aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
03-01-2015, 14h41

Ao manter reajuste do mínimo, Dilma impõe 1º freio à equipe econômica

Com decisão, presidente reafirma ajuste econômico gradual
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff sustou a intenção da equipe econômica de propor uma nova regra de reajuste do salário mínimo porque a mudança certamente diminuiria, no médio e longo prazo, o ritmo de valorização real. É o primeiro freio presidencial à equipe econômica do segundo mandato.

Dilma determinou a manutenção de regra atual, que deverá ser encaminhada ao Congresso em projeto de lei para o período de 2016 a 2019. A fórmula em curso prevê que o mínimo seja reajustado pela inflação do ano anterior mais o crescimento da economia de dois anos antes.

Como o crescimento da economia foi baixo em 2014 e deverá ser menor do que 1% neste ano, os reajustes de 2016 e 2017 serão praticamente a inflação. No entanto, havia interesse da equipe econômica em colocar uma espécie de freio ao repasse da taxa de crescimento da economia na hipótese de ela voltar a crescer em termos substantivos, acima de 3% ou 4% ao ano.

Ou seja, no curto prazo, uma mudança poderia até assegurar em 2016 e 2017 um reajuste um pouco melhor do que o da fórmula atual. No entanto, no médio e longo, se o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil voltar a crescer de modo mais forte, o ritmo da valorização real diminuiria.

Como haverá aumento de tributos e cortes de gastos para a realização do ajuste que a presidente prometeu na posse com “o menor sacrifício possível”, ela decidiu não alterar uma política de reajuste do mínimo que tem buscado maior justiça social. Essa política, que teve início no governo Lula, foi fundamental para a difícil reeleição de Dilma.

É esse tipo de decisão de Dilma que mostra que o ajuste aplicado por ela deverá mesmo ser diferente da correção econômica que aconteceria em caso de vitória da oposição.

Comentários
21
  1. Sucaneiro disse:

    E viva a nossa Presidenta demonstrando mais uma vez que jamais desamparará os mais pobres deste pais e se Deus quiser, vai também taxar as grandes fortunas como já é feito no resto do mundo.

    • walter.nobre disse:

      A DILMA NÃO ESTA NEM AI COM NINGUÉM, QUE SEJA BRASILEIRO CARO.
      JÁ ESTA NA ORA, DO PETISMO, CONTESTAR AS ATITUDES E DESLEIXOS DA DILMA; AS ELEIÇÕES JÁ FORAM…
      A PODRIDÃO FEDE; UMA HORA, NEM COM REZA DAS BOAS, VÃO CONTROLAR, TANTOS ESCÂNDALOS…A DILMA JÁ PROVOU, QUE NÃO SABE DELEGAR PODERES; QUER MANDAR SOZINHA…ATÉ O LULA, TE DIFICULDADES COM ELA; É UMA “VACA QUE TOSSE”.
      PROMETE E NÃO CUMPRE…SUA ÚLTIMA CARO, FOI TIRAR OS DIREITOS CONQUISTADOS, PELOS TRABALHADORES, AO LONGO DE DÉCADAS; SEJA SENSATO; SAIA DE CIMA DO MURRO…

  2. helio mariano disse:

    gostaria que a nossa exelenticima predinte e seus ministros e aliados de partidos pudessem sobreviver ao mes com este valor miseravel de salario minimo, donde tudo todos os dias estão subindo a cesta basica, impostos, agua, energia e aluguel de casa, sejam brasileiros e sobrevivem como muitos com o salario minimo e não com as mordomias que recebem em suas comodidates aonde é nós o povo que paga os salarios enormes que todos recebem, sejam justo e olhem os brasileiros com carinho e n]ao fiquem nas janelas vendo os sofrimerntos das pessoas.
    grato

  3. Thiago Dias disse:

    Excelente análise. Principalmente pela conclusão que difere os tipos de ajustes econômicos que estavam em jogo na eleição. Nem tudo está perdido.

  4. Ramiro disse:

    É isso mesmo Dilma: ajuste econômico mas com justiça social. Sem maiores sacrifícios aos trabalhadores que produzem a riqueza deste país. Chora Aécio e chora PIG.

  5. Jose MArcos Perazzo disse:

    Pelo jeito nada vai mudar na economia do Brasil, a Dilma sempre vai dar a ultima palavra. Os ministros serão apenas fantoches no governo do PT

  6. DE CONVERSA PARA BOI DORMIR A... FALANDO SÉRIO! disse:

    ALGUMAS SUGESTÕES À PRESIDENTE DILMA PARA INCENTIVAR A TODOS OS BRASILEIROS A FAZEREM A “ECONOMIA” TÃO NECESSÁRIA PARA COLOCAR O PAÍS NOVAMENTE NOS “EIXOS” E TRAZER “DE VERDADE” DE VOLTA A CONFIANÇA NO PAÍS, TANTO DOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS QUANTO DOS INVESTIDORES ESTRANGEIROS, “HONESTOS”!

    PRIMEIRÍSSIMO: DOAR 50% DE SEU SALÁRIO PARA A “SAÚDE PÚBLICA” (O PRESIDENTE MUJICA, DO URUQUAI, DOAVA 90%) , SUGERINDO A TODOS OS “SEUS” MINISTROS, GOVERNADORES, PREFEITOS, SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS, DEPUTADOS ESTADUAIS, VEREADORES, TANDO DO “PARTIDO DOS TRABALHADORES” COMO SEUS ALIADOS, QUE FAÇAM O MESMO, PELO BEM DO PAÍS E DO POVO “HUMILDE”, QUE NÃO PODE TER O ATENDIMENTO À SAÚDE COMO O QUE TEM OS “DAS ELITE”!

    2 – SUSPENDER PELOS 4 ANOS DE SEU MANDATO “QUALQUER” REAJUSTE NOS SALÁRIOS DE CARGOS DO EXECUTIVO;
    3 – PROVIDENCIAR PARA QUE O MESMO OCORRA NO LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO;
    4 – PROVIDENCIAR PARA QUE TAL SE ESTENDA EM CASCATA PARA OS GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS DO PAÍS TODO!
    5 – CORTAR TODAS AS “MORDOMIAS” DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO, FAZENDO COM QUE TODOS ARQUEM COM SUAS DESPESAS PESSOAIS, COMO TODO TRABALHADOR COMUM!
    6 – PROVIDENCIAR PARA QUE SEJA CRIADA UMA LEI QUE PUNA COM PRISÃO PERPÉTUA TODO “CONDENADO PELA JUSTIÇA” POR ROUBAR COFRE PÚBLICO (GOVERNANTE, POLÍTICO, FUNCIONÁRIO PÚBLICO, EMPRESÁRIO,CIDADÃO PADRÃO “PÉ DE CHINELO”, ENFIM, “TODO CIDADÃO BRASILEIRO”.
    7 – FAZER COM QUE, ALÉM DA PRISÃO PERPÉTUA, SEJAM “DEVOLVIDOS” AOS COFRES PÚBLICOS TODOS OS VALORES DESVIADOS DOS COFRES PÚBLICOS, APÓS COMPROVAÇÃO POR PROCESSO JUDICIAL LEGAL, POIS NÃO ADIANTA O LADRÃO CUMPRIR UMA PRISÃOZINHA NO “REGIME SEMI-ABERTO” E FICAR COM O DINHEIRO ROUBADO.
    8 – DETERMINAR UMA FISCALIZAÇÃO “RIGOROSÍSSIMA” SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DO “BOLSA FAMÍLIA”, POIS É MAIS DO QUE SABIDO QUE MILHARES ESTÃO RECEBENDO O BENEFÍCIO “INDEVIDAMENTE” – COM O INTUITO DESONESTO DE MANTER O BENEFICIADO NO “CABRESTO” POLÍTICO!

    COM CERTEZA ESSAS SERIAM APENAS ALGUMAS MEDIDAS QUE PODERIAM INCENTIVAR OUTRAS NA MESMA LINHA.
    NINGUÉM TERIA DÚVIDA DE SUA SINCERIDADE EM QUERER O MELHOR PARA “O POVO”.

    • O Brasil da contra-mão. disse:

      “O Brasil é um pais que poderia ter dado certo.” Lamentavelmente, fomos calcados numa origem de exploração desde o início. No âmago da descoberta o principal sentimento era extrair, sugar, tirar, se beneficiar. Nesta concepção os governos foram formados, as instituições foram constituídas e o povo moldado à esta condição de conformismo,de descaso e descompromisso.
      Em cima destes sentimentos foi criado o Brasil. Um país que nunca conseguiu se transformar em nação. As instituições brasileiras, infelizmente, não conseguiram se estruturar em cima de um código de ética verdadeiro, porque nas suas origens foram atropeladas pelos sentimentos trazidos dos seus descobridores.
      Os poucos que são investidos com o senso de ética nestas instituições são atropelados por uma frota de rolos compressores dos quais não podem conter.
      Estava observando numa reportagem veiculada na TV e percebi quando no Congresso foi apresentado a proposta do deputado Marco Maia (PT/RS), em que o relatório final da comissão, no qual não recomenda o indiciamento de nenhum dos envolvidos nas denúncias de corrupção na estatal. Observei a expressão de alguns deputados de oposição como se sentissem atropelados por um rolo compressor.
      Como um país vai se tornar nação, se a grande massa popular não tem sentimento pátrio comum? Como esta massa vai conseguir desenvolver sentimento pátrio se todos os mecanismos educacionais de formação da cidadania lhes foram tirados? As crianças de hoje não sabem nem cantar o Hino Nacional Brasileiro (Acredito que deva ter deputados também). A política brasileira é sedimentada em interesses corporativistas. Os seguimentos organizados da sociedade fazem seu lobby e têm seus interesses atendidos, e grande massa? É apenas um instrumento utilizado para chancelar estas instituições no poder… no comando.
      No meu conceito, TODA NAÇÃO é constituída de POVO – TERRITÓRIO – GOVERNO.O brasil tem MASSA POPULAR- LATIFÚNDIOS-NABABOS.
      A minha esperança do Brasil se tornar uma nação, é um ponto de referência no tempo e no espaço. Quem sabe em um novo big-bang? ou aguardar mais uma vez a expulsão de Adão e Eva do paraíso?
      Bem, existem coisas neste mundo que são irreversíveis,mas como dizem que tudo é possível, vou deixar esta lacuna para deixar um grão de areia de esperança no tempo e no espaço de que um dia o Brasil saia da contra da história. VJS-04.01.2015. 00:17 H.

    • Salvador Muñoz Pagán disse:

      PARABÉNS FALANDO SÉRIO!

  7. Marcos disse:

    Taxar as grandes fortunas seria bom, somente não fazem porque o lucro do Brasil é melhor não taxando. Quem é rico já tem dinheiro um pouco de dinheiro no exterior e quando houver noticias de taxação, antes de implementar a lei já transferem o dinheiro para onde não tem taxa ou que ganham mais, e mesmo vão morar em outro pais, e desta forma o tiro sai pela culatra. Talvez o caso seria taxar mas por um valor bem pequeno para não haver fuga de capitais e empresas do Brasil. Já quanto a Dilma, boa a gestão dela exceto quanto a acolher a não tomar medidas energicas contra quem é do partido e esta na corrupção, não é crivel, que vários departamentos da Petrobás estejam envolvidos em corrupção e a diretora da Petrobrás não saiba, se não sabia é pelo menos omissa ou incompetente, isto talvez, seja motivo de passeatas contra a corrupão e pedindo a deposição da Dilma no decorrer do ano. Mas vai dela querer mudar, ou correr o risco.

  8. Carlos Cogliatti disse:

    Quero saber sõbre o salário do aposentado.Esse assassino chamado fator previdenciário que mata os aposentados aos poucos e que é patrocinado pelo governo.Reajuste dos aposentados:5,3%. rehjuste dos salários dos deputados e presidente: 26,3%.Pelo visto as promessas de campanha foram por agua a baixo!

  9. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    Ao que tudo indica, a fórmula praticada pelo governo para a correção do salário mínimo (que é simplesmente ridículo, por não ter poder aquisitivo de coisa alguma)vem satisfazendo os interesses dos sindicatos e dos trabalhadores. Somente teria sentido se a mudança contribuísse para agregar melhoria segura e substancial para o trabalhador. Agora, a presidente continua mostrando falta de jogo cintura ao tratar de assuntos administrativos com seus auxiliares diretos, mostrando excesso de autoridade que não condiz exatamente com o lhaneza própria do Estado Democrático de Direito. Não fosse o arraigado apego ao cargo de ministro, que as pessoas se vendem por valor irrisório, seria o caso de o ministro do Planejamento agradecer à presidente da República por sua nomeação, eis que a forma enérgica e espalhafatosa escolhida para determinar a mudança de entendimento sobre a política referente ao reajuste do salário mínimo. Num país civilizado, com certeza, o assunto não seria tratado com tamanha truculência, a ponto de ser determinar que houvesse a expedição de nota para retratação do ministro, que, se ele tem um pouquinho de vergonha na cara, nunca mais vai dar entrevista, para informar seu pensamento sobre os assuntos pertinentes à sua alçada, apenas sugerindo que os jornalistas procurem a presidente da República, para ela explicá-los. Pobre ministro, que foi obrigado a botar a viola no saco, muito antes de o baile começar. Pode-se imaginar o tamanho da frustração causada à autoridade do ministro, que nem sentou direito na cadeira ministerial, já teve seu tapete puxado e com violência desproporcional. Acorda, ministro!

  10. Pensaram o quê, que o comando ia para os ministros? o comando da POLÍTICA econômica é da presidenta, e não se chama POLÍTICA por acaso, e a política eleita democraticamente pela população foi Dilma e não Barbosa, Levy ou quem quer que seja! Se não entendem isso, não entendem o que é democracia!

  11. nilo siefert disse:

    Se fosse MINISTRO, e não pau mandado, já teria pedido a conta. N

  12. Ronaldo de Carvalho disse:

    Gostamos muito de ver o Povo sendo alvo de discórdia, porque o salário minimo gera a inflação ou as formas de distribuição de renda dentro congresso que é mal organizada!

    Deveriam os consultores financeiros/Tributaristas tais como: Contadores, economistas, administradores, entre outros profissionais técnicos em ações providenciais que deveriam informar e compor as mesas de decisões governamentais, para melhorar a distribuição dos nossos recursos esse gastos em projetos monstruosos que depois serão julgados e não devolvidos aos cofres da nação brasileira.

    Mas vamos ao interessa: o País está necessitando de uma reforma tributária urgente, onde os nossos grandes políticos deveriam mostrar o seu empenho em melhorar a condições de tributar corretamente, pois para desenvolver uma economia justa e com uma distribuição de renda melhor e deixando de gastar muito do que não é seu, revendo as contas publicas com cortes precisos e sem concessões, pois isto é que dá resultados, com firmeza e condições de trabalho a população brasileira,

  13. Manoel Rodrigues da Silva disse:

    A regra é clara: – Quanto mais valoriza o salário mínimo, mais aumenta o custo Brasil, todos pagam a conta, inclusive, quem recebe e/ou ganha o salário mínimo, essa tentativa de nivelar a renda para baixo pode resultar no futuro próximo, um Brasil de classe média baixa, majoritária. Eis a questão, será bom para o nosso País??

  14. Jose ap disse:

    Pena que presidente não apita, só leva chumbo. tem é que acabar com esses ladrões que eatão desviando verba dos cofres publicos. tem tambem que dar fim ao decimo quarto e decimo quinto salario desses desgraçados que estao no planalto.
    como diz Boris Casois, isto é uma vergonha.

  15. tania disse:

    onaldo Carvalho, é isso aí , Votaria em vc !

  16. VALTERCC disse:

    Bom dia a todos! Tenho uma duvida. Por que o projeto vem a publico para depois ser vetado pela “presidenta” Dilma? Realmente todo o projeto é elaborado pela equipe e só na hora de vetar a “presidenta” toma conhecimento? Apenas uma vez votei para o PT e foi no segundo turno do confronto LULA x COLLOR, mas independente de votar ou não para o PT, será que os eleitores do PT tem dificuldade de enchergar que o PT promete uma coisa e faz outra, alem de ser estramente voraz em tomar posse do que não lhes pertence. Supondo que a Petrobras tivesse sido privatizada e fosse garantida uma auditoria por parte do governo, não teriamos pessoas mais competentes na sua gestão? O governo não tem competencia para saber se existe corrupção e quer ter competencia para administrar uma das maiores empresas do mundo. Estou prestes a me aposentar e não me incomodaria em pagar pelo fator previdenciário caso tivesse claramente a visão de onde este dinheiro esta sendo aplicado. Agradeço a atenção de todos. VCC

  17. Pasquale disse:

    Petrobras criou empresa de fachada para construir gasoduto bilionário

    A Petrobras criou “empresas de papel” para construir e operar a rede de gasodutos Gasene, conforme constatação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) reproduzida numa auditoria sigilosa do Tribunal de Contas da União (TCU). O trecho do empreendimento que fica na Bahia – e, de acordo com técnicos do tribunal, teve os custos superfaturados em mais de 1.800% – foi inaugurado com pompa em 26 de março de 2010 pelo governo federal. Oito dias depois, a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deixou o governo para se candidatar à Presidência da República. Ela foi à festa de inauguração em Itabuna (BA) com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Petrobras na época, José Sérgio Gabrielli, e a então diretora de Gás e Energia da estatal, Graças Foster, atual presidente da empresa.
    ____________________________________________________________________________________

    Espantoso,para não dizer vergonhoso,para não dizer… eles fazem qualquer negócio.
    A própria empresa cria uma empresa de fachada.
    PRIVATIZEM A EMPRESA URGENTE.

  18. Pasquale disse:

    PETROLIXO = 8,80…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-02-18 12:32:03