aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
03-03-2020, 17h33

Biden precisa colar em Sanders para superdelegados o ajudarem

Senador deve ganhar na Super Terça, mas tamanho da vitória importa
1

Kennedy Alencar
Charlotte

Bernie Sanders deve ser o vencedor da Super Terça, mas o tamanho dessa vitória importa muito para ser escolhido como candidato presidencial do Partido Democrata na Convenção Nacional que acontecerá entre 13 e 16 de julho em Milwaukee, Wisconsin.

Sanders precisa ganhar o maior número possível de delegados eleitos a fim tentar receber a indicação no primeiro turno da convenção. Se houver um segundo turno, suas chances tendem a diminuir. Na Super Terça, 14 Estados, a ilha de Samoa Americana e americanos que vivem no exterior votam nas primárias.

Nas primárias e caucus, são escolhidos os delegados eleitos, que somam 3.979. Há ainda 771 superdelegados. São pessoas da máquina da legenda, prefeitos, governadores e congressistas que votam na convenção devido a essas posições no Partido Democrata. Superdelegados não são eleitos.

Pela regra da Convenção Nacional Democrata, só os delegados eleitos votam no primeiro turno. Ganha a indicação quem conseguir, pelo menos, 1.991 votos _maioria absoluta. Se nenhum candidato obtiver esse resultado, acontece um segundo turno. E aí entrariam em cena os superdelegados, de perfil mais moderado, o que tende a prejudicar Sanders.

Nesse contexto, o tamanho da vitória de Sanders hoje será um indicativo da sua competitividade na Convenção Nacional Democrata. Se Joe Biden conseguir um segundo lugar na Super Terça que estrague a vitória de Sanders, crescerá a chance de uma convenção dividida, dificilmente decidida no primeiro turno.

Como Biden hoje parece ser o moderado mais forte, ele seria beneficiado pelos votos dos superdelegados num eventual segundo turno se o ex-vice-presidente conseguir disputar de modo competitivo com Sanders. Há uma “ondinha Biden” no ar. Os EUA são conservadores _parcela da população acha Sanders um radical.

Se Bernie Sanders não levar no primeiro turno, mas ficar perto disso e Biden mais atrás, será mais complicado que os superdelegados virem o jogo contra o senador por Vermont.

A Super Terça responde por 34% dos delegados da Convenção Nacional Democrata. As fatias de delegados que Sanders e Biden arrastarem hoje serão fundamentais para influenciar os resultados das próximas primárias e da Convenção Nacional Democrata.

*

Tá complicado

Apesar de o FED (banco central americano) ter cortado a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, a maior paulada desde a crise de 2008, as Bolsas de Nova York reagiram mal. É sinal de que consideraram pouco diante do temor do estrago econômico que o coronavírus está causando nos EUA. Ouça o comentário especial feito hoje no “Estúdio CBN”:

Comentários
1
  1. walter nobre disse:

    Kennedy, precisamos ver o que mais esta sendo combinado nesta frente de oposição contra o Bernie, já que o Biden não tem total isenção com o povo, nem mesmo o Bloomberg tem tanta simpatia a seu favor; diria que Hj os três esperam acontecimentos que possam estremecer o Trump, para quem sabe, possam retomar a retórica, já que estão fora de orbita, tanto isto é fato, que nem os Democratas de forma geral estão confortáveis com nenhum dos candidatos. A questão central no Mundo Hj é o corona vírus, esta afligindo todos, e quem pode agregar valores nesta contenda é a China, com informações que possam acalmar mercados e que tragam confiança ao mundo. No Brasil como se não bastasse vivemos um dos piores momentos da História com tantas incertezas, e a principal é a falta de consenso sobre a condução das reformas, que são cada vez mais necessárias. Quanto ao Vírus, devemos ser prudentes e cuidadosos, não estamos seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 17:05:17