aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
11-05-2020, 15h53

Autoquarentena de Fauci é mensagem contra tentativa de Trump de normalizar covid-19

Três alto oficiais de saúde decidem se isolar quando casos aparecem na Casa Branca
3

Kennedy Alencar
WASHINGTON

A autoquarentena de três altos oficiais de saúde dos EUA é uma clara mensagem contra a tentativa do presidente Donald Trump de normalizar as mortes por covid-19 a fim de forçar uma reabertura mais rápida da economia nos Estados Unidos.

Hoje, Trump tuítou o seguinte: “Números do coronavírus estão parecendo MUITO MELHORES, caindo em quase todos os lugares. Grande progresso está sendo feito!”.

É uma meia-verdade, porque há redução de casos de covid-19 em alguns Estados, mas de aumento em outros. A diminuição se deve, em grande parte, à queda dos números negativos no Estado de Nova York. O governador do Estado, Andrew Cuomo, disse que será possível fazer reabertura parcial a partir do fim de semana.

No entanto, ainda não se refletiram nos hospitais os efeitos da reabertura da economia em 47 dos 50 Estados, o que começou há cerca de duas semanas em alguns lugares, mas ganhou mais força a partir deste fim de semana. Trump tenta aparentar que a situação estaria sob controle justamente quando há casos de covid-19 dentro da Casa Branca _o lugar, em tese, mais seguro dos Estados Unidos.

Três integrantes do alto escalão de governo, todos na área de saúde, mandaram mensagem diferente de Trump ao começar uma autoquarentena. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e um dos respeitados epidemiologistas dos EUA, Robert Redfield, diretor do Centro de Controle de Doenças, e Stephen Hann, chefe da agência de Administração de Drogas e Comida, declararam que farão quarentena por conta própria porque estiveram em contato com uma pessoa que contraiu covid-19.

Eles fazem a autoquarentena que Trump e o vice-presidente, Mike Pence, deveriam fazer. Trump e Pence dão mau exemplo. Um ajudante-de-ordens do presidente contraiu covid-19. A secretária de Imprensa de Pence e da força-tarefa de combate à covid-19, Katie Miller, também está doente.

Pelas recomendações da própria força-tarefa, Trump e Pence deveriam fazer uma quarentena por duas semanas, ainda que sob condições especiais. Anthony Fauci falou que faria uma “quarentena modificada”, pois continuaria trabalhando.

A mensagem de Fauci é correta e enfraquece o lobby que Trump faz pela reabertura da economia.

Hoje, também no Twitter, Trump pressionou o governador da Pensilvânia, o democrata Tom Wolf, a reabrir logo a economia no Estado. Trump disse que democratas gostariam de adiar a reabertura até 3 de novembro, dia da eleição presidencial. Ele faz um jogo eleitoral, afirmando que democratas querem manter regras duras de distanciamento social e de bloqueio econômico a fim de prejudicá-lo eleitoralmente.

Trump joga como o presidente Jair Bolsonaro. Tenta normalizar as mortes por covid-19, pois as considera o preço a pagar para reabrir a economia. Mas, sem testes em larga escala, essa é uma aposta arriscada. A Universidade de Washington, do Estado de Washington, aumentou a previsão de mortes até o início de agosto. A estimativa subiu de 134 mil para 137 mil.

A autoquarentena dos três integrantes do governo mais a chegada de casos de covid-19 na Casa Branca mostram a incoerência de Trump e Pence ao defender que o país reabra logo a economia.

Os casos de covid-19 na Casa Branca também tiram força dos argumentos de Trump para minimizar os testes em massa. Na Casa Branca, há testes todos os dias para tentar mapear casos e manter a rotina de trabalho. O mesmo valeria para os cidadãos, só que eles não têm acesso aos testes que Trump, Pence e funcionários da Casa Branca fazem todos os dias.

*

Bateu forte

O ex-presidente Barack Obama fez a sua crítica mais dura a Trump, classificando como um “desastre caótico” a resposta que o atual ocupante da Casa Branca deu ao coronavírus.

Feita em conversa com auxiliares na última sexta-feira, a crítica de Obama a Trump contraria a tradição de ex-presidentes evitarem críticas ao presidente de turno. Trump se queixou, porque há uma desconfiança de que houve um vazamento premeditado.

Mas o fato é que as palavras de Obama são uma pílula de como os democratas deverão tratar Trump na campanha eleitoral. Nas pesquisas, Trump está em desvantagem em relação a Joe Biden, ex-vice-presidente de Obama que deverá ser indicado candidato na convenção de agosto.

Entre as críticas, Obama também falou do caso de Michael Flynn, ex-conselheiro de Segurança Nacional de Trump que admitiu ter mentido a investigadores federais a respeito de contatos com a inteligência russa.

Na semana passada, o Departamento de Justiça retirou as acusações, apesar de Flynn ter confessado e se declarado culpado. Para Obama, isso reflete a pressão de Trump sobre o Departamento de Justiça, gera “preocupação” e mostra que há “risco” sobre o “entendimento básico a respeito do império da lei”.

Trump tem feito interferências políticas nos Departamentos de Justiça e de Estado para combater o que ele chama de “Estado profundo”, que seriam servidores públicos com agenda própria para tentar tirá-lo poder.

Ouça abaixo o comentário:

Comentários
3
  1. Walter Nobre disse:

    Kennedy, a reabertura vai acontecer em algum momento, não pode ser uma pixotada, é necessário o planejamento com segurança, totalmente paramentados. Não há como evitar esta ação no Mundo todo, cada um deverá responder pela insegurança e mortes pela mortalidade excessiva, não há economia no mundo que tolere a quarentena a perder de vista, isto é um fato inevitável. O comentário do Barack pode ser positivo em ate, o Povo esta nas mãos do destino, o Trump terá que ser conservador e meticuloso, nesta retomada, deverá não sofrer solavancos em demasia, ou estará prejudicado. acusar o Trump de ter privilégios com a justiça, é um tanto intangível, não tem mérito, este caminho não agrega valores, neste instante, qualquer circunstância em anular concorrente não voga.

  2. […] Fonte: Autoquarentena de Fauci é mensagem contra tentativa de Trump de normalizar covid-19 | Blog do Kenne… […]

  3. […] Trump tem feito interferências políticas nos Departamentos de Justiça e de Estado para combater o que ele chama de “Estado profundo”, que seriam servidores públicos com agenda própria para tentar tirá-lo poder. https://www.blogdokennedy.com.br/autoquarentena-de-fauci-e-mensagem-contra-tentativa-de-trump-de-nor… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-27 00:52:51