aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-05-2015, 23h37

Câmara piora política ao votar pelo fim da reeleição

45

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A Câmara vai prosseguindo no firme propósito de piorar o que já está ruim. Acabou de aprovar o fim da reeleição. Isso mesmo. Fez isso com o voto de todos aqueles que se beneficiaram dela _especialmente o PSDB, que a criou, e o PT, que dela usufruiu.

A Câmara acabou de dar 452 votos pelo fim da reeleição. Apenas 19 deputados federais votaram para manter um mecanismo que vem dando certo, com as naturais exceções.

Houve uma sucessão de discursos de arrependidos de ter aprovado a emenda constitucional da reeleição em 1997. Tomara que o Senado tenha mais bom senso ao analisar o que está sendo aprovado na Câmara, que ainda tem de apreciar todos esses temas mais uma vez em segundo turno de votação.

Comentários
45
  1. Antonio Oliveira disse:

    Acho que foi pouco!Deveria acabar também com a reeleição de DEPUTADOS, SENADORES e VEREADORES. O Brasil necessita URGENTEMENTE EXTINGUIR o POLÍTICO PROFISSIONAL,que tanto malefício causa ao país. Com isso as pessoas decentes e CAPACITADAS se interessariam pela política.Ninguém suporta mais deputado com 25 assessores, motorista, mil mordomias, etc, quando se sabe que em país DECENTE isso não ocorre. Ninguém suporta mais as mediocridades dos Romários, das Rosários,Jeans, Lulas, Dilmas, pastores, jogadores, artistas, sindicalistas, Luisinhos, Paulinhos, etc, gente que tem na política a única chance de ser alguém. A consequência todo mundo sabe: desvio e dilapidação do dinheiro público, com raras exceções!

  2. Leonardo disse:

    “mecanismo que vem dando certo”, sério que você pensa isso? Não é possível…

  3. Pela primeira vez os deputados que tanto erram,roubam,sacaneiam os brasileiros acertaram!A muitos anos comprovadamente que quatro anos já é mais que suficiente para essa cambada de ladrões ficarem no governo! A prova está escancarada com os governos do PT! Graças a Deus!

  4. Fábio disse:

    É duro ter que ler jornalistas se aproveitando do seu espaço para dar opiniões em forma de verdade absoluta como foi feito aqui.

    Acho que o Kennedy não argumentou simplesmente porque não tinha argumentos.

    A reeleição é uma disputa desigual. Quem já está no poder não precisa abandonar seus cargos para disputar uma nova eleição. Usa a máquina pública a vontade e tende a atrair muito mais “doações” do que qualquer opositor.

    A prova disso são os diversos casos de políticos mal avaliados que mesmo assim conseguiram se reeleger. O único lugar em que essa regra não acontece é no governo do estado do Rio Grande do Sul.

    Outras vantagens da não reeleição é que o governante não precisará se preocupar com a sua honra na próxima eleição e não precisará passar um primeiro mandato tomando medidas populistas para evitar um fracasso que colocará sua carreira política em risco. Ele deverá se comportar muito mais como um estadista, pensando no longo prazo do que no imediatismo.

  5. Fernando Bortolotto disse:

    Prova de que até jornalistas tarimbados escrevem groselha. E com poucas palavras.

  6. Mauro disse:

    Curioso como a reeleição foi feita para evitar o Lula (1998) e para evitar o Lula (2018 e 2022).
    Como diz o Luiz: “desde 1989 as eleições presidenciais se decidem em razão do Lula, por medo do Lula ou por amor ao Lula)

  7. Leandro disse:

    Não entendi o titulo, nada a vê com o contexto!

  8. flavio rocha disse:

    o que vc acha de “naturais exceções”, eu vejo como desastre ético. somos um povo sem raça e sem escrúpulos,e se vc nunca participou de uma reeleição,aconselho que vá antes de comentar e defender.

  9. Roberto Messias disse:

    Até agora todos os segundos mandatos foram piores que os primeiros, só servem para pagar aos financiadores de campanhas.
    Não consigo entender onde este mecanismo está dando certo, seria no Azerbaijão?

  10. Carlos Henrique disse:

    Não duvido de do jeito que é a vida política brasileira, daqui a cinco ou dez anos, vão trazer a ideia da reeleição outra vez, pois sabemos como são os políticos deste confuso país. E você tem razão, Kennedy, o povo tem apoiado a reeleição.

  11. Zeca disse:

    Não sei porque o fim da reeleição é algo ruim.

    Na realidade foi a melhor coisa que aconteceu na política nos últimos anos.

    Só assim os chefes do Executivo (prefeitos, governadores e presidentes) param de fazer campanha para si próprio e passam a dedicar um pouquinho de seu tempo em tentar servir a população.

  12. Getulio disse:

    E pensar que FHC comprou as reeleições com o dinheiro das privatizações.
    É que o numero 45 não cabia na urna então so dava 13.

  13. PAULO SEBASTIÃO disse:

    Não é possível conceber que este jornalista faça tal comentário, talvez não entenda nada de história do Brasil.

  14. Anderson disse:

    Não entendi, primeiro você diz que o sistema não é bom, em seguida critica a modificação, depois diz que é um “mecanismo que vem dando certo”. Enfim, não compreendo seu ponto de vista.

  15. JOAQUIM BANHOS NETO disse:

    Sr KENNEDY, devo lhe informar que não precisamos de políticos, precisamos sim de executivos com metas e objetivos e que sejam bem remunerados, os políticos são carroças muito pesadas e custos muitos altos, com roubalheiras, mamatas, apadrinhados e estatais que so dao prejuizo, vamos acabar com esta corja de marginais.

  16. S Miguel disse:

    O maior problema não é no executivo, e sim no legislativo, é preciso haver alterações políticas para o congresso, proibindo reeleições dos deputados e senadores, assim a acabaria com o “político profissional” que está lá há décadas e assim não “oxigena” o congresso… só com muita “naftalina” para aguentar!!!

  17. vanderlei disse:

    Bom dia Kennedy, apoio o fim da reeleição, sistema de estimulo ao roubo oficializado. Experiências de FHC, Lula, LHS de SC, prefeito Kleiubing de Blumenau, Decio Lima de BLumenau e outros foram péssimas. Defendo 5 anos de mandato e sem reeleição.
    Obrigado pela atenção, tenha um bom dia.

  18. Eduardo disse:

    Caro Kennedy, sinto mais pelo sonho petista de se perpetuar no poder do que o PIORAR o que já estava ruim. Esse povo não entende que só o PT tem condição de governar o país. Lula é um grande lider e estão tentando incrimina-lo por vaidade. É tudo perseguição política e picuínha da oposição. Já estou farto desta mentirada sobre corrupção. Não leva à nada. O PT sempre vai ser “da hora”. É o preço que se paga pela tentativa de igualdade de classes. Deveriam permitir areeleição 4 ou 5 vezes. Que oportunidade perdida…

    • César disse:

      Muitos se esforçaram para o país reaver a democracia, mas, pela opinião de alguns, a ditadura deveria continuar. Ditadura nunca mais! Nem mesmo as “ditaduras de esquerda”!

  19. edvaldo disse:

    Pelo um lado é ruim,vamos dizer que nós temos um otimo presidente,governador muito bom ,este quanndo acabar o mandato não poderar mais ajudar o Páis..
    Mais por outo lado é bom assim,um exemplo é o ex presidente Lula ,e a atual pesidente Dilma desde que estão no poder acabarão com o Páis ,por este motivo é bom o fim da reeleição.Fim a os coruptos.

  20. Alzir disse:

    A reeleição tem mesmo que acabar. Não existe um politico um postulante que não assuma o mandato é já começa a governar e já articula a reeleição, com larga vantagem em relação aos demais postulantes.

  21. Roberto disse:

    Deveria acabar também com a reeleição para deputados e senadores. Assim acabaria com políticos de carreira.

  22. Fabio disse:

    Bom dia caro Kennedy

    Porque, na sua visão, o fim da reeleição é nocivo ao nosso sistema político? Outra pergunta, o mesmo presidente que cumpriu seu mandato poderá concorrer novamente depois de ter terminado o mandato do presidente seguinte?

    Obrigado pela atenção.

  23. ´David Dias disse:

    O homem , o ser humano, que se diz racional mostra nos a cada dia que passa que é o mais irracional dos animais que existem no planeta Terra. Culpam se uns aos outros por tudo e por todos, possuem a ganancia de quererem se igualar quanto as benesses e as desonestidades e dividem cada vez mais os irmãos e a humanidade. Acreditam que com inventando Leis irão melhorar e ate igualar à todos. O erro esta no próprio homem que dentro de seu atraso espiritual não tem capacidade nem para resolver problemas imediatos e simples e querem resolver problemas de longo prazo e ate fora de sua capacidade. Para mim a REELEIÇÃO é boa pois se o ocupante do cargo mostrar que esta fazendo uma boa administração deve continuar, quando não, conforme o sapo barbudo e sua currióla deve ser banida da vida publica. Outro problema ainda é que existem pessoas e ate com nível superior querendo acabar com a reeleição para os cargos Legislativos o que sera um caos pois em quatro ano de mandato o eleito não saberá nem como funciona a Camara e o Congresso .Todo profissional com a passagem do tempo fica melhor em sua profissão e assim é com os cargos legislativos pois quer queiram quer não é uma PROFISSÃO . O que se deve é saber escolher na época devida mas infelizmente o brasileiro é irresponsável e tem a politica como uma coisa banal e vai nas mentiras do candidato e da mídia pois dizem aquilo que querem ouvir e dane-se o Brasil e os brasileiros.

  24. Joaquim disse:

    Kennedy, deixa eu discordar de você, fizeram a unica coisa correta neste caso, foi um experiência muito ruim, não temos maturidade politica. Se não fosse este instrumento não teríamos FHC-2, Lula-2 e principalmente Dilma-2.

  25. Rodrigo disse:

    Desculpe, não vi no que isso piora… Para mim foi um avanço, até que enfim algo de positivo, pois essa reeleição é uma afronta ao progresso, pois infelizmente vivemos em um pais de oportunistas, que só queriam a reeleição parar querer usufruir um pouco mais da maquina de dinheiro que é o Brasil.Sim, para os políticos desde o tempo do Sarney veem o Governo como uma forma de caixa eletrônico sem limites.
    Quem sabe se houver uma moralização (sonho) num futuro bem distante poderia pensar em voltar esta modalidade….

  26. CLAUDIO CASTELÃO LOPES disse:

    Discordo, pois toda reeleição gera, troca de favores, os deputado com certeza não sabem o que estão fazendo no congresso, pois neste caso da reeleição acertaram, mas o mandato tem que ser de 5 anos e todas as votação juntas, para diminuir despesas, o que eles tinham que fazer era uma reforma politica de verdade, mas com medo de perderem seus mandatos não tiveram coragem de fazer o que era preciso, estou envergonhado, não de ser brasileiro, mas sim de estar aqui fazendo parte de uma geração que não tem coragem de sair nas ruas para eliminar esta vergonha mundial, que esta se tornando a politica da presidente, e do congresso e do senado, poderia escrever muito mais pois conheço os dois lados e sei que os discursos são mentirosos.

  27. LEÔNIDAS DE SOUZA NASCIMENTO disse:

    Sr. Kennedy bom dia.

    Estou tomando pé dessa votação por alto, através da imprensa e por Vossa Senhoria, que é especialista no assunto, pelo comentário contrariado que fez acima. Portanto, não sei em que circunstância e texto ocorreu essa aprovação. Porém, quando houve a aprovação de reeleição lá em 1997, rabiscando a Constituição com menos de 10 anos de criada, isso não deveria ter acontecido. Nossos partidos políticos não tem competência e seriedade para se manter tanto tempo no poder. Lamentavelmente é dar tempo demais para que corjas se aproveitem da Posse e da Nota Promissória que o povo brasileira dá assinada em branco para pessoas que só pensam em se dar bem, sem nenhum compromisso com a sociedade e promessas de melhores condições sociais. Respeito sua posição sobre o tema, por ser uma pessoa do bem e muito balizado para sustentar essa opinião, mas, entendo que uma eleição é suficiente para que cada partido “leve menos” e seja deflagrado pelos seus opositores sobre a administração de quadrilha que invariavelmente termina em CPI’s que nunca dá em nada, pois, todos acabam que são culpados direta ou indiretamente. Agradeço o espaço e a atenção.

  28. Decio disse:

    Nao entendi sua analise, critica o PSDB por ter criado a reeleição, critica o PT por ter usado ela, e critica a camara, por ter acabado com ela,

  29. Darival Santana disse:

    Como pode um jornalista como Kennedy discordar da aprovação pela não reeleição?, acho que ele não atentou pelas experiências políticas negativas dos últimos 20 anos, onde a reeleição de políticos só tem trazido interesses próprios, logicamente para grande maioria, então caro Kennedy com todo respeito, faz-se necessário uma reflexão sobre seu posicionamento.

  30. Sérgio Luiz Cubaquini disse:

    Já era tempo de votarem o fim da reeleição.

  31. gilmar disse:

    Acho que nunca vi vc levar de lavada como neste texto , não vi um só achar que vc acertou, o Brasil precisa se depurar, precisa ser passado a limpo e sem a participação destes que ai estão, são como maçãs podres tudo que entra contamina.

  32. Ricardo Mederiso disse:

    Discordo totalmente. O fim da reeleição não deu certo coisa nenhuma. É uma das maneiras dos políticos corruptos se perpetuarem no poder. Sou a favor do fim de reeleição para todos os níveis do legislativo e executivo. Chega de ” político profissional “.

  33. Edvaldo Cosmo disse:

    Tudo estava dando certo de que maneira sr. Kennedy? Muito infeliz seu comentário. Tudo ia dando certo até o PT fazer as merdas que fez. Afinal, o programa deve ser do partido e não do candidato. Se o candidato cumpriu rigorosamente o programa do partido, é coerente que se vote no candidato apresentado pelo partido. O que não se pode é dar poder permanente a um cara maléfico feito Lula que, ao lado de Zé Dirceu, tinha plano de se perpetuar no poder. Isso para mim é formação de quadrilha.

  34. Anafilófio disse:

    Mas que enorme absurdo, todos sabemos que como é hoje o mandato serve apenas como “campanha” para a reeleição, campanha desigual, diga-se. Como alguém pode defender esta aberração? A solução óbvia e simples para “resolver” o alegada questão de que 4 anos é pouco tempo para se fazer qualquer coisa, e eu concordo, é adotar um mandato de 6 anos com um referendo aos 3 anos para que o povo decida se quer o mesmo governante por mais 3 anos, sem campanha alguma. Se o governante for aprovado governa mais 3 anos, se for rejeitado governa apenas mais 1, tempo suficiente para que se prepare a próxima eleição e que se faça a campanha eleitoral, simples e ÓBVIO, coisa que político brasileiro adora evitar.

  35. Itamaraty Em Chamas disse:

    Vantagens da re-eleição:
    -Maior estabilidade na gestão pública e na execução de estratégias de longo prazo(teórica)
    -Possibilidade de continuar com gestões que estão tendo sucesso
    Desvantagens da re-eleição:
    -Vantagem desigual para quem está no poder ao distribuir verbas para angariar apoios e se perpetuar no cargo
    -Necessidade constante de negociar apoio/cargos e dinheiro público entre legislativo e executivo
    -Maior dificuldade para se mudar situações estáveis mas medíocres. Em caso de dúvida, o conservadorismo do eleitorado opta sempre por manter oque não está totalmente insuportável…

    Na prática, a re-eleição no Brasil não produziu resultados positivos. De fato, uma revolução do sistema exige estabilidade, poder ilimitado e longo prazo(Deus nos livre de revoluções…), mas um sistema em evolução precisa de maior variedade e alternância. Oque temos de exemplos factuais são o segundo governo de FHC, que foi uma sombra do primeiro, o segundo governo de Lula, que plantou as sementes dos problemas financeiros e políticos atuais, e o segundo governo da Dilma, que começou de forma extremamente atrapalhada e enfraquecida. Me parece que o prazo de validade de um político em um cargo majoritário é de 4 anos… Até o segundo governo do Alckmin tende a ser ruim, e temos outros exemplos de prefeitos e governadores re-eleitos que não produzem com a mesma qualidade.

    Foi a única coisa útil que o congresso aprovou sobre reforma política, e certamente, a que mais faz sentido. Espero que aprovem algo para o financiamento de campanha, porque é ridículo deixar que o STF legisle sobre o sistema eleitoral… O STF é guardião da constituição, não seu autor ou revisor… Pena que o congresso se omitiu em aprovar o sistema distrital misto. O atual sistema proporcional tem um defeito muito grave, e muito explorado, de usar nomes famosos para atrair votos que acabam por favorecer um partido ou candidatos de pouca expressão, minoritários no sentido pejorativo da palavra, porque representam grupo algum…

  36. Hélio César disse:

    Bom ou Ruim, a reeleição dependendo da ótica de cada um, foi um mal que veio para um bem. Agora me desculpem seus leitores, esses parecem que votam tão mal quanto os políticos. Alguém está votando, para que os maus políticos perpetuem no poder. Por tanto, a culpa não é da forma das eleições (leis), mas sim do povo, apolitizado que temos. Concorrer a sucessivos mandatos todo mundo quer, inclusive vc…., mas quem decide quem contiuna é vc também.

  37. César disse:

    Sabe qual é a principal mudança com o fim da reeleição? Resposta: Pagaremos por mais aposentadorias de ex-Presidentes, ex-Governadores, ex-Prefeitos. Que serão trocados após um mandato e nós os sustentaremos pelo resto de suas vidas.

  38. Alexandre Contreras disse:

    A reeleição tem de acabar mesmo. É isso ai!!!!
    O sr, Lula que já está garantido como presidente em 2018 não pode se candidatar pela TERCEIRA vez. Esse senhor já foi presidente por duas vezes. Isso é um absurdo! E o PT está no poder há 13 anos. Parece q o PT e seus partidos satélites (PSOL e PCdoB) querem transformar o Brasil no México, onde o PRI ficou no poder por uns 70 anos consecutivos. E lá não há reeleição, imagine se tivesse. Parabéns ao Congresso!!! Lula já foi presidente por dois mandatos, agora é a vez dos outros partidos e seus candidatos. Somos uma democracia. Ou não??

  39. Josevaldo Lopes da Silva produtor rural projeto curaçá Juazeiro BA disse: disse:

    Como sempre belo posicionamento Kennedy REELEIÇÃO quatro anos mais quatro se estiver dando certo , se não,muda-se através do voto secreto e DEMOCRÁTICO os segundos mandatos nem sempre são piores EX: Eduardo Campos PE Isac Juazeiro PSDB SP( e olha lá sou PETISTA) segundo de Lula melhor que o primeiro e o segundo da presidenta DILMA que com certeza será MELHOR que o primeiro O nosso maior problema talvez seja a nossa SOCIEDADE é pior que os políticos.Em tempo.Nos últimos vinte e dois anos tivemos grandes cidadãos no comando do país ( ITAMAR FRANCO, FHC, LUIS INÁCIO LULA da SILVA e a atual PRESIDENTE DILMA.

  40. Lourival Amorim disse:

    Caríssimo Kennedy,
    Por pura vaidade, FHC “conseguiu” conquistar sua reeleição. Talvez tenha sido sua pior interferência na processo eleitoral brasileiro. Se você fizer uma análise histórica, verá que todos os políticos envolvidos na picaretagem, são políticos que estão em mais de um mandato. Caso fosse aprovado o fim da reeleição em todos os níveis, com certeza, ou absoluta certeza, teríamos a maior “purificação” da política brasileira. Para os políticos que têm a política “no sangue”, tudo bem… ele vai ser vereador por uma vez, prefeito por uma vez, deputado, governador, senador e presidente da república apenas por uma vez. Seria a redenção da política brasileira.

  41. Raimundo Trindade Pereira do Rêgo disse:

    Segundo um velho ditado popular,,, toda pessoa tem cinco segundo de burrisse.. Parabéns a todos os deputados q em seus cinco segundos ,,, votaram pelo FIM DA REELEIÇÃO,( por aí podemos nos certificar
    da atenção dos parlamentares na hora das sessões,,,,graças a Deus eles estavam no celular e não sabiam em que estavam votando), se ferraram,, pois, essa pratica era maléfica para os brasileiros…. no primeiro mandato ñ faziam nada,, no segundo
    faziam a faxina e deixavam ROMBOS nos cofres público…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 07:20:21