de possuir uma equipe capaz de entregar resultados melhores para o país. Se Aécio raciocinasse por este lado sua resposta teria ido pra história.

      • Claudio Amorim disse:

        O problema é que o PSDB é tão corrupto quanto o PT e o Aécio só vive do nome do avô (e ajuda o tio-avô). O PT e o PSDB se tornaram farinha do mesmo saco. Mas a Marina é fraquinha demais. E mais perigosa, pois é extremamente conservadora e manipulada pela Assembléia de Deus. Apesar de folclórico, o Eduardo Jorge é quem tem as melhores idéias.

      • LUIZ - SOROCABA disse:

        Carlos Pereira. Meus cumprimentos camarada. Bingo. Acertou na mosca.

      • Chico disse:

        Da corrupção do AECIOPORTO, é isso ?

    • Carlos Antonio disse:

      Daniel, aqui em minas o Aercio não ganha mais em nada!! Ele vai perder de lavada aqui. Podendo até ficar em terceiro..

  2. MARCOS ROCHA disse:

    Falta muito pouco para a Dilma ganhar no primeiro turno,mesmo que aja 2º turno nem um dois tem condições de ser presidente do nosso país.

    E seria muito bom que o Sr Aécio sopa de chuchu não chega nem no 2 turno

    • Jorge Honesto disse:

      o peixe morre pela boca…

    • marcio fraga disse:

      Marcos, ontem no debate da Globo ficou muito claro para todos a diferença de preparo do Aecio em relação a Dilma, a Dilma não consegue defender nenhum tema sem se perder. Foi o primeiro debate que assisti e antes dele eu ia votar na Dilma, mas mudei radicalmente meu voto para Aecio depois de assistir o debate até o fim ontem. A Marina mostrou suas fragilidades, realmente o Aecio é o mais preparado e acredito vai melhorar muito o Brasil.

      • Antonio disse:

        Os candidatos de preocupam muito em homofobia, racismo e se esquecem da educação, saúde e segurança. A Dilma é muito fraca, qualquer pessoa pode ser presidente da república, como ela mesma disse, tanto que até o Lula foi sem o segundo grau completo. O PT não sabe de nada e povo muito menos. O rombo na Petrobras ninguém me tira da cabeça que levaram muito mais. Sem contar com o mensalão com a quadrilha do PT. O pior de tudo foi elogiar um ladrão por ter roubado e manda-lo pra casa com uma tornozeleira e rindo do povo. Que vergonha!!!

        • Chico disse:

          O PT,não sabe nada de povo ? Sabe porque? Porque o PT é PRÓPRIO POVO – Trabalhador, que agora os seus filhos podem: fazer cursos técnicos, faculdades, ter direito de comer, casa para morar e pasmem – andar de avião.

          Como diz o nosso mestre LULA, é por isso que vcs, não perdoam o PT. Mas não se preocupem, agora vamos ter mais 4 anos para DILMA, depois adeus… Ou melhor H A D A D !!!

      • Carlos Resende disse:

        Marcio, o Aécio estava tão preparado no debate que ao ser questionado por Luciana Genro sobre uma de suas corrupções em Minas Gerais, ele ficou nervoso e a agrediu verbalmente.

      • jefferson disse:

        Marcio, como vc mente ein, vc nunca votaria na Dilma, o debate de ontem o Aécio não acrescentou nada, então meu caro, pq vc não fala logo que iria votar no Aécio mesmo… Dilma 13!!!

      • iris disse:

        Márcio,acho pouco provável que vc fosse mesmo votar na Dilma,mudar o voto de Dilma para a Luciana ou mesmo para Marina é compreensível, mas mudar de Dilma para Aécio?Seria o mesmo que deixar de torcer para o Inter e virar gremista,impossível,a rivalidade é imensa.Quem vota em Dilma não vota em Aécio, se der Aécio e Marina no segundo turno,provavelmente teremos 40% de votos nulos.Ou Marina venceria com mais de 60% dos votos.

      • jorge luiz pesquero disse:

        prezado Marcio,

        Marcio, vc fala isso porque não mora em Minas. O cara é tudo que tem de ruim. Não se pode se votar simplesmente em cima do que uma pessoa fala. Porque ele está em 3o aqui em Minas? Durante o tempo que governou Minas morava no Rio e deixou o estado de Minas com a maior divida da história. O estado hj não consegue nem pagar os juros da divida, sem contar o que termos que engolir de mentiras pela TV o tempo todo sobre o governo. Os maiores impostos estão aqui. Vote nele e verá se ele for eleito.

    • Vinicius disse:

      E acho que quem vota em DILMA ou e a favor da roubalheira ou faz parte dela sinceramente e inacreditável quem vota nesse partido corrupto que esta acabando com o brasil e os Brasileiros…..

  3. Ricardo A Guimarães disse:

    A Luciana usou o tempo para atacar outros candidatos sem demonstrar nenhum preparo, parece que pegou temas de redes sociais para polemizar e angariar votos de alguns grupos para candidatos a deputados de seu partido. Baixou o nível do debate as intervenções dela, isso sim.

  4. marcio disse:

    Não houve incitação ao ódio, o candidato simplesmente expressou sua opinião sobre a família. Vocês querem demonizar quem não concorda, a candidata do PSOL chegou a comparar levy fidelix ao Hitler. Vocês é quem têm ódio de quem não concorda com vocês e não o contrário.

    • Reinaldo disse:

      Marcio estou de pleno acordo com o que você falou, o Sr. Levi não fez nenhuma apologia a violência , esta apenas defendendo uma instituição que é frequentemente atacada por novelas e outros meios de comunicação, fazendo nos acreditar que tudo é normal. Não apoio violência, mas não somos obrigados à aceitar tudo que nos querem fazer engolir.

    • dirceu disse:

      Quero fazer coro com esse comentario,aproveito para dizer que é de candidatos como ele que pricisamos,candidatos que digam com verdade oque pensam sem fazer media com nenhum grupo,como os demais que se estao com catolicos fazem media ,se estao com evangelicos fazem media,se estao com espiritas fazem media,se com gays,fazem media ,só para ganhar votos,sem mostrar o que realmente pensam.

    • Julia Fernades disse:

      Concordo com você! o pessoal confunde muito e não sabe diferenciar o que é opinião e o que é preconceito! Estamos numa democracia ou não! Não temos direito a nossa liberdade de expressão? Eu tive muitos amigos que são gays, mas não compartilho da mesma ideia, cada um faz o que quer, mas não me obriguem a achar que é certo, uma coisa que não concordo! e não é por isso que sou homofobica…

  5. Roberto disse:

    Oh Kennedy: acho que vc viu um outro debate. Eu não vi esse debate que vc viu.

    No debate, vi um Aécio com retórica medíocre. Muito fraquinho.

    Vi uma leviana chamada Luciana, viceral e insolente, tentando, sem sucesso, “trepudiar” no candidato que expressou sua opinião a respeito dos gays, opinião que aliás é compartilhada pela maioria absoluta de cidadãos brasileiros, menos para os que estão desconectados com o dia a dia do povão e para os hipócritas.

    Vi um Eduardo falar sobre bons projetos, tecer boas análises, mas sem objetividade, sem atacar a questão de fundo.

    Vi uma Marina sem condições de alavancar. Uma nova política sem vigor, em verdade, sem rumo.

    No mais, um pastor conversa mole e uma presidenta candidata que só manteve postura.

    Foi uma grande piada…até o BOnner riu….

    O nível do debate foi péssimo.

    Quem ganhou com isso foi a Dilma.

    Pelo jeito, vai acabar levando no primeiro turno.

    Oh Kennedy, onde você está vivendo?

    Abçs

    • Bruno Rodrigues disse:

      Que mundo VC vive, meu caro. Todos que viram o debate são unânimes em afirmar que o Aécio foi o mais firme, embora não seja eleitor dele. A Dilma é absurdamente despreparada, quando tem que falar de improviso sem as colas do seu marqueteiro só fala abobrinha. Alô, acorda!

    • Garcia disse:

      Eu também vi o mesmo que o Kennedy, eu moro no Brasil, só que eu não sou fanatico e não tenho nenhuma preferencia partidaria

    • Tania disse:

      Cada um vê o que quer ver.

    • Flávio Antonio Galeazzi disse:

      Coitada desta Dilma… Levou um calhamaço de notas e nem mesmo consultando sua “cola” conseguiu expor seu plano, pois simplesmente não existe plano de governo. Um figura produzida pelo marketing que virou presidente do Brasil. Não sabe nada mesmo! A maça foi vermelha, agora está podre!

  6. Gilvan disse:

    De fato Kennedy, há que se lamentar o fato da eleição estar tão próxima. Efetivamente, havendo um pouco mais de tempo, aumentaria a chance do Aécio caminhar para o segundo turno e, possivelmente, tornar a vida da Dilma um pouco mais difícil (a Marina está fragilizada demais para encarar um segundo turno contra Dilma).

    Em relação à Dilma, o que parece é que ela está cansada. De um modo geral o que mais se notava era um flagrante desconforto da candidata, com as já habituais “caras e bocas” e o também habitual destempero quando é confrontada.

    Quanto a Luciana Genro, dizer que ela foi a melhor do debate só pode ser baseando-se na capacidade de argumentação (fruto de muita preparação para a guerra política da ultra esquerda). Idéias absolutamente ultrapassadas de uma formação socialista decadente, algo que jamais encontraria espaço no contexto mundial atual. Talvez em Cuba!

    Parece claro, no entanto, que a Marina Silva foi a principal derrotada da noite (pouco importa os nanicos). Efetivamente ela não estava bem, o que é uma pena. Tinha nela a esperança de retirar do poder o esse grupo que aparelhou o Estado e institucionalizou a corrupção como uma forma de manutenção do poder.

    • NORBERTO FRIAS disse:

      Simplesmente, apoio e não mudo o que disse o Gilvan, até porque, Quem governa este país, infelizmente, é o lula (com minúscula mesmo), o maior e mais poderoso corrupto que este país já conheceu.

  7. giorgio Murad disse:

    Não se pode deixar de enfatizar sobre o moderador, o pseudo-jornalista Wilian booner (sei la como escreve), TOTALMENTE PERDIDO NA SUA FUNÇÃO. Poderia ao menos guardar sua arrogancia em certos momentos, como quando Aecio citou FH na bancada e houve palmas da plateia.

  8. Lenner Neiva disse:

    Concordo com você Kennedy Alencar. Fiquei encantada com o jeito desenvolto da Luciana Genro e me decepcionei com o Aécio. Se mostrou em alguns momentos um certo destempero que me lembrou o Fernando Collor de Melo. Mudei meu voto.

    • claudio disse:

      Eu como você também mudei meu voto,achei que o Aécio vai vencer a eleição,vai acabar com a corrupção e os cabides de emprego instalados no governo.

  9. Djalma disse:

    Caro Kennedy,
    Não sei, isso não não faz parte da política, diretamente, mas faz parte do estilo. Precisa ter esta preocupação? O saudoso Noel Rosa já tinha uma profunda preocupação com o modo de vestir-se e, isso fica provado com a música “Com que roupa” … “Com que roupa eu vou ao samba que você me convidou”…[…]. Que roupa é aquela?, que blusa é aquela?, que gola é aquela que NÃO FOI SUFICIENTE para cobrir as saliências anatômicas. Meu Deus! Não sei mesmo o que passou pela cabeça da Marina ou, do seu estilista! Será que ele foi dispensado por corte de gastos? Não sei, mas uma coisa fica certa que quando alguém me pedir para julgar sua aparência ou estilo INDUMENTÁRIA, já tenho uma ou duas maneiras de responder. Você quer se apresentar como a Marina no último debate ou, quer dar uma demonstração de que sabe, pelo menos se vestir? Poderia ficar calado mas, acho que um “GUARDA-ROUPA” compatível com a posição que temos é o mínimo que podemos ter e USAR. Uma boa apresentação faz a diferença. Sobre isso, eu sei, alguém já me alertou.

  10. João Muller disse:

    Pelo despreparo dos outros candidatos , podemos afirmar com certeza, vitória certa da Dilma Coração Valente. O ideal seria no 1o turno, mas se for no 2o turno tambem esta bom.

    Pessoal de São Paulo, não votem em quem deixou a agua acabar. Fora Alckmin.

  11. Marlon Pinheiro disse:

    A Dilma saiu muito bem do debate, Ela foi muito atacada injustamente pelos concorrentes. Neste país quem promove a corrupção tem mais crédito do que quem tenta combate-la. O Aécio fala tanto e se esqueceu do mensalão mineiro do PSDB, do roubo no metrô de São Paulo do PSDB, obras com dinheiro público em fazendas de seus familiares, a Marina é muito fraca nas afirmações e a melhor do debate foi Luciana Genro que falou com clareza e segurança sobre todos os assuntos. Pense bem!

    • Joaquim disse:

      Marlon. Para você pensar…..
      Por que em doze anos de governo PT com maioria absoluta no congresso, não foi feita nenhuma CPI, sobre a privataria Tucana, ou sobre a compra de votos para a reeeleição, ou sobre o mensalão mineiro ou sobre o metro paulista??????
      Procure a resposta e tome cuidado com o seu voto.

  12. N VARONE disse:

    KENNEDY VOCÊ É 10 O MELHOR REPORTE POLITICO melhor candidato para ganhar é DDILMA 13 LUCIANA
    GENRO ESTA DE PARABENS PELA SUA CORAGEM QUEM SABE 2018

  13. Luis Ricardo disse:

    Olha Kennedy, discordo totalmente de você, ela é uma pessoa fanática pelo socialismo, e quer fazer com que o povo engula todas suas propostas que são fracas e sem respaldo nenhum, é bom deixarmos claro de quem ela é filha, Tarso Genro (PT), nasceu em berço de ouro vive em berço de ouro é fácil ficar sempre ao lado da minoria quando não se faz parte dela, pois sabe que quando chegar em casa tem seu confortável sofá, e sua geladeira cheia, o único que vi atacar o atual governo de forma tranquila e firme foi o candidato Aécio, de bom humor e serio em algumas horas mostrou todo seu preparo para governar o país, vamos parar com o achismo o Brasil é um país Capitalista e ponto. Vou de #Aécio45 rumo ao segundo turno e ao Planalto.

  14. Concordo quando diz que se houvesse mais tempo, certamente Aécio ultrapassaria Marina.
    Ela em queda, ele em ascensão.
    Particularmente acho que neste momento, o tucano seria a opção menos ruim para o país, uma vez que o PT, perdeu o controle sobre a segurança pública e a corrupção no país.

  15. José Carlos Damaceno disse:

    O que estes candidatos ainda não peceberam é que o povo não suporta a mesmice o Aécio por exemplo é candidato de uma coisa só ele fala na petrobras o tempo todo num segundo turno entre ele e Dilma fica facil provar que nos governos do PSDB em geral existiu corrupção muito mais que no PT e isso a Dilma não explorou neste primeiro turno.

    • Pasquale disse:

      O PT iria explorar o caso da Petrobras para o resto da vida.Como sempre fez com tudo,engraçado falam como fosse uma bobagem,uma fato irrelevante.
      Afinal para o PT,tudo é fruto da mídia golpista,e nada importa o que importa é o poder.
      Para continuar a iludir os menos esclarecidos.
      Povo ignorante tem um governo ignorante.

      • Antonio Carlos disse:

        O SENHOR COSTA, NADA MAIS É DO QUE UMA HERANÇA DO PSDB, ASSIM COMO FOI O MARCOS VALÉRIO, DO ESQUEMA DE PROPINAS DO MENSALÃO DO PSDB.
        Para quem não sabe, Costa entrou na Petrobrás em 1979, quando participou da instalação das primeiras plataformas de petróleo na Bacia de Campos.
        Suas primeiras indicações políticas dentro da estatal se deram em governos tucanos.
        EM 1995, SOB A GESTÃO DE FHC, é indicado como Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas.
        Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobrás. FOI DIRETOR, POR EXEMPLO, DA GASPETRO DE 1997 A 2000.
        Sua indicação para diretor de abastecimento em 2004, na gestão Lula, era o caminho natural de alguém cujas funções internas lhe permitiram deter informações estratégicas da Petrobrás.
        Sob a gestão Dilma, Paulo Roberto Costa foi exonerado, primeiro, e depois preso pela Polícia Federal.

      • jorge luiz pesquero disse:

        portanto vc é ignorante.

  16. E.Silva disse:

    Aécio é tão bom, que além de não ganhar a eleição para a presidência, vai ter o seu partido destituído do governo de Minas Gerais, pelo povo mineiro.
    Não adianta a mídia querer encher a bola do cara, pois a maioria do povo não o quer.

    • claudio disse:

      a coisa não é bem assim, espere a votação e depois vamos ver como é que fica. É nossa chance de colocar outo no comando do País e acabar com o aparelhamento do estado.

  17. Geri disse:

    Existe uma presidente, e adversários querendo o cargo dela, não poderíamos esperar que Aécio e Marina fosse jogar flores para Dilma. Na fala de Aécio e de Marina, o país tem que se livrar do PT, e reconstruir o Brasil, é uma piada daquelas que você conta, e quem tá ouvindo não entende nada, nem sabe se a piada acabou ou não. O modelo de governança no Brasil é um pacote já definido. O capital vai continuar com suas pressões, os trabalhadores vão continuar com suas reivindicações, os desempregados querendo emprego, o chamado terceiro setor querendo mais filantropia, e por aí vai… Quem assumir o Executivo sabe disso, olha que eu nem falei do Congresso Nacional, todo mundo sabe da pressão que o Executivo sofre dos parlamentares. Já que temos a reeleição, segue Dilma e pronto. Em 2018, outro cenário vai aparecer, aí cabe a gente avaliar.

    • Oswaldo disse:

      Meu caro, não há tempo para pensar em cogitações só em 2018. Estamos diante de um problema muito sério. Os militares não apoiam mais o governo do PT apesar do aumento que receberam. Perceberam tratar-se de um “calaboca” (termo usado para arrefecer setores insatisfeitos do governo). O PT de Dilma deu início em 2010 em uma das maiores intervenções dentro da PF. Instituíram um trabalho permanente de controle das fronteiras para o qual enviam os delegados federais por 60 dias em sistema de rodízio. A fala oficial do PT é que “as fronteiras precisam ser guardadas”. O problema é que essa postura é meramente ideológica. Todos os países de Primeiro Mundo têm o Exército como guardião das fronteiras exatamente porque é uma função que ele faz melhor. A PF não é uma instituição de policiamento ostensivo, tampouco é uma polícia da República. Ela é a única instituição com atribuição constitucional de investigação dos crimes contra a União Federal. O presidente da república é o chefe executivo da União Federal. O raciocínio é fácil: se você retira os delegados das investigações e os envia para ficar 60 dias de plantão nas fronteiras (quase sem o que fazer, o cenário não é tão ruim quanto querem que pensemos), a única coisa que se consegue é o atraso das investigações e o avanço da prescrição. Há muitos “companheiros” no PT que estão sendo investigados por crimes de altíssima relevância, praticados contra os cofres federais. Para eles seria um alívio se as investigações, de alta competência da PF, pudessem ser procrastinadas um pouco. O ministério público nada consegue fazer contra isso, está muito acumulado de trabalho e suas investigações já não acompanham mais o altíssimo nível e a eficácia das investigações da PF. Por tais razões, temos que pensar agora, não em 2018. As manifestações do ano passado já deram um basta nessa linha de governo. A hora ideal de mudar é agora. Um segundo mandato, como esse que está acabando, traria o risco das manifestações e consequencias perigosas para a paz social. O PT não é mais o mesmo e não é o mais indicado para o momento presente.

    • claudio disse:

      A hora de mudar é agora, temos que tirar os apadrinhados e acabar com a falta de honra dos atuais.

  18. Antônio Silva disse:

    Não sendo o PT na presidência, já é um progresso!
    Quem diria que chegamos nesse ponto: melhor que a quadrilha PTralha saia logo!!

  19. Cesar Dias disse:

    Kennedy, pela primeira faço comentário sobre suas colocações. Na minha modéstia opinião vc é um comentarista político equilibrado e sereno, bem diferente de outros da equipe da da CBN. Só permito não concordar com sua colocação sobre a participação do Senador Aécio. A Luciana “levantou a bola” para que ele, no maior canal de comunicação do país esclarecesse de vez a questão do aeroporto, e sem argumento, ele partiu para apelação, e não explicou nada sobre o aeroporto, como conseguiu pousar em aeroporto clandestino, quem autorizou tais planos de voos, enfim, perdeu uma chance única. Abraços.

  20. ALON disse:

    Estou deixando um comentário para ser o 14º. 13 não dá.

  21. Adriano Segura disse:

    Não concordo com sua opinião..Achei a Luciana muito bem no debate, porém o Aécio foi muito fraco, e estava meio nervoso. Dilma e Marina no mesmo nível.

  22. Daniele disse:

    Ví um debate pobre de propostas, exceçao pelo Eduardo que tentava dar alguma objetividade. Muitas acusaçoes e tentativas de ficar em evidencia para situaçoes eleitoreiras. Acho que nos proximos debates o organizador (Globo ou seja lá quem for) deveria elaborar uma pauta de objetos e propostas bem definidos para que os candidatos assumam uma posiçao clara perante o eleitor defendendo como será o seu governo sem ficar acusando ou agredindo. Definir só o tema, sem objetividade já ficou comprovado que só serve para acusaçoes.

  23. Marcos M disse:

    Para mim a Luciana e o Eduardo, são os que deveriam ser presos, são eles que incitaram o ódio contra o Levy Fidelix e claro a qualquer um que tem sua opinião conservadora, e tambem por fazer apologia ao uso da maconha e ao aborto, eu duvido que alguém que convive com algum viciado e/ou conviveu cuidando de alguma mulher depressiva, por ter feito aborto concorda com isso.
    O Brasil não pode perder tempo debatendo esses temas, enquanto não arruma as raízes dos problemas, tipo a EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, EMPREGOS, CORRUPÇÃO, ETC.
    Estamos fritos para Dilma o Brasil esta quase perfeito, e para o Aécio o Brasil era bom na época do PSDB.
    No Brasil que eu mora a 40 anos o Brasil era ruim e continuou ruim.
    Esta aqui meu desabafo

  24. LUIZ - SOROCABA disse:

    Se êle vai ou para o segundo turno ainda é uma incógnita embora eu não acredite nessas pesquisas que por aí voam porque , trambiques e manipulações com o PT tudo pode-se esperar, portanto maquiagem das pesquisas.
    Mas quanto ao desempenho de Aécio ontem a noite, foi impecável. Nota-se a desenvoltura e a familiaridade com os dados e os assuntos de interesse realmene do país abordados. A dona dilma insistindo apresentar índices de sucesso inexistentes e ilusórios. Embora não tenha nenhuma preferência pelo Everaldo, gostei muito do desfecho de boa noite onde êle pregou chumbo quente na presidente em relação à simpatia e protecionismo em favor dos açougueiros islâmicos do EI, na ONU além da descarada propaganda eleitoral. Mais um vexame bananeiro para o nosso país.
    Luciana Genro , como sempre focando assuntos que não trazem nenhum benefício como um todo ao Brasil. Seus delírios de alma ainda petista , se um dia no poder, transformaria o país nivelado sòmente pela pobreza, ou seja, suas idéias tem a marca cubana, coreanadonorte e algumas pitadas de velha albania. Aécio no segundo turno.

  25. rogerio disse:

    todos foram horriveis, a começar pelo mediador,horrivel atrapalhado, parece que a emissora perdeu seu padrão de qualidade,um debate feito as pressas,achei que o Aécio ia agredir a Luciana, qdo questionado sobre o aeroporto entregue a sua familia,o olhar dele era de um de um playboy contrariado qdo o papai não lhe da o carro desejado.

  26. Pasquale disse:

    Dólar supera R$ 2,50 e bate nova máxima desde 2008.
    Vai ter reflexo na inflação,e a super Dilma que não entende nada,
    Vai tomar que medida? Nenhuma,já que não está tomando e deixando o barco correr.
    E que se exploda o País,o negócio é permanecer na Mamata.

    • emcolera disse:

      Ainda bem q temos industria no brasil, que poderá suprir os importados mais caros, gerando assim mais emprego, e causando pouco efeito na inflação.

      Abraços.

  27. Ricardo Lombello disse:

    Em relação ao debate percebe-se que alguns candidatos com menor votação estão apenas para auxiliar as grandes legendas. Mas concordo que Aécio foi melhor suas perguntas e respostas mais coerentes, a presidente acuada e contraditória uma hora disse não precisar de experiência política para ser presidente outra hora que os programas sociais do Brasil só o partido dela sabe administrar, Marina perdida, vazia e com o mesmo discurso de plano de governo que sofre alterações por conveniência mas sem apresentar propostas, Eduardo Jorge sensato e conhecedor do que passa o Brasil, quanto a Luciana discordo creio que ela não vive nos dias atuais, mais o que importa e vermos o comportamento de cada candidato, onde mudei meu voto, e espero um 2º turma para melhor escolher o futuro presidente.

    • Daniel disse:

      Pegando o gancho sobre os comentários da atual presidenta, na sua primeira resposta, ela chegou a dizer que todas as pessoas podem ser corruptas, e o que precisa ter é instuição para investigar e punir… Esse não é um pensamento que espero de um presidente.

  28. antonio barbosa disse:

    Política no Brasil é igual ao futebol, todo mundo é técnico e todo mundo é entendido de política. Ser politizado no mundo atual é compreender como funcionam as relações de poder na sociedade local em que se vive e no mundo em geral. É entender que, por detrás das relações de troca de mercado existem relações de exploração; das relações de voto, existem relações de dominação; das relações de informação, um processo de alienação. É o marco das relações capitalistas de acumulação e socialistas de exploração, ambas baseadas na força militar e na propaganda do modo de vida que cada um julga melhor. Se por um lado chamam os capitalistas de imperialismo, por outro os comunistas socialistas tornaram-se ditaduras de exceção. É preciso entender que para ser politizado não necessariamente você deve pertencer a qualquer partido político, seja de esquerda, direita, centro ou qualquer outro. No que tange ao Brasil, estamos muito longe de sermos politizados, pela falta de investimento em educação básica e na união do povo para poder mudar o estado atual de corrupção. O individualismo do brasileiro garante o mau político, pois afastado cada vez mais do processo político, não luta pelo bem comum, e ao ver a impunidade se alastrar como praga em uma plantação, vai tornando-se descrente e permitindo o avanço de ideologias estrangeiras de dominação. O brasileiro é um pseudo conhecedor de política, mesmo àqueles que procuram se informar, o fazem superficialmente e ficam com um tipo de informação que não permite a ele discutir ou mesmo questionar o andamento da política do país. O fato é que para a enorme maioria dos brasileiros pensar dói. Muitos julgam que ser contra isto ou aquilo é ser politizado e a grande maioria nem sabe porque é contra. O verdadeiro politizado não é radical, ele pensa e argumenta sobre no que acredita e não fica atacando este ou aquele imputando apelidos depreciativos como forma de descaracterizar quem pensa diferente dele. Enquanto as pessoas julgarem que outros devam se preocupar com os destinos do país, vão continuar politicados e manipulados pelos que estão no poder, tornando-se massa de manobra e recebendo “esmolas” com uma educação mais voltada para o adestramento do que para o conhecimento. “A política é a arte de ler a mente do povo e fazer com que ele acredite até nada poder” (Antonio Carvalho Barbosa).

  29. Nandão disse:

    Olá pessoal !

    Dilma:

    Pelo que percebi do debate foi a presidenta se baseou apenas do discurso defensivo espera mais da candidata que não apresentou nada de novo que pudesse atrair o meu interesse em particular.

    Marina:

    Em relação a Marina tenho que fazer justiça foi a única dentre os principais candidatos que apresentou seu programa de governo, os outros dois imagino que não apresentaram para não se exporem à mídia e aos adversários, considero também que seja uma estratégia de marketing, ou seja quando não há um plano definido, não pode existir contestações, assim durante a campanha pode-se falar o que for conveniente ao momento, por essa razão a Marina foi e está sendo alvo de críticas já que escreveu o que irá fazer se chegar a presidência.

    Aécio:

    Considero que o mesmo tem boa influência politica, se preparou para a presidência, é bom em oratória, propôs algumas mudanças, o que me chamou a atenção foi que o mesmo admitiu que será necessário esforços conjuntos de pessoas especializadas em cada necessidade dos brasileiros, porque acho de extrema importância que seja considerado que ninguém pode fazer nada sozinho, ele propôs uma politica mais participativas em resumo foi um bom “jogador”.

    LUCIANA:

    Na minha avaliação uma candidata muito fraca e com poucas propostas a nível macro para o Brasil, tem por vezes opiniões extremistas, acredito que para gerenciar um país é necessário uma postura centrada e equilibrada, sua participação na minha opinião ofuscou o brilho do debate.

    RESUMO:

    O BRASIL PRECISA DE MUDANÇAS , ISSO É FATO, ACHO QUE ATÉ AS CRINÇAS SABEM DISSO, AS

    MUDANÇAS SÓ OCORREM POR AÇÕES, ESSAS AÇÕES DEVEM SER DIFERENTES PARA QUE OS

    RESULTADOS SEJAM DIFERENTES, PARA TOMAR DECISÕES DIFERENTES EXISTEM DUAS

    POSSIBILIDADES:

    1ª – QUEM REALIZA AS AÇÕES MUDA DE PENSAMENTOS E CONVICÇÕES PARA MUDAR O CONTEXTO ATUAL

    2ª – TROCAR QUEM TOMA AS AÇÕES.

    SE NENHUMA DAS POSSIBILIDADES OCORREREM, FICARÁ TUDO COMO ESTÁ OU AINDA PIOR.

    AS MESMAS AÇÕES = MESMO RESULTADO.

  30. Jose Paulo Carneiro disse:

    O Aécioporto não ganha nem em Minas Gerais. Que vergonha. Depois que ele arrochou os professores e todo funcionalismo publico mineiro, ninguem vota nele.

  31. João disse:

    Não concordo que Aécio tenha se saído melhor nesse debate, pra mim em alguns momentos ele se desequilibrou como quando foi confrontado por Luciana Genro e em outros ele foi arrogante mesmo. A Dilma foi saco de pancadas, de modo que a situação Petrobrás e do País hoje não teria como ser diferente; e não se saiu bem dos ataques e em outros momentos fugiu do tema das perguntas. Marina foi mais incisiva e convincente que seus principais adversários, essa pecha de estar em queda e de ser “frágil”, somada a sua aparência, é algo que vem sendo repetido como um carma pela propaganda do PT E DO PSDB e pela mídia e institutos de pesquisa que entraram na campanha difamatória, mas que não se sustenta em uma análise objetiva de suas palavras e atitudes. Eduardo Jorge foi o melhor, mais objetivo, correto e preciso em suas opiniões. Pastor Everaldo se limitou em levantar a bola para os outros cortarem encima da Dilma. Luciana Genro e Levy Fidelix falaram pouca coisa de que se aproveite.

  32. Robson Medeiros disse:

    O Levy Fidelix enquadrou direitinho e destruiu os candidatos Eduardo Jorge e Luciana Genro, ao enfatizar que não incita o ódio ou violência com os cidadãos da comunidade LGBT e, apenas faz uso da liberdade de expressão para manifestar opinião contrária. Além disto junta-se o fato do Levy lembrar aos dois o fato de serem a favor da liberação da maconha e, considerando o fato de que a venda da maconha é crime então Eduardo Jorge e Luciana Genro estariam fazendo apologia ao crime.
    Contudo, coerentemente permitindo a liberdade de expressão da qual faz uso o Levy Fidelix, que por conta de tal apologia poderia entrar com uma representação contra os dois e não vai fazê-lo.
    E o que a Luciana Genro respondeu sobre o que ele disse ter estudado a vida dela e ter passado por Cuba. Venezuela e Colombia ? Nada vezes nada, vezes nada, vezes nada, ou seja, quem cala concorda.
    Resumindo a opera, liberdade de expressão agora tem limite, e o limite é : Não se pode manifestar opinião contrária a homosexualidade, o que neste caso passa a ser homofobia, mais e sobre a maconha ? Ah ! Maconha pode ué.
    O próprio Levy afirmou que não vai ser eleito, os votos em branco, nulos e o indecisos não um número que vai definir as eleições, então, eu sugiro que quem vai votar em branco, está indeciso ou pretende anular o voto que vote no Levy, eu não vou fazê-lo pois já tenho minha convicção definida.

  33. wilian disse:

    A Dilma dá 50 milhões de bolsa família. Como assim ? Quer dizer que são 50 milhões na linha da pobreza! E quantos eram a 12 anos atras quando o PT assumiu o governo ?
    Segundo o IBGE ( se é que da pra acreditar também ) o Brasil tem 200 milhões de habitantes, ou seja 1/4 recebe bolsa familia! Ao mesmo tempo ela diz que o Brasil é a 5ª economia do mundo. Como assim ? A velha politica do pão e circo.

  34. Wagner de Araujo disse:

    Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá tanto lá quanto cá!

  35. Passos disse:

    Concordo, o Aecio foi muito bem. Mas os 37% dos eleitores que recebem “bolsas” vao pesar contra ele.

  36. Victor RJ disse:

    Kennedy,,,,,mas não entendo essa promoção dessa candidata sem qualquer expressão, assim como os outros dois candidatos que temos que engolir, que nem deveriam estar nesse debate (mas como é obrigatório,,,blábláblá,,,). Essa candidata NÃO TEM PLANO DE GOVERNO,e somente ataca outros candidatos. Medíocre é pouco para ela, não tem postura política,,,acho não,tenho certeza e também acho que você não viu o debate! …Por sinal,,só vimos mesmo “debate”, o que deveria ser apresentação de planos de governo visando um Brasil melhor e com qualidade de vida, somente assistimos acusações e a essa candidata que se refere que deveria estar em casa.
    Difícil entender essa mídia…mas é o que merecemos!
    Até…

  37. Beto disse:

    Vcs não sabem de nada!! O melhor foi o Pastor Everaldo arrebentou a Dilma. Já o Aécio com aquela risadinha não convence nem ferrando. Não vi onde ele foi melhor.

  38. willians disse:

    Achar que esse ou aquele candidato foi melhor, é muito da “afinidade” que se tenha com ele. Dilma pode ter passado insegurança e mentirosa pra uns. Aécio idem, Marina tb…Mas pra outros, podem ter passado a ideia de firmes, transparentes, seguros etc. Mais ou menos como torcida de time de futebol qdo ve um jogo…É só ver os comentários aqui mesmo…

  39. EDUARDO JORGE disse:

    Gostaria de saber qual a razão de um debate de tamanha importância para o futuro do país, transmitido pela emissora de maior alcance e audiência, iniciar-se às 23 Hs. A Globo deseja esclarecer o eleitor ou, mais uma vez, promove um desserviço à nação, mostrando a todos quem manda no Brasil?

  40. Daniel disse:

    Caro Kennedy, gostaria de adicionar um ponto na sua análise.
    A proposta infeliz da Marina de dar um 13 salario para o bolsa familia, numa tentativa de angariar os eleitores do PT da classe E. Esse comentário fez eu mudar meu voto dela para o Aécio, que, realmente, apresentou um postura e argumentos mais dignos de um presidente. A Marina parece estar debilitada fisicamente… passa uma imagem de fragilidade. Infelizmente não da para ser presidente. Sem comentário para a Dilma, ruim de mais.

  41. Pela curva de desempenho dos candidatos nas pesquisas, mais do que Aécio chegar na frente de Marina o que mais parece uma torcida, a possibilidade maior é a vitória de Dilma em primeiro turno.

  42. Roberto Barnabe disse:

    Todos deste post afirmam: O Aécio foi o melhor, a Dilma vai ganhar, todavia se estes ganharem o direito de administrar o Brasil por mais 4 anos, quem votar no PT ou PSDB novamente não poderá reclamar se tais partidos fazerem o que sempre fizeram, ou seja, prometer e não cumprir.

    Ao que tudo parece, o brasileiro gosta de ser enganado, pois se eu fui enganado uma vez por alguém, com certeza não repetirei o mesmo erro. Pelo jeito, a maioria da sociedade brasileira gosta de repetir o erro mais uma vez votando no PSDB (Partido da Elite e que gosta de Privatizar) ou o PT (Partido que contém uma cúpula de ladrões que fazem compra de votos indiretos com Bolsas Familia, etc).

    NENHUM DOS “PRESIDENCIÁVEIS” COMENTOU SOBRE A QUESTÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL, ISTO É, SE UM ESTADISTA DAR VALOR PARA O SETOR DE SERVIÇOS E PEQUENAS EMPRESAS E, ESQUECER A INDÚSTRIA, QUE ESTÁ JOGADA NA LATA DO LIXO, SEREMOS EM BREVE UMA NOVA GRÉCIA QUE TEM APENAS O TURISMO COMO FONTE DE RENDA PARA O POVO.

  43. Tatiana da Silva disse:

    Luciana só foi no debate pra chamar atenção, porque propostas eu não vi ela apresentar, tadinha! Agora o Aécio foi o melhor de longe, respondeu muito bem aos ataques e perguntas, sem perde o humor e a postura! O Aécio me representa, eu voto 45!

  44. Jose Horacio Priess disse:

    Chega até ser engraçado que muitas pessoas só dizem que a urna “não
    funciona, que é falha e vulnerável a invasões e alterações” apenas qdo
    os políticos eleitos são de esquerda… Qdo elege da direita a máquina
    é ótima (caso de SP)

    Pra mim, política é a arte do possível… Tbm neste ano, eu e minha
    família iremos de DILMA. Uma senhora sem grandes e monetarias
    ambições, com um bom grau de conhecimento sobre uma infinidade de
    temas e questoes, durona como uma boa mae de filhos que ainda precisam
    de muita “correcao”, e como avó que realmente é, no fundo com um
    grande e doce coração…, o que a faz se entregar por este país e seu
    povo, suportando tanta maldade em sua volta…

    Abco, boas eleicoes para todos… E não esqueçam, é DILMA 13 no domingo!

    • Pasquale disse:

      O 13 é um número que dá muito azar,não sou eu que falo, vejam sexta-feira 13.
      Então quem votar no 13,tem uma explicação no esoterismo que a pessoa que votar atrai para si mesmo 13 anos de um azar brabo.Daqueles que não sai mais,então eu não arriscaria.
      Então escolham outro número,menos o 13.
      Estou querendo o bem dos eleitores,depois não digam que não avisei…13 anos de azar.

    • douglas disse:

      Se as urnas não são confiáveis dito pela oposição então Aécio foi eleito senador como???

  45. Fabio Vidal disse:

    Finalmente alguém colocou essa mulher no lugar dela, é muito fácil e conveniente ser franco atirador. Não aguentava mais a esquizofrenia no discurso de Luciana Genro

  46. Ronaldo disse:

    A grande verdade é que ninguém apresentou propostas factíveis. Estão todos focados unica e exclusivamente em ascender/manter o poder. O PT já está no poder a 12 anos e mostrou bem que não é capaz, falta de oportunidade não foi. Marina é uma incógnita pois foi se alojar em um partido que não tem a minima articulação interna, uma baderna sem fim que já está em guerra interna sem mesmo ascender ao poder. Vou depositar um voto útil em Aécio pois acredito ser o menos pior de todos, seu partido no governo FHC teve que tomar decisões austeras para manter a credibilidade em um momento difícil do país o que causa uma certa rejeição inicial.

  47. Max Antonio disse:

    Kennedy, não precisa ser muito inteligente para se observar de que o melhor e mais preparado candidato é o Aécio Neves. Tem mais postura, mais experiência, aptidão e empatia para governar. No caso da Luciana Genro, está mais perdida que cego em tiroteio. E aí a demagogia fala mais alto.

  48. Jefferson Hernandez disse:

    Se eu tivesse uma grande empresa e tivesse que escolher uma daquelas pessoas para gerencia-la, escolheria a Dilma é a única que mostra um entendimento mais profundo de todos os temas discutidos é também a que mais falou sobre seu plano de governo.Os outros ficaram criticando e discutindo os temas que dominam os pensamentos atuais em rede. Achei meio engraçado até o apresentador se perdeu e realmente a Luciana Genro foi a bailarina desse patético circo da politica brasileira.

  49. Victor disse:

    Olá, Kennedy!

    Infelizmente, vivemos em um país que ainda não aprendeu a lidar com a democracia em toda a sua plenitude. É urgente uma reforma política para que o processo eleitoral seja realmente democratizado. Do jeito que está não pode continuar! Os três principais candidatos, ou seja, os três que mais receberam financiamento, debatem apenas superficialmente e de forma genérica temas que realmente importam para o dia a dia do cidadão comum.

  50. Jose Maria disse:

    Dilma afastou Costa recentemente, isso depois do escândalo da refinaria de Pasadena, quando o mesmo foi qualificado como funcionário exemplar e transferido para outra função de grande porte na Petrobras. Dilma é responsável sim, por toda essa trama, afinal era ela a presidente dos negócios da empresa em questão, a Petrobras. E os prejuízos, cerca de um bilhão e trezentos milhões de Dólares como fica, quem paga essa conta, o povo?

  51. Eda Costa disse:

    Luciana continuou fazendo o que fez em todos os debates, seu showzinho particular. Aécio é sem sombra de dúvidas o melhor candidato, Dilma e Marina ficaram absolutamente ressequidas com as perguntas do tucano! Eu vou de Aécio!

  52. Luiz Francisco Guimarães disse:

    Não vi o Aécio mais firme e preparado. O que eu vi foi ele totalmente fora de si quando a Luciana Genro enfiou o aeroporto do titio goela abaixo com a chave da porteira e tudo. Aécio já tem modus operandi para pressionar jornalistas ( faz isso em Minas) e de repente terá vontade de construir mais aeroportos nas fazendas da família.

  53. gesiel disse:

    O AECIO LEVOU UMA SURRA DAS CANDIDATAS NO DEBATE, por 2 motivos que acompanha a campanha dele DESDE O INICIO: A FALTA DE PLANO DE GOVERNO, E NÃO EXPLICAÇÃO DAS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO GOVERNOS DO PSDB E DO DELE PROPRIO! Com a Marina: O Aécio ficou sem ação quando ele disse que ela não saiu imediatamente do PT na época do mensalão do congresso, e ela respondeu que ele também não saiu do PSDB na época do mensalão mineiro e das denuncias da compra de voto para a reeleição do FHC; Com a Dilma idem, quando ela falou que o governo dela não engavetava investigação de corrupção, e foi o governo que mais criou mecanismo de combate a corrupção, enquanto que o trensalão do PSDB daqui de São Paulo, está sendo apurado até pelo governo da Suíça, e que a inflação no governo dela está a 6,5% e que é a metade do que a inflação que o Arminio Fraga, que ele Aécio anunciou que seria o seu ministro da fazenda, DEIXOU NO GOVERNO FHC; E com a Luciana Genro, ele perdeu a compostura, quando ela cobrou explicações sobre o AECIOPORTO. Portanto o Aécio FOI PIOR NO DEBATE.

  54. ana maria da silva disse:

    A DILMA VENCERÁ AS ELEIÇOES POIS ELA É A MELHOR

  55. dudu disse:

    Show!!!por favor, alguém totalmente despreparada para o debate a nível presidencial. outra coisa alguém precisa ensinar a constituição a essas pessoas. liberdade de expressão e pensamento é constitucional, sou livre para pensar o que quiser, na lá é só ler. o Fidelix não fez apologia nenhuma, apenas mostrou o seu penamento. agora no Brasil tudo é intolerância, intolerância é não aceitar que pessoas pensem diferente do resto da sociedade, ai vira “radical” e “extremista”, por favor isso é constituição, a gente pensa do jeito que acha certo, isso é democracia.

  56. EDUARDO AGUIAR disse:

    Prezados, será que quem quer votar na DILMA por mais 4 anos não lê Jornal e a Veja sobre toda a corrupção na Petrobrás e outros orgãos do Governo? Para mim a candidata do PSOL é completa, pena que o povo brasileiro só vota em candidatos que estão na ponta das pesquisas eleitorais, mas pare para pensar….2.500 pessoas representam quanto em uma população votante de quase 100 milhões? Creio que a manipulação ocorre a mais de 50 anos e continuamos a acreditar que nosso voto tem que ser para os canditatos da ponta sem ao menos ter conhecido a fundo as propostas e se as mesmas podem ser realizadas, caso por exemplo do aumento do salário minimo por exemplo para mais de R$ 2.500,00..como o país poderia em um curto espaço de 4 anos passar dos atuais R$ 724,00 para mais de R$ 2.500,00? Em fim pensemos que as pesquisas não podem manipular nossa vontade e ideias para um Brasil mais justo, menos corrupto, com saude e ensino de qualidade, assim veremos um pais crescer de maneira sustentável e continua!abraços a todos

  57. Pasquale disse:

    A Dilma leva um catálogo com ela,só responde consultando o que esta escrito.Ela não sabe nada,e fica virando as folhas conforme a pergunta.
    Se alguem retirar o catálogo dela vai ficar muda, já que não conhece aquilo do que esta respondendo.
    Qualquer pergunta e começa a viração de páginas.
    É muito esforçada,eu não voto nela porque não vou arriscar 13 anos de azar.

  58. Geraldo disse:

    É interessante como a necessidade de derrubar um candidato costuma torcer e distorcer a verdade. A novela desgastada do aeroporto de Claudio é um exemplo disso. Nasci na cidade de Claudio onde quando criança, há mais de trinta anos costumava soltar papagaio no aeroporto de terra que hoje está asfaltado, ou seja muito antes do Aécio entrar na política os teco-tecos já ali pousavam.Como o Aécio Já esclareceu o aeroporto de Claudio foi apenas mais um dos inúmeros que foram melhorados em toda Minas Gerais. Mais que leviandade é desonestidade usar esta inverdade para prejudicar um candidato muito mais preparado de quem critica.
    Infelizmente é a cultura política do pais.

    • Guimarães disse:

      Uai ômi. E porque o titio (dono da fazenda e parente do Aécio) tranca a porteira e fica com a chave. Isso não é jogar dinheiro público em patrimonio particular.

  59. Nilson disse:

    Kennedy.
    Não vi nenhum proveito no Debate não. Achei na mesma linha das outras TVs, onde se viu os candidatos mais preocupados em fazer acusação ao adversário do que expor o seu programa de governo. Enfim só se atacaram e na mostraram ao povo o que pretendem fazer. Vejo nos comentários acima que alguns falam em mudança. Mudar o que? Se ninguém fala o que vai fazer. Só acusam uns aos outros. Essa história de mensalão e Desvio na Petrobrás tanto de um como de outro partido já cansou. Todo mundo já sabe disso e não me venham com a história que se outro candidato ou Partido entrar no governo a corrupção vai acabar, não acabará nunca. As opções existentes são todos do mesmo nível, tudo farinha do mesmo saco. Por isso acho que a Dilma ganha no primeiro turno. Seria bom que se economizava nos custo de um possível segundo turno.

  60. Wladimir disse:

    DILMA Criou:
    Pronatec
    ProUNi
    Ciências Sem Fronteiras
    Melhoria do FIES
    Lei do MEI – Micro Empreendedor Individual
    Super Simples
    Desemprego abaixo dos 6%
    Pleno Emprego….
    Regulamentação das Domesticas
    Mais Médicos…

  61. Margareth Vidal disse:

    Na minha opinião o Aécio se saiu melhor devido a segurança em falar e parece-me ser muito centrado.Porém, NÃO vi nenhum DELES esmiuçando o básico para se viver como:
    -SAÚDE,EDUCAÇÃO,ECONOMIA,SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL QUE TODOS SABEMOS É O MÍNIMO QUE PRECISAMOS TER PARA VIVERMOS,PELO MENOS, DIGNAMENTE.HOMOFOBIA,ISSO UM DIA PASSA,NOVA OU VELHA REPÚBLICA,QUEM INVENTOU A RODA,GENTE ISSO DAÍ É FICAR DANDO MURRO EM PONTA DE FACA.TEM QUE OLHAR OS CANDIDATOS COM OLHAR SEM EMOÇÃO,PORQUE ESSA NÃO LEVA NINGUÉM A LUGAR NENHUM.PRECISAMOS TER UMA FITA MÉTRICA NO OLHAR, ONDE PELO MENOS O BÁSICO QUE O SER HUMANO TEM QUE TER, ENCAIXE NESSA MEDIDA.Essa MEDIDA seria o candidato ter ética, ser honesto e passar segurança,porque é horrível pisar em areia movediça.Tá difícil!!!

  62. Arev disse:

    Eu só quero não mais ver a cara da Dilma, Renan Calheiros, Lobão, Mantega etc. Nem Marina nem Aécio vai mudar este país. Por que não temos mais estadistas? O Brasil está literalmente nas mãos de LADRÕES. Se Dilma ganhar estamos perdidos, qualquer um fará melhor que ela. Não temos mais o que fazer a não ser votar no menos pior. VAMOS DE AÉCIO MEU POVO, POR FAVOR!

  63. Railson Fidélis disse:

    Tenho 21 anos. Moro na periferia de São Paulo e ler os comentários dos leitores deste blog ajudou a decidir meu voto no domingo. Infelizmente trabalho e estudo e não estou com tempo para assistir ao horário eleitoral ou debates. As informações que tenho são as de blog como estes e as páginas dos candidatos. Achei realmente que a Luciana Genro é a candidata mais coerente em todas as peças que vi/li. E amigos, sim, O LEVY é um idiota.

  64. Andre Paroli disse:

    Levi Fidelix , disse uma Verdade, Uma Minoria Barulhenta quer impor uma opinião , que a Maioria rejeita , na sociologia Brasileira, e na cultura do povo Brasileiro , ´´TOLERÂNCIA não e sinal de ACEITAÇÃO´´, quanto a Politica Primeiro Turno : DILMA x AECIO , Segundo Turno vence : AECIO , quem viver Verá.

  65. Bello Tavares disse:

    Com todas as possibilidades de mudança e o povo brasileiro insiste em querer permanecer na mesmice. Não entendo porque quererem manter no poder um governo envolvido e acobertando tanta corrupção (é isso o que eu vejo divulgado todos os dias na televisão). Ou os meios de comunicação exageram excessivamente no que divulgam ou o povo brasileiro esta totalmente alienado. Vai entender. Abração !

  66. Otavio Almeida disse:

    Luciana Genro foi destaque só na baixaria dela com o Levy, tirando isso deu Aécio e é o que vai dar amanhã!!! Aécio presidente!!!!

  67. Leandro Alves disse:

    Luciana não é destaque nem em escola de samba da rua dela, imagina no debate. É na verdade uma tremenda de uma boboca, cheia de se achar. Já conseguiu uns minutinhos de fama, tá bom pra ela.

  68. lucio neves disse:

    Aqui já na Bahia pelo menos nas cidades onde há informaçoes, e pensamentos
    para um Brasil melhor é acreditavél que Marina esteja plenamente qualificada
    para ser presidente… onde suas propostas foram de altissimo planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 21:13:06