aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-11-2013, 20h53

Campos preocupa mais Lula do que Aécio

Ex-presidente deverá "fincar o pé" no Nordeste em 2014
26

Apesar do desempenho ruim de Eduardo Campos (PSB) nas atuais pesquisas sobre a sucessão presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva teme mais a candidatura do governador de Pernambuco do que a do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Na avaliação de Lula, Aécio tem um partido mais estruturado e mais condições de reunir apoio financeiro para uma candidatura presidencial. No entanto, como o PSDB já esteve no poder, Lula considera que a comparação entre governos petistas e tucanos seria favorável a Dilma Rousseff.

Já Campos teria mais facilidade para se vender como algo novo, apesar de já ter sido ministro de Lula e aliado do PT durante quase todos os 10 anos em que o partido ocupa a Presidência da República. Na última pesquisa Ibope, 62% manifestaram desejo de mudanças no governo.

Marina Silva, que Lula acha que pode ser uma dor de cabeça nas articulações políticas até Campos se viabilizar, viraria forte cabo eleitoral se o governador de Pernambuco for confirmado na cabeça de chapa. A ex-senadora seria uma vice que ajudaria.

Por isso, Lula decidiu que deverá, no ano que vem, ter uma robusta agenda de viagens para o Nordeste. O ex-presidente, brinca um antigo auxiliar dele, quer continuar a ser “o rei do Nordeste”. Não está disposto a abrir espaço para Campos na região. Daí, nas palavras desse mesmo auxiliar, “fincar o pé no Nordeste”. Lula quer transmitir ao eleitorado da região que sua candidata é Dilma.

Resumindo: na opinião de Lula, o potencial de Campos preocupa. Daí agir desde já para não dar espaço para que ele cresça. Um exemplo tem sido os conselhos para Dilma reunir o maior número possível de partidos, deixando pouca margem para Campos pescar algum insatisfeito hoje na seara governista.

Na última pesquisa Ibope, o governador de Pernambuco obteve 7%. Aécio marcou 14%. Dilma chegou a 43%, o que daria a ela a vitória em primeiro turno caso a eleição fosse hoje.

Comentários
26
  1. ALEX MADEIRA disse:

    Se 62% querem mudança, podemos mudar.

  2. manoel antonio da graça disse:

    Caro Kennedy,

    Não confunda mudança de governo com mudança no governo.

    Todos os jornais de uma maneira safada estão dizendo, que apesar de Dilma estar na frenge a população deseja mudança de governo.

    abraços.

  3. Celio Jorge Lasmar disse:

    Esse é mais um aventureiro cuja família sempre foi estruturada na falcatrua dentro do serviço público, o vovô que o diga. Não tem nenhum futuro como candidato a presidência da república, alias não fez nada em seu Estado a não ser manter a indústria da seca.

  4. Hildebrando disse:

    Claro que o Lula esta preocupado,pois o Eduardo Campos com a Marina Silva de vice ,ganha com certeza,o Brasil precisa tentar mais uma vez,apesar de já estarmos escaldados ,e saber que não vai adiantar nada mesmo,pelo menos sai essas titicas PSDB e PT,que ninguém aguenta mais.

  5. Remom disse:

    Ué Dilma não já se elegeu no 1º Turno, pois e quem viver vera, os traidores do brasil estão articulando só falda o PT Implodir.

  6. Alexandre Soares disse:

    O Eduardo Campos tem feito um mal governo aqui em PE, portanto não acredito que possa ser um bom Presidente. Não voto nele de jeito nenhum.

  7. ari busanello disse:

    TEMOS QUE MUDAR ESSE GOVERNO CORRUPTO DO PT,

  8. Gilberto Jesus Ferraz disse:

    Devemos respeitar a opinião do ex-presidente Lula,mas se a eleição der fôlego para segundo turno aí serão todos contra não Dilma ou Lula, e sim contra o PT. E os últimos acontecimentos na sociedade brasileira levam para essa polarização, porque é a única chance dos opositores vencerem. Ano de 2014, Copa do Mundo, eleições e muita, muita manifestação popular mobilizada e vitaminada pela mídia com violência generalizada, porque nossas forças de segurança pública não estão preparadas para lidar com o fenômeno a ser desembrulhado.

  9. solon disse:

    parabens Kennedy! comentarios sempre semsatos e uma visao imparcial.

  10. O ruim de um rapaz como Dudu Campriles, é que ele nao passa a imagem de um carater firme, forte e resolvido. Ele esta mais para borboleta que pousa em qualquer coisa colorida, inclusive na de cor marrom.

  11. Everson disse:

    O maior problema é que Campos também será pau mandado do LULLA MOLUSCO HÉBRIUS, pois já declarou seu “AMOR” ao mesmo. Solução: NÃO IR VOTAR. Já há fortes indícios de que as urnas eletrônicas são viciadas, até países não desenvolvidos recusaram a utilização das mesmas.

  12. Paulo Henrique Vaz disse:

    Kennedy, bom dia.
    Parabéns pelos comentários políticos que você realiza. Acompanho você na Rádio CBN e leio muito o seu Blog. Vejo você como um dos poucos Jornalista que trabalham com comentários Políticos que não deixam-se levar pelo ufanismo ideológico.

    Abraços e Sucesso!!!

  13. Valdeir disse:

    No ano que vem, o pt vai vender o resto do Brasil para eleger sua candidata. Dinheiro para o básico como saúde, segurança e transportes vai ser todo desviado para comprar políticos e afins. Em 2.018, ele vai se candidatar, e como o povo gosta de receber esmolas,vai votar no pt. Pobre do nosso país!

  14. Décio Gil disse:

    Devaneios de um jornalista.

  15. Odilon Silva disse:

    Impressionante o povo ainda acreditar no Lula, tudo vai mal, com os numeros maquiados. Temos problemas em todas as areas federais.
    Presal descoberto em 2007 com o campo de Tupi, demoramos 6 anos para o primeiro leilão, e festejam o atraso de 6 anos, porque não fizemos leilão de area logo em 2007 e 2008, quando o barril estava altissimo e teriam muito mais empresas interessadas. Um dia antes do leilão o governo manobrava para ter a Shell e a Francesa e não só os chineses. Foi só um consorcio a participar, uma vergonha, mas vendem como uma maravilha.
    Em 2010 o Brasil atingiu a autosuficiencia em Petroleo, depois só caiu a produção, agora se a Petrobras conseguir subir 14% a produção em 2014 ela volta ao nível de 2010, mas ta tudo lindo, é a administração mais competente desde 1.500 na descoberta do Brail. Incrivel.
    Indices de criminalidade um caós, mas desempprego só de 5,2%.
    Desemprego só de 5,2%, mas 16 milhoes de familia recebem o bolsa, 80 milhões de pessoas, 40% da população, mas desemprego só 5,2%.
    Somos o maior consumidor de craque do mundo e o segundo em drogas. Mas nossa politica contra a entrada de drogas no país é excepcional, aliás nossa ação diplomática com os paises exportadores de drogas é exemplar, nã movemos uma palha para reduzir, aliás Evo Morales quase dobrou a area plantada e batemos palmas para ele.

  16. Sebastiao disse:

    Pode se preocupar mesmo. A parada está só começando e, pro bem do Brasil, o atual governo irá deixar o Planalto e permitir o verdadeiro crescimento do Brasil, com melhor gestão do dinheiro público e não o inchaço populista que estamos vendo aí. Seja quem for, Aécio ou Campos, que venha logo.

  17. Rodrigo Salles disse:

    Lula continua dando as cartas nos bastidores, Dilma é apenas uma marionete. Em relação a Campos este nao oferece nenhum perigo ao governo ainda mais que acabou de sair dele. Aécio aos poucos está chegando e quando Lula menos espera vai encostar na Dilma, ai o barco já está perdido e o Brasil voltará a ser um país com um governante decente

  18. Carlos Guedes disse:

    Lula diz isso para tentar diminuir Aécio, está na cara. Nao interessa o fato do PSDB ja ter governado, Aécio tem muito mais nome e credibilidade que Campos.

  19. Maranhão disse:

    Aécio é mineiro, come queto, vai chegar despercebido e vai ser eleito. Campos e PT é a mesma coisa, quem quer mudança vota no Aécio.

  20. sivirin a bispo disse:

    meu amigo lula, eu nao acredito que o maior lider politico desse pais esteja preocupado com eduardo, o mesmo e oque hoje porque o sr carregou esse moço nas costa hoje ele nao terar seu apoio voçe vai assistir a maior derrota politica ja vista na politica brasileira o crescimento desse mocinho foi o usu da sua imagem agora ele não poderar essa imagem ai a cana é dura falar a nação que mamou na teta do governo lula durante 10 anos e hoje ele é contra lula vai pagar o preço lembra de luiza helena cadê ela bem assin vai ser com o dudu aguarde. Lula la

  21. Fabio Brasileiro disse:

    Lula pensou que estava criando um filhote de gato, mas era um filhote de onça.

    Agora o felino cresceu e quer arrancar a cabeça do criador.

  22. Camilo disse:

    NA MINHA Opinião O NOVO SERIA O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA , OS PARTIDOS DEVERIAM PROCURA LO POIS ELE PODE SE FILIAR ATÈ ABRIU!

  23. carlos alberto gasparini disse:

    Isso eu já sabia há mais de mês.
    Por favor atualize-se.

  24. Tony Monteiro disse:

    Kennedy,
    como diz o ditado, quem viver vera!
    Lula no nordeste e passado, esta nos livros de historia. Tudo que fez, o seu partido sujou com toda a roubalheira.
    O povo nordestino não e bucha de canhão, não e otario, como pensa o Lula. Vamos dar um basta, vamos mudar e para jà,com o novo. Lembro que o nordeste muda a historia das eleições.
    Com eduardo e Marina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 11:21:32