aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-10-2014, 22h06

Ataques e “efeito debate” reforçam Aécio na reta final

3

Postado por: ISABELA HORTA

As últimas pesquisas mostram que o candidato Aécio Neves (PSDB) está perto de uma virada inédita desde a eleição de 1989, passando Marina Silva (PSB) na disputa por uma vaga no segundo turno.

De acordo com a pesquisa Datafolha publicada neste sábado, o tucano soma 26% dos votos válidos contra 24% da ex-senadora. Já na sondagem do Ibope, Aécio tem 27%, enquanto a candidata do PSB alcança 24%. Persiste, porém, o empate técnico entre os candidatos nas duas pesquisas.

A principal razão para a mudança no cenário é o derretimento da candidatura de Marina devido aos ataques do PT e do PSDB. Ela caiu mais do que o tucano subiu. A campanha do PSDB também acha que o crescimento de Aécio pode ser creditado a um efeito do último debate, no qual ele se saiu melhor do que Marina.

Além disso, a máquina eleitoral do PSDB é mais forte do que a do PSB e foi acionada nos dois maiores colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas Gerais. Aécio também está obtendo os votos dos que acham que ele terá mais chance de derrotar a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.

O PT está dividido em relação a qual candidato considera mais fácil de enfrentar em um segundo turno. Há os que acham que seria melhor para Dilma concorrer contra Marina, porque a candidata do PSB está se enfraquecendo. Mas há aqueles que preferem a tradicional polarização PT-PSDB, que foi vencida pelos petistas nas últimas três eleições presidenciais.

No entanto, se Aécio passar para a segunda fase, chegará com o ânimo de uma virada e poderá contar com a ajuda de um governador reeleito no primeiro turno no maior colégio eleitoral do país. De acordo com as pesquisas, o tucano Geraldo Alckmin deverá vencer a eleição em São Paulo já neste domingo.

Comentários
3
  1. Valmir Emerim disse:

    Se a Marina não for para o 2º turno a maioria esclarecidos e sérios votarão em branco
    O mensalão PSDB de Aécio e do PT de Dilma.
    Tem corrupção na Petrobras , aeroporto doado ao titio pelo Aécio e a compra de parlamentares para a reeleição FHC.
    Sou um professor aposentado velho já vi de tudo más se a marina não passar meu combate terminou o time do tempo está me derrotando e não votarei no 2º turno. Não serei cúmplice e conivente com a corrupção.
    A luta para mim não continua, mas a corrupção no meu país continua.
    È isto ai meus netos e bisnetos !!!!!!!! Estendo as crianças e jovens do Brasil.
    Vovô se decepcionou, mas sempre lutou.
    Por favor publique. Obrigado

  2. O que vai ocorrer se o Aécio for para o segundo turno é que Marina disse que não vai subir no palanque dele e o partido do qual é candidata. apesar de que o candidato do PSB, partido em que Marina é a candidata presidencial, esse candidato a vice-governador da chapa do Geraldo Alkmim, Marcio França, presidente do Diretório Estadual do PSB, é do partido em que Marina é a candidata à presidência, portanto, vejamos: Marina cai fora, o PSB, que é segunda via do PT, fica livre para apoiar Dilma do PT. Outros partidos de esquerda, vão apoiar Dilma.Então, fazendo as contas, que vai ter mais chance de ganhar no segundo turno é a Dilma e não o Aécio, pois o PSDB é de direita e só tem o DEM. PSD, PTB, PRTB, PRB,PV, que juntos não darão apoio ao Aécio.Assim, na minha humilde opinião, vai dar Dilma no segundo turno, apesar de eu não ter bola de cristal para adivinhações, mas acho que vai ser assim mesmo…

  3. sergio david disse:

    CORRETA A ANALISE DO FERNANDO , A DIREITA SEMPRE ACABA PERDENDO-SE PELO
    CAMINHO !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:27:31