aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-10-2014, 11h14

Aécio seria mais difícil para Dilma que Marina

22

Postado por: ISABELA HORTA

Seria mais difícil para a presidente Dilma Rousseff (PT) enfrentar o candidato Aécio Neves (PSDB) em um eventual segundo turno. O tucano esteve praticamente fora da disputa, chegando a ficar vinte pontos atrás da ex-senadora. Se chegar à segunda fase da eleição, terá ânimo para fazer uma disputa dura. O confronto entre PT e PSDB será tão quente como foi a desconstrução de Marina Silva (PSB).

O PSDB acusará o PT de ser “boliviariano”. Apontará que uma eventual vitória petista seria um risco às instituições. Esse discurso foi usado até por aliados de Marina na reta final da eleição. Mas o Brasil é diferente da Venezuela. Não há risco nenhum de “bolivarianismo”. Isso é bobagem.

Já o PT usarará a velha acusação de que os tucanos governam apenas para os mais ricos. Esse também é um discurso indevido, porque o Plano Real, que acabou com a inflação no Brasil, beneficiou os mais pobres.

Os petistas ainda estão divididos em relação a qual candidato seria mais fácil de enfrentar no segundo turno. Uma ala do PT prefere Marina, porque a ex-senadora vem perdendo força nas últimas pesquisas. Para outro grupo, seria melhor enfrentar Aécio. Seria um polarização já conhecida há cinco eleições, das quais os petistas saíram vencedores nas últimas três vezes.

No entanto, na simulação de segundo turno da última pesquisa Datafolha, a diferença entre Dilma e Aécio é de apenas seis pontos percentuais. Essa situação não é confortável para a petista. Uma alteração de três pontos percentuais na candidatura do PT levaria a empate. Seria complicado, portanto, enfrentar Aécio.

*

Na pesquisa Datafolha, a distância de Aécio para Marina é de apenas dois pontos percentuais nos votos válidos. Mas o que vale é a tendência. É isso que faz Aécio ser o favorito para o segundo turno, após uma campanha duríssima.

A principal razão para queda de Marina foi o bombardeio que ela sofreu do PT e do PSDB. Mas a candidata do PSB também não soube reagir.

Marina se sente traída pelo PT, porque militou no partido durante anos. Acha que os ataques foram muito intensos. Considera também que Aécio foi desleal quando a comparou a Dilma em uma propaganda política em que as candidatas foram colocadas como as duas faces da mesma moeda.

Se a candidata do PSB não passar para o segundo turno, o mais provável é ela mantenha neutralidade. Não deve declarar apoio a nenhum candidato. Mas o PSB tem setores próximos ao PT. E, em São Paulo, os socialistas são ligados ligados ao PSDB de Geraldo Alckmin.

*

As apostas que o ex-presidente Lula fez para o governo de alguns Estados estão indo mal. Não são bons os desempenhos de Alexandre Padilha (SP), Gleisi Hoffmann (PR) e Lindberg Farias (RJ).

O PT paga o peso de ter se confundido com corrupção. Ao longo dos últimos anos, fez acusações contra o Supremo. Personagens como André Vargas, deputado federal que se desfiliou do PT, são mais comuns do que se imagina. Nos Estados mais conservadores, como São Paulo e Paraná, isso gerou rejeição maior ao petismo.

Em Minas Gerais, Aécio Neves cometeu um erro estratégico. O candidato tucano, Pimenta da Veiga, é um político habilidoso, mas estava afastado da política mineira havia muito tempo. A tendência, por ora, é que o candidato petista Fernando Pimentel vença neste domingo.

Comentários
22
  1. Carlos N Mendes disse:

    O Plano Real (que NÃO foi uma obra tucana) pode até ter beneficiado os mais pobres, mas as privatizações não. Muito pelo contrário, a conta ainda está sendo paga e provavelmente meu filho vai ter que reservar parte de seu futuro salário para tampar o rombo tucano nas contas de todos os cidadãos.

    • Helio.a Oliveira disse:

      Os tucanos só venderam empresas quebradas.Melhor seria ter vendido todas,inclusive a Petrobrás,assim não ficaria nada para o PT dilapidar…

    • Edvaldo Florêncio de Barros disse:

      Amigo, não diga bobagem.
      A privatização da Eletrobrás, trouxe a telefonia à grande maioria da população.
      A privatização da Embraer, transformou-a em líder no segmento de jatos no mundo.
      Me parece que você desconhece todos os dados do governo.
      Inflação de +de 900% ao ano, você lembra? Penso que nunca leu esse tipo de informação!
      Das 10 melhores estradas do Brasil, 10 estão em SP.
      Não diga bobagem, leia mais e se informe rapaz!

    • Amil S. G. Ferreira disse:

      Carlos, desculpe-me, mas ou você adaptou uma fala do Lula que sempre fala coisa com coisa ou você não sabe o que está dizendo. A sua mensagem é desconexa. Um dos princípios básicos do combate a inflação no plano real foi exatamente a privatização da empresas estatais. Empresas estatais davam prejuízos enormes aos cofres públicos, porque os empregados, muitos filiados CUT não queria trabalhar, eram greves em cima greves e para tapar o rombo o governo tinha que emitir moeda. E emissão de moeda acima da variação do PIB é o combustível mais poderoso para alimentar a inflação. O plano real beneficiou enormemente o pobre que não podia deposita o seu salario no banco em uma conta remunerado e o dinheiro evaporava no bolso. Não se conseguia sequer financiar um carro. Depois que a ameaça contra o plano real acabou com a chegada do Lula ao poder, preservando a política economica do governo anterior o brasileiro que trabalha leva o contra-cheque a uma agência de automóveis e sai com um carro zero. Portanto meu caro mude o discurso porque se não será comparado ao Lula que além de ter se transformado num grande corrupto, só fala merda. Se bem este seu discurso está parecendo muito com os dos bloqueiros financiados pelo PT. Nunca votei num candidato do PSDB a presidente, mas votei no Lula em 1989, 1994, 1998 e 2002. A partir de 2006 não votei mais no PT porque o PT se tornou Num ícone da corrupção moderna, como eu votava no PT exatamente pelo discurso dura contra a corrupção o PT para mim se transformou no que era o PDS do famoso MALUF que hoje é um grande aliado do PT juntamente com SARNEY, FERNANDO COLOR, RENAN CALHEIROS.

    • Carlos disse:

      O plano Real foi uma obra do psdb SIM, acabou com a inflacao com um so golpe e trouxe beneficios a toda populacao. As privatizacoes sao corretas, na telefonia, antes totalmente antiquada, houveram enormes progressos tecnologicos depois das privatizacoes, o que nos da a certeza que governos devem administrar paises e nao empresas que se tornam cabides de emprego nas maos dele e permitem, por exemplo, o saqueamento da Petrobras pelo governo atual. O maior vacilo do psdb foi a criacao da re-eleicao que deixou os detentores das chaves dos cofres da Nacao em vantagem para manipularem as verbas publicas em seus proprios beneficios para se perpetuarem no poder. Realmente brasileiro tem memoria curta e esqueceu os progressos de um passado recente trazidos pelo psdb, porem nao pode continuar ignorando os desmandos e abusos cometidos pelo atual governo do pt e seus aliados.

      • David Dias disse:

        É o pior cego é aquele que não quer ver e além do mais os petistas são fanáticos e não enxergam a realidade vive de sonhos pois nem agora com tudo o que esta amostra ainda acreditam no sapo barbudo e seus asseclas veja o que fizeram mas estão tendo e terão a respostas nas urnas pois o povo não é petista e nem apreciam Ali Baba ainda mais com quatrocentos ladrões. Eu trabalhei com os petistas quando funcio9nário público e sei que são incompetentes e revoltados mas não reconhecem. Adeus petistas e se quiserem continuar na política aprendam a ter brio, hombridade e capacidade.

    • Rodrigo Maciel disse:

      Que país você vive Sr. Carlos N Mendes ? Não foi o PSDB que fez o plano real? Quem foi, o PT? Medíocre seu comentário !

    • Flávio Rocha disse:

      É uma não reconhecer que o plano real foi do PSDB, isto ficou claro. Porém esta não é a questão. O que o eleitor tem que aprender é votar. Isto significa tirar o PT do poder, da presidência e dos governos estaduais. Temos que ser intolerantes com os corruptos. A tartaruga que foi colocada no poste, deve ser retirada por todos aqueles que a colocaram. Quanto ao rombo, não há rombo maior neste governo do PT. Ainda vamos pagar esta conta durante muitos anos. A inflação já está prometida. O desequilíbrio fiscal está uma vergonha. E os governantes não estão nem aí.
      Armaram uma bomba, e ela vai explodir a qualquer momento.

    • Carlos N Mendes disse:

      O Plano Real foi obra de Itamar Franco, dizer que foi obra do então ministro FHC é ridiculo, o conhecimento econômico desse senhor era e continua sendo nenhum. Privatizar uma empresa com a Embratel, que estava com todos os equipamentos para a implantação da telefonia celular encaixatads no cais do porto (informação da tucaníssima FDSP) foi ato de lesa-pátria. Vou parar por aqui porque tentar debater com a pétrea inflexibilidade da meritocracia patológica é como tentar enxugar gelo.

  2. Fabrício disse:

    A conclusão de que no segundo turno Marina ficará neutra é correta, pois isso já aconteceu em 2010. O fato só provará o que foi dito na campanha, que Marina ainda é adepta do Petismo, pois sua ideologia é Petista. Provará também que não é confiável, pois se no segundo turno, buscaria o apoio de Aécio e PSDB, e o natural agora é que os apoiasse. Marina é o pior que temos na política, pois é do tipo “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. É pior até que Dillma, já que dessa não esperamos nenhuma surpresa e já sabemos o que virá, enquanto de Marina tudo de ruim se pode esperar.

  3. Luciano Jatobá disse:

    Não tá fácil decidir o voto! Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega! Vamos lá: o PT todo enrolado em denúncias de corrupção! A Marina, tem bons propósitos, como LULA também tinha! Ganhando Marina, ela vai ter que fazer acordo até com o capeta para governar. O Aécio, eu tinha uma boa impressão dele, mas depois do escândalo do aeroporto que ele mandou construir um aeroporto na fazenda do tio dele, com recursos públicos, e tendo aliados como Alckimim e Serra, com uma lista grande de escândalo de corrupção em São Paulo, estando o PSDB no mesmo patamar do PT, fica difícil votar em Aécio.

  4. pedro stalb disse:

    é lamentável alguém não acreditar que o plano real foi muito útil para o país, onde o PT pode fazer alguma coisa graças a estabelidade da economia brasileira.

  5. Luiz Pinheiro disse:

    Se Marina não fechar com Aécio, retiro todos os elogios que fiz a ela. Apanhar como apanhou do PT e ainda ficar neutra? Vai ser bom para ver a verdadeira face de Marina.

    • Fabrício disse:

      Meu caro Luiz Pinheiro: Ela já fez isso em 2010 e certamente repetirá a dita neutralidade. è uma petista de coração, com a mesma ideologia e propósitos. Pode esperar.

      • Henrique Sandim disse:

        A Marina acabou de declarar que o resultado da eleição mostra que 60% da população quer mudança, isso não é um apoio formal a Aécio, mas considero um apoio velado.

  6. Adelar disse:

    Espero que a Marina não apoie ninguém no segundo turno. Deixe os 72% dos indignados de mentirinha escolherem aqueles que eles acham o menos pior. Os dois são muito ruins, apoiar qualquer um é dar um tiro no pé. Percebe-se que o Brasileiro se acostumou a ser surrupiado que quando aparece um candidato diferente e honesto até nós mesmo zombamos. É que a gente gosta de sofrer mesmo e somos todos uns indignados de mentirinha.

  7. Clézio disse:

    Não concordo com a análise do jornalista, pois considero os aspectos de o Aécio e Marina estarem empatados se fossem para um segundo turno e o fato de não ter feito São Paulo (onde o PSDB tem tido hegemonia no últimos 20 anos)serem secundários. O PRIMEIRO porque o pessoal da Marina se identifica muito mais com o PT do que com o PSDB, embora estejam chateados com as críticas entre ambas. DOIS: Porque o PT ganhando em MG (segundo maior colégio e onde Dilma está na frente e pode bater no caso do Aeroporto em cima de Aécio) tende a pegar o maior percentual dos votos marineiros no Estado. TRÊS: Dilma vai ganhar cerca de 80% dos votos nordestinos da Marina, onde o Aécio è fraquíssimo. Desta forma, os itens DOIS E TRÊS compensam os poucos votos de Dilma em SP. QUATRO: embora a Marina se defina neutra, a tendência é que o PSB a nível de Brasil feche com o PT, pois tem aproximação com o Lula e sabe que Marina não será mais sua candidata em 2018 e nem vai engoli-la novamente sendo vice ou cabeça, logo, precisará se reconstruir devido a perda de seu líder maior para ter o apoio federal que sempre teve em seus governos estaduais (a exemplo de PE onde as obras federais alçaram Eduardo a um dos melhores governadores da história no Estado); CINCO: o PSDB tem a pecha de partido elitista, privatizador, proposta econômica neoliberal (Armínio Fraga). SEIS: vai ser clássico PT E PSDB, é aí que a militância petista que esteve acanhada no primeiro turno devido a um certo constrangimento do embate com uma ex filiada vai vir para as ruas, pois a Dilma, embora não tenha tanto tato com a base, teve um posicionamento mais a esquerda no primeiro turno.

  8. carlos alberto couto da cunha disse:

    Discordo. Acho que Aécio torna a disputa mais justa. Ele já foi executivo e tem seus escândalos administrativos e pessoais, pelos quais já está sendo julgado pelo povo mineiro.

  9. Rafael disse:

    É evidente que o PSB vai apoiar Dilma no segundo turno. E é evidente que Marina nunca apoiaria Aécio no segundo turno. É assustadora a ignorância política de alguns…

  10. Marlo disse:

    Alencar! O Aécio só cresceu porque foi poupado pelo PT a verdadeira ameaça foi Marina! O Aécio irá pior que o Serra em 2010 se for ao segundo turno, o Nordeste nem sabe oque é Aécio!

  11. Jane disse:

    Ora, Alencar. Aécio cresceu porque todo mundo desceu a lenha na Marina. Além disso, o PSDB é um partido muito mais fácil de desconstruir. Basta mostrar a cara de FHC para começarem a perder voto. Ou ainda mostrar o que os tucanos não fizeram nos oito anos de governo. Barbada!

  12. Josiane disse:

    Se Marina se manter neutra, é um direito dela, pois apanhou dos dois, não vejo Aécio melhor que Dilma no quesito ética no horário eleitoral , acho que vou votar em branco pela 1ª vez ou indecisa pela 1ª vez, pois estes dois são da mesma laia, um mais refinado e dissimulado, mais a essência é a mesma, poder.
    Se esta Campanha não tivesse sido suja e desigual, hoje poderíamos ter uma nova presidente já no 1º turno.
    Em todo o caso acho que o segundo turno vai ser uma briga de foice no escuro, é aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 21:16:20