aki

cadastre-se aqui
aki
Política
28-08-2018, 11h07

Alckmin busca medida para atacar Bolsonaro na TV

Amoêdo pode ser mais uma pedra no caminho tucano
13

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A campanha de TV e rádio do candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin, não vê outro caminho para chegar ao segundo turno: precisa fazer o que chama de propaganda negativa sobre Jair Bolsonaro (PSL). O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começará nesta sexta, dia 31, mas a campanha presidencial irá ao ar no dia seguinte.

Não tem jeito de Alckmin passar à segunda fase sem tomar votos de Bolsonaro, diz um auxiliar do tucano. Mas é preciso achar a medida certa para desconstruir o postulante do PSL, sob pena de ajudar direta ou indiretamente outros candidatos, como Alvaro Dias (Podemos) e Marina Silva (Rede), avalia esse estrategista do candidato do PSDB.

As críticas tucanas ao PT têm o objetivo de evitar que Bolsonaro se consolide como o anti-Lula. Esses ataques farão parte da campanha televisiva de Alckmin, até porque ele tem, afirma um auxiliar, “um latifúndio” de tempo que permite “várias narrativas”.

Outra narrativa de destaque será feita para as mulheres, segmento do eleitorado que é o calcanhar-de-aquiles de Bolsonaro. A vice de Alckmin, a senadora Ana Amélia (PP), deverá ser a principal voz para falar disso na campanha no rádio e na TV.

Para evitar um blocão chato na TV, é provável que o programa de Alckmin tenha alguns “comerciais” no meio das diversas narrativas, com peças mais leves para evitar que a propaganda se transforme num novelão sem intervalo.

*

Tucano na mira

A propaganda de Marina Silva na TV e no rádio deve lançar torpedos contra Alckmin, Bolsonaro e o PT. Se Lula ficar fora da disputa, como é o cenário mais provável, Marina precisará evitar ser ultrapassada por Fernando Haddad, o plano B petista que já está nas ruas.

A candidata também tem preocupação em barrar a ascensão de Alckmin e deverá continuar a explorar o filão que abriu no debate da RedeTV! ao enfrentar Bolsonaro num confronto sobre o mau exemplo de incentivar crianças a simular uma arma com os dedos.

*

Bandeira popular

Ciro Gomes (PDT) deverá seguir o figurino propositivo, com destaque para a boa proposta de tirar o nome dos devedores do SPC. O desafio dele é grande: superar Marina e evitar que seja atropelado por Haddad.

*

Saída pela internet

Bolsonaro precisará contar com o suporte das redes sociais para atravessar o deserto do pouco tempo de rádio e TV. A reação via noticiário também será importante para a estratégia de defesa e de contra-ataque, diz um deputado que tem auxiliado a campanha do PSL.

*

Lula na TV

O PT tem esperança de que o tempo da luta na Justiça Eleitoral para tentar emplacar a candidatura de Lula permita que a propaganda do partido use o ex-presidente Lula na primeira semana. A propaganda no rádio e na TV começará nesta sexta, dia 31.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deverá tomar uma decisão sobre a impugnação da candidatura do petista somente nos dias 5 ou 6 de setembro. O PT espera ter tempo para difundir o mote: “Lula é Haddad, Haddad é Lula”.

Pisou na bola

O papa Francisco errou feio ao usar a palavra “psiquiatria” para se referir à forma como famílias devem lidar com crianças que manifestam orientação sexual gay. O próprio Vaticano corrigiu a declaração, retirou a expressão “psiquiatria” e afirmou que o papa se referia a algum tipo de orientação psicológica.

Nesses casos, a psicologia pode ajudar mais os pais a aceitar a criança como ela é, evitando repressão e incompreensão familiar tão danosas ao futuro adulto. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia já se posicionou contra “terapias de reversão” e a “cura gay”, bandeiras equivocadas do lobby religioso no Congresso. O papel da psicologia é bem-vindo no sentido de acolhimento.

*

Mais uma burrice

O PT deveria ser o primeiro interessado em esclarecer a acusação de compra de tuítes para elogiar candidatos do partido. A sigla já se valeu de militância paga no passado nas redes sociais, ao contrário do que disse a presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann (PR).

Hoje, a legislação proíbe. A pena é de multa, mas um enorme volume de dinheiro poderia até resultar em cassação, a depender do entendimento da Justiça Eleitoral.

*

Pesquisa do BTG

Uma pesquisa telefônica encomendada por um banco deu gás ontem a um rumor pró-João Amoêdo (Novo). No levantamento espontâneo, Amoêdo surgiu numericamente à frente de Alckmin.

Foi o suficiente para despertar o temor de que o candidato do Novo possa alcançar uma votação que faça falta a Alckmin para chegar ao segundo turno. Amoêdo tem colhido simpatia em segmentos do eleitorado de direita e centro-direita, sobretudo de maior renda.

É improvável que cresça para chegar ao segundo turno, mas não é desprezível a hipótese de ser mais uma pedra no caminho do PSDB nesta eleição.

Ouça no áudio abaixo os comentários feitos no “Jornal da CBN – 2ª Edição”. A denúncia da Procuradoria Geral da República contra políticos do PTB, que aparelharam o Ministério do Trabalho, também foi tema da participação de ontem:

Comentários
13
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O baixo nível da campanha vai apenas refletir o péssimo nível dos candidatos e do eleitorado. A grande massa eleitoral do país se vende por uma bolsa-esmola, favores e benefícios pessoais. As esquerdas tiram partido disso e apostam em farsantes como Haddad, Ciro Gomes, Marina, etc… Se merecem !!

    • Miguel Ângelo disse:

      Tenho náuseas daqueles que falam de bolsa isto ou bolsa aquilo. Parece até que as mazelas do Brasil vem da época que foram criados estes programas. Um pouco de estudo mostraria que não. Então por preguiça e despeito ao bom senso, sempre tem um falando sobre o que não pesquisa. Se você tem viúvas de militares recebendo pensão, com famílias já tendo tataranetos, e com a união estável sido legalizada. Se estão no emprego público, há de se ter evidências de parentesco. Porque o Brasil não para de pagar sabendo disto? No passado não tão distante. A diferença do salário mínimo para um salário de Juiz não era de (28.947/954=2.934%) ou político também. Minha Senhora sabe quantas vezes você pagou aos 3 poderes um salário de 2.934% maior que o mínimo? De 3 a 4 décadas! Tudo votado como sendo justo e perfeito em Brasília. E só tem corrupto em Brasília do PT? Não! Claro que não! Temos anos de corrupção. E os valores tirados do erário em títulos são de trilhões de reais. Salário mínimo é justo Mª?

      • Aloisio de Arruda Camargo Sampaio disse:

        Homem livre e de bons costumes, Miguel Ângelo fez bem em denunciar as viúvas e os tataranetos da previdência, deveria também denunciar os quilombolas fajutos, os perseguidos políticos, os descendentes de Tiradentes (isso mesmo), e tantos outros parasitas a espoliar o nosso sacrificado contribuinte !

  2. Esse Allkimin é interessante governou São Paulo por um tempão,chega no Nordeste disse que vai despoluir o Rio São Francisco,ele não fez nada pelo Tietê até está agonizando,isso é falsidade ideológica.

  3. walter disse:

    Caro Kennedy, o Alkimin cismou com o Bolsonaro; esqueceu dos outros, acredita que bater nos concorrentes, vai faze lo decolar; falta lhe pegada; deveria estar promovendo seus feitos, esquece os outros; bater no Deputado vai promove lo ainda mais…Quanto ao Papa, venho insistindo em seu temperamento, antes mesmo do seu compromisso eclesiástico; não deve se meter em políticas tendenciosas…Quanto ao PT do lula, já é suspeito sem a Gleisi, imaginem agora os excessos…não há qualquer chance ao lula…A corrida esta disputada, acirrada, vai crescer, quem tiver mais “lata velha” para vender; o Povo esta de olho, nos mínimos detalhes que interessam; não dá para aguentar as mentiras do Ciro Gomes, como Mente…quanto as Andorinhas desconhecidas, farão barulho, não vão voar…

  4. Antenor disse:

    Sabe o que alavancaria a candidatura de Geraldo Alkimin? Ele ser um pouco mais incisivo e parar de falar como se está com medo de alguma coisa. Se ele resolveu “atacar” Bolsonaro, vai quebrar a cara! É como atirar em pedra. O tiro poderá rebater e atingir ele mesmo. O que ele teria que fazer é atacar o Lula e o PT, porque os eleitores que estão em dúvida sobre votar nele ou em outro mais à direita, certamente se decidiriam votar nele, porque quem vota em Alkimin, ODEIA PT e Lula e, ao contrário, tende a votar em Bolsonaro. ACORDA ALKIMIN! Seu foco de ATAQUE tem que ser a ESQUERDA RADICAL.

  5. Cada vez que batem no Bolssonaro, cresce a sua candidatura!
    Será eleito no primeiro turno.
    E por falar em Alckmin, onde estão os seus assessores na área de com. exterior?
    Porque sumiram da campanha!

  6. GILMAR CARLOS DE OLIVEIRA disse:

    o cara fechou um monte de escolas….não ta nem aí pra população…e quer sser presidente…é serio isso…?

  7. J K disse:

    Qual foi a intenção do Min. A. Moraes em pedir vistas ao processo contra o JMB no STF ? O que parece Kennedy?

  8. Questionador disse:

    O que quer a Rede Globo ? Parece que esta empresa se nutre com a miséria deste país. Os nossos três poderes são hipócritas, que cometem inúmeras irregularidades, tantas corrupções, tantos desmandos, tantas falcatruas, tanto abuso de poder, que nós brasileiros ficamos abismados ao ver ao quão baixo nível nós chegamos. Uma empresa que deveria ajudar o país a crescer, atua de forma oposta, criando uma sociedade alienada, sem perspectiva, bitolada e direcionada a assistir uma programação televisiva que não agrega nada, não educa, não instrui e que transforma uma multidão em seres idiotados a cada dia.

  9. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Como já comentei anteriormente aqui no seu blog, sou neto de preso político, e votei 05 vezes no Lula acreditando que o trabalhismo poderia colocar o país na rota do crescimento econômico e valorização da sociedade. Mera tolice minha, e um sonho jamais alcançado pelo meu avô.
    Tenho saudade da tia professora de outrora, do guarda noturno, do voto no papel, das paradas militares, da prisão por vadiagem, do malandro criminoso que tinha como arma uma navalha, do Maracanã com Arquibancada, cadeira e geral, das torcidas desorganizadas, de dormir com a janela aberta, do colégio público com farta merenda…
    A democracia dos militares era bem melhor!

  10. Telvio Marques disse:

    Faz mais de 28 anos que o PSDB esta em São Paulo, apoiou tudo que é contra o povo, através de seu governador e deputados federais, teve junto com Temer em suas votações pedindo que o mesmo não fosse punido , pois ganharam Cargos de Ministro e emendas parlamentares ( Dinheiro ) agora , diz que vai fazer tudo diferente Pau da em chico dá em francisco só falta o povinho bobo ainda votar em políticos viciados e depois reclamam ,É isso só ocorre pois o povo tem baixa estima, educação e é facilmente manipulado.

    Esta na sua mão Povo corta todos estes tipos de políticos
    de carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 13:47:18