aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-07-2014, 6h00

Ataque a adversário não rende voto, diz Datapopular

Para 73%, político que fala mal do adversário "não tem proposta"
28

KENNEDY ALENCAR
Brasília

Pesquisa do Datapopular mostra que 73% dos entrevistados acreditam que “um político que fala mal de um adversário” age assim porque “não tem proposta”.

Pega mal adotar a chamada “campanha negativa”, aquela que ressalta apenas os eventuais erros e defeitos do oponente. Para 71%, o político que age assim “só está interessado em ganhar a eleição”.

Apenas um segmento menor endossa esse comportamento. Para 21%, o político estaria “interessado em alertar a população”. Na visão de 18%, “em melhorar a vida das pessoas”.

Segundo o Datapopular, 86% dos entrevistados afirmaram que já insultaram ou falaram mal dos políticos. No entanto, apenas 22% admitem simpatizar com o candidato que ataca o oponente.

Em resumo, quem disputa eleição deve ter cuidado ao atacar, constatou o Datapopular. A pesquisa ouviu 2.016 pessoas em 53 cidades na última semana de junho.

 

Comentários
28
  1. Paulo Santos disse:

    Espero que o PT vence novamente e daqui a 4 anos novamente e depois e depois.

  2. É pura verdade, até o presente momento os candidatos da oposição ao Governo não apresentou nada de novo,só sabem criticar a Presidenta, e no entanto a Presidenta vem realizando muitas obras no País e em diversos Estados, tenho acompanhado suas realizações via internet e até postei no face uma matéria de realizações, acho que não deve mudar, até porque toda vez que há mudança, a corrupção aumenta porque foge o controle devido a chegada de outras pessoas que ainda não tem conhecimento do trabalho e é nesta hora que acontece muita coisa de errado e além das obras que estão em andamento,muitas costuma ficar abandonada como aconteceu com os brizolões.Por exemplo: em São José do Vale do Rio Preto perto de Teresópolis tem um abandonado.Sou Mineiro e estou com a Dilma, e tenho certeza que ela não perde, pois ela é um pessoa perseverante,humilde,não fala mal de ninguém, não omite os erros,não impede que orgão competente apure os fatos e Governado bem o País….abraço..Wanderlan Batista de Souza

  3. Presidenta: vai uma dica!!Para que um Governador governe bem o seu Estado,tem que haver mudança,veja bem: O governo deveria ser leito pelo povo através do partido,mas após ele ser eleito tem que desvincular do partido e ser Governo do Estado para o povo, e submisso a Presidenta da República, e nunca ser Governador de nenhum partido,pois assim acaba os privilégios do partido que o elegeu e seria muito mais fácil o controle do envio das verbas para o Estado,pois no momento que desvincula do partido a responsabilidade fica toda em cima dele..ok Abraço..W.B.S

  4. Claudio-Omagnanimo disse:

    Concôrdo em gênero numero e grau, aliás quem critica muito o outro é porque precisa aprender a alguma coisa com essa pessoa, pois ninguém chuta cachorro morto.
    E ainda bem que nós brasileiros estamos abrindo a mente no meio politico.

  5. mario perz disse:

    Também acho, que todos que execram nossa presidente não têm capacidade, é o caso do pessoal do PSDB e o senador Aécio Neves, que em tudo quanto é lugar que vai puxa o nome da Dilma, tentando desclassificá-la, mas até agora não disse para que veio!

  6. Gesiel disse:

    ISSO É VERDADE! O PSDB sempre propôs ao PT, fazerem campanhas LIMPAS dentro da ETICA, mas o PT SEMPRE CUMPRIA E O PSDB NÃO. O Serra do PSDB FOI QUEM COMEÇOU AS BAIXARIAS NAS CAMPANHAS. Primeiro foi contra o Lula, tentando ATERRORIZAR a campanha com o dizer de que o Lula do PT iria “ACABAR COM O PLANO REAL”, quando na verdade quem JA TINHA acabando com o PLANO REAL, era ele mesmo Serra, que era ministro do planejamento que ajudou a privatizar grande parte das empresas brasileiras e promoveu jonto com o FHC a volta da HIPERINFLAÇÃO de 17% ao ano. De lá pra cá o Alckmin e o Serra do PSDB, fizeram BAIXARIAS A CADA ELEIÇÃO, atacando o PT e se RECUSANDO A RESPONDER AOS CONTRA-ATAQUES do PT. Portanto A CADA ELEIÇÃO, o eleitor ja está aprendendo que “NÃO BASTA APENAS O CANDIDATO ATACAR PARA QUE O OUTRO CANDIDATO TENHA A CHANCE DE SE EXPLICAR”, mas é preciso que “OS CANDIDATOS TENHAM CONDIÇÕES DE SE EXPLICAR”. E nesse jogo de ACUSAÇÕES E PEDIDOS DE EXPLICAÇÕES, “”O PT TEM LEVADO VANTAGEM””, porque “SE EXPLICA” ao contrario do PSDB, que se esconde e “NÃO SE EXPLICA NUNCA”, talvez porque não tenha COMO SE EXPLICAR. O mensalão do congresso, O PT EXPLICOU ATÉ PUNINDO 4 DE SEUS FILIADOS, enquanto que o PSDB “AINDA NÃO EXPLICOU O MENSALÃO MINEIRO” e NEM O TRENSALÃO. As CPIs da petrobras, “QUE O PSDB, QUE NUNCA DEIXOU ABRIR CPIs em seus governos”, LUTOU TANTO PRA ABRI-LAS, hoje TEM O PT MUITO MAIS INTERESSADO NELAS. E por que? Porque o PSDB, DEPOIS QUE PERCEBEU QUE A DILMA do PT NÃO SERIA ATINGIDA mas que o PSDB poderia sim ser atingindo, mesmo sem que as CPIs investiguem o TRENSALÃO, começaram a querer BOICOTAR AS CPIs e tentar DESQUALIFICA-LAS. Para o BEM DO AECIO é preciso que ele apresente um plano de governo e não queira levar a campanha para os ATAQUES PESSOAIS, pois ele pode ser O MAIOR PREJUDICADO.

    • Marcos disse:

      Gesiel vc tenta, tenta e nunca chega lá, mas é hilário o seu texto. Sem essa que o pt condenou seus aliados, quem condenou foi a JUSTIÇA, pois cometeram crimes. Sem essa que o pt é ético e anticorrupto, os fatos dizem totalmente o contrário. Sem essa que concordam com a justiça, fizeram agravo ao STF para mensaleiros presos, discordando da suprema corte. Portanto, vc está em devaneios, vivendo na ilusão dos seus pensamentos e está sozinho, ninguém atende ou entende o que vc escreve. Eu como seu amigo, tenho que lhe avisar disso.

  7. Santos disse:

    Minha nossa, quanto inocente. Acreditar em político brasileiro de esquerda, de centro ou de direita é de uma pureza celestial. Se tiver uma dúzia de loucos honestos em Brasília, acho que é muito. Se brasileiro soubesse fazer contas, saberia que o sujeito para se eleger gasta muito, mas muitíssimo mais do que vai receber em TODA sua vida pública honestamente, será que ele faz isso por causa do tal “espírito público”? E ainda tem doido que defende nossos partidos, autênticos grupamentos de negociatas. Me poupem senhores, do jeito que a coisa está, tem que recomeçar do zero e proibir os que estão aí de se candidatarem a qualquer coisa.

  8. Ataque a adversário não rende voto, diz Datapopular
    Para 73%, político que fala mal do adversário “não tem proposta”

    Viu Senhor Aécio Neves e Senhora Marina da Silva

    • LUIZ - SOROCABA disse:

      Essa carapuça serve perfeitamente na cabeça do mestre superior lulla et caterva. Hábil em criticar tudo e todos desde idos tempos de ociosidade sindicalista, inoperância na Câmara em Brasilia e nefastamente como ex-presidi…. , digo ex-presidente. Quando desqualifica os adversários e desafetos, costuma se utilizar de datas até do tempo do império. Então não venha me falar aqui de capetas da direita. A arquibancada da esquerdalha está mais lotada desses capetas.

  9. gilvanea disse:

    todo mundo enlouqueceu, um povo que adora fofoca, novelas, criticar os parentes, meu amigo essas pesquisas está por fora, que o diga o PT que adora falar mau dos adversários até imaginários.

  10. CÉSAR TAVARES disse:

    Com certeza vai de encontro com as falácias promovidas por AÉCIO, FHC, SERRA, CAMPOS e até MARINA SILVA, que com certeza se enquadram nesse perfil.

  11. chu disse:

    O PSDB não perde uma oportunidade para alfinetar Dilma, mas o que eles fizerem até agora pelo Brasil a não ser vender todo nosso patrimônio? Não apresentam propostas, só falam mal de quem tenta fazer alguma coisa.

  12. Maria disse:

    Estamos há 03 meses das eleições e até agora Aécio não apresentou propostas de governo. A única coisa que sabe fazer é criticar Dilma. O que o PSDB fez pelo país a não ser vender todo nosso patrimônio? Sabe aquele ditado que quem não faz também não deixa o outro fazer? Típico do psdb, só sabem falar mal do que está feito.

  13. Liz disse:

    PSDB não tem propostas, não perdem oportunidade para criticar Dilma. A única coisa que fizeram pelo país foi vender todo nosso patrimônio. É fácil só criticar o que está feito, mas fazer que é bom nada.

  14. Celio Jorge Lasmar disse:

    Tem toda razão, politico que só sabe atacar adversário, ou mesmo qualquer pessoa em qualquer área da atividade humana é gente que não tem capacidade e nem propostas ou ambos nos casos dos políticos da oposição que já estiveram no governo durante anos e o País sempre esteve com o pires na mão estendido à comunidade internacional, só criaram divida pro brasileiro pagar. Além é claro serem responsáveis pela corrupção no País em todas as áreas, ora se o PT tinha que pagar “mensalão” para eles votarem seus projetos a favor do povo quem são os verdadeiros corruptos? No governo do PT a transparência no serviço público Federal foi instituída em todos os setores, antes era uma caixa preta, e 95% dos corruptos presos em operações da PF não são do PT, apesar de que corruptos temos em todos os partidos, mas pelo menos Lula e Dilma colocaram a PF no encalço deles. Dilma e Lula são estadistas, e estes amadores que pleiteiam o cargo de mandatário supremo da Nação como seus opositores não possuem competência nem capacidade e nem carisma para representar nossa Nação junto à comunidade internacional. Fernandinho só viajava a passeio, Lula só a negócios, vendendo nossos produtos e nossa tecnologia no exterior, arrumou a casa, pagou a divida externa e multiplicou o PIB do País por 5, hoje num mundo em crise cujos Países em sua maioria crescem quase nada, ainda estamos bem. A democracia para a atual oposição só é boa quando ela esta no poder quando não está tenta o golpe contra seu povo.

  15. amilcar disse:

    Qualquer coisa menos pt e seu bando de pilantras.FORA PT

  16. alexandre disse:

    O Brasil nunca alternou desde seu descobrimento até hoje. O Lula seria a mudança mas não foi possível teve que acolher a elite, como sempre, os feitores da Casa Grande.

  17. Coutinho disse:

    É verdade. A oposição vive falando mal do governo mas não apresenta proposta alguma.

  18. Genival disse:

    se um governo é ruim e se mantém no poder é porque a oposição é pior não tem o que apresentar

  19. Marcelo disse:

    Simplesmente ridícula a crença dos petistas de que seu partido é santo. Na verdade só está interessado em se manter no poder, se lixando para o Brasil.
    Quanto a FHC foi o melhor governo dos últimos 50 anos. Acabou com a inflação, abriu e dinamizou a economia, encolheu o EStado e felizmente privatizou estatais que só serviam de cabide de emprego e interesses políticos e para negociatas com os partidos. Vejam no que a Petrobras se tornou!
    O único problema do FHC foi que ele passou por inúmeras crises econômicas e antes de que suas políticas econômicas estabilizassem a economia. Quando Lula chegou ao poder passou por 6 anos de estabilidade e crescimento internacional e durante este período as commoditities que o Brasil vende subiram e os manufaturados baixaram de preço!!!
    aí está o “Milagre do enrequecimento” do Brasil no governo Lula, não tem nada a ver com suas ações de governo!!!
    Aliás se fosse por isso o crescimento teria se mantido, no entanto quando as commodities reduziram de preços e manufaturados subiram começamos a empobrecer. E o governo ainda está há 4 anos repetindo que o Brasil não vai bem por causa da crise Internacional!!!

    Bando de incompetentes mentirosos!!!!

  20. CLÁUSIO COSTA disse:

    Para começo de conversa. Partido é uma legenda composta por letras, ou seja, não tem vida, não governa. É apenas um veículo para conduzir um determinado indivíduo ao poder. Este indivíduo sim, este governa. Quem vota em partido apenas, dá uma clara demonstração de alienação e ignorância, que pode levá-lo ao eterno fracasso e miséria. Votemos em pessoas sérias, capazes, competentes, dinâmicas, com propostas inovadoras, que sejam executáveis, que atendam aos anseios da sociedade. Jamais votemos em candidato pensando em benefício próprio. Quando um candidato é bom para todos, você está incluído no todo. A única maneira de melhorar o país é quando a razão, a inteligência, a coerência sobreporem a paixonite de grupo ou ideologia, na hora de se escolher um candidato. Infelizmente no Brasil, a maioria das pessoas não tem esclarecimento suficiente para escolher um representante, e por isso,talvez não tenha jamais solução. PENSEM NISTO! Com serenidade, RESPEITO, HUMILDADE E INTELIGÊNCIA.

  21. CLÁUSIO COSTA disse:

    E sendo pertinente ao tema da pesquisa acima. Também desaprovo abertamente candidato que ao invés de apresentar propostas, apresentar o que ele tem de positivo, faz sua campanha apenas baseada em ataques ao adversário. Concordo plenamente que isso é coisa de quem não tem propostas, de quem é pequeno e vazio. De quem acha que só se consegue sucesso com o fracasso alheio, quem não tem capacidade para se sobrepor com qualidades. Ataque, para mim, só se justifica como defesa, resposta à altura a outro ataque recebido injustamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 19:55:36