aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-03-2016, 9h10

Apoio tucano a eventual governo Temer assusta Dilma

PSDB quer aprovar impeachment e aceita PMDB na Presidência
40

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A disposição do PSDB de apoiar um eventual governo do PMDB assustou a presidente Dilma Rousseff e seus principais auxiliares. Em jantar na quarta, em Brasília, senadores do PSDB sinalizaram apoio ao impeachment de Dilma para instalar o vice-presidente Michel Temer na Presidência.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, principal aliado do governo no PMDB, ouviu no jantar que tucanos dariam apoio a Temer para um governo de transição até 2018. Nos bastidores, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliza a articulação pró-Temer.

Essa movimentação tucana reforçou a pressão dos petistas para que o ex-presidente Lula vá para o ministério. Os defensores dessa ideia argumentam que seria necessário refundar o governo. Ou seja: começar de novo para ter alguma chance de Dilma chegar ao fim do mandato.

O governo também tem informações de que as delações premiadas da Andrade Gutierrez poderão expor eventual caixa 2 na campanha de 2014, o que poderia viabilizar o impeachment ou uma cassação da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ou seja, há risco real de Dilma não terminar o mandato por causa das investigações da Lava Jato.

A entrada de Lula no ministério não seria garantia de sobrevivência do governo, mas seria a única chance de resistir com alguém que poderia rearticular algumas forças que hoje se distanciaram de Dilma.

Por exemplo: o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles poderia assumir a pasta da Fazenda e dar um choque de credibilidade econômica que falta a Dilma. Isso poderia restaurar pontes com o empresariado e o mercado financeiro.

Do ponto de vista de Lula, é fato que assumir um ministério seria interpretado como uma fuga das investigações, mas o foro privilegiado permitiria a ele responder às acusações da Lava Jato e do Ministério Público paulista perante o Supremo Tribunal Federal. O STF é uma corte colegiada mais serena, mas que julgou com rigor o mensalão. Aliados dizem que ele não ficaria sujeito a pedidos de prisão como o de ontem e teria melhor chance de defesa.

Complicador: mais uma vez, diz um ministro, a presidente demorou a agir. Só ontem houve um convite claro para Lula virar ministro. Mas o pedido de prisão do Ministério Público paulista contra o ex-presidente pode inviabilizar a ida dele para o governo. A presidente foi advertida de que agora a nomeação poderia soar como tentativa de obstrução da Justiça.

Ontem à tarde, Dilma chegou a uma fórmula que previa Lula na Casa Civil e Jaques Wagner na Justiça. Agora, será preciso aguardar os desdobramentos para ver se essa articulação será retomada ou enterrada de vez.

*

Do ponto de vista jurídico, a fragilidade do pedido de prisão de Lula é tão gritante que dificilmente a juíza do caso deverá aceitá-lo. Até o PSDB criticou a medida.

No entanto, apresentado a três dias das manifestações contra o governo, criou um fato político que joga gasolina na fogueira da crise. Ontem à tarde, a agressividade nas redes sociais estava num dos seus momentos mais agudos.

Esse pedido de prisão contribui para acirrar os ânimos, estimulando confrontos entre críticos e partidários do ex-presidente Lula.

Os promotores do Ministério Público paulista agiram com irresponsabilidade. Numa hora de agravamento da crise, é preciso que todas as autoridades públicas tenham mais responsabilidade.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
40
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Agora dá para entender a passividade da oposição em relação a esse desgoverno sindical pelego: Venderam a alma para o diabo.
    Walter… você tinha razão !!

    • rafael sanchez portal disse:

      O PSDB ta no jogo dele. Jogo político correto. Tirar o PT e se preparar para administrar o próximo governo.

    • David Molero disse:

      Os promotores de São Paulo agiram fundamentados na Lei, a prisão preventiva se justifica pelas razões aduzidas, o Lula prejudica a ordem pública, pode destruir provas e intimidar testemunhas. Para a tranquilidade da instrução processual é preciso a prisão de Lula.

      • P/David Molero: ISSO É UMA VERGONHA! disse:

        A HIPOCRISIA DOS QUE TÊM CRITICADO OS PROMOTORES DO MP/SP QUE PEDIRAM A PREVENTIVA DE LULA CHEGA A EMBRULHAR O ESTÔMAGO! QUANTAS PRISÕES PREVENTIVAS JAMAIS FORAM QUESTIONADAS… QUEREM COLOCAR LULA COMO “CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA”, SENDO QUE ISSO NÃO PODE EXISTIR NUM PAÍS QUE SE DIZ DEMOCRÁTICO. É MAIS DO QUE SABIDO QUE ELE PREENCHE OS REQUISITOS PARA UMA PRISÃO PREVENTIVA SIM, O PROBLEMA É QUE A HIPOCRISIA DOMINOU O PAÍS!O CARA É O MAIS PERICULOSO DOS BANDIDOS DESSE PAÍS, E AINDA QUEREM MANTER A “ESTÓRIA” DE LÍDER NACIONAL, LÍDER MUNDIAL, TUDO UMA FANTASIA, MENTIRADA CRIADA COM INTERESSES MIL! O PAÍS ESTÁ ATOLADO NUM MAR DE LAMA JAMAIS VISTO, BRASILEIROS ESTÃO MORRENDO NOS HOSPITAIS POR FALTA DE ATENDIMENTO, NAS RUAS POR FALTA DE SEGURANÇA PÚBLICA, SANEAMENTO BÁSICO, EDUCAÇÃO ETC E O “PAI DOS POBRES” MENTINDO QUE NÃO POSSUI PROPRIEDADES ADQUIRIDAS ILICITAMENTE! CHEGA DE TANTA HIPOCRISIA! POLÍTICA NÃO PRECISA SER TÃO SUJA!

    • Maria da Consolação disse:

      As hienas só estão esperando o leão sair de cima da carniça para atacar!

    • walter nobre disse:

      Agradeço vsa gentileza Maria Aparecida Ramos Tinhorão;infelizmente, não somos tão “caixinha de surpresas assim”; veja a operação lava jato, simples criminosos, rachando a bolada…
      A união do pmdb e psdb, estava “escrito nas estrelas”, são farinha do mesmo saco…
      O país terá CPMF, condicionado a saída da dilma; ou renuncia, ou o impedimento será sacramentado;farão um governo de transição, convocando novas eleições e pronto..
      Precisaremos de novos caminhos, quem sabe o parlamentarismo; teremos que separar o bom do ruim; muitos destes parlamentares, estarão sujos; processos e lava jato até os dentes; quem quis, nestes governos petistas, ficou RICO…”nunca antes”, faz total sentido…
      Caro Kennedy, só espero que a dilma tenha algum amor pelo Brasil, é um “mal” necessário.

  2. Leonardo Gama disse:

    parabéns pela explanação. sempre discordei da ideia de Lula assumir um Ministério, acho que para a história dele seria trágico.
    mas de fato, uma espécie de refundação de um governo ruinoso, como esse de Dilma, talvez seja a solução, começar tudo do zero.

    mas por outro lado, como atribuir, de vez a responsabilidade a Lula de ajudar na reconstrução de um governo, sendo que eles está com preocupações maiores?!?

    tempos difíceis paro Brasil.

  3. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    LULA NÃO ACEITOU SER MINISTRO.

    Ao recusar um posto no ministério da presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula produziu um raro momento de grandeza na cena política brasileira. Lula considera indigno de sua história buscar, no foro privilegiado, o salvo-conduto contra as arbitrariedades da hora. Virar ministro seria criar um constrangimento para o governo e para a presidenta. E isso Lula não fará jamais. É assim que se comporta um líder, que não precisa de cargos para exercer a política e dispensa refúgio para a dignidade afrontada.
    Na plena vigência do estado de direito, Lula não teria nada a temer. Não cometeu nenhum crime, antes, durante ou depois de governar o País. Sua atividade como palestrante é o resultado da projeção internacional que conquistou. Recolhe impostos pelo que ganha licitamente. Não faz lobby, consultoria nem intermediação de negócios. O Instituto Lula não recebe dinheiro público, nem direta nem indiretamente. Mas, e daí?
    No ambiente de terror policial insuf

    • LF disse:

      Como é que se pode afirmar com tanta certeza que o ex-presidente não cometeu nenhum crime? De que pagou impostos, fez palestras, etc? Somente quem tem acesso as PROVAS do processo sabe dizer a verdade. Esse tipo de afirmação é mera defesa e propagando de petista apaixonado de uma pessoa NORMAL que pode e DEVE ser investigada e CONDENADA OU ABSOLVIDA de acordo com AS PROVAS. Vamos ter mais honestidade e deixar a justiça seguir seu curso. Político ladrão tem de ser preso e cumprir pena, seja ele PT, PSDB, PMDB ou outro.

      • Gisleine Aparecida Henrique disse:

        “Todos são iguais perante a Lei”. essa é a maxima de nossa constituição e precisa ser respeitada, deixe o lei cumprir seu papel e que seja feita tanto para ladrão como para o inocente,independente de ideologias partidarias ou interesses particulares. A impunidade não pode ser perpetuada seja para quem quer que seja.
        Nós Brasileiros contribuintes, pagamos o salarios dos politicos e ninguém até onde se sabe trabalhou de graça para o Brasil, então ninguém pode ser considerado bem feitor de A ou de B, todos foram pagos através dos impostos para executar suas atividades e cumpri-las bem!Quem não o fez que pague por isso, oras bolas!

    • Antenor disse:

      JEFFERSON NERI: Vamos dar tempo ao tempo! Não se antecipe em “elogiar” um sujeito que é astuto, que só visa o poder a qualquer custo (vide declaração de Hélio Bicudo) e que tem grande poder de influência, como é o caso. Você poderá queimar a sua língua ou a sua mão colocada no fogo por ele. Ele ainda não desistiu dessa possibilidade de se tornar ministro (de qualquer coisa) para se livrar do Ministério Público Paulista. Muita água ainda passará por debaixo dessa ponte. O jogo ainda não acabou.

  4. Fabio disse:

    Se o Brasil está afundando com a Dilma, com o Temer e com os tucanos dando apoio a ele com certeza o Brasil se enterra de vez.
    PMDB, PSDB, PT partidos de bandidos.

    • CICERO disse:

      VOCE ESTA MUITO CERTO!

    • LF disse:

      Essa conversa de defender um ladrão ou um incompetente falando que o outro roubou mais ou também ou é menos preparado é digno de um cérebro de minhoca. Cada um deve responder pelos seus atos. Não se defende pessoas ou atos assim, fale do ato, fale da pessoa. Ela roubou ou não? Foi competente ou incompetente? Só isso.

    • Estou com você Fábio, estes três partidos, acabaram com a Economia do país, principalmente o PSDBI, este I e de INCONFIRMISMO, conseguiram acabar com país,

    • Ivair Peres Rezende disse:

      Caro amigo, existem milhares de pessoas filiadas aos partidos mencionados, entre elas tenha certeza que existem pessoas de boa fé. Antes de rotular todos como bandido, tenha certeza disto.
      Um dos motivos pelo qual atravessamos este momento ruim na política brasileira, e não saber separar o joio do trigo.

      Grande abraço e muita serenidade nesta hora.

    • p/Fabio. disse:

      Eu concordaria com você quanto a haver “bandidos” travestidos de políticos, de representantes do povo, no PT, PMDB, PSDB e em todos os outros partidos. Está mais que provado (inclusive a Lava Jato está provando isso) que o governo, classe política, classe empresarial, várias instituições públicas e privadas etc estão dominadas pela corrupção.
      Só não concordo quanto ao que você disse que com o Temer e o PSDB o apoiando, o país afunda de vez. O país já esteve afundado na inflação, e foi o governo tucano que acabou com a inflação, através do plano real, que só começou a ser destruído durante os governos petistas. Isso não isenta o PSDB de ter ladrão em seu meio, porém acho que o clímax da ladroagem só foi atingido no governo atual, sob a batuta do “pai dos pobres”, que não tem sítio em Atibaia, nem apto no Guarujá, comprados com dinheiro de propina!

  5. LYRA disse:

    Prezado Kennedy e amigos internautas, lembro aos senhores que sempre afirmo ser a nossa politica uma grande quadrilha, formada por facções criminosas que são os partidos e esses formados por meliantes da mais alta periculosidade, que são os políticos logo, vejam se isso não é verdade: Quando uma quadrilha de bandidos comuns é formada se elege um chefe que sempre é aquele mais forte em suas atitudes certo, mas, quando esse chefe começa a fraquejar os demais membros daquela quadrilha logo tomam algumas atitudes, ou o afastam ou o matam e, isso é justamente o que está acontecendo no momento político dessa zona chamada brasil (B).

  6. Caolho disse:

    A raiz do problema é a morosidade do sistema judiciário. Como é possível que promotores trabalhando em conjunto, com suas equipes, possam levar 7 meses para compôr uma denúncia, produzir um processo tão extenso e palavroso e depois jogar isso na mesa de uma juíza junto com um pedido de prisão preventiva? Como pode ser isso? A juíza, só para ler todo esse material deve levar um tempo considerável. Depois fará consultas à legislação, meditará antes de decidir. Deve levar mais uns 3 meses. Que sentido tem pedir prisão preventiva com tanto tempo disponível para reações do acusado? Até que saia uma decisão Lula terá 1001 chances de se imunizar. E se voltar a ser ministro, ninguém duvide, vai governar o país de novo, com suas artimanhas, articulações e comparsas. E vai blindar Dilma. Parabéns, ‘inteligentíssimos’ golpistas.

  7. CARLOS ROCHA disse:

    Me permita discordar da avaliação jurídica feita acerca do pedido de prisão preventiva do ex-presidente. Essa celeuma toda só se dá porque o alvo do pedido é Lula. TODAS, digo TODAS, as prerrogativas para solicitação da preventiva ESTÃO COMTEMPLADAS. Ora, queria ver se fosse com o Cunha, se TODOS não estariam a dizer que era legal o pedido. O que há é o desejo de se tornar alguém acima das leis.

  8. Paulada disse:

    Eu não gostaria de que este governo caísse por conta de irresponsabilidade da Procuradoria Geral em investigar a oposição, porque a sensação que fica é que todos os podres do PSDB (que prefiro nem citar porque já tá cansativo) ficaram para o debaixo do tapete e isso dá um sensação de impunidade, prisão seletiva. Não é possível que por todos estes anos do governo do PT ainda neste país a consciência de autoridades responsáveis continuam alinhados com pensamento de província.
    Olha esse pessoal aí do 13 de março? Vai criticá-los pra que? Eles estão certos em irem pra lá porque o que eles ouvem de quem deveria ser imparcial é isso aí. Porque que por mais que a imprensa seja parcial, o ministério público respalda. Aí meu amigo, tem que ir para o 13 de março mesmo.

  9. Alex Almeida disse:

    Demorou para o PMDB e PSDB e os demais partidos se unirem e darem um basta a toda esta bagunça que aí está, impichar a Dilma não será a solução para todos os problemas do Brasil, mas será ao menos o inicio de alguma mudança que pode vir a ser boa. Qualquer coisa hoje é melhor para o Brasil do que coisa nenhuma. O PT acabou com a economia brasileira, destruiu quase todas as nossas instituições, sempre se viu como partido absoluto e que os outros partidos deveriam ser extintos e o país viver um regime quase que de partido único, agora é a hora de por o PT e seus apaniguados, entenda-se, os pelegos que os acompanha para fora do governo, de preferência na cadeia, que é o lugar da grande maioria. O Brasil vai sobreviver e vai sair mais forte desta crise gerada pelo PT e seus asseclas.

  10. Valter vieira de paula disse:

    É com imensa tristeza que vejo como que os homens tornaram levianos,um país rico como o Brasil na mão desses inconsequente.A Nação chora a falta de um grande líder neste momento tão difícil da nossa história,mas espero que isso sirva de exemplo no futuro e o povo aprender a escolher melhor seus candidatos.Aqui se vota em candidato como torcida de futebol ,o meu é melhor que o seu e não no mais competente.

  11. reinado disse:

    Não se esqueçam, de que quem está incitando movimentos a partirem para agressões destruição de fazendas para mostrar força, é o próprio Lula,xingando instituições democráticas mandando enfiar processo naquele lugar é o Lula, outra troglodita, Dilma, indo na casa do cara no outro dia fazer média, em Mariana demorou sete dias, o pedido é baseado nisso, manutenção da ordem publica, se ele não fosse tão troglodita com certeza esse pedido não teria sido feito.

  12. ostervaldo galdino disse:

    Diante de tudo isso que estamos assistindo, em relação a esses conchavos políticos,
    dá para se notar claramente que com este papo demagogo e cínico de se juntarem para promover a retoma do país é mais uma enganação.
    Todos eles, egoístas que são, estão interessados mesmo é na sua situação particular.
    O BRASIL QUE SE LIXE!!!!!

  13. Elaine disse:

    Tudo isso tem nome, e o nome se chama GOLPE DE ESTADO via JUDICIÁRIO.

  14. luis disse:

    Antes de mais nada é preciso pressionar o Congresso para aprovar as leis anti-corrupção,
    afinal já foi conseguido mas de 1.500.000 de assinaturas…

  15. Alberto disse:

    A lama da Samarco é café pequeno comparada com a terra arrasada que a orcrim vai deixar a quem assumir a terra brasilis.

  16. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    GOLPE LEGITIMADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DA REPÚBLICA DO PARANÁ

    Tentativa de golpe descarada da oposição. Mentiram quando dissertam que a condução era coercitiva para protegê-lo. O juiz queria era levar ele pra Curitiba mesmo. Levou pra interrogar no aeroporto com a desculpa de evitar os protestos em outro prédio da PF. Mentira de novo! O jatinho da PF já estava pronto na pista para conduzi-lo à Curitiba.

    Sabe porque que não conseguiram levá-lo? Porque os policiais da aeronáutica desconfiaram da movimentação atípica e informaram ao Coronel responsável pela base aérea. O Coronel, furioso, ordenou a mobilização de centenas de policiais da aeronáutica para barrar os policiais federais (que ele não sabia de quem se tratava) no que ele considerava uma afronta em “sua” base aérea com uma dúzia de homens sem identificação e fortemente armados.

    Até então o mesmo não sabia do motivo da operação da PF. Durante o impasse com os policiais federais, o Coronel já havia descoberto que se trat

    • Cesar disse:

      Nossa, que doido isto!! Aí vieram os ETS e falaram para não levar o Lulla. Então fizeram uma conspiração mundial para manter o Lulla preso mas não deu certo por que os ETS não deixaram, que acontecimento extraordinário!!!!!

  17. coelho disse:

    Aécio Neves? Eccoooooooo e pior do que Dilma e Lula juntos.
    Nojo desses políticos que temos, são todos hipócritas e Mercenários.
    Pra esse país melhorar tem que ser feita uma faxina em Brasilia.
    Estamos todos envorgonhados com a situação do nosso país que amamos.

  18. marcos disse:

    Você começa percebi que as pessoas tem um problema sério, quando querem ser a solução muito mais do que ter a solução.
    Lula Dilma e grande parte do PT, e dos seus seguidores tem esse problema, querem ser a solução, muito mas que querem uma solução, a solução vinda, pelas mãos de outra pessoa é uma ofensa para ele! o mal de se achar os escolhidos.
    A oposição tem que tomar cuidado pra não cair no mesmo erro.

  19. S.Bernardelli disse:

    O PMDB somente prestou até quando o Ulisses estava vivo, depois disso começou a ter políticos de merda. O que eles fazem hoje ao governo será a desgraça deles no futuro. Nada disso é surpresa, são poucos os políticos desse partido que merecem respeito.

  20. Susto ela terá no Domingo dia 13 de Março! Quando ver o número de pessoas nas ruas pedindo o seu impeachment e a prisão de “todos os Corruptos”.
    O Juiz Sérgio Moro, os promotores do Ministério Público e a Polícia Federal, terão o apoio de todos nós para continuarem o seu trabalho exemplar.
    Que Zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  21. Eu apoio a imprensa livre e a liberdade de expressão. Pilar fundamental da democracia.

  22. Por favor Presidente Dilma, não renuncie. Não retire de nós o direito de retirá-la. Temos o Direito de retirá-la.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  23. Antenor disse:

    Vamos fazer uma comparação: Quando o STF mandou prender, sumariamente, o senador Delcídio do Amaral, a reação dos petistas, inclusive do Lula, foi a de malharem o pobre diabo, como se fosse um “judas”. E olhe que não teve oitiva, nem direito à defesa e nem mandado de busca coercitiva. Foram lá e engaiolaram o político, líder do governo no senado. Agora, quando o Ministério Público Paulista, que primeiro convocou para ouvi-lo (e ele não foi)aí, manda prender o indiciado, dizem que foi um erro, um exagero, uma afronta e uma “tentativa de manchar a imagem….” e coisas desse gênero. Então, partindo por essa linha, o STF também não cometeu os mesmos deslizes? A grande diferença: O MPP, ao pedir a prisão do Lula, o fez com base em exaustiva investigação, com muitos depoimentos de testemunhas e vasta documentação de provas. E o STF, como fez? Na minha opinião, o Ministério Público Paulista está plenamente correto na condução do assunto, pois está estribado em documentos, depoimentos e fatos.

  24. ANTONIO VELLASQUES disse:

    Lula deverá ser o novo titular do ministério da Pesca e Turismo, e a data da posse já estaria marcada: primeiro de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 13:31:58