aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-08-2014, 9h17

Campos mudou PSB para dar poder a Marina

34

Postado por: Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” analisou a possibilidade de escolha da ex-senadora Marina Silva para substituir Eduardo Campos como candidata à Presidência da República pelo PSB. Em respeito à família e sob o impacto da tragédia recente, Marina e o partido ainda não se manifestaram sobre o tema. Há nos bastidores do PSB e de seus partidos aliados a percepção de que Marina seria a substituta natural. Campos e Marina estavam muito próximos. Construíram uma parceria sólida nos últimos dez meses. Apesar das previsões de que brigariam durante a campanha por diferenças de trajetórias e ideias, isso não aconteceu. Ele chegou a mudar propostas do partido para selar a aliança com Marina e dar a ela um papel de destaque na chapa. Ela o acompanhava em quase todos os principais compromissos de campanha.

Mas há resistências dentro do PSB e da Rede Sustentabilidade que precisam ser resolvidas. Campos era o presidente e o principal nome do PSB. A legenda apostou nele, deixando nomes como Ciro Gomes, que sairia da legenda, em segundo plano. Havia todo um projeto construído em torno de Campos. Marina ingressou no partido para engrossar esse projeto, como ela mesma afirmou. Campos deu poder a sua vice e falava sempre em um governo Eduardo-Marina. O PSB não tem nomes com expressão eleitoral em seus quadros. Será difícil dizer não a Marina. Mas ela terá que saber compor internamente. Como opção para vice, Marina poderá contar com o vice-presidente Roberto Amaral, que tem simpatia pelo PT. Amaral tem influência sobre a máquina partidária. Marina precisará de habilidade para conduzir essa engenharia política.

Com Marina na disputa, o PSB teria a oportunidade de manter seu projeto alternativo de pé. Também aumentariam as chances de haver segundo turno. A candidatura da ex-senadora ameaçaria a posição de Aécio Neves (PSDB) como principal nome da oposição. Eduardo Campos esperava quebrar a polarização entre PT e PSDB durante a campanha. Marina tem condição política de levar este projeto adiante. 

Comentários
34
  1. Marina Silva,tem que volta para o PT,de onde não deveria ter saído foi uma excelente ministra no Governo Lula,agora sozinha num barco a deriva e sem rumo.

    • Márcio disse:

      Jamais. Enquanto partido no poder, o PT é, hoje, um “pato manco” (como dizem os estadunidenses). Seu caminho natural é voltar à oposição (e talvez os petistas ainda não tenham percebido o quanto isso seria bom para eles).

      Precisamos dar chances a novas lideranças (capazes de oferecer, inclusive, novas alternativas partidárias ainda sequer desenhadas). A necessidade de uma aproximação entre Marina e PSB (em níveis mais do que aqueles inicialmente desejados por ela) poderia ser uma oportunidade para tanto.

      Precisamos de uma nova centro-esquerda.

      • Geraldo disse:

        Não concordo com você, Márcio, mas sua posição e fala são tranquilas… se todas as discussões políticas fossem assim, até com discordância, mas civilizadas… Parabéns…

        Geraldo

      • José Roberto amaral disse:

        Nova? O que havia de novo na candidatura de Eduardo Campos/Marina? Era tudo igual aos demais. Nesta quarta ouvi na TV um telefonema do Datena da Band com FHC onde o ex-presidente declarava que manteve conversa com Eduardo Campos e que concordaram que deveriam estar juntos em um segundo turno para derrotar Dilma. Onde está a diferença de prática política? No governo de Pernambuco, partidos aliados ao governo “lotearam” secretarias de estado tal qual afirmam que faz Dilma na presidência. Qual a diferença?

    • Leonardo disse:

      Marina Silva, jamais voltará ao partido que superou em corrupção todos os demais partidos politico do pais. Faz bem ela de ficar onde está….longe do PT.

      • MARIO ELIZEU disse:

        O PSDB é, de longe, o partido mais corrupto. Natural que o desejo de que esta mentira seja perpetuada tem o apoio do PIG – Partido da Imprensa Golpista e é amplamente aceita por todos aqueles que, como papagaios, repetem o que sequer tem idéia do que seja. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral o partido do PSDB é de longe o que tem mais políticos condenados pela lei da Ficha Limpa e, por outro lado, é o que tem menor publicidade sobre seus mal feitos como por exemplo, o Mensalão do PSDB mineiro ou o Trensalão do PSDB paulista. Natural que, quanto menor for a capacidade de análise da realidade, maior será a intensidade com que um alienado defende a mentira.

        • Nuno disse:

          Mario elizeu, SE O PSDB NÃO É O MAIS CORRUPTO, é sem duvida O MAIS DESONESTO E MAIS COVARDE, porque “NÃO DEIXA FAZER CPIs até mesmo PARA MOSTRAR QUE É MAIS HONESTO DO QUE O PT”. Por isso cada vez mais o povo PRECISA COBRAR O PSDB A TAMBÉM PRESTAR CONTA COMO FAZ O PT.

      • Emilio Hideki Invamoto disse:

        O partido mais corrupto no ranking levantado por alguns institutos de pesquisa é o PMDB, depois o DEM e o PSDB vem em terceiro. O PT só aparece na 18ª posição. Quais são os casos de corrupção do PT que , se refere? A diferença entre os governos do PT e PSDB é que no do PT tudo que foi denunciado foi mandado investigar e punir os culpados. Já no PSDB tudo foi para debaixo do tapete com a ajuda da mídia golpista e do STF que engavetou tudo. Só para lembrar os escandalos mais gritantes do PSDB:SIVAM, COMPRA DE VOTOS DE FHC PARA REELEIÇÃO, LISTA DE FURNAS, MENSALÃO TUCANO MINEIRO, BANESTADO, PRIVATARIA TUCANA, PROPINODUTO DO METRO DE SÃO PAULO, AEROPORTOS DO AECIO COM DINHEITO PÚBLICO, DESVIO DE 4,3 BI DA SAUDE DO AECIO E TEM MUITO MAIS, SÃO CENTENAS. Pesquise sobre isso no Google e depois me diga qual o partido mais corrupto. Informe-se antes de publicar uma besteira dessa.

    • Paulo Roberto de Oliveira disse:

      A eleição vai ganhar apenas um tempero, mais eu tenho preocupação, caso a Marina seja a candidata do PSB e ela vença,será que esta sigla terá governabilidade ? O PT e o PSDB têm isso. Vou arriscar um palpite : A Dilma Roussef e o grupo PT/PMDB irão faturar mais uma. A Marina será a 2ª colocada. Esta fatalidade com o Eduardo Campos, irá prejudicar o PSDB de Aécio. Ele é desconhecido e deve parar de mostrar sorrisos quando falar da morte do Campos.

      • Marcos Roberto disse:

        Paulo os votos da Marina virão do PT, a tendência é a Dilma perder voto e Marina e Aécio equilibrarem. Marina não voltará para o pt, ela sabe que se fizer isso, trairá suas convicções e o povo que a acompanha… O pt como o partido mais corrupto do que a soma dos outros, não levará essa….

  2. Nikolas Ozio disse:

    Marina precisa voltar para o inicio e na qualidade de oposição apoiar aquele que vai fazer frente a Dilma no segundo turno, antes que o Brasil não tenha mais chance de recuperação.

  3. angelim francisco pilati disse:

    Hoje estou conseguindo falar sobre o acontecido ontem.
    A perda de CAMPOS só o tempo vai dizer o quanto ela será ruim para o BRASIL.
    Eu acho que a MARINA deva assumir esse comando.Aqueles que acham que ela não tem experiência estão enganados pois ela saberá escolher as pessoas que iram levar pra frente o BRASIL sem os políticos e maquina CORRUPTA
    Tenho muita esperança nela precisamos de POLITICOS NOVOS COMO CAMPOS QUE SAIU DO PT QUANDO COMEÇOU AS ALIANÇAS DUVIDOSAS E ASSIM COMO HADDAD QUE TENTOU SAIR DOS ENCOMODOS DOS ANTIGOS PREFEITOS DE SP E FOI BARRADO PELO LULA

  4. MARINA SILVA, PELO BEM DO BRASIL! disse:

    POR QUE A APROVAÇÃO DE MARINA SILVA COMO CANDIDATA À PRESIDÊNCIA TEM QUE SER IMEDIATA ?

    Em primeiro lugar por respeito a Eduardo Campos, que escolheu e se afinou maravilhosamente com Marina Silva, provando ambos que na política pequenas divergências podem existir, desde que tratadas sem vaidade e debaixo de um verdadeiro respeito mútuo;
    Em segundo lugar porque ela é uma candidata preparada para implementar as mudanças idealizadas e necessárias, preconizadas por ela e Eduardo Campos, e esperadas pelo povo brasileiro de bem;
    Em terceiro lugar porque ela provou ser um nome capaz de conseguir 20 milhões de votos, numa eleição em que tinha dois adversários poderosos (Dilma-Lula e Serra);
    Finalmente porque ela, como Eduardo Campos, cada um em seus momentos devidos, tiveram a coragem e desprendimento de deixar um governo que se desviou completamente dos rumos que o povo brasileiro esperava que jamais se desviassem, entregando-se totalmente à prática da corrupção e da prática de todos os meios ilícitos para se manter no poder.

  5. Marcos Santos disse:

    Quero ver como será o comportamento do PSDB quando ela começar a crescer e ameaçar Aécio! Vem chumbo grosso pro lado dela! Porém não acredito que o PSB coloque ela na dianteira, pois se ela ganhar, antes de terminar o mandado ela volta para a REDE deixando o PSB só como partido satélite.

    • Leonardo disse:

      Quem vota no Aécio, jamais substituirá seu candidato, por ideologia politica. Porém, creio que a perda será do PT, pois Marina (uma dissidente do PT), viu o que Lula e Dilma fariam com o Brasil (…7% de inflação e mero crescimento e 1%…), o famoso 7×1.

    • p/Marcos Santos: REMÉDIO PARA O BRASIL: ALTERNÂNCIA NO PODER E VERGONHA NA CARA! disse:

      Esse tipo de raciocínio é o que Eduardo Campos desprezaria, se atentarmos para uma entrevista sua no programa de Sonia Abramo, quando ele disse mais ou menos assim: ” Todos os governos fazem coisas boas, como também erram em outras coisas. Itamar Franco preparou um bom governo e o entregou a FHC; FHC fez ótimas coisas em seu governo, facilitando as coisas para Lula; Lula fez ótimas coisas e entregou para Dilma…” (Interrompido por Sonia Abramo teve que mudar de assunto).

      NÓS, OS ELEITORES, deveríamos entender que a alternância no poder é algo muito positivo para coibir a corrupção, os conchavos, a formação de quadrilhas travestidas de partidos políticos;
      OS POLÍTICOS BRASILEIROS, no dia em que adotarem como lema de conduta “ter vergonha na cara”, passarão a exercer seus mandatos em prol do povo, cobrando de cada governo que entra, a sequência às obras de seus antecessores, independentemente se isso produza dividendo político ou não.

  6. Fernando Cordeiro disse:

    Uma perda para o processo democrático a fatalidade que vitimou Eduardo e sua equipe de assessores. Apesar de considerar oportunista o seu discurso de oposição, devo admitir que significava uma opção para aqueles que não se identificavam com os candidatos do PT e do PSDB á Presidência do Brasil.
    Assim, somado à tragédia da perda de vidas humanas temos a extinção de uma opção política a mais num importante momento para a sociedade brasileira.
    A terceira via, tão procurada por alguns brasileiros, agora poderá ser novamente personificada em Marina Silva, caso contrário haverá uma enorme cisão no PSB com seus quadros elegíveis migrando para os dois palanques que polarizam os discursos nacionais até por uma questão de sobrevivência de seus projetos políticos e pessoais.
    Eduardo fará falta no cenário político nacional, Pernambuco, depois da morte do Doutor Arraes, encontrou nele um promissor substituto, agora será necessário que o povo pernambucano identifique um novo líder, à altura do mito.
    Sentimentos às famílias enlutadas, de um pernambucano que não concordava com a atual postura do candidato a presidente.

  7. Pedro Claver Melo Freire disse:

    Aécio Neves e Eduardo Campos aprenderam fazer política no berço familiar é por este motivo que caminhava a campanha no diálogo e respeito. Educação também se aprende em casa, políticos modernos eles unidos na oposição para derrotar a DILMA do PT. Segundo turno estaria junto não tenho dúvida. Já me preocupa o comportamento da ex- Petista Marina que segue até hoje com ideias Bolivarianas, casa ela seja indicada no Lugar de Eduardo Campos dificilmente em um possível segundo turno o compromisso republicano de Eduardo aceito por Marina vai deixar de existir ao apoiar DILMA. Essa é a grande mudança. Aécio tem que correr trabalhar para vencer no primeiro turno uma vez que Marina vai ser a fiel na balança no primeiro turno, eleitores dela hoje não vota no Aécio em um possível 2º turno.

  8. eliane bardauil thome disse:

    que fatalidade!!não querendo endeusar o Eduardo Caompos apos seua morte, acredito que ele tinha muitas qualidades como pessoa e politico, realmente representando uma terceira via.AMarina Silva , excelente pessoa, talvez , no meu entender , não tenha jogo de cintura e tarimba para assumir o Executiuvo , num pais tão grande etão cheio de problemas como o nosso.
    Apenas temo uma re eleição da Dilma uma vez que o Eduardo Campos saiu tão tragicamente da disputa presidencial.
    Espero que o PSDB se mantenha mais que unido para trabalhar pelo oAecio e conseguir ir
    ao segundo turno!!

  9. Reinaldo disse:

    Boa tarde,
    A Marina foi senadora pelo PT e ministra no governo LULA, o falecido Eduardo Campos foi ministro no governo LULA e no governo Dilma, portanto acredito que a Marina não vai cuspir no prato que comeu e no eventual segundo turno entre Dilma e Aécio a Marina tende á apoiar Dilma.
    Reinaldo

    • Leonardo disse:

      Não se trata de cuspir no prato que comeu. Ela se livrou daquilo que o PT se transformaria,ou seja, no partido mais corrupto da história do pais.

      • P/Leonardo. disse:

        TANTO MARINA SILVA QUANTO EDUARDO CAMPOS DEIXARAM O PT, ESPONTANEAMENTE, POIS NÃO SE SENTIRAM MAIS EM CONDIÇÕES DE SEGUIR UM PARTIDO/GOVERNO CAMINHANDO EM DIREÇÃO DIFERENTE DE SEUS IDEAIS POLÍTICOS, PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS ETC – UM DIREITO QUE TODO BRASILEIRO TEM, O DE ESCOLHER O CAMINHO QUE PREFERIR.
        EU NÃO CREIO QUE A MARINA NEM O EDUARDO CAMPOS APOIARIAM A DILMA. SE ISSO ACONTECER, PODE ESCREVER, CHEGAREMOS AO CLÍMAX DA FRASE DO RUI BARBOSA:

        “De tanto ver triunfar as nulidades,de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
        Rui Barbosa.

  10. Eliracilda Castro disse:

    A sociedade tem que entender, independente do candidato a presidente, se é esse ou aquele indivíduo, não importa, o que importa é que precisamos tirar do poder de governar esse país partidos como PMDB, PT, PSDB, que ao longo dos anos já governaram o Brasil e até hoje continuam os mesmos problemas sociais, em educação, saúde, saneamento etc.., ou seja, governam em favor dos grandes capitalistas. Agora minha gente vamos votar em outro partido, que seja o PSB com a marina ou não, preferencialmente com ela.

  11. Maria Lúcia Inocêncio Camargo disse:

    Jamais voltará!

  12. walter.nobre disse:

    “REI MORTO, REI POSTO”; infelizmente, os bons vão embora cedo.
    Por senso, a Marina será a bola da vez…espero que convidem o Freire do PPS, para vice dela…quem sabe né…
    Para a Dilma, o drama continua, nada a favor, pelo contrário…vai perder mais votos que o Aécio..ele poderá aparecer nas fotos, com o Eduardo, a Dilma não…
    O segundo turno já era certo…o Ibope, não tem convencido ninguém…O Zé Roberto preso e o Yosseff, serão os calcanhares da Dilma, até as eleições”…

  13. Osvaldo Souza disse:

    ….também concordo, JAMAIS VOLTARÁ………………..

  14. Arnaldo Araújo disse:

    Acredito que a melhor opção do PSB para compor uma nova chapa com Marina é o ex Ministro da Integração Fernando Coelho. Este sim, é um espelho das ações do Eduardo Campos além de ser pernambucano também tem grande fluência com o empresariado brasileiro que é o contraponto de Marina

  15. Jodoaldo de Assis Prado dos Santos disse:

    Maria pode ser um nome palatável. No entanto não inspira confiança, nem da sociedade, nem do agronegócio e nem mesmo do PSB. Pois, numa eventual vitória de MARINA, o PSB seria o partido nanico, tendo em vista que a mesma já teve no PT, pulou para o PV, tentou criar a REDE e, diante do insucesso a contento; infiltrou-se no PSB. Mas como MARINA é problemática, depoisda eleição, abandonará o PSB. Isso é notório.

  16. Pasquale disse:

    Eliracilda, acontece que no momento se vc votar em qualquer um fraco,o PT ganha de novo.E ninguem sabe do do eles serão capazes e fazer,e a econmia esta afundando e com ela o País vai junto.
    A prioridade agora é tirar o PT,então no segundo turno vc vai ter que ter força para vencer.

  17. QUE DEUS NOS AJUDE! PIOR DO QUE ESTÁ, NÃO TEM JEITO! PSB NELES, COM MARINA SILVA! disse:

    PT, PMDB, PSDB, PDT, PTB E TODOS OS OUTROS PARTIDOS POLÍTICOS ATUAIS SÃO FARINHA DO MESMO SACO.
    O PSB PODE SER QUE VENHA A SER TAMBÉM, SE DEUS NÃO NOS AJUDAR!
    VAMOS CONFIAR MAIS UMA VEZ… NÃO NOS QUE JÁ TIVERAM A CHANCE E POUCO FIZERAM, PARA MUDAR ESSA PODRIDÃO QUE AÍ ESTÁ!
    VAMOS TENTAR MAIS UMA VEZ, COM O PSB E A REDE !
    SE NÃO DER RESULTADO, PELO MENOS TENTAMOS… MAIS UMA VEZ… PIOR DO QUE ESTÁ, NÃO TEM JEITO…QUE DEUS NOS AJUDE!

  18. Deus escreve certo por linhas tortas; a perda trágica de Eduardo Campos remete Marina Silva para a disputa com um enorme cabedal de votos de seus eleitores cativos além de subtrair outros tantos de Dilma e Aécio em decorrência da morte de Eduardo; o brasileiro é muito emotivo e muitos votarão com o coração. Nesse sentido, poderemos ter um segundo turno composto por duas mulheres, com boa possibilidade de sucesso para Marina.

  19. Marcos Roberto disse:

    Kennedy. Uma análise extremamente fácil…. Apesar da perda lastimável de um grande líder. O cenário eleitoral, com certeza, muda. Marina deve equilibrar junto com Aécio e herdará os votos do pt. Ela sabe que o pt está em decadência, em queda e nunca trairá suas convicções com o povo que a acompanha. Enfim, a corrupção no governo petista e maior do que a soma de todos os outros governos juntos e dessa vez, o pt sairá, vergonhosamente, pela porta dos fundos… Nunca mais será poder!!!

  20. gesiel disse:

    Na verdade a Marina é quem fez uma correção de rota na campanha do Eduardo Campos. O Eduardo campos ESTAVA SE DISTANCIANDO DA IDEOLOGIA DO PSB, ao se aproximar do PSDB em demasia. O Eduardo Campos ja estava fazendo alianças com o Aecio do PSDB, e isso SOOU COMO SE ELE JA ESTIVESSE APOIANDO O AECIO NUM SEGUNDO TURNO, e não COMO UM CANDIDATO QUE “”QUERIA IR PRO SEGUNDO TURNO””. O Eduardo sempre aparecia como UM APOIADOR DO AECIO E NÃO UM APOIADO PELO AECIO. Foi uma tremenda besteira do Eduardo pois, deixou de ser coadjuvante da Dilma do PT, UM PARTIDO QUE FAZ CPIs, pune corruptos e recuperou a economia do Brasil; para ser coadjuvante do Aecio do PSDB, um partido que NÃO FAZ CPIs, não pune corruptos e QUEBROU a economia do Brasil. Com a Marina o PSB passa a ter mais voz de oposição INDEPENDENTE, criticando a ATUAL POLITICA DO PT da Dilma, que FAZ O BRASIL CRESCER POUCO; e criticando também o PSDB do Aecio, que QUEBROU O BRASIL. A Marina TALVEZ NEM ACEITE RECEBER O APOIO DO PSDB do AECIO num segundo turno.

    • P/gesiel. disse:

      O PT FAZ CPI E PUNE CORRUPTOS?
      AO CONTRÁRIO, O PT FAZ TUDO PARA MELAR AS CPI’S, EXONERA A LADRÃOZADA QUE OCUPA CARGO E É PEGA ROUBANDO, PORQUE A MÍDIA DENUNCIA E O POVO COBRA – MESMO ASSIM NÃO TEM UM EX-MINISTRO EXONERADO POR ” SUSPEITA ” DE CORRUPÇÃO, NA CADEIA!
      SÓ PARA FINALIZAR: POR QUE O VERDADEIRO CHEFE DO MENSALÃO, SEQUER FOI INDICIADO?
      PREFERIRAM ACABAR COM O CRIME DE ” FORMAÇÃO DE QUADRILHA “, PORQUE NÃO DAVA MAIS PARA SUSTENTAR QUE PUDESSE ALGUMA ” QUADRILHA ” SER CONDENADA, E NÃO SER O CONDENADO O ” CHEFE ” DA QUADRILHLA; O ALI BABÁ 171, O PORONGO CORRUPTO, QUE TODO MUNDO SABE QUE ERA O CHEFE DO MENSALÃO!
      PT E PSDB SÃO FARINHA DO MESMO SACO, GESIEL, A ÚNICA CHANCE DO BRASIL TOMAR OUTRO RUMO, CHAMA-SE PSB, COM MARINA SILVA PRESIDENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-19 12:34:40