aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-06-2014, 14h11

Barbosa não apoiará ninguém no 2º turno

Ideia de ser ministro da Justiça com controle da PF não o seduz
79

O ministro Joaquim Barbosa, que está de saída do STF (Supremo Tribunal Federal), já tomou uma decisão em relação à eleição presidencial de outubro: não vai declarar voto na primeira fase nem apoiar um candidato no segundo turno.

Barbosa construiu relação de respeito com a presidente Dilma Rousseff, de quem gosta pessoalmente. Suas rusgas são com o PT. Ele tem bons entendimentos com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Adora Marina Silva, que ainda vai criar a Rede. O presidente do STF pretende manter distância da disputa eleitoral.

Barbosa tem cacife próprio e alto: segundo pesquisa Datafolha, 26% dos eleitores votariam com certeza num candidato indicado por ele. Outros 26% talvez votassem.

O presidente do STF não está disposto a transferir esse capital para ninguém. Acha que, como estará fora do Supremo há pouco tempo, uma opção eleitoral em 2014 seria lida como algo que pudesse lançar dúvida sobre decisões jurídicas recentes.

Barbosa pretende viajar para o exterior. Tem convite de universidades para dar aulas e palestras. Deve retornar ao Brasil para votar. Não deverá revelar o voto. Vai cuidar da saúde e descansar um pouco. Cogita trabalhar como advogado a partir de 2015.

Em relação a 2018, poderá, sim, analisar a possibilidade de um voo eleitoral. Já disse que não vai cair no canto da sereia de ser ministro da Justiça de um eventual governo da oposição. Não o seduz a ideia de ter controle da PF (Polícia Federal). Ele acredita que teria mais peso no debate público sem estar a reboque de um projeto dessa natureza. Vai se dedicar a causas que considera importantes, como política de cotas e a dureza do sistema carcerário brasileiro em relação aos negros.

Barbosa afirma que a direita gosta dele por razões erradas. Lembra que é um homem com ideias de esquerda e que pretende deixar isso bem claro no debate público futuro.

Enfim, é isso o que vai pela cabeça do presidente mais poderoso da história do Supremo. Lá na frente, não descarta disputar o Senado pelo Rio ou concorrer ao Palácio do Planalto.

Comentários
79
  1. Jean P. Skiadas disse:

    Gostaria de parabenizar o Presidente do STF Joaquim Barbosa pela sua competente atuação naquele orgão e pelo seu apurado profissionalismo como funcionário da justiça federal !

    • Roberto disse:

      Quero ver se continuará aplaudindo JB quando ele fizer uma defesa pública veemente da política de cotas.

    • Ordália Campos disse:

      Concordo com voce Jean, grande criatura,pela que não vai ficar, mas que Deus o ilumine sempre. Eu tbem.nem vou perder tempo no primeiro turno e nem votar nesse que ai estão….

    • renato uchoa disse:

      Parabéns! Pra você
      Parabéns! A camada dominante da sociedade brasileira, que oprime as camadas subalternas, faz cinco séculos de exploração e miséria, com competência e com a conivência da Justiça. E a tem (a justiça) em rédeas curtas. Selada no curral. Pronta pra impedir a organização das camadas subalternas. A qualquer tentativa mais concreta no desvendamento dos mecanismos de dominação da hegemonia das frações dominantes e no avanço da veiculação dos seus interesses de classe. O ferro e fogo, dos fuzis e tanques, com o tempero do gás lacrimogêneo é a receita aviada. Parabéns! Aos juízes, promotores e desembargadores, com penas de aposentadorias, quando praticam crimes. Parabéns! Aos banqueiros, Daniel Dantas, solto em menos de 48h pelo STF, Salvatore Cacciola, provas substanciais dos crimes. Parabéns aos industriais sonegadores, grandes latifundiários que impõem a escravidão no campo, proprietários das empresas de ônibus no Brasil inteiro, que cobram passagens exorbitantes, multinacionais, enfim, aos estupradores, principalmente Roger Abdelmassih, condenado a 278 por estuprar 37 mulheres. Solto pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes. Assassinos, com destaque para Reginaldo Pereira Galvão, matador sanguinário da missionária Dorothy Stang (solto pelo STF). Parabéns! Para todos os banqueiros e outros criminosos que passeiam nas ruas e avenidas do Brasil. Parabéns! Ao STF por ter jogado na lata de lixo a Constituição Brasileira e 4 auditorias (que inocentariam vários acusados). Parabéns! Ministro Barbosa, pelo duplo julgamento; o transmitido em cadeia nacional e o dos porões escuro do Supremo (que escondeu as provas da inocência). Parabéns!A qualquer juiz de beira de rodagem. Vai escolher o crime, condenar qualquer um sem provas. Lotar ainda mais as cadeias, os presídios com a clientela cativa: os pobres, as prostitutas, os negros, e agora os petistas. É fato: independente dos crimes, o STF mostrou a sua dependência e relação perniciosa com os barões da mídia e dos interesses da camada dominante, no julgamento de exceção mais macabro da história brasileira, AP 470. Por fim, o nosso respeito a todos aqueles que denunciaram os desvios, as artimanhas, as condenações sem provas, a truculência contra a Constituição, a exclusão de provas pelo Supremo, mesmo não sendo do PT. E a todos os ex-militantes do PT que foram contra a ilegalidade do julgamento e tiveram coragem de lutar. Ao contrário do PT. Em se mantendo de cócoras, acovardado, assiste passivamente a instalação da Ditadura do Supremo, e a maior e mais bem orquestrada investida da camada dominante contra os trabalhadores do campo e da cidade. Parabéns! Também pra você Mané, que bate palmas ao comando da mídia. A festa é sua, de quem quiser. Por Renato Uchôa(Educador)

      • r.b.s disse:

        O SENHOR RENATO UCHOA, QUER DEFENDER OS CONDENADOS QUADRILHEIROS MENSALEIROS, OS QUE ROUBARAM O DINHEIRO PÚBLICO DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO, DOS TRANSPORTE QUE VIROU UMA MISÉRIA SÓ E O POVÃO SOFRENDO E CULPANDO P PP,DEM,PSDB E O PSB, QUE NÃO TEM NADA HAVER COM A ROUBALHEIRA DOS CORREIOS, DO BANCO DO BRASIL E DA PETROBRAS. CADEIA NELES DR. JOAQUIM BARBOSA. ESTE PAÍS BRASIL, PRECISARIA DE MAIS JOAQUIM BARBOSA. rruan.

      • Rogério disse:

        Esse papo de luta de classes, burguesia, marxismo em pleno século XX… A verdade é uma só amigo, combate-se miséria e pobreza com educação de qualidade, assistencialismo sem retorno não resolve, ele cria dependência e estimula a preguiça, o certo é dar condições para o desenvolvimento. Se vc conseguir mostrar aqui os resultados do Bolsa Família como: quantos tem, quem são, há quanto tempo recebem e quantos saíram e trabalham com a carteira assinada e provar que adianta, aí em concordo com vc. Agora escrever um texto gigantesco e dizer nada, não dá.

    • Antonio Carlos disse:

      Se no Brasil tivéssemos 10 Joaquins, esse paisinho não seria o mesmo.
      Estamos carentes de pessoas éticas, pessoas que acreditam em algo e lutam por ele.
      Joaquim Barbosa entrou para a historia do Brasil. Com um currículo INVEJÁVEL mostrou que as pessoas têm que ser valorizadas pelo seu conteúdo e não pelos tapinhas nas costas dos “companheiros”. Com Joaquim não tem essa de “que eu sou amigo de Fulano, Beltrano ou Sicrano” trata todos com igualdade. Isso mexeu com a elite podre do nosso país.

    • Afonso disse:

      Pra mim o Barbosa é um oportunista e covarde. Usou o STF para se promover pessoalmente e jogou a toalha no mandato de presidente do supremo.

    • Remi disse:

      Conta outra…..sabe de nada inoscente!

    • A.GUILHERME disse:

      jEAN, BOA NOITE FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS, DE VERDADE, DE CORAGEM E RESPEITO AO PROXIMO,PARABENS POR PENSAR DESTA FORMA O joaquim merece

  2. morais disse:

    Sorte dos candidatos pois o apoio dele seria terrível para o candidato, ajudaria a tirar muitos votos pois ser apoiado por um prepotente como ele pois ele só atrapalha.

  3. Declieux Batista disse:

    O senhor Joaquim Barbosa,já provou que é bom e competente,por isso nao precisa provar nada a ninguem.Conta comigo.

  4. André Oliveira disse:

    Tudo que é sólido se desmancha no ar. A frase cai como uma luva neste caso do propalado cacife político do presidente do supremo. E a maneira mais rápida do capital político de Barbosa desvanecer é ele se envolver na política partidária. A imagem dele vai se erodir rapidamente.

  5. carlos alberto couto da cunha disse:

    O Sr. JB, além de grosso é hipócrita. Ninguém neste Brasil, nenhuma eleitor nacional, fez tamanha declaração de voto quanto o Sr. Barbosa por ocasião do mensalão. Ou ele pensa que todo mundo é bobo ou tem medo dele. Na política quero ver essa arrogância predominar.Ele pensa que poderá jantar em paz com um político de oposição e sair do encontro como entrou. A coisa é mais complicada e não se ganha na política na base do grito e não se tem à disposição uma caneta forte para impor nossa opinião. E nas palestras que pretende dar no exterior, a quem estiver interessado, digo interessado, porque desaparecendo a capa do STF, muito diminui o interesse a respeito da figura pessoal e profissional do referido senhor.E também, gostaria de saber que se as diárias, transporte e hospedagens serão pagas pelo contratante ou pelo Tesouro Nacional.

    • Ricardo disse:

      Opinião equivocada, diria política, sobre uma pessoa pública que é ícone no País… Quero ver alguém ter competência para chegar lá, na posição dele, cumprir com o dever e ser criticado por isso? Realmente, opinião na contramão dos fatos. Não foi Barbosa que condenou os mensaleiros amigo, foram 11 juízes do supremo poder.

    • Iara disse:

      Inveja mata….

    • Liander Michelon disse:

      Eu acho que você não acompanhou direito os últimos acontecimentos do País, não viu ou não quis ver as apurações feitas pela PF e outros órgãos sobre a corrupção que assola o País. E da mesma forma deve estar antenado apenas no que seu partido ou seus correligionários lhe contam de conversas de interesse restrito para achar que Joaquim Barbosa não tenha sido a única voz de moralidade nestes tempos tão sombrios e sem nenhum nome que inspire confiança ou esperança para o Brasil. Sinceramente, procure saber em que partido está e com quem anda. E pra mim não vejo um partido hoje podendo falar qualquer coisa um do outro. Estão todos muito comprometidos com toda essa bandalheira.

    • wiliam michelotti disse:

      Você acabou de comer todas as suas unhas? Fique frio, ele será eleito presidente só na eleição de 2.018! Calma vermelhinho!

    • Helena/S.André SP disse:

      É isso aí, Carlos Alberto. Concordo com tudo que vc disse.

  6. Declieux Batista disse:

    O senhor Joaquim Barbosa,lhe desejo muita saúde e paz,conte comigo qualquer que seja sua decisao futura

  7. Osmar disse:

    E tem gente postando em rede social, que ele pede para não votar na Dilma!

  8. chu disse:

    Não esperava outra coisa, sempre esteve em cima do muro.Que pena, se perdeu na própria altivez.Pensou que fosse o único negro pobre da terra a chegar ao topo.Muitos chegaram lá e se mantiveram humildes.

  9. José Carlos Damaceno disse:

    Para se fazer politica tem ter poder de negociação ou seja, jogo de cintura como se diz popularmente e isso o Sr Barbosa não tem, ele poderia até ganhar em para um primeiro mandato mas não teria futuro com certeza a não ser que mude totalmente o jeito de tratar os seus interlocutores.

  10. João Alberto Afonso disse:

    Joaquim Barbosa é uma reserva moral deste País e está absolutamente correto e não apoiar e declinar seu voto porque o povo o aguarda para ser, futuramente, Presidente da República e, nessa condição, tornar o três poderes independentes, vez que o Judiciários, com os últimos cidadãos lá plantados, está salvando a cara dos ladrões do cofres públicos.

  11. JORGE ARAUJO FERREIRA disse:

    QUANDO ALGUÉM HONESTO APARECE E TENTA FAZER AS COISAS CORRETAMENTE LOGO É AMEAÇADO E FORÇADO A ENTRAR NO ESQUEMA OU SE APOSENTAR, MUDAR DO PAÍS, NÃO EMITIR OPINIÃO SOBRE CANDIDATOS E TUDO O MAIS QUE JÁ SE CONHECE NESTE PAÍS. JÁ DIZIA JANIO QUADROS AO RENUNCIAR: “MAIS VALE UM COVARDE VIVO DO QUE UM HERÓI MORTO”. ESSA FRASE SE MOSTRA MAIS UMA VEZ, ATUALISSIMA.

    • José Tadeu Almeida Pinto disse:

      Concordo plenamente com o que disse o JORGE. Joaquim Barbosa, deve ter sofrido terríveis pressões a até ameaças para sair da Presidência do STF e se aposentar. Quem conhece bem os bastidores da política, sabe que isto acontece a todo momento quando alguém começa a INCOMODAR os interesses políticos e escusos de algumas classes dominantes.

  12. João Marcos disse:

    Cidadãos brasileiros a coisa está tão feia que até o Senhor Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal, resolveu sair, se aposentar. Agora se ele tomou essa decisão, talvez vendo que não tem jeito mesmo essa corrupção e falcatruas nesse País, então, isso mostra que estamos sem rumo mesmo.

  13. kennedy bela matéria, o ministro Joaquim Barbosa me surpreende sempre e melhor. Todos aqui que comentam e falam asneiras sobre ele deveriam antes conhecer a biografia desse grande brasileiro e devem ser analfabetos funcionais pois escrevem
    bobagens ou são contratados pelo PT para denegrir a imagem dele.

  14. joão Daniel disse:

    Sera que o senhor Joaquim Barbosa sabe o que é esquerda? Ele seria de esquerda nos USA ou na Inglaterra?

    • nathan disse:

      Tira o julgamento do Mensalão (que não é um julgamento ideológico) e verás que as outras decisões do Barbosão são quase sempre de esquerda. Ele é muito mais próximo ideologicamente do PT (ou do que o PT deveria ser) do que de um PSDB, por exemplo. Já inclusive deixou isso claro em entrevistas.

      Creio que um tempo fora do poder poderá lhe ser benéfico, pois na minha opinião ele tomou várias decisões corretas e em algumas se deixou levar pelo fígado.

  15. Walter Cruz disse:

    Só lamento ele não ter podido levar adiante minha sugestão em prol do combate à violência no país, mas entendi,o porquê, por isso,o agradeci na época. É um político de caráter e honestidade incontestáveis, merece voltar a política como mandatário maior em 2018, e assim, poder dar prosseguimento nas suas corajosas e sempre positivas intenções em beneficio do nosso povo.

  16. Frank Andre disse:

    E duro ter que passar por tantas batalhas ao longo da vida e se retirar de uma guerra que só prevalece a voz da corrupção e do interesse politico partidário. Até quando vamos viver nesta mentira de democracia fantasiosa e desonrosa para uma sociedade que lutou tanto para se livrar de seus algoses da ditadura e hoje sofre nas mão dos pró-ditadores.Vá ao seu merecido descanso mestre JB.

  17. Neco Hayashi disse:

    Mais um tucano que ninguém quer por perto.

    • Wilson Anatólio disse:

      Depois da declaração do Ditador mor do PT que no supremo ele colocou 6 ministros e o mensalão é 20% tecnico e 80% politico o JB tem mais é que sair .

  18. Marilia Angela Fozzati disse:

    É claro que não vai se queimar agora ele será candidato em 2018

  19. Rubens disse:

    Pelo RJ… logo pelo Rio !!!
    Mas ele não é mineiro?!

  20. Nelson Fragoso disse:

    Gostaria de expressar o meu profundo respeito pela postura de Joaquim Barbosa.Caráter é uma característica de poucas pessoas públicas neste país e Barbosa é um bom exemplo!Poderia ser oportunista também para ser ministro da justiça como está no blog e nem isto o seduziu.Parabéns!

  21. Ervin Cristofoletti disse:

    Se todos fossem como JB não teria tanta pobreza neste pais sem rumo, só aposentaram o SR. JB porque incomodava os grandes.

  22. jose costa disse:

    ola que pena
    sr joaquim barbosa
    esta aposetando e uma pena
    nos presicimos homem assim
    no poder ???????????????????????

  23. antonio barbosa disse:

    É curioso ver as opiniões sobre a matéria. Alguns mais comedidos cumprimentam o ministro pelo trabalho e coragem. Outros deixam no ar que ele poderia ter feito mais. Alguns se decepcionam porque gostariam que ele tomasse uma posição. Por fim, os mesmos de sempre o julgam um déspota por ter colocado na cadeia seus ídolos de barro. Joaquim Barbosa antes de ser ministro é apenas e tão somente um homem, apenas um homem. Não é Deus, nem super-homem, nem mágico. O que ele fez por ter tido a responsabilidade de fazê-lo outros o teriam feito. Quis o destino que fosse ele, mas isto não o torna um novo messias ou salvador da pátria. Um dos grandes males dos brasileiros é esta busca incansável do “painho salvador da pátria”. Primeiro foi Tancredo, depois Collor e por fim Lula. Tancredo não teve chance e os demais falharam feio. Portanto o Sr. Joaquim Barbosa está certo em sair pela porta da frente do STF e deixar a disputa para a consciência de cada um, pois ele sabe que o brasileiro é altamente influenciável e passional. Há uma frase atribuída a Emiliano Zapata que diz: “Um povo forte não precisa de um líder forte”. Vista a carapuça a quem lhe servir.

  24. CELIA disse:

    QUE PENA !!!!!!!!!!!
    O SR. JOAQUIM BARBOSA ERA MINHA ULTIMA ESPERANÇA. NESSE MAR DE LAMA DE CORRUPÇÃO QUE ALAGOU NOSSO PAIS, TANTOS TRIBUTOS QUE TEMOS QUE PAGAR E NÃO TEMOS QUASE NADA EM TROCA. SE PRECISAMOS DE MEDICOS, ESCOLAS, ESTRADAS MENOS RUINS, TEMOS QUE PAGAR A PARTE. MAS NOSSA CONTRIBUIÇÃO FORÇADA É RIGOROSAMENTE COBRADA.
    ESTOU TOTALMENTE DESCRENTE, SO NAO SAIO DO PAIS PORQUE NÃO POSSO. NAO CONSIGO POUPAR POIS TENHO TRIBUTOS A PAGAR.
    NA MINHA HUMILDE OPINIÃO DE BRASILEIRA SOFRIDA, ESGOTADA COM TANTA POLITICAGEM NA POLITICA, PERDEMOS NOSSO HEROI BRASILEIRO, NOSSA ULTIMA CHANCE, SABE DEUS SE OU QUANDO APARECERA OUTRO.

  25. Jaime José Araujo disse:

    Joaquim Barbosa fez com que, ao menos na sua gestão o STF, viesse a ser aquilo que dele todos esperamos.Doravante espero que continue assim.

  26. Donaldo Jorge Filho disse:

    Admiro o Dr. (várias vezes doutor, aliás) Joaquim Barbosa, e concordo com a idéia, não sei se dele próprio ou de seus conselheiros políticos, de se aposentar, cuidar da saúde, estudar um pouco de política e de relações humanas e retornar em 2018 (se houver eleições)quando os políticos estiverem a um passo do abismo e do mar de lama que eles mesmos estão criando. Quem sabe, sofrendo com essa enxurrada de incompetência em que se meteu nosso país, o povo deixe de vender seu voto por migalhas e pare um pouco para pensar em quanto poderia ganhar se vivesse numa DEMOCRACIA (de verdade), onde o trabalho honesto fosse devidamente valorizado, a educação fosse prioridade e não houvesse estímulos à vadiagem para desestruturação da Sociedade Brasileira como ora se vê, com tristeza, em nossa nação. Como já se disse em outros tempos “Volta Pelé”,”Fica Tite”, eu espero viver até 2018 (se não morrer de fome para pagar tantos impostos e taxas) para poder votar nesse homem de bem e ver que, apesar de estar no Olimpo ele não deixará de exercer um mandato com honra, coisa que não se vê desde Campos Salles e Washington Luís. E, se não acho a melhor opção dizer agora (até porque não dará mais tempo para registrar a candidatura após a aposentadoria)”Fica Dr. Joaquim Barbosa”,com certeza aqui estarei para dizer, em 2018 “VOLTA DR. JOAQUIM BARBOSA”. E para os “Pombos Enxadristas” que vibram com o “status quo” vigente no país, devo dizer: Aproveitem só mais estes 4 anos e depois corram para o mais longe que puderem porque o DR. Joaquim será implacável com os Ali Babás e seus 40 (milhões) de ladrões.

    • Leandro disse:

      Certo! Finalmente uma pessoa séria e honesta para não perdermos a esperança. Independente do partido ele fará um País melhor, se eleito, pois a ganância dos atuais políticos não tens limites e isso é muito perigoso.

  27. EUNICE ROCHA disse:

    O JB. É CLARO, QUE ELE NÃO PODERÁ SER CONIVENTE COM UMA POLÍTICA TÃO TENEBROSA E CHEIAS DE CONFLITOS, O BRASIL TEM QUE PARAR COM ISTO, SE FORAM JULGADOS NA ÚLTIMA INSTÂNCIA A PESSOA QUER AINDA RECORRER? ENTÃO ONDE VAI PARAR? QUANDO ELE SAIR,NÃO TERÁ NO BRASIL OUTRO TÃO FIRME E SEGURO DE SUAS DECISÕES DENTRO DA LEI QUANTO ELE. E´BOM QUE ELE SAIA EM 2018 MESMO, ATÉ PRA VER SE LIMPA ESSA VERGONHA NACIONAL. EU DOU PARABÉNS E AGRADEÇO A DEUS DE TER COLOCADO UM HOMEM TÃO PODEROSO E DECISIVO, ACHO QUE A PESSOA QUE O COLOCOU FICOU BEM DESESPERADO!!!!
    OBRIGADA JB. E CUIDE BEM DE SUA SAÚDE E DEUS É CONTIGO.

  28. MARIA JOSE RODRIGUES COSTA disse:

    Podemos comparar o Excelentíssimo Sr. Ministro do STF, Joaquim Barbosa ao lírio que nasce no lodo, mas permanece puro e imaculadamente branco. Esse homem integro, inteligente e vencedor, jamais se deixou corromper e por isso desagradou a muitos. Concluindo mais uma vez,por aqueles que o admiram por sua inflexível e irretocável conduta que, o que deve prevalecer é a inversão de valores. As pedras que estão atirando contra ele, jamais o atingirão, pois elas formarão uma grande muralha para protegê-lo contra a fúria daqueles que são inimigos do bem e da verdade.

  29. Roberto disse:

    Joaquim Barbosa, um exemplo a ser seguido, um homem com convicções e valores que os políticos desconhecem, um homem que eu gostaria de ver na presidência da república, pena que o nosso sistema de governo não ajuda a pessoas honestas e de carater a se elegerem, somente os corruptos se elegem, acorda Brasil, vamos mexer no status quo que ai se encontra!!!

    • LEANA disse:

      QUE HOMEM MARAVILHOSO1!!! UM DÉSPOTA, ARROGANTE, PRESUNÇOSO, AUTORITÁRIO, RAIVOSO, CRUEL. DEUS ME LIVRE DESSE HOMEM COMO PRESIDENTE DO PAÍS! SERIA UMA DITADURA, COM SOMENTE ESSE MANDÃO DANDO ORDENS. QUERIA VER O QUE ELE IRIA FAZER COM AS CHANTAGENS DOS DEPUTADOS E SENADORES PARA VOTAR OS PROJETOS DO EXECUTIVO.

  30. will itaquerão disse:

    É lamentável a saída de JB do judiciário, pois caso enverede pelo caminho da política será mais um sem força no meio de um monte de bandidos. E por consequência de sua saída ainda deixará o STF desequilibrado, entre magistrados amigos de políticos e magistrados comprometidos com a justiça!!!

  31. Vixe disse:

    Deveria apoiar sim.
    Só assim saberíamos para quem Barbosa agiu, distorcendo a Teoria do Domínio do Fato e por que não permitiu acesso, pelos advogados dos acusados, aos inquéritos 2474 e 2828, alegando serem sigilosos, que continham provas cruciais que poderiam inocentar os acusados.
    Até o grande jurista, Ives Gandra Martins, reconhece que Barbosa condenou José Dirceu sem provas de concretas, negando o benefício da dúvida.
    Só os desinformados, alienados e manipulados pela mídia de sempre ainda acreditam na “competência” deste cidadão.
    Esse só é mais um “caçador de marajás” inventado pela mesma rede de TV que manipula, mente, distorce e não larga o osso do poder midiático.

  32. COMUM disse:

    Acredito veementemente que voltarás, apenas recuastes na Batalha, sabemos que não foge a luta, e também sabes que precisamos de ti, ACREDITAMOS SIM que voltará para vencermos a Guerra, diminuindo os Ladrões das riquezas deste país. O Brasil precisa de Homens de Bem para nos dar Esperanças, sem morrermos na espera desta. Sabemos como também sabes que os Mensaleiros não são os maiores corruptos no País, e é difícil por a mão nos “SENHORES” donos do Brasil e que continuam no Poder, com seus processos parados no STF, será que eles tem tanto poder assim no mundo ? ou será que somos fracos demais por aceitarmos isso, mas o Povo acredita que a união faz a força e um povo unido aos homens de bem farão esta País ter um rumo, e temos certeza como Cidadãos, de que não nos abandonará e que de alguma forma estará fazendo o que sempre fez de melhor, mostrar que neste País tem vida inteligente. Obrigado por ter feito sua parte, pois nós aqui, que morremos em frente a hospitais, somos reféns da especulação imobiliária, bebemos soda em vez de leite, sabemos o quanto é necessário existir Justiça para uma Nação.

  33. ué ele não é assim como Ronaldo, amigo do Aécio ? logo, logo, ele mostra a cara e pede voto pro Aécio e por PSDB. que vergonha. Esperar o quê dele ?? eu não me engano com esse de tipo de gente

  34. Francisco Oliveira disse:

    Acho que o único arrependimento que Lula tem foi de ter indicado o Grande Cidadão Joaquim Barbosa para o STF

  35. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    Primeiramente que o Pai Maior ilumine e guarde a trajetória terrena do Grande Brasileiro Joaquim Barbosa. Agora dizer que ele nutre algo pela preposta do palanqueiro oficial da Petezada, sinceramente acho uma dose cavalar, pois a Rousseff(PT/RS) nunca escondeu seu desprezo pelo então presidente do STF. Mesmo com sua neutralidade nas eleições, nós iremos em outubro mudar esse B-R-A-S-I-L, através das urnas. PT NUNCA MAIS!!!

  36. Iezo disse:

    A justiça em todo o seu âmbito, as autoridades em todas as suas esferas, deveriam seguir o exemplo de Joaquim Barbosa, homem integro e justo, o Brasil está necessitado de pessoas com esta linhagem,para resgatar a ordem e o respeito. Jamais deixou se intimidar pela posição social cultural,política, financeira ou por qualquer outra, manteve sua postura de homem bom homem sério, justo e imparcial.Parabéns e que Deus te abençoe e te proteja

  37. Elizabete Gones disse:

    Claro que Barbosa não vota em ninguém, ele só vota em si mesmo. Então não sabem que só ele é vestal?? O resto tem que vasculhar no lixo, não é mesmo JB?? kkkkkk

  38. Orlando disse:

    Evidente que não apoiará ninguém, se apoia a Dilma que seria a melhor opção, já que ela pode ficar só mais um mandato, ele perde apoio da mídia que é antipetista, se apoia Aécio ou Eduardo digo Marina, eles podem ganhar e poderiam ficar 8 anos tendo a maquinqa do governo na mão, alem da mídia já não endeusa-lo, pois o objetivo de tirar o pt ja foi alcançado, nesse caso Barbosa fica neutro torcendo para Dilma ,para ser o candidato de 2018 que vai tirar o PT.

    • sandra disse:

      Xeque-mate Orlando!

    • César disse:

      Se tá brincando né, não se entende nada do que vc escreve. Joaquim Barbosa apoiando a Dilma o PT? Fizeram uma convenção e um agravo ao STF, contestanto a decisão do Supremo Poder, decisão de 11 juízes da suprema corte e vc achando que Barbosa apoiaria o PT? Divagou, a neutralidade é para guardar sua integridade, mas os fatos falam por si só, é só ler os jornais e se informar e não em conjecturas.

  39. Carlos disse:

    Parabéns ao JB pelo seu trabalho no STF, o único até agora teve a coragem de colocar os Colarinhos Brancos na Cadeia. Ele não tem distinção de Cor, Raça, Credo, Partido Político, Sexo, se é Rico ou Pobre, a lei é para todos. É assim que STF tem que ser, passar este país a limpo, somos explorados desde o descobrimento pelos Portugues, Franseces, Espanhóis Etc; não aguentamos mais. A lei tem que ser imposta a todos Cidadões Brasileiro, essa é a mensagem que transmitimos ao futuro Presidente do STF Ricardo Lewandowski.

  40. Roger disse:

    Barbosa é um brasileiro de orgulho, um combatente da justiça e do dever, lutou contra a impunidade e a corrupção, ganhou a simpatia esmagadora da população. Não importa se ele é de esquerda ou direita, o que importa é a sua vontade de fazer aquilo que é necessário fazer e ele mostrou a todos que pode ser feito, não sozinho e sim juntos. Barbosão conte com agente!

  41. eduardo disse:

    ele deveria ter coragem de dizer porque deixou um cargo tao importante..FOI AMEAÇADO …covarde…ainda bem q nao se candidatou

  42. Wagner disse:

    O Sr Joaquim Barbosa, com ajuda da midia, fez um papel magistral de o novo caçador de marajas, uma reciclagem do outro que todos sabemos no que deu.

  43. No Brasil os valores estao distorcidos que ser Honesto,reto,cumpridor da lei,…Fica como HEROI,LIDER. Acorda BRASIL! Vamos tirar essa cambada da politica e arriscar em novas pessoas ,pelo menos ainda permanecerá a ESPERANÇA DE MELHORES HOMENS OU DE HOMENS MELHORES.

  44. pedro disse:

    quando as melhoria e a favor de todos os egoistas reclamam por ser totalmente dependente dos outros.

  45. wison pereira disse:

    éh muito triste para o brasil…perde um grande homem..como esse …agora eu pergunto o que vai ser do brasil…com o joaquim barbosa sair ? pois la vai ter o setimo ministro colocado pelo PT ai meu povo estamos é lascado…

  46. Bhe disse:

    Quantos puxa-sacos.O homem não fez mais que sua obrigação.Ganhava salário para trabalhar.No Brasil, alguém que trabalha vira herói porque? Todos nós não trabalhamos? Alguém já virou herói por cumprir seu dever? Enquanto tiver essa mentalidade o Brasil não anda mesmo.

  47. Ana disse:

    Joaquim Barbosa para presidente! Não tenho outro candidato. É lastimável o cenário atual, vamos ter a esperança de dias melhores!

  48. Huerton disse:

    Parabéns Joaquim Barbosa, acredito que todos os brasileiros queriam que em cada estado da federação houvesse um JB., talvez tivéssemos
    um país melhor

  49. Raimundo Cocada J Santos disse:

    Joaquim Babosa É hoje,um grande orgulho nacional para todos Brasileiros especialmente paras os os Negros, Um grande abraso que Deus; ti abençoe com muitos anos de vida.

  50. Ailton/ Diadema disse:

    VAMOS DAR O TITULO DE CIDADÃO DIADEMENSE AO SR JOAQUIM BARBOSA.

  51. Ricardo disse:

    Opinião errada, não se trata de um trabalhador qualquer e sim de um magistrada da mais alta corte do país, trata-se de um homem que lutou contra a impunidade e a corrupção fervorosamente e mostrou isso a todos nós, ele simboliza que o país tem jeito, ele lutou pelo futuro melhor dos seus filhos como? Dando um exemplo a ser seguido por todos! Portanto, vc não tem ideia do que comenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 12:15:02