aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-04-2015, 9h24

Briga entre Renan e Cunha vai além da terceirização

Moro fez bem ao soltar cunhada de Vaccari; rigor é fundamental na Lava Jato
34

Postado por: Daniela Martins

O confronto aberto entre os presidentes da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, ambos peemedebistas, vai além de discordâncias sobre a ampliação das regras de terceirização. Trata-se de uma disputa por influência no partido, no governo e no Congresso.

O PMDB é um partido complicado, uma confederação de caciques regionais que muitas vezes disputam entre si. A divisão é da natureza peemedebista, uma marca da atuação do partido nos últimos governos, com excepcional unidade no segundo mandato de Lula.

O presidente do Senado se apegou a uma bandeira popular quando disse que, sem limites à atividade-fim, a terceirização seria uma pedalada. Eduardo Cunha, que tem sabido controlar a Câmara e acuar o governo, não quer ver um projeto avalizado por ele ser desmoralizado no Senado.

Nos últimos meses, Renan, que era visto pelo Palácio do Planalto como o grande aliado do governo no Congresso, sofreu uma série de percalços a partir do momento em que apareceu na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a respeito da Lava Jato.

Cunha, que também consta da lista de Janot e responde a inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), era tido como o principal inimigo do governo no Congresso. No entanto, o presidente da Câmara colheu, até agora, mais vitórias do que o presidente do Senado.

Na questão da terceirização, Cunha disse que tinha compromisso com a votação. Cumpriu a jato o que prometera aos empresários que lhe pediram o desengavetamento do projeto, que tramitava na Câmara havia 11 anos. Teve uma vitória clara, com apoio do PSDB, quando aprovou na quarta a liberação da terceirização para todas as atividades de uma empresa. O PT saiu derrotado do episódio.

Já Renan, perdeu um ministério no meio do caminho. Vinicius Lage foi desalojado do Turismo para dar lugar a Henrique Alves, ex-presidente da Câmara e aliado de Cunha e do vice-presidente da República, Michel Temer, articulador político do governo.

Dilma jantou com Eduardo Cunha recentemente no Palácio da Alvorada. Com Renan, teve uma audiência, algo mais formal, no Palácio do Planalto.

Eduardo Cunha e Renan Calheiros são de grupos diferentes dentro do PMDB. Nesse contexto, as ações de Renan podem ser explicadas como uma questão de conveniência e de sobrevivência política. O pano de fundo é essa disputa de poder.

*

Diante da dúvida sobre a consistência de uma imagem em vídeo que incriminaria a irmã do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, o juiz Sérgio Moro mandou soltar Marice Correa Lima. Fez bem.

Moro tem conduzido a Operação Lava Jato com forte rigor. Uma prisão baseada numa prova inconsistente atrapalha a investigação. Poderia resultar em nulidade processual no futuro. Isso exige que o juiz tenha cautela em relação às investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.

No caso, os investigadores dizem que uma pessoa fazendo depósitos num caixa eletrônico, que eles consideram que poderia ser fruto de propina, seria Marice Correa Lima. A defesa de Marice afirma que a mulher que aparece na imagem é a sua irmã Giselda Rousie de Lima, esposa de Vaccari.

Os investigadores dizem que Marice teria um papel importante no auxílio a Vaccari. Se o seu papel seria o de depositar propinas na conta da irmã, isso exigiria provas mais consistentes. O juiz Sérgio Moro, portanto, corrige o que poderia ser um erro importante, com implicações para a própria Marice e para Vaccari. E também para futura punição, como já dito.

Há outras acusações contra Marice e Vaccari, que ainda precisam ser comprovadas, capazes de mostrar que eles realmente podem ter cometido crimes. Mas é preciso atenção ao rigor da investigação.

A Lava Jato tem jogado luz sobre um tremendo escândalo de corrupção. Fortaleceu os investigadores, que chegam a fazer apelos políticos, pedindo o apoio da imprensa e da população à apuração. Esse apoio já existe. E as instituições funcionam bem no Brasil sem que procuradores da República ou que delegados federais precisem atuar como políticos.

O mais importante é o rigor da investigação na Lava Jato para que puna culpados e não atinja eventuais inocentes. Pior do que deixar um culpado escapar é punir um inocente. Um juiz tem de ter essa máxima do direito sempre em mente.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Comentários
34
  1. Marco Túlio Castro disse:

    Minha pergunta é : Vão prender agora a mulher do Vaccari ? Já que ela confessou ser ela a mulher no banco, não precisamos mais do filme não é mesmo ?

  2. Caríssimo Kennedy, há uma forma dos “colaboradores” Cunha e Calheiros serem despedidos dessa empresa chamada Brasil?

    • NORBERTO FRIAS disse:

      Marília, troca: “colaboradores” por companheiros (sem aspas). Tenha um bom dia.

    • Moacir Cordeiro disse:

      Teria meu amigo, se a gente soubesse votar, respeitasse nosso voto. Sinceramente, o PMDB não é partido, é bando, é associação para o crime.

    • César disse:

      Se for para retirarmos os políticos vaidosos e egoístas que legislam em causa própria, teremos que aumentar muito a sua lista. E a maneira de se retirar os eleitos pelo povo para nos representarem é com o mesmo povo que os elegeram, chegarem à conclusão que eles não estão nos representando e exigirmos a sua renuncia. Sem protestos populares eles vão continuar lá sem largarem o osso e sem nos representarem, como se fossem eles os donos do estado brasileiro. Viva o vota de cabresto! O povo vende o seu voto, troca voto por bolsas e vantagens pessoas, e agora, “tem o governo que merece.”

  3. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    “In dubio pro réu” … Essa máxima do direito não se aplica ao Brasil.
    Aqui ninguém é inocente, nem a famigerada, nefasta e infame classe política, nem o eleitor famélico beneficiário da esmola estatal !

    • luiz calabreza disse:

      é Maria…esmola assim parece…mas pensando no quanto nós trabalhamos para pagar os impostos, e a finalidade social que deveria ser destinado este dinheiro..e como tudo isto foi desvirtualizado. passando até a parecer algo “dado” por um partido de safados, e que não é, é nosso, dado por todos nós e que isto não passa de obrigação do estado, que faz isto de forma leviana, corrupta, parecendo um benefício deles…bom…desta forma tenho que discordar..e a população merece ser melhor informada disto.

  4. Janivaldo Ribeiro Nunes disse:

    Veja bem o quanto o PSDB é desarticulado e fraco. Embarcar nessa canoa furada que é a terceirização do Eduardo Cunha… Perdeu a chance de ter um presidente e com seu histórico posicionamento contra o trabalhador em evidência agora é que não leva mesmo…. Trabalhador não vota em PSDB…e nós somos a maioria, graças a Deus.

    PS.: ponha na cadeia quem tem que por, mas deixe a Dilma governar. Democracia é assim: é o governo da maioria.

  5. José Mauricio Ferreira dos Santos disse:

    Estes dois, são da pior espécie que existe.

  6. Jose Alcides Porto Rossi disse:

    Infelizmente o que ainda existe é um espírito de corporativismo entre os políticos, cada qual pretendendo assumir posições e poderes de mando, fatos estes que nos remetem a memória do chamado” coronelismo”, tudo a dano da governabilidade.Um congresso que moralmente não representa o povo que os elegeu, um executivo esfacelado pela incompetência, norteada de idéias de um passado já bem antigo.Ao lado desta situação caótica, uma oposição oportunista, que só pensa em manter-se neste lado confortável da balança, para simplesmente existir. E o povo o que poderá fazer para reverter este quadro, já que a imprensa , ou seja o quarto poder, ora pende de um lado, ora de outro, conforme seus interesses financeiros.Um Brasil atirado às traças com 60% da população totalmente alienada da vida política e ignorante em seu aspecto político.Tomara que não surja um novo Hitler ou mesmo um novo Mussoline, pois de Lulas e Dilmas estamos enfarrados, somos uma nau sem rumo a procura de um porto.

  7. sergio coelho disse:

    Para que Senado e Câmara??
    Uma câmera só não seria o suficiente????
    É muito cabide de emprego.

  8. Carmem disse:

    É tudo muito estranho, nunca saberemos as verdades. Todos estão no meio da politicagem suja do nosso País e a impressa não é capaz de nos mostrar a verdade sem jogo de interesses.

    A verdade é que ninguém pensa no País, apenas nos interesses próprios.

    O Renan e Cunha estão pensam somente nas próximas eleições para não largar o osso.

  9. Jonathan disse:

    Queria enxergar lisura e seriedade na investigação do Moro. Mas não é possível, pois tal investigação se mostra tendenciosa. É ridículo ver juízes e promotores pedirem apoio à imprensa. O papel deles é fazer uma investigação e julgamento justo, independente do apoio ou não da imprensa, da população, da questionável “opinião pública”, de empresários e etc. E parece que com essa operação virou moda prender, para depois averiguar a plausibilidade da prova. O que fizeram com a cunhada do Vaccari é de um amadorismo assombroso. Tudo para criar matéria sensacionalista para a mídia. Num país onde a justiça é séria, não altamente partidária, tal operação, com seus erros grotescos,já teria sido anulada e virado objeto de chacota nacional. Mas aqui, o erro, ir contra direitos humanos, fazer prisão preventiva virar perpétua, sem qualquer julgamento, até que se confesse algo, virou motivo de aplauso, principalmente por parte da grande mídia desse país.

  10. Ademilson disse:

    Os Deputados e Senadores estão corretos quanto a mudança para a terceirização, é uma nova retomada e conquista para o Brasil, imaginem, o congresso Nacional sendo terceirizado por deputados, senadores de outros países, com um senador terceirizado dos EUA ou da Alemanha aqui no Brasil fica legal, eles podem terceirizar o congresso também, ganhando menos, assim como a Dilma fez para os médicos Cubanos.

  11. Pedro disse:

    Ninguém está preocupado com o trabalhador, mas sim com interesses pessoais. Renan e Cunha, Dilma, Vicentinho e toda cambada estão se lixando pelo trabalhador. Se o PT fosse contra a terceirização, não teria tanto terceiro na Petrobrás e nem médicos cubanos no Brasil. E O PMDB usa o velho esquema de prostituição política… Já o PSDB, covarde e em cima do muro como sempre…Pobre Brasil…

    • Rogério disse:

      Pedro,
      Os médicos cubanos é devido os nossos médicos preferirem montar um consultório no RJ e SP e cobrar R$ 250,00 a consulta e portanto por motivos óbvios, não querem ir para o Amazonas, para o sertão do Piauí…

  12. Wildner Arcanjo disse:

    A pergunta a ser feita, e a ser respondida pelo MP é: porque a cunhada de Vacari foi presa? Será que esta é mais uma técnica de “condução coerciva”, “moderna” que está sendo “testada” pelo MP e pela Justiça(?) lá do Paraná. Ou foi uma “barrigada” investigativa?

  13. carlos disse:

    Enquanto os dois brigam por vaidade e posição o povo fica solitário e de quatro pé, pra que partido pois eles só pensam nos seus partidos e no seu propio umbigo o povo que se explodão.

  14. ANTONIO CARLOS VIEIRA COSTA disse:

    Ora, ora meus amigos, estes senhores se apossaram do país como se fosse propriedade particular, como é que um parlamentar eleito pelo povo com a responsabilidade que lhe foi outorgada, diz que vai fazer “massada” com o projeto por conta de uma “briguinha de comadres” entre ele (Cunha) e o outro lá do senado (Calheiros) como se não bastasse a presidente ter entregue o poder ao vice (Temer), nitidamente por incompetência, e não por coligação, dizendo claramente aos que a elegeram que renuncia parcialmente do cargo, apenas assina o que os três mosqueteiro decidirem, colocando em cheque o regime presidencialista de faz de conta, e os três espadachins que também são incompetentes, pois se fosse o contrário já teriam feito muita coisa de janeiro para cá, ainda achando eles nesta farsa de parlamentarismo branco que vão seguir nos enganando. São todos artistas de circo com atuação comprovada. Estamos numa tremenda sinuca de bico e nos roubaram o taco.

  15. Joao Marcelo disse:

    Nao da para confiar neste juiz, pois ele é parcial.
    As acusacoes sobre a irma do Aecio receber propinas de Furnas foi arquivada.
    A testemunha que acusou Anastasia de receber 1 milhao foi solta sem nenhuma justificativa.
    Resumindo: Não há rigor quando a investigação é contra PSDB.
    A midia admite escancaradamente que só publica prisoes de petistas e talvez este juiz queira ter seu momento de fama.
    A Lava Jato virou um teatro.

    • César disse:

      A forma de pensar está um pouco confusa. É como se um domador de leões entrasse na jaula com os animais e dissesse que não da para confiar no chicote. O “PT” é governo e é o “PT” quem comanda o país. Junto do “PT” estão os partidos da base aliada, PMDB, PP, PCdoB, entre outros, e o “PT” quem distribui os ministérios e cargos no governo. E você quer que a oposição seja responsabilizada pelo juiz? A culpa é da imprensa? A culpa é da mídia golpista? Só petistas não querem ver a verdade. A triste realidade brasileira.

  16. LUIS CARLOS disse:

    A briga entre esses dois Senhores, (RENAN E CUNHA) nada mais é que uma briga por poder ou por cargo políticos para seus aliados e com isso só quem perde é Brasil e conseqüentemente o POVO que é quem mais padece. Mas tenho uma solução para tudo isso é que o POVO der a resposta certa para eles nas eleições em que eles venham a concorrer cargos políticos.

  17. Paulo Roberto Barreto de Meireles disse:

    Pois é Kennedy, aí está a dura realidade da politica: A briga escandalosa dos presidentes da câmara e do senaádo, que nada mais é do que a disputa por mais poder pessoal. E o povo? Há, no próximo ano falaremos disso.

  18. Meu comentário é: Ate quando nos iremos suportar essa cambada de políticos incompetente? Será que o Brasil tem jeito? qual é o nome de expressão no momento de tanta angustia?. Sendo assim, não acredito mais nos políticos.

  19. carlos alberto disse:

    Acho que se deveria prossesar o juiz agora po cárceres sem provas 2 vezes atentado a idoneidade lesao pisicologica dias parado sem trabalhar exposição a mídia desnecessária isto deve dar uns 5 anos de cadeia para o juiz confete moro.

    • César disse:

      Melhor seria prendermos os honestos. Ser honesto no Brasil está virando crime mesmo. E se formos prendermos todos os desonestos…Vai faltar cadeia, ou talvez o melhor seja colocarmos na cadeia os eleitores dos políticos desonestos. No país da fantasia…Vale tudo!

  20. ARTUR disse:

    Parabéns ao Exmo. Juiz José Aparecido dos Santos pela sua entrevista dada à rádio CBN Curitiba nesta manhã, onde tratou com muita sabedoria a terceirização no trabalho. Já trabalhei em vários tipos de empresas, multinacionais, estatais e particulares, além de hoje trabalhar para o Estado do Paraná, e posso garantir que nunca vi tanta injustiça. O terceirizado ganha um terço do salário de um empregado contratado pela empresa e não tem direitos como os demais, tais como plano de saúde, etc.
    O senhor foi muito feliz nas suas colocações e espero que as relações trabalhistas não cheguem a esta promiscuidade que se propõe. Tenho filhos e acho que merecem ter uma vida digna.
    Vamos ver o que farão estes políticos traidores.

  21. Carlos Azambuja disse:

    Para terminar essa guerra, sugiro que eles se joguem de avião sem para-quedas, quem sobreviver a ganha !

  22. José Fº disse:

    Quanto ao pega do Renan versus Cunha, se houvesse inteligência neste nosso “núcleo duro” de guacá mole, eles logo entenderiam que é melhor um político tradicional a lá Renan, do que um messiânico lunático a la Cunha, e portanto estariam fortalecendo os vínculos com o tradicional senador, que com certeza tem um longo futuro pela frente, e dariam um jeito de desinfetar do Cunha do cenário político, pois de politico basta os suspeitos, não precisamos dos doidos também. Como eu já havia dito antes e repito, salve o poderoso Renan, pois a governabilidade está mais dependente dele do que ele do governo. Para não perder a oportunidade de salientar a sabedoria dos ditos populares, é bom lembrar que inimigo do meu inimigo é meu amigo e o Cunha só é amigo de sí próprio e do caramunharão.

  23. César disse:

    A vida é feita de escolhas! E fizemos as nossas escolhas. Escolhemos Copa do Mundo e estádios de futebol, ao invés de, escolas e universidades. Fizemos as nossas escolhas nas urnas. E agora temos o governo que merecemos! Estamos perdendo de 7 X 1 por causa das nossas escolhas. Da próxima vez escolham melhor!

  24. Antonio Adalto Rodrigues disse:

    Agora os esquerdistas de araque protestam contra a terceirização, mas estão de calo na mão de tanto aplaudir o mais médicos, que instituiu a ‘quarteirização” nas relações de trabalho com os médicos, introduzindo dois atravessadores imunes à legislação trabalhista brasileira no contrato de trabalho(governo ditador de Cuba e a OPAS), além de:
    -Dar preferência à contratação de mão-de-obra subqualificada estrangeira em relação aos médicos brasileiros.
    -Propiciar o envio da maior parte do dinheiro envolvido na negociata para o exterior.
    -Fazer vista grossa para os abusos cometidos contra os cubanos ditos médicos em pleno território nacional.

    Ahhhh, faça-me o favor! Vão ser hipócritas assim lá em Havana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 13:15:23