aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-01-2015, 22h08

Avanço da Educação depende de recuperação da Petrobras

14

Postado por: ISABELA HORTA

Nos discursos de posse feitos nesta quinta-feira, Dilma Rousseff defendeu o ajuste das contas públicas. A presidente admitiu que haverá sacrifício em seu novo mandato. Disse que será feito o menor sacrifício possível, mas deixou claro que o ajuste econômico terá um preço.

Uma das primeiras medidas deverá ser a elevação da Cide, contribuição que incide sobre o preço da gasolina. O governo vai analisar também em que áreas cortará despesas. Joaquim Levy, novo ministro da Fazenda, já disse que será preciso fazer uma economia maior para pagar o serviço da dívida pública brasileira.

Outro tema abordado por Dilma em seus discursos foi a prioridade à educação, o que exigirá mais investimentos na área. Isso dependerá da capacidade de exploração do petróleo, uma vez que parte dos royalties de exploração do pré-sal são destinados à educação. Mas a Petrobras enfrenta dificuldades. O preço do petróleo vem caindo internacionalmente.

Com o novo slogan “Brasil, pátria educadora”, Dilma quis se desligar da ideia de que sua gestão seria uma continuidade do governo Lula, em que as políticas sociais eram tratadas de maneira ampla. A presidente encontrou uma nova bandeira para seu segundo mandato.

Confira o comentário:

Comentários
14
  1. Edvaldo+de+França+Gonçalves disse:

    Se realmente, o interesse de todos for com a nação e não a causa própria, esta ideia deve ser levado a rigor, pois já dizia o saudoso Tancredo Neves: Nação é o povo que se apresenta, e não o que ela possui e não tem ninguém capacitado para burilar, necessitando passar gratuitamente a mãos estrangeiras em detrimento dos vossos filhos, o que é visto até hoje. “VERGONHOSO”.

  2. O problema da educação brasileira, inclusive de qualquer sistema educional no planeta, depende de algo muito mais sério do que ter dinheiro. a começar pela própria pergunta. Eu sou da área, com pesquisa no nível de mestrado pela puc sp e de doutorado pela usp sp. e sei que a coisa é muito mais complicada. só pra dar uma ideia, imagino que vcs. tenham como padrão de educação no país o departamento de educação da usp. conheço bastante. vão lá ver, é um antro de incompetência, apadrinhamento, nepotismo ideológico. Se algum leitor tiver tempo, entre no site e veja o nome de todos os professores do departamento de educação. e depois examine um por um, currículo capes, pesquisas, livros publicados, artigos publicados. e, se possível, procurem ler um texto de cada um. vão ficar assustados. os maiores nomes da usp são a autores de manuais escolares, professores sem qualquer personalidade em pesquisa. evidentmente o que eu falo é estatístico, não se trata de nenhum ataque pessoal. mas, se houver uma única excepção, por favor, me puxem a orelha.

    • walter.nobre disse:

      ISTO MESMO CARO, NÃO BASTA QUERER, TEM QUE CONHECER…A EDUCAÇÃO, DEVERIA SER; APARTIDÁRIA, COM VERBAS CLARAS E CERTAS; DIRIGIDAS PELA SOCIEDADE, E FIM DE PAPO.
      O PT, É PIOR GOVERNO, NOS ÚLTIMOS TEMPOS, PARA O SETOR.
      NESTE GOVERNO, O DESPRESTÍGIO, É ABSURDO…SÓ SE FALA EM PRONATEC…COMO SE TODAS AS CRIANÇAS, JÁ NASCESSEM APTAS PARA INGRESSAREM…PROMETEU QUATRO MIL CRECHES, NÃO FEZ METADE; DIZ ELA, QUE VAI ENTREGAR TODAS…É SÓ VÊ O PAC…TEM OBRAS INACABADAS, DESDE O PRIMEIRO; NADA FICA PRONTO, QUANDO ESTA NAS MÃOS DO PT DA DILMA.

  3. Euzinha disse:

    Acho que a oratória foi boa, falou o que os telespectadores “queriam ouvir”. Uma boa e velha politicagem. O que chamou ainda atenção foi a discreta passagem do ex-presidente Lula na posse. Será uma desvinculação do nome dela para não se prejudicar,caso ele concorra as próximas eleições?

    • Antonio Carlos disse:

      Princesa, você pode ter 4 certezas:
      Primeira: Lula pouco apareceu porque quis, para não centralizar nele as atenções;
      Segunda: Lula será candidato em 2018;
      Terceira: Lula será reeleito em 2022;
      Quarta: Depois disto o Brasil será um País muito melhor, com menos pobreza, com as suas riquezas preservadas e com uma Mídia, então não mais Golpista, cumprindo o seu papel de informar, até tomando posições, mas sendo imparcial, sem manipular o povo brasileiro.

    • DUDA MENDONÇA...LULA... DILMA: "É PRECISO 'DIZER' O QUE O POVO QUER OUVIR"...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk disse:

      É INCRÍVEL QUE AINDA HAJA QUEM POSSA ACREDITAR NUM DISCURSO DE QUEM ESTÁ FAZENDO EXATAMENTE O QUE, NA CAMPANHA ELEITORAL, “ACUSAVA” MARINA E AÉCIO DE QUEREREM FAZER – ENFATIZANDO SEMPRE QUE “ELA” JAMAIS FARIA TAL!
      PRIMEIRO NOMEIA EQUIPE ECONÔMICA PARA FAZER EXATAMENTE O QUE DIZIA QUE NÃO FARIA, E QUE “ACUSAVA” QUE AÉCIO E MARINA FARIAM, CASO GANHASSEM: “ARROCHO ECONÔMICO” PARA CONSERTAR O DESGOVERNO VISÍVEL, COM A VOLTA DA INFLAÇÃO E O BAIXO CRESCIMENTO DA ECONOMIA.

      EM SEGUIDA, NA MAIOR CARA DE PAU (HERANÇA DO MAIOR CARA DE PAU DO MUNDO, QUE DISSE CLARAMENTE QUE APRENDEU COM O MARQUETEIRO DUDA MENDONÇA QUE É PRECISO APENAS “DIZER” O QUE O POVO QUER OUVIR (Veja no youtube o vídeo sob o título “Lula conta como chegou ao poder),

      APRESENTA MUDANÇAS EM BENEFÍCIOS SOCIAIS E DIZ: “PROMETI QUE NÃO MEXERIA NOS BENEFÍCIOS SOCIAIS E VOU CUMPRIR”!
      QUANDO FALA DO COMBATE À CORRUPÇÃO, DÁ A IMPRESSÃO QUE O PT E SEUS ALIADOS NADA TÊM A VER COM ISSO…
      AÍ DIZ SEM CLAREAR, SEM DAR NOMES AOS BOIS: ” VAMOS COMBATER AS FORÇAS INTERNAS E AS FORÇAS EXTERNAS”!
      E DEIXA MARGEM PARA MUITOS PENSAREM: “FORÇAS INTERNAS (SERÃO OS PETISTAS) E FORÇAS EXTERNAS (SERÃO OS NÃO PETISTAS, PORÉM ALIADOS?), COMO:
      OS DIRCEU’S, GENOÍNOS, PALOCCIS, BARBALHOS, RENANS, ‘PAULINHOS’ ROBERTO’S COSTAS, JOÕES PAULO’S CUNHAS, VALDEMARES COSTAS NETOS, DELÚBIO’S SOARES, GILBERTO’S CARVALHOS, RUI’S FALCÕES, HENRIQUE’S EDUARDO’S ALVES, SEVERINO’S CAVALCANTI’S, PAULO’S MALUF’S, ERENICE’S GUERRA’S, ROSEMARY’S NÓVOA’S DE NORONHA’S, ROMERO’S JUCÁ’S, CANDIDO’S VACAREZA’S, ORLANDO’S SILVA’S, MARIO’S NEGROMONTE’S, ALFREDO’S NASCIMENTO’S, WAGNER’S ROSSI’S, PEDRO’S NOVAIS’S, CARLOS LUPPI’S, AGNELO’S QUEIRÓS’S, A TROPA DE CHOQUE NO STF ETC…

      • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

        Nossa, que gritaria !!!!!
        Não fique tão desesperado, quem sabe lá pra 2042, acho pouco provável, vocês voltem a ter alguma chance ?

  4. carlos gutierrez cerqueira disse:

    O que ocorrerá ninguém sabe dizer diante das duas grandes dificuldades do segundo governo Dilma conhecidas desde antes de sua reeleição: o “acerto” da economia visando a retomada do crescimento econômico, para o qual o mais importante será a definição de política econômica do país diante das incertezas porque passa a economia mundial, e que indicará o rumo das atividades produtivas e a forma pela qual a geração de riqueza será distribuída na sociedade, e a firmeza (ou não) com que encaminhará a resolução desta questão (“acerto”)no campo político propriamente dito, onde o governo se vê aparentemente obrigado a tomar “medidas” que contrariam o seu “receituário” ideológico (suspendendo, imagino que temporariamente, ou diminuindo a ênfase distributiva da renda em favor dos mais desfavorecidos que foi a sua característica nesses últimos 12 anos) diante de uma oposição que se vê hoje furtada (e frustrada) em seus propósitos de adotá-las se houvesse vencido a eleição presidencial, desse modo disposta a combater as políticas do governo, tendo porém como pressuposto que este terá pela frente problemas difíceis pela frente, não propriamente decorrentes do enfrentamento com a oposição, mas sobre tudo com setores descontentes da chamada “base aliada”, que talvez possa ser ainda mais abalada em razão dos dissabores que certamente advirão do julgamento dos envolvidos no caso da Petrobras.

  5. CARLOS Z disse:

    TRADUZINDO: TUDO O QUE DISSE EM CAMPANHA ERA MENTIRA, E AGORA TEREMOS QUE PAGAR O PREÇO DE SUA INCOMPETÊNCIA E DOS ROUBOS PATROCINADOS PELA FACÇÃO PETISTA.
    PARABÉNS BRASIL!

  6. Marcello Castellani disse:

    Brasil, pátria educadora? Esse é o slogan?!? Valha-nos oh, Deus…

  7. David Dias disse:

    Dois comentários me vem à cabeça. O primeiro é que aqui no Brasil ninguém assume. O PT fez a pior administração do governo ou melhor aconchavos de todas as espécies, enricaram e deixaram o erário e a Petrobras ser delapidada e agora quem vai pagar as contas é o povo e para eles fica bem melhor de quando iniciaram no Governo mas o povo bem que merece pois todas as eleições tiveram outras opções e escolheram a pior e agora vem a conta para ate aqueles que preferiram outras opções. Outro fato é que se confundem muitas coisas aqui no Brasil tanto os políticos como a mídia e uma delas e a EDUCAÇÃO, a educação não se aprende nas escolas, as escolas e os livros no dão conhecimentos ou seja cultura, a EDUCAÇÃO vem de berço, de família. Encontra se sempre de origem pobre, pobre não confundir com humilde, e ate analfabetos com em palavrear correto sem erros e com educação para com tudo e com todos e sem conhecimentos ou cultura sobre quaisquer assuntos e encontra se na mídia, na politica nas empresas e em todas as áreas pessoas ate com titulo de doutores, que falam bonito mas errado, escrevem bonito, frases de efeitos mas com erros gramaticais vários e que nem educação possuem ao tratar com as pessoas e as cousas.

    • Herenergilson Catalunho disse:

      Mais uma vez tenho que repetir este comentário, pois ele será eterno.
      Nós temos que parabenizar a Presidenta Dilma.
      Ela está cumprindo o que prometeu, doa quem doer.
      Outro dia eu li um comentário que dizia que nos 8 anos do governo do PSDB foram feitas somente 48 ações da PF, 6 por ano, e no governo do PT, em 12 anos, foram feitas 2.256 ações, 188 por ano. Pesquisei na internet e vi que é verdade.
      Isso quer dizer que no governo do PT a PF agiu 31,33 vezes mais que no governo do PSDB.
      É por isso que na pesquisa do Datafolha, 68% dos entrevistados consideraram o PT o partido que mais combateu a corrupção.
      Porque o PSDB impedia a PF de investigar ?????? O tal do Pedro Barusco, que vai devolver U$80 milhões, disse que desviava dinheiro há 16 anos.
      Parabéns ao PT e a Presidente Dilma, que querem passar o Brasil a limpo.

  8. junior disse:

    Sem comentáros

  9. CLERISON MAIA disse:

    O QUE VEJO AQUI EM ALGUNS COMENTARIOS AINDA É A CHAMADA “DOR DE COTOVELOS”.AS PESSOAS DEVERIAM SE CONVENCEREM QUE A ELEIÇÃO ACABOU,QUE O PIOR SENADOR DO BRASIL PERDEU!!!..QUE SE É VERDADE QUE O POVO ESTAVA INSATISFEITO COM O GOVERNO,É VERDADE TAMBEM QUE O POVO NÃO QUIS TROCAR O PT PELO PSDB,ESSA É A VERDADE.O POVO DIZIA TÁ CERTO O GOVERNO NÃO ESTÁ RUIM,MAS VAMOS TIRÁ-LO PRA COLOCAR QUEM?..VOLTAR COM O PSDB?..NÃO!!!……O ANOA COMEÇOU ,AGORA É O COMEÇO DE UM NOVO GOVERNO E QUE NÓS BRASILEIROS SEJAM OS QUE VOTARAM NA DILMA OU NÃO,ATÉ PQ ELE É A PRESIDENTE DO BRASIL,É TORCER PRA QUE AS COISAS ANDEM,DEEM CERTO,SABEMOS QUE O ANO DE 2015 SERÁ DIFICIL, A POPULAÇÃO DEVERIA AJUDAR,COMO?..COMPRAR SÓ O NECESSARIO,NÃO SE ENDIVIDAR ,E VARIAS OUTRAS MANEIRAS QUE PODERIAMOS AJUDAR NÃO AO GOVERNO MAS AO PAÍS E A NOSSO BOLSO TB.ENTÃO SÓ PRA CONCLUIR,PARA AS PESSOAS QUE VOTARAM NA OPOSIÇÃO,A ELEIÇÃO PASSOU SE CONVENÇÃO QUE EMBORA A OPINIÃO DE VCS DEVEM SER RESPEITADAS ,MAS ESSA OPINIÃO FOI VENCIDA,PRONTO ACABOU,PERDERAM,A DEMOCRACIA É ASSIM.O BRASIL É MAIOR QUE TUDO E TODOS ,VAMOS EM FRENTE!E NO FINAL DO GOVERNO QUE NÃO ESTIVER SATISFEITO,VOTEM CONTRA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.MAS AGORA É HORA DE TORCER PARA AS COISAS DAREM CERTO,DEIXAR DE IGNORANCIA E TORCER PRA DAR TUDO ERRADO PQ O PREJUDICADO SERIAMOS TODOS NÓS.NO MAIS DESEJO A TODOS ,UM FELIZ 2015 COM MUITA PAZ,SAÚDE,FELICIDADES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 06:35:24