aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-05-2020, 22h29

Ao atacar OMS e OMC, Trump favorece nacionalismo e enfraquece globalização

Americano critica em busca de bode expiatório para fracasso contra covid-19
8

Kennedy Alencar
WASHINGTON

Os novos ataques do presidente Donald Trump à OMC e OMS são evidências de que a pandemia de coronavírus favorece movimentos nacionalistas contra a globalização. É um incentivo a que países se fechem, dinamitando a cooperação multilateral no planeta na maior crise de saúde dos últimos 100 anos.

Ao prometer retaliação americana contra a Organização Mundial da Saúde e reclamar de “injustiça” da Organização Mundial do Comércio em relação aos EUA, Trump faz mal ao mundo, mas consegue vender para sua base de eleitores a existência de inimigos externos que a América precisa vencer. Só pensa na reeleição, ameaçada pelo coronavírus e sua má conduta na crise.

Na prática, ele dificulta uma coordenação global de combate à pandemia e incentiva protecionismo econômico. Trump busca criar bodes expiatórios para a sua incompetência na crise, como mostraram depoimentos de altas autoridades nesta semana ao Congresso americano.

Ouça o comentário:

Comentários
8
  1. Daniel Alencar disse:

    Querido Kennedy,

    Escrevo-lhe para agradecer a oportunidade de ouvi-lo aqui. Sempre ponderado, inteligente e assertivo. Parabéns, meu parente!

  2. Walter Nobre disse:

    Kennedy, o nacionalismo nos EUA abunda, são patriotas até os dentes, não abrirão mão neste instante, por muitas duvidas das entidades de Saúde, perderam chão, como todos os países civilizados,estão se defendendo diante desta crise mundial, não creio que o Trump fizesse diferente, vai capitalizar a situação ao favor de sua reeleição, e por estar no controle, tem mais poder de ação com relação ao oponente Biden. o novo momento mundial é esperado e desenhado, muito provavelmente, o inconsciente popular manterá o que já esta caminhando, o Trump não terá dificuldades, terá talvez menor resistência da maioria que o oponente, estes são os fatos.

  3. O consumo e as razões do Trumpismo e Bolsonarismo disse:

    A psicologia deve explicar a narrativa e pensamento de ser perseguido. Trump e Bolsonaro, diante fiasco como ser humano tendem criar guerra aos moinhos de vento. Dentro da perspectivas capitalistas. Os bens produzidos, precisam ser renovados. A evolução tecnológica, em países que investem nisso (ex: Japão), forçam a troca do bem usado de tecnologia inferior pela mais nova. Fator necessário, maior renda. Países onde tem menos renda, as pessoas se agarram ao que tem. E os bens, eternizam dentro de casa. Se quebra conserta. A outra forma de forçar a troca é a destruição. Como a que acontece em desastres naturais e guerras. Para um EUA em declínio econômico, o Mundo em guerra é a saída. Trump é do mal e sabe o que quer. No Brasil as coisas são diferentes. A renda pessoal – familiar é ínfima. E os produtos são descarte dos países ricos, com tecnologia ultrapassada. Usamos o que já está ultrapassado. E consertamos o que quebra. Cultura? Não! Reflexo trabalho/renda/consumo. Saídas. Várias!

  4. O consumo e as razões do Trumpismo e Bolsonarismo disse:

    Cada cultura tem seus cuidados com o que resta daquele ente que parte. A maioria, descarta os pertences. Móveis, roupas doadas ou queimadas. Imóveis, carros, joias são divididos ou vendidos. No mundo o Covid tem provocado essa movimentação. E a produção de produtos de curta (máscaras, papel toalhas etc) e alta utilidade (álcool, produtos de limpeza, testes biológicos etc). O consumo quase sempre é o que retrai ou impulsiona a economia. O Covid explica bem isso. Se empresário é só olhar a receita nesse período. Trump causa mal aos americanos, e consegue isso não somente aos mais afetados: pobres, negros. Sem rumo, feito o nosso, quer forçar o consumo. Arriscando, por exemplo, queimar seu País como centro do turismo mundial. Por sua eleição, e por causa de seus discursos faz sim uma campanha para corte da compra dos produtos americanos pelo resto do mundo. E a guerra para manter quintais, na precisão de desova dos produtos de tecnologia ultrapassada, será voltada economicamente a A.L.

  5. O consumo e as razões do Trumpismo e Bolsonarismo disse:

    Empresários brasileiros se cuidem. O discurso de Bolsonaro, ações contra o Covid, resistência em cortar mordomias do gasto em salários dos 3 poderes. Aponta baixo consumo, e pouca renovação da procura por produtos nacionais. O Mundo, sim, se fechará inicialmente para o consumo interno, valorizando marcas nacionais. A economia ressurgirá, providenciando a normalidade do consumo interno. Quem mais cedo sair da contaminação, mais cedo receberá a normalidade do consumo e volta ao turismo ex. O esporte é formado de vários produtos, e parado deixa de produzir vagas de emprego. Nosso governo feito Trump prefere manter os moinhos de vendo em vez de tomar atitude séria para isso. E levanta um grande outdoor com as frases: “Turismo aqui só em 2025”; “Economia equilibrada com corte nos gastos em Brasília”. Só quando brasileiro melhorar seu voto. Mas as campanhas bolsonaristas não querem isso. E na rua operam: “Acima do País e o povo. O desejo de sangrar o erário e memória política do Brasil”.

  6. O consumo e as razões do Trumpismo e Bolsonarismo disse:

    A psicologia mostra claramente que um filhinho milionário, e um filhinho militar de araque. No governo, tendem criar monstros para esconder suas frustrações de não terem dado certo no comando. Os EUA, são o povo, e o povo será sempre maior que o seu Governo. Lá o Covid escancarou isso. Pois, o que vinha dando certo, daria certo (pelas ações de seu povo). Aqui o militarismo, tem história. E algumas dignas de filmes. Contudo outras, minimizadas entre colunas, terminaram cruéis – por parte nossa. Muito longe desse tempo, tem-se a ganância militar economicamente – a Ditadura e seus erros. Collor enfatizou o consumo: “produzimos carroças”. O que iríamos esperar economicamente de Bolsonaro? Trabalho! Não! Servidão ao Tio Sam. E o alinhamento a eles. Nos colocarão longe da Europa, BRICS e Mercosul. Menos consumo, menos empresas nacionais e empregos. E nossa economia correndo atrás dos EUA para revender seus descartes tecnológicos. Bolsonaro serve ao Trumpismo contra a A.L. e seu povo.

  7. O consumo e as razões do Trumpismo e Bolsonarismo disse:

    O Trumpismo precisa criar monstros para forçar o consumo interno. Apontar sua mídia paga contra a OMC e OMS é telegrafar que fará absurdos no comércio e saúde, a favor de sua reeleição e economia. Afinal, presidentes caem com uma economia indesejada. Mas, lembrando, o povo americano é um povo culto e é mais que seu governo. Trump fora. Um EUA do tamanho que sempre será. Ao contrário o Bolsonarismo só tem de mostro o comunismo, que não existe (existem ditaduras, imperialismo e o povo sofrendo – só isso). O PT (Que devia mudar de nome – conselho. Sem nome PT Bolsonarismo não tem mais nada politicamente para referenciar seu discurso – nem os militares patacas no governo). O Trumpismo serve a reeleição. O Bolsonarismo a quebra do país economicamente, e evidenciação do mal que foi e será um governo militar. Pior que ele, somente um governo religioso militar. Dos dois, o pior e mais perigoso é o Bolsonarismo. Que está, feito registro bíblico, cunhando um número em cada cabeça brasileira.

  8. Charles Leite disse:

    Sem dúvida, o Trump pratica um diversionismo com carater ultra nacionalista, certamente para ocultar a sua incapacidade de liderar com grandeza necessária , principalmente neste momento de tão grave crise, uma nova perspectiva para a economia global. Ele ,assim como alguns outros lideres de extrema direita, mundo afora, sao incapazes de propor, conciliar, agregar…são beligerantes, totalitários, despreparados, assim como uma boa parte dos eleitores classe média que se veem representados em seus valores e visão de mundo…assim desenha se um cenário de retrocesso
    economico e social para o planeta. Brasil,nem precisa comentar….eleve ao quadrado toda essa pantomina…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-22 08:59:02