aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
26-08-2013, 11h50

Brasil deve comprar remédios de Cuba

4

O governo brasileiro planeja fechar uma grande compra de medicamentos de Cuba. Já existem acordos preliminares assinados entre os dois países. A intenção agora é incrementar a importação de remédios genéricos e vacinas, diminuindo a dependência de laboratórios brasileiros, americanos e europeus.

As conversas estão avançadas.

O Ministério da Saúde enxerga vantagem financeira na importação desses medicamentos. Cuba tem produtos de qualidade e com preço competitivo no mercado internacional. Exemplos: remédios para tratar câncer e diabetes.

Em resumo, num grande acerto com Havana, seria possível baratear o preço dos medicamentos para atender rapidamente as áreas mais pobres do Brasil, numa dobradinha com o “Mais Médicos”.

Apesar da ditadura de partido único que torna uma abertura política algo distante no horizonte enquanto houver a tutela dos irmãos Castro, tem acontecido gradualmente uma abertura econômica na ilha caribenha. Há oportunidades lá para o capitalismo brasileiro.

O Brasil tem boa relação com Cuba desde o governo FHC. Com o PT, há uma afinidade política ainda maior. Não é errado adotar uma visão pragmática e vitaminar um acordo bilateral na área de medicamentos. Ou até mesmo estender o acordo ao Mercosul.

Os Estados Unidos e a Europa são objetivos quando defendem seus interesses econômicos. Num mundo cada vez mais competitivo, seria um enorme erro o Brasil não aproveitar sua relação privilegiada com Cuba, seja para o “Mais Médicos”,  seja para um “mais medicamentos” caribenho, seja para empreendimentos de outra natureza na ilha.

Cuba pode ser uma plataforma exportadora importante para empresas brasileiras. Próxima do imenso mercado americano e com mão-de-obra barata e altamente qualificada, não será um ditadura para sempre.

Comentários
4
  1. Sonia Montenegro disse:

    Esse conceito de democracia anda um tanto desmoralizado. Se os EUA seriam exemplo de democracia, por que se julgam no direito de cometer os mais hediondos crimes de guerra, espionar todo mundo e criminalizar o direito de expressão, como acontece com Manning, Snowden e Assange? Por outro lado, a blogueira Yoani Sanchez viaja o mundo todo metendo o malho no governo cubano e está solta. É no mínimo muito estranho…

  2. sou de extrema direita, portanto sou contra qualquer negocio com cuba, não gosto de fidel nem de seu irmão irmão, cuba nao e nada perante o mundo, nem liberdade tem.

  3. Manoel Ricardo Dias disse:

    Gostaria de saber como importar o remédio Heberprot-P , para uso exclusivamente pessoal e não tenho a receita , pois este medicamento que evita a amputação seria de grande valia pra mim pois já amputei dois dedos e estou com uma ferida crônica no mesmo pé prestes a perder o pé e tenho ouvido falar sobre a eficácia do remédio Heberprot-P , não tenho ranço ideológico politico nem ódio contra Nações . Que Deus abençoe os Povos Cubanos e que Deus abençoe os Povos Brasileiros , Deus Abençoe os Povos dos Estados Unidos da América e de todo o Planeta , que tenhamos discernimento . Deus Abençoe Blog do Kennedy e seus Seguidores por me dar essa oportunidade de me informar

  4. Francisco disse:

    Vocês poderia informar como importar esse remédio de Cuba? Ou, então, quando vai estar disponível no Brasil?
    Quando ao comentário acima sobre política, lamento, por um lado, porque doença não tem sexo e nem ideologia. Assim, os extremos, tanto direita, quanto esquerda, centro e assim por diante, deveriam pensar mais em nosso povo e investir em educação e ciência que é o que de fato vai salvar esse país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 17:00:47