aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-10-2018, 1h38

Bolsonaro contesta urna que elegeu filho e aliados

Candidato é antidemocrático e preconceituoso
31

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, é antidemocrático. O fato é que tem dificuldade de conviver com a democracia, com seu histórico de preconceito e autoritarismo. Hoje à noite, ele resolveu contestar e lançar suspeitas sobre as urnas eletrônicas que elegeram, com votação recorde, seu filho e aliados. Digeriu mal a aposta errada na vitória em primeiro turno.

Fernando Haddad, do PT, tem o desafio de criar uma frente ampla e democrática, que vá além do programa de governo petista. Aliás, o PT passou sufoco, mas chegou à segunda fase, na qual é preciso ampliar e falar menos aos convertidos. O desafio é fazer acenos concretos para Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e outros candidatos.

Num dia cheio de surpresas nas eleições estaduais e também na escolha dos congressistas, houve uma onda conservadora (efeito Bolsonaro) em Estados do centro-sul que turbinaram votações. Candidatos pegaram carona na subida de Bolsonaro nos últimos dias. As pesquisas captaram corretamente as tendências, com erros, naturais, no varejo. E houve, mais uma vez, movimentos de última hora do eleitor.

A seguir, o áudio da participação na cobertura especial da rádio CBN. Tem muita coisa. Por isso, fica difícil fazer um post longo na madrugada. Mas se confirmou um segundo turno benéfico ao país e ao eleitorado. Os dois candidatos terão de expor seus programas e apresentar boas performances em debates e sabatinas. Recomendo dar uma lida no Twitter _há na timeline até lição prática para aproveitar melhor a vida.

Ouça abaixo:

Comentários
31
  1. Douglas disse:

    Acho que a sua visao é um pouco rasa. Penso que Bolsonaro seja sim impulsivo e tenha dificuldade de se expressar de uma forma mais comedida. Este fato porém nao elimina a dúvida sobre as ditas urnas eletrônicas. Que diversas falhas teriam ocorrido nao é nenhuma novidade em um país que nada é levado de forma profissional (ou muito pouco). Ora, isto dá margens para diversas interpretacoes e manipulacoes. Talvez estas falhas tenham sido provocadas….talvez nao….como saber? é possível uma auditoria?…talvez estas “falhas” tenham sido o suficiente para nao dar o “edge” para o candidato ganhar no primeiro turno…talvez nao…como saber se nao podemos auditar o processo? Isso se chama amadorismo. Em um país onde nada parece confiável, confiar em um TSE parece o mesmo que confiar que o Papai Noel me trará um Porsche 911 turbo e o mesmo entrará pela minha chaminé que nao existe…

    • João Grilo disse:

      O Kennedy tem visão rasa e a do seu candidato é a profunda ??? kkkkkkkk

      • jairo disse:

        porque na época da ditadura as urnas eram trocas, e substituídas, eles elegiam somente o que eles queiram….as urnas ficavam com os militares. pois com o voto em papel e fácil fraudar uma eleição.
        com unas eletrônica deixa rastro e só conseguiram com a anuncias de vários cidadões,o que é impossível acontecer , as de cédulas é só traçá-las. as eletrônicas deixam rastros e podem serem auditadas.

  2. Georges disse:

    Rodou por aí e postei no Facebook a probabilidade de fraude em 73% nas urnas “indevassáveis” do único país no mundo que tem voto eletrônico,em 2014. Dar o óbvio para alguns candidatos não significa estar confortável em afirmar que houve completa lisura. Pàra quem ver a matéria que trata do assunto procurem por meu nome no facebook: Georges Costaridis, se é que irão publicar esse comentário.

    • Fernando Araujo disse:

      Risível. Alguém já parou pra pensar na infraestrutura necessária para fraldar 73% das urnas sem ninguém perceber? Todos os mesários e todo mundo nos TRE´s são petistas manipulando as urnas? Tudo indica que o Bolsonaro vai ganhar no segundo turno, mas ele não vai aceitar porque as urnas foram fraldadas? kkk

    • walter disse:

      você tem razão Georges; por favor Kennedy, permita que nossos comentários sejam publicados, já fotografei inúmeros, aguardando moderação, são simplesmente excluído, por censura absoluta…”caros, estas Urnas, atendem interesses de alguns, não querem mexer no que esta dando certo; podemos seguir, por uma teoria da conspiração, que seriam urnas, realmente batizadas, que atendem pesquisas duvidosas; por este principio, os manipuladores seguem inclusive uma bolsa de aposta secreta, sobre o vencedor que interessa nas urnas e jogo; quem cuida e aprova no TSE, segue o principio: “do não ouço não falo e não vejo”; no final todos ganham com a tal conspiração; este programas por terem origem Venezuelana, não mantem relações diplomáticas com o Brasil; podem inclusive seguir, o mesmo principio da espionagem nos EUA feita pelos Russos, que deram a vitória ao TRUMP; uma ficção, mas nada é impossível, num País tupiniquim; portanto, trazer auditória dos EUA é imprescindível para o futuro delas aqui…

  3. BOM DIA kENNEDY, OUÇO MUITO A CBN, ACREDITO SER UM DOS MELHORES CANAIS DE NOTICIAS DA ATUALIDADE, PROCURO ACOMPANHAR AS AVALIAÇÕES E COMENTÁRIOS, ACREDITO QUE O SISTEMA DE GOVERNO DEMOCRATICO SER UM DOS MELHORES MODELOS POLTICOS A SER ADOTADO PARA UMA SOCIEDADE QUE ESTEJA ESCLARECIDA DO QUE SIGNIFICA, PRINCIPALMENTE A CLASSE POLITICA QUE AO MEU VER A MUITO DEIXOU DE LADO O EXERCICIO DA DEMOCRACIA E OPTOU PELO CONHECIDO CHAVÃO DA “LEI DE GERSON” OU SEJA LEVAR VANTAGEM EM TUDO OU PIOR AINDA “SE A FARINHA É POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO”. PORTANTO AFIRMAR QUE BOLSONARO É ANTI-DEMOCRATICO NÃO É DEMÉRITO PARA O REFERIDO, QUE SEJA ELE ANTI-DEMOCRATICO POIS TALVEZ SEJA ESSE O REMÉDIO DE QUE O BRASIL ESTA PRECISANDO PARA ATRAVESSAR ESTA CRISE DE DESMANDO E CORRUPÇÃO QUE O PAÍS ESTA ATRAVESSANDO EM QUE PARA OS MENOS FAVORECIDOS QUE LUTAM PARA TER UM LUGAR AO SOL PREGA-SE A DEMOCRACIA E PARA OS CORRUPTOS AS BENECES DA LEI.

  4. jose disse:

    Sâo Paulo e Rio de Janeiro têm o eleitor mais conservador e reacionário do país. E têm as melhores universidades do país. Minas elegeu o mineirinho. Povo gosta de apanhar. RR não reelegeu Jucá. A renovação foi pra pior. SP elegeu pornôstar e palhaço.

  5. Jomar da Paes Pereira Junior disse:

    OBS: Se o STF tivesse acatado o voto impresso, não haveriam tais contestações.

  6. Wilson da silva santos filho disse:

    EU ACHO QUE MELHOR ELE FICAR CALADO,DIZ UM DITADO QUEM FALA MUITO ERRA,SE FICAR FALANDO O POVO BRASILEIRO NÃO VÃO VOLTAR NELE VÃO PRO LADO DO PT É ISSO QUE ELE ESTA QUERENDO,EU NÃO VOLTEI NELE ELE É UMA PESSOA QUE NÃO CONSEGUE FICAR COM ABOCA FECHADA FALA MUITAS BESTEIRA,QUEM FICA COM ABOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA OK

  7. Jozy disse:

    Esse Discurso da contestar a urna já é um preparo que será utilizado na próxima eleição, quando ele teria que devolver o país, mas não fará isso pq usará o discurso que as urnas são fraudulentas, terá todos os militares eleitos a seu lado e no máximo daqui a uns 20 anos, já velho passará o poder para seu filho e essa turma que trabalhou tanto para eleger esse cidadão verá que estão em uma furada, seus eleitores no 1º Turno: SP 12.378.012, BA 1.724.203, MG 5.308.047, RJ 5.107.735, PR 3.496.448, SC 2.603.665, RS 3.353.623, AP 166.935.

    O espanto maior é com a Bahia que hj acordou sendo metralhada pq também são nordestinos, a impressão que tenho é que pensam, como antes da Abolição da Escravatura, que são os escravos que moram na Casa Grande, só porque usam as roupas e comem a comida dos Senhores, acham que são diferentes dos escravos da Senzala, vc também são esses nordestinos que estão sendo atacados.

    A única saída era ter eleito o Ciro, pq agora as pessoas de bem vão dominar o país.

  8. Hermógenes disse:

    Se as urnas tivessem apresentado erros aleatórios, bastaria uma auditoria técnica para procurar e corrigir os problemas. Mas nada foi aleatório. Eu ainda não ouvi falar de um eleitor sequer que questionou a lisura do processo. Todas as ocorrências que ouvi e li que apontam para fraude demonstram que o Bolsonaro foi A vítima.
    Podemos dizer que isso é uma atitude antidemocrática do Bolsonaro?

  9. Mariza disse:

    A população mostrou nas urnas que não quer eleger corruptos ou os que apoiam corruptos. O fato da Dilma ter ficado fora do Senado mostra que o Povo não endossou os direitos políticos que Levandowski, contrariando a Constituição, manteve para a ex Presidente. Requião não soube se posicionar, apoiou o PT, e teve a resposta nas urnas.

  10. GERSON disse:

    E o que tem de antidemocrático contestar a eficiência de uma urna eletrônica ?
    Péssimo,….

  11. Alexandre Formiga disse:

    Sr. Kennedy Alencar, primeiramente manifesto de maneira inconteste meu respeito por seu histórico como jornalista, bem como por sua clara posição petista expressa neste comentário. Entretanto, taxar de antidemocrática a desconfiança lançada sobre um sistema de voto que, sabemos, NUNCA será imune a fraudes é uma opinião pesada demais para alguém cuja voz tem o peso que a sua tem. Nossa frágil democracia, vemos agora, não suporta vozes que se levantem dizendo aquilo que poucos tem coragem para dizer diante da grande mídia, mesmo que esta voz seja capaz de mobilizar quase 50% dos brasileiros, ainda que lutando contra esta mesma grande mídia, da qual – vejo agora – tratar-se o senhor de mais um ilustre representante. Lamento o que li aqui, deixando humildemente minha ressalva e humilde sugestão para que seus pŕoximos textos sejam, eles sim, menos antidemocráticos e que manifestem menos dificuldade de vossa parte em conviver com a democracia, esta sim CLARAMENTE manifestada nas urnas ontem.

  12. Tulio Hum disse:

    A Lógica dos Bolsominios: Bolsonaro não Ganhou no primeiro turno: Urnas Fraudadas. Os filhos do Bolzonaro (quero os filhos do Lula também) ganharam com votações recordes: Urnas não fraudadas. Alexandre Frota foi eleito (Urnas não fraudadas) Joyce “sei lá o que” foi eleita: Urnas não fraudadas. Janaina maluca foi eleita: Urnas não fraudadas. Dilma não se elegeu: Urnas não fraudadas. E por ai segue. Esses 30% de eleitores abduzidos pelo Bozo são carta fora do baralho. Eles não gostam da democracia. Acham que ela é culpada por tudo.

  13. Alvaro Celso Rentes disse:

    Se acha pouco 16.000 ocorrências de suposta fraude, você precisa ser politicamente mais isento. Aconteceu comigo no Colégio Mackenzie, a campainha só não tocou para presidente, nos demais candidatos foi tudo normal. Isso ocorreu no pais inteiro. Você acredita que está tudo bem,
    que não ocorreu nada?

  14. Tiago disse:

    Eu achei que as votações do Haddad e do Ciro foram inferiores às votações esperadas. Será que houve fraude nas urnas para favorecer o candidato dos ricos e poderosos: Bolsonaro?

  15. Otaviano disse:

    Acho que a tendência é Bolsonaro desprezar debates, TV, pois fala diretamente ao eleitor, seja por redes sociais, seja apelando aos seus piores temores, seja por meio de pastores evangélicos. Ele inclusive tem sido chamado de “messias” por seus eleitores. Um messias não precisa de intermediários, ele conversa diretamente com Deus e traz Sua palavra aos mortais, e dessa forma está conseguindo demonizar o PT, no que, de resto, a grande mídia e o Judiciário têm ajudado bastante. Espero que não seja tarde para o Brasil se dar conta de que está gerando um monstro, pois ao contrário dos EUA do maluco Trump, o tecido da nossa democracia ainda é muito fino.

  16. Lucas TB disse:

    Perfeito. Acho que o grande problema para o PT vai ser conseguir os votos dos eleitores de alckmin, que são mais liberais e tendem a pender para o lado de bozoasno. Se, por um lado pendem para o PT por questões democráticas, por outro economicamente devem ter mais a ver com privatizações, estado mínimo e redução de impostos e ministérios, enfim. Para mim, AÍ é que vai ser definida essa eleição.

  17. Francisco Ricardo disse:

    Kennedy, nas primeiras eleições que o Lula participou diziam que ele era comunista, anti democrático e coisas do tipo. Lamento muito que as pessoas não tenham aprendido com isso e existam aqueles que apontem o dedo para as besteiras que as pessoas falam sem avaliar seus atos reais. Como não tenho como avaliar o Bolsonaro por ele ser um nulo político, só posso me pegar com os programas de governo. Sendo um leitor mais detalhista, fica claro que o programa do PT é o antidemocrático da história. Lá dá para ver redução do poder do Judiciário, dá para ver um limar de poder de investigação do MP, dá para ver a ideia de criar conselhos populares para fazer controle externo de órgãos, dá pra ver regulação de imprensa… Se o Bolsonaro com sua estupidez disser que vai estourar uma bomba amanhã ele é terrorista? E os fatos reais? Não contam? Eu não votei nem 13 nem 17. Mas com este programa do PT tá difícil de ver democracia! É escolher entre o ruim o péssimo… por hora, o PT é o péssimo!!

  18. jacinto salviano disse:

    Estamos numa Matrix, caro Kennedy. Ainda não descobri porque ainda está na CBN. Seus comentários devem deixar a família Marinho em polvorosa. Merval deve dar gritinhos de nervoso… no início, quando te ouvia, achava que tava na rádio errada. falava assim: uai, deixaram o Kennedy falar isso na CBN…. inda na época da Marisa… Bom… quando às eleições, volto a dizer, estamos numa MATRIX pensada e executada pelo Steven Bannon. A campanha do coiso consegue desvirtuar e maquiar qq notícia. Tá dando medo. Haddad propos um pacto. eles invertem a lógica do pedido de trégua e fazem uma releitura… produzem mais um fato… uma pós verdade… não sei onde vamos parar.

  19. FRANCISCO XAVIER DA COSTA AGUIAR disse:

    Se me perguntarem o que acho do “Bossalnaro”, certamente minha boa educação me impedirá de ser claro. Porém, em se tratando da nossa política tupiniquim, só há uma coisa pior: O atual quadro de assaltantes, travestidos de políticos, que dão forma ao PT.
    Quem teve o privilégio de ver e ouvir Florestan Fernandes, Hélio Bicudo, Plínio de Arruda Sampaio, Chico de Oliveira, entre outros, deve sentir náuseas ao ver Gleisi Hoffmann (que sorrateiramente se auto-batizou de “Gleisi Lula”, para concorrer nas eleições deste ano), Rui Flacão, Vicentinho, José Dirceu, etc, empunhando a batuta do partido.
    Enfim, não por acaso somos o que somos.
    E, lamentavelmente, grande parte da imprensa não pratica um jornalismo isento.

  20. O engraçado é que o Brasil é o único país que usa urnas eletrônicas, quanta tecnologia ou quero dizer malandragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-10-15 07:14:17