aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-11-2016, 21h06

Ao socorrer Renan, Toffoli tranquiliza Planalto

Queda de peemedebista poderia atrapalhar agenda econômica
6

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli tranquilizou o Palácio do Planalto hoje ao pedir vista num julgamento que poderia resultar em iminente queda de Renan Calheiros da presidência do Senado.

Dias Toffoli fez o pedido de vista no julgamento do STF que formou maioria a favor da decisão de impedir que réus na corte ocupem cargos na linha sucessória da Presidência da República. O presidente do Senado é o terceiro nessa linha. Hoje, como o país está sem vice, Renan é o segundo.

A decisão de Toffoli também dá sobrevida política a Renan (PMDB-AL) no comando da presidência do Senado. No momento em que Brasília está apreensiva, aguardando revelações das delações da Odebrecht, Renan deverá conseguir se manter no comando do Senado até fevereiro, quando deseja passar o bastão ao líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE).

Com Renan no leme do Senado, o governo se sente mais seguro para votar a PEC do Teto. Renan está comprometido a votar essa proposta até 13 de dezembro. Uma eventual queda dele atrapalharia a agenda econômica do governo.

*

Jogo combinado

O presidente Michel Temer deu aval à estratégia do ministro da Educação, Mendonça Filho, de realizar neste ano duas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Cerca de 8 milhões de estudantes farão a prova no próximo fim de semana, mas aproximadamente 191 terão de realizar o teste no início de dezembro devido ao movimento de ocupação de escolas.

Com duas provas, o governo evita cancelar o teste, o que causaria uma desorganização no calendário estudantil do fim de ano, cheio de vestibulares, e impede, por ora, uma derrota para o movimento de ocupação de escolas.

Temer também não está propenso a retirar do Congresso a medida provisória da reforma do ensino médio. Vai enfrentar os estudantes, que pedem a suspensão da reforma via MP.

Assista aos temas do “SBT Brasil’:

Comentários
6
  1. TEMER ESTÁ DANDO TIRO NO PRÓPRIO PÉ! disse:

    Temer, infelizmente, está caindo num dos erros da Dilma: está mantendo todo o lixo junto dele!
    Daria sim, para governar com gente boa, livrando-se do lixo que o cerca.
    É verdade que a maioria é lixo, mas há gente decente, competente, que ele deveria selecionar. Está pensando só em agradar bandido, esquecendo-se da indignação do povo.
    Muita gente que o apoiava está deixando de fazê-lo, pelo seu relacionamento com Renan e Jucá, duas frutas podres que o povo repugna!
    Manter Renan e Jucá será um tiro no pé!

  2. Maria da Consolação disse:

    É a guerra de egos. Estamos em plena crise institucional neste país.

    • walter disse:

      Mais ainda, cara Maria da Consolação; estão todos de alguma forma, com o “rabo preso”, demonstram muita, preocupação com o Renan; um sujeito, que rasgou a constituição, na cara de todos.
      A medida do Toffoli, nos lembra bem a sua origem; imaginem a saía justa, ao pedir vista, na frente de seus companheiros; um caso mais que conhecido; todas as medidas aprovadas, são de suma importância ao País, e de domínio; a presidente da corte, Carmem Lúcia, deveria poder, aprovar ou não, tal atitude deste ministro.Resta saber, quantas velas, o Toffoli acendeu; quantos “santos” de fato, quer salvar; tudo suspeito como sempre.

  3. Mauro disse:

    Infelizmente, Toffoli e Levandowski são duas gigantes pedras no sapato do Supremo Tribunal Federal, com gestos de tartaruga, caminhar de lesma e vontade de bicho-preguiça.
    O que se pode extrair de bom desse julgamento é que já está definido, independente dos votos que virão, é que réus não podem assumir o lugar do presidente e isso coloca uma enorme pulga atrás da orelha nos politicos que tem inquéritos no STF e Renan é um deles e se o grande e poderoso Deus quiser, em breve será réu.
    O Ministro Toffoli optou pelo “embromation”, pois pedir vistas nesse momento é nada mais que fazer o jogo da enrolação, mas se alguem esta comemorando isso, que ponha as barbas de molho e não cante vitória, pois é fato de que ela não virá!
    Michel Temer está certo em não ceder a esses “estudantes”, pois o que eles menos querem, é dialogo e sim tumultuar…nada mais! Cambada de manipulados e otários! Nada mais, nada menos!

  4. ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Direto ao assunto, a grande verdade é que não só o Executivo e Legislativo chegaram ao mais alto grau de descrédito, vergonha, desesperança. O STF está fazendo política, com certeza, tomando decisões que, ora beneficiam bandidos protegidos pelo foro privilegiado, ora tomando atitudes que protegem os intentos do Executivo. É preciso considerar muito se esse Toffoli pediria vistas dessa forma, beneficiando um sujeito com 11 inquéritos no STF, sem a concordância de seus pares do STF. Não dá mais para acreditar em nada, sem duvidar de tudo: estamos atolados num mar de lama jamais visto! Em meus 70 anos de vida nunca vi tanta sujeira, tanta vergonha, tanto bandido protegendo bandido, todos travestidos de cidadãos respeitáveis! Nem no STF, a mais alta Corte Judicial do país, se pode confiar: onde vamos parar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-28 05:57:41