aki

cadastre-se aqui
aki
Política
31-10-2014, 9h16

Auditoria de urna eletrônica é erro político do PSDB

195

Postado por: Daniela Martins

O PSDB fez ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um pedido de auditoria especial no sistema de votação e de contagem de votos. É um direito do partido apresentar tal pleito. Mas, ao mesmo tempo, é um erro político.

O deputado federal Carlos Sampaio, coordenador jurídico do PSDB, afirma que não se trata de um pedido de recontagem de votos, mas de uma checagem sobre o processo eletrônico de votação e de apuração. Sampaio também diz que o TSE se comportou de modo imparcial e que o partido não está questionando a lisura do processo. Afirma não ter prova de eventuais fraudes.

No entanto, a mensagem que o PSDB transmite é a de contestação do resultado. Lança um voto de desconfiança sobre o sistema de votação e apuração baseado em mensagens que os tucanos estão recebendo nas redes sociais.

Segundo Sampaio, a auditoria especial com técnicos do TSE e dos partidos seria uma forma de acabar com uma dúvida que há no país.

A democracia brasileira está consolidada e tem instituições sólidas. Tivemos a sétima eleição presidencial seguida. O PSDB esteve na Presidência durante oito anos e polariza a disputa presidencial com o PT há 20 anos. Para fazer um pedido dessa natureza, seria importante que o partido tivesse evidências e indícios de eventuais fraudes.

O pedido de auditoria acirra ainda mais o clima beligerante entre governo e oposição. O PSDB alimenta radicais nas redes sociais e, de certa forma, dá crédito a teorias conspiratórias.

Carlos Sampaio afirmou também que Aécio Neves, o candidato do PSDB à Presidência, disse ver lógica e sentido no pedido. Mas há pouca lógica e sentido. Desde a redemocratização, em 1985, nunca houve uma contestação séria feita por um partido político relevante ao resultado eleitoral.

Eleição se ganha ou se perde. E todos aceitam o resultado. Instaurar um sentimento de desconfiança em relação ao processo de votação e apuração parece um retrocesso político. Evoca a República Velha, uma política pré-revolução de 30, quando fraudes eram comuns e uma parcela pequena da população tinha direito a voto.

Os tucanos fariam melhor se buscassem entender como perderam uma eleição em que 70% dos eleitores queriam mudança. Faltou conexão com a vida real do cidadão. Melhor gastar energia com isso do que endossar acusações sem evidências ou indícios espalhadas nas redes sociais.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
195
  1. Gustavo disse:

    Tirar foto do boletim de urna ao final e compará-la com o resultado no site do Tse e dar divergência sempre a menos para o candidato do Psdb é conspiração, retrocesso?

    • Antonio Carlos disse:

      O direita brasileira lembra cada vez mais a venezuelana.
      Tumultua, dá golpes baixos, mente — se agarra loucamente, enfim, a privilégios que fizeram do Brasil um dos grandes campeões mundiais em desigualdade.
      Veja esta questão da recontagem de votos pedida pelo PSDB.
      O mesmíssimo expediente foi utilizado pela direita venezuelana depois que Maduro venceu Caprilles.
      A mídia venezuelana – como a brasileira, a voz da direita enraivecida – tentou de todas as formas transformar a vitória nas urnas de Maduro e do chavismo numa fraude para justificar a tentativa de golpe branco.
      Observadores estrangeiros isentos acompanharam as eleições venezuelanas. Jimmy Carter, pessoalmente, investigou o método eleitoral da Venezuela e o classificou como um dos mais seguros do mundo.
      Mas nada disso deteve o tumulto promovido pela direita.
      Lá, como todos sabiam que ia acontecer, a recontagem apenas confirmou a vitória de Maduro.
      A mesma coisa ocorre agora no Brasil.
      Não bastam todas as delinquências durante a campanha: o uso de pesquisa fajuta por Aécio, a complacência da mídia amiga em investigar coisas como o helicóptero dos Perrelas e o aeroporto de Cláudio – e sobretudo a capa criminosa da Veja em cima das eleições.
      Não bastam também as monstruosidades pós-eleições, como a torrente de insultos aos nordestinos partida da direita, dos quais o mais simbólico foi o de Diogo Mainardi na Globonews.
      Não basta nada, na verdade: agora, o ataque é dirigido contra os votos dos brasileiros.
      É a plutocracia contra a democracia, como escreveu recentemente Paul Krugman, Nobel da Economia. Ele estava se referindo aos Estados Unidos, mas podia estar falando do Brasil, tamanhas as semelhanças.
      O filósofo Paulo Eduardo Arantes, professor aposentado da USP, fez há poucos dias considerações interessantes sobre o que definiu como “nova direita” brasileira.
      Para ele, ela surgiu depois das Jornadas de Junho. Seu objetivo, segundo Arantes, não é fazer política e conquistar votos: é apenas impedir qualquer mudança no status quo.
      Ele nota o que classifica como “relação assimétrica” entre a “nova direita” e a esquerda. A esquerda – moderada, como ele corretamente assinala – se vale dos instrumentos clássicos de fazer política.
      A direita atropela qualquer coisa. E, para reforçar a assimetria, é bancada pelas grandes corporações.
      O novo governo Dilma está sendo forçado a realizar uma coisa que Luciana Genro na campanha disse ser vital quando você quer promover uma sociedade mais igualitária: contrariar interesses.
      Lula, como o grande conciliador que sempre foi, evitou isso ao máximo em seus oito anos, e foi seguido por Dilma.
      A maior demonstração disso está nas bilionárias verbas publicitárias federais que nestes anos todos abasteceram os cofres da voz da direita: as grandes companhias de mídia.
      Sem enfrentar essa voz a assimetria de que fala o filósofo será cada vez maior.
      O primeiro passo, aí, seria um simples choque de capitalismo.
      Examinar, a partir da chamada base zero, o quanto se está colocando de dinheiro público na grande mídia para verificar quanto é justo que se coloque.
      Isto está em todo manual de administração.
      A real meritocracia, não aquela cínica que Aécio usou demagogicamente em sua campanha.

      • José Alexandre disse:

        Sério que você acredita na democracia da Venezuela, e na lisura do partido que está no poder?

        Este tipo de política só leva o povo a miséria, sem contar a violência que assombra o mesmo país.

        • Antonio Carlos disse:

          E porque você não acredita?
          Quais são os seus argumentos devidamente comprovados, já que o Presidente foi eleito de forma democrática?
          Você sabe alguma coisa a respeito?
          Pesquisou sobre o Assunto?
          Ou simplesmente se baseia nas informações passadas por uma Mídia Hegemônica, que assim como no Brasil, quer determinar o que é bom ou ruim para o povo?
          Vamos lá, argumente, sem achismos, é claro, quem sabe eu não mudo de opinião.

          • Alejandro Martinez disse:

            Qualquer pessoa com o minimo de conhecimento de informatica sabe que um software escrito ha 15 anos para um hardware desenhado há 20 anos é facilmente fraudado. Estas urnas eletronicas que estamos utilizando aqui, já foram descartadas em todos os paises em que foram testadas. No entanto existe uma segunda geração e uma terceira, bem mais seguras, e que impediriam esta avalanche de suspeitas vindas de todo lado. Isto alias foi levantado dentro da propria empresa que produz as urnas, que nem mesmo recomenda este modelo…

          • Antonio Carlos disse:

            ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!
            É fora do tema, mas vale a notícia:
            SUÉCIA CONFIRMA, POR DECRETO, O RECONHECIMENTO DO ESTADO DA PALESTINA.
            Isso é coisa da Dilma. Segundo os alienados, a Suécia também é a favor do terrorismo!!!!!!!!!

          • Lucas disse:

            Meu amigo, me responda uma coisa, o sr. acha realmente que nos temos uma democracia hoje na hora de votar? Acha que é o suficiente votar e simplesmente acreditar no que eles dizem que é o resultado? Eu realmente não sei se houve fraude, só acho um erro acreditar cegamente no que o TSE diz ser verdade, acho que no mínimo deveríamos ter um comprovante que mostre o nosso voto e permita uma recontagem em tempos como o que estamos vivendo hoje, tempos de duvida. Não é se comparar com Venezuela ou qualquer outro país, mas é olhar e ver a fragilidade do sistema eleitoral brasileiro.

          • Cleber disse:

            Vai morar na Venezuela então! Tão boa, tão avançada, o povo extremamente feliz, crescimento econômico exemplar… e o melhor, eles cobram um preço justo pela gasolina ao seu povo (o único problema é que o povo não tem carro!)… realmente, a Venezuela é uma democracia consolidada na América do Sul! Um exemplo a ser seguido pelo Brasil e pelo mundo! Vai Maduro, leva pra ir morar aí todos os nossos PTistas, eles AMAM vc!!! #madurolevaoPTpraVenezuela

      • Mansur disse:

        Antonio Carlos, você esta falando sério quando diz em democracia na Venezuela? Você acredita mesmo nisto? ahhh me poupe!!! – Bom se não há o que temer, então qual o problema da auditoria? o que se pede não é recontagem dos votos e sim uma auditoria no processo. Não se preocupe Antonio Carlos, se não houver nada, não há o que temer e o PT sairá mais fortificado ainda.

        • Antonio Carlos disse:

          A minha resposta ao José Alexandre também serve pra você. Vamos lá pensem juntos, me convençam.

          • Marcos disse:

            Você por acaso tem um país melhor para comparar o Brasil não. Você quer balizar o Brasil com a Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, Irã qual outro? Acredito que Estados Unidos, Canadá e na Europa Ocidental temos um melhor histórico de desenvolvimento, democracia e qualidade de vida. Nesses modelos que temos que mirar. A urna eletrônica no Brasil é obsoleta, falível e comprovadamente fraudável. Na democracia de fato o cidadão tem direito de verificar a transparência do processo e contestar quando vezes for necessário. A imprensa é livre, e o cidadão pode manifestar a vontade. Diferente disso dá-se o nome de ditadura, ou regimes totalitários e é exatamente o que não queremos para o nosso país.

      • Flavio Rios disse:

        Meu querido! Vc só pode ser LOUCO. Democracia Venezuelana? Faça- me o favor. Mude pra lá.

        • Antonio Carlos disse:

          Pucha!!!! Excelente argumento!!!!!!

          • Martha disse:

            Antonio, olhe o que está acontecendo lá!!!!!Líderes oposicionistas presos! Democracia tem isto? Oposicionistas lá são “traidores da pátria” onde liberdade? Lá o Executivo mantém o controle sobre os outros poderes públicos, e já até se” deu” poderes legislativos . As estatísticas oficiais são uma caixa preta, tv e radio tem que agir com cautela para continuar com direito de transmissão e o governo já até revogou credenciais de jornalistas correspondentes, resumi bastante, mas isto não me parece democrático!

          • Giba disse:

            Sr Antonio, a pergunta feita ainda não foi respondida. Afinal qual indício você tem a respeito de fraude. Malhar os “governos” é fácil. Se tiveres fatos talvez eu me junte a vocês para mudar algo.

      • Rafael Cordoval de Melo disse:

        Como pode a imbecilidade imperar no país!? Não sou filiado a nenhum partido, muito pelo contrário, encontro-me afastado, por acidente de trabalho, de minha função de consultor financeiro, logo tenho trabalho. Não tenho dúvidas de que houve sim fraudes, sendo que qualquer um pode ver vídeos feitos por pessoas comuns com seus aparelhos celulares, mostrando claramente urnas votando 13 sozinhas, ou quando se digitava 45 a urna mudava para 13, pessoas que chegaram para votar e foram impedidas porque já constavam como tendo votado, entre muitas outras denúncias. Não deveriam nem auferir as urnas, pois estas já sei que são falhas, mas deveriam sim fazer uma eleição séria, com voto no papel e com recibo de voto, assim ninguém teria dúvidas quanto a quem realmente ganhou a eleição, e acredito que todos os brasileiros aceitariam qualquer que fosse o resultado.

      • VANIA SANTOS disse:

        MEU QUERIDO EU ESTIVE NA VENEZUELA ANTES DE XAVES NINGUEM ME CONTOU EU VI COM MEUS OLHOS ELES TINHA PROBLEMAS SIM TINHAM MAS O POVO VIVIA BEM MELHOR QUE HOJE OS BRASILEIROS MIGRAVAM AOS MONTES PRA LA, EU TAMBEM ESTIVE NA ARGENTINA NO PRIMEIRO MANDATO DO MENEN VISITEI UMA FAVELA PERTO DE LA PLATA E POSSO DE AFIRMAR HOJE COM OS KIRCHNER NO PODER O POVO VIVE MUITO PIOR MAS MUITO MESMO.
        O QUE ACONTECEU NESTES PAISES E QUE APARECEU UM PRESIDENCIAVEL QUE PODERIA SALVAR O PAIS DA DECADENCIA O POVO VOTOU NELES, NOS PRIMEIROS ANOS O PAIS CRESCEU E DEPOIS O AMOR AO PODER SE TORNOU OBCESSAO, O EXTINTO DE DITADOR TOMOU CONTA E O PAIS CAIU MAIS RAPIDO AINDA COMO CUBA DE FIDEL CASTRO AMIGUÍSSIMO DE LULA CRIADORES DO FORO DE SAO PAULO…

      • Eduardo disse:

        Por favor não misture a “direita” com o “PSDB”, que meu avô de revira do túmulo…

        PSDB é esquerda!

    • Ivo Costa disse:

      Pode provar o que está alegando? Eleição tem primeiro e segundo turnos. Quem perder, tem que rever seu projeto político para algo que seduza 50%+1 voto na próxima eleição. O PT levou, simples assim. Se o TSE pudesse escolher um vencedor via fraude, seria o PSDB, certamente. Porque é tão difícil aceitarem isso?

    • Messias Aparecido Rodrigues disse:

      Está mais que correta a postura do PSDB como partido de oposição,na democracia esse é o papel da oposição, questionar sempre que tiver dúvidas, a ação não é de acusação, por isso não há necessidade de provar nada, mas a totalização dos votos deve ser transparente. É verdade que a democracia está consolidada, por isso mesmo a situação não pode temer se não houver nenhuma irregularidade. Avalio essa matéria com tendenciosa, pois não se pode afirmar que as instituições no Brasil são serias, a já visto os recentes escanda-los no país, esse argumento é mais uma forma de querer manipular a inteligencia humana e manter a ações ilícitas se houver, sem contestação. Sou pedagogo com especialização em pedagogia e psicopedagogia, e exijo esclarecimentos quanto a transparência e segurança do meu voto como cidadão.

    • rodrigo disse:

      Eu não compreendo o motivo de tanta vexação sobre a auditoria do processo.
      Penso que o Brasil sairia ganhando com isso, independente de vitoriosos ou derrotados.O processo eleitoral é vitima de acusações sobre sua segurança dentro e fora do Brasil.
      Embora eu acredite que seja uma estratégia política, eu acredito que a resposta mais ética do do TSE seria a transparencia.

    • Caro Gustavo:

      O maior dos retrocessos é a tentativa de golpe contra um (a) presidente(a), cujas urnas lhe deram maioria, não importa se por um ou um milhão de votos. Em 1985 nos propusemos a conviver com a democracia, e te confesso, não sinto nem um pouco saudades da ditadura militar. Se este ou aquele candidato é bom ou ruim, as urnas já responderam, resta-nos viver e conferir. Quanto a corrupção, gostaria de ver uma democracia perfeita, já que o maior dos filósofos gregos já dizia “A democracia é o regime da corrupção”. Quem sabe nossos bisnetos chegarão a tal ponto de ver um mundo sem ladrões e corruptos e/ou corruptores. Por sinal, onde estão esses últimos que nunca foram lembrados.

  2. Messias de Carvalho disse:

    Se há dúvida, a mesma deve sumir. Não vejo mal algum em auditar processos, campanhas, urnas, até por que, o que se busca é a democracia e lisura no processo eleitoral. Retrocesso é acha que tudo está bom.

    • Renato disse:

      Concordo plenamente.
      Uma auditoria é sempre saudável – até porque elas costumam validar as boas práticas que estão sendo realizadas. Garante segurança ainda maior ao processo e, sem contar, que dará em definitivo uma resposta aos que dizem que o problema do sistema brasileiro é o de não permitir uma rechecagem dos votos, ao contrário do americano (que ainda usa a cédula).
      Esse fantasma da manipulação das urnas seria enterrado em definitivo.

      • Pasquale disse:

        Sou totalmente contra qualquer tipo de radicalismo.
        Eu votei no Aécio e torci muito para a sua vitória, mas a Dilma venceu de forma justa e já está dando demonstração que vai fazer um bom governo.
        O Brasil em primeiro lugar.

        • Pasquale disse:

          Pasquale genérico hehehe
          O meu lema, jamais será o seu hehehe
          LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE

          • Pasquale disse:

            Nunca cometeremos o erro de acusar para acusar, estarei sempre atento, mas não deixarei de cobrar o que estiver errado, mas também saberei reconhecer o que estiver certo.
            É muito cedo pra falar, mas os primeiros passos foram bons.

        • mauricio.freitas disse:

          Pasquale, parabéns. Isso é que se espera dos verdadeiros democratas. Os que tem sua opção político-partidária, trabalham por ela, mas em caso de derrota eleitoral a aceitam e não colocam em dúvida a lisura do pleito. Antes vem o Brasil. Eu não votei no FHC mas quando ele fez seu discurso de posse em 1995, afirmando que enfrentaria os interesses de elites, eu fiquei emocionado e torci pelo presidente. Infelizmente creio que, embora tenha feito coisas importantes, não ficou a altura das minhas expectativas. A divergência sim, ódio e golpe jamais!

      • marcos menezes disse:

        E por que não se busca investigar os crimes de que são acusados os políticos do PSDB. O ministro arquiva e acabou ? vamos procurar saber se o PSDB recebeu mesmo propina da Petrobras ou das empresas que forneciam trens para Metrô e CPTM de SP ou Mensalão Mineiro. Será que estes processos não existem ? A investigação é só quando convém ? É assim que querem um país melhor e justo ? Muita hipocrisia.

    • Carlos Ferreira disse:

      Muito bem dito: retrocesso é achar que estás tudo bem. Se o PT acredita na lisura da votação pela urna eletrônica então não há o que temer. Ou tem?

      • Vadivan disse:

        E quem falou em o PT temer auditorias? Pare de supor coisas e acreditar nelas.
        Se quiserem perder tempo e criar um precedente negativo nesta nova democracia, vão em frente. Mas imaginem começarmos a questionar todos os resultados das eleições daqui pra frente, o resultado negativo que isso exercerá sobre a democracia!!!

  3. Rafael Henrique Freire disse:

    PELOS NORDESTINOS, PELA DEMOCRACIA, PELO BRASIL!

    Recentemente alguns eleitores do candidato derrotado Aécio Neves solicitaram a intervenção do Exército Brasileiro para que através de um golpe de estado “retirassem” do poder a Presidenta Dilma Rousseff, reeleita no último dia 26 de outubro pela maioria dos votos válidos.

    Chegamos ao extremo da estupidez. Como se já não bastasse o atentado moral e ético contra os nossos honrados nordestinos, como se já não fosse o suficiente a humilhação que assim o fazem com a classe pobre deste país, os derrotados inconformados possuem intolerância à democracia.

    Diante do exposto, falta tudo: do respeito ao bom senso, da dignidade a vergonha, da sensatez a humildade. A incapacidade de reconhecer a vontade soberana do povo está causando nas pessoas uma espécie de “suicídio constitucional”, onde tudo é válido, desde xingamentos a volta da ditadura, até a sonegação de direitos. Só não vale a vontade da maioria, só não vale o PT, só não vale a Dilma.

    Que fique claro que não me refiro ao eleitorado tucano como um todo. Tenho amigos tucanos, nossas ideias políticas convergem, mas o propósito é o mesmo: o fortalecimento da democracia. No entanto, uma pequena minoria está conseguindo se mostrar indesejada e repudiada, mostrando a verdadeira face do projeto tucano que por vez quiseram implantar no Brasil.

    Mais recente, no último dia 30 de outubro, o PSDB protocolou no TSE um pedido de recontagem dos votos do segundo turno das eleições presidenciais 2014, tendo como alegação “algumas manifestações de eleitores sobre a desconfiança do pleito eleitoral”. Outra vez colocam em xeque a nossa democracia, direito este que nos tempos idos foi brutalmente negado, e sem consideração alguma com a vontade da maioria, protagonizam um desfecho nada democrático e traumático para estas eleições.

    Querem fazer com o povo o que sempre fizeram: colocar a vontade deles acima do interesse da maioria. Separar o Brasil em “castas”, mirando como foco um dos mais belos estados brasileiros: o Nordeste. Mas se é pra separar, que levem Minas Gerais e o Rio de Janeiro ao Nordeste também, pois nestas eleições, se votar pela verdade e pela defesa da justiça social e de um país mais forte e menos desigual, é ser nordestino, nós mineiros e cariocas somos tão nordestinos como tais. Viva a democracia, abaixo a intolerância!

    • jose carlos lemos da silva disse:

      voce esta de parabems por suas colocaçoes.1938

      • Edgardo U F Piriz disse:

        É isso mesmo. Concordo plenamente. E se a Marina pedisse a recontagem dos votos do primeiro turno? Houve uma virada quase inesperada lá também, ou não?

        • Darlan Rodrigues disse:

          Bom se for , para ter auditoria , que seja em geral , ou seja , para Governador de todos os estados e principalmente , para os cargos de deputados . pois tem deputados com votos demais .
          Ai sim , vou concordar com tal atitude .

    • edna lis siqueira disse:

      tenho 58 anos e já tive minha cota de recessão e ditadura. espero que vcs com esta intolerância e intimidação tão características do pt não consigam me fazer reviver os maus tempos

      • Fernando Pedroso disse:

        Edna, intolerância do pt?? É o pt que manda tomar no .. a maior autoridade do país? É o pt que usa “pesquisas” fajutas (veritas e sensus) na reta final da eleição? É o pt que acusa sem provar e até mata o doleiro na véspera da eleição?? Pera lá Edna, a coisa não é bem assim né? O golpe de bater e dizer que está apanhando não colou durante a campanha e não colará agora.

        • edna lis siqueira disse:

          eu fiz um comentário e algumas pessoas tentaram me intimidar e me ridicularizar. É só ler os comentários. típica técnica petista. quem foi agressivo? quem bateu? não seriam seus amigos petistas. eu só queria participar de uma boa discussão. vc só usou argumentos e por isso merece respeito. mas a ironia e baixaria só acirram os ânimos. Que pena! Mas como a agressividade deles me dá força só tenho a agradecer. OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!! se eu tinha alguma dúvida sobre o pt, agora tenho certezas.

          • sonia maia disse:

            Obrigada Edna, concordo contigo! Não é questão de choro de perdedor, mas se há duvidas nada custa pedir uma auditoria…Ninguém está dizendo que houve fraude (apesar de eu e minha familia acharmos isso) mas pode ter havido erros. E se estiver tudo certo, ótimo! Aconteceu com 2 pessoas da minha familia no segundo turno: Não conseguiram votar porque o voto delas já havia sido computado, apesar de não haver a assinatura delas no livro…
            e o pior é que ninguem sabe informar o que aconteceu!! No minimo estranho!

      • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

        Princesa, as pessoas que estão no PT lutaram contra a Ditadura!!!!!
        Você morava no Brasil????

        • edna lis siqueira disse:

          Xiiiiii!!!!!!!!!!!!!! toquei no ponto fraco de alguém. a carapuça serviu.rs. mas vou explicar q eu estava nas rua e na unb lutando contra a ditadura. fui para as ruas, arrisquei a mim e a minha família e vcs se acham o dono da verdade. vcs não podem me julgar e muito menos me calar. se vc não pode conversar adequadamente vá pra cuba e viva no iate do fidel.

          • João Marcelo disse:

            Edna, estavas nas ruas lutando contra ou pró ditadura? Pois a maneira que se refere ao PT e aos Petistas não se assemelha com alguém que lute pela democracia.

        • G P Florencio disse:

          Na verdade os bandidos que se opuseram aos militares agora estão no poder, compram os miseráveis, corrompem quem podem, subornam, roubam, e se um dia isso não mais der certo eles serão piores que os países que viviam atrás das cortinas de ferro, no dia que eles não puderem mais dar o bolsa família eles darão ração para o povo…os heróis desses são Fidel, Chaves, Maduro e a corja que está governando os vizinhos

        • Léa Lopes disse:

          Asteriosvaldo, faz-me rir….Fui militante petista no início de tudo, fundadora de Diretório da minha cidade, no início acreditei no PT mas a medida que permanecia e participava dos debates, reuniões e etc… vi os horrores que pretendiam, até mesmo mandar pessoas para Colômbia para aprender a luta armada, caso não conseguissem chegar ao poder, dei meu jeitinho e sai de fininho, fui cerceada e ameaçada durante um tempo, me fingi de morta e me esqueceram, com o tempo e mascarando suas ideologias chegaram ao poder que tanto queriam, eu até achei que alguma coisa havia mudado, mas hoje vejo sendo colocado em prática tudo aquilo que vi lá no passado, a ideologia petista e marxista, é pode pelo poder, querem submeter os fracos e pobres, ridicularizar os “ricos”, como se rico fosse doença, criar ódios um contra o outro e governar de forma ditatorial. Eu estive lá!

      • amamud disse:

        Minha querida. Tenho 49 anos. Vivi muito do que voce viveu, no entanto, nunca num país tão democrático, tão livre, livre até pra xingar presidente (algo que na escola pública nos tempos de Médici, Geisel e Figueiredo seria suicídio). Talvez voce estivesse dormindo quando tudo isso aconteceu e acabou de acordar em meio aos derrotados do Aécio feitos bebês chorões que há muito tempo não mamam. As tetas não estão disponíveis. Se quiserem moleza, vá sentar num banco de gelatina.

        • edna lis siqueira disse:

          não vejo pq lutar contra a ditadura pode legitimar corrupção e incompetência. ironia e agressividade é argumento dos q não tem razão

    • Werno disse:

      Quem não deve não teme. Que o TSE permita essa auditoria para dar um “cala boca” nos incrédulos.

      • Pasquale disse:

        Nesse ponto eu discordo do PSDB, não há dúvida que a eleição foi limpa e a derrota deve ser reconhecida. Vamos apoiar o Governo e fazer um Brasil melhor.

        • JOAO.SP disse:

          PASQUALE,APOIAR O GOVERNO NO QUE, NAS CORRUPÇOES ,NA FALTA DE COMPETENCIA DE ADIMINISTRAR A ECONOMIA E O PAÍS, VEJA AI JÁ SUBIRAM OS JUROS, O PSDB NAO TEM QUE APOIAR NADA POIS O GOVERNO TEM PMDB E OS ALIADOS QUE SEMPRE TIVERAM, NAO MELHORAM AS COISAS PQ É SÓ CORRUPÇAO

          • Pasquale disse:

            Me desculpe, eu nunca apoiei o Governo, sempre fui um crítico ferrenho do que eu achava errado, mas não posso ser irracional.
            Volto a dizer, o Brasil está em primeiro lugar.
            Acho que o PT cometeu erros sim, mas a Dilma me parece uma pessoa correta.

          • Pasquale disse:

            Pasquale genérico hehehe

    • Marcos Moura disse:

      Parabéns Rafael, enfim um comentário que ainda nos dá a esperança por ver que neste mundo da internet ainda há pessoas desprovidas de preconceito, justas e éticas.

    • antonio sampaio disse:

      FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS E PARA O AECIO QUE CHAMOU A PRESIDENTE DE MENTIROSA VARIAS VEZES SENDO TANTO DESRESPEITOSO COM A MULHER, COM A PRESIDENTE E COM A CANDIDATA E SEUS ADMIRADORES E ADMIRADORAS (ELEITORES) SE SAO BONS FAÇAM A OPOSIÇAO BEM FEITA E PREPAREM UM CANDIDATO A ALTURA PRA 2018 POIS TUDO EH PLANEJAMENTO ESTRATEGICO E VOCES FORAM INCOMPETENTES E PRONTO SO QUEREM FAZER OPOSIÇAO NA EPOCA DA ELEIÇAO E DURANTE O GOVERNO COMEM E MAMAM NAS TETAS DA DEMOCRACIA, FAÇAM ME O FAVOR CHORAR JA EH DEMAIS.

    • Hudarlan disse:

      Valeu por não generalizar. Votei no Aécio e acredito que houve ingenuidade da maioria dos Brasileiros. Mas fui chamado a assinar um manifesto para Impeachiment da Dilma. Comentei refutando, uma vez que a decisão foi democrática. Não vejo porque. Mas no caso da autitoria, é válida devido a muitos relatos de fraudes (nenhuma prova, claro). Quanto ao PSDB e os anti PT, que é o meu caso, resta fazer oposição e tentar impedir o PT de aprovar as propostas bolivarianas… Só nos resta ser oposição.

    • Eu não vejo razão nenhuma em ficarem tão revoltados com o pedido de recontagem dos votos pelo psdb,vc.faz uma prova,vc. quer conferir o resultado, vc. faz um jogo na mega sena,vc. quer ver o resultado,pois é, infelizmente no meio em que estamos vivendo(Brasil), devemos conferir tudo de perto, pois é, não tem o ditado do JEITINHO BRASILEIRO?É o feitiço contra o feiticeiro, agora discordo das palavras do cidadão, quem proclamou esse ódio todo, foram vcs mesmos do pt.Vai me dizer que está tudo as mil maravilhas com a nossa nação?Me poupe seus comentários não tem fundamento nenhum.

    • Paulo Vargas disse:

      Radicais existem em ambos os lados, seu texto está direcionado apenas aos radicais tucanos, mas lembrai-vos que existem muitos radicais(idiotas) petistas, que se fosse ao contrário, estariam vômitando besteiras como os radicais(idiotas) tucanos estão fazendo.

      Quanto a solicitação do PSDB, é justo, em uma conferência no Rio de Janeiro no dia 30/10, um jovem de 19 anos deu depoimento e mostrou como ele e mais um grupo de pessoas fraudaram as urnas eletrônica com dados técnicos, ou seja, existem evidência sérias. O discurso de Dilma durante toda a campanha foi de investigar todas as acusações, nada mais justo que se faça auditoria, se não houve fraude, será comprovado e acabam-se os boatos, não podemos ser contra auditorias, transparência sempre.

    • Julio Cesar Novaes de Paula Santos disse:

      Caro Rafael, o TSE, por razões obvias negará o pedido, pois, não existe qualquer evidência, repito, não há qualquer evidência real e concreta de que tenha acontecido qualquer irregularidade que justifique se fazer a tal auditoria. Com isso, estará armado o circo onde o PSDB vai afirmar e pregar que a eleição foi roubada para tentar tumultuar e inviabilizar, mais ainda, o próximo governo.

    • JOAO. SP disse:

      PRIMEIRAMENTE MEU AMIGO OS NORDESTINOS, MINEIROS E MUITOS OUTROS QUE QUISERAM UM FUTURO E QUALIDADE DE VIDA VIERAM PRA SAO PAULO E AINDA VEM PQ O NE NAO MUDOU MUITA COISA NAO, TEMO AMIGOS QUE VAO PRA LÁ OU MORAM LÁ E ME DIZEM ISSO, SEGUNDO, O AÉCIO FOI AVALIADO EM 92 % DE APROVAÇAO E AI A DESCONFIANÇA DAS URNAS, ALEM DA MAQUINA PUBLICA QUE O PT USOU LÁ A FAVOR DELES, ISSO SIM TAMBEM DEVERIA SER QUESTIONADO NO TSE, QUE AINDA É COMANDADO POR PETISTAS, O PROCESSO ELEITORAL FOI TODO DESFAVORAVEL AO AÉCIO, APRENDE A ANALISAR AS COISAS QUE O PT ESTÁ FAZENDO NO NOSSO PAÍS. ISSO AQUI VAI VIRAR UMA VENEZUELA, CUBA, BOLIVIA, CHINA E OUTRAS DITADURAS COMUNISTAS DO MUNDO.

    • Eu entendo que sejas militante do PT, mas a sua fé cega no partido é o que realmente me assusta, se existe a auditoria é para ser usada. Deixe que se confirme que a Dilma se reelegeu ”presidente da Republica Federativa do Brasil”(presidente se refere ao ato de presidir não tem gênero).
      Me conforta saber que o Brasil é um pais democrático e que o seu povo é soberano, não sendo assim explorado pelo seu governo que o nivela por baixo assim como faz o PT, mantendo as pessoas dependentes de Esmolas essas que foram criadas pelo presidente anterior e renomeadas por este que esta no poder.

      Tem de se fazer a auditoria sim pois essa é a vontade do povo este que é soberano!

    • Mansur disse:

      Rafael, só um comentário. Se não existe nada de errado porque temer uma auditoria? Não havendo nada de errado só valorizará ainda mais o pleito. Auditorias são coisas corriqueiras na vida de empresas, não há o que temer.

    • EDMILSON S GOMES disse:

      Tão somente parabenizá-lo e reafirmar o que outros leitores já falaram. Há um movimento muito estranho tomando conta do nosso Brasil. Tenho identificado algumas pessoas que por interesses pessoais tem deixado de lado o bom senso e usado de uma criatividade destruidora afim de empregá-la contra uma classe de pessoas antes esquecidas. Mas o que muito tem me chamado a atenção é que não se trata de pessoas de baixa renda ou que tenham sofrido em razão dessa ascensão dos mais pobres, noto como sendo um “veneno” que foi guardado há muito no interior dessas pessoas e que agora se exterioriza de uma forma descontrolada e sem medição do que isso tudo pode fazer de mal com a imagem e com os negócios do nosso país. No meu ver, antes de se fazer uma Auditoria no processo eleitoral, deveria-se primeiramente, investigar o PSDB e tentar-se descobrir quanto está lhe custando toda essa investida e quem lhe está financiando. Não podemos colocar em risco a nossa Democracia, pelo contrário, o nosso papel é fortalecê-la e abrir caminhos que nos leve a construção de uma sociedade mais justa e que atenda os anseios de todos. É sonho? Não! Temos que continuar lutando para que isso aconteça, mas sem toda essa sujeirada dessa nova “Direita”!

  4. Mariano disse:

    Depois de vários relatórios de analises em urnas eletrônicas, e ter conhecimento de varias formulas para manipular as urnas, acho correto e que deve ser aceita pelo TSE, para que o mesmo fique isento de qualquer suspeita. Más tenho certeza que se for feita a auditoria ser descoberta essa maneira utilizada por quem está no poder para fraudar a eleição. Uma das formulas que li a respeito é que a cada 3 ou 4 que vai para candidato A, a maquina pode desviar 1 para candidato B. qualquer duvida coloque FRAUDE NA URNA ELETRÔNICA, na internet e verá vários artigos a respeito.

    • jairo disse:

      Mariano, é engraçado vocês falarem de fraude em urna eletrônica, houve eleições em vários estados impotentes, e o PT não venceu muitos com margem bem baixas , então foram fraude ? por parte de quem? ou soft falhou no nordeste ?
      Em São Paulo o Aécio foi campeão em votos, ou será que foi fraude? Não o povo paulista se identificou com ele! assim como o sul, parabéns! eles votaram conforme as suas consciências limpas, assim como todo o povo que acreditaram na DILMA o fizeram.
      Perderam a votação, ainda bem que não foi de papel , pois quando era de papel só dava a situação do pig.
      outra todos os ficais dos partidos tiveram acesso ao resultados urnas por urnas, pois todas elas imprime o resultado dado nas urnas, e os partidos tonalizam os números antecipadamente, isso sabemos muito bem.
      Ainda , para haver um fraude neste sistema teria que ter conivência de muitas pessoas, pelo o que vimos foi gente vazando informações de segredo de justiça com único objetivo de mudar o rumo de uma decisão, porque não ouviram o autor quando foi preso?
      Agora dizem que existia 70 % que queria Aécio, porque então foram aproximadamente 33 % votaram no 1º turno,pra quem estava em terceiro, será que não foi fraude?
      Que os 30% não votaram, anularam os seus votos, pois quem queria a DILMA votaram na dILMA , QUEM QUERIA O Aécio votaram no aecio, só que os que queriam o governo da DILMA foi a maioria absoluta dos eleitores que foram as urnas. Os quem não foram, não votaram! porque ninguém conseguia convence-los que suas propostas eram boas !
      Nenhum candidato conseguiram muda-los de opinião acabou !
      Será que não é hora dos perdedores verificarem se as suas vida social condizem com as suas falas?? será que valorizam o povo mesmo? é hora de reflexão!
      Fingir que é do povo e fácil, mas viver o povo é difícil, levar lata d’gua na cabeça, balde , comer em marmita duvido que o façam !
      Não foi por medo, por opressão que votamos , votamos porque queríamos o que achávamos que fosse melhor para o pais…… foram a maioria…… 51.%
      Querer ganhar no grito! só porque é de família de sangue azul, e que a elite de pactos tem que ganhar sempre, não admiti a derrota contra os filhos dos vassalos?
      Fico a pensar , pois não existe ninguém acima de suspeita, será que também não poderiam mando alguém trocar dispositivo com Soft fraudado para dar dar veracidade a denuncias?
      podemos pensar assim também, Assim como fizeram com as revista que noticiavam um fato para cada debates.
      Pois qualquer coisa que fizerem nas urnas ficaram rastros de tudo que fora realizada nela, ou quem inocular de maneira criminosa programa para dar base , para dizer que houve fraude , tudo isso é possível pra quem conseguir quebrar sigilo de justiça…..
      Vejo que há uma trama para invalidar as eleições,cheira sujeira grossa , e isso é possível, pois o que estão fazendo hoje é inocular o ódio após eleições…onde todos deveriam unir por um Brasil melhor ….. espero que não venha a existir novamente no Brasil de novo o holocausto de 1964, que uns dizendo que amava o Brasil mataram milhares de pessoas por não concordarem com o seus feitos.
      Acho que todos os perdedores deveriam pensar e refletirem o que esta errado em suas vidas?
      porque o povo não se identificou com seus projetos?
      Será que com o mesmo que se fere um dia será ferido?

      • Fabio disse:

        Acredito que não houve qualquer fraude na computação dos votos. Dilma está eleita. Se houver recontagem, certamente continuará eleita. A minha pergunta é uma só: POR QUE TANTO PÂNICO? Não se preocupem petistas, se vocês têm certeza que não houve fraude. Mas se não têm, ou se têm certeza que realmente o processo foi fraudado, então gritem à vontade. Pode ser que assim consigam novamente o que conseguiram durante 12 anos: acabar com o país e jogar as culpas na oposição ou nos americanos.
        Eita Brasil.

      • Mansur disse:

        Jairo, não estou entendendo…. Se não há o que temer, porque então questionar uma auditoria. Auditorias são normais em todos os processos. O que não pode é se calar diante de suspeitas, causadas pela forma como foi conduzido o processo. O Sr. Ministro do STE não autorizou auditoria e nem testes antes da eleições, O Sr. Dias Tofolli decretou que nem outros magistrados poderiam acompanhar as apurações. Só um grupo restrito, que se disem técncos, que não se conhecem quem são ao certo puderam acompanhar….. Será porque nestas eleições os processos mudaram? Você mesmo não acha estranho!

  5. vagner disse:

    Juro que não entendi seu comentário , ser contra aferir o sistema ?????

  6. André disse:

    É isso aí tucanada, vamos auditar tudo! Inclusive o resultado do 1o. turno aonde Aécio teve quase 10% a mais que todas as pesquisas. Afinal quem tá na chuva é pra se molhar!

    • Jorge Joel disse:

      Caro André, quem te garante que as urnas não foram fraudadas justamente para garantir o Aécio no segundo turno, uma vez que a Marina seria mais difícil de derrotar? Teorias conspiratórias existem várias. O mesmo para Aécio perder em MG, quem te garante que ali os votos não foram usurpados do Aécio em detrimento da Dilma. Estranho alguém ter 92% de aprovação em seu governo perder desse modo, não?

      • Filho disse:

        Prezado Jorge,
        o estranho é entender que pesquisa é essa que deu 92% de aprovação para Aécio. Veja-se as pesquisas encomendadas pelo candidato divulgadas na sua campanha. Uma dizia que ele estava 17 pontos na frente de Dilma, INCRÍVEL. Fato é que mais uma vez o PSDB quer criar um factóide para deslegitimar mais uma derrota nas urnas. Isso não tem nada de Democrático, fletar-se com o Golpismo.

  7. Rubens disse:

    Nas cédulas, se recontava, na urna eletrônica tem de haver perícia, afinal “hackers” entram até na NASA, se tudo estiver bem ótimo! PERÍCIA JÁ.

    • emcolera disse:

      Só q é impossivel invadir uma urna eletronica q não é conectada a internet.

      • Daniel disse:

        Mas a transmissão de dados é toda feita pela internet. Sem contar que pode haver códigos maliciosos nas próprias memórias flash onde são armazenados os dados.

      • JANDEILSON disse:

        eu tb com informatica e não precisa ser nenhum gênio pra saber q todo sistema tem sua vulnerabilidade uq ocorrer e o seguinte porq a urna eletrônica apos finalizado o voto não imprimi um strato pra que o eleitor possa conferir seu voto e depositar em uma urna lacrada para q possa ser feito um comparativo, ouvir uma frase de jo soares ao entrevistar um técnico de segurança eletrônica e ele disse o seguinte no Brasil a ingenuidade esta muito atrelada a malicia, nao vejo nada de errado em auditar as urnas para q de fato se mostre q em eletronica nao se deve confiar ou vc confia? se seu banco tirar um certo valor da sua conta vc vai dizer q não foi vc mais o a maquina vai dizer q foi vc e dai?

      • Júlio Lima disse:

        Houve pesquisadores da UNB que disseram o contrário. Em um evento promovido pelo TSE, foi dado poucas horas para a equipe e mesmo assim eles encontraram uma brecha no sistema de segurança.

      • Jaime disse:

        Nao se trata de invadir, mas de alterar o programa que roda na urna pra gerar votos adulterados. Qualquer estudante mediano de computacao sabe fazer isso. Qualquer equipamento eletronico pode ser adulterado. O controle do Portao da sua garagem pode ser ‘hackeado’. Ha varias denuncias graves de boletins de urna impressos onde os resultados nao correspondiam ao que foi divulgado no site do TSE. Isso deve ser investigado.

      • Kleber disse:

        Depois dessa tenho que rir,até nos comerciais estava dizendo que as urnas não estão conectadas na internet e vem um dizendo que ela poderia ser invadida por hacker.Isso pq está bem informado de assuntos políticos….rsssss

        • Sócrates Souza disse:

          Kleber, nossa.. Agr vc mudou minha concepção de vida. Vc disse q até nos comerciais dizia que é impossível fraudar?! Coloque-se no lugar do TSE, como diabos eles diriam que é fraudável??? Se fosse assim não deixariam passar comerciais da coca-cola, ela tem ácido fosfórico!!! é a única bebida que pode vender bebiba com ácido fosfórico!!
          Voltando ao assunto: “Qualquer equipamento eletronico pode ser adulterado, até mesmo sem internet. ” eu sei invadir um celular via bluetooth sem ao menos o bluetooth do mesmo estar ligado. mande abçs ao pt

  8. Roland Theil disse:

    Quem conhece os métodos “DEMOCRÁTICOS” do PT e dos dirigentes (caso Celso Daniel, mensalão, Petrobrás, Correios mineiros no primeiro turno) está com o direito de duvidar da idoneidade dessa eleição. Entre no facebook e verá todas as denúncias de fraude. Não seja tão ingênuo.

    Respeitosamente

    Roland Theil (francês residente no Brasil, casado com brasileira e filho brasileiro)

  9. CBarros disse:

    Um partido que utiliza denúncias sem provas de bandidos na véspera de uma eleição, pesquisas falsas para turbinar votos, notícias falsas da morte de doleiro na noite anterior ao pleito é capaz de tudo. Não duvido muito terem plantado algo antecipadamente como álibi para tentar melar as eleições. Vejam que eles não pedem recontagem de votos e sim auditoria na apuração, estranho.

  10. Ederaldo Manoel disse:

    O jus esperniandis está liberado. O P$DB chora a derrota que já era certa. Aécio e seus Institutos de pesquisas fizeram a verdadeira campanha suja. O que diferencia o Veritá do Sensus/Istoé é que o primeiro se entregou, enquanto o segundo concedeu 92% de aprovação de seu governo em Minas Gerais e continuo maquiando dados.

    O “Gigante” não acordo em junho/2013 para eleger candidato do P$DB, tampouco tornar Marina presidenta, já rejeitada no primeiro turno, e fora posterior privatizada pela direita.

    Aécio perdeu no seu estado natal, Minas Gerais, e perdeu onde passeava, o Rio de Janeiro. A remoque popular transmite quem te conhece que te compre.

  11. Thiago disse:

    Porque não vão chorar na Cantareira, aproveitem e levem seu governador!

  12. jose joao segundo disse:

    creio que a auditoria é uma boa ideia. Seria um boa ideia também modernizar as urnas. Li alguns comentários sobre universidades questionarem a segurança das urnas. tendo em vista que temos pessoas da pior espécie no governo, qualquer medida de avaliação e controle é bem vinda.

  13. PAULO NONATO disse:

    SE ATÉ O PAINEL ELETRÔNICO DA CASA DE LEIS FOI VIOLADO ÉPOCAS ATRÁS, DE NADA DUVIDO MAIS NO BRASIL, NÃO VEJO RETROCESSO EM NADA, PODE HAVER DÚVIDAS, SE HÁ CAMINHOS NORMAIS PARA UMA LISURA DO PROCESSO, NÃO VEJO NADA DEMAIS NISSO, QUANTO MAIS TRANSPARÊNCIAS EM PROCESSOS DEMOCRÁTICOS HOUVER MELHOR AINDA, BOM FIM DE SEMANA PRA TODOS.

  14. Ederaldo Manoel disse:

    [ERRATA] O jus esperniandis está liberado. O P$DB chora a derrota que já era certa. Aécio e seus Institutos de pesquisas fizeram a verdadeira campanha suja. O que diferencia o Veritá do Sensus/Istoé é que o primeiro se entregou, enquanto o segundo concedeu 92% de aprovação de seu governo em Minas Gerais e continuou maquiando dados.
    O “Gigante” não acordou em junho/2013 para eleger candidato do P$DB, tampouco tornar Marina presidenta, já rejeitada no primeiro turno, e fora posterior privatizada pela direita.
    Aécio perdeu no seu estado natal, Minas Gerais, e perdeu onde passeava, o Rio de Janeiro. A remoque popular transmite quem não te conhece que te compre.

  15. Edmilson disse:

    Entendo que não há problema nenhum em solicitar tal auditoria. É simplesmente pelo fato de sermos um país democrático que se pode realizar tal pedido, tanto é que é legal. Fato é; nada, além de Deus, apresenta perfeição.

  16. Itamaraty em Chamas disse:

    Um processo eleitoral, como disputa pelo poder, é sempre contestado, sempre vigiado. Não é a rifa da festa de são joão, ou o amigo secreto do final do ano. Quando os votos eram de papel, representantes dos partidos acompanhavam a apuração, verificavam se a leitura dos votos estava correta, se a totalizarão estava correta. Quando mudamos para o processo eletrônico, passamos a simplesmente acreditar que o TSE é isento e puro, e mais recentemente, que não requer auditoria, monitoração, verificação. De onde pode haver a idéia de que a auditoria dos resultados é anti-democrática? Se fizerem uma auditoria, e não se identificarem desvios relevantes, prova-se a lisura do processo. As melhores práticas de gestão assumem que auditorias de tempos em tempos mantém o sistema honesto. Quem começou a colocar em dúvida o processo, e a jogar lenha nas teorias conspiratórias não foi o PSDB com esse pedido, mas sim o Ministro Toffoli, ex-advogado do PT que foi colocado no STF como uma tartaruga no alto de um poste, e que como presidente do TSE para essa eleição, fez questão de afirmar antes do pleito que nenhuma auditoria seria feita ou que seria necessária. Um acinte à idéia de um processo isento, acreditar que máquinas não supervisionadas, com software escrito e instalado por deus sabe quem, e que alimentam um sistema de banco de dados totalizador que também é operado por um grupo limitado de pessoas, e cujos resultados obtidos foram apresentados após 3 horas da totalizarão, sem um processo de garantias da integridade dos resultados, exceto a palavra do ministro, é obrigatoriamente perfeito e justo, sem necessidade de verificação. Oque torna uma democracia saudável é a certeza de que é verdadeira. Infelizmente, a luta pelo poder não pode ser baseada simplesmente na confiança na honestidade alheia, essa idéia é simplesmente incompatível com a realidade do comportamento dos políticos brasileiros, e certamente com uma grande parte dos políticos do mundo inteiro…

  17. Edy disse:

    O senhor deve estar alienado a respeito da quantidade ENORME de vídeos e fotos de extratos das urnas que estão circulando nas redes sociais. Somente assim, ou com objetivo de defender o PT, o senhor emitiria opinião tão leviana. Se há dúvidas, há de se investigar. Se o trabalho foi efetuado com lisura, não há do que se preocupar.

  18. Edmilson disse:

    Entendo ser algo totalmente normal. É justamente pelo fato de sermos uma democracia que é permite o direito de tal solicitação de auditoria. Não há nada, além de Deus, perfeito.
    Não podemos fechar os olhos totalmente.

  19. Eliane Dias disse:

    Não Concordo! Na verdade o processo de urna eletrônica sempre gerou desconfiança nos eleitores.
    É como se nos dissessem: “É confiável e vcs têm que confiar em nós,” Pq os países desenvolvidos não utilizam este recurso? No mínimo questionável.

  20. Ana Beatriz disse:

    Achei totalmente sem sentido essa análise. Ao defender essa ideia, Kennedy Alencar mostra uma ideia totalmente antidemocrática que fere, de morte, o princípio básico de qualquer autoridade política: a defesa dos interesses do povo; bem como direitos individuais garantidos constitucionalmente, tal qual o acesso à Justiça.
    Ao falar que foi um erro político, Kennedy Alencar rebaixa a defesa dos nossos direitos a um jogo político sórdido, dando a entender que a defesa dos interesses políticos devem vir acima da verdade, acima da observância de um direito.
    Absurdo, e inconsistente.

  21. Couto disse:

    Este fato é mais uma conspiração em andamento. É lamentável que um partido perdedor não aceite a democracia. Faz-me lembrar a UDN de Carlos Lacerda.

  22. Jaudete Oliveira disse:

    Então tem que se rever todos os processos eleitorais de todos esses anos,até a eleição ao senado de Aécio Neves até a reeleição de Geraldo Alckimin. Fiscalização houve de todos os partidos. To cansada de choro de derrota,vão criar projetos pro Brasil!

  23. Marculino Neves disse:

    Qual o problema em questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas? O país não se sente seguro e, há anos, existe dúvida sobre o tema.
    Talvez essa seja uma excelente oportunidade da sociedade ter uma opinião de técnicos independentes sob nosso processo eleitoral, que em países desenvolvidos, nunca vingou. Quem sabe não temos uma surpresa agradável e passamos a votar com segurança?
    É um jogo de ganha-ganha… se não houver nada de errado, o país ganha… se houver, ganha também…

  24. clerison maia disse:

    o psdb quer o terceiro turno.pra quem votou na marina no 1 turno,no aecio no 2º,votem na xuxa no 3º.outra coisa,vão chorar na cantareira lá está precisando de agua,aliás assim fazendo os tucanos fariam de fato uma obra de segurança hidrica no estado de sp.

  25. Andre disse:

    Kennedy, você disse “Mas há pouca lógica e sentido. Desde a redemocratização, em 1985, nunca houve uma contestação séria ou feita por um partido político relevante ao resultado eleitoral”. Não há lógica neste seu argumento. Se nunca houve contestação, quer dizer que a lisura ou ausência de erro será eterna? E como já foi comentado por outros, estamos vivendo um período em que o estado de direito foi lesado diversas vezes. Muitas coisas estranhas acontecendo, e devemos ser complacentes ?
    Estar certo em que a oposição deveria entender a derrota em região tão grande, mas está difícil você ver que a mentira foi a maior inimiga da oposição, que não aprendeu lutar contra ex-terroristas?
    Se você pretendia ser um comentarista neutro, com este artigo não vejo neutralidade.

  26. André disse:

    Então vamos auditar o 1º turno em São Paulo, quando Alckmin foi eleito e Aécio teve votação expressiva, mesmo com o pessoal reclamando da falta d’água. Hoje lá ninguém diz que votou no Alckmin, como se explica isso?

  27. Salvador dos Santos Neto disse:

    Creio que toda a dúvida, toda denúncia sobre Políticos deve sim ser averiguadas, independente de quem se trata; Acho tambem se estas urnas eletrônicas fossem tão seguras, os Países de 1º mundo tambem adotariam este sistema.

  28. DANIEL disse:

    Nao concordo com seu ponto de vista, pré-concebido em prol da defesa do sistema de urnas eletronicas; entendo que o pleito tucano é legitimo e pelos principio da TRANSPARENCIA deve ser feito sim a auditoria, desde já sugerindo nas proximas eleicoes que após a votação a urna eletronica imprima um ticket que deva ser depositado numa urna para que se possa efetuar a real conferencia do resultado eletronico com os registrados no ticket.

  29. Gilberto disse:

    São mais de 500 mil urnas em todo o Brasil, impossível monitorar todas e verificar as manipulações. E não precisa as mesmas estarem conectadas na internet, a maracutaia está no programa.
    Porque será que somente o Brasil utiliza esse sistema “maravilhoso” de urnas eletrônicas???

  30. Maria Luiza Feitosa de Souza disse:

    Por que é um erro político revindicar um direito, se é direito? O que o PSDB vai perder? Mais do que já perdeu com uma campanha desonesta e se essa é vontade expressa de milhares de brasileiros?

  31. De acordo com as informações do TSE 1.869 urnas apresentaram problema e tiveram que ser substituídas…O Presidente do TSE Ministro Dias Toffoli minimizou os números e afirmou que isso corresponde a 0,38% do total de urnas, abaixo do que foi registrado nas eleições de 2010 (0,76%). “Estamos dentro de uma média, até abaixo”, afirmou o ministro. O sistema ainda está em fase de aperfeiçoamento contra fraudes (*veja urnas biométricas), por isso ainda existem falhas; razão pelas quais, atendendo ao princípio da transparência dos órgãos públicos, parte das urnas (0,5% ou 1% do total de urnas, de todos os Estados) devem ser auditadas por uma equipe técnica apartidária, formada por professores de Universidades conceituadas e especializadas, acompanhados da OAB, Ministério Público Federal e ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

  32. Antonio Salvino Teixeira disse:

    Eu concordo com o Edmilson! Todos temos o direito de saber da lisura dessas eleições! Por quê temer uma auditoria nessas urnas? Afinal as grandes potências mundiais, inclusive os EUA, não utilizam essas urnas eletrônicas! Por quê será? Se são tão confiáveis e o resultado sai com tanta rapidez, é estranho que só no Brasil sejam utilizadas! Não é?

  33. Idauro disse:

    Perfeito, Kennedy!

    Votei no Aécio e, confesso, não entendi a eleição da Dilma por parte de uma população que queria mudança, mas daí desrespeitar o resultado é erro histórico de um partido que, inclusive, tem a designação de democrata em sua legenda. Portanto, o correto é analisar a causa da perda da eleição, sem jamais lançar a mesma em uma penumbra de dúvida. Soa a golpe! E isso não é coerente com nossa democracia consolidada e, muito menos, com um partido quem tem Fenando Henrique Cardoso, como uma de suas estrelas.

    • Daniel disse:

      Entendo que o pleito tucano é legitimo e pelos principio da TRANSPARENCIA deve ser feito sim a auditoria, desde já sugerindo nas proximas eleicoes que após a votação a urna eletronica imprima um ticket que deva ser depositado numa urna para que se possa efetuar a real conferencia do resultado eletronico com os registrados no ticket. NAO EXISTE GOLPE NENHUM AO SE PROCEDER A UMA AUDITORIA COM FINS DE AUMENTAR A TRANSPARENCIA DO PROCESSO E O APERFEICOAMENTO DA NOSSA DEMOCRACIA,

    • dino disse:

      Idauro, é fácil entender a sua dúvida, o povo realmente quer mudança, porém ao conhecerem realmente quem era o candidato da mudança, envolvido com uso de dinheiro publico em obras em terrenos de sua família, administração voltada para grandes empresas, pior nível salarial dos professores, estou falando em horas/aulas e controle da imprensa no seu estado, tudo isso quem disse foi os próprios mineiros, que sabedores dessa situação e claro que não iriam votar no candidato da mudança, então a população pensou, porque trocar 6 por meia dúzia, melhor deixar como esta.

  34. Ademberg disse:

    Muitos já foram surpreendidos com seus computadores que apresentaram problemas de toda ordem. E de um momento para outro perderam todos os seus dados. Qual a garantia que se tem de urnas que trabalharam em situações mais adversas e que apresentaram problemas ? Quem garante que os dados permaneceram nas urnas após todo o dia de votação e ao final do dia esta urna apresenta problema ? Se houve necessidade de substituição por qualquer motivo, o que aconteceu com os dados sufragados nela ? Importante saber que qualquer dispositivo que armazena dados é muito vulnerável, é um meio magnético, portanto sujeito a qualquer invasão por mais cuidado que se tenha. Devido a isto que os países de primeiro mundo não adotaram do sistema de urnas eletrônicas. Ou acham que o Brasil é pioneiro com esta iniciativa. Comparando com USA, Europa e Asia… nós somos apenas usuários.

  35. Alexandre Roberto disse:

    Acredito ser totalmente válido sim!
    Daremos mais credibilidade ao processo eleitoral, onde outros paises muito maiores e detentores de tecnologia mais avançada que a brasileira levantaram questionamento sobre nosso processo.
    Também é uma forma de acalmar os animos, não de Tucanos, mas de todo uma população que clamou por mudança, como foi noticiado no mundo a meses atrás e hoje reelege a mesma presidente. È no mínimo curioso!

  36. transparencia já disse:

    É muito inocência achar que um Partido Politico de onde foram PRESOS vários ladrões, e ainda correndo processos onde vários outros ainda seriam presos, ficariam esperando os resultados das urnas de braços cruzados… Já se gastou tanto dinheiro nosso, vamos gastar um pouco mais, só para tirar a dúvida, quem não deve não teme né…

  37. alexandre disse:

    bom dia a todos, está correndo na internet, que uma urna antes de começar a votação já foi verificado com 400 votos da Dilma. Não sei que estado foi esse fato, mas tem que ser verificado um a um. A pessoa responsável ia chamar a policia, mas não deixaram. Ai que está a duvida?
    Se o voto de urna eletrônica é tão confiável, pq só o Brasil tem?
    Não pesquise a fundo, mas foi foi que consegui de informação.
    Não é retrocesso, mas confiável ainda é cédula.
    O EUA ainda é cédula, pq será?
    Isto sim é democrácia, se existe a dúvida tem que ser investigado

  38. Gabriel Martins Ferreira disse:

    Revisar a lisura do sistema é democracia, nada de mais! Prova-se que nada ocorreu, e a democracia está reafirmada. Ou a dúvida de grande parte da população não é um fundamento para tal revisão?
    Agora quando vc diz que “Faltou conexão com a vida real do cidadão” e que só isso resume a derrota do PSDB mesmo com o sentimento de mudança. Desculpe, mas vc é inteligente o bastante para saber que as manifestações de 2013 eram “apoliticas” e dai o alto numero de abstenções de voto.
    E claro, o impacto dos 56 milhões de beneficios pagos pelo governo.
    O que venceu foi a política do “nós x eles”, não adianta reclamar e pedir unidade e diálogo agora. Foi algo pregado na campanha do PT e não somente pelos eleitores do PSDB pós resultado.

  39. Alfeu Queiroga de Aguiar disse:

    Sempre tenho um pé atrás sobre teorias de conspiração. Mas em primeiro lugar, vale lembrar a eleição do Brizola, no famoso caso Proconsult. Apesar de considerar factível a vitória da Dilma, não vejo porque o PSDB, não tenha o direito de pedir uma auditoria, visto a baixaria que levou o PT a vencer essas eleições. Como acham que tudo podem, vale a pena conferir.

  40. ALCEU BEG disse:

    Qualquer sistema de votos que não possa ser conferido, se considera fraudulento, por que não permitiram que fossem gerados boletos de conferência, qual o motivo de ser antecipado o horário de verão, e por final qual a razão de não divulgar os resultados em tempo real, já que um dia antes temos a divulgação das pesquisas, se for por influência do resultado essa desculpa não convence ninguém

  41. Décio Gil disse:

    Que faça a recontagem do primeiro turno também….tenho certeza que deu Marina.

  42. Wilson Terroso de Sousa Terroso disse:

    Concordo que se desça do palanque e se passe a trabalhar, cada um no seu segmento produtivo. A eleição está concluída, quem foi derrotado tem o direito de espernear.É da democracia. Este filme para induzir o eleitorado continuar “enchendo comício”, extemporaneamente, só serve para alimentar e esconder frustrações de políticos derrotados. O eleitor incauto deve ser esclarecido que a precocidade é a principal arma do político profissional para permanecer na vitrine.Lembre-se que o político sobrevive do seu voto, mas o Brasil precisa de seu trabalho para paz e progresso.

  43. ALEXANDRE BRASIEIRO disse:

    Os perdedores querem criar um clima de instabilidade política para preparar um impeachment. Não ganharam em campo, nos dois tempos regulamentares, estão forçando uma prorrogação para tentar ganhar no tapetão. É a mais pura anti-democracia. Alimentam e exacerbam a demofobia, a aversão à democracia. São os órfãos da ditadura e sua prole, que sentem nostalgia dos anos de sombra e escuridão. É a elite que não admite fazer concessões. São os políticos conservadores e fisiologistas que querem retomar o poder central, para voltarem a se locupletar como antes. São estas as vozes que pregam o caos para impedir um governo legítimo, democraticamente eleito.

  44. Samuel Maimoni disse:

    Por que rever apenas o segundo turno? Se há problemas eles são generalizados, não é localizado na Presidenta. Se há dúvidas então vamos rever toda a eleição, inclusive a do ALckmin em São Paulo.

  45. sebastiao menezes disse:

    Aecista, visitem o vale do jequitinhonha, e chorem por la, onde seu querido governador nao fez nada pelos irmos, nordestinos-mineiros. ok chora nenem.

  46. Leco disse:

    Infelizmente o PT está eleito, se não conseguirmos tirá-los depois de tantas provas de corrupção que muitos não querem enxergar, em breve teremos um país falido pois com um povo na miséria e recebendo pequenos incentivos do governo fica mais fácil a manipulação.
    Não queremos esmola, queremos dignidade, um governo sério e um país próspero.
    Hoje temos condenados políticos livres, falta justiça mas sobra corrupção.Para ter 1 pais assim é melhor ter 2.

  47. ricardão disse:

    Tudo que envolve a “coisa pública” deve ser constantemente auditado e mostrar total “transparência”, afinal se até a “mulher de César” deveria além se ser “séria”, parecer ser “séria”, porque o sistema de votação e apuração eletrônico também não deve “parecer sério”?

    O TSE nunca deu a devida resposta sobre os inúmeros relatos da UnB, de vários especialistas em segurança eletrônica idôneos e não ligados à política, e de até ex-empregados das fabricantes das urnas, onde fica mais que evidente a AMPLA possibilidade de fraudes das mais variadas.

    Tampouco esclareceu todos os outros países (exceto a Venezuela, salvo engano) que testaram nossas urnas as consideraram INACEITÁVEIS em seus regimes democráticos…

    Defender a falta de investigação da possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas brasileiras, principalmente por profissionais da imprensa “livre”, a quem cabe a defesa da democracia e da incessante busca VERDADE, soa meio estranho, para dizer o mínimo, não…???

  48. SEBASTIÃO AMARILDO DE LARA disse:

    Será que vão contratar o advogado do Fluminense?

  49. JOSE IBRAHIM disse:

    Nenhum país sério adotou a urna eletrônica. Muitos e Muitos olharam mas preferem o papel. Porque será. Seria bom que essa auditoria apurasse uma votação completamente diferente. Seria uma boa jogada de farinha no ventilador da democracia brasileira.

  50. Elizabete Gomes disse:

    Os tucanos lançam dúvidas sobre a credibilidade das urnas eletronicas, mas endossaram as acusações falsas da revista Veja, as vésperas das eleições sem o menor senso critico. Não pediram investigações, não desconfiaram da reportagem, pelo contrário distribuiram os panfletos com as acusações falsas como se fosse um troféu. E ainda quer ter moral?? Hipócritas!!

  51. Povo Pensante disse:

    “QUEM NÃO DEVE NÃO TEME” a população pensante desse país quer saber sim, pq todos os paises que votam com urna eletrônica tem quase o mesmo percentual? Outra pq das 387.000 urnas eletrônicas o percentual de nulos e brancos foram o mesmo 5% coincidência? Das Urnas que já somavam 400 votos na D. Dilma? E assim vai. Não sou TUCANA não eu só penso. O povo Brasileiro merece saber.

  52. Juvencio disse:

    O mais intrigante nisso tudo foi a afirmação de que aos 88% dos votos apurados , Aécio liderava por larga margem. A ser verdade isso alimenta uma suspeita sobre uma virada tão espetacular no fim da apuração. Aos 88% as tendências normalmente já estão consolidadas. Infelizmente não pudemos acompanhar o desenrolar da apuração , pois só foi mostrado o resultado final !

  53. José Lima disse:

    Independente de quem ganhou as eleições é necessário que haja auditorias nas urnas. vou expor alguns questionamentos que não restará duvidas desta necessidade.
    Porque não é permitido adentrar na cessão eleitoral pra votar portando celular? será que é apenas para que o eleitor não fotografe o seu voto? ou será que através do celular se possa manipular o voto de alguém que está votando? se a resposta é porque não pode fotografar o seu voto isso é no mínimo incoerente, já que o voto é livre e a pessoa pode falar em quem votou. Se falar que não pode fotografar porque o leitor pode ser coagido por aqueles que compram o voto é outra balela que nós brasileiros sabemos que isto acontece.
    Sejamos mais coerente e realista no que diz respeito a urnas eletrônicas no brasil e para que seja realmente livre de fraudes, que o TSE faça com que ao votar o leitor receba duas cópias do seu voto, um ele fica como comprovante e o outro seja depositado em uma urna lacrada e que seja conferido com o boletim emitido pela urna eletrônica no final da eleição.
    Muitos vão falar que isso é retrocesso, porém outras (mais desenvolvidas que a nossa) não utilizam as urnas eletrônicas e o que importa não é o resultado rápido para que a população vá as ruas comemorar e sim a lisura da leição e que realmente vença o melhor.

  54. Clayton Martins disse:

    Pra nos eleitores não se trata de erro mas uma resposta do partido a desconfiança que existe em todo o Brasil, pra dizer a verdade eu acho que esta eleição foi fraudada. Mas lógico tudo que o PT comanda gera desconfiança, mesmo que eles tenha sido imparciais na apuração. Mas isso tinha que ser provado ao cidadão.

  55. Alessandro disse:

    Tanto se falou em democracia em todos os comentários, vocês realmente acham que toda população vive numa democracia?
    Um povo que vive uma desigualdade social imensa, onde a lei é diferenciada por classes sociais, onde a pena é mais branda para um político que leva milhões dos cofres públicos e diferenciada do pai de família que por extrema necessidade acaba roubando uma caixa de leite num mercado.
    Realmente o povo clama por mudanças e isso não é de agora, em eleições durante décadas vemos mudanças partidárias e não vemos mudanças para melhoria para nossa população.
    População essa que queria melhora na saúde, na educação, na segurança uma qualidade de vida melhor, eleições vem e vão e a população continua esperançosa por mudanças que nunca chegam.

  56. carlos donizetti disse:

    nos Estados Unidos ja nao teve uma eleicao presidencial que teve recontagem.

  57. Giovanny disse:

    Que democracia é essa? Parece que o PSDB quer mesmo é transformar o Brasil em ditadura, eles que sempre falaram tanto em democracia. A democracia deles é ganhar ou tomar.
    A maioria dos brasileiros venceram, e não foi só no nordeste, foi no Brasil inteiro. Em qual estado o PSDB teve 70% dos votos? Façam a conta e vejam que a maioria não queria essa mudança colocada garganta abaixo. Não faz o menor sentido a virada do PSDB sobre o PSB, já imaginaram isso. A virada da Dilma foi relativamente pequena devido ao golpe da Veja, é assim a forma do PSDB querer ganhar alguma coisa? Esses brasileiros estão precisando é de mais respeito com as Instituições no geral. É golpe atrás de golpe e continuam todos impune. Pelo menos os do partido da situação foram punidos, mas tem que punir os de oposição também. Brasil, em frente. Presidenta Dilma, faça um governo melhor que o passado e use o poder que lhe foi dado nas urnas para acabar com essa bagunça.

    • Pasquale disse:

      É democracia Made in Brazil,que o partido em que a cúpula estava presa consegue se reeleger.
      Em nenhum País “NORMAL”,o cidadão não faria isso.
      Maioria de meio a meio???? O nome já diz, a votação foi meio a meio.
      Um tiquim prá lá,um tiquim pra cá hehehe
      Cumpanheiro, no exato momento em que escrevo,estão morrendo pessoas sem atendimento nos Hospitais Públicos.
      QUE DEMOCRACIA È ESSA ???????

      • Geraldo Galvão disse:

        Segundo reza na Constituição Federal;
        : numa eleição majoritária (Para você que não sabe – Presidente, Senador, Governador e Prefeito), considera-se eleito o candidato que alcançar maioria simples, ou seja: 50% dos votos + 1. Está claro que o eleito, não precisa ter 3.000.000 a mais: Basta 1 (hum). Entenderam? O problema de recontagem, é entre vocês e o TSE. Nós do PT não temos nada com isso.

  58. Antonio Alves Cardoso disse:

    Agradeço à gentileza deste espaço, do BLOG DO KENNEDY ALENCAR ! EU quero parabenizar os dois Candidatos desta última ELEIÇÃO PRESIDENCIAL. Porque, nos propiciou uma forma bem democrática para o povo possa ter escolhido o seu Representante Legal, para Governar o Brasil pelos próximos quatro anos. Quanto à esta Eleição Presidencial, ficou muito clara a intenção e vontade POPULAR de escolher sua Candidata para Presidência do Brasil, mesmo com muita resistência da MÍDIA: Jornais, Revistas, TV , INTERNET e etc… Que em vão, tentaram ferozmente impor !…

  59. Gato disse:

    Não sou politico, não gosto de politica, as pessoas não entendem é que eles não se preocupam com nós, quando votam em projetos não pensam no povo e sim nos partidos, na maioria das vezes é para beneficiar o povo, não se enganem e nem deixe enganar a eleição já acabou, o Brasil não pode parar, ficar procurando problemas é um retrocesso!

  60. Vinicius disse:

    Kennedy…te respeito como Profissional,porém não concordo em nada com o seu ponto de vista. Destaco que não sou PSDB muito menos PT. Mas vejo a todo instante contestações tanto nas redes sociais como em programas de TV e radios de especialistas tecnicos contestando o processo eleitoral Brasileiro, apresentando embasamentos tecnicos que fundamentam suas argumentações. Ou seja, acredito que seja sim o momento adequado para rever esse processo eleitoral. Afinal, a pergunta mais simples de todas, porque os EUA, Alemanha e outros países mais desenvolvidos que nós não utilizam esse sistema e o pior …porque a India,Paraguai e outros países após testarem a nossa URNA a desaprovaram. É ou não no minimo curioso?

    • Claudia disse:

      O fato é que este resultado não será alterado, uma vez que por ventura mudar este resultado, vai se criar em torno disso um outro problema, vai trazer insegurança de resultados de eleições passadas, quer queira quer não o resultado é este e pronto. Michel Temer (PMDB) afirmou: “nem se a gente quisesse, a gente não tem condições de perder a eleição”

    • JOAO.SP disse:

      SE O SISTEMA DE URNAS ELETRONICAS FOSSEM TAO SEGURAS OS EUA, JÁ TINHAM UTILIZADO A MUITO TEMPO, COMO UM PAÍS TAO ELETRONIZADO E INFORMATIZADO NAO UTILIZAM UM SISTEMA DESSES, E SE ATÉ A NSA TEVE SEUS DADOS VAZADOS COMO A ELEIÇAO NO BRASIL NAO PODERIA TER SIDO FRAUDADA AINDA COM UM PARTIDO E SEUS ALIADOS TAO CORRUPTOS NO PODER. ATÉ O PRESIDENTE DO TSE É UM PETISTA

  61. Alexandre Vieira da Cunha disse:

    Exatamente como vc disse. 70% queriam mudança. Houveram diversas situações em que pessoas iam votar e já tinha sido utilizado seu voto. Um partido como o PT impregnado de corrupção, não é nada difícil fraudar eleições

  62. Edmar Oliveira disse:

    O PSDB ainda não digeriu a surra que levaram, aliás, estão sendo surrados há muito tempo, nem a convocação do Romário, que está jogando apenas com a língua, do Ronaldo Fenômeno que tá muito gordo pra correr, do Neymar que além de não jogar no Brasil ainda tá traumatizado pelos 7 a 1 e outro apoio que levou um banho foi o da Marina que em vez de ajudar piorou as coisas. O PSDB tem que trocar de técnico por que tá igual time que não aceita a derrota e corre para STJD pra ganhar no tapetão. Se o Aécio perdeu em Minas será se ele foi toda essa Coca-Cola em seu governo e atuação como senador? Será se o pessoal do Rio de Janeiro é tão burro assim? Só é inteligente neste país quem votou no Aécio? Eu que votei nulo sou considerado o que? Burro? Mediano? Inteligente? Ou nenhuma das anteriores? Os riquinhos que falaram em deixar o país realmente vazaram? E o Lobão? Deixou o país ou ainda tá enchendo o saco dos outros. A questão é que não souberam trabalhar numa campanha tão sórdida e tão baixa dos dois , lados. A direita brasileira lotada de ricos dominantes e a esquerda lotada de pessoas fora do bom e do melhor travam uma guerra inclusive santa onde Deus é jogado nesta lama de política. Pois bem, estão procurando uma revolta, uma guerra onde os militares estão apenas o momento de dar novo golpe com a ajuda das elites, como aconteceu no passado, e jogar novamente o país nas trevas. É hora de amainar a raiva e trabalhar direito pra não querer ganhar no tapetão. Pedir revisão é um direito democrático até porque no Brasil tem de confiar desconfiando pois é um pais essencialmente corrupoto em todas as esferas e todos os partidos brasileiros tem rabo preso com alguma falcatrua, em Minas o Mensalão Mineiro, em Brasília o Mensalão do DEM, em São Paulo o rolo do metrô e no PT a Petrobrás, o Mensalão do PT e partidos aliados e enfim temos uma frágil democracia que a qualquer momento pode sofrer um golpe de estado novamente por nossa própria burrice, pois estamos dando campo pra isso em querer separação de regiões, irmãos contra irmão e por aí vai, digo uma coisa os caras estão louco pra voltar e nós estamos dando corda, tomara que isso não aconteça por que vai ser o fim da nossa frágil democracia.

  63. Lara Braga disse:

    A AUDITORIA É mais do que JUSTIFICÁVEL não só devido às diversas denúncias de fraude reportadas tanto por mesários como por eleitores que compareceram e não votaram porque seus votos já tinham sido computados como também porque o TSE PROIBIU TESTES PRÉVIOS NAS URNAS. No mais, é bom lembrar que HOUVE FRAUDES EM ELEIÇÕES PASSADAS COMPROVADAS PELA POLÍCIA FEDERAL não nas urnas, mas na rede durante a transmissão dos votos! Além disso, TESTES, feitos ANTERIORMENTE por universidades brasileiras, COMPROVARAM A NÃO CONFIABILIDADE das urnas, sendo praticamente impossível rastrear certos tipos de fraudes!
    O erro do PSDB é não dizer com todas as letras que essa É SIM uma CONTESTAÇÃO do resultado das eleições. Foi a primeira vez que não se acompanhou em tempo real a apuração. É de se perguntar qual a real motivação da antecipação do horário de verão! Não podemos esquecer que o PRESIDENTE do TSE, Sr. José Dias Toffoli, É ainda ADVOGADO do PT e, portanto, IMPARCIALIDADE É O QUE FALTA nessa apuração. Além do mais, depois de todas as falcatruas denunciadas contra o governo É IMPOSSÍVEL não pensar em FRAUDE! Ainda lembrando o amplo movimento por mudanças, ESPERAVA-SE, portanto, a MUDANÇAS DE GOVERNO E NÃO CONTINUIDADE DA SITUAÇÃO, ALGO NO MÍNIMO ESTRANHO!

  64. Ricardo disse:

    choro de coxinha derrotado…esperneia, esperneia quem sabe em 2022 pós 8 anos de lula kkkkkkkkkkk

  65. RegisWinner disse:

    Háháháháháhá!!! Foi ótimo esse Aécio ter perdido mesmo, pois o preconceito era grande durante a campanha e só fez aumentar após a derrota do mesmo. A arrogância e o excesso de ironias dele,me fizeram mudar de lado no segundo turno. Toma aí cambada!!!

  66. Maria Aparecida Nascimento disse:

    Kennedy,
    E porque não fazer uma auditoria se existe alguma dúvida. Acredito que se somente meia dúzia de pessoas colocarem em dúvida a lisura das urnas é motivo mais do que suficiente para fazer uma auditoria. Aliás acho que nas próximas eleições deveriam ser contratadas empresas estrangeiras para fazerem auditoria toda vez que se tivesse eleições.

  67. Ariel Ortiz de Zárate Gómez disse:

    Por favor me explica essa dicotomia Psdebista. O deputado federal Carlos Sampaio, coordenador jurídico do PSDB, afirma que não se trata de um pedido de recontagem de votos, mas de uma checagem sobre o processo eletrônico de votação e de apuração. Sampaio também diz que o TSE se comportou de modo imparcial e que o partido não está questionando a lisura do processo. Afirma não ter prova de eventuais fraudes.

  68. Humberto disse:

    Quem não sabe o porquê da vitória do PT não lê jornal. Espalharam pela periferia do país inteiro, e não só, mas principalmente, no Nordeste, que o adversário ia acabar com o bolsa família. Foi por isto, embora tivessem outros ataques inescrupulosos, como o do Lula em MG, que falou até que o Aécio bebe (o Lula só bebe água, todos sabem!). Tem que fazer auditoria, sim. Tem PTista de carteirinha em altos postos que podem influenciar em resultados

  69. Luiz disse:

    Senhores comentaristas, a auditoria deve ser feita no 1º turno, pois acho quem deveria ter ido para o 2º turno das eleições era a Marina Silva e não o Aécio. Concordam?

  70. Emerson da Siva disse:

    Defendo o direito de auditoria, porque não fazer, seja auditoria para presidente, governador, senador ou deputados, devemos pesquisar o trabalho destas urnas, até meu trabalho é auditado duas vezes por ano, nem por isso digo que meus superiores estão contestando o meu trabalho…

  71. Jose Maria disse:

    Que haja auditoria e que se comprove o que tiver de ser comprovado. Assim o eleitor saberá como votar nas próximas eleições. Porque, que existe dúvidas, ah, isso existe. Principalmente quando sabemos que em eletrônica tudo pode ser fraudado.

  72. Daniel Mantovanello disse:

    Claro que é necessário esclarecer o povo. Eu mesmo não consigo acreditar que esta urna seja segura e a prova de fraude. Quem garante isso? Há algum comitê de especialistas garantindo isso? Há alguma entidade internacional séria garantindo isso?
    Se algum jornalista tiver certeza de que a urna é séria, por favor nos prove. A função do jornalista não é só dar palpite, é investigar e trazer informações daqueles que detém o conhecimento.

  73. Mansur disse:

    Me desculpe Sr. Kennedy, respeito sua fala, mas uma empresa é auditada para validar seus processos, sempre Quando ela busca ser reconhecida como empresa responsável e qualificada. Aliás até mesmo para participar de licitações públicas muitas vezes estas auditorias são solicitadas. Porem como as urnas não foram auditadas antes do processo, instaurou-se a dúvida. O que você esqueceu de colocar em seu comentário, foi que nas eleições anteriores, elas (as urnas) passavam por auditoria e processo de validação e qualidade antes do dia da votação, o que parece que não ocorreu desta vez, pelo menos é o que a impressa tem difundido.

  74. João Wahterj disse:

    O povo merece esse governo… pior economia desde 1890, isso mesmo 1890!!!
    Influenciadas pelo fraco resultado do governo, as contas de todo o setor público, que incluem o governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registraram em setembro o pior resultado de todos os meses, segundo números divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (31).
    No mês passado, as contas públicas registraram um déficit primário (receitas menos despesas, sem contar os juros) de R$ 25,5 bilhões. Até o momento, o pior resultado para todos os meses havia sido registrado em dezembro de 2008 (déficit de R$ 20,95 bihões). A série histórica do Banco Central tem início em dezembro de 2001.

  75. camilo disse:

    não concordo com voce, tem diversos videos pela internet mostrando problemas dessa maquininhas xing ling, é que a imprensa oficial (que recebe verbas é claro) não mostram esses videos.

  76. Vinicius Azambuja disse:

    No Brasil uma pessoa que questiona e busca os seus direitos sempre é taxada de chata, é um erro, deixa assim, isso não leva a nada… Deixa o PSDB fazer o que acha correto. Não está fazendo nada contra a democracia. Seria muito mais relevante questionar atos errados, antidemocráticos, corruptos, mentiras eleitorais… de qualquer um dos lados. E há vários!!

  77. Tony Scostt disse:

    Mostrar lisura, transparencia e honestidade é um erro? Entendi direito?

  78. Tonho da Lua disse:

    não entendi quel o problema Kenedy

  79. Gilvan disse:

    Acontece que a ficha do PT é muito suja ! Ninguém ( além dos petistas ) acredita mais nesse partido que toda semana se mete numa maracutaia, e por esse motivo bastar auditar e tirar a dúvida.

  80. Lucas Cassiano disse:

    Qualquer processo precisa e pode ser auditado. Qual o problema em auditar? Quem não deve não teme!

  81. Jose Dalvo disse:

    Relação com a vida prática do eleitor. Essa é a sentença imperativa: a votação de Alckmin em São Paulo é justificada pela vida prática, cotidiana, do paulista? Qual índice positivo o governador reeleito de São Paulo apresentou? falta de água? falta de segurança? falta de qualidade nas escolas de ensino fundamental? falta de transparência no governar? Falta de metrô? Falta de qualidade na assistência médica? Esses tucanos estão se enterrando cada vez mais… É o que dá se aliar a Opus Dei. Essa apelação é a falta de perspectiva que pode levar ao suicídio.

  82. JOACIL DA SILVA CAMBUIM disse:

    Qualquer auditoria ou recontagem dos votos, como queiram, é legítimo. O que se questiona é: com base em quê? E princípio de direito que todo pedido feito na esfera judicial deve ser fundamentado. Mas, pelo que li sobre as explicações do nobre deputado, o fundamento é o inconformismo manifestado pelos eleitores de Aécio, nas redes sociais. Com esse fundamento, podemos pedir qualquer coisa, até mesmo a revisão do “mensalão” ou das decisões que concederam benefícios aos condenados. Ou dos inúmeros casos de arquivamentos de inquéritos contra políticos de vários partidos. Sim, porque as manifestações nesse sentido são muitas.

  83. Jairo Dias Júnior disse:

    O PSDB fez o que tinha que ser feito. Dentro do que a lei possibilita esta dando ouvidos a sua militância. Viva a democracia. Que história é essa de “erro político”?

  84. Marisa Chavás disse:

    Tem que auditar, sabemos do que esse bando é capaz.

  85. Leo Oliveira disse:

    Só falta o PSDB cantar “Traidor, traidor, se tem coisa que não presta é o tal do eleitor”.

    Além de perdedores, são chorões, o que é péssimo politicamente. Ninguém gosta de perdedores pirracentos.

    A partir do momento que o PSDB coloca em dúvida a lisura do processo, todo e qualquer resultado vai poder ser auditado.

    Se o TSE abre o precedente, todo e qualquer deputado, vereador, prefeito, governador, senador, vai poder contestar o resultado eleitoral, o que tornaria inviável, não o processo eleitoral em si, mas a própria democracia.

    Ao invés de se perguntarem por que tiveram menos votos pela quarta vez seguida, os tucanos partem para o golpismo baseado em achismos.

    Se querem ganhar, revejam os próprios princípios, parem de fazer uma oposição cega pelo ódio… Quem sabe nas próximas eleições tenham alguma chance.

    “Traidor, traidor, se tem coisa que não presta é o tal do eleitor…”.

  86. sidney disse:

    Será que não existe a possibilidade de manobra do TSE em transformar votos de Aecio em ABSTENCAO, desta forma nunca irao encontrar erro, os observadores que acompanharão a contagem são da Venezuela, Argentina, Cuba…
    Outra coisa qual problema de auditar?
    Fale para um acionista que nao pode auditar a empresa, trara desconfiança, a auditoria da credibilidade a votação.
    Lembram que até o Bush foi reeleito em meio a desconfiança de manipulação dos votos da Florida.
    Porque no Brasil, o pais da corrupção, seria diferente?

  87. A disse:

    Em suma, o obtuso deputado não têm provas de nada, só quer o famoso “encher o saco”!

  88. A justificativa do pedido é uma só: não deixar que a incompetência da derrota seja percebida.

  89. Fabiano Carreira disse:

    Nem países de 1º mundo, com total controle de sigilos e segurança em dados secretos, acreditam em tal sistema eleitoral.

    O Brasil é um país ignorante, com uma “democracia” que beira ao ridículo, onde o povo vende seu voto por qualquer apoio financeiro ou auxílio.

    Estamos mundo longe de sermos exemplos.
    E se nosso sistema fosse LOUVÁVEL e CONFIÁVEL, porque outros países se recusam a fazer suas eleições com o mesmo sistema?

  90. Jaime disse:

    Amigos, depois de ler tanta coisa sobre possíveis fraudes em urnas eletrônicas, e não só na última eleição, a partir de hoje só voltarei a votar se:

    1) A urna eletrônica emitir, imediatamente ao meu “CONFIRMA”, a cédula confirmando a quem foi dado o voto ou se foi nulo ou branco, igual a qualquer votação tradicional, sem necessidade de identificar o eleitor;

    2) Deposito em seguida na urna tradicional;

    3) A urna eletrônica servirá para apontar o vencedor/eleito de maneira rápida, eficiente e confiável, como é o propósito da mesma;

    4) A divulgação oficial pelo TSE, somente após a contagem tradicional dos votos daquelas cédulas depositadas nas urnas tradicionais e lacradas. A contagem será com a fiscalização de todos os partidos durante as contagens, exatamente como funcionava e funciona em todos os locais onde há votação tradicional. Os votos depositados nas urnas tradicionais servirão de contra-prova e necessariamente terá que dar o resultado exatamente igual àquele divulgado horas depois do encerramento das votações. Caso contrário haverá recontagem. Não se confirmando os números das urnas eletrônicas, anula-se a eleição e convoca-se nova, pois está confirmada a fraude.

    Não há mais como seguirmos com um processo de votação onde não tenho a menor chance de validar o meu voto e ser “obrigado” a acreditar no que querem que eu acredite. E não confio nas autoridades brasileiras por motivos óbvios. Sinto muito.

    Fora isso, doravante, vou justificar TODOS os meus votos. NÃO CONFIO MAIS NA URNA ELETRÔNICA, SIMPLESMENTE PORQUE É COISA DE PAÍS QUE ENDOSSA E APROVA ROUBO E CORRUPÇÃO, NAS URNAS.

    Sugestões são bem-vindas. Obrigado.
    Jaime Benemond.

  91. Victor disse:

    Como são incompetentes esses tucanos. Perderam uma eleição praticamente ganha e ainda não aceitam a derrota. O nome disso no futebol é tapetão. Será que a Veja não trará nenhuma “denúncia” sobre a fraude no processo eleitoral? Basear esse pedido em teorias de conspiração das redes sociais, parece coisa de adolescente. Um conselho: aceitem que doi menos.

  92. Ulisses Veloso disse:

    Quem não deve, não teme, se não há fraude, que se faça a auditoria. Vai fortalecer ainda mais o sistema eleitoral Brasileiro se tudo estiver certo.

  93. José Carlos Cardoso disse:

    A democracia é um processo, e me parece que ainda não estamos preparados para exercê-la de maneira correta. A política tá sendo discutida como se fosse futebol e isso, em grande parte, é culpa dos candidatos, que fizeram debates de péssimo nível. Se atacaram, quase se atracaram, mas ideias que é bom, quase não se discutiu. Fora esse fenômeno do ódio recíproco que foi multiplicado pela existência das redes socais. Sei lá, o caminho não esse.

  94. Adalberto Silverinha disse:

    Ora Ora um PT só pode achar que foi tudo normal. Este sistema é fraco, já se sabia que teria fraude antes da eleição, foi recusado por variais nações de ponta, como Alemanha e EUA, até o pobre Paraguai o recusou, só tem no Brasil e no Suriname, todos estão errados e só o Brasil O CERTO. Houveram várias fraudes das mais diversas. daqui a uns 30 anos vão fazer um comissão da verdade que vai revelar os cofundadores. O Brasil é uma piada e pior sem graça.

  95. Diego disse:

    Então peçam auditoria para o resultado das eleições do governo de São Paulo também. Ou só há possibilidade de fraude quando o resultado é contra eles?

  96. VANIA SANTOS disse:

    NUNCA CONFIEI NESTAS URNAS, COMO CONFIAR EM UM PRODUTO EM QUE SEU IDEALIZADOR FOI PRESO NO EQUADOR
    POR FRAUDE EM URNAS? SO NO BRASIL MESMO E SEM CONTAR QUE ESSAS URNAS FORAM REJEITADAS QUASE QUE NO MUNDO TODO, DOU MINHA CARA A TAPA SE O TSE VAI FAZER A COISA CERTA, SE O TSE ACEITAR A AUDITORIA ELES VAO ESCOLHER AS URNAS A SEREM PASSADA PELA AUDITORIA E NAO COMO SERIA CORRETO ATRAVEZ DE SORTEIO EU ADMIRO A MARIA MAS NAO SOU COMO ELA EU DESISTI DO BRASIL EU TENHO UMA OTIMA PROFISSAO AQUI NO BRASIL MAS TO JUNTANDO DINHEIRO PARA ME MUDAR DE PAIS O MELHOR DE CONTINENTE…

  97. augusto disse:

    Quanta besteira foi lida nesta artigo, primeiro que não tem radicais no PSDB isso é coisa do PT, segundo que se gravações aos montes pipocando e mostrando sérios indícios de fraude não são suficientes para se pedir uma auditoria, nada mais é. e terceiro e pior, o TSE imparcial????? hahaha. O digníssimo aí prestou um grande desserviço à nação ao comentar algo que ele não tem conhecimento. pois deve ficar assitindo de camarote e não vivencia o que metade do Brasil tá questionano. Assim fica fácil dar opinião. Eleição séria é aquela que eu você, eles, podemos depois de votar, comprovar em quem votamos, afinal se o voto é livre, porque esconder? E a Caixa Econômica distribuindo jornal tacando pau no Aécio? e os Correios levando propaganda política da Dilma de porta em porta?, Foi tudo alucinação de tucanos com mania de perseguição??? Hoje em dia com o bom e útil celular, nada mais fica escondido ou anônimo por muito tempo, nem o voto do Sarney…

  98. Raul disse:

    Qual problema de fazer uma auditoria? Quem nao deve nao teme.

  99. durval franca disse:

    aqui no meu estados tenho vários amigos que de ultima hora não votaram por suas zonas eleitorais terem mudado pra muito longe do ponto comum. ou quando digitado o numero na urna ela computou varias vezes confirmando o mesmo voto. isso não e fraude

  100. samuel henrique fornari disse:

    Oh Kennedy, o PSDB não está questionando o resultado nem fomentando o radicalismo…Existem diversos especialistas colocando dúvidas. Você não viu em Osasco na ultima eleição? 79927 não votaram, 79927 brancos e nulos e 79927 justificaram…Isso é normal?? E deu em que? Arquivamento…Se não existe problema, nada mais justo do que os partidos nomearem especialistas para auditoria. Isso fortalece a democracia e a confiança no sistema. Proibir porque? porque o sistema não pode ser aprimorado se apontando possíveis falhas?? Você tem medo de que????

  101. alexandre disse:

    Se quiserem mandaremos videos que comprovam fraudes, em todos os estados, ate em TV aberta se passou fraude nas urnas o que tera que acontecer pra esse pais acordar, e ainda tem quem defenda a veracidade dessas urnas fraudulentas.

  102. JJAbrahms disse:

    Não seria bastante o TSE simplesmente indeferir o pedido? Questionar um processo de votação coloca em dúvida não apenas a eleição recente mas todas as outras já havidas. O PSDB está passando a impressão de que vai recorrer ao golpismo através de ações para tumultuar a Nação e as instituições. Espero que o PT se manifeste e faça valer a lei e a ordem constituída.

  103. Beth disse:

    Não entendem como a Dilma ganhou se 70% da população queria mudança… A população realmente queria mudança. Mas talvez o Aécio estivesse bem longe dessa mudança!… o Povo pode ter ponderado sobre ter Aécio como presidente ser a repetição de um período traumático para o Brasil. Diante disso, o povo decidiu ficar com o menos horrível…

  104. ALEXANDRE BRASILEIRO disse:

    Vocês da direita estão mexendo com uma coisa muito perigosa. A vontade de 54 milhões e meio de cidadãos. Essas vozes e esses braços não vão permitir o golpe. Vocês estão fomentando uma guerra civil. Conseguimos manter nosso território íntegro nesses mais de 500 anos de história, ao contrário de nossos vizinhos da América espanhola, que se esfacelaram em inúmeros países. E vcs agora pregam uma divisão. Essa irresponsabilidade de vcs. direitistas, em uma situação extrema, pode levar a uma guerra civil. Vejam o exemplo da Ucrânia. Não se quer esse derramamento de sangue no Brasil, com exceção de alguns loucos fanáticos, dos dois lados. Mas todo esse ódio que vcs direitistas estão alimentando, pode degenerar numa histeria coletiva. Chamar os 53 milhões de Nordestinos de burros, retrógrados, bovinos, miseráveis e outros insultos, é mexer com os brios de uma gente muito valente. Além disto, a periferia das capitais do sudeste a quem também são estendidos estes insultos,é muito numerosa. Não acendam o pavio.

  105. wilson maejima disse:

    ” ELES” fraudaram as pesquisas (comprovadamente),vocês fraudaram as noticias ( inquestionavelmente ), vocês fraudaram a mídia ( descaradamente ), vocês fraudaram ” o não vai ter copa “, vocês fraudaram a copa , vocês fraudaram as urnas ( principalmente em São Paulo e Paraná ) – e muito mais – porque vocês são fraudulentos por natureza – e mesmo assim perderam por uma diferença de mais de 3,5 milhões de votos , estudos internos indicam que a diferença real seria de mais de trinta milhões de votos para a Presidenta DILMA (sem as falcatruas )- nossa presidenta reeleita – limpa – ilibada – altiva – e mesmo assim perderam – agora tentam fraudar a eleição democrática da Dilma com esta fraudulenta tentativa – que lógico mais uma vez não vai dar certo – acredite – e se preparem – porque não ficará pedra sobre pedra – com relação a corrupção – perderam feio em Minas – o governador agora é do PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES E SEUS ALIADOS – e o desmonte já se iniciou – corram – se correr o bicho pega – se ficar o bicho come – centenas de operações da POLICIA FEDERAL ESPECIAL estão em andamento – olhe eles ai chegando para realizar as prisões e as apreensões – acredite – AGORA GAME OVER !!! E se cuidem com o povo – nós somos 190 milhões – vocês apenas 12 milhões – filhotes da ditadura – torturadora e assassina – se cuidem !!!

  106. Jorge de Jesus disse:

    Nunca confiei nessas urnas eletrônicas, se ela fosse uma coisa boa os países de primeiro mundo teria, no caso dos EUA, tem que fazer uma auditoria e se for constado fraude prende a Dilma, o Presidente do TRE, o presidente do PT, o Lula… Que se faça Justiça

  107. Cleber disse:

    quando tiro meu extrato no banco e vejo algo q esta errado… vou direto a minha gerente, e pedir uma explicação quanto ao lançamento q não reconheço… Já q não mais confio na urna eletrônica.. e se nada tem de errado… pq toda essa discussão!!! deixe acontecer.. todo mundo tem direito a duvida e ela tem q ser esclarecida.. simples assim.. não se trata de partido, e sim, de uma explicação para o povo…

  108. Mario disse:

    Queridos: assistam o documentário HACKING DEMOCRACY LEGENDADO no youtube para saber a verdade sobre “NOSSAS” urnas eletrônicas. Depois comentem.

  109. Bruno GH disse:

    Não é necessário ter indícios para se pedir auditoria Kennedy. Mas, se for, tem sim indícios. Foram diversas reportagens sobre os testes feitos nas urnas antes, inclusive pelo PDT, com um aluno da UnB. Mostraram ser possível fraudar. Isso não significa que houve fraude. Mas o próprio TSE deveria, por sua conta, audita e mostrar o resultado, esfriando os mais radicais. Nem precisaria ter sido o PSDB a fazer isso!
    Em tempo… hj pela manhã ouvi um comentário numa rádio taxando, corretamente, o pedido de revisão de votos de factoide. Pois é… primeiro que se o resultado fosse o inverso, tenho certeza absoluta que o PT tb pediria recontagem, é direito do partido pedir isso, não há mal algum. O que gera, na verdade, um factoide, é a forma como a imprensa trato o tema. Dá destaques acima do necessário, entrevistas os envolvidos (políticos, juízes etc.) como se o pedido fosse coisa de outro mundo. Pra mim é algo como pedir para conferir o troco na padaria. Reconta, vê que está certo e vida que segue. Ao reclamar tanto da ‘imprensa golpista’ (PIG), as mídias de esquerda fizeram igual, com esse caso. E tb, falam tanto de Veja, Globo etc . mas se esquecem de que qdo o PSDB era governo, esses mesmos veículos tb faziam reportagens com manchetes contra o governo, capas ‘escandalosas’ etc. A imprensa de massa é assim, precisa de manchetes para venderem. Isso para mim está muito claro! Podem colocar um ‘santo’ lá que existiram manchetes factoides.

  110. Mario disse:

    Bruno GH, não adianta auditar nada. Como o documentário mostra, NÃO HÁ O QUE AUDITAR, pois não existe rastro. Realmente, a inocente afirmação do TSE de que nunca foi constatada nenhuma fraude é verdadeira, pois não há como verificar-se nada. As urnas americanas são do mesmo fabricante das nossas. Simples assim.

  111. Kássia disse:

    Eu acho um absurdo suspeitar do processo eleitoral, do TSE. Imagina! Um país sem corrupção, com políticos dignos! Os países, que se dizem sérios, não quiseram adotar o nosso moderno sistema de urnas eletrônicas porque são bobos, atrasados. Santa ingenuidade ou santa ignorância! Isso, façam o que o PT deseja, ignorem e desrespeitem a razão, os argumentos e creiam piamente nas falácias desse governo bolivariano.

  112. EU NUNCA CONFIEI E NUNCA IREI CONFIAR, SÓ TROUXA CONFIA.

  113. joel disse:

    Esse Antonio Carlos é um petista cego. Tá na cara! Dizer que há democracia na Venezuela… Porque ele não vai morar lá então. Ele poderia explicar como o IBOPE e Data folha erraram tão feio no primeiro turno e acertaram na mosca no segundo. Acorda Brasil!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-10-15 07:55:45