aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-02-2014, 20h15

Barbosa disse a Dilma que deixaria STF em junho

Presidente do Supremo não concorreria em 2014 e se dedicaria a uma fundação
163

Antes da derrota de quinta-feira no Supremo Tribunal Federal, num momento em que houve forte especulação sobre uma eventual candidatura de Joaquim Barbosa nas eleições deste ano, a presidente Dilma Rousseff recebeu um telefonema.

Na conversa, Dilma ouviu de Barbosa que ele estava pensando em deixar o Supremo por volta de junho e se dedicar a uma fundação. Ou seja, nada de ser candidato em 5 de outubro, seja a presidente ou a qualquer outro cargo eletivo. Para concorrer, ele teria de sair do posto e se filiar a um partido até seis meses antes do primeiro turno da eleição.

Até junho, avalia-se no STF, haveria uma decisão sobre o mensalão do PSDB. Barbosa, então, teria participado de julgamentos sobre petistas e tucanos. Ou seja, daria sua contribuição de forma rigorosa, mas equilibrada entre os dois partidos.

A reação dura de Barbosa hoje à absolvição de oito réus do mensalão do crime de formação de quadrilha assustou colegas de tribunal. Há, no STF, dúvida se Barbosa manterá o plano que confidenciou à presidente.

 

Comentários
163
  1. sergio disse:

    Frustrado por não cumprir os compromissos globais da função.

    • Rai disse:

      Ministro Barbosa, esse lugar não é para o Senhor.
      Infelismente estamos dominados pelos corruptos.
      Esse nosso Brasil não tem mais jeito.

    • Sibel Alves Ferreira disse:

      Acho eu que o supremo perdeu a grande oportunidade de ter um brasil limpo, o qual o povo brasileiro confiasse nos seus magistrados mas infelizmente para o povo brasileiro confirmou-se que só existe um juiz do supremo que o povo confia e que fala o que o povo pensa e não que alta mídia quer, ou quem dá mais. Espero que vocês estejam vivos para ver o futuro dos seus filhos e netos.

    • Ricardo disse:

      A melhor coisa que o Joaquim Barbosa pode fazer é ficar de fora de disputa eleitoral. Juiz que se preze não mistura política com justiça.Se ele se candidatar está na cara que foi armação este julgamento. Ou vocês acham que ele não vai formar parceria? Imagine ele abraçando Sarney, Collor etc. Não venham depois falar que se arrependeram de votar nele.

      • Nino Viviani disse:

        Realmente acho que ele não vai se candidatar a cargo algum até porque a índole dele é de seriedade e, com certeza não se renderia a conchavos. Daí seria alijado de seus pares na Câmara ou Senado. O melhor que ele teria a fazer é aguardar a Intervenção Militar que está breve e, com certeza esse ILUSTRE SENHOR, teria a continuidade de seus discernimentos.
        Abraços.

    • RAFA disse:

      TEMOS QUE INCENTIVAR, ESTE SR BARBOSA QUE É HONESTO A PARTICIPAR DAS ELEIÇOES DE PRESIDENTE DO BRASIL, VAMOS LA POVAO

      • Reginaldo disse:

        É Lamenta-veis, quando um ministro do Supremo fala de eleição,Joaquim coloca no seu lugar dizendo de honestidade fica cada veis mais as clara que estes ministro é mais um corrupto porque não usou da sua honestidade e Juguem do mesmo jeito o Mensalão do PSDB, ai eu diria honesto.

        • Paulo Roberto Daher de Deus disse:

          “Senhor Reginaldo,
          Boa tarde!
          O senhor, talvez seja um dos bolsistas da Dilma/Lula. E, como tal, não deveria estar recebendo o benefício, pois, parece que não está frequentando às aulas, principalmente as de português. Caso não seja bolsista, claro que é mais um integrante desse partido cujas marcas são a falta de cultura, a corrupção e a violência (inclusive contra a nossa língua).”

          • Fernando Souza disse:

            Adorei kkkkkkkkkk esse deve ser mesmo um baba ovo de Lula, Dilma e sua quadrilha..oh povinho sujo..lixos!

          • Julia Said disse:

            Com certeza você deve ser uns dos ricos sem EDUCAÇÃO que saem nas ruas para fazer bagunça e despreza o estado – não só o PT e também o PSDB. Claro que a classe média alta não está gostando do governo petista, pois ele enfatiza as classes médias baixa e pobres, dessa forma, foram feitos o minha casa minha vida, o SISU, bolsa família (que não dura a vida toda), fazer o real do FHC poderoso (que por sinal devemos agradecê-lo), a economia (que está boa, bem melhor do que os governos dos anos 70, 80, 90) Enfim, o Brasil está um país ÓTIMO para os pobres, o governo se importa por essa classe. Sabemos que o rico não gosta de vê um ex-favelado virando doutor. Triste realidade.

        • arnaldo disse:

          É lamentaaaaaaaaaaveis sua opinião, deixe de ser partidário e seja brasileiro e com bom português.

        • Orlando disse:

          Parabéns, tem vários coxinhas que comentam abaixo se referindo a sua escrita. Pode ter plena certeza que todos são funcionários do Serra ou de multi nacionais. Se acham o último biscoito, só porque tem seus relatórios de despesas pagos, celular da empresa, viajam para reuniões. Ou seja meros assalariados, que cumprem horários. Muitos quando de sua avaliação precisam lamber as botas do superior. Resumindo babacas .

        • enganado disse:

          Caro Sr. Reginaldo
          Não se preocupe com seu português porque lá na matriz=CIA=NSA= … as ordens para a Direita (se é que são) não é para se deter na língua, e sim “Naquilo que você pensa”, pois o que escreves não afeta em nada. É aí que o GAFE-globo-abril-folha-estadão fazem o tempo inteiro, mudar o modo de pensar das pessoas escondendo os verdadeiros fatos e distorcendo-os todos o tempo inteiro. Assim o Bigodinho já dizia que “Um homem bem informado é um perigo”. Exemplo? O BRASIL teve o 3º maior crescimento do mundo, atrás apenas da China e C. do Sul. O GAFE publicou? NÃO e NÃO! Isso não interessa a campanha do Aébrio das Neves, vulgo peão de boiadeiro que não conseguiu ficar em cima do boi 1(um) segundo. Caro Reginaldo não te abales, isto é assim mesmo aqui no BRASIL, pois esta turma gosta dos estrangeiros, falsos Brasileiros do que da Pátria. Pergunte a eles a que senhores obedecem? Boa sorte!

          • Éder Brito disse:

            Quem te iludiu que o Brasil teve o 3º maior crescimento do mundo?
            Você está precisando se informar melhor.
            A Educação no Brasil é abaixo da 60ª pior do mundo, isso te diz alguma coisa? Para mim, diz que o governo atual deseja uma população alienada, desinformada e incapaz, intelectualmente, de poder discutir à altura com os Poderes Administrativos.
            No caso, é certo que você é uma dessas pessoas alienadas, por incentivar alguém que mata o nosso amado português e ainda acredita que o Brasil teve o 3ª maior crescimento do mundo.
            Ah, já ia me esquecendo, você também deve ser a favor de o Brasil construir um porto em Cuba com recursos internos, apoiar a Venezuela, contratar médicos cubanos e pagar R$1,250 para os médicos, porém repassar mais de R$8.000 para o GOVERNO de cuba por esses médicos.
            Isso é normal em uma democracia, totalmente normal.
            Vai estudar.
            Não foi por um país lixo desses que meus pais e avós foram às ruas na ditadura.

        • Clarisse disse:

          Sr. Reginaldo
          Comentários como que foram feitas à sua mensagem apenas reforçam que ainda existem brasileiros que viram, na figura agressiva do atual presidente do STF, a possibilidade de voltarmos a ter uma Brasil para poucos. Claro, para eles. Também espero que esse julgamento tenha despertado nas pessoas o desejo de que o Brasil seja mais honesto, PARA TODOS OS PARTIDOS!

        • Julio Cezar Chagas Santos disse:

          Reginaldo,lamentável é você nâo vêr que ele não falou em candidatura.Leia e entenda o texto.

      • Reginaldo disse:

        É Lamenta-veis, quando um ministro do Supremo fala de eleição,Joaquim coloca no seu lugar dizendo de honestidade fica cada veis mais as clara que estes ministro é mais um corrupto porque não usou da sua honestidade e Juguem do mesmo jeito o Mensalão do PSDB, ai eu diria honesto. Todos os comentario que fala de uma pessoa que é defendida por um corja de corrupto do PSDB fica broqueada.

        • Jose Alfredo disse:

          Com tantos erros de linguagem, texto impossível de se entender, mostra claramente que você é petista, tão vagabundo e ordinário quanto a cúpula do seu partido que parece ter prazer em afundar o Brasil.

          • antonio j andrade disse:

            adorei sua resposta a esse bobão realmente ele só pode ser petista esse partido vergonhoso o gual mas criou corrupto eu sinto nojo desses politicos brasileiro como pode esses cara ainda tem quem os defenda

          • ROBER SILVA ANJOS disse:

            Caro José Alfreto, faço das suas minhas palavras.

          • eternal pain disse:

            concordo em parte com vc. pois o esquema mensalão foi o maior descoberto. mas isso nao isenta os outros governos de outros partidos. Eu vejo assim, o mal está em nós. porque os colocamos lá, e mais, provavelmente se estivéssemos lá, faríamos o mesmo. o “jeitinho brasileiro” que nos foi ensinado esse sim é o mal. O brasileiro sempre tentando levar vantagem, seja no que for. até em uma fila. Eu sinto vergonha em ser BRASILEIRO essa é a verdade, e o que sinto hj.

        • Denise disse:

          Sr. Reginaldo, primeiro, aprenda a entender o que lê, segundo, aprenda a escrever um pouquinho melhor, para que se possa entender o que o senhor quer dizer.

          • Ises Ramos disse:

            É lamentável né Denise.Esse é o tipo de cidadão que esse regime que nos desgoverna
            adora e faz o possível para manter na profunda ignorância…

          • Ises Ramos disse:

            Pois é Denise.Esse é tipo de eleitor que o pt,está criando.Gente dependente de bolsa-miséria,sem instrução e sem condições de efetuar um julgamento independente dos fatos.

        • Elias Abdala disse:

          Sr. Reginaldo, que português é este? Veis….. aprenda a escrever para que possamos entendê-lo.

    • antonio disse:

      Disse tudo Sérgio.

  2. César Santos disse:

    republica de bananas,nada é sério. o corporativismo dos bandidos e traficantes,nem passa perto, da dos políticos.E quando se fala em degola,sou taxado de fazer apologia ao crime.E este ato criminoso de proteção ao crime,é o que.Na Itália houve uma fato,espero que aconteça aqui.
    Abraço!

  3. Paulo Sebastião Silva de Assis disse:

    Caro ministro Barbosa, se realmente quer mudar o Brasil, ouça o anceio da sociedade e se torne candidato a presidente. Tenho certeza que derrubaríamos estes doze anos de PT.

    • LEONARDO M DE OLIVEIRA disse:

      Prezado Leitor

      1° vai aprender melhor o português…o português correto(ANSEIO);
      2° O mensalão foi um julgamento baseado no direito penal do inimigo, forma de pensar do direito criado na Alemanha que inclusive lá nunca fora utilizada, portanto, foi julgamento político, sem provas!

      • Anibal Cardim disse:

        Sr.Leonardo.

        Mais importante do que a arrogância de corrigir o erro de português do cidadão que expressou sua opinião neste fórum, é ver que fatos são fatos. Existem provas cabais e consistentes de todos os crimes cometidos por essa quadrilha de bandidos, todos muito bem documentados.
        E ainda, como pode esse julgamento ter sido político se a maioria no STF foi indicada pelo Lula e Dilma ?
        Joaquim Barbosa foi levado ao STF pelo Lula lembra ?
        E tambem, como pode ser julgamento político, se todos os condenados fazem parte da elite dos partidos da atual situação ?
        Me desculpe mas essa explicação sobre sistema alemão e tudo o mais soa apenas como desculpa petista para transformar em heróis, uma quadrilha de bandidos responsáveis pelo maior escândalo de corrupção e financeiro desse pais. ( Como diria o presidente mais ingênuo e desinformado que já presidiu este pais.)

        • Antonio Pereira Ribeirodr. disse:

          `Por favor caro Anibal. Vc. poderia quantificar em R$
          o dinheiro “roubado”?
          Eu vejo e ouça todos anti-petistas, falando que foi
          maior roubo financeiro da história do Brasil, mas nunca
          vi ninguém, nem mesmo no STF, afirmar e demonstrar tal
          valor.
          Foi maior que o dinheiro roubado pelo Juiz Nicolau no TRT,(R$ 955 mi.
          ou do que foi surrupiado no escândalo dos anões do Orçamento (R$855mi.
          ou ainda da operação navalho? (R$ 610m.) ou dos Sanguessugas? (R$140mi.)
          Todos esses casos de corrupção são do tempo do FHC/PSDB

          • jose fernandes disse:

            Os petistas parecem que vivem numa realidade paralela. Eles não se defendem, se limitam a apontar os roubos dos demais, como se uma coisa justificasse a outra. Quando eu votei no PT, na 1ª eleição vencida pelo seu candidato, eu tinha em mente que eles iriam fazer diferente. Eu não quero políticos que apenas dizem que os outros roubam mais do que eles. Quero políticos decentes. Como, pela natureza humana, é impossível um partido em todos os membros sejam honestos, que pelo menos extirpem dos seus quadros, os pilantras e não convocar partidários (empregados das estatais) para exaltá-los, tentando confundir a massa, de que estariam sendo injustiçados. É PT, não há mentira que dure para sempre.

        • Marcos Frois disse:

          Concordo com você Anibal, Deu uma lição de conhecimento neste Sr. Leonardo. Espero que ele agora fique roendo as unhas de raiva por ter sido colocado no lugar que merece. Defender estes ratos é o fim da picada.

        • Reinaldo Faria Tavares disse:

          Erro estratégico grosseiro seria uma conspiração para absolver os petistas. Arrancar voto do próprio partido em vésperas de eleição, que tiro-no-pé!

          Mais, estou impressionado com o saber jurídico dos manifestantes deste blog, formação de quadrilha foi discussão tão dificultosa para os juízes, e tão simples para essa gente…

          Quão grandioso esse imperador de toga que o Lula arrumou, gente, quem sabe ele não outorgaria uma constituição um pouco mais a seu estilo para nós…

          Tenho certeza que a pena-de-morte seria implementada no Brasil, e trabalhos forçados, tortura física e psicológica, hein?

          Aí o Brasil seria consertado.

        • Rossana Costi disse:

          Sr. Anibal :….”uma quadrilha de bandidos responsáveis pelo maior escândalo de corrupção e financeiro desse pais.”
          Que exagero e falta de informação.
          Sr Enganado, Parabéns…disse tudo que eu quis dizer.
          E o Sr. Antonio também. Vamos pensar no Brasil. Nao deixa que a emoção nos cega.

      • jose sampaio disse:

        Saber escrever só não basta, pior é não saber pensar.

      • cemy disse:

        Na Democracia, todos sabemos, VENCE A MAIORIA! E os derrotados devem se conformar e aceitar. Mas há pessoas que agem como psicopatas, ou seja, não se conformam com derrotas! Julgam-se acima de tudo e de todos! A declaração do ministro Barbosa, ao final do julgamento sobre formação de quadrilha foi preocupante! Como pode um Presidente do Supremo Tribunal Federal ficar tão descontrolado e demonstrar que não aceita a vitória da maioria num julgamento? Seu cargo, requer um mínimo de controle em qualquer situação. Barbosa demonstrou hoje(ontem), sua índole ditatorial e antidemocrática. E, repito, isso é muito preocupante!
        PS- Diante dos fatos, acredito que no seu telefonema para a presidente Dilma, ele não falou a verdade. Seu projeto deve ser MANDAR NO BRASIL, custe o que custar.

        • Rossana Costi disse:

          Concordo contigo. Disse exatamente que eu quis dizer. E tem gente que não enxerga isto.
          Sr. Anibal :….”uma quadrilha de bandidos responsáveis pelo maior escândalo de corrupção e financeiro desse pais.”
          Que exagero e falta de informação.
          Sr Enganado, Parabéns…disse tudo!
          E o Sr. Antonio também. Vamos pensar no Brasil. Nao deixa que a emoção nos cega.

        • Carlos Sarmento disse:

          A população se encontra saqueada pelos políticos, enganada pelos partidos e injustiçada por uma corja de juízes, que País é este? onde encontramos pessoas defendendo o roubo do dinheiro público a ingratidão de votos de esperança?
          Barbosa assim como a população consciente da cidadania, democracia e civismo brasileiro, estamos aterrorizados a tantos atos insanos abafados por futebol, carnaval, olimpíadas e outras alternativas utilizadas a séculos por governantes corruptos e imorais.
          Faz necessário o despertar de alienados calouros dando amém a esta corja, acordem imbecis!!!

      • joao alberto disse:

        É preferível errar no português mas acerta na moralidade….

    • EU TENHO A FORMULA PARA RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DESTE PAÍZ, MAS TODOS MESMOS.

    • Alexandfre disse:

      PT, Ô CAMBADA DE TRALHA HEIN !!! E CAMBADA DE CORRUPTOS, APÓIO TB O JOAQUIM BARBOSA, NÃO TEM QUER TER REGALIAS PRA ESTES BOSTAS NÃO !!! PRA CIMA DELES MINISTRO !!!

  4. Sr. KENNEDY. Eu não acredito nisso que vc escreveu. Será que o Pres. do Supremo te contou ? Ou foi a Sra. Dilma ?

  5. Franklin Faruk disse:

    A reação do senhor ministro é uma vergonha ao Judiciário e ao Estado Democrático de Direito, onde já se viu em um colegiado ficar impedindo e atrapalhando o voto dos demais membros? Uma vergonha e pior por tratar-se do presidente e da Suprema Corte.

    • Izaias Santos disse:

      Olha Faruk, o comentário dele foi o de muita gente. Também acho que é só o começo. O sonho do PT é transformar o Brasil na Venezuela. O fim da Venezuela nós estamos vendo ai, uma economia dinamitada e empresas estrangeiras que poderiam investir lá passando a investir em países como Chile e Colômbia. Se é isto que você quer, sinta-se à vontade, eu não quero isto pra mim…

  6. Joaquim Barbosa Brasileiro,ilustre que enche a todos de orgulho em ter esperança de um Pais melhor,mais justo e fraterno

  7. Eduardo disse:

    Barbosa dando contribuição equilibrada ? Onde isso ?

  8. edemir bellão disse:

    caro ministro,
    já que neste pais não mais existe quadrilha, opa! desculpe-me existe no “são joão”, gostaria que VS fosse a unica opção viável de mudança para presidente neste pais

    • Andreia disse:

      Meu caro Edemir, suas palavras soaram como uma luz para nosso Brasil. Eu também gostaria muito que ele fosse o candidato a Presidência. O meu voto ele tem.

  9. Gilmar disse:

    Tenho nojo de ser Brasileiro…vendo malditos corruptos como sempre escapar das inumeras acusaçoes mas que comprovadas…
    Tenho nojo desse nosso supremo,,hoje nao consigo ouvir a palavra STF.

    • GILVANDRO disse:

      Saia do Brasil! Vá para um país onde só tenha pessoas puras…
      Ou então passe a viver como um vegetal ou animal irracional(Me desculpem os vegetais e os demais animais, eles não têm culpa de nada). Afinal não sei o que estás fazendo aqui, já que és puro e tem nojo do Brasil,,, vai morar no paraíso

  10. Antonio Renato Costa Oliveira disse:

    O Ministro Joaquim Barbosa tem razão. Se houvesse coerência entre os Outros Ministros deveria ser considerado como Base as outras votações, mas ninguém sabe o que acontece nos bastidores para que as votações sem feitas da maneira que aconteceu. É Lamentável.O Ministro Joaquim Barbosa tem agido com muita cautela. O que Ele fala tem muito sentido. Se todos fossem como Ela, teríamos um Pais melhor.

  11. maria da sulidade nogueira dos santos disse:

    SE O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL VAI SAIR, JÁ VAI TARDE, VAI COM DEUS, NÃO VAI DEIXAR SAUDADES PRA NINGUÉM, PELO MENOS PRA QUEM NÃO TEM SENTIMENTO DE AUTORITARISMO COMO ELE. SE ESSE CIDADÃO TIVESSE PASSADO PELO GOVERNO NA ÉPOCA DA DITADURA A SITUAÇÃO DO PAÍS TINHA SIDO MAIS CATASTROFICA DUQUE FOI. SE ELE ESTA DEIXANDO O SUPREMO É JUSTAMENTE PORQUE ELE SE SENTIA DONO DA JUSTIÇA E COMO HOJE ELE TEVE O DISSABOR DE PROVAR QUE ELE NÃO É DONO DE NADA MUITO MENOS DA JUSTIÇA. JÁ VAI TARDE.

    • gonçalo disse:

      vc deve ser parente de um desses safados
      ou nao viveu a ditadura
      pra achar que ditadura era pior que hoje tem que ter alguem do meio
      pq somente vagabundo nao tinha liberdade…..

      • valdir de lima freitas disse:

        Olha realmente malandro não se criava nesta época não e o cidadão de bem não tinha que ficar trancado na sua casa cheia de grade quem ia pra grade era os vagabundo,como estes que estão ai no poder que falavam tanta coisa agora vemos realmente o que eles queriam,pois rapidamente montaram uma estrategia para se manter no poder a qualquer custo,e estão em todas as esferas do governo roubando,desviando,em fim nunca na historia deste Pais se viu tamanha canalhice.

    • Alberto disse:

      Só posso dizer uma coisa quanto ao seu comentário: CONCORDO COM TODAS AS LETRAS COM O QUE VC DISSE!!!!

    • André disse:

      1o) vai aprender a escrever;
      2o) você deve ser parente de algum político e/ou de uma forma está mamando em alguma teta do governo;
      3o) você deve ser do PT. Ou você acha que isso que temos aí se chama de governo?
      4o) você, se for trabalhadora de carteira assinada, sabe quanto uma empresa paga no total para pagar o seu salário? Sabe o que significa “encargos sociais”? Se “sim”, procure se informar melhor, pois não parece. Se “não”, vai trabalhar então.
      5o) me admiro você achar que o que o Barbosa faz é errado. Certo deve ser esse governo roubar do jeito que rouba, emprestar dinheiro que não tem, aliás o nosso dinheiro, e mais legal ainda é perdoar a dívida. Queria que eles perdoassem a nossa dívida.
      6o) quando o PT sair do poder, então realmente o país vai mudar para melhor.

    • Wilson disse:

      Cara Maria, esta linguagem é de militante petista. Já saquei a sua ira e desabafo.

  12. Robson Martins Dias disse:

    Entristece-me a atual composição da Suprema Corte Brasileira. Compreensível, todavia, posto que é o Poder Executivo quem os indica…
    Embora legal, não me parece ético nem moral e, mais que isto, torna impossível conceber a independência dos Poderes da República.
    Parabéns ao PT por sua estratégia de defesa, melhor dizendo, manobra com fundo Constitucional e, lembrando Rui Barbosa, a uns poucos brasileiros, dentre eles se destaca o Eminente, Culto e Destemido Ministro Joaquim Barbosa, resta apenas a vergonha de serem identificados como cidadãos honestos.
    Aliás, Ele(maiúsculo por merecimento) é juiz de carreira…

  13. antonio disse:

    E uma vergonha povo brasileiro, estamos apoiando os corruptos. Viva a impunidade.Quem rouba um pão vai para a cadeia, quem rouba os contribuintes come pizza á vontade.

  14. Rose Ane deOliveira disse:

    Sr. Ministro do Supremo Federal, Joaquim Barbosa, que esta não seja a sua decisão final em nome desta população que já não aguenta mais tanta corrupção, tanta robaleira.
    Repense sua decisão.
    Acredito no Sr. onde aprendi a admirá-lo por sua postura perante a nós brasileiros.

  15. Putz, vocês não percebem que Joaquim Barbosa, além de está extremamente deslumbrado com a fama de ser o único ‘ Brasileiro Honesto ‘ e dono da clava da ‘Justiça ‘, detém interesses políticos………..acho ainda que é por se achar o Dono da Justiça, que ele se acha no direito de está tomando ‘uma cervejinha ‘ em pleno gozo de licença médica do STF,como foi flagrado a algum tempo atrás. Ou ainda da falta de explicação pela compra de apartamento em Miami, num valor discrepante para sua renda salarial. Cadê a coerência tão exaltada pelo nobre ser.

  16. josé maria de souza disse:

    É um pouco difícil acreditar que o joaquim miami barbosa ou a Presidente Dilma tenha dado esta informação ao Kennedy.
    josé maria

  17. Como vocês podem ser tão crédulos e inocentes, por não perceberem que Joaquim Barbosa, além de está extremamente deslumbrado com a fama de ser o único ‘ Brasileiro Honesto ‘ e dono da clava da ‘Justiça ‘, detém interesses políticos………..acho ainda que é por se achar o Dono da Justiça, que ele se acha no direito de está tomando ‘uma cervejinha ‘ em pleno gozo de licença médica do STF,como foi flagrado a algum tempo atrás. Ou ainda da falta de explicação pela compra de apartamento em Miami, num valor discrepante para sua renda salarial. Cadê a coerência tão exaltada pelo nobre ser.

  18. enganado disse:

    Denúncias abafadas: Já no início do seu primeiro mandato, em 19 de janeiro de 1995, FHC fincou o marco que mostraria a sua conivência com a corrupção. Ele extinguiu, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, criada por Itamar Franco e formada por representantes da sociedade civil, que visava combater o desvio de recursos públicos. Em 2001, fustigado pela ameaça de uma CPI da Corrupção, ele criou a Controladoria-Geral da União, mas este órgão se notabilizou exatamente por abafar denúncias.

    Caso Sivam – Não houve CPI sobre o assunto. FHC bloqueou.

    Pasta Rosa. O procurador-geral, Geraldo Brindeiro, engavetador-geral da República”, engavetou.

    Compra de votos. A reeleição de FHC resolveu o problema abafando-o e impedido a constituição de uma CPI.

    Vale do Rio Doce. Apesar da mobilização da sociedade em defesa da CVRD, a empresa foi vendida num leilão por apenas R$ 3,3 bilhões, enquanto especialistas estimavam seu preço em ao menos R$ 30 bilhões. Foi um crime de lesa-pátria, pois a empresa era lucrativa e estratégica para os interesses nacionais. Ela detinha, além de enormes jazidas, uma gigantesca infra-estrutura acumulada ao longo de mais de 50 anos, com navios, portos e ferrovias. Um ano depois da privatização, seus novos donos anunciaram um lucro de R$ 1 bilhão. O preço pago pela empresa equivale hoje ao lucro trimestral da CVRD.

    Privatização da Telebras. O jogo de cartas marcadas da privatização do sistema de telecomunicações envolveu diretamente o nome de FHC, citado em inúmeras gravações divulgadas pela imprensa. Vários “grampos” comprovaram o envolvimento de lobistas com autoridades tucanas. FHC impediu que fosse investigada.

    Ex-caixa de FHC. A privatização do sistema Telebrás foi marcada pela suspeição. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa das campanhas de FHC e do senador José Serra e ex-diretor do Banco do Brasil, foi acusado de cobrar R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar. Grampos do BNDES também flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do banco, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do Opportunity, que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de Lara Resende. Até FHC entrou na história, autorizando o uso de seu nome para pressionar o fundo de pensão. Além de “vender” o patrimônio público, o BNDES destinou cerca de 10 bilhões de reais para socorrer empresas que assumiram o controle das estatais privatizadas. Em uma das diversas operações, ele injetou 686,8 milhões de reais na Telemar, assumindo 25% do controle acionário da empresa.

    Juiz Lalau. A escandalosa construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo levou para o ralo R$ 169 milhões. O caso surgiu em 1998, mas os nomes dos envolvidos só apareceram em 2000. A CPI do Judiciário contribuiu para levar à cadeia o juiz Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do TRT, e para cassar o mandato do senador Luiz Estevão, dois dos principais envolvidos no caso. Num dos maiores escândalos da era FHC, vários nomes ligados ao governo surgiram no emaranhado das denúncias. O pior é que FHC, ao ser questionado por que liberara as verbas para uma obra que o Tribunal de Contas já alertara que tinha irregularidades, respondeu de forma irresponsável: “assinei sem ver”.

    Farra do Proer. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (Proer) demonstrou, já em sua gênese, no final de 1995, como seriam as relações do governo FHC com o sistema financeiro. Para ele, o custo do programa ao Tesouro Nacional foi de 1% do PIB. Para os ex-presidentes do BC, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, atingiu 3% do PIB. Mas para economistas da Cepal, os gastos chegaram a 12,3% do PIB, ou R$ 111,3 bilhões, incluindo a recapitalização do Banco do Brasil, da CEF e o socorro aos bancos estaduais. Vale lembrar que um dos socorridos foi o Banco Nacional, da família Magalhães Pinto, a qual tinha como agregado um dos filhos de FHC.

    Desvalorização do real. De forma eleitoreira, FHC segurou a paridade entre o real e o dólar apenas para assegurar a sua reeleição em 1998, mesmo às custas da queima de bilhões de dólares das reservas do país. Comprovou-se o vazamento de informações do Banco Central. O PT divulgou uma lista com o nome de 24 bancos que lucraram com a mudança e de outros quatro que registraram movimentação especulativa suspeita às vésperas do anúncio das medidas. Há indícios da existência de um esquema dentro do BC para a venda de informações privilegiadas sobre câmbio e juros a determinados bancos ligados à turma de FHC. No bojo da desvalorização cambial, surgiu o escandaloso caso dos bancos Marka e FonteCindam, “graciosamente” socorridos pelo Banco Central com 1,6 bilhão de reais. Houve favorecimento descarado, com empréstimos em dólar a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado.

    Sudam e Sudene. De 1994 a 1999, houve uma orgia de fraudes na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ultrapassando R$ 2 bilhões. Ao invés de desbaratar a corrupção e pôr os culpados na cadeia, FHC extinguiu o órgão. Já na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a farra também foi grande, com a apuração de desvios de R$ 1,4 bilhão. A prática consistia na emissão de notas fiscais frias para a comprovação de que os recursos do Fundo de Investimentos do Nordeste foram aplicados. Como fez com a Sudam, FHC extinguiu a Sudene, em vez de colocar os culpados na cadeia.

    Em que país deveria estar morando os membros da Regência (LA)Trina Provisória=JB/Gilmar Dantas/Marco Aurélio Collor Malan Cacciola que governa o BRASIL, pois NUNCA viram ROUBOS no governo nem no principado do FHC? É, como dizem por ai: O BRASIL é o país dos 4P’s, aqui só vai para cadeia (P)obre, (P)reto, (P)rostituta e (P)etista. Será que algum dia teremos alguém da elite=direita na cadeia, ainda mais com apoio do GAFE-globo-abril-folha-estadão (Washington não dorme no ponto). Fico com a máxima: ” é mais fácil um camelo passar no buraco da agulha do que ver esses Patrioteiro de Plantão na cadeia”. Pior disto tudo é que tem gente que os defende. Só pode ser porque devem entrar no rachucha da grana, a exemplo disto querem comer o fígado do Maluf porque ele não dividiu com nenhum deles. Parabéns Hildegarde! MENTIRÃO

    • Jarbas disse:

      PARABÉNS! QUERIA TER ESSE SEU FÔLEGO…
      A “SOCIEDADE” BRASILEIRA CONDENA O PT ESQUECENDO AS ALTERNATIVAS.
      GRANDE ABRAÇO.

    • Betão disse:

      Nossa, que volta destes para dizer que apoia o PT.

    • renato bitencourt disse:

      falou e disse….isso é uma verdade inconveniente….

    • Rossana Costi disse:

      Sr. Anibal diss:….”uma quadrilha de bandidos responsáveis pelo maior escândalo de corrupção e financeiro desse pais.”
      Que exagero e falta de informação.
      Sr Enganado, Parabéns…disse tudo que eu quis dizer

    • Chico disse:

      Bom dia,

      Parabéns pelo resgate das informações e pela aula de democracia.

    • Antonio Oliveira disse:

      Sr. Enganado… Vc é petista… Tudo bem, é direito seu… Mas, o que incomoda é que um erro não justifica o outro. E qdo o povo elege o lula e sua turma, é acreditando q são gente de bem… e não mais uma “corja” que vai continuar colocando na sua @$#%$#@. Este tipo de atitude, é desprezível… Ficar posando santo e #@$%$ o povo que tanto confia nestes canalhas. No mais “vai para o pt”, com sua aula de história, porque o problema é a turma do pt (que o lula sempre disse ser o supra-sumo da honestidade) fazer o que fez. Aliás, parabéns para o pt, que conseguiu o impossível acabar com a esquerda digna deste país, ou seja, conseguir colocar a esquerda no saco sacanagens da direita.

    • Manoel Oliveira disse:

      Excelente relatos! Pura verdade! A corrupção nas prefeituras, nos estados e porque não dizer, em quase todas as esferas da administração no Brasil seja ela pública ou privada, se enraizou de tal forma que está difícil combatê-la. Do perfil ideal do Sr. Barbosa, precisamos de muitos Barbosas para erradicar esse câncer de nosso Brasil.

  19. Carlos Alberto Duarte disse:

    O resultado do julgamento de hoje indignou a todos os brasileiros honestos.

  20. PAULO ROBERTO PALHANO DOS SANTOD disse:

    Ministro Joaquim Barbosa, muitos ainda irão te criticar, mas, o que vale é aquilo pelo que se luta e por quem se luta, e eu tenho orgulho de ver ver alguém como o Sr. que luta pela justiça e pelos milhares de brasileiros que foram alijados por estes corruptos e que de tamanha ignorância ainda os admira. Quem dera se nossa presidente demonstrasse apoio ao sr, poderíamos muito, mas, muito mais. Que pena… Obrigado JB

  21. Ubiratan Peres disse:

    …Se os autos provaram que houve liberação de cheques vultuosos, inclusive com a participação da diretoria do Banco Rural, tudo comandado por vários “políticos” bem conhecidos, isto não caracteriza formação de quadrilha ? Voces estão achando o Ministro do STF Joaquim Barbosa arrogante, ditador ? esperem até entrar o próximo presidente do supremo… Se vcs tem por dentro aptidões racistas, creio que irão elogiá-lo, afinal ele , o próximo presidente do STF, não é negro, não é mesmo!…

  22. hamilton pacheco disse:

    Para a Maria da Sulidade o seu comentário sobre o dr Joaquim Barbosa esta muito errado pelo jeito você não prestou nem atenção como escreveu ; você precisa assistir os telejornais ler algumas revistas ler alguns jornais não jornais de sindicato mais sim o estado de são Paulo a folha e outros bons jornais que temos no Brasil para saber o que falar e não falar besteiras o dr Joaquim tem muita competência sim quem não tem são estes ministro que foram comprados pelo pt e sua quadrilha que votaram a favor destes bandidos ou você não sabe a diferença entre gente de bem e bandidos

  23. Sérgio disse:

    Hoje ao ver a noticia atraves da tv me senti como se de repente os meus 50 anos de vida pula-se para 100 e um cansaço
    enorme tomar conta do meu ser. Olho para os meus dois filhos e fico com pena deles porque não vejo mais soluçao para este pais, infelismente a unica instituição que eu acreditava desabou por terra, eles(os corruptos)conseguirão. Fico imaginando a dor das pessoas que sofrem por falta de recursos no sistema de saude, de educação. CONTINUAMOS MASSA DE MANOBRA.sALVE-SE QUEM PUDER.

  24. Zoro disse:

    Fala pra ele ir antes, a gente até faz uma festa com rojões e tudo. Precisa esperar não!!! Toda a classe jurídica e o Brasil legalista e majoritário agradeceria.

  25. Ednaldo Carmo disse:

    É uma pena ver tantas pessoas alienadas, que não percebem a incrível manipulação da mídia e de uma classe social preconceituosa e fascista, que estiveram sempre dominando, que não conseguem aceitar a acessão dos menos favorecidos a adquirirem, além de bens e materiais que antes com o PSDB no Governo era uma sonho impossível, não aceita que o PT conseguiu quebrar a ideologia preconceituosa e fez os menos favorecidos atingirem um patamar mais digno. O que o SR JB vem fazendo como ministro da alta corte da justiça brasileira, utilizando de ações de um julgamento no minimo duvidoso, um discurso politico de oposição nervoso e além do mais apresenta-se como uma pessoa desequilibrada, que desrespeita os membro da corte e levanta injuria á Presidente Dilma. Por este motivo, apesar de diversas pessoas que aqui comentaram, baseados na alienação que a mídia golpista plantou e no preconceito de classe, tive a obrigação de expressar também a minha opinião de pessoa que presa a justiça.

  26. Carlos Alberto Nunes disse:

    É irônico… Formaram uma quadrilha para absolver a formação de quadrilha que já havia sido constatada e julgada. Dessa forma também irão provocar o desrespeito dos cidadãos.

  27. Ricardo disse:

    JÁ VAI TARDE!!!! Despreparado.

  28. Rodrigo Planche disse:

    O que vimos ontem e hoje é o poder que o PT tem, a ponto de corromper a mais alta corte do país. Ao Sr. Barroso especialmente, e isso se aplica aos demais canalhas que votaram pela extinção da pena de quadrilha, não sei como tem coragem de olhar nos olhos da esposa e dos filhos quando chegam em casa. Sujeito vendido, pau mandado, corrupto, bandido, sem-vergonha. Por trás de seus títulos de Dr., existe um sujeito da pior espécie. Aos defensores do PT, parabéns por escolherem a barrabás. Vocês são tão corruptos quanto os políticos que vocês elegeram. Cúmplices e coniventes. Vocês são uma vergonha para as pessoas decentes desse país.

  29. MOURA disse:

    Nojo, desesperança, tristeza,raiva,decepção, estes, são alguns sentimentos que um brasileiro honesto, trabalhador, pai de família e com caráter sente neste momento com a decisão do STF. Hoje vou dormir com uma preocupação a mais com o futuro de meus filhos,e, principalmente, daqueles que recebem migalhas para aplaudirem e votarem nestes políticos corruptos e juízes/ministros que se vendem para protegê-los. Representantes do judiciário serem indicados por políticos representa uma falha gravíssima, pois, o famoso “RABO PRESO” tem início neste exato momento e também inicia-se a formação de quadrilha que no meu ver é um grupo, mesmo, pequeno que se unem para praticar algo ilegal, se protegendo e às vezes sacrificando uns em benefício de outros. O principal beneficiado desta quadrilha sabemos que é. Independentemente de sigla partidária, a moralidade na política brasileira está um caos. Sem segurança, educação e saúde que vazam os seus recursos para estes corruptos o país já está virando um faroeste sem lei em que a justiça pelas próprias mãos se torna cada vez mais comum… Chega vou tentar dormir..

  30. Moises disse:

    seria muito bom que a presidente Dilma,escolhesse os seus ministros, mais sério e mais digno.tudo isso é um forte tapa na cara dos Brasileiro.

  31. Moises disse:

    seria muito bom que a presidente Dilma,escolhesse os seus ministros, mais sério e mais digno.tudo isso é um forte tapa na cara dos Brasileiro,isto é uma vergonha.

  32. renato disse:

    senhor joaquim barbosa para presidente

  33. Julio Moreira disse:

    “Eles se vestem de preto, porem sou eu que fica de luto”

  34. Renato Alves disse:

    Exmo. Sr.Joaquim Barbosa
    MD Presidente da República, em outubro de 2014 !!!!!!!!
    BRASILEIROS EU ESTOU PEDINDO AOS VERDADEIROS BRASILEIROS VAMOS VOTAR NESSE HOMEM DE VERDADE JOAQUIM BARBOSA !!!!!!!!

  35. Adilson Braz Comin disse:

    Sr. grassas a você que estes bando de corrupto foram condenados teriam que ficar na cadeia como um ladrão de galinha fica mais infeliz mente aqui é o Brasil que já nasceu errado deis da descoberta pelos portugueses pois aqui vinham para levar nossas riqueza, o povo deve fazer a sua parte nas urnas e acabar com esta situação obrigado Sr. Barbosa e todos os ministros que votarão pela condenação,

  36. Julio Moreira disse:

    O ano de 2014 está só começando. Vem aí fortes emoções; não vai demorar muito e essa canalhada vai pleitear indenização e pensão por se acharem injustiçados. Quem sabe não nomeiem também uma comissão da verdade e coisas do gênero. Kkkkkk, pobres brasileiros…

  37. Nádia Marina Daud disse:

    Prezados Ministros do SupremoTribunal Federal,

    STF mostrem as suas caras quero ver quem paga apara a gente ficar assim.

    Grande pátria desimportante
    Em nenhum instante
    Eu vou te trair
    (Não vou te trair)

    Presidente Dilma vocé criará seu ento em uma redoma ou ele será criados em CUBA?????

  38. eliel disse:

    Rui barbosa disse que um dia o homem teria vergonha de ser honesto, chegamos….. HOJE NO STF
    olha a UCRANIA, venezuela, siria, egito, ……….
    mais de 60 bilhões na copa, o aposentado morrendo as minguas, salario minimo 724, salario reclusão, bolsa familia, bolsa prostituta para copa, segurança ?
    educação ? Excia Joaquim barbosa, o SR fez o brasil viu e assistiu, enquanto não chegar o 5 /10/14 para tirar o PT e esquecer o PSDB, que são do mesmo saco, vamos ver o POVAO reagindo nas ruas e sabemos quando o povo se une ninguem tira a vitoria do povo, desistir jamais, lutar sempre vamos tirar a quadrilha que nunca sabe de nada
    Excia o povo te pede como presidente, e eu sei que o SR honra seu país e sua gente, homem de fibra honesto, tornou-se o nome forte pela sua honra e honestidade, portanto é digno de ser candidato e ser o mais votado da historia do BRASIL.

  39. é uma pena um homem desse quilate, ter que sair de uma posição que tanto precisa de homens de coragem e se refugiar em sua casa, ha muito o Brasil não via tantos adjetivos brilhantes em uma pessoa que se dá ao respeito de qualquer pessoa honrada, é lamentável que no momento em que o Brasil está mostrando que é um País decente seja entregue a pessoas sem escrúpulo.

  40. Em plena véspera de carnaval acontece mais uma fase do julgamento mais complexo que a nossa sociedade teve conhecimento. Pena que a maioria dos brasileiros e brasileiras nem tomaram conhecimento do fato e da gravidade de sua consequência. Infelismente, um povo que não tem educação como base, e só preocupa com o consumo, realmente não vai se tocar do que está acontecendo.É claro que uma parte do SUPREMO é manipulado pelo executivo e pelo legislativo. Lamentável que mais uma vez, que o nosso Brasil, vai continuar perdendo tempo. E mais uma geração será prejudicada e deixada na penúria e ignorância, sendo manipulada por pessoas egoístas, capciosas e sem o minimo de nacionalismo. Peço a Deus que nos ilumine, e nos guarde, para que em breve possamos enxergar que a nossa economia está um caus, que somos desvalorizados constantemente pelos políticos e burocratas governamentais, que somos tratados como idiotas, pois o ” pão e o circo ” nos abastece. Precisamos cortar na carne e assumir a nossa realidade que não é boa, pois a desesperança nos assola e nos corroê. Sr. Ministro, tudo o que fala, vem do coração e da certeza de um homem que nasceu e cresceu desfavorecido dentro de um mundo alvo e impiedoso. O Sr. foi buscar com garra e magnitude através de hora e horas de estudos e contemplações o saber que detêm hoje. Quando não conseguimos reagir às observações apresentadas por pessoas assim como o senhor, é claro que fica mais fácil falar que és destemperado e deslumbrado. Mas estas pessoas o temem, o admiram e queriam ter a vossa coragem, mas preferem falar de forma sorrateira e covarde pelos cantos e por insinuações. Deus o guie, o ilumine e lhe dê muita saúde e coragem, pois é o que está faltando aos políticos e à sociedade como um todo. Temos que lutar pelo nosso país… temos que criar um futuro azul e próspero para as novas gerações.

    • Tadeu Gledson de Lima disse:

      Congratulo-me com o Senhor pela lucidez com que expôs seu ponto de vista. O Senhor é que reflete a alma do brasileiro trabalhador e honesto. E não os chicaneiros que se venderam à malta e que tentam menoscabar homens de bem como o Ministro Joaquim Barbosa, buscando justificar, com o verniz jurídico, a safadeza e a falta de ética e de princípios.

  41. Silas Arruda disse:

    Como tem zumbi do jornal nacional!!!!!!!!

  42. Chandra Milet disse:

    Ainda dá tempo!!! Vamos parar o Brasil e só sair das ruas quando vencermos. É independência ou morte para o povo brasileiro. Ou o gigante se levanta e se mantém de pé para a batalha ou seremos destruídos juntamente com nossas famílias. Chega de corrupção e massa de manobra. Ministro Barbosa, o povo honesto está com você. Avante Brasil.

  43. Newton Silveira disse:

    Lamentavelmente, mais uma esperança do povo brasileiro foi frustada, quando soubemos que seis ministros do STF, colacaram abaixo, um trabalho de anos efetuado pela justiça brasileira, com enorme custo aos cofres público, custeado pelo povo.
    Realidade triste, muito dura e dificil de entender, como aquela coja e outros que não foram cogitados, e portanto, ficaram fora do julgamento, não é formação de quadrilha, o que será então uma junção de ladrões? Quando irá explodir o que está sendo preparado pelo PT? O que será? e quanto termos que pagar cada um de nós pobres mortais?

  44. Infelismente há muito q andarmos p q nosso Brasil se torne um pais justo. Não podemos esperar q depois de 5l3 anos q somos roubados pelo resto do mundo e na maior parte das vezes com respaldo dos dirigentes desta nação,
    tudo se tornaria perfeito de uma hora p outra. É bem verdade q a cada eleição, renovamos nossas esperanças, mas tenho 71 anos, professor aposentado e não há muito q esperar, senão q v.excia se candidate a presidente ja e mostre ao resto do mundo como se coloca ordem na casa é
    claro, basta acabar c metade dos ministérios e escolher
    ministros honestos

  45. Vanerlei Martins disse:

    Pois bem senhores assistimos ao julgamento do mensalão do PT e muitos são levados a acreditar que a única roubalheira ocorreu e ocorre nesta gestão petista. Isso senhores só veio a público porque nesse mesmo Governo há liberdade para os Órgãos investigativos apurar. Não faz tanto tempo, no Maranhão, na época do Governo FHC, a Polícia Federal realizou apreensão de dinheiro no escritório de parentes do marido da Roseana Sarney em uma das poucas operações que praticava antes do Governo do PT e nunca mais se ouviu falar sobre aquelas investigações. Será por que senhores?

    Numa época recente havia fama de um Procurador Geral da República de “ENGAVETADOR”. Será por que senhores?

    A nossa imprensa não procura investigar o que aconteceu no metrô de São Paulo e de Brasília. Segundo noticiam, os fatos datam de 1998. Existe alguém hoje condenado? Será por que senhores?

    Bem antes do mensalão do PT, tem-se notícia de procedimento se não igual mas no mínimo semelhante em Minas Gerais com políticos do PSDB. E estes já foram condenados? Será por que senhores?

    É muito importante que façamos uma reflexão sobre tudo isso…

    • isabel Cristina de Castro Tartau disse:

      Sim concordo com voce isso vem de antes do PT, mas não vamos enobrecer o PT só por causa dos outros erros anteriores a ele. Isso é estupidez. Uma hora a coisa tem que mudar. Estamos numa cratera que se afunda diariamente. Se houveram erros anteriormente e infelizmente a justiça não se fez, não vamos acobertar outros erros atuais a achar que isso não é nada comparado aos anteriores. Olha me poupe, quem fala isso deve estar mancomunado com esse partido e mamando na teta como todos eles. Infelizmente temos pessoas cegas, e aquelas que não querem ver. O povo brasileiro é passivo até demais. Abaixo PT. Se não tivermos uma intervenção o PT vai continuar a mandar aqui.

  46. Marcelo Moura Severino disse:

    Este realmente é um país sem Leis. Leis antigas ultrapassadas. Um exemplo atual é a Lei da correção do FGTS, que é de 3%a.a. + TR, a qual os trabalhadores estão perdendo rendimentos em relação à inflação o qual concordo plenamente. Lembrando que este fundo é para subsidiar Infla-estrutura, Financiamentos Habitacionais e outros.
    Um Juiz da Região do Sul do País, por conta própria resolve dar ganho de causa a um cidadão que o FGTS tem que ser corrigido pela Inflação ( no mínimo ). Concordo, mas um Juiz está lá para julgar a Lei e não interpretar a ação individual ou coletivas. Lei é Lei, tem que se cumprir. Então faz um projeto de Lei mudando a Lei, que a partir de hoje o FGTS vai passar a ser pelo IPCA ou outro.
    Indo para o Assunto atual sobre a possível saído do Ministro Barbosa, estes ministros votarem que não houve formação de Quadrilha realmente parei totalmente de acreditar neste país. País para poucos, poucos ricos, poucos PIB´s, pouca Infla-estrutura, pouca escola, pouca polícia, pouca segurança, pouca saúde.
    Excelentíssimo Dr.Joaquim Barbosa, mesmo sendo um pouco antipático, mas é o único que poderia por ordem neste STF. Com sua saída se for o caso, acho que também não é o caso ir para a Política, que é acordos e acordos para votarem projetos a favor do povo, não faz o seu tipo. Fico triste e estamos quase perto do fim. O Brasil está quebrado. Vamos ver se haverá a Copa do Mundo!!!, e se houver a economia está falida. Não virão tão estrangeiros trazendo Dólares e Investimentos Externos para o Brasil de Terceiro mundo. Um País, com o PIB baixo, manipulado, inflação alta, sem investimentos em pesquisas. Está difícil de ver um futuro. Só se o Exército tomar conta novamente da “DEMOCRACIA”. Democracia onde é obrigado a votar???

  47. Juliano disse:

    A pergunta que não que calar, o que é formação de quadrilha mesmo??????????????????????????

    Código Penal – Art. 288. Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes: (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)
    Art. 288-A. Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste Código: (Incluído dada pela Lei nº 12.720, de 2012).

    Até parece que não houve associação, formação de grupos com o intuito de desviar o dinheiro público,nem????????? Isso é uma vergonha tamanhaaaaaaaaaaa….

    • Charles Bastos disse:

      Pela definição dada pelo CP, pare tratar-se do processo arquitetado pelos “executivos” de algumas grandes empresas estrangeiras especializadas em transporte ferroviário, que aliados a “agentes públicos” do governo de São Paulo, envolveram-se em “suposto” cartel para fraudar licitações para contratação de projetos de engenharia, manutenção e compra de equipamentos, cuja ação perdura há mais de 15 anos.
      Durante o período em que estes “agentes públicos” e seus aliados “executivos” estiveram agindo sem serem incomodados pelas instituições que deveriam zelar pelo patrimônio público do povo paulista (e brasileiro, é claro), ocorreu um grande acidente na linha amarela do Metrô, com algumas mortes e várias famílias desabrigadas.
      Os valores subtraídos aos cofres públicos e pagos aos “agentes públicos”, além dos valores dos contratos firmados com as empresas dos tais “executivos”, são do conhecimento de toda imprensa e vários dos que se manifestam diariamente neste espaço. No entanto, todos continuam insistindo em dizer que o tal “Mensalão do PT” representa o maior “caso de corrupção da história do país”.
      Se formos falar de grandeza de valores surrupiados, como um contrato da VISANET com a empresa de Marcos Valério, estimado em algo perto dos de 75 milhões de reais, que inclui também os valores pagos pelos serviços de publicidade efetivamente prestados (a empresa produziu/geriu campanhas publicitárias), pode ser considerado maior que, por exemplo, os mais de 500 milhões desviados pela “máfia dos fiscais do IPTU” que atuou na Prefeitura de São Paulo, durante as gestões de Serra e Kassab.
      O que leva à desfaçatez de muitos que aqui se manifestam de forma rancorosa, preconceituosa e alienada é a conduta de boa parte da imprensa que sempre esconde as legendas partidárias a que pertencem os políticos corruptos quando estes não pertencem ao PT. Para não dizer que, quando não há como esconder a filiação partidária, estes mesmos “jornalistas e comentaristas” tratam todas as ocorrências de irregularidades e desvios praticados por seu protegidos como casos “supostos”, enquanto para o PT tudo já começa a ser tratado como “crime” efetivamente cometido, de forma a convencer, e convencem, uma grande massa que está pronta para acreditar em tudo que se fale de mal do PT.
      Se o Sr. JB é tão íntegro e infalível, por que deixar o “Mensalão do PSDB” e o “Mensalão do DEM” para depois do julgamento do “Mensalão do PT”? Por que agora os “jornalistas” e “especialistas” em STF afirmam que os ministros serão mais “cuidadosos” ao tratarem do “Mensalão Mineiro” (sim, eles evitam tocar na sigla PSDB)?
      Se vocês não enxergam essas coisas são muito ingênuos, ou muito hipócritas. Escolham.

  48. Marcelo Moura disse:

    Este 27 de fevereiro de 2014, foi pior que o 11 de setembro para os EUA.

  49. GLEYDSON EVANGELISTA disse:

    Caro Pres. do STF Joaquim Barbosa, concordo plenamente o com o Sr. em deixar o cargo do STF e se dedicar a uma fundação. O Sr. mais do que ninguém sabe que não adianta lutar por alguma coisa que sozinho não irá conseguir mudar. Admiro a sua história de vida, pouco que conheço e por seus ideais assim como alguns brasileiros mas, logo todo nós iremos “esquecer” o que aconteceu ainda mais agora no “carnaval”. Será que foi proposital???? Tudo não passou de “samba”. Se o Sr. não conseguiu administrar o um colegiado não por sua culpa, imagina a Presidência da Republica!!!! Sai da fora dessa zica!!! Apesar que pagaria para ver o Sr. na Presidência da Republica e como seriam as alianças politicas.

  50. Alexander disse:

    Senhores boa noite olhei com muita observância a todos os comentários ,e também tive a oportunidade de assistir por televisão algumas partes do julgamento e votos o que me causou estranheza nos comentários aqui escritos foi a hipótese de alguém achar que teríamos o prazer de assistir a mais suprema corte do nosso pais aplicar as penas condizentes com os crimes cometidos . Pois gostaria de lembrar que os senhores ministros sao indicados pelo governo e pior em hipótese alguma poderia um colegiado começar o julgamento e aos poucos ir se desmantelando e ai me desculpem mais ficou bem claro pelo menos para min que os dois últimos a assumirem o cargo foi justamente os que fizeram a diferença com votos a favor da absolvição .
    A seguir gostaria sem querer ser muito intransigente de ressaltar alguns episódios que realmente me faz nao acreditar na nossa justiça em nenhum nível vejamos alguém lembra do excelentíssimo senador renam Calheiros que condenado renunciou ao seu posto de senador e em uma futura eleição voltou ao seu posto e pior como presidente do Senado , outro exemplo o senhor genuíno já condenado assumiu ao pleito de deputado federal , sinceramente ilustres senhores independente de partido político estamos discutindo algo irrelevante por que o que interessa mesmo e reformular toda a nossa classe
    política

  51. gio disse:

    O supremo e a cara do brasil,poucos honestos e um mundo de corruptos.

  52. Alexander da costa disse:

    Ilustres boa noite , independente de partido político assisti com bastante observância aos julgamentos e votos o que me causa estranheza e que como gostaríamos que fosse diferente , acredito que muitos de nos prevíamos esse resultado , senhores as vezes penso que se esquecem dos detalhes vamos nos lembrar do seguinte quem nomeia os ministros claro o governo , gostaria de poder pensar de outra forma mais nao consigo entender como um colegiado pode ser desmantelado ao longo de um processo tão importante , so me leva a creditar que e uma grande farsa. Gostaria de refrescar a memória dos senhores vocês lembram do sr Renan Calheiros foi condenado renunciou e voltou e pior como presidente do Senado , que tal o senhor genuíno condenado assumiu o pleito de deputado federal e o mais legal e que ainda acha que pode pedir aposentadoria para nao dizer que sou anti Pt vou citar so mais um o senhor color de Melo o então presidente da republica detonado do cargo consegue através das nossas. Leis assumir o mandato de senador me desculpem senhores mais isso tudo e irrelevante eu acredito realmente e que devemos reunir forcas para destituir esse Parlamento e formar um Brasil através de sua carta magna com homens realmente escolhidos pelo povo e que trabalhe para o povo

  53. Braga disse:

    Meus amigos, para que ficar bravos, o pt é assim eles comem côco de elefante pra dizer que são os maiores.
    Temos uma solução melhor em outubro podemos mudar(comecem pelos aposentados é classe forte que pode mudar o destino Brasil..(lembre que amanhã vc pode ser um e o salário é…)
    Não desista comecem já…
    Abraços.

  54. DAVID disse:

    Outra vez sr jornalistA!

    O senhor anda dia a dia se superando nas suas escritas.

    “Antes de Joaquim Barbosa ser derrotado no STF”, é realmente surrealista.

    QUEM FOI DERROTADO NAO FOI JOAQUIM BARBOSA, QUEM FOI DERROTADO FOI O POVO BRASILEIRO.

  55. ary portugal disse:

    Mais um que deixa uma instituição da justiça contra o aparelhamento de estado na corte de justiça. O executivo começa a tomar conta do judiciário. A tentativa no legislativo(mensalão) quase deu certo. Vamos ver como vai ser o julgamento do mensalão mineiro? Sera que os julgadores, não importa a instância de julgamento adotarão os mesmos critérios ou a maioria de esquerda mudara seu modo de julgar. O tempo dirá.

  56. Roberto disse:

    To vendo que os coxinhas estão nervosinhos e olha que depois de Dilma em 2018 tem o Haddad e o Lula como reserva de luxo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  57. José Xiri disse:

    De repente tudo acabou, não houve a sessão de sangramento em público dos condenados, queremos sangue, queremos ver sangue. Esquece-se que as democracias são assim mesmo, é da divergência, da ambiguidade das discordâncias que vamos aprendendo desaprendendo e reaprendendo. Cada uma daquelas pessoas tem uma história algumas boas outras nem tanto, assim como Joaquim Barbosa tem uma história de vida belíssima, Luis Barroso tem uma historia bela e inspiradora. É um excelente juiz e se discordou é porque achou elementos fracos nos autos e sabe muito bem que estes elementos, foram utilizados por pressão da mídia e narcisismo de algumas figuras que estão lá. Ninguém é perfeito. Agora, é ingenuidade evocar o nome do Joaquim Barbosa como salvador da pátria, é um messianismo descabível. Para os inconformados, serenidade, para os que não suportam, tentem o suicídio, e para quem tem vergonha de ser brasileiro, vá embora, por que está aqui, existe tantos países no mundo procure um melhor para viver.

  58. fco costa disse:

    O autoritario barbosa nao duraria nem 90 dias como presidente. Ele mesmo se inviabilizaria.

  59. geni h. gonçalves disse:

    Não tenho paciência para ler comentários de pessoas que escrevem anceio, robaleira, infelismente e côco de elefante. Felizmente existem pessoas com grande conhecimento, como o Enganado. Dá gosto de ler sua explanação, mesmo sendo longa.

  60. Nery disse:

    O homem quando entra na política ele vira um escorpião, dar ferruada em tudo que aparece para atrapalhar no seu caminho, Sr. Barbosa se quer continuar sendo homem e admirado pelo povo brasileiro, não faça essa besteira, continue lutando por nós e ferrando esses canalhas, na minha opnião o ministro Levandosk é a pior vergonha do supremo, vc percebe a cara de maldade dele, ele é um lobo.

  61. Udjanir Lopes disse:

    Após essa decisão escandalosa pela maioria dos ministros da Corte,entendo que a ascensão ao cargo da alta Corte deveria ser por magistrados egressos da carreira ao longo da magistratura, e não por indicação do presidente da república, onde a decisão, pela maioria, acaba sendo política.

    Se todos observaram, o julgamento ocorreu à vésperas do CARNAVAL, LEIA-SE, SAMBA, CERVEJA etc… onde, daqui a pouco, tudo será esquecido.

    Conforme disse o Ministro Joaquim Barbosa, a alta Corte perdeu a oportunidade de mostrar ao Brasil e aos cidadãos que tinha mãos os instrumentos para iniciar o caminho rumo ao verdadeiro combate a CORRUPÇÃO.

    INFELIZMENTE, MAIS UMA VEZ, A POLÍTICA VENCEU A JUSTIÇA!

    Udjanir Lopes

  62. Neilton Santo Freitas disse:

    Talvez o dia em que o STF deixar de ser indicado pelo Congresso Nacional e pelo Palácio e passar a ser cargo de carreira, a justiça torne-se mais justa.

  63. paulo disse:

    PT: Partido de trambiqueiros… Infelizmente o Brasil esta dominado por esse partido nojento, corrupto, um bando de vagabundos reunidos para saquear a nação.

  64. Daniel Bertoni Camargo disse:

    Nomeado para o Supremo Tribunal Federal um ministro que siquer passou em concurso para juiz de 1a. Instância o que poderemos esperar?

  65. morais disse:

    Se ele quer ficar é porque o PSDB preocupado com a condenação do Azeredo pediu a ele que ficasse e lutasse pela absolvição do tucano, pois com certeza ele não terá o mesmo posicionamento contra os tucanos como teve contra os petista, espere para ver.

  66. marcio disse:

    Collor……Caçador de Marajás?
    Barbosa…..Caçador de Corruptos?
    Já vimos esse filme altes….
    E no fim a farsa cai….

  67. Elizabete Gomes disse:

    Pensei que além de ligar para Dilma para pedir desculpas pelas bobagens que andou falando, achei que ele ia dizer que se afastaria do STF para se tratar. É visível que este senhor precisa de ajuda psiquiatrica. Já vai tarde, Barbosa!!!

  68. DIRRAN NEY XAVIER disse:

    FICO TRISTE E ENVERGONHADO COM ESSE TIPO DE ATITUDE DO SUPREMO DEPOIS DE TANTO TEMPO PRA SEREM JUGALDOS SÉRA QUE O POVO BRASILEIRO É BURRO OU IDIOTA . HOJE VEJO QUE O BRASIL NÃO TEM MAS JEITO. OUTRA COISA TAMBÉM UMA HORA É PSDB OUTRA HORA PT ACHO QUE NIGUEN AGUENTA MAIS PELO MENOS VAMOS MUDAR. ACHO QUE O EDUARDO CAMPOS DO PSB É UM BOM NOME.

  69. Carlos A Teixeira disse:

    A pergunta agora é: Qual advogado bandido do PT a presidanta vai “nomear” ministro do Supremo agora, na vaga de JB?

  70. Mauricio disse:

    Com erros de português ou não, com citação jurídica da Alemanha ou não, o que se vê por aqui é um desvirtuamento do assunto em questão. O que se discuti aqui é a posição do ministro Joaquim Barbosa deixar, ou não, no mês de junho o Supremo Tribunal Federal. Isto quem vai decidir é ele, se vai ser candidato quem decide é ele. Como presidente da Suprema Corte ele tem o direito de criticar o posicionamento deste ou daquele ministro em determinados processos, isto no meu entender, para que fique bem claro! Se a continuar esta discussão sobre a morte da bezerra, o que só vai interessar a esta quadrinhos de 40 ladrões, como ele próprio já o disse, não vamos chegar a lugar nenhum. Acorda gente, que assim não da!

  71. Waldyr Rodrigues de Morais disse:

    Que pena Um bom juiz Espero de coração que Joaquim Barbosa não se lance na politica O Brasil precisa dele ali no supremo , julgando

  72. Luis da Silva Daniel disse:

    Fico impressionado com a quantidade de comentários – pró e contra – o Ministro Joaquim Barbosa, fico mais ainda impressionado (e mesmo indignado) pelos comentários “favoráveis” aos criminosos petistas e aos outros membros da quadrilha travestida de partido político.
    Do meu ponto de vista o que importa não é se o ministro tem uma postura autoritária (acredito que todo juiz deva agir com austeridade), muito menos se ele tem pretensões políticas (é um direito dele, como de todo cidadão brasileiro, afinal o analfabeto do lula não foi e – infelizmente – se elegeu).
    Em relação aos partidos políticos todos tem suas mazelas e partes “podres”, cometem erros e fazem suas falcatruas, só que o pt (em minúsculo mesmo) traiu a todo o povo brasileiro, era um partido que dizia carregar a bandeira da moralidade, eram os únicos “puros” e honestos, apontavam o dedo para todo mundo fazendo acusações até mesmo infundadas, e quando chegaram ao poder o que aconteceu? É o pior de todos, rouba mais que todos, fez “parcerias” e “acordos” com tudo aquilo que não presta neste país.
    Eu mesmo me sinto duplamente traído, isto porque fui militante (e peço desculpas à nação por isto), assessor parlamentar de político do partido, e ajudei no crescimento deste câncer que hoje corroí o Brasil.
    Aqueles que mais temem uma candidatura do Ministro Joaquim Barbosa são justamente os petistas, sabem que ele conseguirá derrotá-los, bem como irá botar um freio na dilapidação que seus asseclas e correligionários (banqueiros, imprensa e grandes industriais) estão praticando atualmente.
    E, em relação a ele – o ministro – ser firme com os bons costumes na sociedade, isto é muito bem vindo na atual situação caótica em que se encontra a sociedade brasileira, e só libertinos e pervertidos é que não gostariam de viver sobre regras e disciplina.

    • Anticorrupto disse:

      Luis da Silva, falaste o que dezenas de milhões gostariam de falar. Esse é um partido traidor. Enganou principalmente aos funcionários públicos em geral. O mensalão comprou a EC 241, que obrigou o servidor que começou a trabalhar muito cedo(meu caso), a trabalhar mais de 02 a 08 anos. Isso sim é que é uma verdadeira prisão. Esses mensaleiros do PT só passarão um ano na prisão com direito a saídas. E os quase cem milhões de reais roubados dos contribuintes para comprar os votos, nunca mais voltarão para os cofres públicos

  73. Tadeu Gledson de Lima disse:

    Quem é que alimenta tanto receio de que o Ministro Joaquim Barbosa se venha a candidatar nas próximas eleições? Que perigo ele poderia oferecer, se o Partido instalado no poder propala que o julgamento do mensalão foi uma pantomima? É que a verdade o povo já conhece: Joaquim Barbosa desmascarou a gangue, que governa para se locupletar. E com o povo ninguém brinca. Tanto assim é que, ainda que o Senhor Barbosa não seja candidato, não é crível que a nação abdique de seus brios para reeleger um grupelho afeito a práticas de corrupção. Não é crível que o Brasil se renda à ditadura de esquerda. Não é crível que os cidadãos possam votar em mafiosos. Não é crível que consciências se entorpeçam, em virtude do vil metal. Não é crível que os operadores do direito se devotem a protegerem as organizações criminosas. Não é crível que estejamos enfrentando o pesadelo que tomou conta do país com a absurdidade conspícua da decisão do Supremo Tribunal Federal de absolver réus do núcleo político do P.T. do crime de quadrilha…

  74. AUGUSTO CRUZETTA disse:

    SOU FÁ DE CARTEIRINHA DO MINISTRO jOAQUIM BARBOSA , ELE NAO PODE DEIXAR O SUPREMO NUNCA, PORQUE ENQUANTO ELE ESTIVER LA , TEMOS UMA ESPERANÇA DE UM PAIS MAIS HONESTO, ESTAMOS COM O SR, NAO DESANIME NUNCA,O SR É A NOSSA ESPERANÇA O POVO BRASILEIRO ESTARA SEMPRE DO SEU LADO,E QUE DEUS ILUMINE SEUS PASSOS.

  75. Antônio Carlos de Oliveira Campos disse:

    O Plenário do STJ julgou procedente AÇÃO PENAL contra o ex-Deputado Federal NATAN DONADON, condenando-o pelos crimes de FORMAÇÃO DE QUADRILHA e PECULATO. A condenação embasou-se pelo desvio – quando diretor financeiro da Assembléia Legislativa de RONDÔNIA -, não mais, de R$ 8,5 milhões. Na ocasião a Ministra Carmem Lúcia, como relatora, deu procedência à ação penal quanto aos dois delitos expostos na denúncia e foi acompanhada, por unanimidade, quanto ao crime de PECULATO, e por minoria (7×1), ao crime de QUADRILHA.
    Agora, a inclusão de 2 novos ministros ao julgarem os mesmos delitos pergunto : Porquê a decisão condenatória foi diferente? O Ministro Joaquim Barbosa tem, por essa razão, base sólida na definição quanto ao posicionamento político do julgamento.
    É de estarrecer! Ainda veremos muitas situações degradantes!

  76. Mauro disse:

    Joca, o déspota que não respeita a opinião alheia. Esse cara na presidência da república seria a certeza da volta da ditadura. O Brasil não precisa de uma pessoa assim para melhorar. É apenas mais um herói da última hora, como Collor, Chico Mendes, Duque de Caxias foram um dia. Esses heróis não morreram de overdose, como na música de Cazuza, mas suas biografias estão repletas de fatos duvidosos. Os 15 minutos de fama de Barbosa uma hora vão passar e vamos perceber que de santos o inferno está cheio.

  77. joão de sales disse:

    Infelismente, Ministro Joaquim Barbosa, pessoas honesta como
    o Sr.é muito dificil julgar estes bandidos que meteram a mão
    no dinheiro publico, e ainda nossa Predidenta, coloca esses /
    novos Ministroa, já combinado para votar contra a formação de
    quadrilha. Na verdade esse condenados, deveria cumprir prisão
    perpetua.Em fim Ministro, o Sr., cumpriu o seu dever. E que /
    Deus, continue lhe abençoando, dando sempre a capacidade de-
    sempre julgar, com sua honestidade.Que berço maravilhoso o Sr.teve.Aços.

  78. jose disse:

    SE FOSSEM POBRES SERIA UMA QUADRILHA KKKK
    CHAME SEUS AMIGOS PARA ROUBAR UM BANCO E DIVIDA AS TAREFAS
    ELEMENTO 1 – DIRIGI O CARRO ATÉ O BANCO

    ELEMENTO 2 – FICA NA ESQUINA FAZENDO VIGIA PARA VER SE A POLICIA APARECE

    ELEMENTO 3 – ENTRA NO BANCO E ANUNCIA O ASSALTO E FICA COM OS SEGURANÇAS E CLIENTES

    ELEMENTO 4 – PEGA O DINHEIRO DOS CAIXAS E DO COFRE

    TODOS FOGEM E SE A POLICIA OS PRENDEREM É SÓ CHAMAREM OS MINISTROS BARROSO E TEORI ZAVASK PARA AJUDA-LOS PQ QND CHEGAREM A DELEGACIA ELE PODEM PROVAR QUE SO PRENDERAM OS LADROES E NAO UMA QUADRILHA DE LADROES

    ESSE É O NOSSO BRASIL, QUER DIZER ESSE É O BRASIL DELES

  79. Firmino Santana disse:

    Sr.Reginaldo,Tome cuidado com que escreve,vc acabou de matar a lingua portuguesa.

  80. omar mauri disse:

    Ministro, não se filie a nem um partido dos que por aí existem. forme o PDB partido dos Barbosas, ( Rui, Joaquim ) Pelo menos o senhhor poderá escolher os filiados, os PARTIDOS que já existem são todos iguais, todos querem se “arrumar”. NÃO DESISTA, PARABÉNS. lUTE PARA QUE OS MINISTROS DO SUPREMO SEJAM ESCOLHIDOS PELO VOTO POPULAR, E A IDADE NÃO SEJA IMPECÍLIO PARA TERMOS BONS MINISTROS.VEJA A LAMENTAVEL PERDA DOS DOIS ÚLTIMOS MINISTROS MOTIVADA PELA IDADE.SERÁ QUE 70 ANOS É VELHO/

  81. Ivan de Abreu Lima disse:

    Isso é uma vergonha, o Brasil precisa de uma intervenção, você vê corrupção em todos os seguimentos, sem exceção. Não temos o direito de ir e vir, talvez só o de ir, diante da impunidade criminal. Esses senadores que votaram contra a diminuição da maioridade penal, jamais deveriam ser votados. O povo é culpado disso tudo. E onde andam as forças armadas?

  82. JOAO CAIRES DE SOUZA disse:

    JA VAI TARDE.

  83. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    Nunca é demais recorremos à Bíblia O Livro dos Livros por excelência.
    O Exmº. Senhor Ministro Joaquim Barbosa jamais deverá macular sua honra, sua conduta ilibada, sua carreira brilhante de jurisconsulto para imiscuir-se à podridão dos políticos, render-se à submissão aos partidos. Não se joga pérolas aos porcos. Toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore doente produz maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore doente pode dar bons frutos. Como poderíamos enxertar figos com abrolhos?
    Tempestivo o que disse Iotâm (Juízes 9: 7-15) que tem muito a haver com os homens virtuosos e homens medíocres. Vamos á parábola e tirarmos ilações:
    “As árvores se tinham posto a caminho para ungir aquele que seria o seu rei. Disseram à oliveira: “Reina sobre nós. A oliveira lhes disse: “Renunciarei o meu óleo, que deuses e homens em mim apreciam, para ir agitar-me acima das árvores? As árvores disseram à figueira: “Vem tu reinar sobre nós”. A figueira lhes disse: “Renunciarei a minha doçura e a meu bom fruto para ir agitar-me sobre as árvores? Então as árvores disseram à vinha: “vem tu reinar sobre nós”. A vinha lhes disse: “Renunciarei a meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para agitar-me sobre as árvores? Então as árvores disseram ao espinheiro: “Vem tu reinar sobre nós”. Mas o espinheiro disse às árvores: “Se é com lealdade que me dais a unção para que eu seja vosso rei, então vinde abrigar-se sob minha sombra. Mas se não for assim, um fogo sairá do espinheiro e devorará os cedros do Líbano.

    P.S Caro amigo Kennedy! Facilita a nossa visão colocando Captcha mais legíveis. T

  84. Adalberto disse:

    O Imperador da Capa Preta, e seu jogral conhecido por defender banqueiro corrupto, ficou nervoso porquê foi contrariado pelos seus pares em uma disputa jurídica.
    Perdeu a razão, teve um ataque de histeria que o fez balançar na cadeira de um lado para o outro; por pouco não caiu da cadeira; foi uma cena hilária.
    Perdeu a compostura e chegou até a ofender uma colega de trabalho, a ministra Rosa; que tremenda vergonha; mostrou que está despreparado para o cargo.
    Francamente….

  85. São Paulo, economicamente a maior e mais importante cidade do Brasil onde concentra-se a maioria populacional deste País. Será que vamos ter que engolir um PT apoiado pelos cestas alfafa, minoria que vota no PT ou em qquer outro partido que os desobriguem de trabalhar. Temo pelo que nos reserva o pós eleição, caso o PT ganhe por força dos votos de cabresto: Vamos ter aqui uma Ucrânia e uma Crimeria. O Brasil tem 215 milhoes de habitantes e 8.515 kms2 e a Ucrânia apenas 2.600 milhões e seiscentos mil habitantes em um território com 603.700 km2. Se o povo não conseguir tirar essa merda de PT Comuna de lá via voto? A outra opção é a mesma que se Vê hoje na Ucrânia e na Venezuela.

  86. Fabricio disse:

    Finalmente a mascara caiu e quando caiu o que se viu foram duas letras PT, esses ministros que votaram a favor deveriam pagar as penas junto com os corruptos, infelizmente dá vergonha da nossa justiça ou injustiça, agora não sei mais.
    Eu costumava assistir a TV Justiça sobre o julgamento do mensalão e se percebia claramente a tendencia de absolvição de alguns “ministros” ou melhor a clara e definitiva cara de pau de ter sido >>>>>>>>>>>>, é uma pena que um posto tão alto e que supostamente representaria a JUSTIÇA no mais alto grau também está com ‘DEFEITO’ de fábrica ou seja funciona ao contrario.
    Quando será que o povo brasileiro vai se manifestar contra as injustiças, corrupção, ganancia, falta de capacidade, governar em proveito próprio e o povo que se dane.
    Está na hora do gigante levantar do berço esplendido e começar a colocar realmente esses políticos que só nos envergonha na cadeia e simplesmente jogar as chaves em alto mar para ninguém achar.

  87. eduardo disse:

    E pensar que essa corja sao os legitimos representante do povo.??? Colocados e nomeados pelo povo como tal.

    Se esse sao os representantes, o que pensar do POVO?????

    Realmente acabamos no fundo do poço.

    que pena de meus netos.

  88. Melo disse:

    JOAQUIM BARBOSA, O BRASIL ESPERA QUE AO SE APOSENTAR DO STF ESCREVA UM LIVRO DIZENDO A VERDADE SOBRE O QUE PENSA SOBRE O JUDAS ARREPENDIDO, CEELSO DE MELO. ELE ESTRAGOU O SEU BELISSIMO SERVIÇO, JOAQUIM. ELE SENTIU-SR APEQUENADO DIANTE DE SEU ENORME BRILHANTISIMO À FRENTE DO JULGAMENTO DEO SÉCULO E PROCUROU OFUSCAR ESSE BRILHO SAINDO EM DEFESA DOS CORRUPTOS QUABDO LHES DEU UM CHANCE PARA A MARACUTAIA QUE ACONTECEU.

  89. Pobre deste país, que é rico e cujo povo é maioria pobre, analfabeto e ignorante. Este é um dos países que tinham tudo para dar certo, mas deu errado. O gigante continua dormindo..ou melhor..já está em coma faz tempo. Um congresso ineficaz e corrupto, um senado que não sabemos pra que serve…não tem finalidades…a não ser votar ainda pela obrigatoriedade do voto (em um país que se diz ser democrático)e que não abaixa a maioridade penal..achando que o criminoso é julgado por um número 18 (anos) e não por consciência dos seus atos. Um STF divido por política. Os mensaleiros nada mais eram terroristas que na época da ditadura militar não lutavam por democracia e sim por seu regime fascista e comunista. Ainda temos que ver não só os mensaleiros saírem livres ,mas um ex-presidente chamado Lula aos menos ser interrogado por seu apoio as mesmos que compraram congressistas pra beneficiarem o seu governo. É mesmo uma pena…enquanto este povo não lutar de verdade por verdadeiros ideais, não mudará este país…é o fim mesmo…adeus BRASIL…

  90. PAULO PEREIRA disse:

    OS POLITICOS BRASILEIROS, DE TODOS OS IDEOLOGICOS, PRECISAM , PELO MENOS DE VEZ EM QUANDO , COLOCAR OS INTERESSES DO PAÍS ACIMA DE SEUS INTERESSES PESSOAIS OU PARTIDARIOS . E ADOTAR ATITUDES DE INTERESSE DA. NAÇÃO. VEJAM COMO AGEM OS AMERICANOS. HÁ POUCO TEMPO VIMOS A QUEDA DE BRAÇOS ENTRE OBAMA E SUA OPOSIÇÃO NO CONGRSSO AMERICANO EMTORNODO INDIVIDAMENTO DOS EEUU . QUANDO TUDO PARECIA LEVAR O PAIS AO RIDICULO PERANTE A COMUNIDADE INTERNACIONAL, TODOS SE UNIRAM E RESOLVERAM O PROBLEMA DE FORMA DEFINITIVA. É QUE LÁ SE TEM PARTIDOS IDEOLOGICOS PERFEITAMENTE DEFINIDOS E QUE SE FORMAM SEMPRE PENSAND O NO INTERESSE MAIOR DO PAÍS E NAO,COMO NO BRASIL, NA BASE DO TOMA LÁ DA CÁ, COMO OCORRE NO BRASIL. PRECISAMOS DE MUITOS JOAQUINS BABOSA PARA SUPERAR ISTO. SUGIRO AO NOSSO GRANDE MINISTRO QUE CRIE SUA FUNDACAO COM AFINALDADE MAIOR DE PROMOVER A MORALIZAÇÃO DA POLITICA BRASILEIRA E NOS CONVOQUE , A TODOS, PARA NOS INGRESSARMOS NESSA LUTA.

    PAULO PEREIRA

  91. Nilson disse:

    A corte Suprema deste país com estes novos ministros que mudaram o julgamento dos mensaleiros são uma VERGONHA para nosso país.
    Como cidadão, não acredito em mais nada neste país. Roubar dinheiro público foi legitimado neste país, a cadeia é somente para “pés de chinelos”, ladrão do colarinho branco sai ileso.

  92. Pedro disse:

    Hoje podemos viver mais uma vez a VERGONHA que existe nesse País.
    Ao ver o Ministro Barbosa proferindo as palavras de total tristeza e decepção com o resultado do julgamento, senti vontade, literalmente, de chorar; chorar de VERGONHA de morar em um País tão lindo, mas dominado por interesseiros, corruptos e criminosos.
    O problema principal é que não existem apenas alguns, mas sim uma grande maioria dos que, dizem, nos representam.
    EU CHORO SÓ DE ESCREVER ESSAS PALAVRAS DE DESABAFO. ESTÁ TRISTE SER BRASILEIRO.

  93. luiz dos santos disse:

    Já era de se esperar esse resultado vindo dessa nova leva de juízes simpatizantes e ex integrantes do PT (partidos dos trambiqueiros mensaleiros)

  94. Alexandre Tadeu Raposo disse:

    Por dois novos nomeados ao STF, obtiveram as absolvições que queriam (petistas), pura manipulação política no STF. Avisar que sairá em breve da Presidência do Supremo Tribunal Federal e deixar de concorrer ainda esta ano ao cargo de Presidente, a meu ver seria um engano, assim como foi de Roberto Jefferson em quer inocentar Lula na época do escândalo que agora se tornou uma piada nacional e, quem sabe, internacional! Sou a favor que O Exmo. Presidente do Supremo Tribunal Federal saia ainda este ano para concorrer a Presidência do Brasil. Uma pedrinha no sapato desses petistas já incomodaria um pouco. Também sou a favor que parem com nomeações ao STF, que seja um cargo de concurso, pois assim vamos nos livrar de manobras políticas que na verdade não correspondem aos reis desejos da população brasileira (que seja até de uma minoria), porém, temos que acabar com cargos nomeados! Basta o que já temos em outras diversas de âmbito Federal, Estadual e Municipal em todo o Brasil. Basta disso, temos que ter pessoas que adentrem aos cargos públicos apenas por merecimento (concurso). Basta de nomeações que apenas visão empregar parentes e outros afins. Quando leio algo que diz:”Estamos negociando”! Ora, quantos empregos há a nossa disposição para votar em um projeto ou coligação política? Ser Deputado tem alguns empregos disponíveis, mas secretários, esses, podem abrir portas para diversos correligionários.

  95. Sidney Lima disse:

    Paulo Roberto, seu comentário mostra o lado mais fascista, o mais extremo à direita, do que deveria ser a direita de fato, que é aquela do estado mínimo, neoliberal, liberal, sem amarras ao conservadorismo ou a religiosidade. Aliás, essa tática de desqualificação, daqueles que pensam o contrário do senhor, é velha e tão repugnante quanto aquelas que Joaquim Barbosa usa para desqualificar seu pares no STF. Autoritarismo, colonização do pensamento, nivelamento por baixo, entre outros recursos são os que geralmente são usados por pessoas assim. Então não vou tentar lhe convencer, apenas explanar.
    Permita-me o direito de discordar, agora usando argumentos, do que deveria ser o alvo principal dele, caso realmente se interesse em ocupar um cargo onde poderia ser telhado.
    Sendo ele um “doutor” em leis, lhe caberia muito bem uma vaga no Senado, onde poderia apresentar um projeto que reformulasse totalmente o sistema judiciário, bem como execuções de penas, acabando com os inúmeros recursos, prescrições ridículas, habeas esquisitos (como os despachados por Gilmar Mendes para Dantas na operação Satiagraha), instâncias intermináveis, decisões monocráticas totalmente suspeitas, entre outras contribuições que ele poderia fazer, usando do seu pleno e ilibado saber jurídico. Tenho certeza que ele seria eleito, sobretudo por votos daqueles que têm a certeza que somente o autoritarismo poderia resolver nossos problemas. Talvez até um absolutismo senatorial, pelo PMB talvez, com os “améns” de outros comentaristas aqui. Temos visto, até aqui, os inúmeros “casos de sucesso” dos Estados regidos por tais regimes. Amém?
    Por falar em política, vi que ele julgou e condenou seus pares pela “politização do julgamento” e “maioria circunstancial”. É ridículo eu pensar que, com essa acusação, ele tenha sido o único posto a se tornar um político candidato a presidente por lá? Ridículo mais ainda eu pensar que aqueles que fizeram essa “politização do julgamento” e “maioria circunstancial” foram os mesmos que, mesmo com o seu histórico de saber jurídico e reputação ilibada, o escolheram para o cargo? Aliás, FUX, aquele que matava no peito, relator nessa etapa, e que votou pela condenação dos acusados, também usou de “motivação política” e fez parte dessa “maioria circunstancial”, tendo ele sido conduzido ao cargo por Lula? Essa lógica não funciona, aliás, ele soube usar muito bem a lógica matemática (veja no Estadão). Permita minha autocorreção: a nomeação de JB por Lula foi política… de inclusão de minorias, de representação de minorias, coisas que você deve abominar. O currículo dele por si só permitiria a nomeação, e assim fez Lula, mas com o olho em minorias. No entanto, o fascismo não permitiria tal coisa.
    Tendo eu incorrido em inúmeros erros ortográficos aqui, bem como não caprichado bem na “forma” como você gostaria, esteja livre, e é, para tecer sua verborragia a respeito dos erros na língua. Talvez eu comece a aprender melhor o nosso português, objetivo principal desse blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-06-25 23:23:31