aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-11-2013, 19h03

Aos poucos, Dilma continua a crescer, diz Ibope

Campos e Aécio precisam ganhar terreno para haver 2º turno
41

Uma leitura de quatro pesquisas Ibope, entre julho e novembro, mostra que a presidente Dilma Rousseff vem recuperando cacife eleitoral após a onda de manifestações que derrubou sua popularidade.

Na pesquisa divulgada hoje, no cenário mais provável, a petista lidera com 43% de intenção de voto. Na sequência, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB) com 14% e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) com 7%. Brancos e nulos somaram 21%, taxa alta. E 15% não souberam responder.

Em julho, quando Marina Silva ainda aparecia no cenário mais provável ao lado de Aécio e de Campos, Dilma marcou 30%. Marina chegou a 22%. Aécio obteve 12%. Campos, 3%. Brancos e nulos ficaram em 16%. Não souberam responder, 10%.

De julho a novembro, Dilma saltou de 30% para 43%. Passou por 38% em setembro e por 41% em outubro. Nesse período, Marina saiu do páreo. Por ora, o mais provável é que ela apoie o governador de Pernambuco.

Aécio mantém um desempenho parecido, variando entre 11% e 14%. Campos partiu de 3% em julho para chegar a 10% em outubro, quando Marina ingressou no seu partido. E agora recuou para 7%.

Resumindo: Dilma vem, sim, reconquistando parte do que perdeu. Não tem sido fácil para quem já teve 58%, máximo que a presidente alcançou no Ibope. Isso foi em março deste ano. Naquela época, Marina tinha 12%. Aécio, 11%. Campos, 4%. No entanto, é o suficiente para dizer que hoje não teria mesmo para ninguém. Ela seria reeleita no primeiro turno.

Claro que há uma campanha no meio do caminho. E problemas na área fiscal podem gerar turbulência econômica com reflexo político. Mas, como disse FHC ao “10 Perguntas”, se Campos não crescer, não haverá segundo turno. Para ocorrer uma segunda fase, Aécio também precisa dar uma ajuda. Aos olhos da última pesquisa Ibope, a vida está bem dura para a oposição.

*

Novatos em disputa presidencial

Em benefício de Aécio e Campos, valem o argumentos de que falta quase um ano para a eleição e de que Dilma tem um palanque privilegiado, a Presidência. No entanto, houve um maremoto político no país e, por ora, nada indica que a oposição tenha conseguido capitalizar um naco dele.

Aécio tem uma situação partidária mais confortável do que Serra, cujo nome aparece na última pesquisa. O desempenho do ex-governador de São Paulo é ruim para quem já disputou duas vezes a Presidência. Os levantamentos só confirmam o que o PSDB deseja: lançar o senador de Minas ao Planalto.

Já Campos terá de conviver com a sombra de Marina, que tem desempenho melhor do que ele. No entanto, o governador de Pernambuco controla o PSB e dificilmente abrirá mão de, no mínimo, tornar seu nome conhecido em 2014.

 

Foto: Estadão Conteúdo

Foto: Estadão Conteúdo

Comentários
41
  1. Antonio Pereira Riobeiro disse:

    Não adianta os tucanos ficar raivosos e espernear. O povão sabe o que quer;
    Tenho dito

    • Antonio Alex disse:

      Olha Antonio, não se engane. Todos os políticos do país achavam que poderiam fazer qualquer coisa até as manifestações em julho e depois levaram um grande susto. Vamos ser racional e esperar ano que vem. Até agora só a Dilma fala, tem visibilidade. Espero que esse governo incompetente suma do mapa.

  2. Márcio disse:

    É um mistério o comportamento do eleitor, pois, Eduardo Campos possui grande aprovação no Estado em que atua e natural repercussão disso, talvez Marina na retaguarda está lhe conferindo um aspecto de boneco ventríloquo na visao do eleitor, razão dos tímidos percentuais nas pesquisas de intenção de votos.
    Já Aécio, apesar de deter forças em uma região superpopulosa, sofre com rejeições e ao contrário do que imagina, representa o velho politiqueiro, hoje rejeitado pelos novos cidadães que sonham com uma oposição de renovação e práticas outras das que imperam até o presente.
    Nessa Divisão, a projeção de uma sólida oposição à Dilma fica prejudica, o que lhe trará novas forças, como esclarece as pesquisas.

  3. Luiz disse:

    Estamos só no aguardo do mensalão Mineiro (leia-se PSDB) aí é que a Dilma vai crescer mais ainda.´d PT de novo, e quem sabe é o povo.Adeus PIG!!!

  4. Gesiel disse:

    A questão definidora desse quadro está no fato de não haver alternativas. Os candidatos que aí estão são muito ruins, sem exceção. Estamos debatendo sobre falsas opções. Apenas Joaquim Barbosa poderia alterar o quadro. Ou então, claro, Lula. Sem qualquer dos dois, ficará difícil afirmar o que vai ser desse processo eleitoral. Mas, sem dúvida, Aécio Neves não tem chances.

  5. sebastiao edivaldo moreira disse:

    NAO PODEMOS NOS ESQUECER DO MENSALAO MINEIRO, QUE PODERA SER JULGADO EM 2014

  6. sebastiao edivaldo moreira disse:

    VAMOS VER SE REALMENTE O JOAQUIM BARBOSA NAO ESTA USANDO DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, PORQUE ESTA HISTORIA DE MENSALAO COMEÇOU EM MINAS GERAIS COM O ENTAO GOVERNADOR TUCANO EDUARDO AZEREDO

  7. Gostaria de uma analise sobre o índice de rejeição……..desse e de outros institutos…….ele pode nos dizer algo?

  8. nathalie disse:

    talvez o povo saiba que no fundo no fundo nenhum partido é exemplar e que o pt ainda é o que mais fez pra distribuir renda.

  9. A pesquisa mostra, com absoluta clareza, que, entre os candidatos com pouca qualificação para implementar reformas estruturais no país, a pessoa mais conhecida se destaca, com bastante vantagem sobre os demais candidatos, surfando de braçadas rumo à reeleição, que parece caminhar para desfecho tranquilo, caso não aconteça grande desastre de percurso. Causa enorme perplexidade que a presidente da República, depois de quase três à frente do governo, consiga conquistar a simpatia de parcela significativa da população, conforme revela a pesquisa em apreço, apesar de ter apresentado desempenho sofrível na sua gestão, em termos de obras públicas e investimentos de impacto capazes de gerar o crescimento do país. Além disso, ela foi incapaz de promover a reformulação das estruturas do Estado, notadamente fragilizadas pelo total descaso quanto aos seus reflexos principalmente nas atividades econômicas, terrivelmente prejudicadas pelos pesados tributos, elevados encargos previdenciários, juros escorchantes, injustificáveis obrigações fiscais e burocráticos, entre tantos gargalos que impedem a competitividade da produção nacional e a expansão do parque industrial. A presidente também teve a invulgar habilidade de patrocinar o fortalecimento indecoroso fisiologismo na administração pública, ao dar continuidade ao vergonhoso loteamento dos ministérios e das empresas estatais entre os partidos da sua base de sustentação política, em troca de apoio ao seu famigerado projeto de reeleição e de continuidade no poder. A presidente da República não teve coragem de exonerar nenhum ministro denunciado com envolvimento em casos de corrupção com recursos públicos. Na verdade, ela foi salva de maior vexame porque os ministros considerados corruptos pediram para sair do governo, todos pelas portas dos fundos dos ministérios, fatos conhecidos por faxina que nunca houve. Na realidade, é certo que, nos assentamentos de desempenho da presidente, não se contabiliza um fato relevante que seja motivador do reconhecimento do eleitor consciente sobre o seu real merecimento de continuar na administração da nação, ante a falta de realizações consideráveis. No entanto, a pesquisa demonstra que o quadro de estadista para dirigir os destinos do país é simplesmente preocupante, por sinalizar pela continuidade da inapetência quanto às priorizações das políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento do país. Acorda, Brasil!

  10. clovis vieira jr disse:

    SO UM HECATOMBE TIRA A REELEIÇAO DE DILMA,SABE PORQUE? NAO TEM ADVERSARIO, ELES NAO TEM PROJETOS, SO VIVEM A CRITICAR, PARA EDUARDO CAMPOS, A SITUAÇAO AINDA E PIOR, PASSOU A SENSAÇAO DE TRAIÇAO, COMO VC FICA UMA DECADA COMO GOVERNO, E SO AGORA VE DEFEITOS?

  11. marcio disse:

    Enquanto o voto for obrigatório no país, a massa dominada, vendedora de votos continuará a dar as cartas. A classe média continuará a trabalhar para bancar pobres miseráveis e sem auto estima, que se submetem a receber uma esmola mensal do governo, desde que não precisem trabalhar para sobreviver e alimentar seus vícios e seus inúmeros filhos. Os milionários socialistas do governo, continuarão a se servir do dinheiro público como se este fosse inesgotável! O Brasil é um país perdido, com um povo falido moralmente!

  12. Gilberto Jesus Ferraz disse:

    Na “casagrande” Sinhá estava muito nervosa, pois agora virou empresária e já até tem “secretaria do lar” que faz manicure, pedicure, usa os mesmos perfumes de Sinhá; agora faxina na senzala somente com um extra, caso contrário a secretária viaja no feriado prolongado para praia. Quanto ao tema ainda existem mais de 30% sem candidata.

  13. Ronaldo disse:

    Aproveitando o gancho alheio, o fato de saber apenas o que quer é o que mantém as massas populares como “povão”, que no sentido pejorativo, porem, mais próximo do real, significa massa de manobra, pessoas sob cabresto. Só irão se tornar parte efetiva da sociedade civil quando estiverem preparados para saber o que NÃO querem, pois, trocar o futuro da Nação por concessões pontuais e eleitoreiras que são obrigações governamentais travestidas de benesses populistas pelo mandatário de plantão, futuro este que só será assegurado como brilhante se permeado por educação e saúde asseguradas para os mais vulneráveis e que atualmente estão se tornando indisponíveis para todos. Certo, a situação deverá vencer e também certo que nada fará a não ser pavimentar o caminho para continuidade futura dos mesmos no poder.

  14. mizael m nascimento disse:

    Aproveitaram as manifestações de junho pra fazer uma pesquisa da popularidade da presidenta no meio dos BADERNEIROS,,e acharam que a Presidenta estava acabada..teve uma colunista..(não vou citar o nome) que disse …a Reeleição foi para os beleléu …e agora com a prisão dos mensaleiros, acharam que era o mesmo,,quem acha que a prisão dos mensaleiros vai derrubar o governo,tem uma visão política totalmente errada,,será que o povo vai querer tirar do poder quem da liberdade para a justiça punir corruptos e colocar novamente os engavetadores ??

  15. nelson silva disse:

    HORA DE PASSAR O BRASIL A LIMPO, EXPATRIANDO TODOS OS POLÍTICOS CORRUPTOS DESTE PAÍS E EM QUALQUER ESFERA OU POSTO QUE TENHA OCUPADO. É PRECISO LEMBRAR QUE A CORRUPÇÃO É UM CRIME DE LESA-PÁTRIA E NÃO QUEREMOS NENHUM MARGINAL OU QUEM OS PROTEJA VIVENDO NA NOSSA VIZINHANÇA. FORA!!!!!!!!!!!!!!

  16. JOSE VOLANI disse:

    vamos que vamos

  17. ARMANDO disse:

    EU NÃO ENTENDO COMO A PESQUISA DIZ, QUE A DILMA COMEÇA A CRESCER, SE ELA É DO PT…
    E O PT …

  18. Pois é…mesmo contra tudo e contra todos (mídia em geral…barbozas….etc…etc)…o povo sabe o que é melhor para eles…concordo com o Antonio…NÃO ADIANTA ESPERNEAR…

  19. Honor disse:

    Jornalista Kennedy… o povo não é otario, sabe o que quer e o que é bom bom pra nós. Dilma neles………

  20. Antonio Alex disse:

    Esperem ano que vem. Eleição só ganha no dia. A economia está uma bosta, um governo incompetente, inépto e lento. A Dilma que se prepare. O povo não é bobo, não. Só quero lembrar que no início desse ano tudo no Brasil parecia mil maravilhas, um grande conto de fadas. Veio as manifestações e tudo mudou. O Kennedy como sempre esquece de dizer que a pesquisa revela também que o povo quer mudança. Aguardem o jogo verdadeiramente começar.

  21. Imaginem se o “Mensalão Tucano de Minas” e o “Trensalão Tucano Paulista” forem levados a efeito em 2014. Coitada da oposição!

    Tenório.

  22. A atitude da Dilma está impecavel. Só pensa em trabalhar e ficar longe de fofocas e maracutaias, principalmente do PSDB, que anda com um saco enorme nas costas. Quanto mais o PIG tenta esconder o saco, mais o povo vai perceber com quem esta a verdade.

  23. Clayton disse:

    Sem opção o PSDB se viu obrigado a aceitar/fabricar candidatos (Aécio). Eduardo Campos como diz a matéria e dono do partido, não vai perder a oportunidade de no máximo “aparecer politicamente”. Já Marina Silva se perdeu, resumindo, já se tornou ou vai se tornando apenas uma cidadã/militante de nome “Silva” no mundo cruel da política. Quanto a Dilma, imaginemos se não fossem os “protestos” ?!
    (Time classificado, que está ganhando e com poucos empates, não se mexe)

  24. Reinon disse:

    Vai ganhar mas o Brasil vai ser sempre um lugar sem futuro, onde o ladrão como os políticos se dão hiper bem.

  25. Manoel Francisco da Rocha Filho disse:

    A direita não deveria focar no mensalão, o PT, roubou mas fez distruição de renda pagou FMI etc.. Eles fizeram nos seus goernos o que queriam em materia de roubo., já que ninguem denunciava as maracutais. quando vejo eles falando na televisão sobre moralidade publica. me da nojo.

  26. armando disse:

    Nunca fui filiado a partido algum. Após essa palhaçada dos últimos dias vou me filiar ao Partido dos trabalhadores, e com muito orgulho.

  27. elecio rocha oliveira disse:

    O POVÃO QUER DIZER A MASSA NÃO ESQUESEU O QUE PASSOU NA DECADA GOVERNADA PELOS OS TUCANOS E DEM,PPS E OUTROS AMIGOS DELES, EU E MINHA FAMILHIA E AMIGOS E VIZINHOS SOFREMOS MUITO NA EPOCA QUE ELES GOVERNARAM O NOSSO BRASIL, MEUS FILHOS EMCLUSIVE PASSARAM FOME NÃO TINHA UM PAR DE SAPATO P/ IR A AULA… HOJE EU AGRADEÇO MUITO O PT. O LULA DEPOIS QUE ELE GANHO AS ELEIÇÕES A MINHA VIDA MUDOU DRASTICAMENTE P/ MELHOR HOJE EU TENHO DOIS FILHOS NA FACULDADE UMA MENINA FAZENDO MEDICINA E OUTRO ADIMINISTRAÇÃO DE EMPRESA HOJE GRAÇAS A DEUS E A LULA E DILMAE TODOS AMIGOS DELES NOS ESTAMOS MUITO BEM , OMESMOEUNÕPOSSODIZER DOS TUCANOS, ….SABE NOS QUESOMOS DA CLASE MAIS UMILDES SENTEM UM ARREPIO FRIO NA ESPINHA SÓ DE PENSSAR QUE UM DIA O BRASIL PODE VOLTAR A SER GOVERNADO PELO PSDB – DEM – PPS E OUTROS MAIS AHI OJE EU TENHO UMA IRMÃ MEDICA E DUAS EMFERMEIRA LÁ EM MONTES CLAROS MG.E UMA SUBLIHA ADVOGADA EM BELO HORIZONTE E TODOS GRAÇA AO PROUNI DO GOVERNO LULA E DILM É ISSO AHI QUE TENHO A DIZER ….OBRIGADO !!!

  28. Nivaldo disse:

    Não haverá segundo turno, Dilma leva no primeiro, para desespero do P.I.G, principalmente a Rede Bobo, que não divulgou o resultado da pesquisa no JN, no Jornal da Globo, boicote total, as elites do qual a mesma representa não gosta de governo trabalhista, governo que ajudo os mais pobres, e distribui renda, Lula e Dilma fizeram em 10 anos o que não era feito a 100, pagou o FMI, desvencilhou dos EUA, e muito mais…

  29. Sergio disse:

    Fora a Dilma mais alguém está em campanha?
    Para os possíveis candidatos não é possível fazer campanha, mas para a presidente ….
    Distribuição de Renda ou será transferência de renda!

  30. andre oertel disse:

    Dilma está enfraquecendo a Polícia Federal … CGU e fortalecendo a corrupção… Fora Dilma..PT nunca mais

  31. Rodrigues disse:

    Com tanta propaganda do governo na TV e rádio, maravilhosas, sobre as questões apontadas no maior movimento popular, saúde, educação, infra estrutura, saneamento, casa própria, transporte, etc…, até eu ganharia esta eleição: quando for mostrado a verdade desce.
    A roubalheira é grande!!!!!

  32. Jair Taborda disse:

    E vai crescer muito mais, enquanto estiver usando o nosso dinheiro, extorquido através de impostos vergonhosos, para manter as cestas “vagabundagem”. Quem quer trabalhar hoje no Brasil se ficando à toa ganha muito mais?. Brasil: um país onde a competência em ganhar dinheiro e crescer honestamente, é punida. Robin Hood, está feliz em seu túmulo. Acorda povo brasileiro…

  33. Jorge Rodrigues disse:

    Duvido que exista problemas fiscais, o governo arrecada bem e arrecadará ainda mais, mesmo com um eventual orçamento impositivo. Os Governos petistas, se não foram tudo o que se esperava, foram no mínimo 10 vezes mais que a soma de todos os outros desde a abertura democrática. O Brasil é um canteiro de obra, investimento jorram e essa infraestrutura trará retorno já no ano que vem. A oposição, infelizmente, não oferece um fiapo ao brasileiros, continua com a mesma cartilha dos governos FHC, e desses, todos lembram (sai de retro!)

  34. Aprigio Soratto disse:

    Como conterrâneo de Pizolatto, e brasileiro de coração, fico torcendo para que a “grande mídia” continue “idolatrando” Dirceu e Genoino, pois o povo (votos) não é besta: se o MENTIRÃO fosse verdade, por que Joaquim nunca pediu o ressarcimento do “dinheiro público”, e tão pouco cancelou TODAS AS LEIS E RESOLUÇÕES aprovadas pelo Congresso “comprado” ???? O povão sente falta de VERDADE nessa estória, portanto, tome taca em 2014 !!!!
    Eleição se ganha com VOTOS, não com atos de desafeto ou vingança.

  35. Dodynacio disse:

    Eduardo Campos num tem votos nem em Pernambuco, onde só foi eleito graças ao nosso eterno presidente Lulinha, imagine no brasil inteiro, preconceituoso por natureza, duvido que queiram de novo um presidente nordestino.

  36. Bruno disse:

    Kennedy,
    É preciso incluir JB nas pesquisas.
    Não há como esconder que suas atitudes revelam a intenção de concorrer.
    E que se afaste logo para não aumentar o desgaste do Judiciário.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 12:29:23