aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-09-2018, 11h39

Bolsonaro ganha musculatura para 2º turno

É improvável decisão presidencial na 1ª etapa
13

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Seguem notas sobre os comentários de ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

*

Exibindo força

A pesquisa Ibope mostrou que Jair Bolsonaro (PSL) não é mais “um cabra marcado para morrer” no segundo turno. Simulações indicam que ele ganha musculatura para a próxima etapa _reflexo do atual crescimento que obteve nos levantamentos mais recentes a respeito da corrida presidencial.

O Datafolha também mostrou hoje que Bolsonaro melhorou as suas performances nas simulações de segundo turno. Convém lembrar que segunda etapa é um momento em que a rejeição pesa mais.

*

Cenário improvável

Diante do alto número de candidatos (13), é improvável que a eleição presidencial seja decidida no primeiro turno. Levando em conta os números do Ibope, é uma possibilidade distante, baixa. Claro que pode mudar, mas não é algo que possa ser aventado hoje.

*

Tendência eleitoral

O Ibope confirma a tendência de segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Pode mudar? Pode. Mas teria de haver um movimento forte a favor de Ciro Gomes (PDT) e de Geraldo Alckmin (PSDB). Ciro tem mais chance do que Alckmin, considerando as últimas pesquisas.

*

Hora da briga

Apesar de Ciro e Haddad serem amigos, eles têm trocado farpas. Faz parte do momento de embate eleitoral. E a política como ela é. No segundo turno, é provável que os dois estejam juntos, apesar do tom duro adotado por Ciro na entrevista de ontem à CBN e ao G1. O pedetista disse que não daria apoio ao petista na segunda etapa. Essa declaração tem de ser vista no contexto da disputa de hoje.

Já Haddad está numa linha mais paz e amor, buscando ampliar apoios para eventual disputa de segundo turno.

*  

 Desacelera, Doria

Com um novo vídeo nas redes sociais, Michel Temer respondeu ao candidato do PSDB ao governo paulista, João Doria, que tem batido no presidente da República na propaganda no rádio e na TV. Temer lembrou as declarações de apoio que recebeu de Doria e mandou um recado pela associação que o tucano faz na campanha entre o governo federal e o candidato do MDB ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf.

Temer reflete se errou ao não concorrer à Presidência. Está decepcionado com Henrique Meirelles, candidato do MDB ao Palácio do Planalto. Meirelles exibe foto com Lula na propaganda política, mas não mostra o atual presidente.

Em conversa no sábado no Palácio do Jaburu, Temer deixou claro que poderia divulgar mais vídeos, como fez ontem com a mensagem a Doria: “Gravei os vídeos para defender as medidas do meu governo e o legado que ficará para os brasileiros. Fiquei surpreso com aliados e políticos que participaram e participam do governo e agora fazem ataques oportunistas e mentirosos por questões eleitorais. Muitos me pediram ajuda federal para seus Estados e seus municípios. Quero deixar claro que gravarei mais vídeos e darei mais respostas sempre que achar necessário para prestar conta ao povo dos atos do governo e restabelecer a verdade dos fatos”.

*

Papel constitucional

Temer fez um comentário sobre entrevista recente do comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, que disse ao jornal “O Estado de S.Paulo” que a legitimidade da próxima eleição poderia ser contestada: “O general Villas Boas é um democrata. Não me preocupam as suas declarações porque sei do respeito que o comandante do Exército tem pela Constituição. No Brasil, as Forças Armadas estão comprometidas com o seu papel constitucional e com a democracia”.

Ouça os comentários no áudio abaixo:

Comentários
13
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A musculatura não é só do Bolsonaro, é do povo brasileiro farto da safadeza do PT e seus puxadinhos pelegos… Desta vez, voto útil não é apenas ideológico, é principalmente sanitário !!

  2. walter disse:

    Kennedy, finalmente uma manchete real; estas pesquisas não retratam a verdade; o bolsonaro já tem certamente, o VOTO útil das quedas dos outros candidatos; já chegou, próximo aos 40%, ganhou muito mais que o haddad…caminhará crescendo até o final…por isso esta rejeição absurda contra, não existe; haddad não pode ter menos rejeição, simples assim…também acho difícil, atingir os 51% no primeiro turno; são favas contadas…em SP acredito no Dória, apesar de suas irregularidades…quanto as declarações do general Vilas Boas, um homem doente, não deve servir de parâmetro, contra a legitimidade das eleições; estão bem transparente; salvo o atentado ao Deputado; tudo muito nebuloso até HJ, mas um caso semelhante a Marielle no Rio; Jungmann não transmite confiança.

  3. DIRETO AO ASSUNTO: NINGUÉM AGUENTA MAIS CONVERSA FIADA DE CORRUPTO! disse:

    “O GENERAL VILLAS BOAS É UM DEMOCRATA. NÃO ME PREOCUPAM AS SUAS DECLARAÇÕES PORQUE SEI DO RESPEITO QUE O COMANDANTE DO EXÉRCITO TEM PELA CONSTITUIÇÃO. NO BRASIL, AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO COMPROMETIDAS COM O SEU PAPEL CONSTITUCIONAL E COM A DEMOCRACIA”. Pois é, isso é verdade e toda a nação sabe. Mas sabe também que tal respeito não se estende aos “corruptos”. E é dentro dessa verdade que as Forças Armadas não aceitariam um país onde a corrupção chegasse a um nível de dominar Executivo, Legislativo e Judiciário. Embora todos saibamos que Executivo e Legislativo estão dominados pelos corruptos, enquanto o Judiciário estiver apenas contaminado, as Forças Armadas só assistem. Mas, tenha certeza, se o Judiciário for dominado pelos corruptos, como foram Executivo e Legislativo – bau, bau, corruptos! Corrupto e comunista não tem muita diferença não! Como não haveria ser 1964 ou 2018!

  4. BRAGA BH disse:

    Imagina só se o Temer iria falar qualquer coisa diferente do General!! É um sujeito que ninguém quer por perto, nem mesmo os de seu partido ou apoiadores do golpe. Vai que os gorilas resolvem fazer coro com esta turma…

  5. ANDRE disse:

    O atentado que sofreu Bolsonaro, teve um efeito positivo para a sua candidatura, que está sendo polpado do escrutínio dos adversários e da exposição eleitoral, sem que possa ser acusado de fugir ao debate . Mas não acredito que com a oratória que tem e com as deficiências dialéticas consiga sobrepor quem quer que vá ao segundo turno. Caso ocorra, a sua vitória seria a vitória do irracional, da mediocridade e do horror. Seria um imbecilidade coletiva, colocar alguém que defende a tortura e a morte de inimigos políticos, simplesmente porque não é citado na lava-jato (autorização fornecida por procuradores e juízes a candidaturas). Para mim a tortura e o assassinato são moralmente muito piores do que a corrupção.

    • MARCO SOARES disse:

      E SERÁ, SR. ANDRÉ QUE A CORRUPÇÃO NÃO MATA NINGUÉM? TANTA GENTE NAS FILAS DE HOSPITAIS E TANTA GENTE COM FOME. MUITO DINHEIRO SENDO USADO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E O POVO ÀS MÍNGUAS.

  6. Edi Rocha disse:

    Kennedy, se as duas pesquisas estão corretas (o que se espera 95% das vezes, 19/20). Então temos algumas questões matemáticas relevantes.
    .
    Considerando a margem de erro e aplicando a interseção, Haddad com 16% numa pesquisa e 19% na outra, tem certamente entre 17% e 18% dos votos.
    .
    Da mesma forma, Ciro com 11% numa pesquisa e 13% na outra, tem certamente entre 11% e 13% dos votos.
    .
    A junção das duas pesquisas elimina o “empate técnico”. No momento, Haddad tem no mínimo 17% e Ciro no máximo 13%.
    .
    É matemática, não opinião. A única hipótese de ser diferente disso é se a pesquisa não refletir a realidade (o que é esperado em 5% dos casos, 1/20).

  7. Adalmo disse:

    Bolsonaro ganha no 1º turno, é a realidade, , ele tem a opçao de votar no Bolsonaro ou ter o PT de novo no poder, isto ele não quer.

  8. Gilberto Alencar Galvão disse:

    Temer nunca teve aliados,o que ele teve foi outra coisa!!Infelizmente uniu-se a picaretas usando de muita influência financeira para aprovar suas medidas imundas que todos sabiam do lavrador diarista do sertão aos técnicos do mercado que não iriam funcionar e não funcionou o país está estagnado,só funciona por sua dinâmica própria e não porque tem um governo!!Aliás a presidência ficaria muito bem vaga,pois ninguém se lembra que exista presidente!Aliás causa até estranheza quando alguém diz que é é presidente do Brasil!!Ué temos um!??!

  9. Marcelo de Souza disse:

    Não são ex-aliados são Golpistas é o troco que se recebe.

  10. Tiago disse:

    Bolsonaro é inconsistente além de todos os defeitos que tem. Continuo apostando que Haddad vai terminar o primeiro turno em primeiro lugar. No segundo turno Haddad leva. Acredito e torço por isso.
    O próximo desfio será fazer os bolsonaristas aceitarem isso. Esse pessoal tá muito mal acostumado. Acham que vão sempre impor as suas vontades de maneira terrosrista. Não vamos nos intimidar NUNCA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-10-15 08:01:22