aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
05-10-2015, 9h39

Ataque de Dilma a Nardes é ousado, mas arriscado

Governo avalia que é certa derrota no TCU sobre pedaladas fiscais
44

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ao atacar Augusto Nardes, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) que relata o processo de análise das contas de 2014, o governo fez um movimento ousado, mas arriscado. Não há garantia de que vá dar certo. E transmite sentimentos de urgência e desespero que podem incendiar ainda mais o tema das pedaladas fiscais.

O governo já sabe que deverá sofrer uma derrota no TCU. O pedido de afastamento de Nardes da relatoria das contas do ano passado é apresentado, nos bastidores, como uma estratégia para comprar tempo.

Se der certo, o governo conseguirá adiar em algumas semanas a articulação entre a oposição e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para dar seguimento à votação de eventual pedido de abertura de impeachment. Se der errado, o governo poderá até acelerar esse movimento.

O TCU tem nove ministros, incluindo Nardes. A reação do plenário do tribunal ao pedido tende a ser corporativa, no sentido de defesa de Nardes. Isso levaria o governo a ter de recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), judicializando uma questão política.

A ação do TCU, apesar do corpo técnico do tribunal, está carregada de sentido político. Dos nove ministros, seis são indicados pelo Congresso. Um é escolhido pelo presidente da República. Outros dois são apontados pelos auditores do tribunal.

É fato que Nardes deu inúmeras declarações sinalizando que recomendaria a rejeição das contas do governo. O TCU é um tribunal que sempre foi dócil em relação aos presidentes _sempre teve uma ação mais política do que técnica. E há suspeitas de corrupção que envolvem alguns de seus membros e parentes.

A presidente Dilma resolveu, então, radicalizar o debate político e, se necessário, recorrer ao Supremo. A oposição reage, dizendo que o governo ataca um órgão auxiliar do Congresso.

Hoje, ainda é cedo para dizer quem vai levar a melhor nessa batalha. Há gente no governo que pensa que faltou sangue frio à presidente, que pode ter se precipitado ao atirar abertamente em Nardes, porque pode vitimizá-lo. Foi uma decisão dela com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luis Inácio Adams (Advocacia Geral da União). Para quem acabou de fazer uma reforma ministerial para atuar mais politicamente, Dilma parece ter agido novamente com o fígado.

Eduardo Cunha, que é a principal autoridade que pode dar o pontapé inicial no pedido de impeachment, está vivendo um inferno político. A avaliação do governo é que, com o passar do tempo, surgiriam mais provas contra Cunha a respeito de contas dele na Suíça. Na visão do Palácio do Planalto, o STF poderia aceitar a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Ocorre um duelo entre Cunha e Dilma, para ver quem fica em mais apuros primeiro. A situação política do presidente da Câmara é mais delicada do que a da presidente da República. Não há acusação direta contra Dilma. Em relação a Cunha, existem ameaças concretas que podem levá-lo a ser obrigado a deixar a presidência da Câmara.

É nesse contexto que deve ser vista a estratégia de tentar comprar tempo, aguardando que fatos negativos enfraqueçam a aliança de Cunha com a oposição. O PSDB e o DEM têm fechado os olhos para as acusações contra o peemedebista porque ele é um aliado dos que desejam o impeachment.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
44
  1. Itamaraty Em Chamas disse:

    Nada justifica o apoio à Eduardo Cunha após a revelação de que ele tem contas na Suiça, as quais ele havia negado em depoimento na Camara dos deputados. Excetuando-se uma trama hollywoodiana, a mascara caiu, e ele perdeu qualquer dignidade para permanecer como presidente da câmara. Nem o PSDB e nem o DEM devem se arrastar na lama para tentar defender essa bandeira.
    Dito isso, a estratégia de atacar o juiz quando todos os outros argumentos de defesa fracassaram, ainda que compreensível na perspectiva de um advogado defendendo um criminoso, é inadmisível ao ser realizada por um presidente e por um ministro da justiça. Está mais doque claro que a presidente, e o seu partido, são culpados das pedaladas fiscais e do uso da máquina pública para angariar financiamento de campanha, e pelas contas do José Dirceu, também para enriquecer ilicitamente. Já deram inúmeras declarações de culpa: cada vez que dizem que os outros também fizeram, confessam. Cada vez que dizem que só estão sendo investigados porque são da esquerda vítima da direita malvada, confessam. Cada vez que atacam o processo para tentar invalidar provas, confessam. Até quando dizem que só está se descobrindo falcatruas porque eles não impedem a polícia de funcionar, confessam! O fato é que o PT agiu como um partido criminoso, e que a Dilma usou o cargo de presidente para ajudar esse partido criminoso no assalto ao estado. Não duvido que hajam outros partidos criminosos, e muitos outros políticos que também roubaram o estado, mas não podemos, de forma alguma, fechar os olhos e fingir que não vemos um roubo que foi desvendado, uma culpa que foi confessada não em uma afirmação, mas em inúmeras afirmações de defesa esdrúxulas. A culpa de cada partido, de cada político precisam ser investigadas e desvendadas, a verdade precisa vir a tona, e para cada culpa, uma punição adequada. Não há outra forma de chegarmos a um país mais saudável, não há acordo possível entre o ladrão e a vitima, entre a polícia e o criminoso, entre a justiça e o desprezo às leis.

    A Dilma ofende a dignidade da posição de presidente da república, arrasta na lama a importância do cargo para tentar se manter no poder a qualquer custo, desnudando um jogo podre de toma-lá-dá-cá com políticos que, se aceitam essa negociação, estão também além da redenção. O PT se corrompeu, e não é de hoje, e aqueles que ainda o defendem honestamente estão tão cegos pela utopia em que acreditavam que vão acabar no esgoto do qual afirmavam nunca terem tocado…

    • Santos disse:

      Este comentário diz tudo que precisava ser dito. Tem outros partidos e “excelências” fazendo roubos e negociatas? Que sejam(e serão) punidos também, mas que jamais sirvam de justificativa para o governo atual. CHEGA DE IMPUNIDADE NESTE PAÍS!

      • walter disse:

        Perfeito Santos,é nisso que acaba sempre, em impunidade…mas desta vez o PT exagerou; fala tanto em GOLPISMO, isso é o que…tentar desqualificar o ministro, aos 48 do segundo tempo..
        Kennedy, tem toda a razão, pode ser um tiro no Pé…a estratégia esta errada; engraçado, quando a dilma soltou uma medida, para evitar futuros abusos com pedaladas; ELES ADMITIRAM QUE FIZERAM…ATACAR O NARDES PORQUE…A SAÍDA É OUTRA; APRESENTAR AS CORREÇÕES DOS FATOS, CAMINHAR PARA TIRAR A TEMPERATURA DO “ERRO”. Fica difícil, vamos ver se o lula por traz, para com isso, mas seu primeiro ATO, foi um desastre…

    • Eliana disse:

      Parabéns ao Itamaraty em chamas. Você disse tudo de uma forma clara e coerente. eu e mais 90% do país pensamos como você É por isso que eu digo: QUE VERGONHA DE SER BRASILEIRA!!!

      • robyson andreotti disse:

        fia!! onde você estava, quando os outros presidentes pedalaram também?? onde você estava quando o governo do PSDB comprou voto para a reeleição?? de Fernando Henrique?? naquela época você também teve vergonha de ser brasileira?? você não vê ou tá difícil de enxergar??
        60% dos 300 picaretas com anel de doutor, que hoje usam o julgamento do TCU, também estavam nos outros governos, por quê não usaram também o julgamento do TCU?? nos outros antecessores de Dilma??.

    • robyson andreotti disse:

      nossa!! que pena que seu comentário esqueceu, de citar os Presidentes: ITAMAR FRANCO, FERNANDO HENRIQUE, LULA, pois não sei se o Senhor, já leu em algum jornal imparcial, que todos esses citados também fizeram pedaladas fiscais. quem arrastaria na lama o cargo de presidente, é esse mauricinho, chamado Aécio Neves, que agora pouco a pouco, mais e mais lama se descobre dele.
      gostaria de perguntar para o Senhor, o avô de Aécio Neves arrumou um emprego pra ele, na câmara dos deputados,(sem concurso público = corrupção) na década de 80, mas testemunhas falaram em depoimento, que ele passava mais tempo na cidade do Rio de Janeiro, do quê em brasília, se não tinha internet naquela época, como ele poderia exercer o trabalho na câmara dos deputados?? agora te pergunto onde Dilma estava na década de 80??

  2. Victor disse:

    Isso sim é que é um governo golpista, manipulador, típico de outros modelos “bolivarianos” que têm levado a América Latina ao atraso.

    Me lembra muito as manobras do Maduro na Venezuela e da Cristina Kirshner na Argentina, justificando todas as acusações contra eles como golpes políticos… são esses os modelos de países que a maioria dos brasileiros (51%) quiseram para o Brasil quando reelegeram a Dilma?

    Cade vocês, eleitores da Dilma? Agora é hora de vocês mostrarem a cara a tapa, porque tudo o que está acontecendo foi causado pelo seu voto!

    • robyson andreotti disse:

      eu votei em Dilma, e vou votar em lula na próxima eleição.
      se você mora em são paulo, te faço uma pergunta:
      por quê na Argentina a capital financeira do país, Buenos Aires, tem mais metrô do quê são paulo??
      Vitor!! imagina eleger um playboysinho que usa aviões públicos para ir ao Rio de Janeiro, Búzios,Angra dos Reis e Florianópolis 124 vezes??. obrigado Vitor, você mostrou a cara de quem votou nele!!.

  3. Fabio Meirelles disse:

    Esse TCU é um tribunal golpista.
    O tal Nardes não esconde que é contra o governo, explicita a todo mundo que é oposição e que seu julgamento não será imparcial.
    Corretíssimo o governo em suas atitudes.
    Parabéns.

    • Clemem disse:

      Porque todo o Ptista não consegue enxergar que errou, se ela deu pedaladas tem que responder por isso a nação , e não sair impune como sempre sairam. cadeia neles.

      • robyson andreotti disse:

        por quê todo mundo que é contra o PT, esconde informação?? como assim sair impune?? você não assiste televisão?? não lê jornal?? não escuta rádio?? oquê mais tem nos últimos anos são prisões, esqueceu daquele que esta na Itália?? e se tudo der certo, tudo correr bem, o vice do Aécio Neves vai sofrer alguma punição.

    • Augusto disse:

      A favor do PT é legítimo. Contra o PT é ilegítimo.
      Haja paciência!!! Isso é patético e vai ser mais um tiro no pé.

  4. maria do carmo disse:

    Gosto muito de seus comentários Kennedy. Te acho bastante equilibrado, um analista de verdade, enfim. Mas não vejo a reação do governo como ‘ataque’ ao Nardes. Vejo sim como defesa contra o Nardes. E, na verdade, se há um código que impede ministros do TCU ou juízes de darem suas opiniões acerca de ações que estejam julgando, que se faça valer a lei então. Do mesmo modo, discordo que a Dilma esteja agindo com o fígado. E te pergunto: o governo nunca deve reagir? Em minha opinião, penso que deve. Chega de bandalheira, de posturas como a do Nardes que, aliás, se deixou fotografar com camiseta verde-amarela na primeira manifestação contra o governo. Que disse que o TCU fará história.

    • Pedro disse:

      Excelente comentário, Maria do Carmo, penso como você. O Governo já esperava a rejeição das contas ainda essa semana, no mais tardar na quarta. Não tem como a estratégia do governo acelerar um processo de impeachment. Caso fosse rejeitada, o processo se apressaria de qualquer modo. Acho que o Governo acertou em cheio em pedir a suspeição do Nardes. Pode arrastar a decisão para o STF e, com isso, ganhar tempo para que o próprio STF torne o Cunha réu, tornando insustentável a presença do mesmo na presidência da Câmara. A defesa da oposição de bancar a permanência de Cunha na presidência da Câmara mostra o quanto ela não tem artifícios para incriminar Dilma. Ela sabe que as próprias pedaladas era e é um recurso utilizado em governos anteriores e em governos estaduais e municipais atuais. Se o argumento da oposição fosse realmente forte, não importaria quem assumisse a presidência da Câmara. Ou seja, a oposição banca a continuação do Cunha simplesmente por que o mesmo, sabendo que vai cair pode abrir o processo de impeachment contra a Dilma ou indicar aos seus afilhados políticos que lá estão votarem pelo impeachment na votação do plenário.

      • josé julio o. neto disse:

        Novamente a velhíssima desculpa do PT ==> “Ela sabe que as próprias pedaladas era e é um recurso utilizado em governos anteriores e em governos estaduais e municipais atuais.” == ==> CHEGA DE CANALHICE.

        • robyson andreotti disse:

          é por isso que a maioria do povo, sabiamente não votou no Aécio Neves, se usar avião público pra namorar em Florianópolis, não é CANALHICE, oquê será então??
          se trabalhar na câmara dos deputados, sem concurso público, não for CANALHICE, oquê será então??

  5. Julianna disse:

    Corruptos e corruptores são descartáveis, como as fraldas.( Georges Najjar Jr )

  6. alfie disse:

    Como você disse, Kenneyd, o Nardes deu fartas declarações a favor da condenação. Pisou na bola, se exibiu, demonstrou uma notória parcialidade. Não acho Dilma que agiu com o figado.

  7. Pasquale disse:

    O nobre um dia decantado,como partido dos trabalhadores,vai para o ostracismo total.
    E vai marcar a história do país definitivamente ,como o que quebrou a maior empresa brasileira.

  8. João Alberto Afonso disse:

    Enfim, todos são culpados e tendenciosos, menos a Dilma e sua trupe de corruptos.

  9. Alvaro Souza disse:

    Esse é apenas mais um ato de confissão de culpa desse governo de Merda! Tomara que tenha dado mais um tiro no próprio pé. Não importa que governos anteriores tenham aplicado pedaladas, importa ´que está na hora de passar o Brasil a limpo. Não podemos perder esta oportunidade. Não podemos mais aceitar tudo isso passivamente. Não podemos mais aceitar aumento de impostos, gastos perdulários e a impunidade e o deboche escrachante desses políticos de carreira. Errou tem que pagar! Ninguém fala em aumentar a eficiência dos serviços públicos, principalmente saúde, educação, transportes. Aliás falar não basta, tem que partir para a ação, e imediatamente! Se isso não acontecer vamos responder nas urnas, pois o que está ao alcance do povão é apenas isso: Não votar, ou, já que o comparecimento é obrigatório, anular o voto. Essa é a resposta!

    • robyson andreotti disse:

      você deveria mandar um Email para a ONU, pois ano passado ela divulgou uma notícia, em que dizia, o Brasil nos últimos 10 anos, saiu do mapa da fome, justamente durante esse governo de Merda.

  10. Alvaro Souza disse:

    Cuidado! Estão tentando transformar o Brasil na Venezuela!

  11. Alvaro Souza disse:

    Realmente o Brasil virou uma Cleptocracia.

  12. Antenor disse:

    Gostaria de saber qual seria a reação dos “defensores” da Dilma e do PT, caso o relator das “pedaladas” viesse a público e dissesse algo do tipo: “Não há qualquer irregularidade nas contas do govero. Está tudo conforme a Lei”.
    Será que haveria esse estardalhaço todo, no qual até o ministro do planejamento se manifestou?
    Ademais, o relator Nardes já explicou que, tecnicamente ele tem que informar e distribuir seu parecer, cinco dias antes da votação.
    O governo Dilma vai quebrar a cara, mais uma vez, em função da precipitação que já lhe é peculiar.
    O poço da areia movediça continua a tragar todos os membros desse governo desastrado.
    PEDALOU, TEM QUE RODAR!!!!

    • robyson andreotti disse:

      Antenor. o Ministro Augusto Nardes, já aprovou em 2008, pedaladas fiscais do governo LULA. no mínimo não é estranho?? essa repentina conversão dele??.
      se você pesquisar, vai ler, que esse Ministro já foi processado, em coisas piores que pedaladas fiscais.

  13. Alberto disse:

    Nenhuma novidade.Afinal esse é o (des)governo bolivariano da terra brasilis.O negócio é empurrar de barriga que a situação está complicada.Para o PT,militantes e assemelhados o ideal é o caso ir para o STF e que seja relatado pelo ministro Dias Toffoli.Aí sim não há suspeição,golpe,ou qualquer outra ilegalidade. Os hackers invadiram o site do PT. Então trata-se de um “golpe hackeano” dirão seus militantes e assemelhados. Tempo de fortes emoções.

  14. CBarros disse:

    Imaginem a seguinte cena: O cara ou instituição está para ser julgado/a e meses antes o juiz que vai te julgar ou julgar a instituição começa emitir opiniões na mídia antecipando o seu voto e conclamando o seus pares a votar pela sua condenação. O que você faria e como você se sentiria? Num país democrático eu iria até as últimas consequências para suspender o julgamento e substituir o juiz. Num país facista certamente nada poderia fazer pois você é culpado até que se prove o contrário.

  15. eliana rodrigues zamboni disse:

    Não é possível que ainda tem gente que acredita nesse governo e tente defender o indefensável. Já pensou se fossemos comparar o governo de hoje com o governo de D. João VI? precisamos resolver o que acontece hoje . E se eles sabiam das falcatruas de governos anteriores, porque ficaram de bico calado até agora? Só agora eles descobriram? Só rindo pra não chorar.

    • robyson andreotti disse:

      fia!! não é que o governo Dilma sabia de todas as falcatruas dos outros, e ficou calada, é que todos os outros governos, até mesmo antes de Fernando Henrique, praticaram pedaladas fiscais, e todos os outros julgamentos as contas foram aprovadas, esse mesmo
      “”santo”” Ministro Augusto Nardes, aprovou as pedaladas fiscais do governo LULA, em 2008.

      • César disse:

        Furtar um pote de margarina pode ser configurado como crime famélico. Furtar um caminhão carregado de potes de margarina não. É o que ocorre com as pedaladas dos outros governos comparadas com as pedaladas do governo Dilma. Os números são muito superiores para serem ignorados.

        • robyson andreotti disse:

          fio!! César, muitos juristas já expuseram na mídia, que mesmo que as contas públicas fossem recusadas pelo TCU, não é motivo para impeachment, o ex-ministro Delfim Netto, também afirmou, que antes do governo Fernando Henrique, já havia pedaladas fiscais, será que João Batista de Oliveira Figueiredo, pedalou?? O Sarney pedalou??. engraçado né, o senhor Aécio já estava envolvido em política, mas se CALOU????.
          é esse o BALAUSTRE da moral e dos bons costumes??.

  16. Reinon disse:

    O governo desgovernado !!! É o fim da falta de vergonha …

  17. clayton disse:

    “Lewandowski denuncia;
    O despudor de Gilmar e Moro. Juiz político é uma ameaça á democracia!”
    “Disse Adams: Quando o magistrado quer fazer história, ele passa a ser agente político, afirma que AGU reuniu mais de duas mil páginas com declarações de Nardes antecipando opinião e voto. Essa prática, que é vedada, e foi reiterada. É vedado ao magistrado manifestar por qualquer meio de comunicação opinião sobre processo pendente de julgamento seu ou de outro. Essa regra está reproduzida integralmente no regimento interno do TCU”
    “O ministro José Eduardo Cardozo reforçou que ministros e juízes não podem divulgar posicionamento antes do fim do processo: Quem prejulga não julga. Um juiz que dá opinião antes do julgamento acaba se vinculando publicamente a uma postura”.

    Ministro da justiça, AGU, MPF, OAB, TSE e S T F. Qual a duvida quanto a existência de uma “justiça paralela” em nossa nação, com “sedes em Diamantino, Curitiba,……..”!

  18. César disse:

    Quem não deve, não teme! Mesmo tendo comprado os parlamentares da base com ministérios, ainda não tem certeza se escapa do processo de impeachment? São tantos os motivos para o impeachment, que o desespero tomou conta do governo. Presidente Dilma Rousseff, a sua hora está chegando! Vai repetir o ex-Presidente Collor de Mello.

    • robyson andreotti disse:

      e quem vai entrar no lugar dela?? o playboysinho que trabalhou na câmara dos deputados sem prestar concurso público?? tem certeza que você é contra a corrupção??
      o ex-ministro Antonio Delfim Netto, disse que a prática de pedaladas fiscais, é anterior ao governo FHC, e que usar as pedaladas para fazer impeachment é golpe.
      você disse que tem vários motivos para o impeachment, qual seria os outros?? fora esse das pedaladas??.

      • César disse:

        Delfin Netto? Não é o mesmo Delfin Netto que votou a favor do AI5? Não é o mesmo Delfin Netto que foi Ministro do Governo Militar do Marechal Presidente Artur da Costa e Silva? Vocês petistas são contra ou a favor dos governos militares?

        • robyson andreotti disse:

          quem mais teria certeza em opinar do quê Delfim Netto??
          você mesmo escreveu, ele estava na política, acho que antes de eu nascer, e cartazes favoráveis á volta da ditadura, estavam nas manifestações contra Dilma, a favor de Aécio, ou você vai desmentir fotos jornalísticas também??.
          quais seriam os outros motivos para o impeachment??.

  19. Recém saída de uma arrumação com o PMDB, a presidente não satisfeita com a trégua, procura então se indispor com o TCU, pois gosta de viver perigosamente. Enquanto isso, o país sofre as consequências pela instabilidade criada, gerando prejuízos para o setor produtivo e dando munição aos especuladores, internos e externos.

  20. alfredo T. Martins disse:

    Será que os Ministros do TCU são obrigados a aceitar tudo que vem do Executivo, sem apontar erros ou falcatruas, sob pena de ser excluidos. Será que o sistema democrático brasileiro esta sendo extinto pelo atual governo, para não dizer desgoverno.

  21. César disse:

    Volto a repetir a urgência de separarmos os Três Poderes da Republica. O Poder Judiciário não pode continuar nas mãos dos Poderes Executivo e Legislativo. Os tribunais de Contas não podem ficar vinculados ao Poder Executivo em nenhum nível, nem Federal, nem Estadual e nem Municipal. Os políticos não vão mudar isto. Quem deve mudar é o povo! Através de uma lei de iniciativa popular, que separe os poderes retirando do Poder Executivo e do Poder Legislativo qualquer nomeação e influência no Poder Judiciário. O que ocorre agora com Augusto Nardes do TCU, só reforça a urgência.

  22. Marco Túlio Castro disse:

    Confissão de culpa é o nome que se dá a manobras como esta. Não funcionou! É isto que chamamos golpe!

  23. robyson andreotti disse:

    César!! você não comentou nada, a respeito do Playboysinho de Minas, ter trabalhado na câmara dos deputados, na década de 80 sem ter prestado concurso público?? e o fato dele passar mais tempo no Rio de janeiro, numa época que não tinha internet, como ele batia o cartão?? em brasília??

    • César disse:

      É que eu diferentemente de você, não faço comentários de etnia, cor de pele, classe social, gênero, religião, clube de futebol, etc…Não é porque a pessoa nasceu rica ou pobre que faz a diferença. Não é porque a pessoa tem pele branca ou amarela, vermelha ou negra, que faz a diferença. Não é porque a pessoa é mulher, homem, gay, lésbica, transgénero, que faz a diferença. Não é porque a pessoa tem a religião A ou a religião B, que faz a diferença. Não é porque a pessoa torce para o time de sua preferência, que pode ser o A, B,C ou D, que faz a diferença. Tem pessoas que são boas como tem pessoas que são más. Tem pessoas de bom carácter, como tem pessoas de mau carácter. Tem pessoas que acham que tem um monte de direitos e tem pessoas que sabem que os seus direitos vão até onde se iniciam os direitos alheios. Tem pessoas que se dizem defensoras dos direitos humanos mas, se acham mais humanos do que os outros. Outros nada dizem, apenas fazem. Alguns tem só o discurso, outros tem a atitude! Há pessoas que tem virtudes, outras só tem a infâmia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 21:08:05