aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
21-12-2015, 21h00

Barbosa falha no 1º dia; Dilma fala mal

Agentes econômicos aguardam mais atos e menos palavras do governo
45

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Apesar de o principal desafio do novo ministro da Fazenda ser recuperar a confiança dos agentes econômicos, Nelson Barbosa falhou no primeiro dia no cargo. As expectativas econômicas pioraram após uma conferência de Barbosa com investidores estrangeiros no final da manhã. O dólar subiu. A Bolsa caiu.

De tarde, na posse do novo ministro, a presidente Dilma fez um discurso rápido, dizendo que não haverá guinada na economia, mas afirmando que ajuste não é apenas cortar gastos. A fala da presidente foi considerada ruim até por ministros. O discurso de posse de Barbosa também foi visto como fraco.

É fato que o governo perdeu a credibilidade fiscal. Para os agentes econômicos, não adiantam palavras. São necessários gestos do governo Dilma.

*

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, vai pedir esclarecimentos sobre a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) a respeito do rito do impeachment. O pano de fundo dessa estratégia é ganhar tempo, na espera de que a piora na economia ajude a fortalecer novamente a tese de impeachment da presidente Dilma.

O recurso ao Supremo deverá ser respondido pelo tribunal logo no início de fevereiro. Na época, o tribunal também deverá se manifestar sobre o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para afastar Cunha da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal.

A oposição e Cunha acreditam que tentar votar o impeachment em março aumentará a chance de queda da presidente Dilma.

Assista aos temas de hoje do “SBT Brasil”:

Comentários
45
  1. Marlucio Castro disse:

    Era uma vez um País chamado Brasil…infelizmente ou felizmente estou de mudança pra Noruega…

    • Geraldo C D Santos disse:

      – Vai com Deus, a gente se vira sem você! Mas se voltar, venha pra ajudar. Este é um Grande País, o povo é que é fraquinho!

    • SERGIO DAVID disse:

      Já vai tarde , não irá fazer nenhuma falta , pode levar o Lobão a tiracolo !!!

    • marcelo batista disse:

      vá com Deus. aos que assim pensão, as parteiras dessa roça são a serventia da casa.

    • Wildner Arcanjo de Morais disse:

      Parafraseando o Lewandowski:”vá com Deus!”

    • Marco Túlio Castro disse:

      Vai gostar muito. Apesar do frio, vai encontrar cultura, governo e o imposto alto que vai pagar vai ser compensado pelos serviços prestados pelo estado. Os primeiros 6 meses são mais difíceis, mas é igual deixar de fumar, vai desintoxicando aos poucos. Com 6 meses já virou europeu.

    • Rogério Eros disse:

      Boa viagem. Indo para um lindo país, com o melhor IDH do planeta, além de fugir de uma terra arrasada você não tem motivos para dizer Infelizmente. Lá não se bate panela.

    • Louis disse:

      Se precisar de ajuda carrego as malas ! KKKKKKK

    • José Luiz disse:

      Vai levar sua covardia, sua indiferença e sua prepotência para a Noruega?

      • Marco Túlio Castro disse:

        É preciso ter muita coragem para mudar de país. Covardia é suportar um governo como este. Para que ficar salgando carne podre ? Está tudo dominado. O Brasil é todo seu. Faça bom proveito.

    • Raymundo Almeida disse:

      Prezado Mauricio Castro, lamento em dizer isso mas, o termo correto é FELIZMENTE, pois viver num Brasil como o de hoje, a única solução é ir para onde o povo seja respeitado por seus governantes. Boa viajem!!!

    • Sueli Agradano disse:

      Vc tem opção, e nós Brasileiros que temos que conviver com tudo isso?! De mãos atadas, revoltados, sem esperança e com a maior insegurança que um País pode oferecer. Triste enredo de filme de terror. Aqui tenho raízes, família, filhos e netos;pior que nem todos veem, era uma vez…

    • Renato FP disse:

      Nossa Marlucio, veja a reação destas pessoas criticando você. Sinto pena destas pessoas, que provavelmente não tem a chance que você tem, ou, mais certamente, não conseguem controlar a inveja que tem da sua oportunidade. Seja muito feliz lá. Este nosso Brasil será uma terra boa, mas somente daqui 4 a 5 gerações. As gerações presente e próximas ainda pagarão o preço da corrupção onipresente (desde o município até a federação). Mas boa sorte, e triste são os que lhe criticam.

    • walter disse:

      Marlucio Castro, bate o desespero as vezes; quando você vê o supremo, contrariar a constituição na maior; não se vê qualquer movimento, entre os parlamentares, para contestar,
      tamanho absurdo…Esta claro, estamos nas mãos do destino…
      Kennedy, o Barbosa só aprendeu a “falar, sim Mamãe”; esta tentativa de lançar o PAC da economia…acelerar um suposto crescimento biônico, usando as reservas do baco central…muita ficção, lembra star Wars; a dilma não tem a confiança de ninguém, é uma nau sem Rumo; falta-lhe inteligência e senso”…

  2. Antenor disse:

    Já era de se prever a lambança. Ninguém entende mais o que eles querem e nem eles mais se entendem! !! É CAOS DOS MORTADELAS. Aguardemos novos episódios dessa comédia.

  3. luis disse:

    Olha o semblante do novo ministro… tá superconfiante…é o fim…
    vamos levar uns 20 anos, se tudo corre bem, para reparar essas inrresponsabilidades…

  4. Antenor disse:

    Um grande defeito desse “des” governo é falar demais e agir com atraso absurdo na resolução dos problemas. Não existe coordenação nem nos discursos, que dirá na condução da economia. É um desastre!

  5. Será que a troca de Ministro irá resolver a questão econômica do Brasil ? Afinal o descrédito é Geral, é a volta da Inflação, Desemprego, problemas sérios na Saúde, Educação, etc. Sem Contar com a Classe Política, que precisa ser Renovada, pois as Cadeiras passam de Pai para Filhos, e o interesse pessoal é o que prevalece e do Povo Eles esquecem.
    Os Governantes Precisam Cortar os Gastos, Reduzir Ministérios,e cargos Comissionados.E ainda, querem voltar com a CPMF !! Afinal Não Foi o Povo que colocou o Brasil NO BURACO !!

  6. ALBERICO LIMA BARRETO disse:

    O presidente do Supremo não deveria receber esse elemento, mesmo estando ainda o mesmo, infelizmente para o nosso país na presidencia da câmara;

  7. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Caro Kennedy,
    Já sabemos que os fundamentos configurados nas atividades econômicas do Brasil, não dá respaldo para adquirir credibilidade ou diluir os riscos de investimentos, numa suposta alocação de recursos fomentados pelo capital externo. Não vivemos uma situação política institucional capaz de separar o joio do trigo. Os Poderes da República que muitas vezes consideramos um tripé institucionalmente forte, não o é e, vejamos porquê: os ministros componentes do Supremo Tribunal Federal, são díspares no quesito constitucional e, se ainda estivessem no estado de natureza, certamente, sairiam atirando pedras uns contra os outros e, pouco importa os princípios éticos, legais e democráticos. A propósito, quem não percebeu o despropósito do ministro Gilmar Mendes ao sair da sala do STF, COM ARES DE DESCONFORTO E ÓDIO, DIZENDO QUE IRIA SE RETIRAR PORQUE TINHA QUE VIAJAR.Vivemos mesmo, um Brasil de contrários, sustentado antes pela ganância do poder pelo poder. E o dia seguinte??

  8. rogério marques disse:

    Mas, Kennedy, o que Barbosa falou que desagradou os agentes econômicos? Em tempo: estou perguntando por desconhecer, mesmo. Se você não informar não dá para entender o seu comentário e por que o novo ministro falhou já no primeiro dia.

    Abraço

  9. Ferreira disse:

    Esse desGoverno vai, mais uma vez, dar com os burros n’água.
    Os Empresários, grandes e pequenos investidores não confiam mais nesse bando de incompetentes que não sabem como sair do grande buraco que eles próprios cavaram e lá no fundo ficaram. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. antonio santos disse:

    estamos condenado com esta oposição,querendo derrubar o governo,,,esqueçamos os partidos e lembremos do que o povo esta sofrendo com esta CRISE POLITICA…
    Atemporal

  11. Ale Nogueira disse:

    Mercado NÃO É economia.

  12. Obi Wan Kenobi disse:

    O chamado “mercado”, que sem dúvida não é a população e nem os empresários, quer ouvir que os juros permanecerão altos, que o governo formará superavit para financiá-los, que o crédito continue restrito e caro. O “mercado” é o sistema financeiro, único setor da economia que apresentou lucratividade durante a gestão Levy. As oscilações da bolsa são retrações da especulação, que migra para a moeda, US$. Até aqui não aconteceu nada de novo, muito pelo contrário. Se o “mercado” aprovou as falas de Levy e deu no que deu, supõe-se que quando o “mercado” não gostar da fala de Barbosa é porque as coisas irão melhorar. Acerta ele em falar pouco e acerta Dilma em exigir ajustes graduais. O primeiro deveria ser baixar a taxa básica de juros. Tenho certeza de que o “mercado” vai sinalizar que não gostará disso. Os bancos estão adorando estas taxas, na lua, como vc diz. Mas é preciso começar a consertar onde Levy começou a destruir.

  13. Marco Túlio Castro disse:

    Barbosa é uma piada pronta. Só não tem nada de engraçado.

  14. Gustavo disse:

    caro kennedy,
    passa a régua e faz outro país, que esse passou. Ou se acaba com essa fábrica de malandros chamada ‘bolsa família’ ou vamos pagar eternamente pela eleição do PT. Gente suja esses petistas. Tem a caneta de ouro somente para legislar contra nós, da classe média. Acabaram conosco. Essa bolsa família deveria ser o ’empurrão’ inicial para a pessoa definitivamente mudar de vida e arrumar sua vida com a honradez de um emprego, que lhe sustente. Ao contrário, criou uma nova classe: ‘MSTO” – Miseráveis, sustentados pelo trabalho dos outros!!!!! São os modernos pobres profissionais. E o governo PT se orgulha de ter criado essa classe. Mais um câncer que tem de acabar é esse maldito cargo comissionado, que faz de palhaço todo concursado, que é admitido em emprego público entrando pela janela e para ser chefe do concursado – ridículo. É uma vergonha. Dizem que o PT tem destes 700.000 espalhados pelo país. É daí que vem o famoso dízimo que sustenta o PT.

  15. Rafael Silva disse:

    Que a presidente é fraca, todo mundo já sabia, agora, esperar a melhorar da credibilidade apenas trocando o ministro… isso já é infantilidade. A presidenta deveria fazer o único bem que ela poderia fazer pelo país, que é renunciar. Isso sim faria bem à economia, traria esperança para o empresariado e para o povo. MAS INFELIZMENTE, ela, além de fraca, tem a cobiça de poder… entrará para a história como a presidente mais INCOMPETENTE que já governou esse país (não é um título fácil de conseguir!)… poderia entrar como a presidente que se “sacrificou” pelo bem do país… título bem mais honroso para quem já demonstrou que não tem honra nenhuma!!!

  16. Emanuel Benet da Costa Oliveira disse:

    Já era de se esperar .. Temos uma presindenta fraca, de mente fraca e o novo ministro segue a tendencia deste governo. Eles acham que falando muito resolvem tudo.

  17. joel moura pinheiro disse:

    Até quando suportaremos o cheiro fétido desse governo que morreu no dia 1º de janeiro de 2015?

  18. A sra. DILMA, não só se expressa mal, bem como não soube, nem sabe governar o Nosso AMADO BRasil

  19. armando botelho disse:

    A presidente Dilma num ato de grandeza e desprendimento , renuncia a presidência . Essa seria a manchete que 70% da população Brasileira gostaria de ler e ouvir ,mas vai ser difícil largar o osso .

  20. V.Silva disse:

    Espero que já em fevereiro o Sr. Cunha esteja na cadeia, fazendo companhia ao Sr. Delcídio.

  21. rogério marques disse:

    Normalmente gosto dos comentários do Kennedy, mas dessa vez ele ficou na superfície. O comentarista diz que Barbosa falhou logo no primeiro dia. Mas não explica por quê. O que ele falou de errado aos “agentes econômicos”? Que a política de austeridade vai ser uma regra? Não estou defendendo Barbosa, até porque não dá para defender ou criticar um ministro empossado no cargo antes mesmo que ele comece a trabalhar. Apenas gostaria de saber qual o erro de Barbosa naquela palestra. Porque do jeito que está esse comentário, sou levado a crer que quem falhou no dia da posse foi o comentarista e não o ministro.

  22. Aparecido disse:

    Tem coisas neste País,que não consigo entender.Principalmente o PT e seus membros.São incompetentes por natureza.Sempre fizeram do populismo sua bandeira.Mas a troca do Minsitro Levy pelo Barbosa,chega a ser”comica”.Se o Barbosa ja estava no Governo,pq trazer o Levy,que era funcionario do Bradesco.Claro que foi uma jogada da Tchurma Ptista.São Incompetentes no gerenciamento e administração.Fez conxavos politicos e quando se viu com problemas chamou um “Bode Expiatorio”.Duvido que o Pais terá algum beneficio com isso,em compensação os Politicos terão e muito.

  23. Joaquim disse:

    Tragedia anunciada. No final de 2014 disse aos meus conhecidos só duas maneiras de consertar a economia, primeiro o dollar a R$ 4,00, já estamos lá e a segunda a saída da Dilma, infelizmente não querem largar o osso. No seu discurso de ontem ela negou todos os seus atos de governo realizados no Dilma 1, como disse um outro comentarista é um “governo de gogo”. Sem credibilidade, sem moral e sem humildade.

  24. Sergio Balacuda disse:

    O povo tem o governo que merece!!!!!!!!!!

  25. jose eduardo xavier peres disse:

    Facil falar que não temos problemas e que tudo vai se resolver de forma traquila, que tem problema financeiro e de empregabilidade é o povo e não os politicos. Nosso pais virou uma vergonha com tanto roubo e nada sendo feito. Continuam roubando e não saem nem do cargo politico que ocupam.
    O Brasil ao longo do tempo vem se deteriorando e cada vez mais sendo roubado por seus politicos.
    Infelizmente o povo deveria se abster das urnas nas proximas eleições para quem sabe assim termos novamente o controle do pais e diminuirmos a roubalheira. Que saudades do Figueiredo.

  26. Tatazo disse:

    Dilma errou de novo, deveria ter colocado o Henrique Meilheres, pois ele tem credibilidade no mercado, tem experiência de sobra, é respeitado no meio. Até eu que não sou economista percebo, que Dilma novamente deu bola fora. Se tivesse colocado o Meirelhes, voltaria a acalmar o mercado e retornarmos a esperança nesse País que chegou ao fundo do poço.

  27. LYRA disse:

    Sei que os meus comentários não são tão bem aceitos pelo Sr. Kennedy mas, quero aqui deixar um recado para todo o Brasil, ou criamos vergonha na cara e agirmos como brasileiros sérios e honestos, tirando nem que seja a força esse marginais que fazem parte dessa quadrilha que é a politica nacional, ou vamos passar fome e sede assistindo aos bandidos cada vez mais enriquecerem de forma ilícita através dos roubos que são praticados todos os dias ao erário público. Chamo à atenção para o primeiro ato que este tal de Nelson Barbosa que tomar, que em mexer mais uma vez com as aposentadorias do pobre trabalhador mas, com as deles não mexem, continuarão a se aposentarem com três mandatos e sem nunca terem trabalhado e, pasmem os senhores, com ganhos integrais.

  28. José Roberto Lisboa disse:

    Nós, PAULISTAS,não precisamos ir pra Noruega,basta reativarmos a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932(elaborada por nossos antepassados) e definitivamente separarmos São Paulo do Brasil.

  29. Elizabete Gomes disse:

    O Brasil tem tudo para recuperar o seu crescimento em 2016. É só essa turma de golpistas, se conformarem com a derrota e pararem de sabotar o governo. Parte dessa crise foi provocado por essa corja, que aposta sempre no quanto pior melhor. Se dizem preocupado com o rumo do Brasil, mas não tiveram a grandeza de colocarem seus interessem em segundo plano em prol do país. Depois esses hipócritas vão a tv, criticar a Dilma, a economia, a crise, como se eles também não tivessem contribuindo e muito nessa crise toda. A oposição deixou o psicopata do Eduardo Cunha aprontar todas. Deram corda pra esse louco pintar e bordar. Um politico da pior espécie, que além de contar com a proteção dessa oposição calhorda durante muito tempo contou também com a proteção da midia. A revista Veja na semana em que esse mau caráter do Cunha foi alvo da PF e foi derrotado no STF, ao invés, de vestir Cunha com um uniforme de presidiário, como fizeram com o Lula, trouxeram na capar a saga Star Wars…

  30. Marc disse:

    É aquela coisa: se fosse para levar o ajuste fiscal a sério, bastava manter o Levy e sua expertise no assunto. Apesar de o governo dizer que o comprometimento em sanar as contas continua, a própria troca de ministro é um sinal claro de que não é isso. O que não significa necessariamente voltar totalmente à mal-fadada Nova Matriz Econômica. Mas que a missão do Barbosa é criar novas “soluções criativas” para substituir aquelas já impeachadas (pedaladas, etc), e permitir ao governo voltar a gastar dinheiro que não tem, isso parece claro.

  31. Alberto disse:

    Barbosa falhou no 1º dia?Dilma falou mal? Nenhuma novidade para “ambos os dois conjuntamente juntos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-19 12:55:10