aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
17-12-2013, 12h25

Asilo a Snowden é decisão difícil

Concessão a ex-analista da NSA poderia arrumar encrenca grande com os EUA
63

A princípio, parece fácil a concessão de eventual asilo a Edward Snowden, ex-analista da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Mas seria uma decisão difícil para o governo Dilma Rousseff.

A tradição brasileira é de generosa concessão de asilo. Logo, se Snowden fizer um pedido oficial, o caminho natural seria recebê-lo no país.

Mas não é tão simples assim. A relação entre o Brasil e os Estados Unidos atravessa um mau momento. A concessão de asilo a Snowden teria prós e contras.

É atraente politicamente a dez meses da eleição presidencial. Reforçaria internacionalmente o discurso de Dilma contra bisbilhotagem americana.

No entanto, poderia ser lida por Washington como uma grave ofensa. Nas palavras de um auxiliar presidencial, seria “encrenca grande demais” para o governo Dilma. “Encrenca” com reflexos na economia.

Por ora, o governo respira aliviado porque entende que, na “Carta Aberta ao Povo do Brasil”, Snowden sondou, mas não formalizou o pedido de asilo. Se formalizar, haverá saia justa.

Comentários
63
  1. Ibsen Marques disse:

    O que os estadunidenses fizeram, então, foi apenas uma “bisbilhotagem”. Já uma oferta de asilo ao homem que denunciou a invasão de informações sigilosas e privilegiadas, para dizer o mínimo é uma “grave ofensa”? Faça-me um favor!!!

    • André Santos disse:

      Parabéns Ibsen. Muito apropriado o seu comentário.

    • Douglas disse:

      Para esse Edward Snowden Ex-Analista da NSA e mais o governo dos Estados Unidos como todo o mundo esta na verdade é de olho no Brasil por ter muitas riquezas naturais que algumas são apenas encontrada no Brasil, veja um exemplo quem esta garimpando as minas da Serra Pelado hoje em dia são os estrangeiros, já esse Edward Snowden iria ser contratado por uma empresa aqui no Brasil onde ele iria espionar tudo que acontece aqui no Brasil esse negocio que ele entregou o governo americana é apena teatro para que ele asile no Brasil para que haja a espionagem dos americanos aqui no nosso pais.

  2. Joelma Rocha disse:

    Se ele pedir asilo , deve aceitar.

    • Romulo Nobrega disse:

      O material que Snowden tem é inferior ao que o Governo Americano possuí, acreditem todas as tramoias desta Ditadura Governista estão em poder dos EUA e isso a muito tempo, o Governo Americano esta comendo as nossas riquezas pelas beiradas desde a época do Pesidente (Se ela fala Presidenta era assim que ele falava) Lula, haja vista as ONG’s estrangeiras na sua maioria americana. Que o diga a região de 6 estados do Rio de Janeiro em Roraima.

  3. Marcos disse:

    Difícil porquê? É só não aceitar e pronto! Arrumar outra encrenca da categoria do Batistti e outras “curvas de rio” que acham que a América Latina é terra de ninguém. Manda ele pedir asilo pro Irã, que adora o EUA…

  4. Joelma Rocha disse:

    Se ele pedir asilo , o governo deve estudar uma forma de aceitar.

  5. Flaubert disse:

    Ofensa? que ofensa? Existe uma ofensa maior que um governo mandar bisbilhotar a chefe de um estado? foi isso que o governo americano fez. Então, aqui se faz, aqui se paga.

  6. Paulo Pereira disse:

    O que falta da parte do governo do PT é uma palavra que não ouso dizer aqui, por ser considerada inadequada num meio de comunicação de amplo alcance, como a internet. Vamos trocá-la por CORAGEM. Um governo que tem a audácia de trazer para cá um cidadão italiano terrorista, sem manifestar nenhum tipo de escrúpulo nem medo da opinião pública, é o mesmo governo que (com certeza) não dará asilo a Snowden por causa do “medinho” do Grande Irmão do norte. Falta coragem de assumir os próprios erros. Que vergonha dessa corja de bandidos!

  7. Lula deu asilo para um criminoso da Italia porque não para um ex agente da cia dos EUA .

  8. Jonas disse:

    Por mim concederia. Alguns brasileiros já estão ficando cansados de serem vistos e usados como capacho pelos EUA!

  9. Manoel Lucimar disse:

    Acho que deve ser analisada,sim
    nada seria do que política reciplica!

  10. Manfre disse:

    Este cidadão quer colocar o governo Brasileiro em uma furada sem precedentes. Parece coisa armada….

    DILMA! Diga não !!!

  11. Carlos Alberto disse:

    Bandido e dedo duro aquí já tem demais, será que precisamos de mais um? Por que então a Rússia não
    fica com esse cabueta? Sabe porque? já tirou dele todas as informações que queria e agora que jogá-lo em algum lugar do mundo como um pacote de lixo descartável – o que ele realmente !!!!!!!

  12. Joaquim Salvador do Brasil disse:

    Há de haver coerência: Se dona Dilma foi lá n ONU meter o pau na espionagem feita pelos norte americanos, nada mais coerente do que aceitar o asilamento do respectivo informante. E creio que, para quem já acolheu até terrorista isso não deverá ser problema.

  13. jd disse:

    Os EUA praticaram ato de guerra. Isto é o mais grave. Dar asilo a quem nos alertou sobre este ato de guerra, seria natural.

  14. Célio disse:

    Se um país pretende defender-se de invasões virtuais que crie mecanismos adequados para defender-se ao invés de ficar com essa demagogia de acreditar-se vítima de sua própria incompetência.

  15. Vera disse:

    Assim como foi feito com o bandido italiano (Batistti), eu acho que devemos dar asilo político sim para o agente americano, ao contrário do italiano, Snowden não é um bandido (ele fez o que é certo, denunciou os EUA por espionagem). Para mim, não é ofensa nenhuma, é um dever do Brasil conceder asilo para o rapaz, que só nos fez um favor de denunciar a espionagem americana, ora bolas!!

  16. André disse:

    O Brasil já aceitou abrigar tantos ladrões no Congresso Nacional, agora uma pessoa que está tentando abrir os olhos desses dirigentes cegos é um absurdo. Se for formalizado a Dilma não tem nem o que pensar, ele não colocou a sua cabeça em jogo a toa. Ele merece todo o respeito do povo brasileiro pela coragem de expor tamanha rede de corrupção. Ordem e Progresso é o nosso lema, e os E.U.A não tem nada que se intrometer na nossas vidas. Que rompa os laços com os americanos mas que a justiça seja feita em favor de uma causa maior que é o povo.

  17. Roberto disse:

    Nao tenho opiniao formada pela aceitacao ou nao do rapaz, mas esse medo do cachorro grande considero submissivo. Penso que a lei da selva nao deveria existir mais. Covardia tamanha me enoja. Existe um acordo de extradicao com US.

  18. George Hasselmann disse:

    Este é o momento do PT mostrar autonomia num governo que possui plena aceitação do povo. A única temeridade que pode haver seria um atentado a vida de Snowden ou sequestro perpetrado pelo Pentágono, a exemplo dos caçadores de nazistas que sequestraram Adolf Eichmann, retirando a força para fora do país para ser julgado em Israel, numa verdadeira afronta a soberania da Argentina.

  19. Vera disse:

    Para mim, não é ofensa nenhuma, é um dever do Brasil conceder asilo para o rapaz, que só nos fez um favor de denunciar a espionagem americana, ora bolas!!

  20. Luiz Lima disse:

    Ele não é CUBANO podem dar asilo….

  21. Rodrigo disse:

    Deve conceder asilo com certeza.

  22. Francisco disse:

    O Brasil deveria pelo menos estudar a possibilidade do asilo ao ex informante ,já que no passado deu asilo a um bandido Italiano sem estudar nada e acolheu outro Ingles por vários anos sem pensar nas encrencas que dariam.

  23. Rafael disse:

    O Brazil,precisa exportar seus lixos, tais como nossos politicos corruptos, não importar mais tranqueira. Ja não chega o que tem aqui? Ja não chegou o Salvatore?
    Manda este cara para o inferno, juntamento com TODOS OS POLITICOS IMUNDOS E CANALHAS DO BRASIL.

  24. Felipe Lima disse:

    Não consigo acreditar que o Snowden fez tudo isso no susto e não tinha um plano A, B e C na manga. O problema é que o plano A não saiu como ele previa. Assim como quase todo plano perfeito sempre vai deixando um furo pra trás. Basta saber se o Brasil é o B ou o C, ou se tá fora dessa confusão toda.

  25. Heriberto Rebouças disse:

    Deveria ter sido dado asilo também aos cubanos que tentaram escapar durante os jogos pan-americanos.Qual a situação deles agora?

  26. Igor Fuser disse:

    Dilma deve conceder o asilo sim, como um ato de soberania e como contribuição à luta global pelos direitos humanos, o que inclui o direito à privacidade. E o Battisti não é um criminoso e sim um perseguido político. Criminoso é o ex-senador boliviano que fugiu para cá, condenado por corrupção na Bolívia e envolvido no massacre de camponeses na província de Pando em 2008.

  27. Katia Oliveira Santos disse:

    Espero que a Sra. Presidenta conceda o asilo político como um recado bem claro aos americanos: o Brasil é um país soberano e não admite interferências externas, sobretudo se forem feitas por meios escusos.

  28. Alex disse:

    Claro que não se deve dar asilo nem se formalizado o pedido. Se Dilma fizer isso não estará representando o brasileiro que pensa.

  29. O que o Estados Unidos fez com os países, foi uma vergonha mundial. O que o Brasil pode fazer é aceitar o homem que, com seus princípios de honestidade e lealdade, foi mostrar ao mundo que os EUA sempre fez isso, mas ninguém tinha coragem de transparecer.

    Seja bem, vindo Edward Snowden.

  30. Daniel disse:

    Acho que não deveria dar asilo.
    Uma coisa é você se impor contra um cara mas forte que você e não deixar que trate você como capacho. Outra é dar uma tapa na cara do sujeito e achar que ele não vai fazer nada. Rsrsss

  31. jose pereira disse:

    SOMOS O CELEIRO DO MUNDO NA ATUALIDADE E NO FUTURO PROXIMO ISTO AQUI VAI SER UM VERDADEIRO ARMAZEM EM RAZAO DAS NOSSA RIQUEZAS DE CLIMA E SOLO ENTAO TEMOS QUE SER RESPEITADOS POR NOSSA SOBERANIA DAR ASILO POLITICO SERIA NO MINIMO MOSTRAR QUE TEMOS GOVERNANTES QUE GOVERNA COM SOBERANIA NAO POR MEDO DE RETALIAÇOES COMERCIAIS COMO SE ESTIVEMOS A PEDIR ESMOLA DILMA ASSUMA SEU PAPEL DE PRESIDENTA E ACEITE O ASILO SE ELE PEDIR MEDO E DOS FRACOS E NAO DOS BRASILEIROS.

  32. Anselmo disse:

    Manda ele lá pro Brasil sil sil sil , lá que é terra de ninguém , um país sem história , sem cultura , sem futuro , o país do futebol ( e só ) , com um povinho de m…. , e um governo regido por bandidos(as).

  33. Patrícia Fernandes disse:

    Devemos dar asilo a ele sim! O nosso País foi um dos mais vigiados e só por ele ficamos sabendo de tudo.
    O Presidente Americano, não teve pena do Brasil.
    Coragem Dilma!

  34. José Aloisio Soares disse:

    Agora a pouco o governo disse que o Brasil não vai conceder asilo a Snowden em troca de informações. Se for confirmada essa decisão, o Itamaraty acertou politicamente depois de tantas lambanças nos governos sob o PT. O que o país ganharia com Snowden por aqui? O que ele disse todos países fazem. Provavelmente até a Coreia do Norte deve ter seus serviços de espionagem. Os USA é que tiveram a má sorte de contratá-lo. Bem feito, devia selecionar melhor seus agentes de espionagem. Agora vê se aprende… Por que Snowden não vai procurar asilo nessa Coreia. Seu jovem presidente gosta de marketing. Ou no Paquistão que está com relações estremecidas com tio Sam. Sua presença aqui não é bem-vinda por parte respetável dos brasileiros…

  35. Marcelo Alduino disse:

    Se o PT, defendeu de modo escancarado o terrorista italiano e o Governo brasileiro o aceitou como se fosse um coitadinho perseguido, o mesmo Governo e o mesmo PT devem aceitar o espião que denunciou ao mundo as safadezas com as escutas de Presidentes, inclusive com a nossa, executadas pelo USA.
    Quem sabe ele, o espião, ensine aos órgãos de segurança “arapongas´´, deste Brasil varonil, um pouco de contra espionagem

  36. luiz carlos ramos disse:

    NAO DEVE ACEITAR.

  37. Nilton Plínio Facci Ferreira disse:

    Senhores,
    metade dos acima parecem torcedores do PT e do
    Corinthians! Vejam bem: alguém atentou para o
    detalhe de que o espião – que não é saudável –
    recebia salários (altos por sinal) do povo ame
    ricano, já que governo é povo, e deveria ter ti
    do respeito e fazer jús ao seu nome, além de ver
    gonha na cara? Realmente não somente não se de-
    va dar asilo como sugerir que vá pedir ao Irã ou
    fique na Russia. No PT não dá porque já têm mui
    tos bandidos e o Corinthians é Brasil de verdade
    e não merece isso!
    q

  38. Felipe Ferreira disse:

    Eu só vou votar na Dilma se… ela der asilo a Snowden, se comprar os caças da França e o Desemprego ficar na faixa dos 5%, se isso não acontecer meu voto é para outro candidato e ponto.

  39. Reinaldo disse:

    Deve vir sim para sebermos de toda espionagem

  40. Severina Lima disse:

    É um assunto muito polêmico, acho que ele está bem onde está agora, precisamos sim melhorar nosso sistema de saúde, educação, água para o Nordeste. Há mais de 60 anos escuto falar no Estatuto da Terra e vários salvadores e até agora o que os noticiários nos mostra é realmente falta do que citei acima, apesar de alguns avanços. Vamos deixar para lá os problemas que são daqui.

  41. Bruno disse:

    Se o Brasil “bisbilhotasse” o celular do Obama, seria considerado pelo governo americano como um “ato de guerra”, passível desde duras sanções econômicas a até quem sabe, invasão armada de nosso território. Mesmo após Snowden ter denunciado as tais “bisbilhotices” americanas perpetradas em vários países do mundo, não se entende como nenhum deles o recebe de braços abertos, como um herói moderno que desmascarou um vilão que além de ser um grande bisbilhoteiro, adora arrumar encrenca com países que, por coincidência, possuem grandes quantidades de petróleo, como os do oriente médio. Será o mêdo das retaliações ou será que todos os países também tem o “rabo preso” com o governo americano?

  42. Flávio disse:

    Brasil tem que parar de frescurinhas. Dar asilo pra quê? Deu asilo a um italiano e agora está indo na Itália pedindo “por favor, devolvam meu mensaleiro condenado!”… Com que cara?
    Faça-me o favor… ingenuidade achar que os EUA, com todo o tráfego de dados do mundo passando por lá, não dariam uma olhadinha? Que isso!!!!
    O cara não tinha que abrir o bico, já que tem acordos de confidencialidade assinados. Cometeu crime, seja homem e assuma.

  43. Francisco Linhares disse:

    Deve sim, o cara é bom pelo menos teve a coragem de denunciar o Governo Americano, falta coragem da turma do PT, para isso eles não tem coragem mas pra meter a mão no dinheiro público isso sim ele tem.

  44. André França disse:

    Já disse em várias outras reportagens. Não deveria nem esperar o pedido. Devia ter convidado ele pra assumir uma diretoria de contraespionagem na ABIN.
    E que os EUA ficasse revoltados, problema é deles.

  45. Lourival Andrade disse:

    Bora lá. Tenho uma kitnet na cobertura acima do apartamento com uma vista maravilhosa do bairro Sta Tereza Belo Horizonte. Dá até para instalar uma antena comunitária .

  46. Fernando R. disse:

    Se o Brasil aceitasse o asilo do Snowden não ocorreria absolutamente nada com as relações econômicas Brasil-EUA. No campo político a coisa ficaria limitada ao protesto internacional. Nada mais.

  47. Haroldo Toto disse:

    A minha sogra coitada, tá num asilo!

  48. Wislley Costa disse:

    Parece bem viável a aposta que o Brasil tem oferecendo asilo a ele. Entretanto, isto está me cheirando a golpe. Se o EUA quer um bom motivo para roubar-nos um tanto mais, esta é a oportunidade. O Brasil precisa agir como potência para ser tratado como uma. O que estou vendo é tiros vindos de todos os lados e o nosso país no meio desse caos sem, ao menos, saber onde ir/confiar.

  49. Marina disse:

    Oras, se vivemos uma democracia DE VERDADE, porque não ouvir o que a MAIORIA DO POVO realmente quer?

    Só porque vai ferir a vontade de um outro país, que comprovadamente tem infiltrado seus agentes no Brasil e tem trabalhado tão livremente que chegaram ao ponto de monitorar os telefonemas e emails da Presidente da República!?

    Será que os governantes realmente querem investigar ou estão apenas fazendo teatro?
    Surge a oportunidade de receber as informações que precisam para PROTEGER nosso povo e simplesmente fazem vista grossa.

    Parece até que estão trabalhando para os Estados Unidos..

  50. israel barbosa de campos disse:

    não concordo que o snowden seja aceito no brasil ,,traidor hoje traidor sempre,,quem tem suas cabras que cuidem delas ..,,,o povo americano e um dos povos mais patriotas do mundo o snowden simplesmente e a escoria do povo americano ,,snowden mereçe e ir para a coréia do norte cuba e venezuela ,,mas pode ver que para la ele não quer ir la ele não seria tratado como heroi e sim como espertalhão igual os governantes desses paises

  51. Thiago Carvalho disse:

    Sinceramente, acusar o Kennedy de ser Tucano por conta dessa matéria é atestar o quanto vc é ignorante. A pessoa não teve nem o trabalho de analisar a biografia do jornalista… Esse tipo de pessoa pensa que o Brasil se resume a PT x PSDB… por aí não fica muito difícil de saber quem faz esse tipo de crítica… E quem pensa que ele (Snowden) é traidor, favor comprar uma passagem somente de ida para os EUA… Partindo da premissa “denunciou algo de MUITO errado” é traidor… Podemos considerar o Pedro Collor um traidor, o Roberto Jefferson um traidor… Todos os bons jornalistas TRAIDORES…

  52. maria de fatima arruda da silva disse:

    Se o PT não tem escrúpulos para entregar o salário dos médicos cubanos ao ditadores, por que teria para dizer não ao Snowden?

  53. Jemerson disse:

    Sinceramente, no mundo em que vivemos não sei mais em quem acreditar. Não sei se tudo isto foi de fato o que a mídia entrega a nós, ou se foi apenas um jogo da Elite Global para mais poder e vigilância. Não se pode confiar em nenhum dos governos, nem na mídia, em mais nada praticamente. O negócio é viver e deixar as coisas rolarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 16:33:45