ArqGuia Rio reúne 100 pontos de referência da arquitetura carioca
Daniela Martins
BRASÍLIA
Os principais pontos arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro foram reunidos em um portal lançado esta semana, o “ArqGuia Rio”. É uma plataforma bilíngue e gratuita que oferece informação acessível para cariocas e turistas sobre estilo, data de construção, endereço, história e horários de funcionamento das construções.
O guia chega em bom momento, quando a cidade comemora 450 anos e se prepara para receber os Jogos Olímpicos em 2016.
Estão cadastrados no portal 100 pontos de referência de arquitetura, urbanismo e paisagismo cariocas. A ideia é divulgar a arquitetura como um valor cultural e atingir a população em geral, não apenas os profissionais da área.
O site oferece um passeio fascinante por muitos períodos da história do Rio de Janeiro. Estão contemplados espaços famosos, como o Maracanã e os Arcos da Lapa, e também algumas joias nem tão conhecidas, como o edifício do banco Boa Vista, projetado por Oscar Niemeyer em 1946.
Também já estão listadas construções bem recentes, como o Museu do Amanhã, projetado pelo espanhol Santiago Calatrava e erguido na Praça Mauá como parte do projeto de revitalização da região portuária da cidade, o Porto Maravilha.
Vale a pena visitar o “ArquiGuia Rio” e conhecer um pouco mais sobre esse aspecto da cidade. Veja aqui.
Imagens:
ARQGUIA / Arcos da Lapa / Lucas Franco
ARQGUIA/ Museu do Amanhã / Riotur
o Rio de Janeiro é lindo, como estrutura Física, arquitetônica e ambiental.
mas já fui 2 vezes assaltado na mesma semana lá.
Que interessante, essa opção bilíngue é acessível para todos os turistas