aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
18-10-2013, 20h33

Biografia do Chico já tá nas canções

2

Chico Buarque perdeu. Reconheceu. Admitiu que poderia estar mal informado. Estava. Censura prévia não dá para tolerar numa democracia. Errou. Ele é humano, gente.

Mas o compositor está sendo crucificado. É hora de parar de pegar no pé dele. O debate que o Procure Saber travou de modo errado vai contribuir para derrubar no Supremo a lei que permite, na prática, vetos a biografias não autorizadas.

O Chico e qualquer pessoa têm o direito de querer preservar fatos da esfera privada. É compreensível a preocupação. Mas vão ter de se contentar com as leis que temos ou terão de tentar melhorá-las. É do jogo.

Por último, no caso do Chico, me parece que a biografia já está toda publicada nas canções mais bonitas da nossa MPB. Chico dispensa biografia, autorizada ou não. Já contou tudo. Basta ouvir o que ele compôs e cantou.

Comentários
2
  1. Luís disse:

    Eu imagino que seja bastante difícil para um biografado, ver sua vida devassada, ainda que nada dito seja mentira, ou caso seja, ele tenha o direito de acionar judicialmente o autor. Eu li a biografia proibida do Roberto Carlos, e como sou seu admirador, não vi nada tão contra ele, aliás o autor é um fã do Roberto Carlos, nota-se isso na sua narrativa. Mas ele aborda coisas que são tabus para o Roberto, coisas que ele não quer que ninguém fale, ainda que seus fãs consigam gostar dele mesmo sabendo dessas coisas. Creio que todos somos assim, gostamos que falem de nossas boas qualidades ou sucessos, e nada dos nossos escorregões, fracassos, ou dos nossos defeitos físicos. Imagino que isso seja uma questão dos artistas perceberem que seus verdadeiros fãs são os que conhecem fatos que eles acham negativos da sua vida privada e ainda assim gostam deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-13 19:13:27