aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-09-2014, 10h19

Contra Marina, ala tradicional quer manter controle do PSB

Poder para enfrentar Marina
45

Postado por: Daniela Martins

O PSB marcou reunião para a próxima segunda-feira, dia 29, a fim de eleger a nova direção partidária por mais três anos. São contra a seção de Pernambuco, que era comandada por Eduardo Campos, e o candidato a vice-presidente de Marina Silva, Beto Albuquerque. Mas prevaleceu a posição de Roberto Amaral, que sucedeu Campos na presidência do partido após a tragédia de 13 de agosto.

Eduardo Campos tinha o controle total do PSB havia muito tempo. Em 2010, impediu a então candidatura presidencial de Ciro Gomes para apoiar a eleição de Dilma Rousseff, do PT. Em 2014, construiu um projeto presidencial incontestável na sigla. Sua morte abriu um vácuo de poder no PSB.

Roberto Amaral assumiu a presidência temporariamente. Agora o grupo de Amaral, que reúne figuras tradicionais do PSB, quer realizar uma eleição interna a fim de consolidar o seu poder contra a ala pernambucana e contra a crescente força de Marina no partido, sobretudo se ela for eleita presidente da República.

Marina se filiou ao PSB de forma temporária. Foi uma filiação democrática, como disse Campos em outubro do ano passado, quando aceitou o grupo que tentou criar a Rede Sustentabilidade e não conseguiu. Há uma desconfiança de setores mais tradicionais do partido em relação a Marina. Roberto Amaral, por exemplo, discorda das propostas mais ortodoxas que auxiliares da ex-senadora têm feito, como um forte ajuste fiscal ou a independência do Banco Central.

Quem está convocando a reunião é o grupo de Amaral, que quer continuar como presidente da sigla, e de Carlos Siqueira, secretário-geral do PSB que abandonou a campanha de Marina no dia em que ela foi oficializada candidata do partido. Como raramente alguém convoca uma reunião para perder, a chance de vitória de Amaral e de Siqueira é alta. O grupo avalia ser um risco adiar a eleição interna para dezembro. Se Marina for eleita presidente, ela terá bastante poder para enfrentar Amaral e Siqueira. Para tentar agradar Marina, esse grupo quer lhe dedicar o título de “militante honorária” do PSB.

Há também outros quadros do PSB que podem sair vitoriosos nas eleições, fazendo contraponto ao setor que ocupa a atual máquina. Em Pernambuco, Paulo Câmara tem chance de vencer a eleição para o governo do Estado. Rodrigo Rollemberg está liderando a eleição no Distrito Federal. Beto Albuquerque, vice de Marina, ficaria mais forte se eleito junto com ela.

O grupo de Pernambuco, com respaldo de Marina, quer colocar Geraldo Júlio, prefeito de Recife, no posto de presidente do partido. Esse grupo se diz herdeiro de Campos e quer jogar a disputa interna para depois das eleições. Mas adiantar a disputa, realizando-a antes do primeiro turno, favorece a ala que que pretende manter o controle da máquina e do dinheiro do partido.

Num eventual governo Marina, controlar a direção do partido ao qual ela está filiada seria uma posição importante de poder. É a primeira disputa de poder partidário já levando em conta um eventual governo da candidata do PSB. 

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
45
  1. André Luiz Duque Estrada disse:

    Por favor se entendam. Marina Silva não pode ficar fora do segundo turno pois isto seria um desastre para o nosso já sofrido BRASIL.

    • Boa tarde ! Também penso assim, nada de disputas estéreis e intestinas, a Marina já está travando uma luta atroz para chegar ao segundo turno, enfrentando um desgaste tremendo e perda de pontos nas pesquisas, vamos deixar esta disputa para depois das eleições e ajudá-la a chegar ao segundo turno em condições de disputar com Dilma Rousseff !!

      • Antonio Carlos disse:

        A Marina, não passa de uma aventureira, que eu achei que fosse bem intencionada, mas hoje não acho mais. Como pode imaginar em governar um País, fazendo alianças com os melhores (?) de cada Partido, SE NÃO CONSEGUE SER UNANIMIDADE NEM NO SEU. Vai ser massacrada. Lembram-se do Demostenes Torres, era o “melhor” do DEM e se não tivesse sido descoberto nas transações com o Cachoeira, poderia, até, ser o seu Ministro da Justiça, quem sabe, porque não? Qual será o critério perfeito para descobrir os melhores e nomea-los, se não sabia que o Dudu, de quem era vice (olha a proximidade) estava envolvido no caso do avião pirata? Agora, o seu vice é um homem do agronegócio e seus reais interesses divergem totalmente dos dela, muito embora exista uma mascara de conveniência que hoje os encobre.
        Fico imaginando qual será o comportamento do PMDB e dos demais partidos de aluguel, ávidos por cargos no Governo. O Pedro Simon, que eu respeito, vai ser convidado, mas será que aceita? Acho difícil, já passou da idade, não vai sair peitando o seu próprio Partido. Aliás, uma coisa que me intriga é porque que ele permanece lá até hoje, mas deixa pra lá. E o Renan Calheiros, presidente do Senado? E o Henrique Eduardo, presidente da Câmara? Um partido como o PSB não tem a menor condição de governar o Brasil. Talvez na Dinamarca, na Suécia ou na Alemanha isso fosse possível. Aqui, infelizmente, nós temos um congresso composto na sua grande maioria por políticos que não visam os interesses do País, somente os seus interesses pessoais. Aqui, inevitavelmente, quanto mais fraco for o Partido maior será a submissão à chantagem política, a mesma que deu origem ao Mensalão que fez o PT e que fizeram os governos anteriores também ou alguém acha que antes era diferente? Lamentavelmente, para se conseguir maioria no Congresso é necessário compor com estes Partidos de aluguel. Eles estão lá com este objetivo, recebem dinheiro ou cargos no executivo, para votarem a favor na aprovação de projetos do interesse do País. Sempre foi assim.
        Quanto à Mídia, o primeiro objetivo é derrubar o PT, o segundo seria fazer o Aécio, o homem da privatização, Presidente, mas esse já era. Então, a melhor das piores hipóteses é a Marina, assim como foi o Collor, o “Caçador de Marajás”, opositor do “Sapo Barbudo”. Depois, bom, depois a Mídia resolve, se volta contra ela e a tira do Governo, assim como tirou o Collor.

        • ANTONIO SAMPAIO disse:

          E SE A MARINA FICAR SEM PARTIDO DEPOIS DA ELEIÇAO VOCES JA PENSARAM NISTO, POIS NADA A OBRIGARA A GOVERNAR EXCLUSIVAMENTE NO PARTIDO QUE SE ELEGEU, CERTAMENTE ELA ASSEGURARA A FUNDAÇAO DO SEU PARTIDO E ENTAO SE MUDARA PRA REDE OFICIALIZADA OU SIMPLESMENTE GOVERNARA SEM PARTIDO

        • David Dias disse:

          É ainda existem pessoas que pensam que uma andorinha sozinha faz verão ou que com palavres de feito todos os problemas serão resolvidos. Não assim não por menor que seja a estrutura a ser comandada necessário se faz de varias pessoas com o mesmo ideal e muito trabalho. No Brasil já tivemos o Jânio da Silva Quadros que chegou a Brasília com a maior votação até então mas não tinha base na Câmara Federal e no Senado e também junto aos governadores e deu no que deu e veja se que na oportunidade os problemas eram mais simples e não havia nem dez por cento do povo , dos partidos e da politicalha que hoje há, onde impera a Lei de Gerson e a chantagem pois pensar no Brasil e na coisa pública e ainda no povo ninguém pensa. Veja o sapo barbudo e sua gang que se diziam as vestais sendo os outros os senhores de todas as imperfeições e mazelas e veja se o que aprontaram . Vença quem vencer terá pela frente uma tarefa muito árdua e ingrata pois tudo o que fizer terá sempre as viúvas do PT unidas as raposas do PMDB , precisa de muita reza ou fazer como a atual Presidenta abrir a porta do cofre . Acabou se o Brasil do futuro , só existe o Brasil das raposas e das galimhas

    • carlos disse:

      Toda essa discussão demonstra a enorme desconfiança em um governo Marina. Ou seja: se viesse a ganhar, se antevê uma guerra intestina no partido que a acolheu e a consequente dificuldade em compor equipe para governar: se não ganhar, desfaz-se tudo como um clique semelhante a uma propaganda engraçada que está na mídia sumindo com coisas que se tornaram inúteis ou superadas.

    • juarez disse:

      Não adianta ir para o 2º turno e não levar.

  2. Laurindo disse:

    Enfim, essa é a nova política da Marina-vai-coas-outras, pois não venham me dizer que ela não sabia dessas desavenças futuras.

  3. Jose Paulo Carneiro disse:

    Bom dia Kennedy, eu torço para que prevaleça a ala mais tradicional do PSB no comando. A Marina e seu grupo seriam muito prejudiciais ao PSB. Caso esse grupo da Marina consiga o poder dentro do PSB, deveriam mudar o nome desse partido, porque de socialista não vai ter mais nada.

    • Juarez Rezende Araujo (1033111321) disse:

      Papo mais furado. quem é contra a Marina ,hoje é contra o Brasil ,é mais um pelego do PT,com medo de perder a grana do cargo comissionado…

  4. Fabrício disse:

    Assim como tentou fazer no PV Marina irá dividir seriamente o PSB, isso se não implodi-lo. É a candidata do Partido mas não é do Partido. Depois de eleita criará sua Rede e condições políticas para deixar o PSB, e isso passa necessariamente por criar uma grande confusão no mesmo. Marina não é séria e seus compromissos são apenas com ela mesmo. Criará a Rede para “chamar de sua”, como ela própria diz.Pelo bem do Brasil, tomara que não vá sequer ao segundo turno. Tanto Dilma quanto Aécio são mais capacitados que esse fantasma da floresta.

  5. Paulo Sergio Silva disse:

    Eu ainda achava que essa fadinha da floresta enganava muita gente, mas pelo que eu estou vendo não esta enganando tanta gente não. Esse pessoal mais antigo do PSB esta ligado.

    • Josiane disse:

      Entre uma fadinha da floresta, a Dilma marionete do Lula e amiga dos mensaleiros, e o playboy amigo do garoto que diz que não se faz copas com hospitais. Fico com a Fadinha das florestas, floresta que é muito importante não só para o país como para o mundo. A seca que está acontecendo tem a haver com o desmatamento da Amazônia.

      • Antonio Carlos disse:

        Prezados,
        A Dilma apresenta um Programa de Governo, baseado na continuidade das inúmeras coisas boas realizadas e na execução de novos projetos para o Pais. Podemos acreditar, já que o Programa é apresentado sobre a experiência adquirida nos quatro anos de mandato.
        Quanto aos demais, só dizem que não vão acabar com isso, não vão acabar com aquilo, vão dar continuidade aqui, não vão mexer acolá, …. Ou seja, ao assumirem dar continuidade ao que foi feito pelo Governo, demonstram que aprovam. O resto são promessas vazias, nada mais que promessas, totalmente sem base e algumas até absurdas.
        O Aécio governou MG por oito anos e não consegue levar o seu candidato para o 2º turno, isso quer dizer que aqueles que estão próximos do Aécio, são os que mais o reprovam.
        A Marina, nunca governou nada, não tem um partido que lhe de sustentabilidade, está dizendo um monte de bobagens, buscando apresentar soluções totalmente eleitoreiras, ou seja, está brincando de ser presidente e pode nos levar a prejuízos imprevisíveis.
        Ao votar, o que devemos fazer é exatamente estabelecer comparações, sem acreditar em promessas que, quando analisamos friamente, verificamos a impossibilidade de serem cumpridas.

  6. Paulo Batista disse:

    Eu acho que o PSB devia colocar a Marina para correr. Essa união foi oportunista, era interessante para os 2. Porém depois que a Dilma der uma surra na tartaruga sem casco, o PSB vai prder o interesse nela.

    • Margareth Vidal disse:

      Paulo Batista,grave uma coisa,MARINA como diz você Tartaruga
      sem casca não é?Blablarina de Chico Mendes e do Eduardo(OS QUAIS DIGA-SE DE PASSAGEM,ESTÃO MORTOS E MERECEM NOSSO RESPEITO) O SENHOR ESTÁ PARECENDO O “PT”VALE TUDO NÃO É,ATÉ O DESRESPEITO PELOS QUE NÃO PODEM MAIS SE DEFENDER.Agora grave uma coisa: RUIM COM ELA? PIOR COM A OUTRA!!
      PODE ACREDITAR! DAÍ VEM AQUELA FRASE QUE É TÃO DEPRIMENTE,PORÉM TÃO VERDADEIRA:”TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”.A ÚNICA COISA QUE SE PODE TER CERTEZA É DISSO!E QUANDO DIZEM QUE PARA CONSERTAR NOSSO BRASIL, QUE ESTÁ EM FRANGALHOS DE TANTA ROUBALHEIRA,COMO SE DIZ “ESTÁ SÓ A CAPA DO BATMAN” DE TANTO SANGUE SUGA,TERIA QUE MUDAR O CONCEITO DE CULTURA DO BRASILEIRO QUE POR ENQUANTO, ESTÁ MUITO FRACO!TENHO DÓ SABIA?PAULO BATISTA DE TODOS QUE ESTÃO FAZENDO A FESTA DO BOI,ACHANDO QUE VAMOS ENTRAR NO PAÍS DAS MARAVILHAS,PORQUE COMO O SENHOR DEVE ESTAR CANSADO DE SABER,A MARAVILHA? É SÓ PARA ELES,PORQUE PARA NÓS É SÓ PAU NO LOMBO E PAU NA ORELHA,TRABALHAR,TRABALHAR E PAGAR IMPOSTOS ALTOS PARA DAR À ELES, VIDA BOA E FOLGADA NÃO ESQUEÇA DISSO HEM?…OK?

  7. Elimar disse:

    A Blablarina, viúva do Chico Mendes e do Eduardo, agora vai matar também o PSB. Uma verdadeira ave de mau agouro.

  8. Paulo Sergio Silva disse:

    Concordo com o que disse o José Paulo. A Marina quer um partido para ela chamar de seu. Infelizmente alguns eleitores mais jovens ainda caem nessa artimanha chamada de ” Rede “.
    A Marina tem que pegar essa rede radical dela e voltar para a floresta.

  9. ari busanello disse:

    TÁ COMPLICADO ACREDITAR NAS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS. E NAS PESSOAS QUE FAZEM COMENTÁRIOS
    NA INTERNET, DEPOIS QUE FOI DEVULGADO QUE CADA PARTIDO CONTRATOU VARIAS PESSOAS PARA, RESPONDER
    AS REPORTAGEM, QUE INTERESSA A ELE OU IR CONTRA AS QUE DEFAMAR SEU PARTIDO.

  10. Ramiro disse:

    Marina não tem proposta e ganhou destaque à custa da morte do Eduardo Campos, mas ela não tem nenhuma novidade. É uma falsa ambientalista. Esconde-se atrás da fachada ambientalista, mas na verdade, é uma liberal. Isso está visível em suas propostas econômicas. Já Dilma é a continuidade da economia sustentável e de inclusão social. Adelante Brasil hasta la victoria siempre!

  11. Nelson disse:

    Ainda bem que a Marina não ficou no PT pq se ainda estivesse por lá iria querer tomar conta do partido também.

    • Fidelidade sim disse:

      Mas a surpresa positiva da comunidade LGBT durou pouco. Ao tomar conhecimento do programa da candidata Marina Silva, a parcela mais conservadora dos evangélicos reagiu. Aparentemente, o estopim foi uma série de tuítes disparados pelo pastor Silas Malafaia, algumas horas depois de o programa de governo ser lançado, no dia 29 de agosto, sexta-feira, aos seus mais de 790 mil seguidores: “O programa de governo do partido de Marina é pior que o PT e o PSDB, no que tange aos direitos dos gays. Apoia descaradamente o casamento gay e pede, inclusive, a aprovação do extinto PLC 122, que, entre outras coisas, põe pastor na cadeia. É uma vergonha que prevê casamento, adoção de crianças e etc”, diziam as mensagens. Então veio o ultimato: “Aguardo até segunda uma posição de Marina. Se isso não acontecer, na terça será a mais dura fala que já dei até hoje sobre um presidenciável”. Menos de 24 horas depois, ainda no sábado, a campanha de Marina emitiu uma nota oficial dizendo: “Em razão de falha processual na editoração, a versão do Programa de Governo divulgada pela internet até então e a que consta em alguns exemplares impressos distribuídos aos veículos de comunicação incorporou uma redação do referido capítulo que não contempla a mediação entre os diversos pensamentos que se dispuseram a contribuir para sua formulação e os posicionamentos de Eduardo Campos e Marina Silva a respeito da definição de políticas para a população

  12. Diego disse:

    Infelizmente nosso país está entranhando numa teia de corrupção criada desde o inicio de sua fundação onde os colonizadores enviaram para cá as pessoas desonestas que lá viviam; mais chegando aos tempos modernos, Collor quase afundou o país, FHC tratou de vender suas principais riquezas através das privatizações; Lula e Dilma deram sequencia as privatizações mesmo que mascaradas e implantaram no país o maior esquema de corrupção já visto; agora vem com o discurso de que a corrupção é uma serpente de 7 cabeças e que precisam ser cortadas doa a quem doer, porem quando seus “companheiros” foram acusados tratou de defender-los e tentou encobrir mais com o grande avanço da informação e com um empurrãozinho do PSDB viu seu nome jogado na lama mesmo assim LULA E DILMA não se pronunciaram nem afastaram seus companheiros eles que pediram afastamento; hoje a única opção de mudança que vejo é a Marina, mas como de costume todos estão de olho para controlar pontos estratégicos no poder.

    Para consertar o Brasil, primeiro precisamos mudar o conceito e cultura do Brasileiro reduzindo o chamado JEITINHO BRASILEIRO

  13. Ricardo disse:

    Acreditar na marina é acreditar no saci-pererê, sho SATANASSSSSSSSSSSS, se por uma desgraça esse ser viesse a vencer as eleições os brasileiros todos perderiam muito, o país logo logo estaria no colo do FMI.

  14. willians disse:

    O fato é que a morte do Campos (que tinha poucas possibilidades) e a forte aceitação da Marina pelo eleitorado, tá deixando os opositores com o cabelo em pé. Ao PSDB pq esse já contava que iria pro 2º turno, onde esperava um milagre de reverter a vitória da Dilma. Agora bate na Marina, no desespero de ainda conseguir ir pro 2º turno. Fico imaginando como vai ser pro PSDB lá: vão apoiar a Dilma e dizer “desculpa-aí Marina, estamos agora com vc”…E apavora tb o PT pq já contava com a reeleição da Dilma, e pela primeira pode perder tudo que construiu (de bom como os investimentos sociais, e de ruim como os muitos casos de corrupção apontados por operações policiais), e ter que entregar o poder à outro grupo.

  15. DIONISIO J:WINIARSKI disse:

    NINGUEM TEM PROPOSTA ALGUMA SÓ BLA BLA DILMA TEM QUE DAR CONTINUIDADE AO QUE ESTA FAZENDO E NAO PODE PARAR NEM QUE SEJA AS CUSTAS DO NOSSO SUOR É PRECISO CONTINUAR OS PROGRAMAS SOCIAIS POIS AJUDAR O PROXIMO TAMBEM É CARIDADE.
    MARINA Ó COITADA OU ELA ENTRA EM PARAFUZO OU ELA TROCA DE PARTIDO ATE 5 DE OUT.

  16. Wendell disse:

    É pelo que vejo realmente todos estão atentos as artimanhas da fadinha da floresta que de boba na tem nada oportunista, interesseira, messiânica e tenta o poder a qualquer custo que o diga seu reposicionamento constante em fusão da intempereis de interesses que acercam e que tem como meta chegar a presidência a qualquer custo… realmente acho uma questão fundamental de frisar-se é que o PSB chegando ao poder principalmente com essa a ala que apoia Marina que busca o poder qualquer custo será o partido do Mensalão por que não tem base parlamentar e já deixou claro como governará com os “melhores” os velhos caciques na política do toma lá de cá, portanto, fica claro que as alianças serão esdrúxulas sendo objetivo maior dessa ala o poder pelo poder a qualquer custo prepara-se caso a Fadinha ganhe isso será feito, os ideias de Marina não diferem muito dessa ala do PSB que quer o poder pelo poder a fratura já está feita e a Fadinha parece ser especialista nesse tipo de manobra em todo partido que ela é colocada, no entanto, não se engane o objetivo de Marina é com ela mesma e a fundação de sua REDE o PSB é só um trampolim como para muitos dessa atual ala política do próprio partido.

  17. marcelo galdino disse:

    Kennedy, discordo do termo “ala tradicional”, afinal nada mais tradicional no PSB pós-democratização do que a “ala de Pernambuco”. Vamos aos fatos: Arraes era dessa “ala”, foi com Arraes que o PSB cerrou fileiras com a esquerda contra o governo FHC e pagou alto preço por isso, acabou derrotada na tentativa de reeleição em 2008, quando o governo federal asfixiou Pernambuco sem repassar recursos federais ao estado; Eduardo Campos era dessa “ala”, com Arraes e Eduardo o PSB tomou projeção nacional, ocupou ministérios, cresceu. Foi com eles a frente que o PSB tomou a dimensão que tem hoje, o próprio Carlos Siqueira era ligadíssimo aos dois e ao que você chama de “ala de Pernambuco”. Portanto, não pode-se afirma que existe uma “ala de Pernambuco” e uma “ala tradicional”, pois a ala de Pernambuco é tradicional, e muito, no PSB. Foi em Pernambuco que o PSB construiu uma hegemonia política que ofuscou o PT como referência de esquerda, jogou o partido de Lula num isolamento político, foi de Pernambuco que foi gestada a candidatura à presidência. O PSB está prestes a ganhar a quarta eleição pra governador em Pernambuco, eleger o senador, eleger a maior proporção de deputados federais e estaduais, além de controlar a maioria das prefeituras, incluindo o Recife. Até razoável presença no movimento sindical o PSB tem em Pernambuco, principalmente nos sindicatos rurais, portanto acho que sua avaliação que contrapõe a “ala tradicional” à “ala de pernambuco” está equivocada, ao menos nos conceitos acerca dessas “alas”.

    • marcelo galdino disse:

      Só uma correção, Arraes não foi derrotado em 2008, foi em 1998, ele governou Pernambuco pela terceira vez de 1994 a 1998. O PSB era oposição ao governo FHC, que tinha um vice-presidente pernambucano, o Marco Maciel. O governo federal então fechou as torneiras para Pernambuco, asfixiando o governo do estado e possibilitando um enorme desgaste do Arraes e a sua consequente derrota eleitoral para Jarbas Vasconcelos.

  18. Não têm volta Maria íra ganhar com apoio do Aécio-ADEUS PT..

  19. Coutinho disse:

    É natural que haja divergências dentro do PSB, tendo em vista a incoerência entre um partido que se diz socialista e o programa de governo proposto pela candidata. Acredito que os pessebistas realmente socialistas não votarão em Marina.

  20. Franklin Carvalho disse:

    Lamentável esse comentário do Kennedy. Resume tudo a poder e dinheiro e sequer questiona projeto político e estratégia de projeto político.

  21. É isso disse:

    Golbery, como sempre acertou, pois previu essa época em que ou se é petistas ou politicamente vagabundo

  22. omar mauri disse:

    Não vou comentar a noticia, só gostaria de deixar um comentário sobre o custo Brasil : O EMPREGADO NO BRASIL GANHA MAL E CUSTA MUITO CARO ! Pra que serve a multa do FGTS onde a sociedade paga e poucos tem os valores depositados e muitos fszem acordo engordando o caixa 2 dos patrôes. para os 8% depositados no FGTS o patrão tem um custo de 12% ( multa de 50%) aos quais deverá ainda acrescer o seu lucro e o comerciante cobrará ainda mais .è por este e outros motivo que a China está nos engolindo. Omar

  23. Incomoda-me muito, Kennedy, o fato de não saber se a Marina depois de eleita, supondo que irá eleita, vai governar no PSB, partido de Eduardo Campos, ou na REDE, partido dela. Qual dos dois?

  24. Pasquale disse:

    A imprensa serviu para a UNE e o PT,tirarem o Collor.
    Agora que são fatos de conhecimento da Polícia Federal,o PT é contra a imprensa.
    A Dilma é vermelhaça,por isso nada contra eles pode ser falado.
    Vão continuar saqueando O Brasil e a imprensa ficar calada?
    O povinho Medíocre que vota neles,merece tudo isso e muito mais.
    A melhor coisa que existe no Brasil…tem o nome de aeroporto.

  25. Elizabete Gomes disse:

    Marina presidente será um enorme desastre para o Brasil. Nem Marina, nem Aécio. Eu vou de Dilma!!!!!!!!!!!

  26. Eddie Consorte disse:

    É! as manobras do PT para garantir seu estágio permanente no governo, mantém a vinténs esses comentaristas de plantão para fazerem o povinho acreditar nos escrúpulos deste bando de assaltantes.

  27. Amintas disse:

    O PT está desesperado com o fato iminente de perder o poder devemos mudar ,chega de tanta corrupção descaso a mau uso do dinheiro público política com troca de favores,uso da máquina pública em beneficio próprio partido ,devemos apoiar o que vier menos PT.

    • Antonio Carlos disse:

      Prezado,
      Sabe porque a Dilma vai ganhar a eleição?
      – Primeiro, porque a Dilma é a melhor candidata;
      – Segundo, porque ela representa a segurança e não é uma pessoa aventureira e imprevisível;
      – Terceiro, porque o Pais teve uma melhora significativa, tirando 30 MILHÕES de pessoas da miséria, proporcionando moradia digna para milhares de pessoas que não podiam ter a casa própria, criando o programa mais médicos que tem uma abrangência de atendimento de 50 MILHÕES de pessoas, reduzindo a taxa de desemprego de 13,5% em 2001 para 4,9% em 2014 (a menor da história), porque enquanto o mundo a partir de 2008, demitiu 60 milhões de pessoas, o Brasil criou 20 MILHÕES de empregos, ETC., ETC., ETC.;
      – Quarto, porque os shoppings estão cheios, os restaurantes superlotados e por isso aumentaram os preços, porque nunca se viajou tanto e se gastou tanto dinheiro no exterior e por esse motivo os brasileiros estão sendo adorados em Miami e em NY;
      – Quinto, porque o Brasil é a sétima economia do Mundo, a frente da França, da Inglaterra e de muitos outros países;
      – Sexto, porque tem uma oposição é muito fraca, mesmo tendo o apoio incondicional da Mídia;
      – Sétimo, porque a Manada, conduzida por esta mesma Mídia, que acredita em tudo e só sabe ler manchetes de jornal, além de antolhos está completamente encapuzada;
      – Oitavo, porque essa mesma Manada se baseia, nas suas críticas, unicamente em BOATOS, que a medida que o tempo passa vão se mostrando falsos e fazendo com que quem os divulga perca credibilidade;
      – Nono, porque os integrantes da Manada são pessoas vazias, superficiais e dão uma demonstração clara de que são totalmente despolitizados;
      – Décimo, porque se percebe nitidamente o preconceito contra o PT, muito bem explorado pela Mídia, em virtude do seu líder maior vir da classe operária;
      .
      .
      .
      Cansei…… é muito sucesso.

  28. Paulo Tavares disse:

    Pobre PSB, foi na aventura da Marina e quebrou, os dados do indicam que terá poucos governadores eleito.omy

  29. pasquale disse:

    Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.

  30. Pasquale disse:

    A maioria da população ou desconhece seus direitos, ou, não tem condição de exercê-los efetivamente. Do ponto de vista da garantia dos direitos civis, os cidadãos brasileiros podem ser divididos em classes: os de primeira classe, os privilegiados e os doutores que estão acima da lei, que sempre conseguem defender seus interesses pelo poder do dinheiro e do prestígio social, ao lado existe uma grande massa de cidadãos simples, de segunda classe, que estão sujeitos aos rigores e benefícios da lei, finalmente há os cidadãos de terceira classe, que correspondem à população marginalizada das grandes cidades, elementos que são parte da comunidade política nacional nominalmente, pois na prática ignoram seus direitos civis ou os têm sistematicamente desrespeitados por outros cidadãos, pelo governo, pela polícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 16:53:18