aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
15-09-2015, 14h53

Aliados na Câmara dizem a Dilma que CPMF não passa

Deputados pedem medidas que estimulem crescimento e desenvolvimento
32

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A reunião da presidente Dilma Rousseff com os líderes de partidos aliados na Câmara jogou uma ducha de água fria em relação à possibilidade de aprovação da nova CPMF na Casa. A maioria dos deputados disse que dificilmente a medida passará.

Teve líder que declarou não ter condição política de apresentar a proposta à bancada. A nova CPMF é a principal medida do pacote anunciado ontem.

Também houve queixas duras em relação ao ministro Joaquim Levy (Fazenda). Rogério Rosso (DF), líder do PSD, disse que o Brasil melhora quando o ministro está no exterior e sugeriu a ele viajar. Ironicamente, o ministro da Fazenda respondeu: “Posso escolher o destino?”.

As críticas ao pacote do governo ontem são, basicamente, de que faltariam medidas para o país se desenvolver e crescer. Seriam medidas restritivas da atividade econômica. Levy lembrou que o pilar fiscal é primeiro que tem de estar firme para que políticas de crescimento e inclusão social tenham sucesso.

Dilma fez um apelo para que analisassem a proposta levando em conta que Estados e municípios também teriam interesse na aprovação da nova CPMF. O Palácio do Planalto apresentou uma proposta de alíquota de 0,2%, mas sugeriu aos governadores que pedissem aos deputados e senadores que elevassem a cobrança para 0,38%. Assim, a receita seria repartida entre União, Estados e municípios.

A presidente espera ter melhor acolhida na reunião da tarde com os líderes de partidos da base de apoio do governo no Senado.

Comentários
32
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, este imposto causa mal estar…O PT que sempre foi contra, já tentou varias vezes ressuscita-lo…
    A pior MARCA DESTE IMPOSTO, QUANDO FOI CRIADO, NUNCA DE FATO, FOI DESTINADO A SAÚDE…ESTE REFLEXO, PODEMOS SENTIR, ATÉ HOJE…
    Das duas uma, a dilma combinou com alguém secretamente, esta aprovação, num passe de magica no congresso; com o cunha…rsrs.
    Pode ser também, uma medida de desespero, para ganhar tempo, e justificar o aumento da cid, e outros impostos impopulares, para os comunistas de plantão; ou seja, qualquer uma das alternativas, irá nos prejudicar e causar perdas e danos…

    • Marcus disse:

      Há muito anos tive a felicidade de ter uma aula com o Prof. Adib Jatene, já depois de ter saído do governo. Fiz essa pergunta para ele: “Dr, você não fica triste de o dinheiro da CPMF não ser gasto com a saúde?”. Ele disse para todo auditório: Todo o dinheiro do CPMF vai para a Saúde, mas o governo reduziu o orçamento para a saúde. Segue um relato dele copiado da internet:

      “Eu disse ao presidente Fernando Henrique que precisava de recursos. Ele pediu para falar com o Pedro Malan [ministro da Fazenda]. O Malan me disse que, em dois ou três anos, daria o dinheiro que eu precisava. Não podia esperar tanto tempo. Propus a volta do imposto sobre o cheque, que se chamava IPMF e havia sido extinto em 94. O presidente disse: ‘Você não vai conseguir aprovar isso.’ Respondi: Posso tentar? Ele autorizou. Pedi o compromisso dele de que o orçamento da Saúde não seria reduzido. A CPMF entraria como o adicional. E ele: ‘Isso eu posso te garantir’. Depois da aprovação, a Fazenda reduziu o meu orçamento. Voltei ao presidente. Disse: no Congresso, me diziam que isso ia acontecer. Eu respondia que não, porque tinha a sua palavra. Se o senhor não consegue manter a sua palavra, entendo a sua dificuldade. Mas me faça um favor. Ponha outro no meu lugar. Foi assim que eu saí, em novembro de 1996.”

      Infelizmente não há gestão séria. Simples assim. Só tem bandido.

  2. Miguel Gonçalves Rodrigues disse:

    Fora CPMF.

  3. jose carlos lacerda disse:

    o governo se comporta como menino malino, pede dinheiro para os pais dizendo que e pra ele e a irma, mas gasta tudo sozinho e o pior com “pixulecos”

  4. Pasquale disse:

    Dizendo-se otimista, a presidente Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira para afirmar que o Brasil é “mais forte e maior” do que “alguns problemas” pelos quais tem passado. Dilma afirmou que o país fará os ajustes necessários propostos pelo governo e seguirá em frente, sem deixar para trás as conquistas alcançadas
    _____________
    Será que ela esta bem??????????

    • flavio disse:

      do jeito que os estádios andam lotados, os aeroportos e as estradas congestionados, os comercio nos centros comerciais e shopping(s), os shows seratanejos, de pagode, de rock……., com certeza a crise é bem menor do que a mídia fala e bem menor que o Brasil. Dillma está certa apesar dos tucanos atrapalharem e não fazerem nada pra ajudar, torcem pro quanto pior melhor, apesar deles, o Brasil vai voltar a crescer, com certeza

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A famigerada CPMF foi criada para financiar a saúde pública. Mas os inevitáveis desvios de finalidade fizeram dela incremento de superavit primário. A saúde ficou mais doente e o dinheiro sumiu.
    Agora esse dinheiro terá função dermatológica: vai salvar a pele do cabide de empregos da formação de quadrilha que assola o país

  6. Pereira disse:

    Caro Kennedy, o maior dos problemas é devido o Governo Federal, só cobra, cada vez se cobra mais e mais… Nunca estão satisfeitos, sempre mais e mais… o que está faltando nesses políticos que fazem a diferença e que, tenham coragem e determinação, pois o primeiro passo já foi dado pelo vice “Michel Temer” ao dizer, ao ser indagado sobre a atual baixa popularidade do governo, que ninguém resiste três anos e meio com esse índice tão baixo. Bem o povo em geral, e até mesmo o Lula a quem é um dos principais culpados por nós termos essa atual gestora no comando, querem mudança já! É à hora exata da mudança chegou! A chance é essa, ou ainda não enxergaram isso? O povo não aguenta mais esse desgoverno em nossa atualidade, não tivemos as promessas de campanhas cumpridas, não temos atendimento no que se refere a uma saúde pública de qualidade, não temos estradas de qualidade, não temos segurança pública de qualidade, não temos escolas públicas de qualidade e, caso ainda se tenha algumas de qualidade são poucas, que quase não se nota, não temos direito a quase nada, e de novidade em todo momento em que se assiste nos jornais e através da internet, somente o governo atual tentando por em prática mais um novo tipo de imposto ou reajuste em cima dos impostos que já temos em vigor. Deixo um aviso, a hora é essa, aos políticos que querem o bem do nosso Brasil, não cruzem os braços é hora de agir e abraçar a mudança para melhorar de verdade a situação do povo brasileiro. Atenciosamente, um cidadão querendo o melhor para o Brasil.

  7. Fabio disse:

    Corte nos Comissionados JÁ !, Corte de Ministérios JÁ ! Aumentem o Imposto do CIGARRO (retorno Rápido em $$$$)Aumentem Impostos sobre carros Acima de 200 mil, Baixando IPI dos Populares para girar a economia. Cortem verbas no Senado na Câmara de deputados.

    • Renato Kachenski disse:

      Concordo. Quando a pessoa física está em dificuldades corta os penduricalhos. Façam isso. O retorno deles ao Pais é zero.

    • Tha disse:

      Tinha que mexer com os fumantes? Porque não pede aumento de impostos da pinga e da cerveja? O cigarro já é bem tarifado! Deixa os fumantes quietos, ô! Ah, e desde quando carro de 100, 150 mil é popular?

  8. ALEXANDRE disse:

    O congresso é um bando de sangue suga, loco pelo poder.

  9. CARLOS disse:

    Na boa, eu sou a favor da volta da CPMF, afinal quando ela foi criada anteriormente, toda a arrecadação seria destinado à saúde, e foi, pois a saúde do Brasil melhorou, vejam que hoje ninguém tem plano de saúde privado, todos dependem do SUS ( que é excelente ). Agora eu sou a favor de destinar para previdência e depois que a previdência estiver OK, vamos destinar para segurança, e assim, sucessivamente. Nossa saúde é excelente, nossa segurança é excelente, tudo corre as mil maravilhas no Mundo da Dilma……..

  10. jeus de menezes carvalho disse:

    Alguem confirma se o marqueteiro da Campanha continua trabalhando pra Dilma?

  11. Aparecido disse:

    Poxa Seu Ministro.Impondo Imposto pra pagar as Contas até Eu,mano.Estes caras vão na TV ,falam um monte de baboseiras , isto e aquilo.Depois .Olha vamos ter que colocar outro Imposto pra pagar os deficits.Ora Ministro.Assim até eu.è como gerar Empregos com Grana do BNDES, Ai até eu.Eita Incompetencia,

  12. Renato disse:

    É o governo mais perdido da história. É muita incompetência para administrar e muita competência para furtar.

  13. Agora falta pouco disse:

    Não sou futurólogo mas arriscarei um palpite: enquanto Dilma e o PT não deixarem de ser governo não haverá boa vontade, nem por parte dos parlamentares e nem por parte da sociedade civil. Os programas sociais estão mortalmente feridos. Falta apenas a revolta do funcionalismo e dos movimentos genuinamente petistas.

    Veja-se as declarações do líder da CUT em evento ocorrido hoje pela manhã, na Paulista.

    A credibilidade foi-se, e com ela a governabilidade. Levy pode voltar para onde veio. Que vá engraxar novamente as botas de seu patrão. É outro mentiroso.

    Dilma vive os últimos momentos antes que o seu próprio partido lhe cobre pela renúncia. E na hora em que isto acontecer ela se vergará rapidamente.

    Ao vencedor as batatas, quentes, incandescentes.

  14. Dorival Carriel disse:

    O Brasil voltará a crescer porque este país é “Gigante pela própria natureza”. Mas infelizmente não podia chegar onde chegou…esta dilacerado…Será que este Governo não têm vergonha na “cara”, sinceramente, eu não conseguiria dormir tranquilo sabendo que: a maior empresa do país e uma das maiores do mundo esta sendo leiloada por bagatela (BR)porque roubaram muuuiiiito, familias desesperadas perdendo emprego, saúde precária( comentou um colega que esta boa…colega..se precisar de uma cirurgia…voce vai morrer na fila), educação, segurança, custo de vida tudo péssimo… e ainda falam em CPMF…chega…já pagamos conta demais…voces que se arrumem a casa e tragam o dinheiro de volta…

  15. Eu Francisco CPMF e a Dilma FORA isso e só mentira disse:

    CPMF e Dilma fora

  16. Robert disse:

    Acredito que a sociedade como um todo até estaria disposta a algum sacrifício como esse imposto mas desde que não seja para entregar ao atual Governo pois sabe-se que ou o dinheiro será mal utilizado ou desviado. A falta de credibilidade da “presidenta” acabou com qualquer tentativa de salvar seu mandato.

  17. celso disse:

    Não adianta passeatas, isso não mudará em nada. O que precisamos é uma ação efetiva da população. EX: Dia X,Y e z, Todos retirarem seu dinheiro dos bancos…( saque em massa – CDB, Poupanca e outros mais )….ai sim, iríamos parar o sistema e mostrar que não aguentamos mais esta enxurrada de mentiras deste governo. Eles roubaram muito, acabaram com tudo, e agora nao adianta demagogia barata. Nem propagandas em horários nobre, visando enganar a população.

  18. Aparecida disse:

    Eu não acredito que essa cambada de safados enfiou todo o dinheiro no rabo ( copa do mundo , olimpíadas , mensalão , petrolão , etc , etc e etc . E agora vem com a maior cara de pau falar em aumento de imposto. Realmente esse não é um país sério. Em qualquer outro lugar do mundo essa cambada de safados já estariam atrás das grades. Mas das grades mesmo.

  19. Bill disse:

    “A solução é alugar o Brasil” – Raul Seixas

  20. Everson disse:

    Entenda-se que quem tem interesse na aprovação da cpmf são a união, estados e municípios (políticos destes orgãos) e não o povo que os compõe!!!

  21. Arnaldo Silveira da Silva disse:

    Tem gentalha ainda achando que a COPA deixou um grande legago .
    Tai o resultado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 07:28:57