aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
26-08-2016, 22h43

Após escalada de confronto, calma volta ao Senado

Renan, Gleisi, Lindberg e Caiado trocam ofensas no julgamento de Dilma
9

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Após uma série de troca de ofensas na manhã desta sexta-feira no plenário do Senado, a temperatura baixou na parte da tarde. A confusão teve início com um confronto entre os senadores Lindberg Farias (PT-RJ) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Mas houve uma escalada a partir de um discurso em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), subiu o tom contra a senadora Glesi Hoffmann (PT-PR).

O PT manteve a estratégia de atuação aguerrida para reforçar a narrativa do golpe. Já os senadores governistas resolveram não fazer perguntas para acelerar os depoimentos da tarde. Acabou funcionando.

Se na quinta o PT venceu o embate político, hoje houve uma espécie de empate. Prevaleceu também uma avaliação comum: a temperatura subiu tanto que prejudicaria a todos se continuassem em modo de guerra aberta.

*

Agora vai?

Nas últimas semanas, Renan passou a apoiar claramente o governo Temer e começou a ser cobrado pelo PT. No primeiro dia do julgamento, ele foi criticado por ter jantado com Temer e prometido acelerar o resultado final.

O peemedebista perdeu a cabeça e fez uma insinuação sobre eventual ajuda à senadora Gleisi a fim de evitar indiciamento no Supremo. Ela disse que não era verdade. Renan se declarou arrependido depois de ter apresentado explicação pouco convincente.

No entanto, esse episódio pode dar a Renan o pretexto para votar a favor do impeachment. Até hoje, ele se absteve nas apreciações dessa matéria no Senado. O peemedebista disse hoje que ainda não decidiu como votará.

*

Timing federal

Ao indiciar o ex-presidente Lula, a PF (Polícia Federal) criou um constrangimento para o petista. O procedimento da PF acontece bem na reta final da guerra impeachment. Como Lula pretende acompanhar Dilma na segunda-feira quando ela falará no Senado, o episódio traz desgaste e pode afetar essa estratégia.

No médio prazo, a tendência é que Lula seja denunciado pelo Ministério Público e condenado pelo juiz Sérgio Moro. Se o Tribunal Regional Federal de Porto Alegre mantiver a tradição de confirmar as decisões de Moro, Lula poderia ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível para concorrer em 2018.

O petista teria de recorrer a tribunais superiores para reverter essa eventual sentença e continuar em condição de disputar eleições.

*

Avaliação do Palácio do Planalto

O presidente interino, Michel Temer, tem evitado assistir aos debates do julgamento de Dilma. Fica contrariado com ataques feitos por senadores petistas, sobretudo por Lindberg Farias. É informado por auxiliares do que está ocorrendo no Senado.

Na conta do governo, haveria hoje, no mínimo, 59 votos pró-impeachment, o placar da sessão que transformou Dilma em ré. No entanto, o Palácio do Planalto tem expectativa de atingir até 62, caso os senadores Renan Calheiros, Otto Alencar e Telmário Motta votem a favor do impeachment.

Assista às duas participações no “SBT Brasil’:

Fogo e água

Lula e Temer

Comentários
9
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, todos este cenário, não altera o quadro de cassação da dilma, mas promove, ou cria condições, nas alegações absurdas de que houve “golpe”; percorrem um caminho, para salvar a possível candidatura do lula…ma sua imagem e circunstâncias são tão notórias e por consequência perseguida, que não terá a menor chance…a “jararaca” será estripada em praça pública; suas alegações de nada adiantarão, seus pecados são legítimos; terá que fugir, para se manter no exilio, ou pegará condenação certa, por varias acusações; por consequência a dilma, será processada, por inúmeros delitos; serão exemplos negativos, no poder; a cassação esta consumada; não terão qualquer retorno nestas bravatas

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Walter, meu caríssimo colega. Olhe aí embaixo: você está incomodando as viúvas do Lula e os órfãos do PT… Continue assim !!

      • walter disse:

        Cara Maria, esta gente sem Patria e sem visão, não vale a pena considerar; podem dizer o que quiserem…faltam-lhes moral, e provas, para sustentarem a “inocência” da dilma…estes treze anos foram de desvios, e benefícios a meia dúzia; o próprio temer que eles condenam, esteve ao lado deles, contribuindo para um governo insano.
        Quando as delações e ações criminais, contra dilma e lula, forem desencadeadas, quero ver as viúvas dizerem que é mentira…a partir do impeachment, entra em cena as delações e o Dr MORO, para coloca-los em camisas de força.

  2. Sebastiao Canabrava disse:

    Anti-petistas de plantao (Tinhorao, Mauro, Walter, Zika e outros tantos), realmente quem deve tem que pagar. Se Lula, Renan, Cunha, Aecio, etc erraram, devem ser investigados, processados e condenados. Tudo em seu tempo. Mas, o que estamos vendo, e’ uma estrategica para “queimar” o PT. Lembre-sem dos vazamentos de informacoes sobre processos e investigacoes dos ultimos 2 anos? Somente contra Lula e outros petistas. No entanto, varios outros politicos estao sob suspeita. Esta “queima”, super-exposicao ou melhor, esta perseguicao se da’ somente sobre alguns. E digo, prezados leitores anti-petistas, nao e’ algum bom para a justica. Isto sera lembrado, cobrado e explorado no futuro. Voltemos na historia e veremos que, comprovadamente a “caça as bruxas” traz, a medio prazo, injusticas, incertezas e outros maleficios aos contemporaneos. A justica deve ser igual para todos, nao pode ser usada para erradicar alguns somente por que pensam politicamente diferentes dos demais.

    • Mauro disse:

      Voce foi cirurgico e mais direto ao ponto, é impossivel!
      Ainda não sei, não vi, e não estava presente em qualquer reunião que se combinasse queimar o PT, mas se foi decidido isso, acho ótimo e tem meu apoio.
      O PT incendiou o Brasil com sua politica corrupta e nada mais justo que queimar o PT até que não restem cinzas, pois é isso que as pessoas cultas, honestas, trabalhadoras e patriotas de verdade desejam e querem.
      Quem apóia corrupção e tem como idolos Lula, Maduro, Fidel Castro e aquele retardado da Coréia do Norte, acha e acredita que o PT é um bando de coitados e estão sendo acusados por nada, né?
      Todos que cometeram crimes devem pagar por isso, mas que se comece pelo PT!

    • Mauro disse:

      O que nunca, jamais, será esquecido pelo povo brasileiro, será o periodo de retrocesso, desemprego, falências, roubalheira, corrupção e desmando nos governos do partido dos trabalhadores.
      Dilma e Lula irão esquecer rapidamente tudo, porque em verdade eles são mestres em esquecer, não ver e virar as costas para os fatos e casos que os compromete.
      Tal qual os desmandos de Collor, e de Zélia Cardoso de Mello, nunca foram esquecidos, porque pessoas passaram fome e ficaram sem casa, por uma decisão infeliz e tresloucada, agora se repetirá, porque há milhoes de pais e maes de familia desempregados por culpa unica e exclusiva de uma administração desastrada, infeliz e que só se preocupou em priorizar o desmonte do pais, das estatais e adular ditadores, como Chavez, Maduro e outros, inclusive dando dinheiro do povo brasileiro para esses infelizes.
      (PEÇO A PUBLICAÇÃO DESTA RESPOSTA E DA ANTERIOR, AO LEITOR SEBASTIÃO CANABRAVA, PORQUE MEU NOME FOI CITADO E JULGO TER DIREITO DE RESPOSTA!

  3. Mauro disse:

    Há uma clara disposição da tropa pró-Dilma, de provocar confrontos, para colocarem-se como a parte frágil da questão e tentar expor algum eventual excesso da outra parte.
    A verdade é que sou obrigado a concordar com Renan Calheiros e admitir que as sessoes até agora foram uma reunião de “hospicio”, onde ninguem ouve o que o outro fala, ou quando ouve faz questão de dizer que não entendeu, ou não quis entender.
    É irritante o tom de embromação da turma a favor de Dilma, repetindo e repetindo questoes já discutidas e decididas, embora isso demonstre claramente que os argumentos a favor da ex-presidenta estão mais que esgotados e nesse momento Gleici e seus pares estao acuados como nunca estiveram. Não há defesa possivel contra certas questoes e em verdade os “quixotes” estão sómente cumprindo tabela, pois sabem que a derrota será fragorosa e tentam que não seja humilhante, pois para isso caminha, tendo em vista que terão muito provavelmente muito menos que 20 votos contra o impeachment.

  4. Sebastiao Canabrava disse:

    Caro Walter (e por tabela outros que a carapuca servir). Vi que incomodei-o muito. Entao percebo que o Sr. entendeu o que escrevi. Pena que o odio falou mais forte dentro do Sr. Nao se irrite tanto. A minha, a sua opiniao de a de outros comentaristas nao mudara o destino do pais. Nao temos influencia do porte do Kennedy, nosso anfitriao aqui. Ou de outros tantos pela midia pais afora. Pelo seu tom, talvez o Sr. nao tenha um discernimento de politicas de direita e de esquerda. Mas isto nao diminui o Sr. Apenas explique sua ira. Quando nao se aceita a opiniao contraria e queira elimina-la, isto sim e’ uma ditadura, uma imposicao, uma falta de democracia. Eu sou de esquerda e portanto contra as ideis dos de direita. Mas penso diferente do Sr. Nao quero eliminar a oposicao. Preciso dela, pois nao sou perfeito. A oposicao a mim, me alertara sob os meus erros. Nao tem ninguem perfeito. E sobre a corrupcao, esta sim devemos elimina-la. Mas isto e’ utopia. Ela existe desde o homem e continuara

  5. DIRETO AO ASSULNTO: QUANTA VERGONHA E MAU EXEMPLO... É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO, DOA A QUEM DOER! disse:

    TIVESSE A SENADORA GLEISI HOFFMAN MAIS RESPEITO COM SEUS PARES, COM O PRESIDENTE DO STF E COM MILHÕES DE TELESPECTADORES – QUE A RESPEITAM, MESMO VENDO-A EM DEFESA DO INDEFENSÁVEL, DA VERGONHA, DA MENTIRA, DO DESGOVERNO, DO ESTELIONATO ELEITORAL, NÃO TERIA GENERALIZADO, DIZENDO QUE “NINGUÉM” TEM MORAL NO CONGRESSO NACIONAL!
    NÃO RESPEITOU OS, PELO MENOS “1%” QUE, COM CERTEZA, ALI EXISTEM, QUE SÃO GENTE COM MORAL E MUITA VERGONHA NA CARA!
    FOI LEMBRADA QUE SEU MARIDO É RÉU NA JUSTIÇA EM SÃO PAULO, E QUE, JUNTAMENTE COM ELA, ESTÃO DENUNCIADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, NO STF!
    O VELHO DITADO: “QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NÃO DEVE ATIRAR PEDRAS NO TELHADO ALHEIO”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 20:30:40