aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
09-01-2015, 22h06

Apesar de alta, inflação na meta dá discurso ao governo

Taxa de 2014 fica em 6,41% e encosta no teto oficial
13

Postado por: ISABELA HORTA

A inflação oficial de 2014 ficou em 6,41%, um pouco abaixo do teto da meta, que é 6,5% ao ano. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que a taxa ficou dentro do combinado apesar dos desafios.

Levy tem um pouco de razão ao fazer essa afirmação. A inflação ficou dentro do intervalo esperado pelo governo. Mesmo assim, o número é muito alto. Dá algum discurso na luta contra a oposição. Mas a taxa tem de cair, porque uma inflação acima de 6% ao ano acaba penalizando a renda dos mais pobres.

Em 2015, não será possível baixar a inflação para perto do centro da meta, que é 4,5% ao ano. A taxa deverá continuar na faixa dos 6%. O Banco Central tem um plano de reduzir a inflação para 4,5% até o final de 2016. Ou seja, serão necessários dois anos de ajuste na economia.

Comentários
13
  1. gilberto de andrade disse:

    Kennedy, o governo petista continua o mesmo, mente a todo instante,só para voce ter idéia, um quilo da picanha do nosso churrasco está custando R$ 60,00 nos mercados Extra, contra R$ 30,00 de antes das eleições, isto quer dizer que, até o churrasco nosso de cada dia estava com preço represado, chega de calcular a inflação só com a alta de combustíveis.CHEGA DE MENTIRAS, ATÉ QUANDO O PT VAI CONTINUAR ENGANADO O POVO BRASILEIRO!!!!

    • walter.nobre disse:

      CARO, UM PAÍS ESTAGNADO, COMO TEM SIDO O BRASIL, ULTIMAMENTE; É UM GERADOR CONTUMAZ DA INFLAÇÃO; É O DITO INVERSO AO CRESCIMENTO…NÃO EXISTEM FORMULAS MÁGICAS…PRECISAM CORTAR GASTOS DE VERDADE; ATÉ AGORA, SÓ O TRABALHADOR E A EDUCAÇÃO, FORAM PENALIZADOS…SERÁ QUE ELA FARÁ A LIÇÃO DE CASA???
      AOS ESTÚPIDOS E MÍOPES OU DE MÁ FÉ…OU ENTÃO AQUELES, QUE TORCEM PARA O PT FUTEBOL CLUBE; NÃO SÃO PATRIOTAS…A DILMA ESTARÁ SE ARRASTANDO NESTE GOVERNO, SE SOBREVIVER ESTE ANO; VAI TER QUE PAGAR A CONTA…NADA É SERIO, TUDO TEM O DEDO PODRE DA CORRUPÇÃO; PAREM DE FINGIR QUE NÃO ENTENDEM, E COBREM; O PT NÃO TEM O QUE COMEMORAR…O POVO NÃO AGUENTA MAIS TANTAS MENTIRAS, DE UM PARTIDO DIRIGIDO POR RETARDADOS, E MAL INTENCIONADOS; BASTA VER, QUAIS SÃO OS PLANOS REAIS DO PARTIDO…QUEREM IMPOR UM CAMINHO INVIÁVEL…SEM CR4ESCIMENTO E TRABALHO, NÃO DESENVOLVIMENTO

  2. Joaquim disse:

    Nao sejamos ingenuos. A inflacao so ficou nesse patamar porque o governo represou o preco dos combustiveis, energia eletrica, tarifas dos transposrtes, etc. No governo anterior tivemos um Ministro da Fazenda marionete de uma gestora que dava diretrizes erradas na economia e em outras areas. Em qualquer fabrica de fundo de quintal, ambos seriam demitidos sumariamente, por melhores boas intencoes que tivessem.

  3. Antonio Alves Cardoso disse:

    AO :
    MEU GRANDE AMIGO “KENNEDY ALENCAR”
    BOA NOITE !
    SEM QUERER FAZER ELOGIOS AO GOVERNO DILMA; EU PENSO QUE ESTE SEU NOVO GOVERNO TERÁ UM FUTURO MUITO PROMISSOR, NO QUESITO CONTROLE DA TAXA DE INFLAÇÃO. MAS, PARA ISTO É NECESSÁRIO O APOIO DE TODOS NÓS BRASILEIROS, PARA QUE OCORRA ESTA META ? DESDE OS PRIMÓRDIOS ANOS 70, 80 e 90, A INFLAÇÃO ERA GRANDE OBSTÁCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. HOUVE ATÉ CONFISCO, CONGELAMENTOS DE PREÇOS, NADA DISSO RESOLVIA? É POR ISSO, QUE DEVEMOS COLABORAR PARA A DERRUBADA DA INFLAÇÃO !…

  4. ruoger disse:

    Fico com pene daqueles 800 DESEMPREGADOS da montadora.Mas aposto que ali muitos votaram no pt.

  5. ED Lopes Junior disse:

    Como acreditar nesse número???
    O governo tem que trabalhar muito mais para convencer aos brasileiros com lucidez que a prática de manipulação dos números foi abandonada.

    Esse número me parece muito discrepante com a vida real

  6. Marlon Hess disse:

    Quando o PT era oposição, frequentemente víamos críticas quanto à validade dos índices de inflação apresentados pelo governo. Como vou ao mercado com frequência tenho minhas dúvidas de que a metodologia atual representa a realidade. Só a história dirá!

  7. Vitor disse:

    Não é oposição,é a METADE DO PAÍS!

  8. wilson nogueira disse:

    SO ESSE BLOGUEIRO ACREDITA QUE A INFLACAO FICOU ” DENTRO DA META DO GOVERNO “…..POIS NA REALIDADE A INFLACAO ESTA DE 8% PRA MAIS……MAS SABE COMO SAO OS ” ESTATISTICOS “…… E OS SEUS EMPREGOS……..DAI, FICOU EM 6,41% DE UM “TETO” DE 6,50%….SO UM INOCENTE PARA ACREDITAR

  9. gesiel disse:

    A grande Midia conservadora, o pequeno Ditador e a Marina Silva; não vão querer explicar onde foi parar a hipeinflação tão alardeada por eles. A midia conservadora, depois de ser desmentida pelos fatos, agora descaradamente adotou um discurso de que a inflação ficou proxima ao teto estipulado pelo governo Dilma, que era de 6,46%. Resta apenas ao povo continuar lembrando que A INFLAÇÃO se mede ANUALMENTE, de janeiro a dezembro,e não no acumulado dos ultimos 12 meses, como tentou pregar a imprensa conservadora, pois não seria justo, também caso o Aecio Neves ganhasse a eleição, que a midia falasse ao final do mes de janeiro de 2015, em inflação acumulada nos ultimos 12 meses, onde quem comandava o país era a Dilma. O que aconteceu de inflação nos ultimos 12 meses, ficou em 2014, onde a inflação foi de 6,41%. Ano novo, indice de inflação novo de janeiro de 2015 a dezembro de 2015, como é medido em todo o mundo e sempre foi medido no Brasil.

  10. nilson Fonseca disse:

    Se o Brasil ta dividido,Vamos mudar isto!!!!! FORA Dilma.
    Este Partido tem que ter um fim.

  11. Daniel disse:

    Voltando de férias do final do ano me deparei com os preços exorbitantes nos mercados e comércio. Até os tiozinhos que vendem frutas estão mais caros.
    Vizivelmente está tudo muito mais caro. Um aumento de 6% não é para ser tão perceptivel. Sendo assim, com certeza estamos falando de muito mais.
    Não sei qual é a conta que fazem para calcular a inflação, mas alimentos, serviços e comercio em geral podemos perceber algo em torno de 20% no mínimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-28 09:17:06