Assista “Brasil em Transe”
Kennedy Alencar
CARAÍVA (BA)
Atendendo aos pedidos, apresento “Brasil em Transe” _versão narrada em português do documentário “What Happened to Brazil”, produzido pela K.doc para a BBC World News.
Trata-se da mesma série exibida no mundo todo e no Reino Unido ao longo do mês de janeiro pela BBC World News e pela BBC News. É uma tradução quase literal da versão inglesa. Há leves diferenças, próprias para os brasileiros que viveram a crise dos últimos cinco anos.
O conturbado período de 2013 a 2018 mudou a história do Brasil. A ascensão da extrema-direita não veio do nada. Tem tudo a ver com as manifestações de 2013, com o controverso impeachment de Dilma, com o impacto da Lava Jato sobre o prestígio dos políticos e dos partidos tradicionais e, sobretudo, com a reação da opinião pública à inédita exposição da corrupção endêmica entre o poder e o empresariado.
Compreender o que aconteceu é fundamental para evitar o aprofundamento da crise e um retrocesso civilizatório. Uma grande inspiração para mim foi “Roda Viva”, do Chico Buarque, que abre e encerra os três episódios. Essa canção representa o turbilhão de esperança e desalento no qual o Brasil mergulha ciclicamente.
Episódio 1 – O sonho acabou
Episódio 2 – A Lava Jato e “o golpe”
Episódio 3 – Nação dividida
O episódio 2 fez referência ao grande acordo nacional, conversado pelo Romero Juca e Sergio Machado, que de fato acabou acontecendo porque grandes politicos como Aécio, Serra, Gedel e Temer estão saindo impunes. Não teria como acabar a Lava a Jato sem mais nem menos, por isso mudaram o foco desviando para outros politicos e deixando os que lideraram o golpe fora de punição mesmo com muitas provas incriminatórias. Eu gostaria de ver episódio 4 poderia mostrando isso.
No mais, parabenizo o material, roteiro e conteúdo jornalistico!
Trazer mais uma vez Kennedy, a versão do Brasil, no linguajar da BBC News, onde só destoem a imagem desgastada, por governos capengas e corruptos, anteriores ao atual, que mal assumiu, é no mínimo tendencioso; não deve ser confundido, que os últimos 5 anos, estávamos transitando, por um desgaste, causado por um ex presidente, que agora esta preso, que indicou uma substituta, sem qualquer condição para governar, pelo antes e pelo não que fez depois…não esquecer jamais, que o temer tão criticado pela esquerda, era vice escolhido, pelo PT, por seu maior aliado, o MDB…a LAVA JATO, surgiu, por excessos da corrupção, continuou, e perdurará, por muitos crimes, ainda não esclarecido, ou não desvendados…não há previsões claras, sobre um futuro promissor, nesta série, só condenam a Extrema direita, que nem mostro de fato, o que fará; construiu seu futuro, encima da derrocada construída, pelo PT…podemos tudo, mas não podemos nos iludir, nada poderia ser melhor, do que qualquer mudança…
Quer tanto defender a extrema direita que fica até feio.
E necessario que fique bem claro que não foi o PT que escolheu O Temer como Vice na chapa da Dilma e sim foi uma exigencia da cupula dp PMDB que caso o PT aceitasse não haveria a coligação.O resto é pura desinformação e temos o dever de evitar Fake News.
Essa é a sua opinião sobre os governos de Lula e Dilma, mas não é a minha. Antes de formar a minha opinião, eu procurei me informar da história política do Brasil, e a conclusão que cheguei, foi que PT (através dos seus erros, mas muito mais através dos seus acertos) foi o melhor partido que governou o Brasil após a ditadura. Então, repense nas suas ideologias e passe a se preocupar com os seu semelhantes.
Parabéns Kennedy!! Excelente Trabalho. Um retrato fiel dos fatos ocorridos na época.
A visão do jornalista Kennedy é perfeita e, ainda que algumas pessoas, claramente alienadas e vendidas ao canto da sereia ultra direitista não reconheça, a matéria é perfeita e mostra com quase exatidão cirúrgica tudo que aconteceu em nosso país a partir de 2013, quando a direita conservadora e “neo-liberal” (leias-se entreguista…), começou a tramar um golpe para reassumir os controles do país, quase que definitivamente perdida para o poder popular representada pelo PT de Lula, visto que ainda que a corrupção endêmica e in sanável continuasse, o Brasil havia alcançado um status jamais sonhado por qualquer brasileiro… Claro, as elites vendidas ao “american way of life” jamais poderiam aceitar um Brasil forte, pujante, independente e com uma economia poderosa, rumo a um futuro que não interessa aos poderosos que querem manter nosso país como colônia do Tio Sam! Fizeram o golpe, impuseram Temer, destruíram-se e criaram o monstro Bolsonaro que agora ameaça à todos!!!
Caro Sidney, a sua opção por um governo chamado de esquerda, respeita-se! Mas dizer: “Brasil forte, pujante, independente e com uma economia poderosa, rumo a um futuro…” É muito! para com isso!… O que dá sustentabilidade econômica a um país é a sua produção em tecnologia!… Pergunto: quantas patentes (propriedade intelectual) internacionais o Brasil tem?…
Acho até engraçado algumas passagens que são tratadas de forma superficial e sem as devidas explicações dos seus protagonistas. No caso do grampo, de divulgação questionável na interpretação jurídica, o narrador fala em “suposta” proteção ao ex-presidente e a cidadã não explica pra qual finalidade servia o documento do “Bessias”, valendo ressaltar que quem estava grampeado era o Lula que estava sendo investigado naquele momento. Quando o ministro Lewandovski fala, não menciona que durante o processo que ele presidiu, o próprio rasgou a constituição brasileira em favor da presidente dissociando o impeachment da inelegibilidade. Depois vem um estudante e o próprio narrador dizendo que ela foi eleita democraticamente sendo que sua campanha foi inundada de dinheiro sujo fruto do roubo às empresas estatais e o achaque a empresários do setor privado para a manutenção de um projeto de poder.
TRiste constatar que com tantos fatos e evidências ainda existam defensores deste tipo de prática.
Não há nada de tendencioso no documentário. É um “documentário” e, como tal, exauriu todos os fatos para registrar um fenômeno, um acontecimento histórico. Exibiu, sem filtros, várias passagens do que acorreu no Brasil a partir de 2013. Se há algo mais, e certamente há, ficará a cargo do distanciamento histórico e dos historiadores.
Preocupante é o fato de presenciarmos, sem ação, a grande influência do exército e do judiciário na política e nos movimentos sociais. Foi necessário? Foi justo? Quem sabe? Acho que ninguém conseguiria responder essa pergunta hoje. Só o tempo…
O que é possível afirmar é que ainda somos um país do passado, com grandes injustiças sociais, uma política antiga e retrógrada e instituições frágeis. Sem maturidade não é certo que teremos Democracia por muito tempo porque instituições de fachada a Venezuela também tem.
Não existe justificativa para tanta corrupção – esta terrível aliança entre políticos e empresários corruptos demonstrada no documentário. Também não há como defender os erros de Dilma e nem do PT. Entretanto, triste mesmo é ver que não “alçamos voo” rumo ao desenvolvimento – pior! retrocedemos. Neste triste episódio ficou claro que nosso judiciário é justiceiro e agiu de maneira política. Quero crer na ingenuidade do taxista que tem o juiz como herói, mas o Estado e Exceção que se mostrou neste episódio teria consequências ainda mais terríveis se vertesse todo seu ódio sobre o cidadão comum. Queiram ou não, temos o verdadeiro mito preso e seus direitos civis e políticos cerceados! E se fosse o José da esquina?
Obrigada pela tradução
prezados: o primeiro coxinha decepcionado e traído é Bebianno. Aguardem, a família real Bolsonaro traírá outros, aliás por onde anda Magno Malta? Torço para economia melhorar e criar muitos empregos, mas com o clã Bolsonaro dando pitaco o tempo todo, a burguesia coxinha vai entrar em depressão. O resto não tem expressão e o da justiça já perdeu a credibilidade e tá padecendo de anosognosia. Paulo Guedes é o único ministro que pode salvar esse governo.
Estou nos 05:30 do primeiro episódio… Fiz parte…
Muito bom. Espero, ansiosamente, o 4o episódio.
Conteúdo muito bem roteirizado e bastante esclarecedor. Eu recomendo. Ah, e quero tê-lo disponível para futuras discussões democráticas.
Parabéns Kennedy por este brief, revelando para o mundo e deixando as conclusões para que aqueles que pensam possam chegar as suas conclusões. Resta esperarmos o futuro para vermos as consequências de todos estes fatos e manobras. A história verdadeira sempre vem à tona quando os poderes são alternados, hoje vivemos a “estória” dos ganhadores da batalha.
Ah! Não posso deixar de parabenizá-lo pela sua sensatez.
Parabéns! Kennedy. Retrato triste de nosso país. Um trabalho jornalístico maravilhoso.
Parabéns Keneddy, como sempre um trabalho isento e retrato fiel da notícia.
Já conhecia o seus comentários sobre política, porém escutei a sua participação na Fim de expediente e tomei conhecimento do seu documentário, Procurei ver no youtube e achei fenomenal,
É um retrato mostrando o por que surgiu o tsunami do capitão.
Parabéns ! !
Saravá
Eu o respeito, Kennedy, o acompanho na CBN e ouvi atentamente às suas colocações no programa Fim de Expediente sobre o documentário e sobre como você tenta dissociar suas convicções pessoais da sua atuação. Entretanto o resultado final ficou um pouco aquém da minha expectativa, apesar da pluralidade dos entrevistados. Concordo com a visão de que não há lado isento nessa história – todas as forças do executivo, legislativo e judiciário são passíveis de críticas – mas vejo uma suavização das tintas sobre episódios marcantes da gestão petista nas políticas artificiais para o consumo em detrimento não enfrentamento das grandes questões, a real extensão do aparelhamento da Petrobras, o estelionato eleitoral de Dilma 2, o apoio suícida à Venezuela e o óbvio projeto hegemônico do partido,. Não se trata de invalidar o resultado final do trabalho, mas a isenção que poderia deixa-lo como uma peça histórica relevante desse período, é algo que ele não logra a atingir na minha avaliação.
Parabéns pelos registros que narram e salvam para memória este importante período do Brasil.
Senti falta de comentários que mostrassem um contraponto ao que foi apresentado pela ex-presidente, pelo ex-presidente do STF e pela economista da USP.
Sem estes contrapontos, para quem não acompanhou estes episódios, pode parecer que a ex-presidente não teve responsabilidade pela destruição feita na economia do país e que o processo de impeachment fique sendo considerado como “golpe”.
Demora mas até os ignorantes no Brasil um dia vai entender essa realidade hoje, as milicias no poder.
Kennedy, faltou entrevistar a Janaina Paschoal. Você falou do impeachment mas não entrevistou a autora do pedido.
Um resumo curto, mas muito bem elaborado, um importante relato dos fatos e que deve ser consultado sempre que as fake news tentarem alterar a história. Parabéns!
[…] em português do documentário feito para BBC World News, indicação feita pelo blog do Kennedy Alencar este documentário mostra capítulos importantes da história recente do […]
Quero parabenizar o jornalista Kennedy Alencar , pela iniciativa de apresentar esse Documentário.
Que na verdade é de extrema importância para todos nos Brasileiros.
Esqueceu de falar do estratégico grampo da NSA estadunidense na Petrobras e todo o governo Dilma que, provavelmente, deu o caminho das pedras para o Moro e Dallagnol se tornarem os heróis do apocalipse.
parabens Kennedy por estar associado a este DOCUMENTO histórico
Excelente documentário, obrigado pela indicação Kennedy
Senti falta da interferência externa, como foi denunciada pelo Snowden e Wikileaks, sem o que essa lamentável história não teria acontecido. Os EUA queriam o petróleo, nossa tecnologia de extração, os aquíferos, acabar com a defesa do Brasil e fazer do nosso país uma colônia. Queriam o Brasil governado pelos tucanos entreguistas, mas na impossibilidade, apoiaram o Bolsonaro.
Fomos parte de um experimento de guerra psicológica com uso de redes sociais. Esse tipo de experimento é considerado arma de guerra pelo governo dos EUA. Eles sabem muito bem que isso pode ter consequências devastadoras.
Se o combate à corrupção fosse o motivo principal não haveria um partido impune no Brasil. Penso eu…
Bota o episódio 4 com a entrevista de Lula
O Kennedy disse bem: Moro COMANDOU a Lava-Jato !!
Minha pergunta é : juíz deve comandar algo ??
Valeu muito, Kennedy. Você orgulha nossa Belzonte.
Esqueci, vai ter o quarto episódio?
Olá, Antonio!
Não tem nada previsto. Obrigada pelo interesse!
[…] Agiu ilegalmente, segundo opiniões dadas por Rodrigo Janot e Ricardo Lewandowski ao documentário “Brasil em Transe”, produzido para a BBC World News. O ex-procurador-geral da República e o ministro do […]
[…] Agiu ilegalmente, segundo opiniões dadas por Rodrigo Janot e Ricardo Lewandowski ao documentário “Brasil em Transe”, produzido para a BBC World News. O ex-procurador-geral da República e o ministro do STF não […]
Finalmente assisti tudo, já estava aberto aqui faz muito tempo, achei muito bom, parabéns!
Mas acho que ficou estranho a montagem sem perguntas e follow up, pois alguns afirmações dos entrevistados era mentiras ou no minimo um sofismo bem mixuruca, para mim imparcialidade não é mostrar os dois lados e ficar no meio falando que um disse isso e o outro disse isso, por isso chegamos onde chegamos, com pessoas que são anti vacinas, etc