aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Economia
15-10-2015, 22h18

Briga política causa sacrifícios que poderiam ser evitados

14

Postado por: ISABELA HORTA

Se o governo, a oposição e o Congresso não separarem a briga política dos interesses do país, a crise econômica irá piorar ainda mais. Essa guerra já causa sacrifícios à população que poderiam ter sido evitados.

Nesta quinta-feira, a Fitch, agência internacional de avaliação de risco, rebaixou a nota do Brasil. O país está a um passo de perder o grau de investimento, que é o selo internacional de bom pagador.

Esse rebaixamento da nota do Brasil na Fitch já era esperado. Mas ocorreu num momento em que a crise política amplia os danos à economia.

Como resposta do governo haverá uma nova tentativa de aprovar no Congresso Nacional medidas econômicas que ajudem o país a melhorar as suas contas públicas.

Acontece que a discussão sobre impeachment tem emperrado o debate sobre outros temas no Congresso.

*

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta quinta a abertura de um novo inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) para investigar as acusações de contas secretas na Suíça mantidas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em outra investigação, que já está no STF, Janot incluiu um depoimento do delator Fernando Baiano que confirma a acusação feita por outro colaborador, Júlio Camargo, que disse que Cunha recebeu US$ 5 milhões em propina.

O novo inquérito no STF agrava a situação política do presidente da Câmara. Torna ainda mais difícil uma tentativa de acordo entre Eduardo Cunha e o governo.

O presidente da Câmara e o PT negaram que estejam conversando sobre um acordo para salvar o mandato do deputado em troca do engavetamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, porque sabem que dificilmente haverá condição política de os dois lados cumprirem um acerto dessa natureza.

Diante das evidências e provas obtidas pela Procuradoria Geral da República, o Conselho de Ética da Câmara sofrerá pressão para aprovar um parecer recomendando a cassação do mandato de Cunha.

*

Confira os temas do “SBT Brasil” desta quinta-feira:

Comentários
14
  1. ANTONIO BARBOSA disse:

    O Brasil virou o Máximo Circus Romano. Para salvar o mandato, Cunha vai negociar o impeachment até o fim. Dilma diz que ninguém tem moral para falar dela, numa clara confissão de que ela sabia de tudo e que também roubou. Não pode haver paz com bandidos. Que se dane a economia. Ou Dilma sai ou o país vai pegar fogo. E tem mesmo de pegar para sabermos de que lado as FFAA estão. Chega de tanta safadeza. É agora ou vamos ser enfiados num saco e vendidos no mercado negro.

  2. O atua cenário leva-me a pensar em um antigo dito popular que ouvíamos quando crianças “Parece a casa da mãe Joana”, o dito sintetizava a falta de organização ou bagunça generalizada, pois bem, eu apoio a mãe Joana para presidenta para arrumar a casa, porque seria uma melhoria extremamente significativa na ingerência em que vive o nosso país.

  3. edson dias de souza disse:

    Essa briga politica que está prejudicando a população brasileira precisa ter um fim , pois não é justo o Presidente da Camara e a Presidenta estarem olhando pelos seus lados criminais, usando o povo Brasileiro.O Supremo Tribuinal Federal, o Conselho Nacional de Justiça ou mesmo o Superior Tribunal de Justiça; o Ministériop Público Federal e a Policia Federal; todos juntos ou separados têm a obrigação de parar com essa briga e colocar ambos na Cadeia,inclusive o Lula que está participando de tudo.Ora está claro que o Cunha é Criminoso com o desvio de dinheiro ja comprovado e a Dilma cometeu crime nas pedaladas, portanto ficar usando o poder para escaparem de de processo e perderem o cargo.Isso não é justo .o Rodrigo Jasnot tem a obrigação de abrir uma Representação no Supremo contra ambos, pois do contrario quem está sendo condenado é o povo Brasileiro, enquanto estes dois marginais estão numa boa usando a sociedade Brasileiro.Isso é um absurdo

  4. robyson andreotti disse:

    depois daquele discurso, que Dilma exclamou!! “”Moralistas sem moral””, vai prejudicar ainda mais sua situação diante da opinião pública e política. se ela aceitar um acordo com IMORAIS.
    será que leremos comentários do tipo, Sr cunha, porquê vossa excelência não renuncia?? porquê não entrega o cargo?? porquê não se afasta do cargo durante as investigações??, ninguém aqui que votou na oposição, não comenta nada?? porquê o PSDB inteiro não assinou o requerimento do conselho de ética da câmara??, contra cunha??.

  5. César disse:

    O Brasileiro está parecendo ganso. Colocam um funil em nossas bocas e nos enfiam impostos goela abaixo. Depois arrancam os nossos fígados para fazerem Foie gras.

  6. César disse:

    O Ministro da Fazenda Joaquim Levy diz que sem a CPMF pode faltar dinheiro para pagar o seguro desemprego e o abono salarial.
    Comandante do Exército diz já ver risco de que a crise atual, vire uma crise social. E conclui, “Os tenentes estão de volta prontos! Dê-nos a missão!
    O governo que acabou com o país, está flertando com o perigo. Quer acabar com a democracia e se perpetuar no poder? Pode acabar mal! O povo só vai para as ruas quando não houver mais dinheiro para nada. Quando acontecer com os aposentados e pensionistas e com os funcionários públicos federais, o que ocorre no Rio Grande do Sul com os funcionários públicos estaduais. Quando o dinheiro do salário não chegar, vão acordar e apoiar o impeachment. Só que ai, pode ser tarde demais!

  7. César disse:

    Já perdemos o grau de investimento da S&P. Agora Dilma quer dobrar a meta! Perdendo o grau de investimento da Fitch e Moody’s.

  8. Edevaldo Goçalves disse:

    Só se fala em Cunha ,parece que ele é o governo !!!

  9. Miguel Ângelo disse:

    Matéria simples, pequena, mas disse tudo. O Brasil não pode parar. Seja por causa da Presidenta, ou do Sr. “Cunha”. Se demorarem mais, e mais personagens aparecerem mostrando a verdade do que é a política brasileira. Nós brasileiros, principalmente a classe média e baixa, temos a perder. Inflação, rebaixamento de nota aqui ou ali, favorecem Bancos e os milionários que especulam. Sabemos que seria hora de sair todos os corruptos. Não somente uma (um) laranja podre da cesta. Aí sinceramente não sei se teríamos coro para votação seja onde que fosse. Brasil. Acorde!!! Dois anos ou três parados, só favorecem aqueles que já nos escravizam agora. A meta é tirar o Cunha. Rolar a verdade até que as provas digam concretamente que existe uma razão para pensar melhor as eleições nos municípios, estados e na hora certa a do futuro presidente do Brasil. As vagas estão abertas. Vamos dar um basta nestes políticos profissionais, e preencher a lacuna com homens públicos de conduta ilibada. Não acreditar que eles possam existir é pedir para uma revolução, com cabeças caindo e paredão de fuzilamento. Se nada há de bom na sociedade, é hora de sepultar os maus hábitos e semear a servidão pública baseada em conceitos éticos e sociais. Sua razão de existir cidadão é se permitir entender que o Estado não é só uma enorme despesa, de ditados jurídicos sobre o direito adquirido. Nós brasileiros entendemos que acima da constituição, ainda existe a vontade do povo. E nós cansamos do que estamos vendo. Cunha quer a Dilma fora, eu não (por que entendo a necessidade do povão e economicamente sei que ficaria pior), alguns inconformados, sem apresentar solução de tantos problema, querem a saída dela, e a falta de lisura dos atos dos políticos nos deixam caminhos para pedir a saída de todos, não só da política e suas posições, queremos a saída destas representações e do cenário brasileiro, se possível com concreto de secagem rápida no pés no fundo do mar em águas internacionais. Chega de corrupção! De mentiras e jogadas da mídia. Ou acaba a corrupção, ou acabamos nós com aqueles que corrompem a democracia.

  10. LYRA disse:

    Prezado Kennedy, gostei demais da reportagem mas, acho eu, que o nobre colega esqueceu de escrever que quem traz o maior prejuízo a população séria e honesta deste país, são exatamente os desvios de verbas e a corrupção desenfreada praticada por essa raça podre a quem muitos ainda chamam de políticos, porque é que estão aumentando os impostos, taxas e contribuições? Claro que é para cobrir os rombos desses desvios de verbas, agora todos os dias saem reportagens onde aparecem o nome de um novo beneficiário dos esquemas fraudulentos dos criados pelos bandidos acima citados mas, todos nos sabemos que todos que estão inseridos nesse câncer chamado de POLITICA, foram de uma maneira ou de outra beneficiados com dinheiro podre, se não vejamos: O pessoal de cima, os mais fortes da politica, senadores, governadores e deputados federais receberam dinheiro sujo, esse dinheiro sujo além de bancar as campanhas deles próprios, também banca as campanhas de prefeitos, deputados estaduais e vereadores logo, isso mostra que existi sim, uma cadeia viciosa por onde tramita o produto dos roubos e, isso não é privilegio do governo atual e sim de todos os outros governos que os antecederam.

  11. Salvador disse:

    É muito triste ver essa briga entre os três poderes que deveriam ser harmônicos. Mas, é Brasil, infelizmente aqui pode tudo. Faço uma pergunta: onde está o patriotismo desses que se dizem representante do povo? Esse congresso e o judiciário brasileiro é é o pior do mundo. O que deveria ser sigilo é divulgado o que deveria ser acordado é motivo de discórdia e assim a nação brasileira fica como sempre sem amparo legal.

  12. nosso espelho disse:

    Infelizmente os três poderes que aí estão é o nosso reflexo, foram educados por nós, nós os colocamos lá, é uma ilusão achar que acabaremos com a corrupção retirando-os, temos sim que modificar o nosso comportamento no dia a dia, acabarmos com o jeitinho brasileiro, esta palhaçada de impedimento da presidente, não é possível pela constituição federal, as pedaladas foram do outro mandato, não é possível julgar neste mandato, quanto ao STE deveria ter investigado até 15 dias após a sua diplomação, portanto penso que o discurso de impedimento é justamente para manter a economia parada, em crise, porque quanto pior melhor para alguns da oposição, nós povão devíamos pedir, exigir que parem com esta briga sem fundamento, porque quem se prejudica somos nós.

  13. Carlos N Mendes disse:

    Briga? Quê briga? Briga só existe quando pelo menos dois lados agreidrm um ao outro. Quando aoenas um dos lados bate a gente chama de “surra”, “coça”, “agressão”, “massacre”. Chamar de briga algo onde só um lado agride ofende qurm apanha e inocenta o agressor. Agora, se alguém disser que o Governo está certo em se fechar comomestá se fechando, tenho que discordar. Se alguém tem um projeto que valha a pens, trm que defendê-lo.

  14. Pasquale disse:

    O povo brasileiro para chegar ao grau de burro e idiota,ainda esta longe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-12-03 10:57:05