aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-08-2014, 9h18

Brincar de depoimento em CPI pode ser crime

42

Postado por: Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” teve como temas a nova lei que prevê multa para o empregador que não registrar um funcionário doméstico e a desmoralização da CPI da Petrobras no Senado. A lei entrará em vigor hoje. Ela assegura o registro em carteira de trabalho, o que é um direito do trabalhador e uma obrigação do empregador. É importante para combater a desigualdade social. A  emenda constitucional conhecida como “PEC das Domésticas” foi aprovada há mais de um ano e boa parte não está regulamentada até hoje. É uma falha do Congresso Nacional. Com relação à CPI da Petrobras no Senado, o governo precisa explicar a acusação de que diretores e ex-diretores da empresa teriam recebido as perguntas e as sugestões de respostas. O PSDB deverá entrar hoje com representação nas comissões de ética do Senado e da Presidência da República. Desde o início, o governo liderou a estratégia para abafar e controlar as CPIs da Petrobras. A oposição lutou para criar a CPI do Senado e depois a abandonou. Mas essa acusação do envio de perguntas e respostas evidencia o nível de desmoralização das CPIs em geral. O caso será usado pela oposição para desgastar o governo na eleição. O Palácio do Planalto e os líderes do governo no Senado devem mais esclarecimentos.

Comentários
42
  1. OLIVEIRA FILHO disse:

    Kennedy, nós precisamos de jornalistas, artistas, intelectuais que realmente tenham a coragem de falar e mostrar o que acontece em nosso país, é a hora da verdade, porque vocês são os formadores de opiniões e todas as revoluções em qualquer país começa através desses profissionais, ao povo basta se concientizar e tentar mudar o que vale a pena o que é prejudicial ao país…

  2. Camillo de Mattos Meirelles Ferreira disse:

    O que mais poderíamos esperar dessa corja que se apoderou do governo federal?
    A canalhice não tem limites.
    Os “aliados” do governo no congresso também comem no mesmo cocho. Não valem nada.
    Pobre Brasil.

  3. É inimaginável. É podridão. Entretanto, o suicídio não é a pessoa se matar, o suícidio é a pessoa MATAR A ESPERANÇA, portanto VAMOS ESPERAR…..e que DEUS NOS ACUDA. Belino.

  4. Rafael Bueno disse:

    Como o brasileiro pode educar um filho, quando a todo momento as instituições mais importantes deste país se mostram tão corruptas.

  5. antonio cavalcant disse:

    Não votem nas próximas eleições e não vão justificar.
    Esta será a solução para alguns sem esperança como eu.
    Este discurso da mídia que o voto seria uma arma poderosa não condis com nossa realidade. Os candidatos são sempre os mesmos. Apenas mudam as penas
    Obrigação de votar no que me é imposto ,que democracia kkkkkk.

  6. José Carlos Damaceno disse:

    O problema Kennedy é que esta revista veja não tem credibilidade com as pessoas bem informada, este é mais um caso que esta revista está jogando no ar porque é uma suspeita que ainda tem que ser provada pode ser verdade mas tambem pode ser mais uma tentativa da revista de jogar com as denuncias como é de costume deles, se não ficar provado o estrago já foi feito assim como em diversas reportagens tendenciosas feita por eles, só para dar um exemplo do descredito da veja é a ultima reportagem deles tentando influenciar os desavisados, na copa colocaram na noticia de CAPA que tinha estadio que só ficaria pronto em 2038 então é melhor esperar porque eles são parciais mesmo só não vê quem não quer.

    • sebastiao cunha disse:

      Entendo que tem muito pouco a ser provado pois existe um filme de 20min de duração que por si so e uma evidencia,portanto se e tudo fraude porque os envolvidos não processam a revista Veja?No caso espicifico a presidente da Petrobras,o procurador geral da republica deveria agir contra a Veja.O risco de uma revista fazer um artigo deste sem provas seria muito grande para ela,para a empresa que a administra.

  7. emerson disse:

    Infelizmente as informações que chegam até a ponta da linha são assustadoras sobre esta quadrilha que infelizmente foi implantada pelo povo.
    Não me assuto mais, com tanta podridão. tudo isso é para blindar os principais lideres, não é o caso de citar nome, se não ficarei redundante demais.
    Fico cada vez mais decepcionado com a politica nacional.
    EI, ESPERE, PODEMOS PEDIR IMPECHEMENT DO GOVERNO, COMO FOI COM O COLLOR?

  8. gesiel disse:

    SUPONHAMOS que ESTA DENUNCIA DO VEJA FOSSE VERDADE: “””E DAÍ?””” Isso seria APENAS uma pratica COMUM que acontece A TODA HORA NO MUNDO INTEIRO, onde “”advogados de DEFESA treinam as perguntas que FARÃO ao réu””. SERIA GRAVE SIM, se “”os advogados de ACUSAÇÃO””, TAMBÉM FIZESSEM A MESMA COISA. Ora, se POR ACASO os senadores do PT estivessem DIZENDO AOS INVESTIGADOS NA CPI da petrobras o que IRIAM PERGUNTAR, “””NÃO TERIA EFEITO NENHUM NOS DEPOIMENTOS”””, porque “””O PSDB PODERIA CONTINUAR A FAZER AS PERGUNTAS QUE QUISESSE””. Ou será que a Globo e a Veja, estão DENUNCIANDO O AECIO NEVES e o ALOISIO NUNES do PSDB, por ESTAREM COMBINANDO PERGUNTAS COM OS INTERROGADOS NAS CPIs da petrobras, para assim “””AJUDAR O ADVERSARIO PT?””” E’ melhor a globo e a veja, ARRUMAR OUTRA COISA, para querer DESVIAR O FOCO do “ASSUNTO DO MOMENTO” que é A CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO, FEITA PELO AECIO NEVES, NAS TERRAS DO TIO DELE, afinal o Aecio do PSDB “””PRECISA EXPLICAR”””: Por que construiu o aeroporto JUSTAMENTE NAS TERRAS DO TIO DELE e QUANTO PAGOU COM O DINHEIRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PELAS TERRAS DO TIO DELE, POIS TERRAS DESAPROPRIADAS SÃO COMPRADAS PELO ESTADO E NÃO DOADAS PELO DONO AO ESTADO?”” Por fim NÃO HA CRIME NENHUM se por acaso, UM ADVOGADO COMBINAR O QUE ELE VAI PERGUNTAR AO SEU CLIENTE, portanto NÃO HAVERIA CRIME NENHUM CASO O PT COMBINASSE O QUE FOSSE PERGUNTAR AOS INTERROGADOS DA PETROBRAS. Só seria crime se O PSDB TAMBÉM COMBINASSE. Será que o Aecio Neves e o Aloisio Nunes do PSDB, ESTÃO FAZENDO MARMELADA NAS CPIs e ENGANANDO O POVO?

    • Marcelo disse:

      Gesiel!!!!!! precisa dizer mais alguma coisa??

    • Duds disse:

      Gesiel, cai na real.
      Acorda !

    • sebastiao cunha disse:

      O fato e como você disse,pois os senadores e o relator que estiver fazendo perguntas estão agindo por similaridade como promotores públicos,estao investigando os questionados portanto estão agindo pelo bem publico e portanto e crime não fazer isto com ética,naquele momento os senadores não são advogados do individuo que esta sendo questionado

      • sergio disse:

        Então cabe a oposição que lutou tanto para fazer a CPI da Petrobras (lutou tanto que conseguiu 2 CPIS)fazer as perguntas que não estão combinadas afinal eles estão ali para isso…se não fazem , se abandonaram as CPIs…que USARAM apenas para desgastar o Governo…cade a posição???!!!…é a Veja quem faz a Vez…e eles pegam carona…realmente são uns incompetetes….não queria a CPI..ela esta ai…Manda o Aécio aparecer la no congresso e fazer uma visitinha por la.

    • Artur Castro disse:

      Gesiel, realmente você está certo quando afirma que advogados instruem clientes em depoimentos, contudo, instruir a mentir, constitui SIM crime, que é cometido pelo DEPOENTE e não por seu advogado, pois perante CPIs, os envolvidos encontram-se impedidos de mentir. Podem OMITIR, se recusando a responder perguntas, JAMAIS MENTIR, sob pena de perjúrio, crime federal, previsto em lei. Ocorre que o causídico ao orientar seu cliente, está fazendo seu papel, tentando dar coerência e consistência ao relato de seu cliente, e não se comprometendo com a verdade.

      • Renato disse:

        Artur, deixa pra lá. O Gesiel, assim como outros tantos, acredita no tal dos “fins justificam os meios”. Então, sendo do partido dele, vale tudo. Vale abraçar qualquer coisa.

      • gesiel disse:

        Artur, MENTIR PRA LEI, se configuraria OUTRO TIPO DE CRIME, e isso também SE APURA E SE PUNE. A Lei garante o direito do réu não produzir provas contra si mesmo, e isso incluir omitir-se de responder. O que eu quero dizer é que você pode combinar o que você quiser perguntar para alguém, porém EU POSSO PERGUNTAR O QUE EU QUISER para este mesmo alguém. Portanto Artur, se o AECIO e o ALOISIO NUNES ou qualquer outro do PSDB “”TIVESSEM REALMENTE O QUE PERGUNTAR””, ninguém do PT PODERIA IMPEDI-LOS, e os interrogados nas CPIs TERIAM QUE RESPONDER ou até mesmo se negar e AÍ SIM DAR O DIREITO “”AO PSDB DE SAIR POR CIMA””. Isto da veja é uma tentativa barata de DESVIAR O FOCO do aeroporto do quintal do tio do Aecio, que É O ASSUNTO DO MEMENTO.

    • Jonas disse:

      Petista clássico. Quando é pego numa falcatrua logo justifica citando as falcatruas de adversários. Você só se esqueceu que seu partido corrupto chegou ao poder com a bandeira da ética, transparência, honestidade e competência, como se fosse diferente dos demais partidos que eram classificados como “400 picaretas” por seu mentor. Então ficar aí citando as falcatruas dos adversários pra justificar as próprias é típico do seu partido principalmente nessa fase pré agonia onde já foi percebido que essas mentiras não colam mais, inclusive junto aos menos favorecidos que, já já retornarão ao gueto em função dessa economia capenga, dessa incompetência generalizada em todas as frentes de gestão da nação e dessa corrupção endêmica e generalizada que se espalhou por todos os órgãos da administração federal, incluindo estatais, autarquias e tudo mais. Só falcatruas.

      • gesiel disse:

        O PT não é o meu partido como nenhum outro é. Por isso, posso falar com a consciencia tranquila de qualquer um deles, SEM FECHAR OS OLHOS PARA A CORRUPÇÃO DE CADA UM DELES. Eu acredito que CIDADÃO HONESTO tem um valor 10 para a sociedade; um cidadão criminoso que cometeu crime e PAGOU PELO CRIME tem um valor 5 e um cidadão que NÃO PAGOU O CRIME (não se explicou pra sociedade) tem um valor ZERO. Portanto no governo do PT, que teve a corrupção do mensalão do congresso, e USOU A SUA MAIORIA DE VOTOS DO PLENARIO PARA DEIXAR ABRIR A CPI, tem valor 5, e o PSDB que TEVE TAMBÉM MAIORIA NO PLENARIO no governo FHC, na assembleia legislativa de MInas e daqui de São Paulo, e NÃO ASSINOU PARA ABRIR CPIs; “TEM VALOR ZERO”.

  9. MIRO disse:

    Realmente causa-nos indignação, mas, cá entre nós: o que é sério nesse país? A velha e famosa frase – “O Brasil não é um país sério” – ainda retrata o Brasil contemporâneo. Nada mudou!

  10. rinaldo disse:

    Falta do que fazer, ficam tentando achar pelo em ovo. Tentam transformar tudo em crime, isso é conversa de quem nada entende de investigação. Entregar previamente as perguntas em que dificulta a investigação? Os jornalistas não enviam perguntas por e mail?

  11. Antonio Oliveira disse:

    Essas aberrações e outras têm de ter um termo! É hora de a imprensa, com jornalistas realmente preocupados em fazer evoluir a sociedade brasileira, criar um elenco de mudanças que são urgentes para o país e incentivar a população a sair para as ruas e só retrair quando as medidas forem implementadas.O que o brasileiro precisa é de exemplo! Por que políticos com mais de 3 assessores e mordomias se em outros países decentes o ministro vai trabalhar de bicicleta e não fica em hotel de 26 mil reais a diária, com dinheiro público, como fez a Dilma e 50 “cumpanheiros”sanguessugas que ela levou junto na viagem. Por que essa Justiça que não funciona e só se preocupa em aumentar seus salários? Por que o Senado com 10 mil funcionáriso? Por que esse imposto tão alto, tudo 3 vezes mais caro no Brasil?

  12. Eládio disse:

    O câncer que se instalou no país já tomou conta dos três poderes e todas as instituições. Este câncer só poderá ser extirpado quando o brasileiro deixar de se iludir com festas populares, futebol, mentiras, orgias, néscio e cachaça. E partir para lutar contra esses ditadores, que não tem nenhum compromisso com a nação, pelos seus direitos fundamentais da pessoa humana e exigir respeito, dignidade, moral e ética. Enquanto persistir essa situação, não se pode falar em cidadania muito menos estado de direito.

  13. douglas disse:

    Kennedy eu gostaria de saber se é obrigado por lei entregar antecipadamente as perguntas para os acusados trabalharem as respostas, quero crer que a oposição está débil, assim como para se ter um país sério é necessario que a mídia seja séria, com essa mídia pode acontecer o que ela provocou em 64 de novo, por isso só acredito em jornalistas que seguem a linha do Kennedy.

  14. Paulo disse:

    Vamos aceitar que essa denúncia venha a se confirmar. De que maneira o acesso as perguntas podem, de fato, beneficiar os convocados pela CPI? Quem são as pessoas que podem dar ou elaborar a resposta senão os próprios convocados? Qual seria a “resposta certa” para essas perguntas? Na minha opinião a resposta correta jamais foi esperada de uma CPI nos moldes como vem ocorrendo e com o prazo curto, de 180 dias, como foi determinado. A verdadeira resposta está, sem dúvidas, nas investigações e inquéritos promovidos pelos órgãos de controle. Não espero nada relevante sobre esse assunto apresentado pela Veja, francamente.

  15. Ricardo disse:

    Esse povo petista falando abobrinhas aqui. Não se trata de “acordo entre cavalheiros”, isso é uma investigação do poder legislativo, uma CPI. Alguém já viu algum promotor entregar o que ele irá fazer para o acusado do qual ele é o acusador? O acusado, por lei, tem direito a um advogado. Quem nada deve, não teme, se fizeram isso é porque devem e muito… Se isso realmente aconteceu, é grave, merece ser apurado e as pessoas responsabilizadas.

  16. jonas disse:

    infelizmente não há luz no fim do túnel, aliás, não há tunel!
    a verba do túnel foi desviada!!
    vivemos, creio, o pior momento da história republicana brasileira;
    virou coisa comum o conchavo, o acerto, o “o que é meu é meu e o que é seu, tenho parte”;
    não tenho esperanças no Brasil e o Brasil não tem nos seus brasileiros;
    somos alertados e elogiados por possuir um país de terras maravilhosas e povo bom;
    bom e manso!!
    tão manso que só se manifesta em festa;
    quando é por seus direitos, somente se puder se esquivar dos seus deveres;
    Deus salve o Brasil pois, pelos brasileiros mansos, está condenado!!

  17. SAULO ROBERTO disse:

    Boa tarde a todos. É uma pena que tudo o quanto esteja sendo mostrado ao povo em termos de corrupção desse Governo do PT não esteja sendo entendido. Tudo o que está sendo roubado é nosso, é do Povo Brasileiro. Então irmãos deste País, vamos a luta, conquiste mais um voto contra o PT, escolha dentre os demais candidatos um que seja menos mal do que a quadrilha que aí está. Dizer que todos são ruins não é verdade. Pode ser que não sejam tão bons o quanto o Brasil mereça, mas podem governar com um pouco mais de respeito ao Povo Brasileiro e o nosso patrimônio Público.

  18. antonio disse:

    Concordo com O José Carlos. A Veja não tem credibilidade para fazer denúncias. É só lembrar do editor-chefe Carlinhos Cachoeira. E tem mais. A CPI é aberta a todos. Qualquer deputado pode fazer pergunta. Estanho seria um complô de deputados do governo combinando contra o governo. A CPI é um espaço político. O governo defende seu lado e a oposição defende o seu. Já imaginou a manchete “deputados da oposição combinam perguntas”. Sem o menor sentido, pois isso é óbvio.

  19. Pasquale disse:

    Douglas, quer dizer que eu vou investigar e inquirir.E eu entrego antes as perguntas?????????
    Alto lá,não sei quem é débil…não é programa de entrevistas, meu caro.

    • douglas disse:

      Caro Pasquale acho que não entendeu nada do que disse, só pode ser da oposição né. pois estou justamente contestando a oposição que acreditou que as perguntas foram entregues para trabalhar as respostas, só na cabeça de camarão da oposição, a oposição é que deve explicação dessa acusação que a OÍA reportou ops emporcou.

  20. já era de esperar que essa quadrilha que esta como um câncer instalada neste governo e que toma conta de nosso Brasil e corrompe todas as estrutura de nosso pais Roubando e desviando o dinheiro da educação da segurança e da saúde cadê as pessoas deste pais vamos esposar estes parasitas do governo através do nosso voto vamos para estes que não somos otários

  21. Jose Maria disse:

    …, claro que é ato criminoso. Crime perpetrado contra a incauta população brasileira. Uma medida vergonhosa, um acinte a honra e a dignidade, é rasgar a Carta Magna. Isso é caso de polícia. Usemos as URNAS, fora, PT!!!!

  22. Pedro Junior disse:

    Pelos comentários, logo se vê poque o Brasil está a caminho de um buraco negro. pois ao invés de ficar indignado com essa combinação de compadres para roubar o País, alguns comentários culpam a oposição pela divulgação dessa maracutaia ou até atacam a revista que publicou e divulgou o vídeo incontestável. Neste caso, isso é o menos importante.
    Em qualquer país sério, os depoentes de um crime de lesa pátria como este, estariam presos aguardando julgamento e o povo estaria mostrando sua indignação, não achando que tudo é normal e que aceitam ser roubados.

  23. CARLOS Z disse:

    TIPICA ATITUDE PETISTA. VALE TUDO PARA PERPETUAR AS FAMOSAS FALCATRUAS PETISTAS. ESTA AI O MENSALÃO, O DINHEIRO PARA O CAIXA DE CUBA, O PERDÃO DA DIVIDA DA VENEZUELA, DAR UMA USINA DE GÁS PARA A BOLIVIA, DINHEIRO NA CUECA, MAIS MENSALÃO. É O PT CADA DIAS MAIS TRANBICANDO VOCÊ

  24. dimas tobias disse:

    A mascara do PT todo dia vem caindo, muitos já sabiam que essa corja não vale nada até porque estudaram Maquiavel para os seus feitos, ou seja, os fins justificam os meios, mas eles não contavam que a população já se deu conta de quem realmente são, é uma verdadeira quadrilha instalada no poder para se manter e beneficiar a si próprios e os amigos. Não se enganem que tudo estava combinado, mas eu as vezes me pergunto será que essa gente conseguem dormir sossegado, com tantos envolvidos. Mas outubro esta ai e daremos a resposta final ao PT e sua trupe, nunca mais corruptos.

  25. Pasquale disse:

    OK Douglas,ainda bem que não era o que pensei rsrs…abraço.

  26. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    A Petezada realmente está ameaçando nossa tenra D-E-M-O-C-R-A-C-I-A, começou com o Escândalo do Mensalão, que era orquestrado pelo ministro responsável pela C.Civil da Presidência, o Capitão do time da Petezada, José Dirceu(PT/SP), hoje recolhido na Papuda com alguns cumpanhêros da legenda Petista. Eles estão desmoralizando nossas Instituições em nome de um projeto de perpetuação no Poder Central, não importando os meios para alcançar seus objetivos. Veja como está nosso B-R-A-S-I-L desde que o Lula Frankenstein(criador), chegou ao Planalto em janeiro de 2003, e se reelege, conseguindo também eleger sua Rousseff(criatura) e agora estão fazendo o diabo para tentar a reeleição da mesma. Espero que o nosso Congresso Nacional, aproveite o episódio desmacarando a CPI da Petrobras no Senado Federal e ressurja das cinzas, fazendo uma limpeza e cortando na própria carne, cassando aqueles que estão se apequenando para agradar e salvaguardar o Poder Executivo. PT NUNCA MAIS!!!

  27. Helio disse:

    Ninguém que tenha bom senso e um mínimo de experiência vai sequer a entrevista de emprego sem antes se preparar para as possíveis perguntas que o selecionador pode fazer…

    Quem seria o idiota que iria depor numa CPI que quer incriminá-lo, ademais televisionada e noticiada para todo o país, sem antes se preparar para responder às perguntas que provavelmente seriam feitas ali…

    Não há fraude alguma…

    Pegar um depoente em contradição, deixá-lo em situação embaraçosa ou obter dele admissão de irregularidades, no caso concreto desta CPI, seria tarefa da oposição…

    Tentar transformar esse episódio em escândalo, além de ser uma confissão da oposição de sua cavalar incompetência, é também mais uma demonstração de desespero dos desmoralizados tucanos de rapina, que com seu catastrofismo e seu denuncismo vazio, escrevem a cada dia mias páginas da crônica da derrota anunciada e acachapante que sofrerá em outubro próximo…

  28. paulobueno disse:

    dificil é achar um politico honesto hoje em dia.

  29. gilvanea disse:

    entendam de uma vez por todas, parem de defender esses maus políticos, vocês levam tudo pro lado pessoal esquecem que somos nós que financiamos esses senhores o dinheiro é nosso pra ser usado em benefício da nação em melhorias e crescimento, e ficamos discutindo bobagem que não leva pra lugar algum, o que realmente importa é que o brasil é a nossa casa e merecemos mais por tudo que nos tiram em impostos.

  30. gilvanea disse:

    parem de bobagem o dinheiro desviado é nosso, esses senhores estão pouco se lixando pro povo, só lembram dos eleitores a cado 2 anos quando precisam do nosso voto, o ridículo é que agora também convocam os bolsa família para se cadastrarem, é isso aí brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-27 04:16:08