aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
17-06-2014, 13h49

‘Brasil prende mal e cria escola do crime’, diz Rodrigo Janot

Para procurador-geral da República, presídios lotados geram “escolas de criminalidade”
19

Em entrevista ao SBT, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o sistema penitenciário brasileiro “prende mal”. Segundo Janot, 70 mil presos do regime semiaberto estão em presídios do sistema fechado. Ele vê uma equação direta entre a superlotação das penitenciárias e o aumento da violência. “Essas concentrações de presos geram uma escola de criminalidade e isso repercute diretamente fora dos presídios.” O Brasil tem, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a terceira maior população carcerária do mundo _ 715 mil presos, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Quando questionado sobre a redução da maioridade penal, Janot diz que essa medida não resolveria os problemas de segurança no país. “Colocar essas pessoas em um sistema penitenciário, fomentaria ainda mais o crime.” Mas Janot é favorável à responsabilização penal aos 16 anos em casos extremos, como de crimes hediondos, proposta que está em discussão no Senado. “Essa solução tem tudo pra dar certo porque não enfrenta a questão da cláusula pétrea.”

O procurador-geral da República rebate críticas de que o sigilo decretado à operação Ararath seja ‘censura’ à Polícia Federal. Para Janot, a divulgação de investigações ainda em andamento podem dificultar eventuais condenações.Ele considera o pedido de prisão domiciliar de Genoino um “pleito justo”. “Ele (Genoino) é um cardiopata e o fato da penitenciária não ter condições de um pronto-atendimento em horário noturno e durante os finais de semana é que me levaram à conclusão de que o melhor é que ele cumpra essa pena em domicílio.” Ao ser perguntado se é a favor da revisão da Lei da Anistia, Janot diz que “é uma questão política”. “Eu gostaria que o Congresso Nacional discutisse a questão. Como ele vai fazer, eu não sei.”

Comentários
19
  1. walter disse:

    “Quem pode responder esta pergunta, é o PT…em SP, a Prefeitura, por tabela, provou, que o PCC, interfere até, nas decisões do Prefeito…Os Motoristas, foram a greve, mesmo depois do acordo, com o sindicato…causou estranheza, no dia seguinte, um certo ex assaltante e deputado…juntamente com o JILMAR TATTO, encontravam-se numa reunião, com membros do PCC…Então Janot, é só perguntar para eles”…

    • eduardo disse:

      É cidadão mas quem liberou o O Marcola o Chefe do PCC do regime diferenciado ou seja incomunicavel por denuncias que partiram dele para queimar os onibus foi o Governador que vc votou e defende o O Alcoolem mim que junto com o PSDB tranformou a Locomotiva do Brasil a nossa Sampa querida em ultimo vagão da composição por conta do arrocho e falcatruas deste governo, antes de vc escrever asneiras sem conhecimento de causa vai verficar direitinho quem é o PSDB o verdadeiro EIXODO MAL do Brasil, SP não tem transporte, Saúde, Eduacação,Segurança por que ha muitos tempos não tem gerente (Secretarioo de Segurança Publica e Governador sem comando na PM de SP os bandidos deitam e rolam quem cuida da segurança de SP é a PM do Estado de SP, falo mal informado.

    • Nuno disse:

      Que besteira é essa de QUERER ASSOCIAR O PT AO PCC? O deputado estadual do PT FOI CONVIDADO A PARTICIPAR DE UMA REUNIÃO DE PERUEIROS (donos de microonibus) e no meio desta reunião com um monte de pessoas, a policia civil de São Paulo prendeu um cara que tinha envolvimento com o PCC. O PCC NASCEU DURANTE O GOVERNO DO PSDB DO ALCKMIN e do COVAS em 1996, E CRESCEU NESSES 20 ANOS DOS GOVERNOS ALCKMIN E DO SERRA DO PSDB. O MARCELO REZENDE DA RECORD DENUNCIOU UM ACORDO ENTRE O PCC E O GOVERNO DE SÃO PAULO DO PSDB, E O ALCKMIN SEQUER SE DEFENDEU. OU SEJA “QUEM CALA CONSENTE”. A Dilma do PT OFERECEU OS PRESIDIOS FEDERAIS PARA O ALCKMIN DO PSDB MANDAR O MARCOLA DO PCC PARA LÁ, COMO O GOVERNADOR DO RIO FEZ COM O FERNANDINHO BEIRA-MAR E O ALCKMIN DO PSDB NÃO QUIS. O PADILHA DO PT ESTÁ FAZENDO CAMPANHA DIZENDO QUE VAI MANDAR O MARCOLA DO PCC PARA UM PRESIDIO FEDERAL, E O ALCKMIN DO PSDB NÃO MANDA O MARCOLA DO PCC PARA UM PRESIDIO FEDERAL. Então “QUEM ESTÁ SENDO MAIS AMIGO DO PCC?” Quem defende BANDIDO É CÚMPLICE.

  2. Ronaldo disse:

    Incrível como as personalidades da república bananeira teimam em constatar o óbvio ululante que Nelson Rodrigues já detonava. O cidadão é o PGR, ou seja a personificação da acusação no país, logo, uma das pessoas que pode mudar aquilo que está denunciando. O pior é que tais atos se tornaram repetitivos, o Ministro da Justiça descobre que os presídios são masmorras desumanas, o da Saúde que os hospitais tem problemas, enfim, só o da Economia, que nada tem a consertar, pois segundo o mesmo nosso gigantesco PIB beirando o 1% assegura a solidez da Fazenda Nacional. Sinceramente, essa Nação parece estar se tornando a corporificação da tal da avacalhação, na qual, quem esta no governo fala qualquer idiotice sem ao menos pensar no tamanho da asneira e a oposição ainda nem aprendeu a falar.

  3. Galego disse:

    Em vez de educar os jovens com escolas públicas de qualidade e tempo integral como fez o Brizola, este governo prefere investir em estádios de futebol e pior, sem licitação e sem fiscalização como fez a dona Dillma.
    País rico é país sem analfabeto funcional.!!

    • Nuno disse:

      Galego, o PT FEZ AQUI EM SÃO PAULO os CEUs, que são iguais aos CEPEs do Brizzola, e o governo Alckmin do PSDB ACABOU COM A ESCOLA PUBLICA COM A PROGRESSÃO CONTINUADA, ONDE OS ALUNOS PASSAM DE ANO SEM SE ESFORÇAREM. A Dilma do PT NÃO DEU DINHEIRO PARA CONSTRUIR ESTADIOS, ela “EMPRESTOU ATRAVÉS DO BNDES”, enquanto que o Alckmin do PSDB SIM, “TIROU DINHEIRO DOS COFRES PUBLICOS PARA PAGAR A ARQUIBANCADA DO ITAQUERÃO”. No entanto TANTO A DILMA COMO O ALCKMIN “DERAM ISENÇÃO DE IMPOSTOS”.

  4. Escada disse:

    E os principais professores estão la no planalto…

  5. De passagem por esta página disse:

    O governo federal não investe quase nada na Segurança Pública. Queriam o que? O PT faliu a Saúde, Educação, Segurança, infraestrutura, etc.

    • m.a.p disse:

      Voce deve estar de passagem pelo planeta.
      Quem quebrou o país por 3 vezes não foi o Partido dos Trabalhadores foi o governo do tucano fhc.
      O governo ” do “farol de Alexandria ” ,aquele que afirmou ser o seu governo o fim do “getulismo” não realizou uma mísera obra de cimento e ferro.

  6. Uma maravilha a grande descoberta do Sr Dr Procurador, tese digna de um pós doutorado.
    Brincadeira inocente! O povo é burro não sabe de nada. Que nação é essa que as autori –
    sabem tudo e não fazem nada. Falar é fácil, difícil é fazer.
    Um sistema judiciário, que se renova a fim beneficiar os condenados do mensalão com o con-
    luio da OAB, não sei não STF, sua credibilidade ante a população foi prá cucuia.

  7. douglas disse:

    Uma perguntinha, se tudo é culpa do governo federal o congresso faz O QUE??

  8. luciano silva bueno disse:

    No meu entendimento, o que está falido é o sistema. Todos que entrarem no poder executivo, não vai ter nem chance de pensar em mudar o rumo que nosso país está seguindo. Por que? O sistema está corrompido.

    Quanto a questão dos presídios, vale apena, salientar que o nosso código penal brasileiro é de 1940. Estamos em 2014 e muitas coisas mudaram.

    Luciano.

  9. Jair Haas disse:

    A pergunta é só uma. QUAL O PROJETO OU PLANO DE GOVERNO em relação a Segurança Pública? E a resposta: NENHUM. Se alguém tem conhecimento de qual o projeto que o Governo Federal está aplicando no Brasil em relação a Seg. Púb. por favor, explique porque este cara fantasiado de Ministro da Justiça falou há 3 anos que nossos presídios são masmorras humanas e o que ele fez para melhorar? NADA. Se fez, alguém por favor me diga.

  10. Paulo disse:

    Sinceramente, tem que investir é nos jovens, antes deles se enveredarem pelo crime. Pra mim, esse negócio de gastar dinheiro com bandido não dar certo.

  11. Lobao disse:

    Eu nao matei, nao roubei, nao estuprei,nao furtei,nao enganei, nem desviei dinheiro publico, lugar de quem comete crimes é na cadeia direto para cumprir a pena integralmente em regime isolado e fechado, beneficios para quem comete crimes e nao cumprir tudo em regime fechado e isolado sem visitas é um tapa na cara das vitimas e de toda sociedade honesta. Os presidios viraram piada,bordeis do crime. Governantes deveriam entender que sem exemplo de punicao nao ha medo da justica, bandidos so entendem com punicoes exemplares. prisao perpetua e fim de todos beneficios,indultos e saidinhas…Tenho Vergonha dos deputados,senadores e presidente deste pais.. somos a piada mundial sobre as leis e presidios com visitas intimas.

  12. Raymundo disse:

    Se houvesse investimento sério e não, através de propaganda em escolas públicas em tempo integral, os jovens das periferias, teriam a oportunidade de se tornarem cidadãos de bens. Mas não há vontade política, nem mesmo do estado onde a proposta dos Brizolões, foram abandonadas. por ser uma proposta eficiente do Darcy Ribeiro, ligada ao ex-governador Leonel Brizola. Ou seja; propostas que possam beneficiar de fato a população de menor nível de renda, só interessa aos governantes, se for algo que gera votos. Mesmo o ECA, não é cumprido na sua integridade.

  13. antonio barbosa disse:

    Enquanto o executivo escolher o judiciário vamos sempre nos deparar com pessoas como esta que minimizam o problema jogando para torcida e embaralhando tudo para nada resolver. Só sabe dizer que o ladrão Genoino deve ir para casa. Genoino é o maior fingido do século. Várias médicos já declararam que o alcaguete do Araguaia não tem nada. Quanto ao sistema penitenciário creio que é a maior chaga aberta do PT. O pior agora é que existem graves indícios de que o partido está envolvido com o PCC e isto explica muita coisa. Nas próximas eleições vamos mostrar para o Janot o que pensamos sobre o sistema penal brasileiro.

  14. Gesiel disse:

    Esse ministro Rodrigo Janot, É COMO A MAIORIA DO JUDICIARIO, pois “””FALA MUITO E AGE POUCO”””. Por que que ele NÃO USA A SUA AUTORIDADE PARA OBRIGAR O GOVERNADOR ALCKMIN do PSDB daqui de São Paulo à MANDAR O MARCOLA DO PCC para um presidio federal, pois o Alckmin NÃO TEM O DIREITO DE COLOCAR AS VIDAS DOS CIDADÃOS PAULISTA EM RISCO, ao deixar o MARCOLA DO PCC CONTINUAR COMANDANDO A VIOLENCIA EM SÃO PAULO DE DENTRO DE UM PRESDIO ESTADUAL? Chega de conversa fiado, pois isso só favorece os criminosos.

  15. Pasquale disse:

    A escola do crime não é novidade,já criamos a tempos.Uns ficam detidos e 90% no mínimo são pobres e analfabetos,outros usam diariamente terno e gravata e trabalham normalmente,ligados aos governos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-20 13:37:46