aki

cadastre-se aqui
aki
Política
29-03-2018, 8h40

Alckmin corrige erro; Bolsonaro incita ódio

Presidência da República exige equilíbrio e preparo
22

KENNEDY ALENCAR
LONDRES

Dois pré-candidatos à Presidência tiveram ontem reações diferentes aos tiros dados em dois ônibus da caravana do ex-presidente Lula. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mudou o tom. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) voltou a incitar o ódio.

Alckmin havia dito anteontem que os petistas estavam “colhendo o que plantaram”. Foi um erro culpar a vítima. Ontem, o tucano recuou. Afirmou que era “papel das autoridades apurar e punir os tiros contra a caravana do PT”.

Bolsonaro sugeriu que os tiros teriam partido do próprio PT, numa armação política. Falou ainda que “Lula quis transformar o Brasil num galinheiro, agora está por aí colhendo ovos por onde passa”

O governador de São Paulo teve a humildade de corrigir um erro. Alckmin agiu com responsabilidade. O deputado federal foi leviano, sugerindo uma autoria que ainda está em apuração e que é implausível com os relatos das pessoas que estavam nos ônibus e ouviram estampidos e pensaram que fossem mais pedras atingindo a lataria do veículo.

Bolsonaro agiu com irresponsabilidade. Mostrou despreparo para comandar o país.

Quem é candidato à Presidência da República precisa ter equilíbrio e moderação. É um trabalho difícil, sujeito a enormes pressões, exige reflexão para decisões complexas. Se o presidente erra, tem de saber recuar e corrigir rumos.

Alckmin mudou o tom. Condenou a violência e pediu que as autoridades tomassem providências. Corrigiu um erro e manteve suas diferenças políticas, alfinetando o PT. Alckmin afirmou que “o país está cansado de divisão e da convocação ao conflito”, voltando à linha tucana de atribuir ao PT a responsabilidade por essa divisão, o que é errado, mas é um direito dele. O crescimento da intolerância no debate público é obra do conjunto da sociedade brasileira.

Bolsonaro deu declarações que jogam lenha na fogueira. Para piorar, há uma foto de um comício dele ontem em Curitiba que mostra o pré-candidato simulando com o dedão e o indicador estar dando tiro na cabeça de um boneco do ex-presidente Lula.

Isso é incitação ao ódio. É irresponsável, porque transmite um sinal verde para apoiadores radicais. Não é democrático, porque sugere a exterminação do adversário pela violência. Um candidato com esse tipo de atitude não está à altura da Presidência da República.

O Brasil vive uma crise grave. As eleições podem ser a oportunidade para superarmos essa crise ou pode aprofundar nossas mazelas. Não podemos subestimar o risco de piora.

A morte de Marielle e uma série de fatos recentes indicam que é alta a possibilidade de pular no abismo. Isso aumenta a responsabilidade da classe política, mas também de todos os cidadãos, inclusive dos jornalistas.

Comentários
22
  1. juliano disse:

    Senhor Bolsonaro e sua turma estão abrindo uma caixa de pandora que ninguém sabe o que tem dentro e nem onde vamos parar.

    • opressor do interior disse:

      acho que o pior que podemos chegar é nos igualar a Venezuela , cuba , coreia do norte , caso algum esquerdinha ganhe . Fumo neles bolsonaro !!!!!!!

    • lucio roque monteiro fernandez disse:

      Engraçado, a senadora Gleisi disse que se Lula fosse preso haveria derramamento de sangue. Isto não é incitação a violência?

    • walter disse:

      Exatamente caros Juliano e Kennedy, uma caixa de pandora; tudo isto por culpa exclusiva do lula, quem vem fomentando a muito tempo, com ajuda do Temer por tabela; estamos no meio de um “tiroteio” constante de acusações…a deixa do bolsonaro, evidentemente oportunista, nada que o lula não viesse a fazer também…podem reparar, lembra muito a frase: “quem planta colhe”…não pode ignorar sua agressão no Sul, seu lula não admitir que ser excedeu, que deve muito…quanto ao Alkimin, reconheceu como pessoa de bom senso, quem não é excitando o ódio, que o país vai reencontrar o caminho…só não permite, que o lula e sua trupe, tente usar tal fato, para se promover…no Rio chega a ser nojento, a comitiva de interesseiros, atrás do cadáver da Marille, para se promover…

  2. lucio roque monteiro fernandez disse:

    Fica claro pra mim que o bloguista em tela está sendo tendencioso e deixando claro sua opinião particular em favor do candidato tucano. Não precisa ser nenhum expert ou Sherlock para evidenciar que tal ataque fora proposital, uma vez que veículos alvejados em movimento tem sua lataria dilatada lateralmente e quando parado fica deveras aprofundado sua marca, igual ao daquela caravana. Não sou a favor da violência, bem como sou terminantemente contra qualquer tipo de manipulação. O Brasil precisa de homens sérios e de responsabilidade. Se bem me recordo, as declarações de Gleisi Hoffman foram muito mais pontuais no que tange a violência descabida e não houve qualquer tipo de manifestação por parte de V. Sª. Acredito que este comentário não será divulgado, mas fica aqui registrado de que o tendencioso pode ser usado como contraditório.

  3. Miton J Barbosa disse:

    Oh Kennedy… seguinte… não sou defensor de tudo o que o Bolsonaro diz, mas creio que a frase dele teve uma conotação de: “O Lula está colhendo o que plantou”. Obre simular um tiro… aqui na empresa que trabalho, se for levar ao pé-da-letra as interpretações, sempre que há uma demissão o gesto é de degola. E duvido que a empresa, além de demitir o funcionário o degole.

  4. Rubens disse:

    Da politica Brasileira pode se esperar de tudo.

  5. Olindo Souza Marques Neto disse:

    Bom dia!
    A violência, o ódio, os preconceitos, a divisão do País, e agora a morte da vereadora, o ataque à caravana do Lula e as ameaças contra o relator da lava-jato, tudo isso, começou com o impeachment da Dilma e ninguém sabe onde vamos chegar…

  6. Alziro oliveira disse:

    Meu voto e deu Bolsonaro ,Quem muda o que fala nao merece meu voto vale, vc Ficou firme na sua palavra isso sim e ser Presidente.
    Meu voto como de minha familia e amigos sao seu.

  7. Mauricio da Silva disse:

    Quem fala o que pensa não é considerado uma pessoa verdadeira e tem que voltar atrás no que fala. Acontece que a maioria dos políticos são uns frouxos e estão atrás de votos e Bolsonaro é transparente. Eu não duvido que possam usar um tiro para se parecerem uns “coitadinhos” diante de uma sociedade ingênua.
    Se fosse uma comitiva de outro partido e sofressem a pressão da sociedade, também eu iria entender que é uma forma de se colocarem na mesma condição que os petistas hoje querem se colocar.
    É muita imbecilidade e hipocrisia num país ainda manipulado pela imprensa!

  8. Gustavo Paiva Guedes disse:

    Mais uma vez de acordo com suas ponderações. O Brasil está de dar medo.

  9. cassia disse:

    Quanto cinismo, acusar o Sr. Jair Bolsonaro por ele simplesmente dizer a pura verdade. E tem maís vocês estão mascarando o que? Quer enganar quem? Parem de ser fazem de conta.

  10. ANDRE disse:

    O Bolsonaro é uma caricatura deformada e putrefa de ditadores que não devem ter mais lugar no nosso mundo político. Uma pessoa com séria limitações e sem nenhum senso de avaliação. Um político e militar desqualificado, que só fala asneiras. O povo brasileiro não merece isto. Deus nos proteja.

  11. Gustavo Gomes disse:

    Não entendi os comentários exclusivos do blogueiro se referindo ao Bolsonaro de um jeito e ao Alckmin de outro jeito. Nos Estados Unidos falavam a mesma coisa do Trump. Hoje ele faz um excelente governo por lá. Independente das sinceridades que fala. O Lula quando era presidente falava um monte de sinceridade, e o povo e a imprensa batia palmas para ele. Chegou a dizer que faltava vergonha na cara do brasileiro que deveria levantar a bunda da cadeira e trocar de banco quando os mesmos praticassem um juros abusivos. Memória curta dos socialistas de plantão. Chega do politicamente correto. Não leva a nada. Chega de demagogos e teóricos. #Bolsonaro2018

  12. paulo eduardo disse:

    um irresponsável, ele quer ser o “TRUMP”, brasileiro, quero mas que ele ganhe mesmo, ai vamos ver o que ele vai fazer, este ano estamos sem opções esta dificil, este Alckmin, e outro “PICOLÈ de XUXU”, não deve comandar nem a casa dele.

  13. Rogerio Silva disse:

    Sou mais o BOLSONARO a ALCKMIM. JAIR BOLSONARO tem opinião própria e a defende. Os outros falam de acordo com a situação, de acordo com a conveniência. Na pesquisa sobre “”CONTRA OU A FAVOR DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTANCIA SR. ALCKMIM rodeou. rodeou e rodeou sem dar uma resposta direta … e quando viu a lista dos presidenciáveis que eram a favor, mudou de opinião.. mas mesmo assim a resposta não foi direta..

  14. Redner J de A Nogueira disse:

    Falar que Bolsonaro é irresponsável ao simular um tiro no boneco do Lula é um elogio, isto é um sinal de desiquilíbrio mental total, e tenha certeza todos os apoiadores do Bolsonaro são potenciais desiquilibrados mentais. Digo isso baseado nas idéias por eles defendidas.

  15. Paulo Neves disse:

    Está na hora, antes do início da propaganda eleitoral de os candidatos, dentro de suas características ou cores ideológicas unirem-se contra a boçalidade que se avizinha no horizonte.

  16. Sige disse:

    Muito pior foi o comentário do BolsoAlckmin culpando o PT pelos Terroristas. Bolsonaro apenas joga para sua torcida de minions, BolsoAlckmin fala pelos Tucanos e pelo gov SP.
    Ou seja a disputa é pelo fascista autÊntico e o enrustido.

  17. Miguel Ângelo disse:

    A violência vive a vitrine nas TVs e comentários na rádio. Ouvimos algumas verdades sobre o que aconteceu no RJ e com o Lula. O Sr. Bolsonaro é simplista, como sua criação o tornou, afinal não foi um grande militar, não é um grande político, não foi também um bom pai, pois, seu filho repete seus erros, inclusive a inércia política e o pronunciamento de besteirol. Os tiros acertaram o ônibus, esquecendo a figura do Lula, há o crime. Se tiros dado pelos petistas ou pelas crias de Bolsonaro, não nos importa. No RJ, SP, BA, DF, MG, SC, RS, PR, a violência que se venha ter são por causas políticas, na micro visão os despreparados e Bolsonaro agem como aqueles tolos que gritam pela separação sulista. Não ajudam a sociedade são precipícios sociais. RJ e SP transborda incompetência de gestão social saciada por verbas federais, toda má administração é presenteada pela superioridade política em Brasília, com verbas a fundo perdido, sem obrigação de mostrar melhora alguma. Aberrações que mandam.

  18. FG disse:

    Realmente fiquei surpreso com a quantidade de manifestações dos fâs do Bolsonaro até aqui! Começo a ficar realmente preocupado!

  19. Todos os investimentos no país estão parados, por causa dessa incerteza política. Eh Brasil passa década e continua tudo a mesma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-24 12:06:18