aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-07-2015, 9h25

Câmara piora um pouco o Brasil; PSDB fortalece Cunha

93

Postado por: Daniela Martins

O Brasil assiste a um retrocesso político, econômico e social para o qual contribuem um governo fraco e inábil, ferido por casos de corrupção e pela incompetência econômica do primeiro mandato, um Congresso conservador politicamente e irresponsável do ponto de vista fiscal e uma oposição que não leva em conta que, se chegar ao poder, vai enfrentar a terra arrasada que está ajudando a construir.

O PSDB pode estar vitaminando forças que não o deixarão reconquistar a Presidência em 2018. Os tucanos correm o risco de estar alimentando a fera que vai devorá-los.

Que fique bem claro: o capitão da vitória conservadora desta madrugada foi o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não os tucanos.

A Câmara piorou um pouco o Brasil na madrugada de hoje. A redução da maioridade penal foi aprovada com um texto mais brando do que o derrotado na votação da noite anterior. É uma derrota grave para os direitos humanos e a juventude mais pobre.

É uma pena que o PSDB, um partido social-democrata e que tem uma proposta mais razoável apresentada pelo governador Geraldo Alckmin sobre crimes graves cometidos por jovens, tenha tido uma ação tão conservadora em relação ao tema. 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse em entrevista ao SBT que, se o Congresso aprovar esse caminho, os jovens que serão encarcerados sairão piores das prisões do que entraram. Na avaliação dele, a medida vai aumentar e não reduzir a violência.

Ainda falta votar em segundo turno na Câmara, mas tudo indica que passará novamente. Há esperança de que o Senado vote a alteração no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e engavete essa PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da redução da maioridade. Mas é forte a pressão da opinião pública a favor da redução de 18 para 16 anos.

Haverá uma provável contestação ao STF (Supremo Tribunal Federal), que deverá ser feita em relação à manobra que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), utilizou. Ele votou texto semelhante, mais brando do que o rejeitado ontem.

Desde a semana passada, estava clara a resistência à inclusão dos crimes de tráfico de drogas na redução da maioridade penal. Mas Cunha ousou e perdeu na primeira tentativa. Na segunda tentativa, repetindo uma manobra que já havia usado na reforma política, saiu vitorioso.

Quando houve contestação ao STF daquela manobra, a ministra Rosa Weber rejeitou o pedido liminar, por não ver, a princípio, inconstitucionalidade. No entanto, Weber ressalvou que a questão poderia ser examinada sem urgência pelo plenário do Supremo. Portanto, há ainda um caminho jurídico.

Parece ruim o precedente que o presidente da Câmara abriu para não ser derrotado. Ele vota uma matéria, pega o mapa com a posição dos deputados e depois vai negociar com parlamentares que não aderiram à sua posição inicial. Essa ação mereceria uma avaliação mais refletida do Supremo.

*

A 15ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Conexão Mônaco, prendeu o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Zelada, que foi o substituto de Nestor Cerveró.

Assim como Cerveró, Zelada era um diretor da cota política do PMDB. Ele entrou na área Internacional em 2008 e saiu em 2012. Portanto, é má notícia para os peemedebistas.

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, lidava mais com o PP. Renato Duque, que está preso em Curitiba e dirigia a área de Serviços, era da cota do PT.

Com a prisão de Zelada, a Lava Jato poderá reunir mais informações sobre caciques do PMDB que operavam na estatal. Se resolver fazer uma delação premiada,ele poderá engrossar a frente de investigação da Lava Jato a respeito do PMDB, sem prejuízo de eventuais revelações sobre outros partidos.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
93
  1. yama souto disse:

    O comentário publicado mostra a observação exteriorizando o ânimo de apoio ao estado político atual que diz que a intenção é apenas cumprir a “INVESTIGAÇÃO QUE INCOMODA” OS PARTIDÁRIOS PETISTAS. É ÓBVIO NÃO É ESSA A OBSERVAÇÃO QUE SE PODERIA OU DEVERIA SER PUBLICADA E SIM QUE OS ENVOLVIDOS PESSOAS COM RECURSOS E QUE SABEDORES DE QUE COMETERAM PARA BENEFÍCIOS PROMETIDOS POR PESSOAS VINCULADOS E COM PODERES CONSTATADOS DE “CRIMINOSAMENTE PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE NO PAÍS PRATICARAM O CRIME DE CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA” PRECISAM SER JULGADOS E AFASTADOS DE PERMANECEREM PRATIVANDO ESSES CRIMES APÓS JULGADOS E SENTENCIADOS.

    • jairo disse:

      CAros comentarista : yama souto,
      Paulo , E.Silva…………
      O problema da maioridade penal não só reduzir e encarcera-los, mas o que se fará para que eles se ressocializem….. esta provado que cadeia não muda ninguém,.
      Engraçado que não votaram a aplicação das penalidade para quem corromper o menor, que agora será de 16 anos abaixo….. Os narcotraficantes foram beneficiados de novo, onde não incluído sequer uma linha na redução…sobre eles. isso muito estranho…eles poderão traficar e reapoderam como menores …..o narcotráfico mais uma vez protegidos………………Não é estranho isso??
      a sociedade tem que acorda e perguntar porque os grandes narcotraficantes são protegidos???? como helicóptero com imensa carga de drogas que não se desdobram as investigações como na Petrobras, porque??? a sociedade vitima merece resposta.
      Não queremos ver somente os pé de chinelos presos.
      e discordo de todos vocês…….. E lógico que todos tem o direito de defesa, mas não foi o PT quem instalou a corrupção no pais, pois se vocês são diletos leitores, poderia ler os livro do embaixador americano no Brasil na época de 1964 que verão quem são os corruptos e como o Brasil funciona…..
      Não crime ser partidário , mais sim instigar a violência como estão fazendo, e outra quando se investiga se um fato como as doações foram feita a todos os partidos , então todas elas são regulares ou irregulares………..não existe meio termo na investigação….
      se vocês sãs pensadores podarem pondera sobre justiça…… ela não tem lado , somente justiça . pois quando investigo e aparece que todos receberam doações, não vou acreditar que fulano foi bãozinho para um , extorquidos por outros.. isso piada de mau gosto…
      quero como todo brasileiro que se preze quer ver justiça a todos que doe a quem doer …….

      • Yama Souto disse:

        Prezado Sr. Paulo, as medidas tomadas para que o Estado (quando agindo moralmente) deve tomar obedecendo os anseios do Povo que o aceita ou elegeu visam “fazer cessar” ou ao menos “reduzir os danos” que estão causando na população que elegeu os representantes do Legislativo e do Executivo permaneçam SEM EXIGIR A TROCA DO PODER. O sistema penal segue, quando exerce legalmente o Poder conferido de emitir sentenças, o que foi estabelecido POR LEI (CRIADA PELO LEGISLATIVO E ASSIM A VONTADE DO POVO)não se deve ter RACIONALMENTE SONHOS COMO TODOS VIVEREM EM PAZ, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA QUE NINGUÉM QUER PAGAR COM IMPOSTOS, TORNAR “FERAS” EM CORDEIROS, MUDAR DE CONDUTA OS “ANIMAIS PREDADORES” ETC. Ora, por analogia, poderemos relembrar que Países com índices de avanços sociais e respeitos aos cidadãos NÃO CONSEGUEM “FAZER CESSAR A CRIMINALIDADE” E AS AÇÕES DESSES QUE SÃO OS PREDADORES SOCIAIS, O BRASIL QUE TEM AMBIENTES PERMEÁVEIS AO CRIME DESDE OS CARGOS MAIS ELEVADOS AOS MAIS UMILDES “NÃO TEM RAZÕES PARA PENSAR OU ‘SONHAR’ QUE COM MEDIDAS INEFICAZES E FANTASIOSAS IRÁ COM LENIÊNCIA E IMPUNIDADE FARÁ COM QUE CRIMINOSOS DE MENOR IDADE ACOSTUMADOS A FAZER AS SUAS VONTADES IGNORANDO O RESPEITO AOS OUTROS NÃO SÓ NO QUE TOCA AOS BENS MATERIAIS COMO MORAIS. PORTANTO, REITERO QUE À SEMLHANÇA DO MEMBRO QUE É CORTADO PARA A GANGRENA DA PERNA NÃO TIRAR A VIDA DO DOENTE ESSES “MEMBROS GANGRENADOS” PRECISAM SER RETIRADOS DA CIRCULAÇÃO E SALVAR OS QUE AINDA RESTAM À SALVO DOS PREDADORES SOCIAIS.

  2. Paulo disse:

    Bom mesmo é o ECA que deixa bandidos soltos e não lotam cadeias.

    • walter disse:

      Tem total razão Paulo, este ECA, é como o vomito das crianças, que tem este nome; não acrescentam nada, e não tem solução…
      O Kennedy afirma em seu comentário de forma inteligente…estão dando “azas a pombo gordo”; o PSDB permitindo as vitorias do PMDB, através do cunha; estão se distanciando da possibilidade de vir a ser vitorioso para a próxima eleição a presidente…
      É fato, que o cunha esta correndo por fora, para conquistar o eleitor; sua postura na câmara, mostram a única atitude positiva deles; estamos tão por baixo; que a única exceção, é o Sergio Moro; temos a sensação, que o País esta abandonado, sem comandante…os “heróis” que surgem, são acasos, é só isto…

  3. E.Silva disse:

    O menor pode até piorar na prisão, mas a justiça será feita. Muito pior seria deixa-lo impune, e a família chorando a perda do seu ente querido.

  4. Ricardo disse:

    Congresso Conservador eh tudo de bom!
    Parabens aos deputados por esta derrota fragorosa sobre os esquerdopatas.
    Que a proxima reducao seja irrestrita para todos os crimes e idade!

  5. Joaquim disse:

    Kennedy, descordo de você totalmente, as pessoas tem que ser responsáveis pelo seus atos, uma pessoa não pode matar outra e não ser penalizado pelos seus atos. Acreditar que um menor de 16 anos é capaz de tirar a vida de uma pessoa sem saber o que esta fazendo é o mesmo que acreditar em papai noel.
    Gostaria também da redução da maioridade penal para feitos trabalhistas. Pois na pratica estamos retirando do maior de 16 anos a possibilidade de trabalhar e isto é muito grave, pois o crime não fecha a porta para este tipo de trabalhador.
    Porem fico impressionado com discursos de pessoas cujo partido sempre militou no campo dos direitos humanos, porém em 13 anos de governo ( em um pais com economia estabilizada, recordes encima de recordes de arrecadação ) não foi capaz de mudar a situação carceraria no pais ou simplesmente discutir o problema das drogas. A sociedade esta cansada de tanta inercia.

  6. Marcos Cesar disse:

    Essa retórica de jornalistas… Para vocês o que melhora um país é a impunidade. Estamos todos de saco cheio de vocês.

  7. Luiz Cláudio disse:

    Menor sair pior da prisão? Se nas ruas já está roubando, matando, estuprando e rindo da nossa cara, o que pode ser pior que isso?

  8. wanderley nunes silva disse:

    O problema nao esta na reduçao o problema é que so vai para cadeia filho de pobre e negro. Isso é justiça duvido que se for um filho de rico vai para a cadeia. Antes de igualdade para todos os jovens e ai apos isso de punição

  9. joaorenato disse:

    O menor que e pobre pode matar mas não pode ir para a cadeia.

  10. Elizabete Gomes disse:

    Que adianta se livrar do problema por um tempo e depois o problema voltar pras ruas pior do que entrou? E depois tem os menores de 15,14,13,12 que vão continuar praticando os mesmos crimes…

  11. Jose Antonio disse:

    So uma familia destroçada por um menor sabe o que é conviver com a impunidade; são menores para praticar crimes mas são maiores para eleger criminosos, os mesmos que lutam contra a redução e assaltam o povo de todos os lados cadeia para todos.

  12. Marcus Tomazini disse:

    Ô seu Kennedy, cadeia tem que ser padrão EUA, foi feita pra punir e não reeducar.

  13. Cleyton disse:

    ECA ( Estatuto do Criminoso Autorizado ), nesse caso, dos coitadinhos que matam, estupram, roubam e vão para um lar “carinhoso”, para escutar: ” Mu Filhinho isso é errado ” e serem soltos e fazerem tudo de novo, logo, eles indo ou não para a prisão, sempre ficarão piores, pois, sabem que a impunidade é certa. Logo, bandido bom é morto, mas, se não der, prende então. O que não pode é a população não ter mais o direito constitucional de ir e vir ser prejudicado por uma minoria apoiada pelos defensores dos “direitos humanos”, que na verdade são os defensores dos bandidos e não das vítimas, ficar presa dentro de casa e viver em insegurança por onde quer que vá. Essa política que coitadinho da criança é do tempo passado. Antigamente, os pais educavam as crianças e não havia essa intervenção do estado e contudo, a bandidagem era menor que hoje em dia. Outra coisa, é essa teoria, que a redução da maioridade penal irá afetar as criancinhas pobres, bandidos estão em todas as classes sociais, e dizer que não há oportunidades para qualquer que seja o jovem é brincadeira…

  14. Carlos Eduardo Veiga Alcantara disse:

    Se o garoto já mata, estupra, sequestra, etc; vai piorar em quê? Vai fazer ataque terrorista com bombas nucleares? Fala sério, ninguém engole essa.

  15. Antonio Marcio Mayer disse:

    E onde fica o direito das famílias que perdem seus entes querido por ações destes bandidos ditos (menores). do jeito que esta nunca serão responsabilizados e ou irão pagar pelo seus atos, pelo menos na cadeia poderão refletir que cometer crimes brutais nao se justifica devido a sua situação economica (pobre) ou por ser (menor) de idade, ja que a vida de quem foi tirada, nunca mais volta. eis a questão….

  16. mauro disse:

    Talvez não seja a melhor saída, mas não dá mais pra aguentar menor de 18 matando e rindo da cara da sociedade, hoje um cara com 16 anos é muito capaz de entender e ser responsabilizado pelos atos que comete, pois pode até votar pra presidente… Deixemos de hipocrisia, o menor que comete crime brutal não vai piorar na cadeia, ele já é ruim por natureza ou por influencia do meio que vive!!! Precisa sim ser retirado do convívio da sociedade para preservar os direitos dos cidadãos de bem !!!!!! Porque as pessoas que são contra a redução da maioridade não adotam um “di menor” e tentam melhorar a vida do infeliz???? Inclusive existem muitos deles por ai., nos faróis, nas esquinas, à espreita, só aguardando o momento e ou a oportunidade para virar bandido !!!!

  17. Cesar Barbosa disse:

    Será que todos só estão enxergando o problema dos menores em preto e branco? Ou se deixa como está; praticamente impunes ou ” os jovens que serão encarcerados sairão piores das prisões do que entraram”. Porque não se criar escolas prisionais e interná-los lá?. Cumpririam sua pena, receberiam instrução – escola dá instrução e não educação, esta é função da família – e quando saíssem teriam alguma chance na sociedade.

  18. moses disse:

    NÃO CONCORDO que a câmara piorou o país.
    Os representantes do povo acompanharam a vontade
    dos seus eleitores . Isto é democracia, e não a imposição da
    vontade de uma MINORIA .
    Basta de querer tutelar a opinião da maioria !
    CHEGA !
    Quem sabe o que EU quero sou EU e
    ninguém mais !!!
    BASTA !

  19. Francisco disse:

    O título deveria ser “O BRASIL AMANHECEU MELHOR”, mas como disse nosso ilustre Bolsonaro “quem tem comandante nunca perde a guerra” . Parabéns ao Cunha

  20. denis disse:

    a opniao publica é influenciada pela super exposicao de casos envolvendo menores, nao vejo essa repercurssao toda em casos como escandalo do carf (rombo estimado em 149 bi à uniao) e outros escandalos que indiretamente matam muito mais que todos menores infratores!
    reduzir é um erro, pois nao resolve e ainda cria outro problema!

    ja temos uma das maiores populacões carcerarias do mundo, um idh baixo, e nivel de educação pior ainda!

    Aos que pedem por justica, lembrem-se que justiça só existe acompanhada de IGUALDADE!!

    Igualdade na educação, igualdade na saúde, igualdade no mercado de trabalho, igualdade no consumo, igualdade no lazer….

    o jovem de periferia é marginalizado socialmente todos dias, tem seus direitos constitucionais privados, não se pode esperar outra coisa dele que nao a vida de delitos!

    “dizem que quer segue o caminho, ele se espelha em quem ta mais perto!”

  21. Luiz Carlos disse:

    Se o problema é presídios lotados, é fácil, vamos AUMENTAR a maioridade penal para 21,22,30 anos assim nossas cadeias ficam vazias e os presos livres para matar e
    roubar cidadãos que trabalham honestamente e pagam seus impostos.

  22. Francisco disse:

    “derrota grave para os direitos humanos e a juventude mais pobre” É para deixar tudo quietinho né Kennedy? daquele jeito que o PT gosta, “tá certo”

  23. Paulo disse:

    Vida longa a Eduardo Cunha.

  24. jam ls disse:

    onde estão os direitos humanos quando um trombadinha comete um latrocínio, matando um cidadão de bem que trabalha só para pagar impostos para esse governo ridículo, descarado, PilanTra (detalhe das letras maiúsculas)que dizem não ter onde alojar tantos presos enquanto enchem os bolsos. Bonito não acham? pra mim errou tem de pagar.

  25. Eleitor disse:

    A “manobra” de negociar com um deputado, que votou contra uma matéria, é apenas uma clara demonstração de um espírito democrático que procura alterar uma posição por meio do convencimento e aceitação de eventuais ponderações do outro.
    Infelizmente certas pessoas acham-se como verdadeiros oráculos, cujas posições são inatacáveis e devem ser seguidas sem questionamento.

  26. Rodrigo M disse:

    É sempre o mesmo discurso, “os menores sairão piores do que entraram”. Espero que morram em rebeliões ou brigas dentro dos presídios. Quando um pai de família é assassinado quem sofre o duro golpe são os familiares e não essa classe burguesa que pode contratar seguranças, morar em bairros nobres e quiçá até escolher morar fora do país. Parabéns ao Deputados que votaram a favor da redução, já os que votaram contra, é bom sabermos quais foram, para que não votemos nessa corja.

  27. Eduardo Alberto disse:

    sou partidário da democracia, mas, do jeito que vai já estou com o saco cheio desse monte de políticos gastando o dinheiro do povo e não fazendo nada em prol do mesmo povo que os colocou lá.
    O primeiro ato desse insano presidente da câmara foi aumentar os próprios salários em 50%.
    Mas para o salário mínimo e para os aposentados é sempre a mesma merda por volta de 4% a 6%.
    Vão trabalhar 40 horas mensais durante 40 ou mais anos e depois de trabalhar tantos anos passar todas as necessidades tais como fo9me ou doenças.
    Já passou da hora de cortar as asinhas dessa gente.

  28. Daniele disse:

    Parabéns, deputados!!
    Próximo passo: acabar com a maioridade penal. Cometeu crime grave? Cadeia!!!! Sem choro nem vela! E levem os pais junto para não ficar botando filho no mundo e não dar educação! Hoje a mulher tem cinco, seis filhos (cada um de um pai que some no mundo depois)e tem que trabalhar dia e noite para levar comida para casa. Aí as crianças ficam na rua a mercê de gente para levar para o caminho do mal. Começa a punir esses irresponsáveis também para ver se a criminalidade não acaba!!

  29. Denilso disse:

    Se o menor é capaz de assaltar matar, tem que ir para cadeia sim!!!

  30. Emilio Zanni disse:

    O Brasil tem que parar com essa demagogia de pseudo-comunistas de tentar recuperar o criminoso e parar de “mimar” assassinos covardes. Essas feras não tem recuperação e devem ser punidas com prisão perpétua. O único direito que bandidos tem é o direito de serem enterrados quando morrerem, nada mais que isso. DIREITOS HUMANOS APENAS PARA AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS. SIMPLES ASSIM!!!

  31. Edson Gomes disse:

    É o mais claro que tal redução é para “pegar pobre”, já que os menores criminosos RICOS – assim como seus pais e os pertencentes à classe social AAA – dificilmente serão punidos severamente. Ante a redução da maioridade penal, INDAGO: A redução da maioridade penal implica, em contrapartida, na obtenção automática da MAIORIDADE LEGAL, com os cidadãos e cidadãs A PARTIR DOS 16 ANOS passando a deter TODOS os direitos e deveres inerentes à maioridade legal? fumar; beber; dirigir; assumir empregos públicos; prestar serviço militar; etc., etc., etc.)?

  32. Wilson Souza disse:

    Lamentável sua matéria meu caro Kennedy.
    A expressão da verdade não esta nas mãos daqueles que podem ou detém prioridades nos meios de comunicação.
    Sua afirmação parece pouco inteligente, o peso das opiniões daqueles que passam ou já passaram por situações extremas de criminalidade por menores deveria ser levado em consideração em suas avaliações.
    Devemos nos lembrar que a justiça não é para punir os menores, mas sim os menores infratores.

  33. wilson disse:

    concordo sim que seja encarcerado o menor de 18 e maior de 16 que comete homícidio. tirar de circulação os homícidas.

    que seja preso separado dos maiores de 18 anos.

  34. ANDERSON disse:

    Sou policial,juro que não entendo que estes jornalistas, sociólogos,políticos,enfim cabeças pensantes sabem mais do que nós,eles falam de direitos humanos,mas não conhecem a realidade das cadeias de centro de ressocialização de menores, não conhecem a REALIDADE,fico perplexo com tanta besteira que falam, vão conhecer primeiro,hoje menores saem piores que entraram, pois voltam aos crimes, independente de maioridade ou não.Ficar atrás da mesa analisando ao longe é fácil, entrem em uma viatura e verão o que é a realidade, deixem de PREGUIÇA E MEDO e vão pra rua.

  35. João disse:

    A Câmara aprova, por 323 votos a 155, uma PEC apoiada por 80-90% da população. E qual é a reação do democrata Kennedy Alencar? Escreve que a câmara piorou e Brasil. E para não perder o costume aproveita para espinafrar os tucanos, que POR DEFINIÇÃO, por serem oposição, pouca responsabilidade têm no que aconteceu na noite de ontem.

  36. Raul Braga disse:

    Vejo nos comentários o retrato claro do que é a política no Brasdil, pessoas que não conseguem ver o Brasil como um país, mas como uma extensão do quintal, onde eu posso tudo e os outraos não podem nada, ou aqui quem manda sou eu, farinha pouca meu pirão primeiro. Por isso, que o presitende da camâra faz o que faz, e condena o povo a miséreia, ao retroceso político e financeiro do país com apoio de políticos que foram derrotados em pleito democratico. Querem o poder as custas da miséria do povo, querem transformar o Brasil numa Venezuela, com racionamento de víveres para a população, como dizia Sivuca político bom é político sem poder.

  37. Aparecido disse:

    Vamos fazer uma continha só pra variar. O PT esta no Poder ha 14 anos.Então os menores de 16 nasceram quando o PT começou a Governar.Então estes menores são responsabilidade do Governo Petista.Que nada fez,mentiu ,usou a sociedade prometendo mudanças ,etc,etc. E o que estamos assistindo é o Ministro da Justiça dizer que a Maioridade Penal é Inconstitucional.Ora ,Ministro. Inconstitucional é fazer o que vcs fizeram com nossa juventude e vem fazendo.Agora a Sociedade só tem uma alternativa.Baixar a Maioridade pois vcs não fizeram nada pro Pais.Fizerem sim pra vcs .

  38. João Bosco Alves da Silva Júnior disse:

    Tenho grande admiração, pelo jornalista Kennedy e o considero um dos melhores deste pais, mas tenho que discordar da sua argumentação, quando se fala em redução da maioridade, tive a oportunidade de estudar este assunto quando apresentei um trabalho cientifico sobre este tema, muita gente fala que tornaria estes adolescente em criminosos profissionais, jogariam em calabouços da idade moderna, essa tese esta equivocada, pois os mesmos não precisam ir para cadeias para se tornarem profissionais, já que já são, segundo a sociedade não vislumbra os índices de criminalidade reduzidos, o que se quer a pelo menos a sensação que que a impunidade não irá prevalecer, que se faça a justiça a vítima, pois a uma inversão de valores, para os que defendem os jovens infratores, de uma maneira geral está do lado que puxa o gatilho, não o que foi estuprado agredido, roubado ou morto, é ´preciso investir em educação e melhores condições sim, mas vamos esperar quando isso irá começar. Hoje ocupo a cargo de agente penitenciário concursado da paraíba, sou formado em Direto e conheço essa realidade de perto, ninguém fala em índices de reincidência, por isso acredito que estes discurso de defesa em relação a estas questões se mostra no mínimo vazio.

  39. Eduardo Alberto disse:

    Estes caras estão brincando de fazer política.
    O que importa é votar o que o insano presidente da câmara deseja.
    O resto é maria vai com as outras. Se não aprovaram um dia antes como é que após 24 horas eles aprovam.
    Vergonhosa essa atitude de todos eles.

  40. Andre Lellis disse:

    O desejo das esquerdas no Brasil de defender todos os meliantes, sejam de tenra idade ou simplesmente fascionaras, terroristas da pior espécie oriundos incluso de terras estrangeiras nos torna palco perfeito para atrair para como nos tempos de Côlonia todos os tipos de degregados, espárias das terras portuguesas razão pela qual sofremos até hoje a herança genética daqueles tempos. Dizer que um menor de idade que atira, degola, estupra, mata, estripa em praça pública pais de família, mães e trabalhadores são vítimas do sistema, dizer que esses sairão piores do que entraram nas prisões. Sinceramente essa falácia cuspida pelos falsos defensores dos pobres, essa turma que prefere um bandido solto e prende todas as noites as familias em suas casas hoje mais parecidas com fortalezas e que em outros tempos foram chamdas de residencias. Basta de impunidade, basta de mentiras, basta de defender os valores errados, se esse é o caminho penso que devemos criar presidios e tentar corrigir os que merecem correção os que por maldade, por indole, por serem maus por natureza, psicopatas, pessoas sem qualquer pudor, valores, noção de convivio em sociedade e respeito ao próximo não deveriamos perder tempo. Devemos oferecer Direitos básicos agora o Estado não pode tutelar os cidadãos esse papel cabe a família. Por essa razão como precisamos de licenças, regulamentações para tudo porque um individuo que não tem condições de procriar coloca e abandona crianças nas ruas, os transformando em meliantes por exemplos. Basta é preciso compreender que a violência independe de condição social é intrinseco ao ser humano, nasce com a pessoa não é possível argumentar que o meio transforma o individuo simplesmente. Eu fui criado em condições propicias para me transformar em delinquente, vi desde criança armas e drogas na periferia onde nasci mas tive educação dos meus pais. A esses devo o que sou hoje e a minha indole me mostrou cedo que o caminho a ser seguido era outro, esse papel não cabe exclusivamente ao estado e a professores que são oprimidos por um estatuto chamado ECA em que não se pode corrigir jovens delinquentes na escola antes que caminhem para as Fundações Casa. Basta o que hoje está em jogo no Brasil é que a população se tornou refém de delinquentes que ditam as regras e nos impõem uma rotina de medo e pavor diariamente. A imprensa ou parte dela contribui para que o mal prospere e a violência tome proporções inimaginaveis quando combatem a lei a ordem e as policias. Basta de impunidade aos menores e a todas as demais idades! Chega de criar iniputáveis! Porque o José Maria Marin está preso na Suiça? E provavelmente será deportado para os EUA? Caso fosse em solo brasileiro estaria em sua casa por ter 84 anos. Ou seja no Brasil entre os 12-18 anos pode fazer o que quiser e depois dos 70 igualmente. Chega não é possível viver em um país em que parte da população é cobrada,regulamentada e a outra é vítima, hoje somos todos vítimas desse discurso fracassado das esquerdas que amam Cuba, Venezuela, Rússia e sonham em instalar em terras Tupiniquins um sistema ao melhor estilo Bolivariano. Viva o Congresso que pela primeira vez em que tenho noticia trabalha de verdade. Fora Dilma!

  41. wagner farina disse:

    Estão fazendo um cavalo de batalha com a questão da redução, principalmente os jornalistas que alias estão contra tudo e todos, botando lenha na fogueira contra tudo que se faz no pais de bom ou de ruim, voltando a maioridade, do jeito que está não da para ficar, o jeito seria melhorar a educação como o governo não só não vai fazer isso para não perder o cabresto sobre seus eleitores
    como está tirando verba secretaria da educação,(presidente não adianta não, pior do que esta não da para ficar) em penitenciarias existem os pavilhões como nas fundação casa, que de casa não tem nada, dividam estes menores perigosos nestas celas mais fechadas deles pouca opção de lazer, só de livros para eles se divertirem, só permita a saída para o banho de sol pouco tempo, o suficiente para manutenção da saúde, não permitam o contato em circunstancia alguma com outros internados, desculpe Kennedy você me parece uma pessoa inteligente de sugestões de boas soluções não coloque mais fogo na fogueira, ou será que estou errado, abraços.

  42. paulo disse:

    Parabéns aos Parlamentares.Sugiro ao articulista que tente andar pelas ruas de qualquer cidade brasileira, para ver o que lhe vai acontecer.Argumentos fúteis como ressocialização e superlotação não se sustentam diante da realidade.Se o Estado não pode atender a todos, que faça como que aqueles que pagam seus impostos e vivem dentro da lei tenham um mínimo de sossego.Quanto aos marginais, “di menor” ou “di maior”,os rigores da lei e ponto!!

  43. Elias disse:

    Meu…que mundo vocês vivem? Não tinha apreço nenhum por Eduardo Cunha, depois dessa,
    prometo que pensarei melhor antes de criticá-lo.

  44. Cláudio Antônio disse:

    Kennedy, uma coisa é criar leis mais severas, mais punitivas e também admitir que um jovem que vota, decidi os rumos do País, aos 16 anos, também pode e deve ser responsabilizado por seus atos…outra coisa é o Estado, o governo, não oferecer condições para o cumprimento de penas e também não fornecer educação de qualidade e inclusiva. São coisas distintas. Mais de 80% dos brasileiros são favoráveis a redução e isso pra mim já basta. Ser pobre não significa que serei marginal…eu venho de uma família humilde, mas aprendi valores dentro de casa. Nossas melhores escolas são aquelas que unem disciplina, ética, valores, professores dedicados e pais presentes e boa parte de nossas escolas não tem isso. Vc critica a proposta de redução, mas não critica a omissão do Estado. Como dar valor a vida? quanto vale uma vida tirada de forma repentina e violenta? 1 ano? 2 anos? 3 anos de reclusão? Vivemos num País onde pagamos impostos e somos reféns de delinquentes que alegam como justificativa a questão social. O povo quer…e o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido. Mas respeito e muito a sua opinião.

  45. Claudia Regina da Costa Oliveira disse:

    Não sou a favor da diminuição da idade penal para menores. Mas não faço parte do coral de pessoas que apenas julgam quem o faz. Tento entender o conjunto de situações que o sistema judiciário vive, ressaltando quem está na linha de frente que é a polícia. A área social que não tem recursos para atender inúmeros casos que atendam demandas nos vícios, prostituição e abandono de crianças. Sei por ler no site do IG, que a maioridade penal em Cuba é 16 anos, o que alguns políticos do PT que defendem os 18 não explicam a nós. Penso ser equivocada a sua colocação, ela rende acessos e comentários, mas não revela a verdade. É culpa do Eduardo Campos, talvez, por estar na posição que ocupa, mas a culpa é de um governo que teve tudo para mudar a realidade do país e não o fez. O próprio Freio Beto em entrevista vinculada na internet ressaltou, que o projeto político que deveria estar ligado as mudanças sociais foi para mudanças econômicas. A pessoa tem Tv digital, celular último tipo e continua sem educação, saúde e morando na favela. É bom morar na favela? Eu não sei e provavelmente você tb não. Mas quem está lá sabe. Como jornalista, creio que, o compromisso com a verdade e uma avaliação mais acurada e real deve ser feita. Não apenas dizer que fulano é o culpado. Conheço várias pessoas que concordam e elencam inúmeras razões para isso. Recebi uma informação da área de controle das verbas para educação enviadas pelo Governo Federal, e foi dito, que as verbas estão atrasadas desde o ano passado. Ressalto, que é uma informação sem poder de confirmação, mas acredito nisso, pois vimos a demora das verbas para repasse em nossa escola. Quero fazer um comentário sobre isso, sem a retórica cansativa de ser homofóbica ou contra os cristão. Não é hora de ver se eles recebem verbas para suas passeatas e definir o que essencial. Sei que a passeata gay recebe. Então, não seria mais responsável fazer uma leitura total e colocar no site ou no jornal. Ou isso não vende jornal ou talvez não é de interesse de ninguém. Desculpe o desabafo, mas estou um pouco cansada desse argumento. Será que o título tem a ver com a posição do IG contra os cristãos? Pois o Eduardo Campos é cristão? Penso, que a verdade é questão de caráter e principalmente coragem. Se ele está errado, pedrada nele, mas se a verdade implica em investigar e colocar com coragem o que a sociedade está pensando ou sentindo também. Obrigada pela atenção.

  46. marco disse:

    temos uma deficiência grande em setores públicos que deveriam evitar que o menor estivesse na rua, estamos legislando para prender o menor quando deveríamos estar dando condições a ele de ingressar em creches com boas estruturas, colégios e faculdades, dando-lhe o mínimo de condições para ingressar no mercado de trabalho. Prender é colocá-lo na escola do crime, ou melhor na faculdade, ele será colocado na mesma prisão que hoje abriga presos por tráfico, extorsão, estupro, assassinatos hediondos e outros mais. Com a onda de corrupção no país cadê a lei que nos protege destes que estão roubando nosso dinheiro onde deveriam usá-lo em nosso benefício????

  47. José Alberto disse:

    Se a penitenciaria é escola do crime, então o que é a Fundação Casa??? Jardim da Infância ???
    Acho, eu disse acho, que o menor vai pensar duas vezes antes de matar.

  48. César disse:

    Os jovens que não devem não temem a redução da idade penal para os crimes graves e hediondos. Já os criminosos…

  49. Manuel Ferreira Duarte disse:

    Se ao cidadão de 16 anos é facultado o voto, também lhe será facultado praticar ou não crimes hediondos. Com 16 anos, ele sabe bem o que faz. Se optar por praticar crimes dessa natureza, terá que ser responsabilizado e punido como qualquer outro cidadão. Isso não retira a obrigação do governo de implementar medidas adequadas para viabilizar boa educação, assim como condições dos punidos terem prisões separadas, do tipo prisão-escola, em que o recluso possa estudar e trabalhar,aprendendo um ofício que lhe dê condições de, após o cumprimento da pena, se inserir na sociedade como uma pessoa normal e capacitada.

  50. Jair disse:

    Não estão pensando racionalmente para diminuir a violência, o que vigora é o sentimento de vingança. O futuro nos mostrará que esta é mais uma medida idiota e o tiro vai sair pela culatra.

  51. george singer disse:

    Vocês jornalistas são engraçados. Quando o Congresso rejeita uma proposta que a população quer, vocês acham um absurdo (lembra das diretas?) Agora que uma maioria absoluta da população deseja a redução da maioridade penal, vocês se julgam donos da verdade e são contra. Dois pesos e duas medidas, né?

  52. mary disse:

    Retrocesso mesmo Kennedy, imagina menor preso com bandido experiente, sou a favor que a partir de 12 anos cometeu crime tem de pagar, mas em presídios de menores, alterem o estatuto da criança e do adolescente com penas mais rígidas, abram casa de detenção para menores criminosos para os educar profissionalizando, se não mudarmos a nossa cultura do espertinho, daquele q quer levar vantagens em tudo, vai continuar tudo como dantes.

  53. Alberto disse:

    Cometeu crime,punição,independente da idade.

  54. cesar disse:

    Prezado senhor, a maioria da população quer a redução porque sente na propria pele a impunidade de agressores de seus familiares. Gostaria que o senhor deixasse seu trono para viver a realidade sem precisar sentir na propria pele um sofrimento desse tipo, o que o faria mudar de idéia.

  55. Juliano Roberto disse:

    Deixa os caras soltos, pô. Assaltante também é filho de Deus. Pra que mudar um país que tá dando tão certo? Esse negócio de prender bandido é coisa de conservador coxinha. Que mania a gente tem de copiar esses povos atrasados que tem maioridade aos 12, 14, tipo Inglaterra, França, EUA, Israel, Japão, Suécia… Vamos ser ousados logo duma vez: maioridade aos 30! As cadeias ficarão desertas, seremos um modelo pro mundo. Alô, Cunha! Fica ligado!

  56. Gilson disse:

    O blogueiro prefere o caminho fácil outro dia defendido pelo próprio ministro da justiça. Não há presídios suficientes? deixemos os menores assassinos soltos. As cadeias pioram quem vai preso? deixemos os assassinos soltos. Ora, pelo amor de Deus, isso seria assinar definitivamente o atestado de incompetência. Que se melhore o sistema penitenciário para que se possa fazer justiça!

  57. Vixe disse:

    O que me conforta é saber que muitos que apoiam a redução da maioridade penal, terão filhos e netos em potencial perigo para o futuro.
    As coisa não acontecem só na família dos outros, nas nossas também.
    Esse retrocesso vai custar caro ao Brasil.
    Para acabar com o carrapato, não adianta matar as vacas.

  58. O congresso tem que respeitar a vontade do povo, mesmo sem saber escolher os seus representantes. Se fosse feito um plebiscito a derrota do governo seria maior, o papel da imprensa para mim é só de informar, torcer fica para as organizadas. Fala-se muito em Direitos Humanos no Brasil, mas os defensores só olha para o lado dos bandidos. Fala-se em pobreza, mas para ser safado, ladrão, estuprador não é necessário ser pobre, se assim fosse não haveria tantos crimes cometidos por filhinho de papai, agora pergunto ao sr Cardozo MMDD Ministro de Estado da Justiça (cortador de anistias)qual foi um único menor recuperado pelo sistema atual, é a índole deles que não presta, não importa se pobre, rico, preto ou branco.
    Cadeia neles………………………….

  59. WILSON disse:

    Caro Jornalista Kennedy.
    De uma chance para o povo errar. A voz do Povo é a voz de Deus. 87% da poplaçao queria a reduçao. Até porque a reduçao há muitos anos existe no Brasil. O jovem com 16 anos vota, estupra, mata, faz filho. Porque então não pode ser passivo de puniçao. Se a prisões vão deixa lo pior isto é um problema do Estado enquanto responsavel pela melhora das condiçoes dos presidios.

  60. Rodrigo disse:

    Na democracia petista, a maioria só é respeitada quando está de acordo com a vontade do PT…

    O que eu acho engraçado na esquerda é sua arrogância tão extrema ao ponto de se achar em posição de superioridade moral e intelectual frente a uma imensa maioria de brasileiros que desejam fortemente esta redução de idade penal.

    Você praticamente não encontra uma pessoa na rua contra a redução. Só encontra nos meios jornalísticos, em rodas de progressistas de ONGs e sociólogos de programas de variedades.

    A manobra está prevista em regimento, o povo anseia pela redução e não é meia dúzia de jornalistas intelectualóides e militantes fascistas das aparelhadas UNE/UBES que podem impedir que o legislativo cumpra sua função de representar o povo.

    Desçam do pedestal, jornalistas. Vocês não detém imunidade intelectual, muito menos estão em posição superior à população em termos de conhecimento para imporem de baixo pra cima uma pauta rejeitada pelo grosso da população.

    Todo país civilizado do mundo adota punições severas para menores infratores. Não é no Brasil que tem que ser diferente. Esta PEC não impede que as alterações no ECA sejam realizadas. E elas também fazem parte do pacote de reforma!!!

    Um adolescente de 16 anos que hoje pratica um crime tinha 4 anos quando o PT assumiu o poder. Por qual motivo o PT foi negligente com a educação para que este viesse a se tornar um delinquente juvenil?

    Vão às ruas e tomem ciência da realidade. Saiam de seus escritórios! Aceitem a derrota. Rumo ao segundo turno e ao senado!

    Mais respeito com o povo, por favor!

  61. Denilson Nunes disse:

    A inércia do governo em relação à criminalidade é a causa de todo o mal. Governo incompetente. Se o garoto(a) de 16 tem condição psicológica, intelectual, física para votar, porque não tem para responder por seus crimes? O Brasil é a Pátria de passar a mão na cabeça de delinquentes, sejam eles juvenis ou políticos corruptos. Pô, vamos blogar mais seriamente, pensar no País pelo menos uma vez… putz.

  62. WALTHER CAETANO disse:

    Voce mesmo se contradisse, quando comentou” que a pressão é grande da opinião pública”.Ou seja NÓS Brasileiros, na maioria ( e estamos na democracia) estamos cansados de tanta violencia sem punição, principalmente dos jovens sem lei.Chega de PENA DE MORTE por parte dos menores. Temos de tirar deles o poder da pena de morte, que os Direitos humanos dizem que eles tem .Os paises mais modernos do mundo já consertaram suas leis a décadas e nós estamos MUITO ATRASADOS .Quantas mortes poderiam ser evitadas se essa legislação tivesse mudado a muitos anos atras ? Finalmente os legisladores fixaram SINTONIA com a populaçao.Infelizmente , SÓ falta voce sr.Jonalista, se SINTONIZAR com a população.Lute agora por construção de mais CADEIAS, é isso que precisa.E Contra a corrupção, se SINTONIZE !

  63. Annibal Gomes disse:

    continuando assim, Alckimin e Lula não vão nem pro segundo turno em 2018, Cunha vence no primeiro. O Brasil precisa se tornar conservador primeiro, para depois se tornar progressista. Uma vez que até agora não passou de pura bagunça.

  64. Vitor Fernando de Barros Paiva disse:

    Pobreza, educação, falta de infraestrutura não podem ser desculpas para a impunidade. Se estão reclamando que falta condições de educação… vamos lutar por mais escolas, se falta prisão ou as mesmas não tem condições adequadas… também precisam ser melhoradas. Se o governo não tem competencia para isso, que saiam e coloquem quem tenha competencia para resolver os problemas de um governo ineficiente, pois eu estou cansado de pagar imposto para tudo e nao ter nada, e correr o risco ser assassinado por um delinguente e o mesmo sair impune deixando a minha familia aos cuidados de um Estado ineficiente. A ineficiente do Estado não é desculpa para a impunidade de quem quer que seja.

  65. Inês disse:

    Pergunto àqueles que defendem a não redução da maior idade penal. Vocês defendem a Constituição? Vocês defendem o Estado Democrático? transcrevo o Parágrafo único do artigo Primeiro da CF/88 “Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
    Então senhores,com base em pesquisas oficiais, mais de 80% da população brasileira É A FAVOR DA REDUÇÃO DA MENOR IDADE PENAL. Assim sendo, os senhores deputados, senadores e presidente da república (REPRESENTATES DO POVO BRASILEIRO) TEM O DEVER, OBRIGAÇÃO de votarem A FAVOR.
    sem demagogias ok! Simples assim. Se hoje tenho que aceitar este governo porque a maioria do povo brasileiro escolheu, em respeito a democracia, porque meia dúzia de esquerdotas não podem aceitar e respeitar a escolha da maioria?

  66. Reinaldo Oliveira disse:

    Parabéns ao Deputado Eduardo Cunha, que soube ouvir as vozes das ruas. O PT, com um governo que está destruindo o país, continua demonstrando que não gosta do povo. 87% da população querendo uma coisa e o PT fazendo o contrário. Não podemos deixar que uma minoria disposta a tudo continue a devastar o Brasil. A grande maioria da população não aceita mais ser dominada por bandidos.

  67. César disse:

    Não! Os direitos humanos, foram estendidos aos seres humanos. Os homo sapiens agradecem! Os seres ainda animalizados, violentos, sem nenhum respeito pela vida alheia, que se diferenciam dos animais por matarem por prazer, enquanto que os animais só matam para comer ou quando sentem-se ameaçados, já os tinham. Corrige-se o erro! Devem ficar separados da sociedade, dos seres humanos e inclusive dos animais.

  68. roberto brito disse:

    Impressionante como nossa Câmara dos Deputados está tão banalizada e irresponsável para aprovar essa lei que vai apenas piorar a situação de nossa juventude pobre, ao invés de investir na melhoria de condições dela, melhorando as escolas tradicionais com cursos profissionalizantes, para que os jovens pobres tenham uma chance de trabalho. Nascer numa favela, sem pai, a mãe trabalhando fora, escola pública de má qualidade, e mau vestido, que chance tem esse garoto de conseguir um bom emprego, competindo com os mais “riquinhos” ? Até eu cairia no crime para sobreviver….

    • Sr. Roberto Brito se todo mundo pensasse como o Sr. o mundo estaria ferrado, pois o Sr. quer justificar que quem não tem condições tem que roubar, matar e enganar os outros para sobreviver não é ? e quando a pessoa já tem tendência para o crime fazer oquê.

  69. marcelo navas de andrade disse:

    nao podemos deixar de punir uma gangue inteira de criminozos, porque o cistema nao funciona direito, agora com leis contra assassinos menores com um 1,80 de altura protegidos pelo estatuto da criança , issso e um absurdo, tem que aprovar leis ssim ,e o primeiro passo , o segundo e consertar o sistema para que so pobres nao vao para a cadeia , a coisa tem que começar por algum lugar , e ja começou

  70. VAGNER disse:

    É muito bla bla bla, a imprensa só quer mais matérias para publicar, o povo já esta de saco cheio de tanta impunidade e este projeto é o fim da impunidade destes menores, que por terem tantos direitos crescem sem a menor responsabilidade e sem o menor senso do que é certo ou errado.
    Se cometeu crime tem que ser preso mesmo. Não estamos mais na década de 40 onde as crianças tinhão medo de bicho papão, hj eles sabem bem o que fazem e porque fazem.

  71. Frederico Santos disse:

    Lugar de bandido é na cadeia, não importa a idade ou a classe social a que pertença. Há um clamor popular pela redução. Só alguns intelectuais idiotas – que representam uma minoria e acham que sabem mais do que os outros – são contra a medida. E cadeia não é lugar pra ressocializar, é lugar para punir! Tem de virar um inferno!

  72. Brito disse:

    Kenned, a realidade de hoje é totalmente diferente da realidade do início da década de 1970, quando eu era adolescente. Naquela época os jovens tinham muito respeito pelos mais velhos e dificilmente cometiam crimes hediondos. Hoje está tudo diferente. Há bandidos de 16 e 17 corpulentos e cruéis que metem medo até em bandidos de 30 anos. Os bandidos adultos é que não querem esses bandidos “mirins” perto deles. Desculpe-me Kennedy, mas você está totalmente por fora da realidade. Ainda mais que os cidadãos de bem não podem usar armas para se defender.

  73. Felipe Lopes disse:

    Mas o PSDB não era de direita???? Ah, não… o PSDB é de esquerda. A invenção de que ele era de direita foi mais uma mistificação e uma falsificação criadas pelo PT para manipular politicamente nossa população já pobre de engajamento. De qualquer maneira, é decepcionante ver o PSDB jogar no lixo o que era. Por outro lado, o vale tudo e a divisão da população entre radicalismos é uma semente que o PT está plantando a 12 anos – qualquer crítico do governo automaticamente se tornava um “elitista-golpista-que-não-gosta-de-pobre”. E agora, o responsável maior pela baderna e a pobreza de espírito que tomaram conta do país tem um nome: Lula. O discurso da divisão do país em pólos opostos começou com ele, a desordem fiscal começou com ele e a indicação do poste que agora reelegeram foi iniciativa dele. Dilma é realmente só um poste que entrou para a história pela porta dos fundos, e sairá por ela. É no que dá seguir cegamente líderes carismáticos, depois o caos manda a conta….

  74. Pasquale disse:

    A Dilma saudando a mandioca,parece algo inacreditável.
    O fato obstaculiza o Brasil, a ser levado a sério

  75. Edison Rodrigues disse:

    Vai ter redução sim e se reclamar baixa pra 14!!!!

  76. D. PAschoal disse:

    a opniao publica é influenciada pela super exposicao de casos envolvendo menores, nao vejo essa repercurssao toda em casos como escandalo do carf (rombo estimado em 19 bi à uniao) e outros escandalos que indiretamente matam muito mais que todos menores infratores!
    reduzir é um erro, pois nao resolve e ainda cria outro problema!

    ja temos uma das maiores populacões carcerarias do mundo, um idh baixo, e nivel de educação pior ainda!

    Aos que pedem por justica, lembrem-se que justiça só existe acompanhada de IGUALDADE!!

    Igualdade na educação, igualdade na saúde, igualdade no mercado de trabalho, igualdade no consumo, igualdade no lazer….

    o jovem de periferia é marginalizado socialmente todos dias, tem seus direitos constitucionais privados, não se pode esperar outra coisa dele que nao a vida de delitos!

    “dizem que quer segue o caminho, ele se espelha em quem ta mais perto!”

  77. Joao Batista disse:

    Isso, de que o Brasil assiste um retrocesso e que os jovens que serão encarcerados sairão piores, é conversa pra boi dormir.
    É conversinha de esquerda que fala que vai melhorar o país, mas, no entanto, o que vemos:
    A realidade do pais é completamente destoante do discurso. Não viu o grau de violência gratuita a que chegamos? A insegurança que vivemos?
    Finalmente esses políticos fizeram alguma coisa.
    Essa, dita esquerda brasileira, que acha que vai modernizar o Brasil com seus projetos, está mostrando a sua cara: escândalos, corrupção, imoralidades, mais corrupção, esquemas fraudulentos milionários, só isso. A pobreza continua, a dívida pública duplicou e nos encontramos em uma grave crise moral, política e econômica.
    Acorda Kennedy!!

  78. Maria de Fátima da Silva disse:

    Os argumentos aqui usados para defender o absurdo cometido pelo Cunha Golpista, são sempre os mesmos, sem análise, sem discussão clara e objetiva, e mostra que não viram nada do que aconteceu ontem na Câmara Federal. Por acaso a defesa de que queremos mais educação e menos prisão não diz nada? Acreditam, mesmo, que isso vai resolver, ou diminuir, a violência? Que a partir dessa aprovação vão poder andar trtanquilos pelas ruas, pois, os ‘bandidos dimenor” estarão atrás das grades? Mesmo que os “dimenor” sejam responsáveis por menos de 1% dos crimes cometidos? E independentemente de ser contra ou a favor, apoiar o golpe do Cunha Golpista referenda o precedente e quando for alguma matéria de interesse de quem o apoia hoje, e ele fizer a mesma manobra, ficarão como?
    Então, quem viver verá.

  79. Chega de hipocresía! disse:

    Vi muitos hipócritas como aquele ex-BBB lgbt ridículo levantando cartazes dizendo que a educação é a melhor opção, que os crimes não diminuíram em outras países. Pois será que para eles a solução seria não apenas evitar a redução como ainda amplia-la?

    Sim, porque nessa lógica de que reduzindo a idade as coisas vão piorar, melhor para eles seria aumentar a idade penal para 20 ou 22 asos, não é mesmo? Afinal, serão menos presos no sistema prisional e mais tempo para o indivíduo estudar, fazer uma faculdade e arranjar um emprego. Ou melhor ainda, vamos ABOLIR de vez as cadeias, porque afinal elas são perigosas para qualquer um que entre lá e não ajudam ninguém a se recuperar.

    A educação é melhor solução? Pois então que melhorem a educação logo ué! Nada impede que se invista numa melhor educação mesmo com a redução da maioridade penal. Se a educação sozinha for suficiente para consertar um assassino ou estrupador de 12,13,14,15,ou 16 anos, ele não precisará ser preso!

    Os delinquentes assassinos vão sair piores da cadeia? Acho difícil, mas sempre é possivel piorar o que já é ruim. Seria então interessante MELHORAR o sistema prisional para que ele de fato sirva como uma instituição que corrija criminosos ao invés de torna-los piores… olha só que coisa, por um assunto diferente, acabamos chegando na solução para outro problema do Brasil.

    Lembrando que a regra de fato só valerá para os menores assassinos, estrupadores… em resumo, SO SERA PUNIDO AOS 16 QUEM REALMENTE FEZ POR MERECER, não aqueles que snao honestos e nnao se envolvem com crimes.

  80. Vitor Fernando Maia Guedes disse:

    Kennedy acorda você mora no Brasil deixa este discurso petista de lado e cai na real, nós cidadãos de bem estamos desprotegidos e sem armas, vocês da mídia só falam a favor do errado CHEGA.

  81. roberto charles disse:

    “ferido por casos de corrupção e pela incompetência econômica do primeiro mandato, um Congresso conservador politicamente e irresponsável do ponto de vista fiscal e uma oposição que não leva em conta que, se chegar ao poder, vai enfrentar a terra arrasada que está ajudando a construir.” Sua inclinaçao partidaria ?….. o que fazer com os bandidos assassinos menores nas ruas soltos lógo após o assassinato? ou crime ediondo? deixar no seu bairro?

  82. GENEZ disse:

    Cunha me representa parabéns, todoa que votaram a favor tem nosso apoia nos somos a maioria tem que nos respeitar na proxima eleiçao vamos separar o joio do trigo; fora pt e todos que apoia bandidos…

  83. GUTO disse:

    Se a Câmara piora um pouco o Brasil na opinião de alguns, o que dizer então do governo do PT, que na opinião de muitos piora muito mais?
    Ou existe mais 194.772 razões para desviar o foco?

  84. Rafael Dantas disse:

    Rosa Weber não viu o precedente que estava abrindo, o monstro que estava criando. Urge que o pleno do STF resolva estas pendências.

  85. Getulio disse:

    Em 2018 vai acontecer uma guerra politica vamos ter PT com o Lula , PMDB com Temer e PSDB com Aecio ,o tucano tem tudo para ser eliminado já no primeiro turno a disputa pode fica entre Lula e Temer com Lula saindo se vitorioso, pode acontecer tambem de que tanto Temer e Aecio ficarem já no primeiro turno e Lula ter uma ampla vantagem sobre os dois e não termos segundo turno.Temer não tem popularidade suficiente e fez jogo duplo junto com Renan e Cunha.
    Lula deve convencer a maior parte da população brasileira tudo indica que vai ganhar por isso todo o cerco em direção a sua pessoa e todos ligados ao PT, só memso arrumandfo algo para barrar sua candidatura, Moro está fazendo de tudo quebrando as regras as leis passando por cima até estado direito para conseguir alguma delação que possa chegar até ele.
    O pais corre o risco de virar um gigantesco tribunal politico até as vesperas de 2018 e ficar em marcha lenta até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 05:12:33