aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-03-2018, 8h14

Barroso dinamita plano do governo para obter popularidade

Ministro do STF quebra sigilo bancário de Temer
8

KENNEDY ALENCAR
LONDRES

A decisão do ministro do STF Roberto Barroso de pedir a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer causa dano ao plano do governo para tentar elevar seu baixo índice de popularidade. É a primeira vez que um presidente no exercício do mandato tem o sigilo bancário quebrado.

Com a intervenção federal no Rio de Janeiro, o governo havia conseguido mudar a pauta do debate público. Foi uma tentativa de construir uma agenda positiva.

A decisão de Barroso lança grave suspeita sobre a conduta de quem está no poder. Simbolicamente, é uma medida forte. O impacto político é alto.

O governo se queixava de que melhoras econômicas, ainda que modestas, não se refletiam no índice de popularidade. Desde a delação da JBS, no ano passado, ficou mais difícil para a atual administração se livrar do carimbo da corrupção. A decisão de Barroso reforça essa marca, o que torna improvável que algum efeito positivo da intervenção no Rio se reflita de forma significativa na avaliação do governo.

A decisão de Barroso também enfraquece mais o poder do governo para influir no cenário eleitoral, seja como articulador de uma chapa do campo de centro-direita, seja como cabo eleitoral.

A possibilidade, já remota, de uma eventual tentativa de reeleição do presidente Michel Temer fica mais distante. O governo perde força para lançar um candidato a presidente dos seus quadros, como o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Em conversas reservadas, aliados do governador Geraldo Alckmin dizem que pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto gostaria de ter o apoio do MDB, mas mantendo distância de Temer e Meirelles. Tucanos avaliam que Temer e Meirelles estão queimados politicamente e poderiam contaminar com impopularidade a candidatura de Alckmin.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
8
  1. O cenário esta nebuloso para o Temer…

  2. Francisco Miranda disse:

    Bom dia. Quem, sai ganhando com isso é nosso “querido”presidente. É só para inglês ver.
    E´muita inocência, ou sei lá o que, o Ministro Barroso achar que o Temer ia pegar propina em dinheiro e depositar na sua conta. Pobre Brasil.

  3. MOZYR VIEIRA DA SILVA disse:

    Só um ignorante não entende que todos são farinha do mesmo saco, vergonhoso a política do nosso Brasil. Fazem suas tramas sem nem pensar nas melhorias para o povo Brasileiro.

  4. walter disse:

    Esta certinho o Barroso, e o PGR, caro Kennedy; o presidente não esta sendo injustiçado, estão apenas investigando seus passos em relevo, nas causas citadas, e principalmente a rodrimar…não podemos considerar injustiça, em investiga lo, quanto a qualquer punição, só no final deste mandato…acabar com a alegria dele, com a intenção clara em ser candidato foi o maior bem a sociedade; este sujeito apela, quando tem qualquer índice que o proteja…o país nada tem para ganhar, com estes citados ou apenados; devemos sim, virar a pagina; precisamos de novos rumos, e não será com estes quadrilheiros; alguns já condenados, vamos seguir para o futuro sem maculas…

  5. JESSE DE MOURA ROCHA disse:

    Acho que o seu comentário kennedy, foi ao ponto. Acrescento, que, alguém insano colocou na cabeça do presidente,que seria fácil dobrar a inteligência do brasileiro, fazê-lo esquecer de todas as mazelas do governo e ainda apresentar-se candidato da situação ao governo federal. O PMDB ou MDB, como queira chamar essa sigla, destituiu Tancredo Neves e colocou Sarnei com o Plano Cruzado. O maior engodo eleitoreiro de que se tem notícias. Agora quer usar o Exército para um balão de ensaio e levantar a tão baixa popularidade do governo. O tiro saiu pela culatra. O Ministro Barroso tratou de aniquilar tais pretensões. A briga na corte jurídica maior, só está começando. Vamos assistir um embate entre Barroso e Gilmar Mendes.

  6. valmir de jesus lima disse:

    parabéns Ministro barroso, a Justiça deve prevalecer sempre.

  7. Berg Almeida disse:

    Se essa quebra de sigilo realmente acontecer veremos uma parte das tramoias desde presidente golpista e oportunista. FORA VAMPIRO!

  8. MARIO GANDRA disse:

    AGIU MUITO BEM O NOBRE MINISTRO DO S.T.F.DAR POPULARIDADE PARA ESTE CONDE DRÁCULA, NUNCA.SERÁ QUE ELE NÃO SE TOCA, QUE EM CADA 10 PESSOAS. 9 NÃO O QUEREM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 13:32:51