aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
27-09-2014, 12h11

Cais do Valongo, vergonha que não pode ser esquecida

Sítio histórico pode ganhar título de Patrimônio Cultural da Humanidade
3

Daniela Martins
BRASÍLIA

A candidatura do Cais do Valongo ao título de “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela UNESCO ganha força. A equipe da área de preservação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) contará agora com o reforço de um comitê formado por acadêmicos, pesquisadores, membros de associações comunitárias e representantes das três esferas de governo. A posse e primeira reunião do comitê estão programadas para o próximo dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro.

O Cais do Valongo foi a triste porta de entrada de quase um milhão de escravos africanos no Brasil. Obras na região portuária do Rio de Janeiro revelaram, em 2011, esta área que havia sido escondida sob diversas outras construções. Foram tentativas de apagar a memória vergonhosa do tráfico de seres humanos.

O reconhecimento do local como patrimônio mundial é um marco importante para destacar a violência contra a humanidade que representou a escravidão. O Brasil foi o último país do ocidente a abolir o trabalho escravo. O cais já é reconhecido como patrimônio da diáspora africana.

Conheça um pouco mais sobre esta história e sobre os trabalhos de pesquisa e preservação:

Comentários
3
  1. O CAIS DO VALONGO ACABOU... ATÉ QUANDO A "VERGONHA" VAI CONTINUAR ? disse:

    NAQUELE TEMPO ACHAVAM NORMAL UM BRANCO ESCRAVIZAR UM NEGRO, EXPLORANDO SEU TRABALHO, CASTIGANDO-O COM PANCADAS, VENDENDO-O COMO MERCADORIA, SEM DIREITO A NENHUM SALÁRIO, A NENHUM DIREITO – GRAÇAS A DEUS ISSO TERMINOU.

    NO TEMPO DE HOJE ACHAM NORMAL UM GOVERNANTE, UM SENADOR, UM DEPUTADO (REPRESENTANTES DO POVO), UM JUIZ, UM PROMOTOR ETC TER UM SALÁRIO DE 30, 40 MIL REAIS POR MÊS, MAIS MORDOMIAS QUE FAZEM ALGUNS GANHOS ATINGIREM 100 MIL REAIS, ENQUANTO UM PROFESSOR, UM POLICIAL, UM FUNCIONÁRIO DA SAÚDE, UM OPERÁRIO ETC GANHAM SALÁRIOS TÃO BAIXOS QUE MUITOS SÃO OBRIGADOS A TRABALHAR DUAS E ATÉ TRÊS JORNADAS, PARA COMPLEMENTAR O BAIXO SALÁRIO – SEM FALAR NO SALÁRIO MÍNIMO OFICIAL QUE O GOVERNO DETERMINA, DE R$724,00.

  2. Ronaldo disse:

    Arqueologia e História, duas áreas do conhecimento de suma importância para compreensão dos mecanismos que regem a sociedade, se entrelaçam de maneira coesa nessa fantástica descoberta que foi o desvelamento da realidade da opressão sofrida pela etnia negra já em sua chegada na Nação que cresceu sobre seu sangue e suor. Só irei acreditar em uma abordagem honesta e esclarecedora para a sociedade brasileira de tal tesouro do passado, se os futuros secretários de cultura do estado do Rio de Janeiro forem escolhidos entre pessoas do calibre do historiador Dr. Boris Fausto ou da arqueóloga Dra. Tania Andrade lima.

  3. Carlos Alberto disse:

    Acho que este assunto deveria ser mais esclarecido e ensinado, como parte da história real do Brasil, aos nossos jovens, nas escolas elementares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 06:53:55