aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-03-2018, 8h20

Barroso e Mendes deveriam se retratar ou detalhar acusações

Ambiente interno está envenenado no Supremo
8

KENNEDY ALENCAR
LONDRES

Houve a explosão de uma panela de pressão na sessão de ontem do STF (Supremo Tribunal Federal). O ambiente interno envenenado do Supremo facilitou uma nova troca de acusações entre os ministros Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

Ministros do Supremo são pessoas de carne e osso. Estão sujeitos a um eventual destempero. Também não é a primeira vez que ocorrem cenas de pugilato verbal no STF.

Ontem, no entanto, Roberto Barroso e Gilmar Mendes levaram o nível da luta a outro patamar, fazendo insinuações de ordem moral que precisam ser esclarecidas. Ministros do Supremo não podem acusar um ao outro de forma leviana e ficar o dito pelo não dito.

Barroso disse textualmente que Gilmar Mendes “está sempre atrás de algum interesse que não o da Justiça”. Ora, isso é grave. Barroso deve apontar que interesses seriam esses.

Gilmar Mendes respondeu, também textualmente: “Eu vou recomendar ao ministro Barroso que feche o seu escritório de advocacia”. Ora, isso também é grave. Há uma insinuação de que o ministro do STF beneficiaria o seu antigo escritório de advocacia.

Barroso e Gilmar Mendes deveriam ser mais diretos nas suas acusações ou se retratar publicamente. Ministros do STF não podem agir como se estivessem num palanque ou num boteco. É preciso mais autocontenção e mais responsabilidade no exercício de funções tão poderosas.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”, que também falou da decisão de julgar recurso da defesa de Lula e de retirada do auxílio-moradia da pauta do STF:

Comentários
8
  1. Luis Antonio Santos da Silva Antonio disse:

    MINISTRO GILMAR MENDES PRECISA OUVIR UMAS VERDADES, ELE ESTÁ SE ACHANDO UM SEMI-DEUS.
    PARABÉNS! MINISTRO BARROSO.

  2. Serio disse:

    A coisa está feia !! Ja que exercito está no RJ , que tal expandir a intervenção no Brasil todo e em tudo ? Chamar uma nova constituição, novo STF , novo tudo ?
    O País está tomado por corrupção em todo setor, a imprensa parcial , empresarios corruptos , politicos corruptos….
    Exercito assume tudo e faz uma nova constituição, novas eleiçoes , sem que os candidatos que estão sendo investigados possam se candidatar……

  3. Romanelli disse:

    A Democracia no BRASIL jamais estará consolidada com este Poder Judiciário que temos. ..um Poder retardatário, politizado, elitizado, de exclusivos, um Poder OMISSO

    Um Poder desproporcional ..formado por nababos vitalícios com foros, benefícios e direitos exclusivos ..um Poder que, tal qual as Forças Armadas, esteve presente, dando ares de legalidade, em 10 de 10 golpes perpetrados

    Verdade é que a reforma passa OBRIGATORIAMENTE pelo MANDATO com data certa pra terminar (digamos de 10 anos), mandato pra estes Malgistrados que de tantas regalias, constituem-se num Poder Monárquico, IMPERIAL, dentro da nossa Republica

  4. Carlos Augusto de Souza disse:

    Dentro dos outros poderes da republica existem coisas bem pior, onde os chefes das quadrilhas institucionais estão constantemente se reunindo para roubar a nação, onde o chefe do poder executivo que deveria trabalhar em benefício do povo, emite medidas provisórias para beneficiar empresas e empresários.
    Será que uma discussão mais acalorada entre ministros do supremo é pior do metade deles esterem pressionando a presidente da corte, para novamente revisar a prisão em 2a. estância, sendo que de 2016 até hoje já foram feitas 3 votações do mesmo tema, será que o supremo não tem o que fazer? ou será que os interesses pessoais de metade dos ministro do STF, são maiores que os interesse do Brasil.
    Gilmar Mendes, assim como metade do suprema que comungam do mesmo pensamente que ele, são uma desgraça para esse país, assim como o executivo e o legislativo de todo o país, salvo poucas ecessões.

  5. CARLOS ALBERTO LUGLIO disse:

    bOM DIA ACHO QUE ESSE CIDADÃO DEVE SER PROCESSADO PELA MINISTRA PELO FATO DO MESMO AMEAÇAR ELA COM AS PALAVRAS VOU SOLICITAR O FECHAMENTO DE SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ESSE SENHOR ESTÁ JOGANDO O CONGRESSO NACIONAL NA LAMA.

    • Sebastiao Canabrava disse:

      Alo, Carlos ALberto Luglio! Aquilo que vc assistiu e’ uma sesso do STF (Supremo Tribunal Federal). Ali nao tem nada de Congresso Nacional. Nao tem nenhum congressista e nem mesmo ex-congressista.
      Veja que as pessoas querem opinar, mesmo se ter ideia do que esta sendo tratado.

  6. Mario Mesquita disse:

    Aos 73 anos de idade, assisto desalentado a desmoralização dos membros dos 3 poderes da republica, com a cumplicidade do eleitorado que elege e reelege as mesmas pessoas, inviabilizando a solução democrática para renovação e requalificação nos 3 Poderes. Vale dizer, a ruptura das atuais instituições – absolutamente necessária – pelo caminho democrático do voto é inviável pela desqualificação do eleitorado que recorrentemente elege mais do mesmo. Por outro lado, a ruptura das instituições por caminhos à margem da democracia é risco que não podemos correr, até porque, por essa forma, sabemos quando começa e não sabemos como e quando termina. Estamos diante de um impasse entre duas negativas. Não poderia ser pior.

  7. João Carlos Ávila Coelho disse:

    Temos um STF com liderança fraca, seções onde a vaidade impera. Há que se tomar cuidado com a vaidade, na maioria esmagadora das vezes bonita igual a rabo de cavalo, crescendo para baixo, seguindo um caminho cheio de casca de banana. Enquanto isto, a Justiça continua lenta, preguiçosa e injusta, o procurado ou o detido é velho conhecido da justiça a ser solto (impunidade), o imoral é legal, a prescrição continua, falta gestão pública, falta envolvimento e comprometimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-28 05:43:08