aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-03-2018, 8h19

Bolsonaro bloqueia candidatos de centro-direita, aponta pesquisa

Sem Lula, deputado lidera levantamento CNT/MDA
7

KENNEDY ALENCAR
LONDRES

Na última rodada da pesquisa CNT/MDA, o deputado federal Jair Bolsonaro assume a liderança nos cenários em que o ex-presidente Lula fica fora da disputa.

A pesquisa evidencia a dificuldade para candidatos de centro-direita tirar votos de Bolsonaro, que é postulante de extrema-direita. Em eleições passadas, a fatia do eleitorado que hoje prefere Bolsonaro acabava votando nos candidatos do PSDB.

Nesta campanha, esse segmento tem um candidato para chamar de seu. É uma fatia radical e conservadora que tem dado sinais de ter feito uma opção consistente por Bolsonaro. Logo, nomes de centro-direita que queiram chegar ao segundo turno precisarão contar com um emagrecimento eleitoral de Bolsonaro.

Para usar um eufemismo, isso dependerá de uma estratégia de desconstrução de Bolsonaro. Na prática, significa que adversários de Bolsonaro precisarão atacá-lo. Dificilmente haverá um candidato de extrema-direita e outro de centro-direita no segundo turno.

O cenário mais provável é que uma das vagas fique para o campo da centro-esquerda e esquerda. Se isso ocorrer, haverá chance maior de vitória de um nome de centro-esquerda. Ainda falta bastante tempo para a eleição, mas, se não for descontruído, Bolsonaro poderá bloquear a ida ao segundo turno de um postulante do campo da centro-direita.

Esse aspecto é preocupante para a pré-candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano corre na faixa da centro-direita ao lado de outros nomes de menor peso eleitoral.

Pelo despreparo que mostrou numa sequência apagada de mandatos de deputado federal e pelas ideias regressivas e preconceituosas, Bolsonaro seria um desastre na hipótese de ser eleito. Essa possibilidade é menor. A campanha tende a expor as fragilidades de Bolsonaro.

Mas é inegável que hoje ele tem chance concreta de chegar ao segundo turno se a centro-direita continuar com candidatos fracos. Ninguém acreditava na eleição de Trump, mas o desastre aconteceu. Ninguém achava que o Reino Unido decidiria deixar a União Europeia, mas o Brexit foi vitorioso.

É importante o Brasil não repetir o erro de 2014, quando o PSDB desrespeitou o resultado eleitoral e agravou a crise do país. Quem ganhar tem de levar.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”, que também analisou a liderança de Lula na pesquisa CNT-MDA:

Comentários
7
  1. angelim francisco pilati disse:

    Que troca psdb por um candidato que apoia o estupro e a guerra civil armando a população. Tudo por dinheiro esta legenda dele vai deixa lo rico co o aluguel dela como fez Enéas

  2. Blog do Kennedy foi bloqueado? disse:

    Há dias que não saem publicações de internautas no blog do Kennedy. Bloqueio?!!!

  3. walter disse:

    Sinceramente Kennedy, com o comercial promovido pelo lula e temer, tinha que elevar as possibilidades do Bolsonaro; conhecendo o Brasil que vivemos, tudo isto é passageiro, já que o candidato em questão, esta debutando, e fala muitas asneiras; neste jogo, precisa de coligações para tempo na TV, parece pouco mais faz diferença para quem tem…pode ser sim um empecilho aos outros candidatos, não importa o credo ao meu ver; pode seguir para segundo turno, sem o lula, dois candidatos de centro direita…Ciro, Marina, Haddad; seja lá quem for, não herdarão os 35% de votos do lula sozinhos; estarão órfãos, já que desta vez, discurso bonito não levará a nada, o que fará diferença, é a segurança pública Saúde e Educação como prioridade; qualquer promessa para iludir o eleitor perecerá morrendo na praia…

  4. Roberto disse:

    Alckmin nunca foi centro-direita. O próprio FHC falou que o PSDB é esquerda, Ele é no mínimo centro-esquerda, e o PT, pcdoB PSOL são extrema esquerda.

  5. ivan disse:

    Desculpe-me, porque você não entende nada do povo brasileiro. O eleitor de Bolsonaro não é um eleitor comum que quer apenas que conceitos pregados pela esquerda sejam destruídos. O eleitor de Bolsonaro quer mudar o país com honestidade, temência e Deus e patriotismo, coisas que são palavrões na classe política de todo o Brasil. Não subestime a inteligência dos seguidores do Bolsonaro, porque estão longe de serem eleitores supérfluos.

  6. Renato Medeiros Freitas disse:

    Tolo!!! Só na cabeça de analista político existe a divisão extrema direita, direita, centro, esquerda e extrema esquerda. Acho bem mais razoavel a divisão populista, não populista, com ou sem tempo de TV, eleição casada, etc.. Creio, ao contrário, que o populista Bolsonaro tenha limitação de teto, Marina não tem nada ( tempo de TV, coligações, etc ), é uma carta fora do baralho. Segue o destemperado Ciro. Estas eleições serão as mais tranquilas para o candidato do PSDB, que aliás apavora alguns oligarcas do MDB, até mesmo junto as corporações enraizadas no poder público, etc..

  7. João Paulo disse:

    Não vejo como desastre uma possível eleição de Bolsonaro, a população tende a buscar alguma alternativa diferente em casos de crises como a que vivemos hoje, pelo que a gente observa em grande parcela das pessoas com quem conversamos seria sim uma tragédia a eleição de alguém ligado ou aliado aos partidos PT, PSDB e PMDB para o cargo de presidente. Para essa grande parcela da população, até o momento a candidatura que se apresenta mais viável e que responderia, pelo menos na retórica, as aspirações do eleitorado seria a do Dep. Bolsonaro, que na minha análise dificilmente deixará de disputar o segundo turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 13:32:33