aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
10-08-2014, 6h00

Banco dos Brics é ‘acerto’, diz Rubens Barbosa

19

ISABELA HORTA
Brasília

Em entrevista ao SBT, o ex-embaixador Rubens Barbosa disse que a criação do banco de desenvolvimento dos Brics foi um acerto porque vai “reverter em nosso favor”. A instituição que financiará projetos de infraestrutura em países emergentes foi anunciada em julho, no encontro de chefes de estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul em Fortaleza. Barbosa afirmou que os Brics têm “uma perspectiva interessante” e criticou a relação do governo brasileiro com o grupo. “Nós temos que saber o que a gente quer em relação aos Brics, o que os Brics podem oferecer para o Brasil. Não viver assim de caso a caso.”

Coordenador de política externa do programa de governo do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, Barbosa criticou a diplomacia brasileira, que é, para ele, “ideológica”. “Não estou criticando o fato do PT utilizar ideologia na política externa porque o partido ganhou as eleições, tem legitimidade para fazer a política que ele quiser. O que eu questiono é o resultado dessa política.”

Quando perguntado sobre o apoio do BNDES a empresas brasileiras no exterior, Barbosa avaliou que a ação do banco é correta. Aécio Neves tem feito críticas em sua campanha ao financiamento do banco ao Porto de Mariel em Cuba. Barbosa afirmou que é preciso ajudar as empresas a se internacionalizarem. “O que nós estamos criticando é a maneira como isso está sendo feito. Não só pela transparência, mas também pelo apoio que o governo brasileiro está dando para ditaduras africanas.”

Comentários
19
  1. joao sena disse:

    o governo(pt) tem mostrado ao mundo o mundo(aerolula)o que temos de melhor e perspectivas. investiu pesadamnete em educação (institutos federais de educação para a qualificação dos trabalhadores)investiu em saude(samu)investiu na qualifiacação dos professores e piso salarial nacional. portanto, o que é de interese ou certo para o PSDB, que só gerou deseenprego, tercerizaçoes, privatizações,sucataeamento do serviço público, então sr. assessor, o que vc está querendo com isto? cadê o dinheiro das privatizações? portanto, palpite seu não taem fundamento. não queremos ser submissos ao governo dos estados unidos, como vc queriam que o brasil fosse. (lembra alcantara?)

    • Cleber disse:

      Que País é esse que vc está vivendo,é no Brasil ou na terra do nunca de Peter Pan.

    • Marcos Roberto disse:

      João esse BRICS é um fundo apenas para se contrapor ao FMI, aos EUA… O investimento inicial disso são 50 bilhões… Gastamos bilhões na copa, agora isso! Será que isso e´essencial? E tem mais, temos o BNDES para essa finalidade. Afinal, é muito dinheiro “investido”.

  2. MARTINHO JOSÉ DINIZ disse:

    Importantíssima esta entrevista, pois passamos a ter o conhecimento correto do que estar acontecendo. O povo brasileiro necessita de uma imprensa sem vínculo partidário, noticiando só verdade.

    • Luiz Carlos Cunha disse:

      então não é essa imprensa ! pois estes estão até as raízes comprometida com Direita, e vem vestido de ovelhas para nos enganar, são filhotes da ditadura, nunca produziu nada de útil para o Brasil,vivem de enganação e jogo de sena para fazer corina de fumaça para continuar enganando e fazendo jogo de sena. Aqui não Bastião.

  3. Luciano disse:

    O BRICS é uma paulada no saco desse sistema financeiro criminoso e doentio que aí está desde sempre e que o PSDB sempre favoreceu, protegeu, usufruiu e perpetuou. Agora que FINALMENTE alguém fez algo para nos tirar desse pesadelo, lá vem vocês dos outros partidos quererem jogar os holofotes sobre vocês, usando o BRICS. Vão se catar. Eu vou votar na Dilma, pra proteger o BRICS de seres como vocês! Quero que ela continue seguindo o caminho que NENHUM DE VOCêS jamais teve aquilo roxo pra fazer.

  4. ORLANDO CARDOSO disse:

    O governo FHC foi responsável pela modernização do Estado brasileiro. O país vivia um caos e a necessidade de arrumar a casa sempre fará com que certos setores passem por alguns arranjos que causa algumas dificuldades.
    O plano Real foi o maior avanço no Brasil nos últimos 50 anos, o Proer.a lei de resonsabilidade fiscal, s privatizações e os avanços sociais, como bolsa-escola, bolsa-alimentação, vale-gás, PRT, programa saúde da família, programa de combate a AIDS, etc e a reforma do Estado, tudo aconteceu no governo FHC e o PT boicotava. Hoje, temos Petrobrás, Eletrobás e outras esatais tomadas pela turma do PT e quebrada. A política externa do PT é um fiasco para o áís e tardiamente aderem à privatização. Enfim o PT é um atraso e o país pagará um ´preço alto.

    • Luiz Carlos Cunha disse:

      O Brasil só foi reconhecido internacionalmente pela coragem do PT de LULA de fazer tudo diferente dos que os economista e comentarista das grade mídia afirmava. O governo do PT resgatou a cidadania, falou grosso com os americanos,não só pagou a dívida externa que o PSDB do Aécio além de mão pagar ainda triplicou. Até hoje o povo brasileiro não sabe onde foram parar o dinheiro das vendas das empresas brasileiras aos estrangeiros vendida por terço do valar de mercados ao capitalista americanos. Lembram da espionagem americana, a Dilma bateu forte nos americanos, e fez sentir nos cofres,cancelando a compra dos caças americanos e substituiu a compra por caças Suecos muito melhor e com transferência total da tecnologia dos 44 caças para fortalecer a nossa defesa. Hoje os FMI elogia a nossa economia, e o OBAMA disse que o LULA é o “CARA” . O Governo esta certo de não dar ouvido aos economista da Direita ,na época que eles era ouvido o Brasil se afundou em dívida externa considerado por eles mesmo impagável, mas o governo do PT não só pagou como tem a maior reserva histórica em Dólares, foi o governo que mais investiu no brasil, se pegarmos todos os investimentos do governo do PT supera em valor em Dólares dos investimentos feito pelos governos da direita nos últimos 100 anos. Precisamos que Aécio Neves explique a povo Brasileiros o MENSALÃO MINEIRO,a construção do Aeroporto na fazenda da sua família com dinheiro do povo mineiro e ainda aquela avião que foi preso com drogas que tem ligação com Aécio e ele até agora a tentar explicar só gaguejou e não explicou nada. Acredito que a elite tem muito ódio mesmo de ver o PT fazendo o que eles não fizeram e nunca vão fazer pelo povo pobre. A medida que o povo vai tendo consciência do mal que os representantes desta elite nojenta fez ao nosso país,vão espulgando os mesmo pelo voto. vou votar no PT e vou ser voluntário nos ultimas 30 dias de campanha para fazer jus a política econômica do governo PT que vem realmente ajudando o povo mais pobre deste país. grande abraço a todos até a vitória PT nelles.

      • Marcos Roberto disse:

        Luiz, texto enorme apenas para “encher linguiça” e enganar desavisados… O pt está decaindo e perderá as eleições. Os hospitais federais a mingua e o governo investindo 50 bilhões no BRICS, fora os “bilhões” e não milhões perdidos na copa que não voltam mais. Os sucessivos escândalos e denuncias contra crimes prosperam… O pt sairá pela porta dos fundos nas eleições, será banido e nunca mais será poder…

  5. Lucas Souza disse:

    O modelo econômico petista já se mostrou ineficiente! O boom econômico que o Brasil passou foi algo momentâneo e já se esgotou. Precisamos abrir nossos mercados, inserir de vez o Brasil no século 21 neste mundo globalizado em que o Brasil está ficando cada vez mais atrasado!

    • Sergio Abbud disse:

      O que acontece em países desenvolvidos é uma alternância de governantes para que não se caia na mesmisse. A alternância dos poderes traz novos horizontes e dá ao país novos rumos, novos pensamentos, novas idéias. Temos que entender que os modelos de politica em que se perpetua o mesmo poder por muito tempo, existe um crecente no novo governo que se instala,um pico e depois uma queda, o que para isso precisaríamos ter para nosso povo, na sua maioria com boa escolaridade, politicamente instruidos, para poder fazer escolhas mais acertadas na hora de votar, e não deixar-se vsnder por bolsa família e outros artifícios que escondem a realidade escolástica da maioria do nosso povo. Porque é que os governos se alternam no Brasil e não se vê de forma punjante e denodada e esforços quase que sobrenaturais para romper-se com o analfabetismo neste pais. Falta de interresse dos governantes. E quando se vê jovens pobres que conseguiram romper essa barreira quase que intranponível batemos palmas. Isso é um êrro grosseiro pois isso não deveria ser uma excessão e sim a regra apoiada pelo governo e pela iniciativa privada dando aos jovens a oportunidade de ser gente de verdade e não viverem muitos deles no ostracismo e buscando muitas vezes alternativas na criminalidade. Se quisermos efetivamente corrigir a criminalidade, ao invés dos jovens terem acesso a uma arma que eles possam ter acento cativo nas escolas e universidades do nosso País e eu serei como um cidadão comum o primeiro a bater palamas e dar vivas de alegria a um novo Brasil.

    • antonio disse:

      acho que alguns brasileiros deveriam ver mais debates e procurar se informar sobre política interna e externa para poder intender o que está acontecendo,porquê escola não ensina política,tem que aprender sózinho e pelo o que eu lembro quando o pt pegou o governo o país estava falido porquê dependia só dos estados unidos,então o lula colocou a prancheta embaixo do braço e correu o mundo oferecendo os nossos produtos que antes nós vivíamos nas mãos do FMI ,TÔ CERTO.

  6. Pasquale disse:

    Porque o modelo que o PT se esgotou,foi baseado totalmente no consumo através de crédito.Veio a festa da gastança e o povão meteu a mão onde não alcançava.
    Quem comprou,comprou e muitos devolveram bens imóveis e carros.
    Acabou o dinheiro…agora tem que inventar outra.
    Aumento de consumo só é real,quando o cidadão tem um salário compatível.
    Quiseram reinventar a roda,mas não deu.Porque a equipe economica é uma piada.

  7. Fernando Cordeiro disse:

    A Oposição é mesmo uma piada. Agora quem dá a pauta do discurso dos oposicionistas é o Governo que eles combatem. Todo mundo vai manter o bolsa família, todos irão manter o pronatec, o Banco dos Brics é uma decisão acertada…ah., a copa deu certo, não ocorreu apagão, a inflação está sob controle, não houve apagão dos aeroportos na copa….bom, agora só resta à imprensa descobrir quem foi que alterou o perfil dos jornalistas da “grobo” na internet, se foi a Dilma, o Gilberto Carvalho, o Mercadante…etc.
    Será que não existe mais autenticidade na oposição política deste País? -Errado, o PT atacou o Plano Real de FHC e perdeu as eleições, disputou novamente e deu a lógica, perdeu de novo. Bom, havia coerência. Oposição porque a proposta era diferente e ainda é. Nada de combate a crise com desemprego. O Caixa do Tesouro Nacional tem reserva de sobra, então nada mais justo que financiar os programas sociais e as empresas brasileiras para que criem mais empregos. Sem essa de comparar o desenvolvimento da China ou da Índia com o nosso, afinal de contas, alguém quer ir trabalhar na China ou na Índia, com todos os direitos sociais e proteção ao trabalho desses Países, então o aeroporto tá aí e as companhias aéreas aceitam vender passagem no cartão crédito.

    • adilson almeida disse:

      Quem foi mesmo que teve de tirar os sapatos para entrar na casa branca?tenho orgulho de um governo que criou o Pronatec, Prouni,mais médicos, Samu,20 milhões de empregos,inflação dentro da meta,só para lembrar entregaram o pais com inflação de 9,5.no governo tucano foram 8 anos sem reajuste para o funcionalismo,6 anos de deficit na balança comercial, fora o apagão energético.Olha tenho pavor dessa gente.mesmo com vários erros do PT,ainda assim e muito melhor.Não quero voltar ao passado.

      • Marcos Roberto disse:

        Adilson não compare a economia do governo FHC com a de hoje, quem vive de passado é “Museu” e, naquela época, a situação era totalmente diferente e o fhc a venceu, agora, no presente, o que o pt faz? Como vc citou, o pt é bom em programas assistencialistas, mas se esqueceu de cuidar da economia, de equilibrar as contas públicas.

  8. Marcos Roberto disse:

    Kennedy, a grande verdade é a de que o pt está decaindo em tudo que é Estado e perderá as eleições… Ele parece ter muito dinheiro, gastou “bilhões” e não milhões na Copa e agora mais bilhões pra o BRICS que tem um capital inicial de 50 bilhões e isso é o capital inicial heim… Enquanto isso, os hospitais federais seguem a mingua, fora os bilhões perdidos na copa que não voltam mais. Os ataques à mídia, as instituições e os sucessivos escândalos e denuncias contra crimes de corrupção prosperam em alta escala… Sem essa de usar o governo FHC para justificar os seus muitos erros, ele não é poder há 12 anos e a volta da inflação é sinal que o pt perdeu de vez o controle. Afinal, a história confirma que o sonho de um sindicado ser governo, não passou da ilusão… O pt sairá pela porta dos fundos nas eleições, será banido e nunca mais será poder…

  9. gesiel disse:

    Bom que o ex embaixador Rubens Barbosa, ESTEJA APRENDENDO politica exterior. Esperemos agora que o Alckmin do PSDB, TAMBÉM TENHA VISÃO DE FUTURO COMO TEVE o PT e a DILMA ao entrarem nos BRICS, e “”MANDE IMEDIATAMENTE O MARCOLA do PCC para um PRESIDIO FEDERAL””, porque ESTA INSEGURANÇA que o Estado de São Paulo tem com o PCC, “”ACABA AFASTANDO OS INVESTIDORES””, e São Paulo, que “”TEM A MAIOR CARGA TRIBUTARIA DE TODOS OS ESTADOS DO BRASIL””, criada no governo Mario Covas e Alckmin do PSDB e que acabou expulsando muitas empresas para outros estados; acaba também PERDENDO ESPAÇO por conta da POLITICA FROUXA DE SEGURANÇA do governo Alckmin do PSDB, que deixa o Marcola do PCC comandando o crime de dentro de um presidio ESTADUAL paulista. Por isso, TODOS ELEITORES DE SÃO PAULO, independente do candidato que for escolher como governador, precisam COBRAR DELES O COMPROMISSO DE TRANSFERIR O MARCOLA do PCC para um PRESIDIO FEDERAL. Para o Alckmin do PSDB que JA TEM O PODER DE GOVERNADOR isso está mais facil, E PODE ATÉ AJUDA-LO NA ELEIÇÃO, porque enquanto o Padilha do PT e o Skaf do PMDB estão prometendo que IRÃO TRANSFERIR O MARCOLA do PCC para um PRESIDIO FEDERAL, o governador Alckmin do PSDB ESTÁ MAIS UM VEZ SE ESCONDENDO, e se negando a falar sobre assuntos. Os eleitores do PSDB, do PT, do PMDB e etc; daqui de São Paulo, precisam entender que NÃO HAVERÁ FUTURO PRA SÃO PAULO com o MARCOLA do PCC comandando a violencia, pois o estado JA PERDEU MUITO e VAI PERDER AINDA MAIS. No entanto a solução para o problema do PCC É SIMPLES, mas PRECISA DA CORAGEM do governador Alckmin do PSDB para TRANSFERIR O MARCOLA do PCC para um PRESIDIO FEDERAL.

  10. Hélio Barreto dos Santos Filho disse:

    Gostaria de dizer que a economia internacional segue pelos caminhos dos eixos internacionais de comando, ou mesmo que os eixos internacionais não influenciam o contexto interno. Independentemente do que este Governo acertar no contexto externo trará consequencias internas, mesmo com mudanças dos atores pelo colorido politico, agora que acertaram o Banco dos Brics, é momento de percecer o que pode o cidadão ganhar e o estado também, e, principalmente como controlar, o resto é conto de fadas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 16:26:06