aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-09-2018, 17h37

Atentado contra Bolsonaro é grave e inaceitável numa democracia

Vítima nunca deve ser responsabilizada
22

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

É grave o atentado de hoje contra Jair Bolsonaro porque é uma violência que quebra as regras da disputa política numa democracia. Como disseram quase todos os adversários de Bolsonaro na corrida presidencial, trata-se de um ato inaceitável e que tem de ser condenado com veemência.

Ciro Gomes (PDT), com propriedade, falou em barbárie. É uma expressão adequada para atos desse tipo. A polícia precisa apurar rapidamente as motivações do agressor, identificado como Adelio Bispo de Oliveira, e periciar a faca usada no atentado.

Nas redes sociais, há comentários de que Bolsonaro seria vítima do discurso de intolerância do qual faz uso com frequência. É um erro pensar assim. A vítima nunca deve ser responsabilizada. Bolsonaro não pode ser responsabilizado pelo atentado que sofreu.

Isso não significa que não possam ser criticadas ideias e declarações de Bolsonaro a respeito da política de segurança pública que estimularia mais violência no país. Um bom exemplo no dia de hoje tem sido a reação dos adversários de Bolsonaro, todas elas equilibradas e firmes na condenação do que aconteceu com o candidato do PSL nesta tarde em Juiz de Fora (MG).

Ouça os comentários feitos no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
22
  1. walter disse:

    Tudo isso caro Kennedy, são ações daquele ódio que foi semeado por grupos, que promovem a muito tempo esta separação; não há coincidência, este safado bandido tem endereço, e tudo indica foi contratado; olhando rapido para a “figura” que já tem passagem por agressão, não parece de origem, de Juiz de fora, tem cara de sindicalista a principio; fica a grande pergunta, que teremos em breve, respostas e endereço; quem providenciou este ataque covarde?, dando total crédito ao Bolsonaro, quando afirma, que a violência esta totalmente descontrolada; neste caso, pela cartilha do deputado, este sujeito merece uma pena severa, se a vítima não morrer…hj em dia o bandido assassino, não fica preso; quando a prisão por atentado a vida, sem defesa; precisa permanecer preso de imediato, sem benefícios ou atenuante, por 30 anos em regime fechado…quanto aos outros candidatos, fazer discursos de repudio, é muito pouco, e conveniente para todos eles…vamos parar com a hipocrisia barata, respeito….

    • walter disse:

      Caro Kennedy, como havia dito no primeiro momento, com o deputado sangrando, seguindo para o Hospital; faltou lisura, humanidade para alguns da oposição…estavam de forma erronea, metendo o Pau no deputado; ledo engano, como já havia deito, estes ataques confirmou seu crescimento; a FALTA TOTAL DA INSEGURANÇA EM TODO O BRASIL…infelizmente, imitou TIRADENTES, precisou ser sacrificado, para que pudéssemos enxergar a verdade; TODOS OS CANDIDATOS, deveriam renunciar em PROL do deputado, formando uma frente ampla, para UM GOVERNO A QUATRO MÃOS, APROVEITANDO AS BOAS IDEIAS DE CADA UM, fazendo assim, uma transição coerente e pacifica, nos próximos QUATRO anos…sabe quando estes interesseiros alienados farão isso??? o POVO que tem filhos, famílias, com um desemprego absolutamente sem solução, estariam apoiando tal iniciativa; mas a hipocrisia prevalecerá, nada mudará…parece certo que o Bolsonaro, acabou de confirmar sua vitória, ainda no primeiro turno; corre o risco de vencer; acordem!

    • Fabio T Guerreiro disse:

      Infelizmente esse é o terceiro caso de violência contra políticos importantes em poucos meses:

      – Marielle Franco, vereadora do PSOL, assassinada no Rio de Janeiro em março deste ano.
      – Atentado contra a Caravana de Lula no Rio Grande do Sul também em março deste ano.

      Mesmo com motivações diferentes (?) são reflexo da violência crescente em nosso país e dos graves problemas em nossa segurança pública, já foram praticamente 6 meses dos dois primeiros casos e ao que parece a polícia nada concluiu.

  2. Jonas disse:

    O vice do Bolsonaro acaba de dizer que “Se querem usar a violência, os profissionais da violência somos nós”.
    Isso mostra a hipocrisia doentia dessa gente.
    Espero que os militares “profissionais da violência” nunca mais governem esse país.

  3. Antenor disse:

    Infelizmente, aqui no Brasil, só se reforça a fechadura depois que o ladrão arromba a porta e saqueia tudo.
    Subestima-se tudo!
    Por que Marielle foi morta?
    Por que houve incêndios em vários patrimônios nacionais?
    Por que houve o rompimento na barragem em Mariana?
    Por que houve o incêndio e a queda no edifício invadido no centro de São Paulo?
    Por que houve incêndio, com mais de 200 mortos em Santa Maria-RS?
    E, agora, por que houve esse atentado à faca contra o Bolsonaro?
    Não se pode subestimar nada!
    Ou o Brasil aprende a lidar com coisa séria, ou será sempre um pais de AMADORES.

    • Alberto disse:

      Perfeito caro sr Antenor.Um retirado por corrupção e em prisão resort e outro temporariamente porque tentaram assassiná-lo.Essa é a terra brasilis.

  4. João Guilherme Maia disse:

    É lamentável acontecer uma barbárie dessa com o candidato Jair Bolsonaro. Assim como aconteceu com ele poderia ter acontecido com qualquer candidato. Tudo indica que moço que esfaqueou o candidato Bolsonaro atualmente não é associado a nenhum partido, ele já foi associado PSOL. Agora o que tem de ser feito é uma apuração contundente do ocorrido, para se ver se não tem envolvimento de terceiro.

  5. Alexandre Michael disse:

    Bolsonaro já ganhou!!!

  6. David Dias disse:

    Nada mais do que um ACIDENTE DE PERCURSO a qual todos nos estamos sujeitos a toda hora, em todos os lugares e em todas as profissões,mas todos faturam uns o vil metal outros ficarem na mídia e a maioria e pensar, expressar e escrever de acordo com o seu grau evolutivo atual. Mas é um ato isolado e cujo maior prejudicado foi a VITIMA que terá que parar e não poderá continuar a propagar as suas ideias alem de outros problemas de saúde que podem aparecer.Que todos aprendam e deixem de FANATISMO e saibam viver em sociedade e que a sociedade aprenda a separar o joio do trigo dando valor ao TRIGO ,deixando de lado o joio e, sempre que puder coloca los na cadeia antes porem lhes tirando o que lhes roubaram. saravá mis i pai, saravá.

  7. Edmilson Soares disse:

    Surreal. Lamentável. Mas o responsável, em parte, por introduzir esse elemento da violência no debate político é o próprio Bolsonaro. Ele, que já defendeu publicamente e na condição de candidato a presidência da república, a tortura, o estupro, distribuição de armas, o ódio às minorias, o “fuzilamento” de adversários políticos, em última instância, a violência física e não física se tornou vítima do próprio discurso.

    Uma pessoa pública, PRINCIPALMENTE UM CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, não pode cometer essa irresponsabilidade. O resultado é a barbárie!

  8. José Sgarbi disse:

    A mim parece , que esse episódio lamentável . foi obra de um desequilibrado que , de repente resolveu se fazer na mídia.
    O que não podemos , é ficar incitando mais ódio através da mídia , como tenho visto de algumas pessoas com poder de voz , como Alexandre Frota por exemplo.
    Não é o momento para se aproveitar politicamente da situação , pois isso pode alimentar um ” MONSTRO ” , que já se avizinha , e que pode se tornar incontrolável.
    Não se deve atrelar esse atentado a esse ou aquele partido político ,mesmo que assim pareça , pois as proporções dos efeitos poderão esmagar nossa frágil democracia.
    Portanto , se você tem poder de voz nas mídias , não seja irresponsável com insinuações e incitação ao ódio.
    Vamos evitar de transformar nossa sociedade em duas facções se odiando , pois isso vai acabar destruindo o país.Nosso amado país.

  9. Edmilson Soares disse:

    A gente precisa tomar cuidado para não culpar a vítima. Achar que foi bem feito, que ele mereceu. Até porque esse seria o típico argumento de Bolsonaro. Mas não tem como separar o fato de sua responsabilidade política de estímulo ao ódio e a violência, principalmente enquanto pessoa pública e candidato a presidência da república. Em 2015, o ex-presidente Lula montou caravanas pelo Brasil a fora e no Paraná o ônibus foi recebido a tiros de arma de fogo. Na época, Bolsonaro e a turma de mentecaptos dele ironizaram, deram risada, falaram que era armação, que era uma pena os tiros não terem acertados o ex-presidente, que a culpa era do Lula, da Dilma, do PT e da esquerda toda. E ontem aconteceu o que aconteceu…

    Por isso a violência nunca deve ser estimulada. Você estimula a violência por aí a fora contra os outros e uma hora ela te acerta também. O universo devolve.

    Eu não vou dar risada e dizer “bem feito” porque eu não sou igual a ele. Eu sou melhor que isso. Eu não culpo a vítima.

  10. Pasquale disse:

    Onde vamos parar? Isso é fruto do nós contra eles.Da divisão que existe hoje,Museu de 200 anos pegando fogo,com frigobar no quarto de D JOÃO VI???????????

  11. VOTO: o porquê de corrupto travestido de político e governante defender tanto o bandido comum! disse:

    Bolsonaro não prega violência. Ele prega que não se pode mandar flores para bandidos. E é o bandido que sempre ataca primeiro – seja bandido comum, seja bandido corrupto ladrão de cofre público. Prega que haja garantia para que os agentes que combatem o crime possam reagir quando atacados, sem serem responsabilizados criminalmente quando o criminoso for abatido.
    É notória a aliança entre bandidos comuns e bandidos travestidos de políticos e governantes: quando um bandido comum é abatido logo os bandidos corruptos travestidos de políticos e governantes aparecem atacando os agentes policiais, criando a imagem de que o criminoso abatido é um “coitadinho”. O corrupto bandido vê o bandido comum como “voto”, por isso defende os “dimenor” e os “dimaior”, como vítimas de uma sociedade injusta – e os órgãos repressores como “truculentos”. E assim os corruptos bandidos travestidos de políticos e governantes se perpetuam no poder através dos votos de uma massa de bandidos comuns.

    • P/ Voto o porquê de corrupto travestido... disse:

      Você está mais correto do que pensa: tem candidato no programa eleitoral da TV mandando “Salve Geral”… isto é uma palavra de ordem, uma senha para a bandidagem eleger mais um bandido assumidamente criminoso !
      Todo mundo viu… O TSE é cúmplice dessa apologia !

  12. Natália Gehringer Passos disse:

    Desculpe, meu caro Kennedy… Mas descordo com você. Não podemos tapar o sol com a peneira. Ele simplesmente bebeu de seu próprio veneno. Todo mundo diz que o que aconteceu foi lamentável, uma atrocidade, porém o que ele vive pregando é normal? Não é lamentável? Não são atrocidades também?? Palavras valem muito mais do que ações… Quando a esposa de Lula estava com morte cerebral, o pessoal ficava estourando rojões em frente ao hospital, outros e até alguns da equipe médica pregavam sua morte. Quando Lula se acometeu de câncer, pessoas mandavam ele ir se tratar no SUS, assim como também pregavam sua morte. Quando a caravana de Lula sofreu ataque a tiros, as pessoas aplaudiram, diziam que o PT estava colhendo o que plantou e etc, e até hoje ninguém foi indiciado… Tudo o que é contra o Lula é permitido, a justiça é célere e etc… Agora acontece isso com o Bolsonaro, e o comportamento tem que ser outro. Daqui a pouco vão dizer que o próprio Lula é que mandou fazer isso da cadeia…

    • Miguel Angelo disse:

      Se for teoria, sabendo que alguns colocam o sujeito participando do clube de tiros dos filhos de Bolsonaro (coisa dita, se quiserem que apresentem o desvio da realidade), poderíamos entender que isto foi planejado pelos próprios “Bolsonaros”. O problema é que era para cutucar de mentirinha, e aí um aloprado, destes caras que acham que o Capitão do Mato de 64% dos brasileiros, que não sabem de nada, tentou impedir e aí empurrou a faca mais do que era mentirinha. Estamos pra dizer que se o maluco beleza que fez esta besteira afirmar isto, e falar que foi o sujeito que estava do lado que acabou empurrando, arruma ela prova e evidência com as mesmas imagens. Tô pra dizer que se o Adélio, falar que foi pago pelos Bolsonaros, e que tudo era teatro, e que um fanático por homem grosso e tolo, empurrou a faca saí da cadeia mais rápido que se mostrar louco. Se na Lava Jato vale qualquer argumentação. Por que esta não? No fundo a culpa é do Bolsonaro mesmo.

  13. O Brasil está se transformando no novo Congo. Salve-se quem puder

  14. João Grilo disse:

    E as pessoas seguem duvidando . Agora falam que não aparece o rosto da pessoa, na foto com cicatriz cirúrgica.

  15. Alberto disse:

    Pelo noticiário o tal Adélio tinha 4 celulares e 1 notebook em seu quarto na pensão,cuja estadia paga antecipadamente,além de 4 advogados de uma banca famosa de BH para defendê-lo.Tudo muito estranho para,apenas, um “desequilibrado ideológico sem grana”.Bota estranho nisso.

  16. Miguel Angelo disse:

    Nenhuma violência pode ser tratada como correta. Mas não tenho pena não. E poderia lá estar qualquer um político. Violência também é não ter emprego. É colocar um homem de família humilhado sem que ele possa arcar com a alimentação de sua família, o aluguel, o material mínimo da higiene. Violência, como esta facada, é ter que engolir magistrados ganhando mais de R$ 100 mil mês, onde com casa, dois da mesma família ganham auxílio moradia. Violência é ter que se aposentar com 40, 50 anos de contribuição. Ou não se aposentar nunca. Violência é termos o referendo e plebiscito, e não utilizá-los para cortar pela metade os gastos com os absurdos salários e mordomias deles. Violência é falar que 80% é gasto com aposentadoria e folha de pagamento e não parar com isto. Violência é não ter investimentos, enquanto supersalários pagos pelo erário, transferem a riqueza do País para um elite preguiçosa dos 3 poderes. Violência e arrotar iniciativa privada e se socializar com o erário padrinho.

  17. CELSO DANIEL...BOLSONARO... ROUBALHEIRAS, CORRUPÇÃO, MORDOMIAS, FALTA DE VERGONHA NA CARA! disse:

    É inaceitável sim, a violência, não só contra “meu candidato Bolsonaro”, mas contra qualquer cidadão. Como foi contra Celso Daniel e contra as quase 10 testemunhas do caso, todas mortas misteriosamente; como foi contra Toninho do PT, ex-prefeito de Campinas; contra o ex-governador de Pernanbuco, Eduardo Campos; contra Teori Zavaski, só para citar alguns exemplos de violência física. Como é inaceitável a violência contra os milhões de brasileiros, morrendo nas filas do SUS, por falta de assistência mêdica, enquanto políticos e governantes recebem salários astronômicos, com regalias vergonhosas, “auxílios” que poderiam ser chamados de “ROUBOS, ASSALTOS AOS COFRES PÚBLICOS, LEGAIS, MAS LEGALIZADOS POR BANDIDOS”! Até onde vai parar tudo isso, é imprevisível. Quando o distanciamento das classes dominantes se torna tão profundo, em relação à maioria da população, cria uma insensibilidade que cega, e essa cegueira não os deixa enxergar iminente revolta incontrolável!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 20:39:24