aki

cadastre-se aqui
aki
Política
30-10-2018, 21h28

Bolsonaro confirma Paulo Guedes como superministro

Ele chefiará Ministério da Economia, fusão de 3 pastas
4

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou hoje que Paulo Guedes será o homem-forte de seu governo. Fiador econômico de Bolsonaro, Guedes chefiará o futuro superministério da Economia, que será resultado da fusão das pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Na reta final da campanha, num aceno a um lobby empresarial, Bolsonaro chegou a dizer que manteria a pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Mas o recuo durou só até hoje, quando ele confirmou que Paulo Guedes será um ministro com poderes superiores aos dos colegas.

Em 1990, o então presidente eleito Fernando Collor de Mello anunciou fusão semelhante, incluindo uma fatia da Agricultura no Ministério da Economia. Na época, a superpasta foi entregue à economista Zélia Cardoso de Mello.

Do ponto de vista administrativo, há dúvida sobre a utilidade da fusão _sobretudo porque Fazenda e Planejamento têm funções diferentes.

Também foi anunciada a fusão de Agricultura e Meio Ambiente. A gestão de Bolsonaro já significava má notícia para a área ambiental. Essa união das duas pastas anunciada confirma tal temor. Um aliado próximo de Bolsonaro avalia que o novo governo deverá ter entre 15 e 17 ministérios.

*

A Política Como Ela É

A nota divulgada hoje pelo juiz Sergio Moro deixa claro que ele analisará com seriedade a possibilidade de ser ministro da Justiça de Bolsonaro. O presidente eleito fez convite público ontem em entrevista.

Uma indicação para o STF só seria possível em 2020, uma eternidade na política brasileira. Nos bastidores, há informações de que Moro aceitaria de bom grado a indicação para o STF e hesitaria em relação à pasta da Justiça.

A imagem de que o juiz teve ação política contra o PT já está na conta de Moro. Logo, há chance, sim, de ele ser ministro, considerando o tom da nota de hoje.

Ouça os comentários no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
4
  1. walter disse:

    A primeira impressão, é a que fica, caro Kennedy; as falas de super ministro Paulo Guedes, demonstra uma reserva de energia fabulosa, parece um garoto, com gas de sobra; precisará de bons pares, para comandar todo o processo; precisamente o que o presidente Bolsonaro quer…os escolhidos, devem seguir em frente, já que o que interessa, é a correção dos gargalos imensos, espalhados pelo País; principalmente em Brasília; fica bem claro, que pretendem aproveitar todas as possibilidades possíveis…infelizmente, antes de iniciar o Ano, as chances de realizar aprovações, mesmo com a anuência do Temer, é muito difícil…terão que preparar todos os primeiros passos, para os meses a seguir, no momento que assumir a condição de nova gestão…Quanto ao convite a Sergio Moro, certamente será aceito, não tenham duvidas, que a moral desta decisão, tem um valor agregado muito positivo, para ambas as partes; mesmo que os processos, PASSEM P/ outros Juízes e equipe da Lava Jato, nada mudará, seguirão

  2. Roberto Kodama disse:

    Para mim, nomear o Juiz Moro como Ministro da Justiça é movimento de “cair para cima”.

  3. […] Fonte: Bolsonaro confirma Paulo Guedes como superministro | Blog do Kennedy […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 20:23:08