aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
06-02-2015, 11h17

Bendine na Petrobras é erro estratégico de Dilma

140

kennedy alencar
São Paulo

A presidente Dilma Rousseff cometeu um erro estratégico ao indicar Aldemir Bendine para a presidência da Petrobras, a maior empresa do país.

Bendine, presidente do Banco do Brasil, é visto pelo mercado como alguém que não tem a qualificação profissional necessária para a tarefa. Também representaria a continuidade de eventuais intervenções políticas e econômicas na empresa.

Fracassaram as sondagens do governo para atrair um executivo de peso para a Petrobras.

Dilma achava ideal, por exemplo, o perfil do presidente da Vale, Murilo Ferreira. Mas ele toca um gigantesco plano de investimentos na Vale e já tinha compromissos profissionais assumidos.

A opção por Bendine é evidência do isolamento político do governo. Ele foi indicado por completa falta de alternativa. A reação inicial do mercado, bastante negativa, sinaliza tempos ruins para a Petrobras e os acionistas.

Teria sido melhor indicar o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para o posto. Com respeitável currículo acadêmico e conhecimento da economia mundial, seria uma solução menos ruim. Ainda que fosse visto como uma solução temporária e provocasse reação negativa no mercado, Coutinho teria menos potencial de dano para a companhia.

A presidente desejava repetir na Petrobras a estratégia que deu certo com Joaquim Levy no Ministério da Fazenda: indicar alguém que surpreendesse positivamente o mercado. Surpreendeu, mas negativamente.

Ouça o comentário na CBN:

Comentários
140
  1. Kaka Silva disse:

    Já que todos criticam a escolha, porque não consultam a opinião pública para a escolha correta?

    • Audemario Daltro disse:

      Se tiveram coragem de reeleger o PT imaginem quem iriam escolher para presidir a PETROBRAS. Pais sério já teriam privatizado essa empresa. A gestão é 100% política!!

      • ANTONIO SAMPAIO disse:

        EH UMA OTIMA SOLUÇAO O GOVERNO DESCOBRE O PRE SAL E AGORA UNS SANGUE SUGAS ROUBAM A EMPRESA E QUEREM PRIVATISAR PARA NAO TER NEM A MESMA COMO NOSSA EH UM ABSURDO MESMO – O QUE PRECISA FAZER MESMO EH POR NA CADEIA OS CORRUPTOS E CORRUPTORES E PEDIR O QUE ROUBARAM DE VOLTA E OS MESMO TRABALHARES DE AJUDANTE NO CAIS DO PORTO PRA PAGAR A OUTRA PARTE ESTE BRASIL SO PROBLEEH QUE VAI PRA CADEIA TA TUDO ERRADO

        • Claudio Antônio disse:

          Amigo Antônio Sampaio, vivemos em um mundo capitalista e isso nunca vai mudar, lamento te dizer, o capitalismo vive disso, crises, juros e sempre muda sua roupagem de tempos em tempos, uma hora está de terno, depois bermuda, mas jamais vai acabar. Outro detalhe amigo, a função da cúpula do governo é administrar o Estado, recolher impostos e devolver em serviços a nação brasileira e só. Governo não tem que ter banco, nem empresas, pois não é essa sua função e a Petrobras é prova disso, político não é gestor. Entendo seu nacionalismo, mas a questão é que o pré-sal ainda está só no sal e o governo pode muito bem arrecadar os Royalties…Vc acha mesmo que as politicagens na Petrobras vão acabar?

          • Thiago Siqueira disse:

            Muito interessante, dai seriamos como a argentina, como naquela sena em que a presidente ficou de joelhos pedindo pra as empresas privadas americanas não aumentasse o preço dos combustíveis e ouviu um estridente NÃO! E o povo pagou o pato da inflação mais alta…
            Para o seu conhecimento, o pré sal não está só no sal, a cada 3 litros de óleo produzido pela Petrobras, 1 já é do Pre sal, e esse numero aumenta a cada mês. Uma empresa como a Petrobras nas mãos dos americanos é dar autonomia pra eles fazerem com nossa energia e economia o que quiserem, inclusive “nada”, colocando o nosso desenvolvimento e soberania em suas mãos… A Petrobras é um grande motor do desenvolvimento do nosso país. Gera 85 Mil empregos diretos, 300 Mil em empresas terceirizadas e milhões em indiretos, movimentando uma cadeia gigantesca de produtos e serviços, como é o caso da indústria naval que na época do FHC tinha pouco mais de 2.000 trabalhadores e agora, já são mais de 80.000…
            Bem inteligente mesmo abrir mão da Petrobrás, uma grande solução…

      • Gutemberg disse:

        Hoje é muito difícil encontrar um político correto, mim diga um.

        • Wildney Silva disse:

          Marina Silva.Fez parte do Governo como ministra e foi Senadora.Continua com a casinha dela no Amapá.Uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente ,pensa em proporcionar as famílias um melhor ambiente de vida para todos.Não pensa em enriquecer o estado em detrimento do cidadão.È logico que não serviria para a Pres da Petrobrás.Só estou afirmando que ainda temos e tivemos políticos honestos.Tivemos Ulisses Guimarães,Juscelino Kubistchek,Arraes,Getúlio Vargas,João Goulart,Marechal lott,D.Pedro II,Senador Nelson carneiro,etc.No caso da Petrobrás o perfil deve ser de mercado e apolítico.

          • Claudio Antônio disse:

            Wildney, Marina Silva é do Acre.

          • Valgon disse:

            Marina Silva ? É a principal responsável pelo aumento da conta da energia elétrica, atrasou a construção das novas hidroelétricas por anos. Encheu o ministério de seus cupinchas, além da história do seu marido. Fala uma coisa, faz outra. Aceitou apoiar o Aécio em troca de cargos, depois de tudo que disse. No Acre ela não ganha, porque o pessoal conhece ela. Se isso é ser honesto, não sei mais o que é honestidade.

        • Angelo Frizzo disse:

          Me diga UM Brasileiro (e não só os políticos) que possa ser contratado pela Petrobras para esse cargo? Quem sabe, para agradar a gloco & cia, um diretor da Exxo, da Shell, da BP, ???? Para mim, tem que trazer algum Chines ou….um MARCIANO.

        • LIA disse:

          Digo já! DILMA ROUSSEF!

      • Velcimiro Maia disse:

        Se é uma empresa de controle estatal é evidente que sua direção seja indicada pelo governo. Claro que uma gestão técnica e profissional, via de regra, é melhor. Mas defender a privatização é simplificar demais, muita ingenuidade. Qual outra empresa no Brasil teria mais de R$200 bilhões para comprá-la? Só se fizer como se fez com a Vale do Rio Doce, empresta dinheiro do BNDES e vende por uma micharia, ou entrega para os estrangeiros.

        • Decio Funaro disse:

          Caro, me diga qual empresa privatizada tem prejuizo? Todas dão lucro e revertem ao Estado benefícios em impostos e empregos. Esse nacionalismo gramscista não deu certo em lugar algum do mundo! Cuba está namorando com o capitalismo, já que aquela aberração leninista-trotskista-marxista não deu certo. E a China? Foi de vigésimo país do mundo para o segundo em menos de trinta anos! Esse naciolnalismo que prega um Estado como o que o PT está tentando sempre dá em ditadura. Aquela pelo voto, voto comprado! Não seja ingênuo: empresa é para empresários. Governo é para políticos. É como água e óleo. Não se misturam.

          • Sidiclei Roque disse:

            Décio, bom dia! Apesar de discordar da sua posição, de que empresas são para empresários e que o governo não deve administrar empresas, precisamos lembrar que o poder político vem a reboque do poder econômico. Gostaria de parabenizá-lo pelo nível do debate.Precisamos debater num nível que apresente idéias e saídas para os problemas do nosso país. Esta agressões constantes e imbecis postadas não ajudam a ninguém e não somam nada.

      • Edmar disse:

        A Policia Federal já voltou a emitir Passaportes ?

        Acho que vou debandar e virar Lavador de Pratos na Europa !

      • Marcelo de Faria disse:

        Prezado Audemario Daltro, você não entendeu nada: A Petrobras nãoé DO governo. Ela é uma S.A.(empresa de capital aberto). Isso não é ficção.Ela é uma empresa privada cujo maior acionista(dono de 51% das ações com direito a voto é o estado brasileiro e não o ” governo”. Entendeu ou quer que eu desenhe?

      • sandro disse:

        Aldemário, a questão não é privatismo ou estatismo. As empreiteiras são privadas e segundo a operação Lava-Jato foram mais nocivas no processo do que os diretores da Petrobrás.

    • Reinaldo disse:

      Acho que os melhores nomes que o PT poderia indicar eram pessoas idôneas tal como: José Dirceu, Paulo Maluf, Fernando Collor, Renan Calheiros, Sarney, Delúbio Soares, Duque, estes são os que estão juntos, abraçados, casados com o PT. Isso sim é um governo de primeiro mundo com planejamento e ações assertivas.

    • André Rocha disse:

      Kaka, certa vez na história, um rapaz chamado Pilatos resolveu fazer uma pesquisa de opinião pública para saber quem deveria libertar: Jesus ou o Ladrão Barrabás. E qual deles o povo escolheu? O mesmo ocorreu nas eleições ano passado, ou seja, ferrou.

      • Cristiane disse:

        Montando um altar para o Aécio em 3, 2, 1…..

      • LYRA disse:

        Caro colega André Rocha, teu comentário está totalmente sem noção, o que tivemos nas últimas eleições ou para melhor dizer em todas as eleições até hoje, é um bando de bandidos pertencentes a uma quadrilha querendo derrubar ou tomar o ponto de desfalques dos bandidos da quadrilha que está no poder, ou seja, político é tudo igual, são todos bandidos da mais alta periculosidade que nunca pensaram em pensar na parte honesta da sociedade e sim, de como vão agir para assaltarem aos cofres públicos.

        • Israel Santos disse:

          Lyra, o comentário do André foi perfeito. Barrabás era, nos tempo dele, um ladrão e se valia do ódio aos romanos para justificar seus atos. A população escolheu a pessoa errada e aprenderam depois do martírio de JESUS o caminho que devia ser seguido. Infelizmente nós brasileiros também escolhemos o caminho do martírio, o problema no nosso caso é que ao invés dos Romanos, é o próprio Barrabás quem está no governo.

      • Tomaz Elias Robinson disse:

        Me permita descordar de você, não houve Poncio Pilatos o que houve foi um excelente marqueteiro que consegue vender geladeira para esquimó, infelizmente grande parte de nosso povo tem o que chamo de “preguiça mental”, então alguém tem a capacidade de fazer uma boa propaganda, tem capacidade de vender gato por lebre e colocar alguém que não come carne dizendo que a carne de tal frigorifico é uma beleza e ai o povão acredita, dá nisso.
        A presidente dizia que tudo que ela fez, estava correto e depois diz que tem que mudar, então estava correto?

    • Quem Dilma escolhesse a direita iria malha-lo.Eles não querem ninguem,querem é entregar nosso petroleo aos gringos.DA-LHE DILMA!!!!

    • GENTE DA MELHOR QUALIDADE! disse:

      JÁ QUE A QUESTÃO TÉCNICA É A MENOS IMPORTANTE PARA AS NOMEAÇÕES DESSE GOVERNO, HÁ UMA LISTA ENORME DE PESSOAS CAPACITADAS, DO PARTIDO DO GOVERNO, ALIADOS OU SIMPATIZANTES:

      LULA, SÉ DIRCEU, SÉ GENOÍNO, PAULO ROBERTO COSTA, ALBERTO YOUSSEF, CHICO BUARQUE, SÉ SARNEI, HUMBERTO COSTA, SIBÁ MACHADO, JOÃO VACARI NETO, ANTONIO PALLOCI, JOÃO PAULO CUNHA, VALDEMAR COSTA NETO, BERZOÍNE, ANTONIO PADILHA, FERNANDO PIMENTEL, DELÚBIO SOARES, GILBERTO CARVALHO, RUI FALCÃO, RENAN CALHEIROS, HENRIQUE EDUARDO ALVES, SEVERINO CAVALCANTI, ARLINDO CHINAGLIA, MERCADANTE, MARCO MAIA, ALDO REBELO, FERNANDO COLLOR, PAULO MALUF, JADER BARBALHO, JAQUES VAGNER, MARTA SUPLICY, ANGELA GUADAGNIN, ERENICE GUERRA, IDELI SALVATI, ROSEMARY NÓVOA DE NORONHA, ROMERO JUCÁ, CANDIDO VACAREZA, ORLANDO SILVA, MARIO NEGROMONTE, ALFREDO NASCIMENTO, WAGNER ROSSI, PEDRO NOVAIS, CARLOS LUPPI, AGNELO QUEIRÓS, GRAÇA FOSTER, GLEISI HOFFMANN, HUMBERTO COSTA, LINDBERGH FARIAS, TIÃO VIANA, DELCÍDIO AMARAL, EDSON LOBÃO, SÉRGIO CABRAL, ROSEANA SARNEY, VALDIR RAUPP, ALGUÉM DA TROPA DE CHOQUE DO STF E MUITOS OUTROS DE QUALIDADES IDÊNTICAS.

    • Marc elo disse:

      Bom dia. Estou com vc. Que tal o ex-presidente Lula….rsrsrs

    • jonas disse:

      E desde quando o povo brasileiro tem competência e conhecimento pata indicar alguém para cargo tão importante???

    • CLAUDIO disse:

      Kaká, por que essa escolha vai contra os interesses do mercado, que gostaria de alguém que pudesse mudar o sistema de partilha onde s Petrobrás so ganha pelo de concessão onde entrariam as grandes petrolíferas americanas e inglesas. Esqueminha de privatizar o pré sal entende? E, obviamente, teriam o apoio total das famiglias donas da mídia e seus empregados.

    • walter.nobre disse:

      SERIA MUITO BOM CARO, QUE CERTOS COMENTÁRIOS, FOSSEM EMBASADOS EM CONHECIMENTOS, NADA DE PAIXÃO….
      O BENDINE FOI UMA MEDIDA POSTIÇA, NINGUÉM QUIS ASSINAR O BALANÇO DA PETROBRAS, NADA LÁ FUNCIONA; ESTA ESCOLHA, FOI UMA MEDIDA DE DESESPERO DO LULA, O “DIDA”, É UM PAU MANDADO JURAMENTADO; FICA CLARO QUE ELE CARREGA SUAS MAZELAS.
      FAZER UM EMPRÉSTIMO A VAL SOCIALITE, COM PENDÊNCIA NO CREDIT SCORE, ENVOLVENDO O BB E O BNDES, SEM GARANTIAS, É DEMAIS!!!
      ESTE SUJEITO, PODERIA FUNCIONAR, SE TIVESSE CARTA BRANCA PARA AGIR, E ISSO ELE NÃO TERÁ, TEM O RABO PRESO AO CHEFE.

  2. itamar de Almeida disse:

    Por e outras indicações. mau intencionadas da Dilma PT . Ve-se logo que ela Representa o maior Fisco.Como Presidenta de Deste país. Deus nos Acuda! ai,ai,ai!@

  3. Pedro Lago disse:

    Mas qual tem sido a decisão correta da Presidente? A cada dia que passa, quanto maior a pressão, mais decisões equivocadas esta senhora vem cometendo. Seu segundo mandatocomeça com cara de fim de festa. De forma patética.
    Neste momento, omelhor é abrircaminho parao Temer assumir. É a única forma de desarmar os animos do mercado, do ambiente político e em breve da sociedade, afinal uma inflação a 1,2% ao mês causa descontentamento. Se vier acompanhada de aumento da taxa de desempego, já viu!

    • Realmente qual foi a decisão correta além da escolha do ministro Levy?Este senhor escolhido foi considerado não qualificado para ser presidente do BB e ia ser demitido em função do credito que deu para uma senhora da sociedade paulistana,estava em processo de substituição e agora e presidente da Petrobras!!! Realmente somente voltaremos a ter esperança neste pais se houver impeachement da presidente Dilma.Esta decisão da nomeação e partidária e não profissional mais uma vez sem importar com a empresa Petrobras,o substituto e pior que a substituída…

  4. Joaquim disse:

    Ela tem que colocar alguém que de cobertura para tudo de errado que lá esta. Mais um pau mandado, para tentar esconder a sujeira para debaixo do tapete.

  5. Sergio disse:

    É impressionante a incapacidade de Dilma, o mercado deu várias sinalizações e ela coloca Bendine….brincadeira. A Val deve estar sorrindo vai ter combústivel mais barato.

    • Antonio Celso Alencar disse:

      Quanta bobagem, Sérgio…
      Quem é o mercado, Sérgio?
      Pela sua lógica o País deve ser governado pelo mercado…
      Se o mercado assumisse o País, Sérgio, isso seria bom ou ruim para o povo Sérgio?
      Você sabe o que é o povo, Sérgio?
      Quanta bobagem!

  6. ANDRÉ LUIZ DUQUE ESTRADA disse:

    Prezados Jornalista

    A nossa Presidenta, não é de hoje, só vem cometendo erros, ESTRATÉGICOS ou não.
    Não é de se estranhar. Continuo achando que já passa da hora da Sociedade Brasileira pedir a sua saída para o bem deste País chamado BRASIL.

  7. Pedro disse:

    Respeitável currículo acadêmico? kkkkkkkkkkkk
    Esse coutinho foi o fiador da Lei de Informática que jogou o país no atraso, é um dos grandes responsáveis pela hiperinflação brasileira que nos assola neste momento com sua política suicida de crédito farto e com certeza é participante de um dos maiores escândalos de corrupção mundial ainda não revelados, os tais “campeões nacionais”. Além disso, é cria da Unicamp, a maior responsável pela destruição da economia nacional nos anos 80 e começo dos 90. Coutinho é um acidente de percurso da história econômica do Brasil. Sempre no lugar errado, na hora errada, patrocinando delírios econômicos unicampeiros. Desafio qualquer pessoa a apresentar uma grande contribuição deste senhor para a economia nacional. Simplesmente não existe. É como o Mercadante. Está em todas, sempre sem fazer nada.

  8. MARCOS DE NOVAES disse:

    Infelizmente a nossa Petrobras esta na UTI , e acho que nao demora para anunciarem que ela teve morte cerebral .Morte cerebral que ja atingiu o EX- Presidento Lula e a atual Presidenta Dilma .Um comentario a parte : O PT Insiste em dizer que nao sabia , que nao ouviu ou nao diz nada , portanto e surdo , mudo e cego .O Mensalao nao existiu , nao ha crise de energia mas , querem aumentar o horario de verao . Ninguem roubou na Petrobras .Essa tal de Presidenta ja perdeu a moral para dirigir um Pais do tamanho do Brasil.A Presidenta se tornou Lavadeira , lavadeira das roupas sujas do PT .

  9. Marcos disse:

    Acho que o mais importante é analisar o trabalho dele a frente do BB. Como estão as contas? Houve crescimento em sua gestão? Aumentou os lucros?
    Essa coisa de agradar o mercado tem limite, até porque o mercado só vê lucro, e um governo que pensa assim pode criar bilionários e bolsões de pobreza ao mesmo tempo.

  10. Enio disse:

    Luciano Coutinho do BNDES??? kkk faz-me rir, espera até a lava jato chegar até ele… e olha que é uma questão de pouco tempo!

  11. O ex-presidente do banco do Brasil, so entende de dinheiro e nao de petroleo, infraestrutura, essa e dificil de engolir.

  12. dario disse:

    Com uma presidenta desta o pt não precisa de oposição.

  13. Carlos N Mendes disse:

    Fui comprar um suporte de parede para quadro – um ferrinho achatado e serrilhado, coisa que poderia ter sido inventada 300 anos atrás – e depois de procurar em vão em 7 lojas, desisti. Caramba, eu achava isso 10 anos atrás em qualquer lugar, e hoje só por encomenda. Aí me caiu a ficha. A desindustrialização brasileira é fruto da desulisão industrial nacional com a ‘lucrância’. Até há 12, 13 anos atrás, podia-se produzir o que fosse no Brasil, o lucro era portentoso, tanto que a grande maioria das grandes fazendas são ligadas diretamente a fortunas industriais. Mas a maldita concorrência chinesa, hummmm… Lucro de 50, 70% transformado em 15,20%? Tô fora, vou VIVER DE RENDA. Ações. CDB. Títulos. Deixem essa coisa de’produzir’ com os chineses. O quê é que estavam falando mesmo de desagradar o “””mér-cá-dô”””, essa entidade amorfa que é um nada dona de tudo?

  14. Cleber disse:

    Todo dia tem uma nova trapalhada vindo do PT, a pergunta agora é saber até quando esse paisinho lixo vai aguentar tanta roubalheira seguido dessas manobras ridiculas.
    Outra pergunta é até quando o povo vai continuar vendo e aplaudindo todo esse lixo.

  15. LUIS TEIXEIRA disse:

    LAMENTÁVEL…………………..EU QUERO SABER PORQUE AS TELEVISÕES NÃO FALAM MAIS NADA CONTRA O GOVERNO………TAPARAM A BOCA…………É DITADURA ???????????/ NÃO MOSTRAM MAIS AS MANIFESTAÇÕES QUE ESTÁ OCORRENDO NO PIS INTEIRO///////// AS DISCUSSÕES NO CONGRESSO ???? ETC ETC ETC

  16. fábio de assis disse:

    SEM COMENTÁRIOS ESSA PRESIDENTA,TA COMPROVADO AI QUE ESSA MULHER NÃO SABE DE NADA COLOCANDO ALGUEM QUE TAMBEM NÃO SABE DE NADA, O PÁIS PASSA POR UM GRAVE MOMENTO DE COMANDO POLÍTICO,ESTAVA NA HORA DELA ASSUMIR SEUS ERROS E SAIR PARA O BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA….FORA.!!!!

  17. Jean disse:

    A ideia que Dilma (governo) está passando para o povo, é de manter a sujeira como está. Qualquer executivo sem proximidade com o governo, iria fazer uma auditoria total na empresa e assim descobrir, o resto do iceberg.

  18. Jozianny disse:

    Não foi o Senhor Aldemir Bendine que fez o BB driblar regras do Banco para emprestar milhões a Val Marchiori sem nenhuma garantia, só pq era sua amiga,
    Imagina o que ele poderá fazer na Petrobras, estou começando a ficar assustada com o que está acontecendo no nosso País.

  19. Lucio Egypto disse:

    Mais um ato de incompetencia na gestão Dilma e PT,que irá causar danos a nosso economia, pois a Petrobras já tão debilitada devido as ingerencias politicas do PT,que saquearam a maior empresa do BRASIL.O mercado já esta reagindo mal pela indicação, não diretamente pela pessoa, mas dar indicações que continuará tendo a má gestão do governo e a interferencia politica do PT,que terá infelizmente danos a toda sociedade com desemprego, aumento de impostos, aumentando a increditbilidade da Petrobrás diante do mercado internacional, de onde dependemos.
    Aquém votou na Dilma, veja os frutos em apenas 2 meses.
    IMPEACHMENT

  20. Denizi Reis disse:

    Afinal o governo deveria se pautar pela reação do mercado e seus operadores na indicação do presidente da maior uma estatal brasileira? Parece querem um nome de confiança deles (seus interesses) e não de confiança de quem foi eleita pra representar os interesses do povo brasileiro, estranho. Uma empresa q bate recordes seguidos em sua parte operacional e isso não é noticiado…pra além do processo de investigação em curso fica claro o jogo de interesses camuflado em curso com cumplicidade de muitos órgãos da imprensa. Nos brasileiros mereceríamos análise mais republicanas com abordagens mais qualificadas.

  21. Antonio Celso Alencar disse:

    Parece que quase todo mundo parou de raciocinar…
    Se a Dilma indicasse o Zé, ou o Jorge ou Jesus Cristo, ele seria imediatamente detonado pelo mercado e sua mídia…
    O mercado quer alguém do mercado para o mercado continuar se locupletando da Cia…
    A mídia quer alguém que detone com o governo, com a empresa e com o País para “assumir” o poder.
    É tão difícil ver isto, neste momento?

    • Horacio disse:

      Antônio acorda pra realidade meu caro! Querer defender o indefensável, pelo amor de Deus! O PT já mostrou a sua verdadeira fase, enganou milhões de Brasileiros com promessas que já foram por água abaixo, acabaram com a reputação de uma das Maiores Empresas do Mundo, surrupiaram todo o seu patrimônio, estão aumentando Impostos, juros, energia, combustível etc… E Vc ainda vem com essa conversa de Mídia subversiva? ACORDA CARA!!!! Nem Meu filho de 5 anos acredita mais em História da Carochinha…

    • Anafilófio disse:

      Caríssimo, não se ofenda por favor, mas as evidências são tão fortes que governistas como o senhor é que parecem não estar raciocinando. É muita conspiração para ser possível, é muita gente envolvida, é muito dinheiro, acontece a muito tempo, são montanhas de provas, francamente. E é novamente a mesma história, e vocês governistas só enxergam o mesmo culpado, o mensageiro, o mordomo, o mercado, o capital. Nunca passou pela sua cabeça que pessoas roubam? Que políticos são corruptos? Que empresas corrompem? Que partidos tem caixa 2, 3, 4? Pense bem, não é possível ver o que não esta acontecendo, por isso ninguém enxerga a tal conspiração. O “mercado”, seja lá o que for isso neste caso, tanto como a “mídia”, tem poder de amplificar, de se aproveitar, não de causar e/ou inventar montanhas de dinheiro desviado, e de provocar a derrocada de uma empresa do porte da Petrobrás. Como eu já havia escrito, isso é trabalho de vários anos de desmandos, 5, 6 talvez, certamente mais. Cordialmente.

  22. Duvido que Dilma, na opinião da mídia, acertasse em qualquer nome que escolhesse. Não tô aqui dizendo que a mídia toda é golpista, mas sim que, criticar as escolhas do governo faz parte de ACERTOS ESTRATÉGICOS por parte dos comentaristas políticos. Faz parte da famigerada zona de conforto.

  23. Pasquale disse:

    Do BB para Petro,é porque quem,quem seria o louco de entrar em uma empresa em que tudo é roubado.
    O CEO que tem competencia,não iria sujar o seu nome.

  24. Sofia Michelin disse:

    Uhuuuu!!! Finalmente, um parecer coerente!!! Ela, a presidenta (podemos trocar o a, em local estratégico…..), não quer abrir mão dos favores milionários da “maior” (hoje menor) empresa brasileira….Ela tá insistindo pr’a “pedirem para ela sair” – Pede pr’a sair, enquanto é tempo. Brasil…mostra sua cara…vamos ver quem paga pr’a gente ficar assim…..(sempre atual), infelizmente! País tupiniquim – republiqueta de bananas….

  25. Adelmo disse:

    Me avisem data e hora da missa de setimo dia da Petrobras.

  26. Zimbabwe disse:

    Acredito que realmente Dilma deve ter ficado sem opções. É difícil encontrar um super executivo de carreira para assumir tal confusão. Ainda nem se sabe ao certo aonde fica o fundo deste poço de sujeira. O perigo eminente para um profissional sério é o de ser nomeado e meio ano depois ser demitido por simples consequência do jogo político.

    Então foi indicado mais um funcionário público. Não estou certo de que ele aceitou de livre vontade. Penso que sofreu pressões para pegar o abacaxi. Foi escolhido porque liderava um banco estatal e não está sendo perseguido pela polícia.

    Seus dias de Pompéia terminaram. É óbvio que, mais dia menos dia, assim que os policiais e a justiça derem por encerradas as operações, será chamado para tomar um cafézinho esclarecedor, na base do “sempre fizemos assim…, faz parte do jogo…, nunca tinha dado nada errado…, Graça isso, Graça aquilo”.

    E o mercado sabe disso. Aliás, todo o mundo sabe disso.

  27. LYRA disse:

    O problema não é que o mercado não veja com bons olhos a proximidade de Bendine com o governo federal, a verdade é que ele faz realmente parte do grupo da máfia que é totalmente manobrada pelo governo federal e seus aliados e, diga-se de passagem, não tenhamos tanta certeza que essa é uma indicação de Dilma já que por traz de tudo poderá está a figura do maior bandido do país, se é que ainda podemos chamar essa ZBM de país, Renan Calheiros, que jamais iria perder a oportunidade de ter um dos seus lá na PETROBRAS.

  28. José Muito Triste e Infeliz disse:

    Estou muito triste com o rumo de nosso país.
    Estou sofrendo muito com os rumos dessa grande Nação.
    Estamos caminhando para o colapso.
    Infelizmente não vejo saída: O Brasil vai quebrar meus amigos. Nossa Pátria Amada cairá de joelhos tomada por assalto, estraçalhada por esses espíritos imundos e gananciosos, sedentos por poder interminável.
    Espíritos imundos, socialistas, ateus, materialistas, usurpadores do nosso tão merecido e almejado crescimento!
    Infelizmente não existe mais saída e cairemos, afogados na podridão e lamaçal fascista petista.
    É o nosso fim!
    É o fim de nossa Pátria Amada!
    Quanta dor e sofrimento causados por esses abutres…
    Oh…
    É o fim…

    • Joaquim disse:

      José ainda não é o fim.
      Nós ainda vamos ter que pagar toda esta roubalheira primeiro.

    • Sidiclei Roque disse:

      José, bom dia. Respeito a tua opinião. E lamento a ganancia corruptiva dessas pessoas. Mas estou feliz pelo meu país. Feliz pelas milhares de pessoas que saíram da miséria, pelas famílias que puderam comprar sua casa nos últimos anos, pelas ruas entupidas de carros (que tá um caos), por ver empresas desesperadas em busca de mão de obra e das faculdades e escolas quase implorando para ter clientes (alunos). Me deixa triste a corrupção da Petrobrás, mas também me deixa triste as fraudes no seguro desemprego, nas aposentadorias do INSS, das pessoas que tem oportunidade de qualificar e não o fazem, dos votos vendidos por R$ 50,00 ou R$ 100,00.
      Meu amigo muita coisa precisa mudar neste país.

  29. A indicação para presidência da Petrobras sempre foi política, significa que o governo ( ou desgoverno ) irá interferir no comando da empresa, o a presidente do Brasil entende de administração, deveria ser procurado alguém apolítico com capacidade, tanto de economia, como de administração, com liberdade de decisão, procurando o que seria melhor para a empresa, independente do partido que governa o país.

  30. Fernando disse:

    A Dilma teria dito, aliviada: “com o cumpanhero
    Bendine na presidência, não serei pega nem que o Vaccari tussa”.

  31. Darival Santana disse:

    É uma pena esses sucessivos erros que a Presidenta vem cometendo, isso só atrapalha o andamento do crescimento para cada vez mais distanciar o Brasil dos melhores. O Lula deveria ajudar a Dilma nesse momento de turbulências!

  32. Emilio Braga disse:

    O que não nos falta são nomes de peso para ocupar o cargo.

    Exemplos:
    – Luiz Inácio(O Lula)
    – José Sarney
    – Jader Barbalho
    – José Dirceu
    – José Genuino

  33. Linda2 disse:

    Pões o Vicentinho! ou o Tiririca! já era mesmo. :)

  34. Carlos disse:

    Infelizmente estamos com a maior empresa Brasileira na UTI e só não vai falir porque é uma estatal, apesar de ter sido sangrada pelo pt, Bendini não tem histórico positivo e vai sangrar mais ainda essa empresa.

    • melissa almeida disse:

      Meu filho, a Petrobras teve o maior lucro da América Latina, 10 bilhões de dólares, em 2013, e passou em novembro, a Exxon norte-americana, como a maior produtora de petróleo de capital aberto do mundo, De onde vc tirou essa de que a Petrobras vai falir ? Procure no google por um texto chamado Quanto Vale a Petrobras;

  35. Celso Guimaraes disse:

    Olha aí gente ta chegando….o que mais esperar…eles ainda agem com decisões de estrutura sindical, ISTO É UM PAIS estrutura complexa, necessita de decisões logicas, estratégias e complexas pois não se trata de apenas um núcleo de operação, como é a cabeça em que foi formada esse povo.
    Mais uma atitude leviana, mais um amiguinho….uma atitude de quem não sabe o que faz, não é nem desespero é falta de experiência, uma vez Sr.Lula (não é o amigo do bob esponja) disse que o BRASIL ERA UM ONIBUS DESGOVERNADO E PRECISAVA DE DIREÇÃO…..bom….agora O BRASIL CONTINUA DESGOVERNADO, MAS ALEM DA FALTA DE DIREÇÃO ESTÁ QUASE SEM FREIO NA LADEIRA…pega o gato…..segura o cachorro……num deixa cair…..

  36. Existem milhões de brasileiros honestos, porém nenhum deles são loucos para participar de um Governo comandado por pessoas desonestas!!!

  37. Fabio Meirelles disse:

    Eu indicaria o José Serra, politico honesto e super competente.
    Um homem que acima de tudo ama o Brasil e está num partido PSDB que é nacionalista e não tem nenhuma corrupção sobre eles.

  38. LUIZÃO disse:

    Quem tiver conhecimento por favor me esclareça. O governo norte-americano tem os dedos sujos, como os do nosso governo petista, na prospecção, processamento, comercialização e distribuição de gasolina ?? ou seja, êles mandam alguma coisa nesse setor , que ao meu ver, deveria estar tudo na mão de particulares ??

  39. FERNANDO disse:

    Para quem tinha dúvidas, fica claro que a Dilma pretende, também, continuar a presidir a Petrobras. Esse Aldemir Bendine nada mais será que um laranja.

  40. Patricia disse:

    Esses problemas na Petrobrás…onde a Presidente nomeia uma pessoa que faz parte da cúpula do PT, para ver se encobre mais roubos, o Governador de SP e a Sabesp cortarem o serviço básico essencial que é o fornecimento de água…(direito do consumidor).

    O negócio mais importante para o povo é sair pras ruas para reclamar o aumento na tarifa para R$ 3,50!!!

    Isso é Brasil!!!

  41. EDSON MEDEIROS disse:

    O nosso governo não consegue zelar nem pelo seu povo, como poderia administrar uma empresa tão complexa? Colocaram mais um banqueiro de carreira duvidosa no cargo ! A solução é simples: privatização.

  42. Luis Claudio disse:

    Despolitizar não!!!!! O certo é despoliticalizar (ato de radicalizar com uma ação para privatizar algumas tetas desse super mamífero. Não tem como fazer uma manobra tão radical assim. A posição foi tão errado que agora que o petróleo lá fora está barato eles aumentam aqui. Na verdade não deveria aumentar nada. Me diz quem quer refinaria se eu já tenho o petróleo. Vão ter comprar comigo.

  43. Anafilófio disse:

    Quando se torna impossível encontrar alguém que queira ser presidente da Petrobrás, outrora a maior empresa brasileira, é porque a coisa esta muito pior do que estão nos apresentando. Não é culpa apenas da Presidente Dilma, É culpa do Lula, do PT, do PMDB, dela também, dos congressistas cooptados, enfim, um desastre deste tamanho não se constrói em 4 ou 5 anos. Esta na hora de dar nome aos bois, os graúdos, LULA por exemplo.

  44. J K disse:

    Para que atendesse a demanda por crédito o BB abriu o cofre às PFs é um pouco às PJs também . Foi na gestão desse senhor que o banco subiu a um outro patamar conseguindo acompanhar bradesco e Itaú que estão em processo de expansão internacional. Teve sua margem de lucro reduzida, mas nos números finais perdendo de pouco, devido ao elevado volume de transações concretizadas. As classes baixas agradeceram.
    Li todos os comenta e penso que as análises são feitas com o fígado . Peguem os resultados dos bancos e traduzam.
    Agora, se entende de petróleo e engenharia, eu não sei. O BB sempre teve indicação política pros seus escalões superiores e o cara está lá há 6 anos. Nesse momento, a BR tem um problema mais financeiro do que de engenharia e alguém vindo da banca pode não ser tao mal. Se conseguir manter distância do passado, poderá surpreender na gestão .

  45. Frederico disse:

    Pra quê gastar dinheiro jantando fora se podemos comer de graça dentro do Hotel, não é verdade? Ditados populares à parte, era praticamente certo conceber que o Governo dificilmente escolheria alguém que não lhe agradasse para esse cargo. O Brasil tem milhares de nomes excelentes para o posto, executivos do mais alto gabarito e que seriam capazes de tocar o barco (com o perdão do trocadilho… ) com pulso firme por si mesmos. Com até certa dificuldade à princípio, mas com firmeza e focados nos pontos de maior necessidade da empresa. Mas não é bem isso que o Governo quer.
    Com Dilma cada vez mais questionada externamente e internamente é preciso que a cúpula do PT agora esteja ainda mais unida na hora de tomar decisões, mesmo as que envolvam escândalos e enfrentamento do poderes. E, obviamente, é mais fácil ter ao seu lado alguém que o apoie irrestritamente em qualquer tomada de decisão sem questionar. O novo Presidente da Petrobras terá um enorme desafio à frente da empresa sim, o de restaurar a imagem da mesma no mercado financeiro e também dentro do país, mas nada disso será possível se o PT o mantiver preso à uma rédea, que é o que parece que vai acontecer.
    Acredito que dificilmente a Petrobras vá sair do fundo do poço tão cedo. Pelo menos não enquanto não houver uma reforma política que atinja todos os Ministérios, e que independa da entrada ou saída de um Presidente da República. Resta a nós acompanhar o desenrolar da novela em seus próximos capítulos.

  46. Mara disse:

    Infelizmente a presidente Dilma está demonstrando a cada ato que não está a altura para conduzir o Brasil…. sua postura arredia,sua fraqueza,suas contradições, sua falta de coragem para dialogar principalmente com o povo, está deixando seu governo cada vez mais sem rumo…é inquestionavel sua responsabilidade direta pelos desmandos na petrobras,pois a presidente centralizadora e detalhista como é, quando na presidencia do conselho,no minimo fechou os olhos para o esquema corrupto ampliado e aprofundado pelo pt (e não adianta dizer que foi herança dos outros governos) e que está destruindo este patrimonio precioso do povo brasileiro.Colocar o presidente do BB, realmente foi uma demonstração de medo imenso de que a bomba exploda, foi uma demonstração de incapacidade e falta de coragem para encarar um novo rumo … se acontecer o impeachment ela vai merece-lo!!!!!

  47. Eduardo B Machado disse:

    O desempenho de um gestor biônico à frente de um banco estatal não deve ser considerado como positivo para uma escolha. Qualquer banco no (do) Brasil com o spread que possuímos é capaz de gerar lucros. Ao que parece a intervenção do Planalto deve se acirrar para, no mínimo, mascarar resultados e dados da Estatal Pré-“CAL”.

  48. Ypujucan Caramuru Pinto disse:

    Bendine fez toda a sua carreira profissional no Banco do Brasil. De auxiliar de serviços a Presidente da instituição. Não tem experiência em outra empresa, Pior, foi indicado pelo Lula e é muito próximo ao PT. Lógico que o mercado vê a indicação com muita desconfiança.

  49. Quando eu começava a acreditar em uma mudança de rumos para a nossa Petrobrás minhas esperanças foram embora, liquidei minhas açoões no simulador, o mesmo faria se as tivesse em vida real.

  50. Nilson disse:

    A Dilma não errou na estratégia ela é mesmo incompetente, o PT (Pior de Todos) tem que esconder a mutreta e ai tem que ser colocado na presidencia da PB mais um pau mandado. Acreditar que o PT e a Dilma querem o melhor para o pais e para a Petrobras é acreditar que Papai Noel existe.

  51. Jorge Antonio Olimpio disse:

    a minha opinião é que há uma pressão para que se privatize a ESTATAL.

  52. Por que ela nao chamou o marcos valerio ???

  53. Manoel Rodrigues da Silva disse:

    A presidenta Dilma da maneira como está tomando as decisões até parece que tem muito tempo para responder ao mercado. Por exemplo, o sistema financeiro é fácil de ser administrado, basta ter disponibilidade financeira e portas abertas para atender ao cliente, no mercada produtivo a situação é diferente, o Administrador precisa de dinheiro para honrar os compromissos e para continuar a exploração para aumento da produção, não podemos esquecer que ela tem apenas 43 meses e dias até as próximas eleições. Vamos esperar pra ver….

  54. JOÃO BOSCO SOARES DOS SANTOS disse:

    PELA PRIMEIRA VEZ, CONCORDO COM SUA OPINIÃO; É A VERDADE.
    E A QUEDA DA PETROBRÁS VAI CONTINUAR.
    O PETISMO NÃSO APRENDE NADINHA:
    CONTINUA CEGO, MUDO E ATORDOADAMENTE AZEDADADO PARA O LADO ERRADO.
    É MUITA ESTUPIDEZ…

  55. Alfredo Silveira disse:

    E por que não alguém que entende de dinheiro, de petróleo e de sonhos: Eike Batista?

  56. Todos nós brasileiros deveríamos ter orgulho de uma empresa como a Petrobrás e ajudar de alguma maneira salva-la desses escândalos que os mais informados sabem que não é de hoje. Que a grande mídia insiste em dizer que é culpa do PT. Quantos países no mundo gostariam de ter uma empresa como a Petrobrás, que serve de exemplo para o mundo, que quase foi entregue para os estrangeiros. Devemos torcer para que os envolvidos nesses escândalos sejam punidos exemplarmente para que ela volte a ser mais uma vez, como já tantas vezes foi, exemplo mundial! A Petrobrás sairá dessa fortalecida e nós bons brasileiros mais ainda. Nada de achar que ela vai quebrar por causa desses escândalos, ela vai continuar sendo exemplo para o mundo, porque se fosse uma empresa qualquer ninguém teria interesse de ve-la derrotada, a alguém está interessando esses escândalos.

  57. Mendes disse:

    Que erro estratégico ? Ela pôs o Bendine para acobertar a ela e o 9 dedos.

  58. Marcos Amorim disse:

    Kennedy, até quando teremos que suportar a expropriação de nossas riquezas, sem que apareçam e se pronunciem as lideranças desse país, que esta com crises energéticas, de água, e econômica. este governo que esta ai tem 12 anos de aval do nosso congresso porque as oposições se calaram em troca de cargos, e outros benefícios, por isso vemos o maior patrimônio do povo brasileiro sendo expropriado. Em qualquer país com o minimo de vergonha já se havia derrubado este partido governante, mais as oposições não tem como fazer por sua conivência e conveniência, a PETROBRAS é só uma das estatais o que acharemos nas outros que são menos observadas. Espero uma dia me lembrar destes episódios como lição e aprendizado e que esse país se torne digno para o seu povo.

  59. José Francisco Matana disse:

    Quem quer o bem do Brasil, tem que pedir e fazer coro para a privatização!

    • Celio Jorge Lasmar disse:

      Caro amigo acho que você esta de brincadeira, agora criamos empresas com dinheiro público as quais sofrem ataques orquestrados da parte de gente interessada em aumentar patrimônio às custas do erário, e as vendemos a preço de banana para eles? Temos é que moralizar a atuação do servidor público neste País e colocar punição à altura e exigir respeito com o bem de todos.

    • Só quem quer ficar na mão do capital estrangeiro torce por uma privatização da Petrobrás, uma empresa que foi constituída a duras penas, quando não se acreditava que o país poderia ter uma empresa pra brigar de igual pra igual com qualquer outra no mundo!

  60. Dalmir Anicio Drummond disse:

    Desisto de rezar para o Brasil. Não tem mais jeito.

  61. Caro Kennedy, desculpe-me o termo, mas o PT está mais perdido que cego em tiroteio. Pelo andar da carruagem e não obstante o Governo ter nas mãos o Poder Judiciário, penso que tanto a Presidente Dilma como o Lula caminha em passos rápidos em direção a prisão. Nunca se viu falar no Brasil em tanta corrupção como agora. Tanta ladroagem a mão armada como agora. Um País como o Brasil que poderia ao um tempo razoável vim a ser uma potencial mundial, o que nos apresenta hoje. Foi o pior episódio que aconteceu com o Brasil, a entrada de um partido corrupto e que a vista de todos enfiou a mão nos bens dos brasileiros. Estou enxergando que a população anda sem paciência em aceitar o que vem acontecendo, com tantos desmandos e desonestidade. Penso que vai haver derramamento de sangue, infelizmente, mas o PT só sai do governo, com muita pancadaria, e, infelizmente morte. Peço a Deus, que mande o seu espírito santo repousar na população insatisfeita, e que que as coisas saiam de maneira mais tranquila para todos.

  62. MAURO disse:

    Um pouco surpreso com sua sugestão do Luciano Coutinho!!! Deveremos aguardar os levantamentos de dados que poderão ser feitos , do BNDES. Sinto que muitas atitudes do Coutinho, deixaram a desejar.
    Parece-me que ele está ‘mancomunado’ com ela…!

  63. CARLOS Z disse:

    SÓ TENHO UMA CERTEZA CONTINUA TUDO COMO ANTES.

  64. Sidiclei Roque disse:

    O Brasil não vai quebrar. Temos uma economia diversificada e não dependemos unicamente do Petróleo. A corrupção é algo abominável e precisa ser repudiada. A questão é que ela só se tornou um mal pro Brasil na administração do PT. As instituições públicas sempre foram e continuam sendo sangradas Brasil afora, por atos de corrupção, mas ela só é coisa feia quando praticada pelos petistas, nos demais casos é visto como esperteza. Alias a ética popular instaurada neste país condena a corrupção quando é com os outros, mas quando me convêm … tudo bem. Basta ver o repugnante comportamento popular em períodos eleitorais … e depois a culpa é somente dos políticos.

  65. FERNANDO disse:

    A única solução: Privatizar.

  66. jose neto disse:

    O pior está por vir, teremos GAROTINHO na presidência do Banco do Brasil

  67. dalton fug disse:

    A mlehor solução teria sido, ao ver a reação ruim do mercado e da imprensa ( que citava a Val, a Receita no pé do Bendine) ao nome do Bendine logo pela manhã, fazendo a bolsa despencar, a Dilma deveria ter usado ele como bode na sala, depois de citar logo em seguida tirae o nome e colocar o nome do Luciano Coutinho, que era também caseiro, mas iria fazer a bolsa reverter e dar um alívio nos investidores, que , respirariam mais aliviados de não ter mais aquele bode esquisito na sala, achando que o Coutinho era até um bom negócio perto do Bendine. Achei até que era uma manobra como essa. Mas a Dilma é muito obtusa. Não tem perfil para Presidência e olha que são mais 4 anos de castigo ao Brasil..

  68. claudio disse:

    Claro que ela esta certa!! o desespero de vcs coxinhas, é que ela colocou um profissional que é muito bom na área financeira e, na verdade, é o que a PETROBRAS necessita.O gado que te segue pensa como você e eu penso frontalmente contra
    .

  69. Auzleio Alves disse:

    O cara não agradou ao mercado ou as forças que querem a privatização da Petrobrás? Funcionário de carreira do Banco do Brasil de estagiário a presidente da entidade, durante sua gestão o banco obteve lucros estrondosos, comprou outros bancos e ele também foi eleito um dos 100 homens mais influentes do Brasil por essa mesma mídia que comanda o País e agora estão dizendo que foi um erro sua escolha. Sem que ele mostre seu trabalho na presidência da Petrobrás não podemos fazer nenhum juízo de valor, deixe o cara trabalhar para poder julgar o seu trabalho. segue uma dica se tem dinheiro compre ações da Petrobrás que terás sucesso em médio prazo.

    • Até que enfim li um comentário sensato sobre tema…se tivesse dinheiro como alguns abutres investidores gastaria todos os recursos possíveis para comprar ações de uma empresa que já é a maior do mundo em extração de petróleo em águas profundas…graças a raça de muitos brasileiros!

  70. Antonio disse:

    Valor do desvio da Petrobras R$ 88.000.000,000,00, baseando, que temos um numero de x de veiculos,
    quanto daria R$ 0,22 sobre litragem total de combustivel do pais, pior cobrado antes de sair da distribuidora Petrobras.
    Façam as contas, mais uma vez o povo brasileiro é quem vai pagar a conta e ainda vamos votar de novo.

    • melissa almeida disse:

      Valor de desvio na Petrobras de 88 bi? Cadê as contas, os depósitos, as provas? Isso é tudo conversa fiada meu caro, cada dia sobem alguns bilhões e até agora de dinheiro efetivamente localizado, não chega a 300 milhões. O mensalão do PT não era o maior escândalo da República? O Instituto Avante Brasil apurou o dinheiro efetivamente envolvido nos maiores escândalos da República nos últimos 20 anos. Resultado? O mensalao envolveu cerca de metade dos recursos desviados no Trensalão do PSDB em São Paulo e 200 vezes menos que o escândalo do Banestado, investigado pelo Juiz Moro, e no qual estava envolvido Alberto Youssef durante o governo FHC, que não teve um milionesimo da repercussão do caso da Petrobras agora (por que será) e que envolveu 60 bilhões de reais.

  71. Ronaldo disse:

    Continuo acreditando que os petistas são a melhor opção para o povo brasileiro, pois, do outro lado estão os execráveis “coxinhas”. Entretanto, vejo-me, já que não sou analfabeto funcional ou débil mental, compelido a concordar que foi uma péssima escolha, afinal o cidadão está sendo investigado pelo MPF por atitudes no cargo atual, com depoimentos difíceis de explicar quanto a atitudes do mesmo, logo, já chega sob suspeição em cargo que exige alguém acima de qualquer suspeita, principalmente pelo momento delicado. No meio da vagabundagem tal tipo de atitude é conhecida como “dar carne a gato”, ou seja escolhas ruins não são adequadas em qualquer momento, porem, em momentos excepcionalmente delicados, fornecem ao adversário os argumentos necessários à construção do discurso golpista.

  72. lcvc disse:

    Ouvi durante toda a a semana que passou os cronistas políticos com a mesma cantilena: “Dilma tem que trazer um nome do mercado para a Petrobras”. Eu ficava pensando em quem toparia essa missão arriscadíssima. E continuo pensando até agora. O que esse grande economista do mercado poderia perder caso sua passagem pela Petrobras fosse mal sucedida? Simplesmente tudo. Talvez isso explique o fato de Aldemir Bendini ter sido escolhido. Talvez, explicado de modo simples e direto, ele fosse o único nome disponível. Quando não há curso alternativo, não há estratégia equivocada nem acertada. É seguir o rumo do rio e pronto. Mesmo que à deriva, prestes a ir a pique.

  73. Elisiel Marciano da Silva disse:

    Acho que deveria chamar o rei Salomão!!

  74. PEDRO disse:

    Ser Presidente da PETROBRÁS, neste momento, é NÃO SÓ SUICÍDIO PROFISSIONAL, PATRIMONIAL e SUICÍDIO POLÍTICO, se o indicado for alguém da área pública. A PETROBRAS é um “abacaxi” imenso. Sem demonstrações financeiras, balanço inclusive e o mais importante; sem credibilidade negocial e com um patrimônio super avaliado, como demonstraram os RELATÓRIOS de AUDITORIA que a Presidente Graça mandou fazer. Depois, continua a viver uma mentira. Mentira, porque a ELEIÇÃO para a presidência tem que se fazer em ALGUÉM que seja CONSELHEIRO de ADMINISTRAÇÃO. Está no Estatuto Social. Portanto, o CONSELHO NÃO PODERIA TER ELEITO como presidente alguém que NÃO FOSSE CONSELHEIRO. Talvez seja por isso que a PETROBRÁS informou à SEC, hoje, que a ELEIÇÃO será válida ATÉ A ASSEMBLÉIA GERAL, proximamente realizável. Não falei em ELEIÇÃO PROVISÓRIA, mas foi o meio que conseguiu para passar esta mensagem. Depois, os DIRETORES, pelo Estatuto, SÃO INDICAÇÃO do PRESIDENTE, para eleição pelo CONSELHO. Mas, no caso, NÃO SÓ o PRESIDENTE FOI ILEGALMENTE ELEITO, como os DIRETORES NÃO FORAM POR ELE – como presidente legalmente eleito – INDICADO. Não me perguntem porque foi construído esse “sistema” de organização societária, porque até agora não consegui entender. Só sei que ele está lá. E NÃO FOI SEGUIDO. Tudo isto é lamentável.

    • Angelo Frizzo disse:

      Já que a Petrobras será, de qualquer forma, entregue às multi da área (vide Vale), quem sabe a gente coloca já um diretor da Exxon, ou da Shell, ou outra das “irmãs” ? Evitaríamos no futuro, o genocídio que está acontecendo no Oriente Médio.

  75. Celio Jorge Lasmar disse:

    Ora indicar gente da Braskem que pertence à Odebrecht, grande fornecedora do Estado em inúmeros níveis e que também com certeza esta envolvida em propinas para a captação de contratos de obras com o Estado Brasileiro, acho que seria uma calamidade. O problema com a Petrobrás é de cunho especulativo político, pois é sabido por qualquer um que nesta Nação a relação entre fornecedores profissionais de bens e serviços para o Estado sempre foi promiscua envolvendo corruptos e corruptores em ambos os lados da moeda, o que está errado é o sistema este ninguém fala em mudar. Os que mamam nas tetas do Estado Brasileiro estão passando dos limites éticos na tentativa de assumir o poder perdido democraticamente nas urnas e tremendo de medo das mudanças de paradigma em curso, tentaram tomar o controle antecipado nas urnas e não conseguiram e agora querem destruir a Nação para manterem seus privilégios.

    • Marcio disse:

      Está corretíssimo ! A corrupção move esta nação ! Estão começando a investigar tudo? Irão chegar nos Ciretrans, que tem esquema de coleta de dinheiro com as auto escolas, e até meta mensal para atingir? Chegarão nos delegados corruptos, que recebem dinheiro para soltar bandidos? Chegarão na compra e venda de habeas corpus? E nas multinacionais, empresas sem donos específicos e participantes, onde as negociações também são superfaturadas, comprando profissionais que decidem e recebem um salário pífio? Repito: A corrupção move esta nação, e não é só na política ! Este país cresceu através da desonestidade, desde a colonização. E não vai melhorar tão cedo.

  76. Isabel disse:

    Se o deus mercado e o PIG não gostaram, é porque Dilma acertou. O deus mercado que se adapte, ora bolas.

  77. Roberto disse:

    Só não é a favor da privatização, os incompetentes que vivem na zona de conforto, parasitas que numa empresa privada não sobreviveriam.

  78. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Neste momento o que vale é a coragem e o entusiasmo. As análises econômicas e, sobre os perfis dos executivos que assumem cargos nas estatais, não podem ser decifradas por qualquer um. Aqueles que se dizem envergonhados com a corrupção no Brasil, ou tem mania de europeu ou tem agregado no seu jeito de ser, um entendimento de papagaio, ou seja, fala o que a oposição fala; alimenta o que não lhe é próprio e cultiva a ignorância sobre fundamentos da Economia. Será que esqueceram que nos Estados Unidos e, no mundo, também há corruptos e corruptores e, que na economia norte americana apareceu os primeiros sinais das crise mundial e, que pelos efeitos da globalização, o Brasil sofre os efeitos daquela crise. Já esqueceram da Enron e o Banco Morgan???

  79. josé maria de souza disse:

    Qualquer que fosse a escolha, os comentários seriam os mesmos. O millenium já os tinha redigido.
    josé maria

  80. Josias disse:

    Vamos pedir para o Obama fazer a indicação
    do novo presidente da Petrobrás. Sendo assim,
    a oposição e o mercado ficarão muito felizes.

  81. Pedros disse:

    “PONTO FORA DA CURVA”! É dito que só vai para cadeia o “ladrão de galinha”, o protocolo manda roubar muiiito. Mas parece que desta vez a Cumpanheirada, exagerou na dose, saindo da “zona de conforto dos larápios” e deram um upgrade muito alto. Alcançaram assim um novo marco no desvio do erário público. A quebra da maior companhia do pais. Parabéns voces conseguiram.

  82. Roberto disse:

    Prezados, gostaria muito de ver o Sr. Paulo Antônio Skaf, presidente da FIESP, pois dessa forma teríamos condições de avalia-lo e quiçá coloca-lo na presidência do país.

    Não sou louco, é que a ORDEM ACABOU E O PROGRESSO NÃO CHEGOU.

  83. paulim figueiredo disse:

    …..depois de ler tanta besteira e colocar na peneira, sobrou um comentário INTELIGENTE. O do senhor JK no dia 06, a5,01 horas. Parabéns e só podia ser JK.

  84. Basílio disse:

    Uma coisa que ninguém quer admitir: este país não é uma nação, mas um aglomerado de estados falidos, com instituições falidas, com uma democracia eleitoreira farsante, se não fosse por ter recursos naturais quase infindáveis, já teria sucumbido como a ex-URSS, este órgão parasita e perdulário do STF e toda sua estrutura, não raras vezes adota medidas que desafiam o boa conduta de um administrador, criando regalias absurdas para seus membros, como o auxílio-moradia, simplesmente não se pronuncia ou barra quando outros tribunais instituem benefícios dignos de uma ditadura, é com esta instituições que se fala que este país pode contar para ser uma nação de primeiro mundo?

    • Antenor disse:

      Basílio, se for ver, no cerne da coisa, é tudo fruto da CORRUPÇÃO ENDÊMICA em que vive o nosso “pobre” Brasil.
      Com relação ao STF, espere para ver o “indicado” para o lugar do Eminente Dr. Joaquim Barbosa.
      Fala-se no atual ministro da justiça – José Eduardo Martins Cardoso – ou, simplesmente, Eduardo Cardoso. Tem cabimento? É por essas e outras que o País está às traças!

  85. Nabor disse:

    Erro estratégico somente porque o “mercado” não aprova? Se o “mercado” é contra, com certeza, vai dar certo. Quem governa é Dilma e não o PSDB, eles queriam o Roger Agnelli ou o Paulo Leme, tudo tucano. Ninguém reclama do Levy, os rentistas estão rindo a toa com os juros altos. A Petrobras é a empresa mais estratégica pro Brasil. O q está em jogo é o pré-sal (60 bilhões de barris) e o regime de partilha com conteúdo nacional. Querem quebrar as empreiteiras nacionais e chamar as estrangeiras, era o q FHC fazia, gerar emprego lá fora, mais, querem tirar Dilma do poder no grito. É nisto q dar, não ter V O T O S.

  86. Mark Abraham disse:

    Kennedy, voce não entende nada dos bastidores do poder. Vai quebrar a cara como todos que apostam quanto pior melhor. o Bendine e seu braço financeiro sanearam o BB e juntos com diretores de carreira vão sanear a Petrobras e prepará-la para o momento que o barril de petroleo voltar a subir.

  87. wlademiro tiradentes disse:

    Se você e essa instituição perniciosa ao Brasil chamada de mercado ( especuladores improdutivos ) não gostaram é porque a Presidenta está certa.

  88. Antenor disse:

    A SENSATEZ DIZ: Governo não é para gerir “negócios”. Governo é para cuidar de POVO e prover suas necessidades mais básicas e fundamentais.
    No caso de “negócios estratégicos” é correto que o governo tenha certo ou total domínio, pois trata-se de ESTRATÉGIA DE ESTADO E SEGURANÇA NACIONAL. No caso da Petrobrás, concordo com a participação majoritária do governo (e não privatiza-la totalmente). Trata-se de setor energético e de suma importância estratégica para o País. Agora, politizar e escolher pessoas apenas para interesses partidários, com a finalidade de desviar dinheiro para fins ilícitos e totalmente fora do foco da empresa, isto deve ser rigorosamente punido, inclusive com confisco de bens dos responsáveis (seja quem for e de que partido for). Não se trata de proteger quem quer que seja. Desta forma é que se consegue a credibilidade e fortalecimento dos setores estratégicos de um país. O certo é PROFISSIONALIZAR a administração desses patrimônios nacionais, “limpando” de vez por toda as influências político-partidários dessas estatais.
    O que se vê não é isto. Muito pelo contrário! O que se vê é a manutenção da politicagem e trocar apenas das cadeiras e mantendo os mesmos “amiguinhos” nessa dança das cadeiras. PARABÉNS À PF E AO JUIZ SÉRGIO MOURO PELA ATUAÇÃO NA OPERAÇÃO LAVA À JATO!

  89. Daniel disse:

    Privatizar é a melhor solução. Tudo que o governo poe a mão estraga. É muita incompetencia e bandidagem.
    Privatiza, cobra uma taxa por barril produzido e já era. Assim como fizeram com as rodovias de SP, que são as melhores do Brasil. (são caras mas pelo menos funcionam)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-10-19 05:05:44