aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-07-2014, 6h00

Para Planalto, funcionou boa relação Dilma-Barbosa

Dilma sempre cultivou boa relação com presidente do STF, desafeto do PT
44

KENNEDY ALENCAR
Brasília

O Palácio do Planalto considera que deu certo a política de boa vizinhança da presidente Dilma Rousseff em relação a Joaquim Barbosa, que está de saída do STF (Supremo Tribunal Federal). Em conversas reservadas, Barbosa disse que não vai declarar apoio na eleição presidencial.

Com convites para dar aulas nas universidades americanas de Princeton e Columbia, Barbosa avalia a possibilidade de ficar fora do Brasil durante as eleições. Então aposentado, ele deverá viajar para o exterior na semana que vem e retornar em meados de agosto. Há previsão de outra viagem em setembro.

No Planalto, avalia-se que é um ganho político indireto para Dilma a disposição de não apoiar um candidato, apesar de o PT ter criticado fortemente o presidente do STF, que relatou o processo do mensalão.

A narrativa de Barbosa a respeito do maior escândalo de corrupção do governo Lula foi fundamental para o rigor das penas contra a ex-cúpula do PT.

Desde quando assumiu, Dilma procurou criar pontes com Barbosa. Evitou entrar na campanha petista contra ele. E afastou o governo do julgamento do caso, chegando a proibir ministros de se manifestar sobre o resultado do julgamento.

Nas últimas semanas de Barbosa no posto, Dilma o tratou com deferência. Ele estava pronto para assistir a final da Copa ao lado da presidente, mas um mal-estar o levou a cancelar a viagem ao Rio na companhia da petista.

Comentários
44
  1. antoninho disse:

    Ministro Joaquim Barbosa, não confie (01)um segundo sequer nessa gente do PT. Querem aproximar de V.Excia. por ser véspera de eleição e sabem de o Senhor pode detonar o sonho da Dilma de se reeleger e depois que ela assumir a presidência de novo , continuar a afundar o Brasil mais do que está! ABRA O OLHO MEU GRANDE MINISTRO! V.EXCIA. É HOJE PARA OS BRASILEIROS A ÚNICA ÂNCORA DE VERDADEIRA JUSTIÇA!

    • André S disse:

      Assino em baixo!! Disse tudo

    • omas disse:

      Leitor mal informado esse tal de Antoninho. Foi Lula quem indicou Barbosa para o STF e o próprio Barbosa já declarou que votou no PT. Quem deve abrir o olho é a população para não ser influenciada por pessoas revoltadas como você que estão doidas para entregar o País de volta aos vendilhões da Pátria e acabar com as conquistas sociais da população. Doidas para que aeroporto volte a ser exclusividade para poucos seguindo o exemplo de Aécio que fez um aeroporto particular só para a família.

      • Mãe Velha disse:

        Omas, eu tb votei no PT, na época em que ele não se sabia das “atrocidades corruptas” que chocaram o país e mundo, um exemplo disso foi o mensalão, crime ocorrido da sala ao lado do presidente, achei que ele fosse diferente, mas fez PIOR DO QUE O PSDB, pq traiu milhões. Contestou e fez agravo ao STF para os corruptos presos, criaram confusão com os médicos e agora o TCU. Enfim, não dá para confiar no pt.

      • Lourival dos Santos disse:

        São uns alienados!!!!!! Não conseguem enxergar a grande inclusão social nunca vista neste País.

      • Lourival dos Santos disse:

        Por mais que tem desqualificar essa administração petista, serão obrigados a reconhecer os avanços sociais implementados por ela.

      • jacinto disse:

        Apoiado Omas chega de falta de visão de alguns.

      • Marcos disse:

        Para aqueles que se acham esclarecidos, Isso nada tem a ver com falta de visão e muito menos inclusão social. Isso tem a ver com falta de vergonha na cara e crime. Distribuição de renda não é política “robin hood”, não é favorecer e sim dar condições ao desenvolvimento sustentável e não sustentar a vida inteira. Eu tb queria trabalhar sem receber, quem não quer? Isso somente aposentados.

    • Francisco disse:

      antoninho será que você sabe o que é fazer justiça ? pois justiça é direitos iguais prevalecer tanto negativo como positivo e onde está os outros corruptos que tem processos inclusive comprovados e não estão presos só para lembrar de alguns: AZEREDO, MALUF……..o que será que tem por traz em condenar só estes heim ?

    • Cesar disse:

      Pffff …
      Como se o ex-ministro precisasse de um conselho desses …

    • bomsenso disse:

      ANTONINHO…..vai se atualizar cara….Foi Lula quem indicou o Barbosa pro Supremo.

  2. Getúlio disse:

    Concordo plenamente com a observação de Antoninho acima. É preciso que todos brasileiros contatem o Ministro Joaquim Barbosa e peça seu apoio em prol do melhor candidato que possa recuperar o estado em que se encontra nosso País e solicitar a Joaquim Barbosa que “não fique em cima do muro” e que ele apoie nas eleições o candidato (Aécio Neves) neto do saudoso Tasncredo Neves que foi ministro da Justiça no governo de Getúlio Vargas.

    • Oliveira disse:

      Não quero polemizar, mas como mineiro, gostaria que me informasse o que o “saudoso” Tancredo (como vc diz) e o Aécio, fizeram de proveito para Minas e o Brasil?

    • Chico disse:

      Serram-lhe as asas, não pode mais nem passar perto dE um aeroporto…

      Calma, vamos reeleger Dilma, depois adeus, ou melhor H A D A D, e depois, e depois e depois…!!!

  3. m.a.p disse:

    Finalmente aposentado Barbosa ira lecionar em Princeton e Colúmbia, essa é realmente uma façanha para um indivíduo que não consegue articular duas frases com sentido.
    Patético!

  4. Aldori Luiz Zulian disse:

    Sr. Ministro mantenha distância deste partido, só querem sua aproximação devido as eleições,
    as quais se Deus quizer não ganharão para o bem de nosso querido BRASIL, que estão quebrando , dia após dia esta cada vez pior.

    • eliseu disse:

      Caro leitor. Economicamente, o Brasil não está diferente dos demais países desenvolvidos ou em situação intermediária. o tal crescimento pífio não é exclusividade nossa, existe uma crise econômica internacional. O mérito deste governo, e aí nos diferenciamos dos outros, está em manter os salários em alta e o desemprego em baixa; esta talvez seja a pior receita para aqueles saudosos do lucro fácil e da miséria do povo

  5. Coutinho disse:

    Abra o olho, Antoninho, e compare o Brasil antes e depois do PT. Somente na minha área, tivemos criação e ampliação de novas universidades, institutos tecnológicos e escolas técnicas pelo interior do país, levando cultura e desenvolvimento às cidades antes esquecidas. Antes o estudo era somente para filho de quem tivesse posses, hoje o pobre está tendo esta oportunidade. Tivemos no Nordeste uma das maiores secas da história; e pela primeira vez não tivemos saques, retirantes nem quebradeira no comércio das pequenas cidades. O respeito adquirido pelo Brasil pela comunidade internacional foi uma das maiores conquistas, embora ainda haja pessoas com complexo de inferioridade em relação aos americanos e europeus. Outra mudanças poderiam ser citadas, mas tomaria muito espaço.

  6. Morvan disse:

    Bom dia. Era mesmo necessário? Ele é um reacionário e seu lado é bem conhecido. Não precisaria declarar apoio – e nem deve. Pelo menos, nisto ele está sendo correto. Também não tem a menor importância em quem este escroque irá votar. Ele só tem o voto dele. O homem dos aeroportos não está precisando de apoio, e sim sair desta enrascada, do Mal de Montezuma e de Cláudio.

    • ELYSER ANTUNES DE SA disse:

      COMPARADO COM O MENSALÃO O AEROPORTO É UMA TITIQUINHA. NO MENSALÃO ERA UMA QUADRILHA ORGANIZADA PARA ASSALTAR O PAIS. NÃO DÁ NEM PARA COMPARAR.

      • selma disse:

        Prezado Elyser . Quem é fiel no mímino, tambem é no maximo,portanto não importa o tamanho ou quantidade . O que se deve ver é a ação. É certo que no Brasil sempre houve essa sistemática de aprovação de projetos por pagamentos.A escola onde se inicia esse aprendizado é a prefeitura onde as pessoas políticas iniciam suas carreiras. È obvio que no planalto já existia essa prática. A sociedade somente ficou sabendo porque um grupo forte quer acabar com uma pessoa que se destacou ao ponto de superar quaisquer outros políticos anteriores simplesmente por fazer ações de inclusão social. Isto porque para os políticos o povo deve ser sempre analfabeto e pobre para que eles possam manipular. Portanto meu prezado, abra sua mente e pense nas pessoas e não somente no seu preconceito.

        • ELYSER ANTUNES DE SA disse:

          Selma. Todo brasileiro que não lê na cartilha do PT vocês consideram preconceituoso. Todos nós temos o direito de ter nossas próprias opiniões e isso não é preconceito. Eu por exemplo acho o Lula, Lulinha, Dilma, etc larápios e isto não é preconceito não, é conceito que eu tenho. Voce sim tem que abrir a cabeça o quanto antes, porque se demorar muito estará junto com o nosso Brasil, atolada até o pescoço em uma vida sem futuro.

  7. jose augusto disse:

    Compartilho com o seu comentário e acrescento que o Ministro Joaquim Barbosa seria um excelente ministro da Justiça para fazer a reforma que tanto almejamos.

    • Fernando disse:

      É verdade! Talvez o JB como ministro da justiça possa o FHC na cadeia por ter dado as Telecomunicações. Talvez ele ponha o Dantas na cadeia novamente. Talvez ele desengavete o “Mensalão do PSDB”. JB é ridículo! Viva o Brasil! Viva Lula/Dilma!.

  8. Sr. Antonino esta e a mais pura verdade toda cúpula do PT
    esta morrendo de medo do grande ministro Joaquim Barbosa
    espero que o povo Brasileiro tenha vergonha na cara e ponha pra fora toda cambada do PT .

  9. Marcos disse:

    Só sei que NUNCA NA HISTORIA DESTE PAÍS, se viu tanto escândalo. Governo passado tratava o Brasil com ose fosse um jogo de futebol…….em tudo que se falava …dizia sobre futebol. Já que gostava tanto de futebol……porque não se faz tudo com padrão fifa….menos é claro com escândalos de ingresso.

    • Nuno disse:

      Você deveria dizer Marcos: Só sei que NA HISTORIA DESSE PAÍS, “NUNCA VI TANTOS ESCANDALOS SENDO APURADO” e os CRIMINOSOS SENDO PUNIDOS. Meu, a corrupção sempre existiu no Brasil, e foi apenas no governos do PT que A CORRUPÇÃO FOI PUNIDA. Aqui em Sâo Paulo nas administrações do ALCKMIN E DO SERRA, e lá em minas nas Administrações do EDUARDO AZEREDO, AECIO NEVES E ANTONIO ANASTASIA; “SÃO EXEMPLOS DE BRASIL DA CORRUPÇÃO JOGADA PARA DEBAIXO DO TAPETE”, pois aqui em São Paulo o PSDB do Alckmin e do Serra, JA ENGAVETOU MAIS de 70 PEDIDOS DE CPIs e lá em MINAS o PSDB NÃO DEIXOU APURAR: O mensalão Mineiro, o desvio de verba da saude e a construção do aeroporto nas terras do tio do Aecio. Nas administrações do PT o BRASIL FICA MAIS PROXIMO DE SER UM PAÍS QUE PUNE CRIMINOSOS.

  10. por favor ministro de sua opinião sim! o Sr é uma esperança pra tirar estes corruptos que o sr condenou da vida politica. por favor fale a frase mais importante que esperamos de VS senhoria “PT NUNCA MAIS”

  11. gesiel disse:

    Para o ministro Joaquim Barbosa, A BOA RELAÇÃO COM O PT, “QUE O INDICOU PARA MINISTRO DO SUPREMOS”, fez com que ele, SE TRANSFORMASSE DE UMA FIGURA DESCONHECIDA “DAS MINAS GERAIS DO AECIO NEVES”, para um RESPEITADO E ADMIRADO HOMEM PUBLICO NO BRASIL. Não precisa PENSAR MUITO para saber por que O PSDB, “OPORTUNISTA E ENROLADOR”, “ACHAVA QUE O JOAQUIM BARBOSA SERIA OTIMO COMO VICE DO AECIO NEVES, mas NÃO NUNCA ACHO QUE ELE SERIA UM BOM MINISTRO DO STF no governo FHC”. Será que o ministro Joaquim Barbosa, SE FOSSE MINISTRO DO STF na epoca do FHC, “IRIA FICAR CALADO”: no mensalão mineiro, nas privatizações do PSDB, na compra de voto para a reeleição e etc?

    • Mãe Velha disse:

      O único enrolador mor aqui é o pt, diferente do psdb ele traiu milhões. Quando o ta lula ganhou, o pt te sua chance, milhões saíram do psdb e confiaram no pt e agora ele fez pior dq o psdb que, pelo menos, mantinha a economia em ordem e lei, a ordem e a familia, sem discriminações, respeitando as instituições, valorizando o aprendizado e o esforço do cidadão.

      • bomsenso disse:

        Não fala besteira….Lula se elegeu, se reelegeu, elegeu a Dilma, reelegeu a Dilma e elegeu o Haddad…precisa mais?

        • Marcos disse:

          Bomsenso, tem nada de bom nisso. Lula se elegeu, depois que o FHC cansou. O pt traiu milhões de forma escrachada, imoral e sem noção. Onde já se viu gerenciar corrupção de dentro do governo e ainda apoiar o ato criminoso com agravo. Sem noção vc.

  12. Khan disse:

    Kennedy, só rindo amigo…. O Magnânimo JB deixou o STF pq não quis ficar perto do pt… Ela tenta uma aproximação pq sabe que JB é querido do povo e será lembrado nas urnas. O pt está sucumbindo e nunca mais se reerguerá.

  13. DIRETO AO ASSUNTO: CORRUPTOS = CHICANEIROS = SAFADOS ! disse:

    O GRANDE BRASILEIRO, EXCELENTÍSSIMO SENHOR “PERPÉTUO” PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, NÃO PRECISA SE MANIFESTAR CONTRA NINGUÉM EM PARTICULAR, ELE JÁ DEMONSTROU QUE É CONTRA TODO CORRUPTO, LADRÃO DO DINHEIRO PÚBLICO, SEJA DO PT, PSDB, PMDB, ETC E TAL.
    DEMONSTROU, ALIÁS, QUE É CONTRA CORRUPTO E ” DEFENSOR DE CORRUPTO “, COMO A TROPA DE CHOQUE QUE SE ARMOU PARA DEFENDER A LADRÃOZADA DO MENSALÃO, INCLUSIVE NO STF, DANDO-LHES O NOME DEVIDO: “CHICANEIROS” QUE, NUM PORTUGUÊS CLARO PODERIA SER TRADUZIDO COMO “SAFADOS”!

  14. PEDRO disse:

    To vendo comentários de pessoas falando sempre a mesma coisa .ta na cara que são um bando de coxinhas . Quando esses tontos falam de mensalão nao comentam q quem começou foi o FHC do PSDB e ate hoje nao tem nenhum preso .Porisso que sou Dilma . Comparei quem fez mais pelo Brasil e ele ganha disparado em todas requisitos ‘

  15. Henryque disse:

    Eu não idealizo o Ministro Barbosa. Não acredito em super-heróis. E não idealizo Aécio, ou Eduardo Campos. E nem Dilma Roussef. Tenho medo de super-heróis.

  16. Saint Clair Ligorio disse:

    Ei gente podemos ter o direito de nos estarrecermos com qualquer coisa. Mas, em que o PT, Lula e Dilma prejudicaram o Brasil como nação, instituições e povo? Olhem para trás e vejam o entreguismo, a corrupção e o atraso antes de 2003. A verdadeira revolução ocorreu a partir de 2003 com o PT, Lula e Dilma. Antes deles, só com Vargas e só. Chame-me de babaca e eu lhes chamarei de cegos guiados por cegos. Quanto ao eminente ministro Joaquim, na verdade, ele deixou aflorar o seu passado de sofrimentos e dor, e, obtendo poder bateu em quem estivesse a sua frente; Freud explica bem isto; ele não tem ódio do PT, tem na verdade ódio do sistema político oportunamente representado pelo PT. Lula, também, teve os mesmos sofrimentos e dor, mas alcançando o poder estes, já haviam sido arrefecidos pelas suas lutas sociais durante anos. Digam-me quais foram as lutas sociais do Doutor Joaquim para que ele superasse o seu passado de sofrimentos e pudesse ser um juiz e não um feitor? A você leitor, qual é o seu sofrimento e a sua luta social para que poças ser bom juiz e não um feitor?

  17. omar disse:

    Sempre achei que a presidenta Dilma não é PT, ela está PT. Em um próximo mandato bem que poderia aproveitar Joaquim Barbosa para ser Ministro da Justiça. Justiça é o que bem sabe como se faz ! ” Ele é o cara “

    • JOACIL DA SILVA CAMBUIM disse:

      Omar, você sabe quantos processos criminais, em sua competência originária, o min. Joaquim Barbosa julgou? Creio que apenas 2, em mais de 10 anos no STF. Você sabe quem nomeou Ayres Britto, Carmem Lúcia, Luiz Fux e outros ministros, que foram duros na condenações do mensalão? Sabem quem nomeou o Procurador-geral da República que ingressou com a ação e os demais que acompanharam o caso? Pesquise, e garanto que terá uma bela surpresa. Garanto que FHC é que não foi, pois em sua época tudo era jogado para debaixo do tapete.

  18. Marcos Garcia disse:

    O pt foi e é o pior partido que surgiu na face da terra. Nunca na história deste pais se viu o nível alarmante e hecatombe de corrupção. Gerenciou sofisticado esquema corrupto da sala ao lado de um presidente da republica que diz que nada sabia e o pior foi apoiado, isto é, apoiado o crime de corrupção…Ele se apoderou e apadrinhou as instituições, promoveu a discriminação e o desequilíbrio da economia e consequente a volta da inflação que foi controlada no governo FHC. Ninguém do pt tem moral para falar sobre corrupção e mesmo que fale, não cola a premissa de se basear em suposto mensalão anterior, um crime nunca justifica o outro. JB deu uma lição contra a impunidade e a corrupção, resta aos eleitores da classe média e alta que não dependem de bolsas, efetuarem o mesmo, pois não é com assistencialismo que se ve o futuro do pais e sim com trabalha, esforço e dedicação aos estudos e sem discriminações. Face aos escandalosos acontecimentos, quem é petista deve ter vergonha de ser pt.

    • Nuno disse:

      Que inflação controlada na epoca do FHC? O FHC recebeu o Brasil do governo Itamar Franco com a inflação de 1,5% e deixou o governo em 2002 com uma inflação de 12%. O Alckcmin e o Aecio agradecem eleitores como você: Desinformado e que não os cobra a prestarem conta.

      • Marcos Garcia disse:

        Nuno o desinformado aqui é vc. Para quem tinha um hiperinflação de 70% numa epoca de economia e situação totalmente agora e reduzí-la drasticamente e ser aplaudido por especialistas e oposição na época é muita coisa não? Pior quem critica e nada faz com uma inflação que continua a se elevar, mas prefere sempre culpar o passado, não resolvendo o presente, afim de desviar o foco. Quem é governo deve mostrar que faz e não criticar o passado. Só com o escândalo do mensalão eu teria vergonha de ser petista, imagina o resto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 14:28:59