aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-06-2014, 9h33

Aposentadoria de Sarney melhora política

25

A decisão do senador José Sarney de desistir de concorrer a um novo mandato pelo Amapá tem como principal motivo o risco real de derrota. Em 60 anos de vida pública, Sarney fez uma carreira marcada pelo apoio ao poder. Isso explica sua longevidade política. O atraso econômico e a enorme desigualdade social do Maranhão ficam como símbolos do que ele se tornou na política.

A aliança estadual entre o PMDB do Rio de Janeiro e o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, é resultado da insatisfação dos aliados e de erros políticos cometidos pela presidente Dilma Rousseff na relação com peemedebistas e até com petistas.

Comentários
25
  1. Marcelo disse:

    Já vai tarde…A oligarquia dos Sarneys só atrasou o Maranhão

  2. Santos disse:

    Pena que a aposentadoria não inclui a família toda e os amigos…mas já é muito bom para o país.

  3. gesiel disse:

    E’ UMA VERGONHA PARA NÓS BRASILEIROS, que POLITICOS COMO O SARNEY e o JORGE BONHAUSEN, “DECIDAM A HORA DE SE AFASTAREM DA POLITICA”, ao invés de SEREM OBRIGADOS A SE AFASTAR porque NÃO VOTAMOS MAIS NELE. O Serra do PSDB, que PERDEU A ELEIÇÃO DE FORMA HUMILHANTE para o HADDAD do PT, porque “NÃO CUMPRIU O QUE FALOU E NEM O QUE ASSINOU”, de que “NÃO ABANDONARIA OS CARGOS DE GOVERNADOR DE SÃO PAULO E DE PREFEITO, PARA SE CANDIDATAR A PRESIDENCIA”; e “CONTINUA SE NEGANDO A EXPLICAR AO POVO SOBRE AS INUMERAS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO DOS GOVERNOS DO PSDB”; ainda continua acreditando na IGNORANCIA e NA FALTA DE MEMORIA DOS ELEITORES, para se candidatar novamente. O Maluf é outro exemplo de politico ENVOLVIDO E CONDENANDO POR CORRUPÇÃO, mas que OS ELEITORES DAQUI DE SÃO PAULO AINDA CONTINUAM VOTANDO NELE. A verdade é que, enquanto NÓS eleitores NÃO TOMARMOS CONSCIENCIA de que A CORRUPÇÃO É PESSIMA PARA O POVO EM QUALQUER GOVERNO SEJA DE QUE PARTIDO FOR, e que “”PRECISAMOS COBRAR DO PSDB DA MESMA FORMA QUE COBRAMOS DO PT”””, isso não vai mudar. Não é mais possivel ACHAR QUE O PSDB QUE NÃO FAZ CPIs E POR ISSO NÃO ESCLARECE AS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO EM SEUS GOVERNOS, POSSA SER MAIS HONESTO QUE O PT, QUE FEZ CPI E PRESTOU CONTA A SOCIEDADE, CORTANDO ATÉ NA PROPRIA CARNE, COMO DISSE O LULA, AO MANDAR ATÉ PETISTAS PARA A CADEIA.

    • ANTONIO PANTOJA disse:

      GESIEL , Vocee ia muito bem até a falar a tremenda besteira QUE O PT É HONESTO e puniu seus corruptos , então me explique o motivo de tanto ódio contra Joaquim Barbosa, este sim puniu os corrupto s, me explique o MOtivo de Não quererem uma CPIA mista para investigar a roubalheira na Petrobras ? onde esta a honestidade de voces ? não esquecam que o Lula , Blindou e Blinda Sarney , Calheiros e maluf , onde está a honestidade nisto ?? acorde amigo , não se deixe levar por este mar de mentiras , olhe a Lavagem cerebral !! procure analisar duto com muito cuidado , onde estão os “pobres” do PT , E O CASO DA sECRETÁRIA DO lULA ?? POR QUE ABAFARAM ?? ELA TERIAMUITA COISA A FALAR, JA QUE E´RA UMA SEGUNDA SECUNDA DAMA E TINHA PODERES ENORMES ?? ONDE ESTA HONESTIDADE E TRANSPARENCIA NISTO ??

    • Santos disse:

      Achar que o PT é diferente dos outros partidos é de uma ingenuidade assombrosa!!!!!Quanto a Lula, além de se juntar a Maluf, Sarney, Calheiros, Barbalho, Lobão, só para citar alguns, ainda “não sabe de nada”. Faça-me o favor senhora Gesiel e poupe-nos dessas sandices. Se juntar todos os nossos políticos, acho que sobra uma dúzia de honestos…talvez…

    • douglas disse:

      Caro Gesiel o PT não é honesto mas é o mais, essa é a diferença.

    • Roberto disse:

      Com todo o respeito, não perco meu tempo respondendo a comentário petista iludido e o pior sem quaisquer razões, pois os fatos contrários são alarmantes.

  4. Nilson disse:

    Esta oligarquia dos Sarney dominam o Maranhão a 60 anos, basta ir até lá e constatar a miséria absoluta que reina naquele estado. Jà vai tarde, apontem uma dado positivo que este político trouxe ao país……lembro que qdo presidente conseguiu a maior inflação já vista no país, 80% ao mes….

  5. ALBERTO disse:

    Caro Gesiel, parabéns a você pela belíssima dissertação. Só não concordo com o final. em que você nitidamente assume o papel defensor petista. As alianças que o PT fez em nome da “governabilidade”, como eu assisti a Sra “Dilma laranja do l/u/l/a m/o/l/u/s/c/o” dizer na TV, foram a coisa mais espúria que eu já vi na política. O PT se perdeu há uns 15 anos. Mas o Povo do Maranhão merece a atual situação. Povo sem noção de nada! Sabendo que eram todos bandidos, votaram neles de novo, e de novo e de novooo!!! Por quê??? E o pior, por quê o “seu Sarn-ei” foi se eleger por outro estado que não o dele??? Por quê um homem na idade dele ainda fica atrás de poder, de dinheiro?? Pra quê?? Será que ainda precisa disto??? Ainda vai demorar muito até que nosso povo aprenda a eliminar essas coisas ruins do governo e da política. Sinto que não será na minha geração, infelizmente!!! Os benefícios do compadrio são imensos!!! E ainda tem os Renas da vida e outros do mesmo naipe. PROTEJA-NOS SENHOR!!! E A NOSSOS FILHOS!!! AMÉM.

  6. Osvaldo disse:

    Infelizmente só nos restou a justiça divina.Aposentou por causa da idade, senão continuaria a usufruir das benesses do cargo. O Maranhão não se livrou dele.

  7. Paulo Ferreira disse:

    Que o Diabo o acompanhe por toda a eternidade, pelos males causados ao povo Brasileiro e, principalmente, ao povo do Maranhão.

  8. Mauro disse:

    Parabéns ao jornalista Kennedy que de forma imparcial e com muita objetividade, em poucas linhas, resumiu o legado deixado por esse coronel do Maranhão. Haja anos para reparar esse atraso ao povo Maranhense! Vê se acorda povo!

  9. Vivaldo disse:

    Sarney deixa sua fazenda de burros aqui no Amapá, e vai se refugiar em seu feldo no Maranhão, Estado com o menor IDH do país.
    Já vai tarde! Muito tarde!
    Como diz o poeta paraense Nilson Chaves:
    “Os velhos de Brasília não podem ser eternos. Pior que foi, pior que tá não vai ficar.”

  10. jairo ontorio disse:

    ë uma pena ver o povo Brasileiro sofrer por 60 anos, por uma politico sem identidade, de falsa ideologia e nunca fez oposição, só ficou em cima do murro, procurando seus próprios interesses, deveria ter pena de morte para estes políticos sem caráter e sem ética.
    Ele é tão covarde que nem quer se candidatar novamente, ele sabe que o povo Brasileiro acordou. Sem falar da filha dele.
    O PMDB nunca foi um partido politico, pois não tem coragem de ter o seu próprio candidatado, e também nunca fez uma reforma politica neste país.

  11. Manoel de Mello Souza disse:

    Sarney , como foi o Toninho Malvadeza (lá da Bahia), um autêntico senhor de engenho, como já falava Arnaldo Jabor: aristocratas que se enriqueceram no poder, distribuindo favores aos amigos e familiares (a família Sarney está presente com Roseana, que segue os mesmos passos do pai)… Um retrato flagrante de sua aristocracia é de morar numa ilha (ele disse que foi herança da sua mulher – você acredita?), de ser um dos homens mais ricos do Maranhão, não fazer nada para melhorar as condições miseráveis de seu povo… Neste Estado tão pobre, não haverá nunca uma Balaiada (revolta popular) porque os Sarney são soberanos e criaram uma teia protetora e inabalável… Só falta lá de colocarem o nome dele em algum aeroporto ou local público famoso pelos seus 59 anos de exercício de poder como velha raposa conhecedora dos seus meandros (já fizeram isto na Bahia, quando trocaram o nome histórico de seu aeroporto – Dois de Julho (data da Inconfidência Baiana e suas heroínas) por Luís Fernando Magalhães…Eles são representantes típicos desta nobreza aristocrática de políticos e magistrados, cujos salários estão entre os mais altos do planeta… É esta nobreza que governa o Brasil e vai continuar governando até tomarmos consciência de que para manter seus privilégios nos impõe uma carga de impostos escandinavos, com retorno africano… ACORDA POVO BRASILEIRO!

  12. Jorge Alves Braz disse:

    Boa-tarde, Kennedy.

    No meu ponto de vista a aposentadoria do Sarney não melhora a política mas a deixa menos ruim.

  13. Luely Regina Lopes disse:

    Graças a Deus, agora sim, hoje é um dia especial para o Brasil, sai de campo uma das maiores ervas daninhas de campo. Com a saída de Sarney todo país vai lucrar. Espero suas raizes morram e não continuem sugar o povo Brasileiro.

  14. sérgio motta disse:

    Tenho 61 anos de idade. Dede criança ouvi esse nome “SARNEY”. Foi tudo nessa vida, sendo por último presidente e senador. Foi sempre bom jogador. Sempre foi “SITUAÇÃO”. Nunca se opôs a nada. Abusou do povo do “MARANHÃO” e do “AMAPÁ”, principalmente. Não satisfeito, abusou de todo o povo brasileiro. Agora, é hora de largar as “TETAS” do governo e ir para as profundezas do “INFERNO”.

  15. Mauro disse:

    Será que ele vai viver com um salario mínimo como aposentadoria?

  16. ELY SANTOS disse:

    Assustado, pasmo, não mereço este prêmio!; foi exatamente assim que o Sarney ficou quando “recebeu” a notícia para ser o próximo administrador do país. Ele não se conteve e sujou o bigode com coriza velho, rabugento,saído do nariz que sempre cheirou impureza, imperfeição, corrupção, improbidade e amigos tão bons e honestos quanto ele: 1 tal de Lula, 1 tal de Collor, 1 tal de Renan Canalha,+ outros tais que habitam Brasília, Partidos e País a fora. Que pena que esse PAÍS só sabe jogar bola! não tem o gingado na política, na administração do saber… QUE MORRA A VELHA POLÍTICA E SEUS DESCENDENTES, DESSES AÍ O BRASIL AGRADECE!!!

  17. fco costa disse:

    Sarney so foi governo do MA de 1965 a 1969. . . A maioria dos anos depois disso foram seus adversários.

  18. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    O Chefão José Sarney(PMDB/MA/AP), vulgo Madre Superiora continuará mandando, e arriscou dizer que mandará muito mais na sombra, pois muitos tem rabiola presa com o Suba do Maranhão,e mais, ele deixará muitos seguidores, principalmente sua Famiglia. Só o Pai Maior em sua Sabedoria pode nos livrar de tal situação, quando nos dá um prazo de validade em nossa caminhada terrena. Precisamos reinventar o nosso B-R-A-S-I-L em outubro!!!

  19. Beth Reis disse:

    O Sarney, morreu e não deitou, seria ótimo se com à saída dele as coisas mudassem infelizmente isso não é verdade, tem muita gente ruim , que só pensam nos seus interesses, alguns exemplos: Lula, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Maluf, Amazonino Mendes, Edson Lobão, Collor de Mello, Ideli Salvatti, Eduardo Braga, Inocêncio de Oliveira ( lembram dos poços artesianos em sua fazenda), são tantos que chega dá nojo, espero que em Outubro/14, eles saiam definitivamente.

  20. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    É bom, por precaução, não soltar o foguetório antes do término do prazo para o registro da candidatura, prevista para o último dia deste mês, porque a notícia de tão auspiciosa para a política tupiniquim, pode ainda sofre revés com a desistência da desistência e o velho coronel pode, até lá, decidir peitar a dignidade dos brasileiros e resolver se candidatar, na tentativa de se tornar imortal também no Parlamento. Não obstante, caso seja pra valer a aposentadoria do senador maranhense, conviria que centenas de homens públicos tivessem a dignidade de também se afastarem em definitivo da vida pública, como forma de moralização dos princípios democráticos, possibilitando que as pessoas dignas e cumpridoras dos conceitos de honestidade e moralidade sejam encorajadas a abraçar a vida pública, como forma de possibilitar a renovação das práticas políticas, no sentido de que seus princípios e suas finalidades institucionais sirvam exclusivamente para a satisfação do interesse pública, em contraposição ao depredatório e deletério aproveitamento dos cargos públicos eletivos pela atual classe política. Compete à sociedade se conscientizar, com urgência, sobre a necessidade da purificação e da valorização dos princípios político e democrático. Acorda, Brasil!

  21. Roberto disse:

    Só quero comentar 3 palavras: Ordem, Progresso e Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-23 21:04:48